PDA

Ver Versão Completa : Construindo Mini-Gaiola com Kart Cross



kassio
12/01/2010, 12:54
Olá,pessoal.

Estou enteressado em construir um mini-buggy com gaiola com kart cross.Quero construir tipo um mini buggy mas maior pra eu "caber" dentro.
tenho 13 anos mas vou ter ajuda do meu irmao mais velho.
Quero colocar um motor de moto 250cc que eu encontrar por ai.
Minha duvida e se da pra colocar marçha ré com o motor de moto se tem algum jeito de colocar q fique viavel pra mim.
vou contruir pra andar na rua e em algumas estrada mais acidentadas.
agora uma duvida cruel o motor da moto vai precisar de embreagem e diferencial né?mas ainda nao entedi como essas duas peças funcionam ja procurei no google mas nao entendi...
Por favor pessoal me ajudem na construçao,no projeto,etc...

obg pela atençaosou meio noob nessa questao ainda mas aprendo rapido:mrgreen:

kassio
12/01/2010, 12:58
eu quero algo assim:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=141134&d=1224806582


com isso

http://www.buggyecia.com/PRODUTOS/NEW-BUGGY/01.jpg

http://www.buggyecia.com/PRODUTOS/NEW-BUGGY/03.jpg

To de sco cheio de andar com minha bike veia q parece um fusca fazendo tec tec...e com o dinheiro q eu ia reforma eu aplico no buggy

kassio
12/01/2010, 14:12
ngm?me ajuda?

kassio
12/01/2010, 15:54
nossa pessoal ngm me ajuda todo mundo entra mas ngm responde
vou explicar melhor no caso de alguem nao ter entendido...

Duvidas:

-Tem algum jeito(viavel)de colocar marcha ré no motor de moto???
-O motor de moto precisa de diferencial embreagem e cambio para funcionar né,mas nao entendi como essas peças funcionam e onde elas vao no motor(ja procurei no google mas nao entendi muito bem)e quais devo usar(de qual carro ou moto)
-Homocineticas só sao nescessarias qaundo o eixo dianteiro tbm recebe traçao do motor(4x4)né?


Pessoal desculpa pelas varias pergunta(algumas meio noob)mas e pq eu sou um noob ainda na area de mecanica e tenho 13 anos,tava querendi montar uma "buggy" das fotos acima(vou ter ajuda do meu irmao q ja entende um pouco de mecanica mas tbm é noob)

Andre.Conrad
12/01/2010, 18:29
Caro "kassio" olha achei legal sua iniciativa e muito bom o modelo que voce escolheu . Porem acho que temos que começar por uma coisa bem simples, voce deve ter um projeto de como fazer a estrutura. Ir atraz da parte de rodas eixo traseiro. Uma bela dica que o caminho ficaria mais curto talvez seria achar um kart ou sucatas de kart para usar as peças. Que voce acha desta ideia de transformar um kart em algo parecido como das fotos???

CORRECAMINOS
12/01/2010, 21:36
Olá,pessoal.

Estou enteressado em construir um mini-buggy com gaiola com kart cross.Quero construir tipo um mini buggy mas maior pra eu "caber" dentro.
tenho 13 anos mas vou ter ajuda do meu irmao mais velho.
Quero colocar um motor de moto 250cc que eu encontrar por ai.
Minha duvida e se da pra colocar marçha ré com o motor de moto se tem algum jeito de colocar q fique viavel pra mim.
vou contruir pra andar na rua e em algumas estrada mais acidentadas.
agora uma duvida cruel o motor da moto vai precisar de embreagem e diferencial né?mas ainda nao entedi como essas duas peças funcionam ja procurei no google mas nao entendi...
Por favor pessoal me ajudem na construçao,no projeto,etc...

obg pela atençaosou meio noob nessa questao ainda mas aprendo rapido:mrgreen:
OI..T BOM...OLHA ..nunca fiz uma coisa desas......mas a mecanica e suas formas..conheso bem...tmb sei p tenho uma oficina....torno solda fresa..maquin equipamentos........conclusao.....nada difisil colocar uma re um bichinho deses..so saber o lhgar ...a ideia ..e uma oficina..so consiste em invertir o sentido da saida da cixa de marchas p eixo...uma albamca q engrana...esa marcha ..tudo ficaria fora da xaixa original do motor de moto....

Remer
12/01/2010, 21:55
Parabens pela iniciativa, comecei exatamente como vc, mesma idade, só nao tinha Forum para esclarecer, na minha epoca utilizei o motor de uma CG, comprei um conjunto de rodas de quadriciclos já com freios, homocineticas e coroa. tinha suspenção independendes com amortecedos dianteiros da XLX250 enfim, acho que nem deve existir mais peças como esta, qualquer duvida estou a disposição.

leobnaval
12/01/2010, 23:59
Kassio a melhor coisa que você pode fazer é procurar um curso de mecânica e/ou de usinagem, procure no senai...

Só pelo nível das suas perguntas percebe-se que você não entende de mecânica, mas é assim mesmo, procure estudar, ler bastante e fazer alguns cursos que futuramente poderá construir seu próprio buggy ou gaiola.

Abraços, Leo

cRiPpLe_rOoStEr
16/01/2010, 04:28
Quero colocar um motor de moto 250cc que eu encontrar por ai.
Minha duvida e se da pra colocar marçha ré com o motor de moto se tem algum jeito de colocar q fique viavel pra mim.

pode usar um motor elétrico auxiliar (pode ser um motor de arranque do santana 2.0) ligado direto na corrente só para a ré ou usar uma espécie de caixa-satélite acoplada no câmbio, semelhante a um reversor usado em motores de barco, como eu ja vi nuns triciclos e quadriciclos chineses...

kassio
16/01/2010, 16:52
Pessoal estou com uma duvida
Para minha "mini-gaiola" precisarei de diferencial?

leobnaval
16/01/2010, 18:55
Depende do entre-eixos e bitola dos eixos e aonde ela vai andar.

Pelo jeito vai ser um kart cross e se pretende usá-lo na terra, não precisa ter diferencial a tração pode ser 4x2.

Segue link para download de projeto de kart cross, acho que isso vai te ajudar:
http://www.easy-share.com/1908656594/Projeto

E o mesmo projeto mas aqui no forum na seção de download que o Théo postou:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=17125 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17125)

Porém este último esta todo picado para que pudesse ser enviado aqui no forum então são vários downloads das pág.

Abraços, Leo

Ronaldo Máquinas
16/01/2010, 22:55
gaiola com motor twister 250 e ré...

http://www.youtube.com/watch?v=otODr8DDDJw:dance:

leobnaval
17/01/2010, 00:27
Ronaldo assim você vai iludir o menino, explica direto hehehehhe

No caso acima o Ronaldo usa o motor de moto conectado a um câmbio de fusca (ou VW a ar) o por isso de ter ré...

Abraços, Leo

kassio
17/01/2010, 11:20
Pessoal é isso mesmo q eu quero,mas e muito dificil de fazer esse esqueminha?Outra duvida é o eixo traseiro precisa ser homocinetico?ou pode ser um fixo de aço?vou andar mais em aslfalto do q terra mas de vez enquando vou encarar uma estradinha de chao,mas nade de atolero...
Quero uma coisa mais caprichada tipo um buggy mesmo...
Resolvi fazer uns cursinhos desses tipo senai mas um de pouca duraçao um basico pq logo vou começar a fazer escola,ingles e nataçao e nao terei tempo nem do fds.

leobnaval
17/01/2010, 14:16
Kassio bom começo...e que curso vai fazer?

Quanto ao eixo tras. ele pode ser rígido ou independente (com ou sem homocinéticas) para você entender a suspensão tras. do fusca é independente mas não tem homocinética já as das kombis (78/...) e variant 2 são independentes e contam com homocinéticas.

Eu não recomendo ninguem usar um motor de moto conectado a um câmbio de fusca como o Ronaldo faz funcionar funciona, mas fica muito ruim...

De preferência por fazer a mecânica de um só tipo ou motor e câmbio de moto ou de carro (geralmente vw a ar).

Uma boa opção seria você comprar um mini buggy e reforma-lo assim ja vai aprendendo a mecher e não vai ter que gastar um bom dinheiro com projeto, desenvolvimento, serviço como soldas e torneamentos, peças e testes.

Abraços, Leo

kassio
17/01/2010, 16:54
leobnaval (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=12647)

cara pretendo fazer um de mecanica montagem e desmontagem e sistema de trasmissao e embreagem.
entao cara nao da pq o mini buggy e muito pequeno e nao cabe eu la dentro tenho 14 anos mas so alto 1,70 .
estava pensano os quadriciclos usar motor de moto ou parecido e tem ré entao sera q da pra adaptar?ou tem um sistema diferente?ou posso usar o de uma moto maior akelas pesadas q geralmente tem ré...

cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2010, 17:25
estava pensano os quadriciclos usar motor de moto ou parecido e tem ré entao sera q da pra adaptar?ou tem um sistema diferente?ou posso usar o de uma moto maior akelas pesadas q geralmente tem ré...

achar um motor de quadriciclo dando sopa não parece tão fácil quanto achar um motor de moto, mas se tiver essa sorte cai matando pq geralmente em função dos quadriciclos serem mais pesadões alguns tem uma curva de potência/torque mais adequada... a propósito: moto pesada que tu diz seria qual? tem uns esquemas para inverter a polaridade (???) do motor de arranque para ser usado como reversor em algumas motos grandes, como a honda gold wing e umas bmw série k... se usar um motor de moto pequena com partida elétrica pode tentar bolar um esquema parecido...

leobnaval
17/01/2010, 17:56
Kassio se ahar um motor de moto ou quadriciclo que possua ré se considere uma cara de sorte ainda mais com um preço bom.

Só o preço de um motor desses você consegue comparar uma gaiola pronta...

kassio
17/01/2010, 23:30
leobnaval (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=12647)

cara nao tava pensando em achar um motor de quadri e sim ver como funciona o cambio dele ja q os motores de quadri sao parecidos ou sao motores de motos...tendeu?

cRiPpLe_rOoStEr
18/01/2010, 01:16
nao tava pensando em achar um motor de quadri e sim ver como funciona o cambio dele ja q os motores de quadri sao parecidos ou sao motores de motos...

no caso da maioria dos motores de motos e quadriciclos modernos o câmbio é integrado ao cárter... não é a coisa mais fácil do mundo mas é possível adaptar o conjunto de câmbio de um quadriciclo na carcaça de um motor de moto, mas eu ainda acredito que seja mais adequado e barato adaptar um reversor à parte como eu vi em alguns triciclos chineses que usam motor parecido com o das motos dafra...

kassio
18/01/2010, 11:10
cRiPpLe_rOoStEr (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=24475)

mas esse reversor serio o q?um outro motor eletrico ou adaptar um cambio?

pessoal no modelo q eu tinha escolhido achei um mais bonito e mais dificil mas gostei dele d+

esse:

http://www.motornet.be/modellen/images/070308_pgo500_1_groot.jpg

bem menero e e do mesmo tamanho dakele dois q eu postei na primeira pagina no caso 20cm maior.ai eu iria adaptar o projeto para fica um pouco menor e mais facil de construir...

kassio
18/01/2010, 13:44
pessoal to com problema em achar motores de motos 250cc usados nao consigo achar na net nem na lista telefonica alguem sabe onde consigo achar aki pelo interior de sao paulo em campinas?

cRiPpLe_rOoStEr
18/01/2010, 18:45
esse reversor serio o q?um outro motor eletrico ou adaptar um cambio?

esse reversor que eu vi é uma espécie de câmbio secundário, com uma posição para andar à frente e outra para ré... fica com o mesmo número de marchas à frente ou ré...

no caso desse triciclo, com motor transversal como na maioria dos kart-cross, entretanto, a saída do reversor para o cardã é longitudinal...
http://spb.fotolog.com.br/photo/59/46/2/cripple_rooster/1236026663037_f.jpg

leobnaval
18/01/2010, 23:44
pessoal to com problema em achar motores de motos 250cc usados nao consigo achar na net nem na lista telefonica alguem sabe onde consigo achar aki pelo interior de sao paulo em campinas?

Procure em ferro-velho de motos...

kassio
19/01/2010, 00:13
ja tentei mas nao achei...

leobnaval
19/01/2010, 00:37
Acho do modelo que você quiser hehehehehe mas tem que ter paciência e saber procurar...

Até quanto quer gastar com o motor?

kassio
19/01/2010, 01:33
cara se vc achar um motor 250cc(de preferencia dois cilindros em V)que esteja bom por menos de 800... se estiver velho e o trabalho de retifica ficar muito caro nao compensa...

cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2010, 15:29
cara se vc achar um motor 250cc(de preferencia dois cilindros em V)que esteja bom por menos de 800... se estiver velho e o trabalho de retifica ficar muito caro nao compensa...

está pensando em usar o motor da yamaha virago 250? aí vai ser complicado mesmo achar em desmanche...

kassio
19/01/2010, 16:01
está pensando em usar o motor da yamaha virago 250? aí vai ser complicado mesmo achar em desmanche...

nao cara estava pensando em achar um da kasinski comet 250 meu irmao tem uma e o bixinho e violento mas se eu nao achar um de 2 cilindros em V vai o monocilindro mesmo mas eu "prefiro" um 2 c em V

cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2010, 16:08
estava pensando em achar um da kasinski comet 250 meu irmao tem uma e o bixinho e violento mas se eu nao achar um de 2 cilindros em V vai o monocilindro mesmo mas eu "prefiro" um 2 c em V

meu tio quase comprou uma dessas... cara, deve ser até mais difícil achar um motor desses em bom estado num desmanche... faz um vudu para o teu irmão cair:twisted::twisted::twisted: e a moto ficar bastante avariada mas o motor ficar bom:mrgreen::mrgreen::mrgreen:...

brincadeiras à parte, um v2 de 250cc que eu gosto é o da aprilia rs250, 2t de refrigeração líquida com 70hp:concordo:, mas achar uma dessas é ainda mais tenso:roll:... eu sei que em manaus recentemente chegou um lote de rs125, mas não tem representação oficial então aí fica mais difícil conseguir peças... a propósito: e o motor de 2 cilindros em linha da suzuki intruder 250 tu não gosta?

leobnaval
19/01/2010, 21:01
cara se vc achar um motor 250cc(de preferencia dois cilindros em V)que esteja bom por menos de 800... se estiver velho e o trabalho de retifica ficar muito caro nao compensa...

Se achar um motor 250 V2 bom por este preço pode me avisar que eu compro tambem hehehehehehe

Acho que esta querendo demais para o seu projeto, por este valor você não consegue nem motor de moto 250 cc monocilindrico em bom estado:parede::parede:(motor com procedência e com nota fiscal). pelo que vi o pessoal pede mais que 800 por estes motores.

kassio
20/01/2010, 10:59
leobnaval (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=12647)

tanto faz faz qualquer motor 250cc ta bom o problema é q nao acho nenhum lugar onde vendem vc sabe ja q vc mora em piracicaba perto de campinas nem tanto 60km + ou - meu irmao estuda na unimep ai de pira ai se vc saber um lugar onde tem eu posso ir ai ver...

Marcelo A. Marchiodi
20/01/2010, 12:04
Meus 2 cents...

Eu desistiria desse motor de 250 cc, é fraco, vá de 600 de Tenéré e faça um desses abaixo, é um quad, mas com gaiola e volante:

http://www.atvcorp.com/media/R3-rough.jpg
http://www.atvcorp.com/images/Photo3.jpg

Dias atrás eu achei um no Mercado Livre, aparece de vez em quando, fique de olho.
Na minha opinião qualquer coisa menor que pelo menos 600 cc... é só um brinquedo, um mini buggy praticamente.

Flávio Cadore
20/01/2010, 19:00
Meus 2 cents...

Eu desistiria desse motor de 250 cc, é fraco, vá de 600 de Tenéré e faça um desses abaixo, é um quad, mas com gaiola e volante.

Dias atrás eu achei um no Mercado Livre, aparece de vez em quando, fique de olho.
Na minha opinião qualquer coisa menor que pelo menos 600 cc... é só um brinquedo, um mini buggy praticamente.

Se tivesse esses veículos no Brasil não iria ter "neguinho" fugindo do alistamento. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

kassio
20/01/2010, 19:28
Marcelo A. Marchiodi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=680)

o problema é q um motor 250cc v2 tem 34,5cv contra 24,5cv de um monocilindro
o carro do meu pai pesa 1400kg e tem 86cv e o bixo ja é agil pra caramba imagina um buggy com 300 kilos com 34,5cv so coloca uma asinha e sai voando...kkkkkkk mas mesmo assim nao quero corre muito com ela se eu xegar a 80 ja ta bom claro q eu vo faze o possivel pra ela fica mais leve sem esquecer da segurança

agora a gaiola q material posso usar q seja leve,existe algum aluminio que aguente o tranco e nao custe um rin?kkkk

cRiPpLe_rOoStEr
20/01/2010, 20:37
Se tivesse esses veículos no Brasil não iria ter "neguinho" fugindo do alistamento. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

se com marruá ja tem quem foge... brincadeiras à parte, uma gaiolinha dessas ia ficar perfeita com aquele motor a diesel de 670cc da hayes diversified technologies...

leobnaval
20/01/2010, 22:00
é um quad, mas com gaiola e volante:


Um quad com gaiola, volante, pedais, etc. é mais um UTV ou um kart cross...:mrgreen:

leobnaval
20/01/2010, 22:08
leobnaval (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=12647)

tanto faz faz qualquer motor 250cc ta bom o problema é q nao acho nenhum lugar onde vendem vc sabe ja q vc mora em piracicaba perto de campinas nem tanto 60km + ou - meu irmao estuda na unimep ai de pira ai se vc saber um lugar onde tem eu posso ir ai ver...

Aqui tem vários motores nos ferros-velhos principalmente na região (Americana, Limeira, Santa Bárbara, etc.) resta a você procurar é assim, vai em um pergunta se tem se sabe onde tem e vai seguindo indicações, conhecidos, telefonando...

leobnaval
20/01/2010, 22:40
o problema é q um motor 250cc v2 tem 34,5cv contra 24,5cv de um monocilindro
o carro do meu pai pesa 1400kg e tem 86cv e o bixo ja é agil pra caramba

:discordo: Não é qualquer V2 250cc que tem 34,5cv nesse caso é o motor da kasinski comet GTR, sendo que a Honda CBX twister 250cc tem 24cv.

Você já ta misturando tudo motor de moto tem uma concepção totalmente diferente do de carro só para você ter uma noção procure quanto de potência (a que RPM), torque máx (a que RPM) e rotação máxima do motor do carro do seu pai e depois do motor da moto do seu irmão e vai entender o que eu estou falando...

Motor de moto tem alta potência e giro porém tem baixo torque já o de carro (a grosso modo) é o contrário bastante torque (em baixa e médias RPM).



agora a gaiola q material posso usar q seja leve,existe algum aluminio que aguente o tranco e nao custe um rin?kkkk

Primeiro quem que vai dimensionar a estrutura em aluminio para você, que tipo de alumínio vai usar, já viu o preço do alumínio e da solda para este material, procure estas informações depois você posta aí que material você vai fazer sua gaiola ou kart :putz:.

Abraaços, Leo

cRiPpLe_rOoStEr
21/01/2010, 03:05
agora a gaiola q material posso usar q seja leve,existe algum aluminio que aguente o tranco e nao custe um rin?kkkk


ja vi uma minigaiola com chassi de alumínio, em 2004, na universidade federal de santa catarina

Marcelo A. Marchiodi
21/01/2010, 08:29
Motor de moto tem alta potência e giro porém tem baixo torque já o de carro (a grosso modo) é o contrário bastante torque (em baixa e médias RPM).


:concordo: Por isso sugeri o de Tenéré... aquilo parece um trator!
E com um motor forte assim, não seria pra correr, mas pra fazer isso:

http://2.bp.blogspot.com/_2KZx17UBJoE/Sw7xfjhnN7I/AAAAAAAAFHQ/GSv4Wa_-g7M/s1600/Photo4.jpg

:odedo:

Só pra constar... o motor desse aí é de 600 cc.
Kássio, vai com calma, essas coisas demoram mesmo, vai procurando com paciência que vai achar a coisa certa, o motor certo... e nesse caminho o aprendizado é muito recompensador!
Tubos, eu se fosse fazer esse quad nervosinho aí, faria de 1", bem desenhado, bem triangulado... 4x4 com redução... um tratorzinho!

kassio
21/01/2010, 12:38
http://www.hammerheadcanada.com/hammerhead%20500%20mako/Hammerhead%20Mako%20500%20ATV/hammerhead-mako-500.html

eu tava querendo fazer um desses bem feitinho caprichado ae achar qualquer motor acima de 250cc pode ate ser um 600cc mas se eu achar um 250cc v2 e ele mesmo so da uma preparada nele q fica nervoso + do q ja é....
alguem sabe como posso fazer um projeto de chassis para mandar construir?baxei autocad mas e muito dificil nem consegui mexer direito to baxando o solid works pra ve se consigo ate tentei no corel draw(sou fera nesse sei mexe em tudo,trabalho com ele)mas nao sai bem pq nao e 3d...

vcs podem falar:mas esse mulek e doido faze um negocio desses tem q ir pro ospico...kkkkk.mas eu to determinado a faze e agora ngm me para...:evil:

kassio
21/01/2010, 23:24
Pessoal agm sabe onde encontro motores acima de 250cc na regiao de campinas?ja procurei mas nao achei...

leobnaval
21/01/2010, 23:50
ja vi uma minigaiola com chassi de alumínio, em 2004, na universidade federal de santa catarina

Minha Faculdade (EEP) tambem ja fez um mini baja com a estrutura toda em aluminio, porém não pode participar da competição depois que os juizes da SAE Brasil e professores das outras faculdades com especialização em materiais argumentaram que o aluminio não possue resistência a fadiga como o aço e seria imposível prever um rompimento, trinca ou qualquer coisa que prejudicasse a integridade do piloto por isso foi proibido o uso de aluminio na confecção do roll cage (estrutura da gaiola).

leobnaval
21/01/2010, 23:57
alguem sabe como posso fazer um projeto de chassis para mandar construir?baxei autocad mas e muito dificil nem consegui mexer direito to baxando o solid works pra ve se consigo


Pode sim levar o projeto e pedir para alguem construir. Depois posta os preços do orçamentos.

Abraços, Leo

kassio
22/01/2010, 00:32
pessoal tive a brilhante e mais noob ideia de construir uma maquete de canos de pvc uma makete em tamanho real :D ja pra sabe como vai ser tudo depois q construir o chassis de aço

vo construir esse sem volta é esse e ponto final

http://img.youtube.com/vi/PogWNYFkNMA/0.jpg
http://www.hammerheadcanada.com/hammerhead%20500%20mako/files/blocks_image_4_1.png

qual tubo posso utilizar para o chassis?nao quero um tubo nem muito fino nem muito grosso...um mais ou menos igual ao da ft:D

leobnaval
22/01/2010, 10:06
Os tubos da foto eu não sei mas use tubos de aço (baixo teor de carbono o ideal seria um aço 1020, mas o mais comercial é o 1008) quanto ao diâmetro e espessura dos tubos depende do projeto, triangulação, solicitação de força no ponto específico, etc. Por isso não vou postar as medidas.

Quanto a idéia do projeto em escala real de pvc isso é muito bom pois todos erros que podem ocorrer na monatgem do prótotipo você poderá evitar.

Abraços, Leo

kassio
22/01/2010, 21:36
leobnaval (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=12647)

sabe onde encontro motor 250cc aki pela regiao?

leobnaval
22/01/2010, 22:46
Já disse que tem que procurar nos ferro-velhos de motos ou em São Paulo na General Osório, só compre motor com nota fiscal e verdadeira porque tem muita gente que vende motor com nota fria aí se a policia te pegar você vai preso...fora a questão do incentivo a este mercado.

Abraços, Leo

kassio
23/01/2010, 22:22
Pessoal to com uma duvida homocinetica de q carro devo usar?e a caixa de direçao?

diegot
24/01/2010, 13:02
Use semieixos da volks.
O lado do cambio é uma homocinética parafusada em uma flange. Mais fácil de fazer adaptações.

leobnaval
24/01/2010, 15:55
E quanto a caixa de direção o pessoal costuma usar de uno, palio e outros carros depende da posição da manga de eixo e geralmente tem-se que encurtar a caixa mas tudo isso depende da bitola diant., dos pontos e sistema das mangas de eixo, entre-eixos do kart, sistema de suspensão diant., entre outros...

Denis Takashi
24/01/2010, 23:12
ja vi uma minigaiola com chassi de alumínio, em 2004, na universidade federal de santa catarina

2004 , tem certeza ?? Que eu saiba(posso estar enganado), no Baja SAE o alumínio foi proibido na gaiola no final dos anos 90...

Kassio,

Meu, pelo que vi, seu projeto se assemelha muito a um Baja sae, pode ter mais ideias olhando projetos desse tipo...

Aliás, existem muitas equipes que não tem o que fazer com as gaiolas "vencidas" , talvez para vc compense até comprar uma dessas, que já está em boa parte pronta ... É só ir à uma faculdade de Engenharia, no período de férias, e procurar um cara com fisionomia de "acabado' e com uma roupa bem suja ... pode botar fé que ele está com um pedaço de metal na mão, debaixo de um sol da peste procurando um torno ou uma fresadora pra usar .....

leobnaval, Não é verdade??? :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

()´s

diegot
25/01/2010, 01:11
Pô Denis!
Descreveu certinho!

leobnaval
25/01/2010, 09:50
É isso aí Denis, falou tudo e o aluminio foi proibido a muito tempo mesmo...

Fala aí Denis olhando o forum parece que é fácil fazer um projeto desses, dependendo do projeto pode até ser mais pra ficar bom mesmo a nível de Baja SAE aí f0d#u muito trabalho, pesquisa e testes até conseguir um bom acerto.

E Denis este ano eu vou estar lá competindo pela minha facul, agente tava vendo uma chacara pra ficar la perto do ECPA (embora nós somos de piracicaba mesmo, fica mais fácil) e vocês aonde vão ficar?

Abraços, Leo

Denis Takashi
25/01/2010, 15:16
É isso aí Denis, falou tudo e o aluminio foi proibido a muito tempo mesmo...

Fala aí Denis olhando o forum parece que é fácil fazer um projeto desses, dependendo do projeto pode até ser mais pra ficar bom mesmo a nível de Baja SAE aí f0d#u muito trabalho, pesquisa e testes até conseguir um bom acerto.

E Denis este ano eu vou estar lá competindo pela minha facul, agente tava vendo uma chacara pra ficar la perto do ECPA (embora nós somos de piracicaba mesmo, fica mais fácil) e vocês aonde vão ficar?

Abraços, Leo

O pior foi uma vez um possível patrocinador de tubos em alumínio para suspesão quando soube sobre as restrições da gaiola : " Pergunta pra esses juizes da SAE o que é mais seguro : Um helicóptero ou um carro"

Não estou dizendo pra fazer algo igual à um baja, e sim ao menos parecido.... Particularmente, acho aquele projeto do Piranha horrivel, mas como é o mais fácil de fazer...

Então, ficaremos em uma chácara à uns 6 Km do ECPA, não me recordo do nome agora.... mas parece ser boa até... tem até parquinho :mrgreen:

()´s

cRiPpLe_rOoStEr
25/01/2010, 17:55
2004 , tem certeza ?? Que eu saiba(posso estar enganado), no Baja SAE o alumínio foi proibido na gaiola no final dos anos 90...

eu vi o baja, e era mesmo de alumínio... daí a ter sido usado na competição são outros 500... a propósito: naquele ano a ufsc apresentou 2 bajas para a competição, um com suspensão traseira independente e outro com eixo rígido... o com chassi de alumínio eu lembro de ter visto em testes, mas não na apresentação oficial, na época eu morava perto da ufsc e às vezes ia lá ver os malucos testando os bajas...

leobnaval
25/01/2010, 22:10
O pior foi uma vez um possível patrocinador de tubos em alumínio para suspesão quando soube sobre as restrições da gaiola : " Pergunta pra esses juizes da SAE o que é mais seguro : Um helicóptero ou um carro"

Não estou dizendo pra fazer algo igual à um baja, e sim ao menos parecido.... Particularmente, acho aquele projeto do Piranha horrivel, mas como é o mais fácil de fazer...


Realmente até os juizes da SAE tem hora que dão mancadas assim como o regulamento pois tem coisas muito melhores que não podemos usar por não estar coerente com o regulamento (fazer o que)!
Quanto ao projeto do Piranha tambem não gosto mas o pessoal insistem em perguntar medidas, material, como fazer, etc. então acabo indicando o projeto afinal ta pronto tudo explicadinho como faz, com o que faz, quanto que usa, etc. e funciona.

Ou a consultória ao engenheiro vai sair de graça...hehehehehe de graça tem o projeto na internet hahahahahaha




Então, ficaremos em uma chácara à uns 6 Km do ECPA, não me recordo do nome agora.... mas parece ser boa até... tem até parquinho :mrgreen:

Realmente se não tiver parquinho eu não alugo e nem vo kkkkkkk:rolleyes:

kassio
26/01/2010, 15:46
pessoal to com uma duvida aki...

http://img97.imageshack.us/img97/9586/dsc08092q.jpg

o q sao esses cilindors do lado do amortecedor?sever pra q?

e outra duvida...:mrgreen:

nesse video aki
<object style="height: 344px; width: 425px"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/kxzGIsGeV_A"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/kxzGIsGeV_A" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="425" height="344"></object>

em exatamente 0:50 segundos aparece a homocinetica e akilo no meio e o diferencial?ou outra coisa...

mais uma pergunta alguem ai q tenha um kart cross com motor de moto e homocinetica podia postar fotos da homocinetica rodas e etc obg a todos q me ajudam e pretendo começar o projeto assis q conseguir um motor...

kassio
26/01/2010, 15:47
pessoal to com uma duvida aki...

http://img97.imageshack.us/img97/9586/dsc08092q.jpg

o q sao esses cilindors do lado do amortecedor?sever pra q?

e outra duvida...:mrgreen:

nesse video aki
http://www.youtube.com/watch?v=kxzGIsGeV_A&feature=related

em exatamente 0:50 segundos aparece a homocinetica e akilo no meio e o diferencial?ou outra coisa...

mais uma pergunta alguem ai q tenha um kart cross com motor de moto e homocinetica podia postar fotos da homocinetica rodas e etc obg a todos q me ajudam e pretendo começar o projeto assis q conseguir um motor...

diegot
26/01/2010, 19:03
Os cilindros são reservatórios de nitrogênio.

kassio
26/01/2010, 20:34
acabei achando o nome deles e vi q sao otimos e tbm caros...
mas qual a utilidade dele?ele é regulavel?sera q posso colocar eles so na suspençao trazeira pra melhorar ?

diegot
26/01/2010, 21:06
Eles aumentam o volume de nitrogenio dentro do amortecedor para evitar fadiga por aquecimento. O fato de ter reservatório não quer dizer que são reguláveis.

leobnaval
26/01/2010, 23:59
São como disse o diegot reservatórios externos de nitrogenio somente amortecedores pressurizados (à gas no caso nitrogênio) podem ter, no caso o amortecedor já é fabricado assim, ele possibilita mais curso no amortecedor tendo em vista a maior quantidade de óleo necessária para montagem e o gás nitrogênio para o amortcedor ter dupla ação, esquentando menos dando melhor capacidade ao amortecimento devido a temp. de trabalho do óleo ser mais baixa, comparando com um sem o reservatório e na grande maioria das vezes possibilita regulagens.
O da foto são coilover com reservatórios externos, com 3 tipos de mola por amortecedor e com regulagens.

Quanto ao vídeo aquilo pode ser o diferencial e/ou a caixa de câmbio, não da pra saber se tem ou não diferencial.

Abraços, Leo

Denis Takashi
27/01/2010, 09:44
São como disse o diegot reservatórios externos de nitrogenio somente amortecedores pressurizados (à gas no caso nitrogênio) podem ter, no caso o amortecedor já é fabricado assim, ele possibilita mais curso no amortecedor tendo em vista a maior quantidade de óleo necessária para montagem e o gás nitrogênio para o amortcedor ter dupla ação, esquentando menos dando melhor capacidade ao amortecimento devido a temp. de trabalho do óleo ser mais baixa, comparando com um sem o reservatório e na grande maioria das vezes possibilita regulagens.
O da foto são coilover com reservatórios externos, com 3 tipos de mola por amortecedor e com regulagens.

Quanto ao vídeo aquilo pode ser o diferencial e/ou a caixa de câmbio, não da pra saber se tem ou não diferencial.

Abraços, Leo


Apesar da minha miopia, acradito que aquilo seja somente a homocinética acoplada à manga de eixo..... Falando sério agora, do que construir um trem desses, pq não aquele baja 4x4 que uns gringos construiram em 2007/2008 ?? Ele usava até munhão de samurai :shock:

NMHO :

Diferencial num veículo desse porte aplicado à atividade fora de estrada é besteira, a massa ficará concentrada muito na frente ( apesar do motor ser traseiro, o piloto vai mais na frente) diminuindo a tração no eixo traseiro... seria como uma pick up 4x2 sem bloqueio...

()´s

leobnaval
27/01/2010, 09:59
Diferencial num veículo desse porte aplicado à atividade fora de estrada é besteira, a massa ficará concentrada muito na frente ( apesar do motor ser traseiro, o piloto vai mais na frente) diminuindo a tração no eixo traseiro... seria como uma pick up 4x2 sem bloqueio...

X 1000 !!!!! traduzindo se por na terra ele só atola e patina ficando sem tração em uma roda tras. o kart não vai sair do lugar.:mrgreen:

kassio
27/01/2010, 17:56
entao mas eu vo usa mais ele no asfalto 80% do tempo e poucas vezes na terra mesmo...

leobnaval
27/01/2010, 22:23
Ai você decide o que vai querer dependendo das medidas se for sem diferencial só para o asfalto não vai fazer curvas direito...

kassio
27/01/2010, 23:48
mas deiferencial de q carro posso colocar?

cRiPpLe_rOoStEr
27/01/2010, 23:58
mas deiferencial de q carro posso colocar?

do chevette talvez... uma vez eu vi uma biz convertida em triciclo que usava um eixo traseiro de chevette modificado...

leobnaval
28/01/2010, 21:03
mas deiferencial de q carro posso colocar?
De nenhum é só fazer um projetinho legal que não precisa de diferencial mesmo pra asfalto. :mrgreen:

Agora se dimensionar errado as bitolas entre-eixos aí vai ter que ter diferencial mesmo se não, não irá fazer curvas direito e a tendencia é ir reto.

Abraços, Leo

kassio
28/01/2010, 23:16
leo

Como passo dimensionar sem errar?

e outra pergunta esses semi eixos homocinetico q encaontro no mercado livre sao so um lado do eixo?

leobnaval
29/01/2010, 09:57
No seu caso construindo e testando, mas já te adianto que o eixo tras. precisa ter a bitola menor que o diant. e entre-eixos o mais curto possivel (desde que o piloto sinta-se confortável).

kassio
29/01/2010, 19:47
entendi mas o q seria bitola entre eixos
procurei do google mas preciso de uma resposta mais informal...

leobnaval
29/01/2010, 21:21
Seria a distância de um pneu ao outro do mesmo eixo medindo pelos centros dos pneus, traduzindo a grosso modo a largura do eixo...

Gomes Neto
29/01/2010, 22:23
Eu tenho um protótipo que ainda há de ser melhorado em muito.
Obviamente tá no puro ferro porque cada alteração exige cortes e soldas e a pintura ia pro saco.
O modelo hoje é bem diferente mas esse foi um estágio do projeto que deu bem certo, motor estacionário de 400cc + cambio de uno 4marchas (+ ré).:mrgreen:

http://www.youtube.com/watch?v=7_YIK345eig

cRiPpLe_rOoStEr
29/01/2010, 22:38
Eu tenho um protótipo que ainda há de ser melhorado em muito.
O modelo hoje é bem diferente mas esse foi um estágio do projeto que deu bem certo, motor estacionário de 400cc + cambio de uno 4marchas (+ ré).:mrgreen:

qual a marca do motor? e a potência?

Denis Takashi
29/01/2010, 23:08
De nenhum é só fazer um projetinho legal que não precisa de diferencial mesmo pra asfalto. :mrgreen:

Agora se dimensionar errado as bitolas entre-eixos aí vai ter que ter diferencial mesmo se não, não irá fazer curvas direito e a tendencia é ir reto.

Abraços, Leo

Só para constar : Romi Isetta não tinha diferencial.. A bitola traseira era muito mais estreita do que a dianteira, então não havia essa necessidade...

O que funciona bem também como acoplamento são as cruzetas utilizadas em maquinas industriais, pelo preço, leveza e etc acho que até vale a pena.

Mas mesmo no asfalto volto à repetir : Blooqueia, pode gastar mais pneu e etc, mas em qq subida que vc perder tração ( roda levantando por exemplo) vc ficará sem tração e até sem freio muitas vezes..

()´s

kassio
29/01/2010, 23:43
Gomes Neto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2906)

posta como ta hj o seu projeto...:mrgreen:
vc usou diferencial?
e o cambio do uno ficou bom?como adaptou posta + umas fts q seria de grande ajuda:mrgreen: obg(desculpe se e perdir d+:???:

Denis Takashi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=6838)

cara pensando bem o uso dele sera quase 95% onroad ,claro q de vez enquando umas pedrinhas so pra distrai mais nd de montanha...:mrgreen:

Gomes Neto
29/01/2010, 23:45
qual a marca do motor? e a potência?

Pode ser usado qqr um Toyama, Branco, Honda, Briggs,etc...
No meu caso uso um Toyama 13cv com partida, pequena potencia mas grande torque, bem durável e econômico.
Também usei durante um tempo uma caixa inversora q fiz somente para a ré.
O cambio é melhor pq já tem além da ré as marchas à frente e o diferencial, importante para não quebrar o eixo, e acreditem quebra mesmo.
:parede:

Gomes Neto
29/01/2010, 23:55
[QUOTE=kassio;1082488]Gomes Neto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2906)

posta como ta hj o seu projeto...:mrgreen:
vc usou diferencial?
e o cambio do uno ficou bom?como adaptou posta + umas fts q seria de grande ajuda:mrgreen: obg(desculpe se e perdir d+:???:

Não tenho fotos dessa adaptação na época mas tem mais um video...

http://www.youtube.com/watch?v=wuPhyodcfeI&feature=fvsr

O câmbio do uno é ideal pq é pequeno leve, pode ser utilizado o conjunto de platô e disco original (minúsculo), se for acionamento por cabo melhor (mas ai só 5 marcas) pq inventar um trambulador novo foi fd@.
Paguei 200 no cambin e + ums 100 de rolamento, cabo da emb e outras tralhas.

onduty
11/04/2010, 11:43
Gomes, poderia detalhar como vc adaptou a embreagem no cambio do uno ?

Poderia tirar umas fotos para mostrar como vc fez ?


Valeu

Adriano Lobo
01/11/2010, 17:02
E aê Kassio, como anda o seu projeto? Abraços

fguerreiro
14/12/2010, 19:59
Eu tenho um protótipo que ainda há de ser melhorado em muito.
Obviamente tá no puro ferro porque cada alteração exige cortes e soldas e a pintura ia pro saco.
O modelo hoje é bem diferente mas esse foi um estágio do projeto que deu bem certo, motor estacionário de 400cc + cambio de uno 4marchas (+ ré).:mrgreen:

http://www.youtube.com/watch?v=7_YIK345eig

Gomes, boa noite.

Achei muito interessante seu Kart-cross!
Como vc fez o acoplamento do motor toyama com o câmbio do uno?

Abraço

mesco@2011
15/12/2010, 21:49
Pessoal estou com uma duvida
Para minha "mini-gaiola" precisarei de diferencial?


desanima naum meu filho, vai em frente que vc ta no caminho certo,naum deixe gente negativista encher seu saco com ideias idiotas.

tbm estou montando um mini gaiola com meu filho que tem a sua idade, vou colocar um motor de moto, qt a diferencial acho que nao é necessario se vc for fazer um 4x1 ou 4x2

o meu é igual esse ai do meu avatar.

divirta-se

Agadirs
20/12/2010, 23:07
Pois não é que o Leo tem razão...eu tÔ cursando eng. de materiais da UCS de Caxias conheço solda, torno diabo á quatro...mas "não sei fazer gaiola" tô tentando, e para isso me cadastrei no fórum ...pra ter informação, para perguntar...e se eu fizer qualquer m... no meu projeto que se f.. sou eu ...resumindo se eu soubesse que alguém fai fazer uma m..das grandes primeira coisa que eu falaria é...cara ou tu faz bem feito ou não faz..a diferença é muito pequena..mas o final não....Então Mesco...não leva a mal...mas o cara tá certo...valeu

Adriano Lobo
28/12/2010, 03:46
Galera, vamos acalmar os ânimos, pois o objetivo do fórum não é este. A liberdade de expressão é um direito de todos, cada qual com seu idealismo e princípios.

mesco, respeite a opinião dos nossos colegas sem lhes causar ofensas, pois você tem direito de discordar e colocar sua opnião, mas sem ofensas.

leobnaval, não insulte nosso colega e continue compartilhando seu conhecimento com o nosso fórum.

Espero encerarmos este assunto por aqui e vamos falar de Kart Cross galéra!!!

Abraços

wagneralfeu
28/12/2010, 19:51
Fala Kassio, td bom neh?


Eu tb estou entrando nessa de construir uma mini gaiola...porem parti de um chassi de um mini baja desses dos estudantes de engenharia, da competição do SAE. Meu carro esta ficando um verdadeiro frankstein, com peças de um bocado de outros veiculos, como carro, moto, mini baja mesmo...e tals..como todo veiculo caseiro...\Usarei o motor d RD135CC 16CV..

Como vc falou, vc ta partindo de um mini bug neh?...ja teve curiosidade pra ver como se obtem a marcha e ré nos fapinhas?
é feito de seguinte maneira, faz-se com q as polias tenham contato direto, e com isso elas terão sentidos inversos de rotação.....o ponto morto se mantem a correa entre polias bambas....e de primeira, esta fica esticada...

acho dificil colocar marcha re utilizando motor de moto...a nao ser que vc copie o sistema da fapinha.....gostei da sugestão do motor eletrico, porem haja energia pra isso. e esse motor tem corrente de opração muito alta, e com isso não tem durabilidade se funcionar mutio tempo.....


no mini baja que estou fazendo não tera marcha...usarei u sistema de transmissão normal da moto, ligando o pinhao da moto à coroa no eixo trseiro, por meio de corrente,,,sempre com a mesma didtancia entre centros....utilizando a caixa de marchas original do motor da rd 135...


a respeito do diferencial cara...acho um fator a mais de complicação...procure saber e verá q o diferencial serve para didtribuir o movimento de maneira diferente as rodas(torque, rotação e consequentemente potencia)...portanto, sem o diferencial o carro funcionará tambem, porem com o eixo blocado, com as duas rodas sempre em mesmas condições....isso seria ruim em curvas em alta velocidade...porem pra carros que atolam é bom.....é como a disgraça do sistema Locker da FIAT.


mas é isso ai cara


to fazendo o meu com roda 13" de carro mesmo e to na caça duns pneus com garras e com esse aro

acho q acabo de montar o meu antes do carnaval de 2011.

D@niel
17/06/2013, 20:02
Eu tenho um protótipo que ainda há de ser melhorado em muito.
Obviamente tá no puro ferro porque cada alteração exige cortes e soldas e a pintura ia pro saco.
O modelo hoje é bem diferente mas esse foi um estágio do projeto que deu bem certo, motor estacionário de 400cc + cambio de uno 4marchas (+ ré).:mrgreen:

http://www.youtube.com/watch?v=7_YIK345eig


Cara, muito bom seu protótipo, espero que o modelo de hoje seja melhor ainda, pelo tempo do post você ainda o tem? mostra como fez a tal caixa de ré artesanal construída por você?.

kassio,

o que houve com o seu projeto? foi pra frente?