PDA

Ver Versão Completa : Corrente da tração com problemas



odenadai
11/01/2010, 23:03
Pessoal, há um ano troquei minha corrente da tração pois os mecânicos alegaram que ela estava folgada. Quando você engata a tração ela dá a impressão que está "pulando" dente, faz uns barulhos feios e fortes. Seis meses depois aconteceu o mesmo problema. Troquei a caixa toda. Agora, 3 meses depois, está acontecendo de novo. Alguém já passou por isto? Acredito não ser a corrente. Agradeço orientações.

Nava
12/01/2010, 09:47
Jogo dez reais que é a roda livre e nao a tal da corrente...

Glaicon
12/01/2010, 22:25
Pessoal, há um ano troquei minha corrente da tração pois os mecânicos alegaram que ela estava folgada. Quando você engata a tração ela dá a impressão que está "pulando" dente, faz uns barulhos feios e fortes. Seis meses depois aconteceu o mesmo problema. Troquei a caixa toda. Agora, 3 meses depois, está acontecendo de novo. Alguém já passou por isto? Acredito não ser a corrente. Agradeço orientações.

Ordenadai, vá no tópico abaixo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46737
Essas situações são características de quando o 4X4 está tentando entrar sozinho.
Porém, se você acionou a alavanca para efetivamente engatar e dá nisso, deve estar com alguma dificuldade no sistema.
Fuja dessa história de corrente.

Geisler®
13/01/2010, 02:47
Onde que tem corrente na tração da Sportage????:shock:
Alguem poderia exclarecer??:pensativo:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

EDuarte
13/01/2010, 09:47
Onde que tem corrente na tração da Sportage????:shock:
Alguem poderia exclarecer??:pensativo:

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

Dentro da T-Case, ela que transfere a força pro cardã dianteiro.
A possibilidade de ela dar problema é muito pequena, a não ser que rode sem óleo ou com o óleo vencido.
[]s
(DU)

Nava
13/01/2010, 14:05
é roda livre...certeza.

Geisler®
16/01/2010, 00:15
Dentro da T-Case, ela que transfere a força pro cardã dianteiro.
A possibilidade de ela dar problema é muito pequena, a não ser que rode sem óleo ou com o óleo vencido.
[]s
(DU)

Fiquei de cara agora, nem imaginava isso, achava que era tudo engrenagem, por isso não ronca nem chia hehehe :mrgreen:

Abraço, e LAMA \o/:concordo:

Edintruder
16/01/2010, 15:56
Corrente pulando??? É muito difícil!!! Tem F1000 com 500.000 de uso em 4x4 intenso e a corrente original. Já forcei muito o 4x4 da minha Ranger e a corrente está ok. Quando estala vai direto nas rodas livres ou acoplamentos homocinéticos.

Alan Costa
31/05/2011, 14:40
Senhores esse post teve solução? Pois tenho o mesmo problema.
Obrigado!

fredboell
31/05/2011, 19:58
ja vou chutar outra coisa...
la vai...
a outra sportage que eu tinha nao funcionava a 4x4, troquei as mangueiras e passaram a funcionar,
no entanto, as vezes, quando estava andando em 4x2, do nada fazia uns barulhinhos de engrenagem até que dava uns soco meio forte, era até ruim de escutar aquele barulho.
vc ia andando era... ding ding ding...e drraaammm....chegava até a dar um estalo de sentir dentro do carro.
detalhe, isso so acontecia do lado esquerdo.
levei no mecanico.
o problema era a trava da roda livre, pelo menos foi isso que me disse, trocou a mesma e parou os estalos.
da uma verificada nas travas das roda livre, pode ser...
ja aproveita e manda limpar tudo, trocar os rolamentos que estajam meio ruins e deixa zeradona...
dai é so botar no barro.
boa sorte, e nao esquece de postar depois o que era...

Glaicon
01/06/2011, 07:03
ja vou chutar outra coisa...
la vai...
a outra sportage que eu tinha nao funcionava a 4x4, troquei as mangueiras e passaram a funcionar,
no entanto, as vezes, quando estava andando em 4x2, do nada fazia uns barulhinhos de engrenagem até que dava uns soco meio forte, era até ruim de escutar aquele barulho.
vc ia andando era... ding ding ding...e drraaammm....chegava até a dar um estalo de sentir dentro do carro.
detalhe, isso so acontecia do lado esquerdo.
levei no mecanico.
o problema era a trava da roda livre, pelo menos foi isso que me disse, trocou a mesma e parou os estalos.
da uma verificada nas travas das roda livre, pode ser...
ja aproveita e manda limpar tudo, trocar os rolamentos que estajam meio ruins e deixa zeradona...
dai é so botar no barro.
boa sorte, e nao esquece de postar depois o que era...

A minha teve o mesmo problema.
Na verdade era a solenóide que liberava lentamente o vácuo, ocasionando a tentativa de engate da tração.
É uma peça barata e fácil de trocar.
Esses relatos e soluções estão postados no tópico engatando 4X4 sozinho.

DouglasMac
01/06/2011, 09:50
Seguinte, é roda livre...
Revisão no sistema engloba: mangueiras, limpeza da solenóide com desengripante (aqui no site tem um passo a passo), limpeza das rodas livres (gentileza não colocar grava, basta um pouco de óleo Singer, no máximo), troca dos retentores do eixo. Os trancos e ruídos são elas querendo acoplar/desacoplar mesmo sem voce colocar a alavanca em 4x4. Não desmonte as rodas livres, perigo de romper o hímen interno. Põe de molho e vai soprando com ar.
Acho que é por ai!!!!

fredboell
01/06/2011, 11:56
pode ser a solenoide,
a minha atual estava com a mesma danificada, foi trocada por uma generica, ao absurdo de R$50,00, que coisa cara, meu deus...
brincadeiras a parte, achei que super tranquilo e acho que ja postei em outro forum, o carro ficou show de bola...

Alan Costa
06/06/2011, 11:16
Ok Senhores Obrigado pelas dicas. Vou proceder com o seguinte. Verificar todos os graxeiros e fazer a manutenção limpando os mesmos e adicionando graxa nova aos mesmos (Pois a minha viatura ficou 8 anos sem rodar em 4x4). Após se o barulho se manter vou verificar a solenoide. Posto aqui o resultado.
Obrigado a todos!

fredboell
08/06/2011, 21:27
companheiro da uma olhada na trava das roda livre, no meu caso apenas uma estava danificada e tentava engrenar a 4x4, mas em todo o caso é bom desmonta-las dar uma boa limpada nos rolamentos e ver se esta tudo certo, so toma cuidado, e leva em alguem que entenda da arte, pois mexanico é fo...
boa sorte e depois nao esquece do postar como ficou.

ebilla
11/06/2011, 22:37
Ok Senhores Obrigado pelas dicas. Vou proceder com o seguinte. Verificar todos os graxeiros e fazer a manutenção limpando os mesmos e adicionando graxa nova aos mesmos (Pois a minha viatura ficou 8 anos sem rodar em 4x4). Após se o barulho se manter vou verificar a solenoide. Posto aqui o resultado.
Obrigado a todos!

Voce percebeu que o 4x4 está relacionado com os mais diversos componentes, Mangueiras das Rodas dianteiras, válvula solenóide, Roda livre e outros. Na roda livre existe um Oring em cada uma delas e que se estiver danificado, a vedação fica comprometida. No eixo (homocinética), pelo lado de dentro (atrás do disco de freio) tem um retentor grande que também é responsavel pela vedação. Começe pelo simples. Como você comentou que não usa o 4X4 por 4 anos, suspeito das mangueiras estarem rasgadas e com isso a sujeira chega até a válvula solenóide, normalmente atrás da bateria (fixa por uma porca no painel).

Alan Costa
06/07/2011, 13:31
Boa tarde!
Senhores dia 04/07/2011 parei a viatura no meu mecânico para efetuar as manutenções, não respondi antes pois estava aguardando chegar uma peça bomba e bóia de gasolina. Agora vou proceder com todas essas validações e assim que estiver pronto postarei o que foi feito e o como ficou. Um grande abraço a todos e muito obrigado!!!!

Alan Costa
16/08/2011, 19:33
Senhores descobri parte do problema o antigo proprietário fez uma gambi daquelas soldou o eixo da roda direto no diferencial que vai na roda, resultado meu carro fica em 4x3 direto mesmo quando Nao ta engatado. Estou esperando a Kia me mandar o mapa de pecas do 4x4 ate a roda pra depois iniciar a manutenção. Posto depois o resultado e o mapa. Abraços!

EDuarte
17/08/2011, 07:00
Nossa, tem gente que faz cada m... pra se livrar de um problema.
Boa sorte

[]s
(DU)

cegandrade
17/08/2011, 10:11
Senhores descobri parte do problema o antigo proprietário fez uma gambi daquelas soldou o eixo da roda direto no diferencial que vai na roda, resultado meu carro fica em 4x3 direto mesmo quando Nao ta engatado. Estou esperando a Kia me mandar o mapa de pecas do 4x4 ate a roda pra depois iniciar a manutenção. Posto depois o resultado e o mapa. Abraços!

O meu problema é bem parecido, o dono anterior fez tanta gambi que to sem a tração, ja mudei algumas coisas mais ainda tem mais para mudar.
Como ele usava o carro somente na cidade nunca quiz saber da tração e fez um M...dão.

Batalha1984
18/06/2013, 22:53
Exatamente o mesmo problema... chega a dar um ruim de ouvir os barulhos, tamanho o volume... vou correr atras de trocar os rolamentos agulhas (vi em outro tópico), e colocar uma AVM Manual... só não sei exatamente se é o 460 ou 460K... como faço pra saber?

Batalha1984
07/08/2013, 12:38
Ainda estou com o problema, mas creio que seja maior. Isso pq ontem eu instalei as RL manuais da AVM, mas os estalos continuam? Preciso de ajuda.. O que faço?

Gleives Pardim
01/05/2014, 20:58
Ainda estou com o problema, mas creio que seja maior. Isso pq ontem eu instalei as RL manuais da AVM, mas os estalos continuam? Preciso de ajuda.. O que faço?


Ola boa noite, tenho um stdi e recentemente paraou de engatar a 4x4. Desmontei todo sistema e o rolamento agulha danificado, mandei fazer 2 buchas de bronze no torneiro e substituir os rolamentos dos dois lados. Ficou 100% mas agora ficam dando uns estalos mesmo no 4x2 . Alguém pode me dar uma luz do q pode ser.

DouglasMac
03/05/2014, 01:37
Pessoal, se querem conhecer a espetacular mecânica dos SPT e seus macetes (como toda viatura), deem uma pesquisada, leiam os posts...aqui já se formaram ótimos mecânicos e muita solução técnica de engenheiros de plantão...boa leitura!!

Luiz Gaucho
04/05/2014, 19:54
Pessoal, se querem conhecer a espetacular mecânica dos SPT e seus macetes (como toda viatura), deem uma pesquisada, leiam os posts...aqui já se formaram ótimos mecânicos e muita solução técnica de engenheiros de plantão...boa leitura!!

Sem dúvida, alguns minutos (ou horas) procurando informação neste forum, economizam uns bons pilas. Eu mesmo, estou devendo alguns churras ao Eduarte, hehehe. Caso ele ache que o carro dele não chega ao Rio, eu vou à São Bernardo com minha viatura zero bala, heheheheh.
Belo comentário, Douglas.

Luiz

Gleives Pardim
03/07/2014, 08:39
Ola boa noite, tenho um stdi e recentemente paraou de engatar a 4x4. Desmontei todo sistema e o rolamento agulha danificado, mandei fazer 2 buchas de bronze no torneiro e substituir os rolamentos dos dois lados. Ficou 100% mas agora ficam dando uns estalos mesmo no 4x2 . Alguém pode me dar uma luz do q pode ser.

Pessoal bom dia estou ainda aguardando a experiência dos meus caros colegas referente ao poste acima. Estalos ao engatar a 4x4 do meu sportage tdi. Um forte abraço a todos.

Batalha1984
03/07/2014, 10:05
Tem um anel q trava a ponta do semi eixo. Veja la. Tem q desmontar a roda livre. A minha tava estralando, e qdo mandei revisar era isso, tava sem a trava. Colocou a trava, parou. Hj ela estrala de novo, vou desmontar e ver se a maldita trava nao escapou. Espero ter ajudado. Abs.

Marcio Rezende
22/11/2017, 13:40
Caro DouglasMac. Gostaria de entrar em contato com voce para tirar umas duvidas sobre o motor Sportage. Peço mandar uma mensagem para mim no ZAP 31 99986 6746