Ver Versão Completa : Curso da suspenção do Troller
klauslvello
01/02/2005, 13:47
Fala galera :D
Acabei de comprar um troller, 2005. antes eu tinha um JPX, fiquei com ele 5 anos.
Pois bem, estive olhando meu Troller e notei que os limitadores do curso de suspensão são bem longos, ou seja, que a suspensão tem curso curto. E olhei também uma fotos na net e notei que o Troller tira os pneus do chão em várias delas.
Como é que é esse negócio? o curso é curto assim mesmo? dá pra melhorar sem danificar a suspensão? Alguém sabe o motivo disso?
abraços
Martin Melcop
01/02/2005, 14:03
Klaus se vc esta vindo de um JPX prepare-se para ficar muito, muito em 3 rodas....
Martin Melcop
01/02/2005, 14:13
olha algumas fotos do Troller no limite da suspensão
Martin,
qual a sua opinão sobre os seus novos pneus AT que estão no bugão? São bons? Melhores que os originais de fábrica?
A[]'s
Márcio
Martin Melcop
01/02/2005, 17:16
Márcio,
com certeza são muito melhores que os ST da Pirelli, bem mais resistentes. Um desempenho que vai bem em 95% das situações, no meu caso. Trilhas leves e médias, e muita estrada.
Além de deixarem o carro um pouco mais longo, pois são maiores que os originais, eles são 31/10,5, quando os originais são 255/75.
[]´s
Os Troleiros não gostam de ouvir a realidade, mas a suspensão do bugão é uma bosta. Tudo bem, pode até atender as necessidades da grande maioria dos proprietários, mas a suspensão 2-link com panhard tem problemas muito grandes de conceito. A única coisa boa nela é o seu baixo custo, pois tem poucas peças.....
Mas não é apenas o Trolha que tem esta suspensão de m$rda. O Engesa e o Samuca helicoidal também têm. Só que a do Troller é o pior de todos por causa dos erros de projeto quanto o posicionamento das buchas do eixo. O otário orientou as buchas em 90 graus referente ao braço. Não poderia ter escolhido ângulo pior.......... :roll:
Jeito de melhorar o curso até tem. Pode fazer uma atriculação em dos dois braços longitudinais de cada eixo. Mas traz efeitos colaterais nada agradáveis, especificamente um puto "torque-steer" sob aceleração e frenagem. E com o motor forte que o bugão tem, pode ser perigoso isso aí.......
Tive uma suspensão assim no meu jipe um tempo atrás, antes que soube melhor...... :P
Abraços,
O engraçado que os amortecedores que o Bugão usa poderiam propicar grande curso: São similares aos Rancho 9118 para os T4 fabricados em 2002 e 9010 para os fabricados em 2003.
Jeito de melhorar o curso até tem. Pode fazer uma atriculação em dos dois braços longitudinais de cada eixo.
Bill, eu havia pensado numa solução mais simples e menos radical: Sempre achei que o que travava a suspensão do Troller eram as barras estabilizadoras e que um simples quick disconect poderia solucionar o problema da maioria dos usuários que usam o jipe para o dia-a-dia, viagens e trilhas. No entanto, quando entrei debaixo de um, pude ver que realmente as molas são pequenas e os batentes grandes.... Ai já não sei mais o quanto "retirar" as tais barras estabilizadoras poderiam ajudar no curso de suspensão.
[]´s
Bill,
No caso do Troller, para melhorar o curso da suspensao nao poderia utilizar amortecedores mais longos, ou mesmo assim a suspençao ficaria travada ???
Não são os amortecedores que limitem a suspensão..............
O que seria entao Bill ?
Ja vi um samuka com a mesma suspensão e a suspensão abria mto, pois os amortecedores tinham sido trocados, alem de se retirar a barra estabilizadora.
Como vc esta mais escaldado, gostaria de uma dica.
Obrigado.
O que seria entao Bill ?
Ja vi um samuka com a mesma suspensão e a suspensão abria mto, pois os amortecedores tinham sido trocados, alem de se retirar a barra estabilizadora.
Como vc esta mais escaldado, gostaria de uma dica.
Obrigado.
Se a suspensão do Samuca abria muito ou não é questão de referência. O que aparece de ser muito curso para uns pode ser quase nada para outros. O fato que a barra estabalizadora tinha sido retirada sem dúvida ajudou para aumentar o curso, mas com isso o Samuca helicoidal se torna idirgível. É provável também que as buchas dos braços longitudinais estavam todas estouradas. Com isso, se tem mais curso, mas também se tem muito menos controle........ Já passei por TUDO isso, sei do que estou falando..........
Pode doer para os seus donos, mas suspensões orginais do Troller novo, do Samuca helicoidal e também do Engesa são todas uma bosta só. O conceito 2-link faz que os eixos funcionam como grandes barras estabalizadoras, limitando em muito o curso. A geometria faz que o anti-squat seja extramamente alto, por isso o Engesa tem esta fama de pipocar em subidas e puxar para o lado sob frenagem. O Troller é o pior dos três por causa do erro de projeto que citei alí em cima............
Para melhorar esta suspensão, tem uma opção só, arranca tudo fora e faz outra. Eu fiz a besteira de continuar com este conceito numa versão anterior do Spider, gastei tempo e grana numa furada quando poderia ter já partido para algo melhor. O preço do aprendizado.......... :wink:
Abraços,
Bill,
Realmente a suspensão do Troller e uma droga. Eu tinha uma land original e ela trabalhava mto mais. Mas o conjunto mecanico do Troller e mto bom para quem quer um carro para o trabalho e para fazer umas trilhinhas de vez em quando.
Tenho um samuka 93 que refiz a suspensão e sei o q siginifica o sofrimento de fazer do nada uma alteração destas. Mas por enquanto terei q ficar com a suspensao do troller mesmo. Talvez, quem sabe, alguem crie uma 4-link para os dana 44 do troller. Ai eu iria comprar, desde que solbesse que se trata de uma pessoa seria.
De todo modo, mto obrigado pelas dicas. Economiza tempo e dinheiro.
Agora, uma coisa eu fiquei na dúvida.
Se trocarmos a fixação da barra longitudinal por uma fixação do tipo esferica, ao invez de buchas de tecnil, sera que melhora ?? E claro poderia se acrescentar duas barras formando um triangulo no meio do diferencial, virando "tipo" um 4-link ???
Ou vc acha q n deve-se aproveitar nada e começar do 0 ?
Obrigado.
Bill,
Um detalhe.
Temos uma coisa em comum.
Os dois temos parcerias com a Suzucar.
O Edvaldo me apoia nos eventos de indoor aqui do Centro Oeste, e neste ano, de 3 provas ganhamos 2. Vejamos as próximas.
TONY2004
10/08/2005, 12:36
Eu consegui melhorar um pouco o curso da supenção do meu TROLLER trocando as molas por um jogo 6" ou seja 15 cm maiores conseguentemente troquei também os armortecedores por modelos HDS com um curso de 14 cm maiores que os originais e coloquei os penus BFG 33". e para completar retirei a barra estabilizadora da trazeira.
O carro ficou com altura total de 2,15 m, e melhorou muito a performasse em trilhas pesadas ( CAMEL, TELEGRAFO, CANTAREIRA< etc ) a única desvantagem que quando estou na castelo branco tenho que diminuir a velociodade antes 140KM/H agora no máximo 120KM/H pois claro com essa altura toda perde em estabilidade. mas mesmo assim ainda ando mais rápido que os SUZUQUINHOS que não passam dos 80KM/H rsrsrsrsrsr.
Detalhe no gerau o carro que é bem confortável ficou ainda melhor.
Abraços
:D Tony :D
Martin Melcop
10/08/2005, 12:39
Tony,
qual foi o custo desta melhoria?
TONY2004
10/08/2005, 12:49
Só nas molas 400 latinha agora os amortecedores eu não sei pois ganhei de aniverssário da Esposa mas se não me engano o Wallace tem eles para vender.
Lembrando as molas eu madei fazer por encomenda pois não encontrei nada no mercado que me agradasse.
Abraços
Tony
Não sei quanto ela pagou mas hoje custam R$ 800,00 o jogo de HDS mais o frete de Floripa até você.
Dennis Figueiredo
10/08/2005, 14:14
será????? posta fotos aí.... não acredito que tenha feito uma diferença muito senssivel.
Diria que o aumento de curso seja quase 100% em razão da retirada da barra estabilizadora..........
Abraços,
Dennis Figueiredo
10/08/2005, 14:47
Diria que o aumento de curso seja quase 100% em razão da retirada da barra estabilizadora..........
Abraços,
Bill..... então quando a estabilizadora chega a segurar a torção, as buchas do eixo tem muito ao que deformar ainda.
Achei estranho porque ja olhei bastante troller por baixo com roda levantada, tinha estabilizadora mas mesmo assim as buchas do eixo não tinham muito mais oque deformar..... por isso queria ver uma foto desse troller.
Dennis,
O ponto é, se o que o cara disse é vero, então só pode ser por causa da barra. A troca das molas e amortcedores não deixaria os braços com mais molejo.........
Mas você deve ter visto muito mais Trollers em trilha que eu. Até hoje, vi muito poucos......
Abraços,
TONY2004
10/08/2005, 16:47
O pior ou o melhor é que fez diferença sim pois a barra estabilizadora da trazeira ela fica quese no limite quando o amortecedor fica totalmente aberto. Se vc trocar o amortecedor por um maior as bieletas da barra estabilizadora não aguentão e se partem foi por isso que eu tirei a barra pois na época não tinha noção que era a barra que tirava boa parte do curso da suspenção agora na frete não tive problemas de quebra não e por questão de estabilidade em curvas eu deixei a barra estabilizadora no lugar só que fiz duas bieletas 10 cm mais longas que as originais.
O resultado mola maior com mais elos e amortecedores de dupla ação de boa qualidade = SUSPENÇÃO MAIS MACIA. e com maior curso.
Vou tirar umas fotos e coloco aqui no forum assim que puder.
TONY2004
10/08/2005, 16:57
Dennis
O Causo é o seguinte as buchas embora não pareça mas elas trabalham bem mais sem a barra estabilizadora, também eu naõ sei mais quanto tempo elas vão durar mas ja estão no carro a quase um ano e ta tudo bem.
Agora o caso de dobrar o curso da supenção não deu não pois eu teria que mudar os suportes de fixação do amortecedor para colocar um amortecedor maior o que ia ser meio exagerado e eu achei melhor parar por ali mesmo que ta bão..
abraços
:D tony :D
Dennis Figueiredo
10/08/2005, 17:08
Dennis
O Causo é o seguinte as buchas embora não pareça mas elas trabalham bem mais sem a barra estabilizadora, também eu naõ sei mais quanto tempo elas vão durar mas ja estão no carro a quase um ano e ta tudo bem.
Agora o caso de dobrar o curso da supenção não deu não pois eu teria que mudar os suportes de fixação do amortecedor para colocar um amortecedor maior o que ia ser meio exagerado e eu achei melhor parar por ali mesmo que ta bão..
abraços
:D tony :D
Beleza Tony....... eu particularmente preferia trocar os buchas com mais frequencia e ter um curso maior sim..... se esse é o preço acho que vale a pena e pelo jeito tu também acha isso :D
Agora não se esqueça que não é só o amortecedor que limita a suspensão do troller, você pode até tirá-lo, vai chegar uma hora que a suspensão vai travar devido a torção do eixo conflitar com o movimentos dos links...... :concordo:
O pior ou o melhor é que fez diferença sim pois a barra estabilizadora da trazeira ela fica quese no limite quando o amortecedor fica totalmente aberto. Se vc trocar o amortecedor por um maior as bieletas da barra estabilizadora não aguentão e se partem foi por isso que eu tirei a barra pois na época não tinha noção que era a barra que tirava boa parte do curso da suspenção agora na frete não tive problemas de quebra não e por questão de estabilidade em curvas eu deixei a barra estabilizadora no lugar só que fiz duas bieletas 10 cm mais longas que as originais.
O resultado mola maior com mais elos e amortecedores de dupla ação de boa qualidade = SUSPENÇÃO MAIS MACIA. e com maior curso.
Vou tirar umas fotos e coloco aqui no forum assim que puder.
TONY
PQ VC NAO FEZ AS BIELETAS COM O SISTEMA DE ENCAIXE RAPIDO, ASSIM VC PODERIA AS UTILIZAR NO DIA A DIA E DESTRAVA-LAS NAS TRILHAS, MANTENDO A SUSPENSAO QUASE ORIGINAL.
NAO DARIA CERTO ???
TONY2004
10/08/2005, 21:47
Na realidade estou estudando uma nova fixação das bieletas na trazeira p/ poder colocar a barra estabilizadora de volta afim de ganhar um pouco mais de estabilidade, não que o carro esteja ruim pelo contrário ele esta bom o problema esta nas curvas acima dos 120 km/h que sem a barra ele fica com a trazeira um pouco boba. Mas como faço normalmente uma no máximo duas trilhas por mês e uso o carro praticamente de segunda a segunda a sua ideia de engate rápido pode dar certo é uma ideia.
Abraços
Caso de certo, mande algumas fotos e/ou dicas de como vc fez. Por aqui, goiania, tem poucas pessoas dispostas a fazer este tipo de serviço. Entendo q em SP e mto mais Tranquilo.
Desejo sucesso.
TONY2004
10/08/2005, 22:29
Pelo geito vc é que nem eu tem que dar uma olhadinha na internet antes de dormir para ver se tem alguma coisa.
Assim que puder eu passo a receita do bolo e se vc se interessar a gente da um geito de te mandar as peças.
E o Setôes ficou só na vontade ou deu um geitinho $$ de participar este ano. Vc esta bem mais perto do que eu???? rsrsrsr
Abraços
Beto Lacerda
12/08/2005, 13:23
Achei estranho porque ja olhei bastante troller por baixo com roda levantada, o krip até mes passado ... :twisted: :lol:
[]'s
Dennis Figueiredo
12/08/2005, 13:52
Achei estranho porque ja olhei bastante troller por baixo com roda levantada, [/color] o krip até mes passado ... :twisted: :lol:
[]'s[/quote]
Na frente voltou a ser 2 link :oops: ...... não acertei a 3 link e não to afim de deixá-lo parado....... mas dei uma melhoradinha da dinateira, alongamos bastante os links e também alinhei a panhard.... não ta ideal, mas melhorou bastante... :mrgreen:
Pelo geito vc é que nem eu tem que dar uma olhadinha na internet antes de dormir para ver se tem alguma coisa.
Assim que puder eu passo a receita do bolo e se vc se interessar a gente da um geito de te mandar as peças.
E o Setôes ficou só na vontade ou deu um geitinho $$ de participar este ano. Vc esta bem mais perto do que eu???? rsrsrsr
Abraços
Tony,
Realmente nao consigo dormir sem dar uma checada nas noticias.
Com relação ao Sertoes, nao da. E mta grana. Para vc ter uma ideia, a Troller fez um pacote para quem queira ter um carro todo preparados com apoio da fabrica. Paga-se 80mil por um troller preparado e mais uns 50mil para uma equipe para ate 3 carros.
Ou seja, cada um gastou 100mil, para nao receber nada no final. Acho meio puxado.
Mas deu para ver mta coisa. A saida e achegada foram em Goiania, onde tivemos acesso aos boxes e conversas com pilotos. Deu para sentir o gostinho, mas na hora de tirar as latinhas do bolso, o bicho pegou.
Com relaçao as melhorias na suspenção, vou ver se consigo uns unibols importados para fixar no local da ducha para melhorar a articulação. Mas primeiro vou checar os amortecedores e a barra estabilizadora.
Vamos troando ideias que pode virar algo legal.
Vai colocar estas rótulas uni-ball onde??? Vai travar todinho, todinho...............
Abraços,
Vai colocar estas rótulas uni-ball onde??? Vai travar todinho, todinho...............
Abraços,
Bill,
Estou pensando em colocar justamento no ponto onde o tirante se liga ao chassi, onde hoje e fixado por buchas. Assim o movimento nao seria mais travado pelas buchas.
Supercharger
15/08/2005, 20:17
Vai ficar pior...
Oi Bill.
O conceito que eu tinha sobre a limitação da suspensão do Samurai Helicoidal era o mesmo, por isto pensei naquela peça que te enviei o desenho, que seria um "tabajara" para a idéia da uniball que o colega está falando. Mas já entendi a limitação.
Saudações,
Gustavo.
www.samuraitatu.cjb.net
Vai ficar pior...
Oi Bill.
O conceito que eu tinha sobre a limitação da suspensão do Samurai Helicoidal era o mesmo, por isto pensei naquela peça que te enviei o desenho, que seria um "tabajara" para a idéia da uniball que o colega está falando. Mas já entendi a limitação.
Saudações,
Gustavo.
www.samuraitatu.cjb.net
Desculpe Gustavo, mas eu ainda nao consegui entender a limitação.
Alguem pode me explicar ???
Dalger,
Vou explicar mais uma vez, vai ser a última. Então preste atenção........
Cada braço longitudinal está fixado no eixo com dois parafusos e no chassis com um parafuso, certo?? Algo assim:
o_O_o------------------------------------------------------o
Como os dois braços do mesmo eixo no horizontal, percebe que os pontos de fixação nos dois braços sobrepõem em vista lateral. Ou seja, os três pontos deste braço que está vendo coincidem com os três pontos do braço do outro lado do eixo.
Sacou a idéia até aqui?? Se não, então não adianta continuar lendo................
Assumindo que entendeu, agora tente visualizar o que acontece quando um braço continue no horizontal, mas o outro braço vai para 30 graus de inclinação. Os pontos de fixação no eixo, antes que eram coincidentes na vista lateral, agora estão deslocados estes 30 graus, o centro deste giro sendo o tubo do eixo.
Sacou??
Abraços,
samukanvas
17/08/2005, 16:35
Doc. Bill,
E se colocasse uma dessas?
http://www.spidertrax.com/fabrication_rex.htm
Funcionariam os links? :roll:
Doc. Bill,
E se colocasse uma dessas?
http://www.spidertrax.com/fabrication_rex.htm
Funcionariam os links? :roll:
Ainda não entendeu.............. :roll:
Abraços,
Dalger,
Vou explicar mais uma vez, vai ser a última. Então preste atenção........
Cada braço longitudinal está fixado no eixo com dois parafusos e no chassis com um parafuso, certo?? Algo assim:
o_O_o------------------------------------------------------o
Como os dois braços do mesmo eixo no horizontal, percebe que os pontos de fixação nos dois braços sobrepõem em vista lateral. Ou seja, os três pontos deste braço que está vendo coincidem com os três pontos do braço do outro lado do eixo.
Sacou a idéia até aqui?? Se não, então não adianta continuar lendo................
Assumindo que entendeu, agora tente visualizar o que acontece quando um braço continue no horizontal, mas o outro braço vai para 30 graus de inclinação. Os pontos de fixação no eixo, antes que eram coincidentes na vista lateral, agora estão deslocados estes 30 graus, o centro deste giro sendo o tubo do eixo.
Sacou??
Abraços,
Bem, Bill.
Acho que entendi.
Vc quer dizer que o fato de um braço se deslocar, faria com que o eixo que foi deslocado se moveria para frente, travando os parafusos q estao limitados pelas buchas ???
Ou seja, a abertura da suspençao seria definida pela folga das buchas ???
Q o correto seria ter apenas um ponto de fixação no eixo, dando mais articulação aos braços, mas necessitando de um outro travamento para que o eixo nao "rodasse".
Seria mais ou menos isso ???
Ou seja, a solução seria utilizar uma suspenção "fuor link"?
Vc quer dizer que o fato de um braço se deslocar, faria com que o eixo que foi deslocado se moveria para frente, travando os parafusos q estao limitados pelas buchas ???
O travamento não acontce por que o eixo se deslocou para frente, mas sim porque um braço girou referente o outro. De qualquer maneira, são as buchas que limitem o quanto a suspensão trabalhar...........
Abraços,
Sandro Tannuri
19/08/2005, 20:19
Esse assunto de radius arm ja deu muita discussão, eu uso no Hulk com resultado muito bom. No meu caso os pontos de fixação no eixo são desalinhados e pode ser a causa do bom funcionamento.
A mesma coisa acontece com a panhard, todo gringo que participa do pirate quer sumir com ela fazendo um 4 ou 3 link mas os buggies de Rock Crawling feitos ultimamente usam ela na frente e atras. Alem de permitir espaço para CG baixo ela permite uma altura do roll center praticamente impossivel de atingir com 4 ou 3 link.
Não entendo quase nada de suspensão, tudo o que leio diz que radius arm e panhard são uma bosta mas uso eles com sucesso ha muito tempo. Tenho uma suspensão muito equlibrada e com bastante curso.
Abraços,
Supercharger
19/08/2005, 21:25
Esse assunto de radius arm ja deu muita discussão, eu uso no Hulk com resultado muito bom. No meu caso os pontos de fixação no eixo são desalinhados e pode ser a causa do bom funcionamento.
Oi Sandro.
Você tem alguma foto da parte de baixo do carro, mostrando o que são esses radius arms e como articulam?
Saudações,
Gustavo.
Sandro Tannuri
19/08/2005, 22:48
Olhe um Troller, Samurai helicoidal ou um Engesa por baixo que voce vai ver eles. São os braços longitudinais.
A diferença e que todos esses que falei acima usam os dois pontos de fixação ao eixo em linha, no Hulk eles estão fora de alinhamento. Os Wranglers originais não usam radius arm, eles usam 5 link na frente e atras.
As fotos abaixo são do Hulk com eixo diferentes, quem presta atenção nos detalhes vai notar.
Abraços,
Dennis Figueiredo
20/08/2005, 03:19
Parece que o segredo está todo no alinhamento da articulação da parte superior do link que vai no suporte de cima do eixo....... interessante, nunca tinha visto isso parece uma mistura de dois conceitos...... agora se não comprar o Kit pronto como tu fez, esse suspensão deve ser dificílima de acertar.
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=335855
Abraços,
Sandro Tannuri
20/08/2005, 14:59
Bill,
Depois de ler e reler o topico que voce mandou no pirate eu não vi a explicação de porque temos que usar buchas no eixo e rotulas no chassi. Minha suspensão e assim porque a RE mandou assim mas da minha cabeça teria feito com rotulas em tudo. Vi que o pessoal disse que vai travar tudo mas não explicaram porque, ou se explicaram eu não entendi.
Ate hoje não entendo porque o radius arm trava mesmo se tiver uma rotula no chassi, ate porque o meu não trava, então continuo assim. 8)
Abraços,
Sandro,
Para começar, a sua suspensão não é exatamente radius arm, pois ela tem 04 links distintos. Mas uma coisa que a sua tem em comum com a de radius arm é que travaria todinha se botasse rótulas nos pivôs no eixo no lugar das buchas. No chassis, não importa de serem rótulas ou buchas, o travamento não acontece lá. Quem fala que não pode usar rótulas no chassis está errado. O problema de conceito está na fixação do eixo.
Já tinha explicado o porque disso um par de vezes, se fosse mané qualquer perguntando, teria mandado ele À.M. Mas como você é um mané amigo, vou tentar a explicar mais uma vez..................
:mrgreen: :mrgreen:
...........
Uma barra estabilizadora convencional, aquela de format "U", consegue visualizar uma dessas?? OK, sei que você entende o funcionamento desta barra, então me diga.......... Qual é a diferença funcional entre esta barra e um eixo com 02 radius arms connectado nele??
NENHUMA!!!
Qualquer alteração em ângulo de um braços vai ser transferida para o outro, atravez do tubo do eixo. Só que o tubo do eixo não torce como uma barra estabilizadora...... Resultado?? O eixo só sobe e desce em paralelo ao chassis (pontos de fixação).
Então como é que se consegue curso de suspensão com radius arms?? Usando buchas grandes e moles, que possam deformar para proporcionar angulação relativa entre os dois braços.
Sacou??
Sandro Tannuri
20/08/2005, 15:49
Bill,
Obrigado pela consideração em não marretar minha cabeça. :mrgreen:
Estou discutindo isso somente para tentar aprender já que não tenho problemas com isso então não me marrete por favor :concordo: .
Quando um lado do eixo sobe e o outro desce os braços tendem a "girar" juntos, certo? Tendo uma rotula no chassi não elimina isso? Porque o meu não trava?
Abraços,
Não trava porque a rótula gira, uaí..................
Girar é uma coisa, deformar é outra. Acho que vocês estão confundindo as duas.........
Abraços,
samukanvas
20/08/2005, 20:07
Sandro, quando alguém precisar fazer umas perguntas pro bill é melhor pedir pra vc fazer antes.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Tá com conceito AAA na prova bill....
Doc., com essa explicação, matou minha dúvida. :concordo:
Sandro Tannuri
20/08/2005, 20:23
Eu ainda não tinha entendido mas o Bill desenhou para mim em private e agora entendi porque tem que ser borracha no eixo e rotula no chassi. A rtula não permite movimento radial e isso travaria o eixo. Já a bucha apesar de não girar como a rotula permite o movimento radial necessario para não travar.
Por isso que eu sempre falo, não sabe fazer compra pronto ou aprende a fazer. :mrgreen:
Rodrigo,
Vou agora no topico trilhas no RJ e espero um relato detalhado do Camorim la. :lol:
Abraços,
Pessoal,
Alguém aqui tem em arquivo a suspensão do Troller moderno?
Vendi a que extraí dos eixos que comprei e o cara quer adaptar em uma F75.
Olá pessoal, tudo bem? Bom botando lenha na fogueira e seguindo o que o mestre Bill disse: será que não é possível, em matéria de complexidade e custo de manufatura envolvidos, "arrancar" tudo e fazer "direito"? Por exemplo, copiar os suportes da suspensão do Wrangler (suportes de molas, braços, buchas etc.) e instalar um kit pronto de suspensão, como um Rubicon SuperFlex, ou mesmo fazer uma suspensão com um curso melhor e peças nacionais mais baratas, como o T-Rex do amigo aqui do forum (Giovanni, que usou, por exemplo, molas de opala 6cc)?
[]s
Marcelo W.
Sandro Tannuri
20/09/2005, 23:55
Tudo e possivel, basta analisar o custo e o beneficio.
Abraços,
leovalle
21/09/2005, 01:36
Parece que o segredo está todo no alinhamento da articulação da parte superior do link que vai no suporte de cima do eixo..
Dennis,
Seu comentário me chamou atenção pra quebra do Kalango em Sampa. O Triângulo da suspensão dianteira torceu na horta da brincadeira e continua assim até hoje.
Tenho a impressão que aquele empeno resolveu um erro de projeto ali. :pensativo:
Claro que o Marcel vai negar, mas pode ser que aquele desalinhamento hoje contribua pra suspensão dianteira tabalhar melhor.
Se for ele te que me agradecer, pois eu que mandei ele fazer a merda :mrgreen:
[]'s
Bill...
seria possivel aplicar esse conceito de bracos ( qeu o Sandro usa e postou as fotos) no Samurai helicoidal ? como se chama esse bracos ?
pela foto ví que os bracinhos superiores possuem regulagem, o que daria p/ ajustar o caster de acordo com a altura desejada, é isso mesmo ?
alem da panhard ( neste caso do Sandro) existe mais alguma coisa que evite que o eixo desloque p/ os lados ou só a panhard dá conta do recado ?
T+
Sim, seria possível, basta projetar e fabricar. A regulagem daria para ajustar o caster, mas em um determinado ponto, começará ter problema de angulação do pinhão.
A função da panhard é justamente para segurar o eixo lateralmente, isso ela faz muito bem........
Abraços,
humm.. ok.. no meu caso a pretencao seria levantar uns 10~15cm em relacao ao original do samurai, qual seria esse limite de algulacao do pinhao? quantos graus de inclinacao ? e caso ultrapasse esse limite a solucao seria cortar os eixos p/ ajustar o angulo do pinhao ?
Sei lá quanto seria o limite, só vendo........... Mas sim, a solução é de cortar a carcaça para ajustar o caster.......
Abraços,
Bill.. quando vc levantou seu samurai ( 1 etapa), onde vc mandou fazer molas sob medidas e cofeccionou novos bracos já prevendo a angulacao do caster ( na foto que tenho, os bracos que vc fez pegavam por cima do eixo, e nao por baixo), vc ainda estava usando os eixos originais. nessa primeira etapa, quando de altura vc ganhou e teve algum problema com o pinhao ?
T+
Os eixos não eram os originais...........
AnBeLuZuK
28/11/2005, 23:26
Levantando o tópico...
Tony,
Ainda esta sem a barra traseira ? As buchas ainda estão boas ?
Abs,
Sem troller mas com mil ideias.
André
Pessoal.
Pelo visto esta mto complicado a melhoria na susp do Troller. Como nao utilizo muito o meu em trilhas, uso mais a trabalho, apesar de tudo, somente quero adquirir amortecedores de maior curso. Tenho em mente aumentar 14cm, conforme relatado anteriormente.
Alguem teria alguma dica sobre onde adquirir os amortecedores e os preços dos mesmos ???
Obrigado.
Olá Dalger, tudo bem? Pergunta pro Wallace, ele deve ter os HDS Long Travel (curso longo). Dependendo do curso dos mesmos (assumo que seja longo 8) ), vale a pena colocar no Troller.
[]s
Marcelo W.
Um amortecedor com mais ou menos este curso são os que vendi para o Lubento colocar no Troller dele. R$ 200,00 cada e não tem nada de longo curso, mas não são pequenos.
Pedro Freitas
07/12/2005, 00:26
com esse sistema como ficaria o setor de direção? precisa mecher no pitman? e nos braços?
afeta alguma coisa levantar o troller? :pensativo:
[]'s
Como levantaria sem modificar o pitman?
Qual seria o tamanho do amortecedor, ou qual o aumento com relação ao amortecedor original do troller ????
Dalger, já falei, fala o tamanho que precisa que eu vejo o que tem disponivel.
FábioGondim
30/01/2006, 02:14
Mas não é apenas o Trolha que tem esta suspensão de m$rda. O Engesa e o Samuca helicoidal também têm.
Ué... pensei que a suspensão do Engesa fosse muito boa. Pensei que tivesse ganho o prêmio de melhor suspensão de jipes do mundo na década de oitenta... :shock: Um amigo meu, militar, que até já deu palestras sobre o Engesa é que me disse isso. Além disso, sinto o meu muito firme e, ao mesmo tempo, com um curso fenomenal... :concordo:
Alguém pode explicar melhor essa afirmação?
Pode começar pela panhard que tem erro de projeto que força as buchas.
Uma panhard tem que ter as buchas a 90 uma da outra para cada uma trabalhar num sentido.
E não paralelas como é no engesa.
As buchas de fixação dos braços de suspensão no chasis para mim também não tem a melhor solução já que também trabalham por esmagamento, o ideal seria uma bucha que permtisse o giro no sentido de trabalho da mesma.
A melhor solução na minha opinião são buchas grandes de borracha com braços com rosca que permitem a torção.
O uso de panhard joga mais o eixo lateralmente com o movimento da suspensão que uma de 3 ou 4 links sem panhard.
feliperods
28/03/2021, 08:21
Bom dia amigos!
Estou pesquisando no fórum e google mas não encontrei as medidas abaixo. Alguém poderia me ajudar com essas informações, por favor.