Ver Versão Completa : E.X.U.P. na gaiola AP
Flávio Cadore
09/01/2010, 20:46
Eu notei na minha gaiola que o cano só enchia apartir de uma certa rotação e como o motor precisa de uma contra-pressão para funcionar corretamente eu bolei este esquema. Controlado pelo contagiro com chift light que aciona um relé que vai ligar e desligar o motor que abre/fecha a válvula.
E realmente aumentou o torque do motor e não amarrou o motor em baixas rotações.
http://www.youtube.com/watch?v=VN3bFiwQMos
E F Lima
09/01/2010, 21:12
Flavio, já fez o teste em trilhas? porque era p prender o motor mesmo em baixa rotaçao embora que este escapamento seja bem livre!
Eu estou pensando em aumentar o peso do volante do motor para que ele perca menos rotação e mantenha o RPM também em baixa.. É o que os fabricantes da linha diesel fazia antigamente na linha diesel aumentava o peso do rotor pra ñ perder torque... ocaso que nos mais conhecemos é o MWM 229-6 Veicular o volante pesa em torno de 25Kg o istacionário usa em maquinas de esteira pesa uns 50Kg.
Hoje a lei é outra "menos peso e mais torque"
Será que funciona tambem?
Flávio Cadore
09/01/2010, 22:02
Testei na trilha sim, fiquei 20 dias de férias andando com ela. Andei até em pista de veloterra de moto.
Não amarra o motor porque mesmo com a válvula fechada tem um furo de 32 mm que permanece aberto.
Um dos parâmetros que usei para saber do aumento do torque é que em terceira marcha o motor não morre mais em baixa velocidade. E na subida também vai melhor em terceira.
O motor trabalha suave, sereno e com o cano cheio...hehehe
O ideal seria colocar a gaiola num dinamômetro para ver a rotação ideal de abertura da válvula e determinar o tamanho ideal do "furo" de passagem. Mas mesmo assim tá bom demais...
E F Lima
09/01/2010, 22:18
Sem duvida ficou um exelente trababalho, pelo que vi a valvula responde perfeitamente ao aumento do giro do motor. E melhorando isso tudo sua invenção equivale a um compressor.
Andre.Conrad
09/01/2010, 23:32
Bom muito legal, mas aguem me explica toda este invento. Pois uso um cano para motor de fusca normal e as vezes para fazer muito barulho acoplo um cano de 450 sem miolo. Ate agora nao notei diferença em relação ao torque. Tem ou nao tem diferença a maioria anda com cano reto na minha regiao eu nao, que nao gosto disso em trilha, gosto de curti a trilha nao de ficar surdo. Isso tem ou nao tem nexo?????
Flávio Cadore
10/01/2010, 00:03
Com certeza ocorre uma diminuição de torque com um cano mais curto ou mais aberto que o original...mas é aquela conversa, no AP tem 10 kg de torque com cano original, digamos que com um cano mais curto tenha 9 kg de torque mas para vc vencer a trilha vai precisar de 6 kg...então a diminuição de torque não vai fazer falta, entendeu?
O cano do Fusca já é curto por natureza, vai ter pouca diferença mesmo.
Andre.Conrad
10/01/2010, 00:08
Com certeza ocorre uma diminuição de torque com um cano mais curto ou mais aberto que o original...mas é aquela conversa, no AP tem 10 kg de torque com cano original, digamos que com um cano mais curto tenha 9 kg de torque mas para vc vencer a trilha vai precisar de 6 kg...então a diminuição de torque não vai fazer falta, entendeu?
O cano do Fusca já é curto por natureza, vai ter pouca diferença mesmo.
Bom entao deixa eu ver, se ele for mais longo, e mais fechado pode aumentar o torque do mesmo???? OU nao????
Flávio Cadore
10/01/2010, 00:17
Isso mesmo, e o mesmo princípio vale para a admissão, nos motores mais modernos tem dois dutos de admissão, um mais curto e outro mais longo. O mais curto dá potência e o mais longo dá torque.
Me lembrei agora: no motor do Corvete V8 tem 11 borboletas de aceleração para aproveitar todo o torque possível.
Motor V8 com 4 válvulas por cilindro ( 2 de admissão) , uma borboleta para 1 destas 2 válvulas e aí são 8. E mais 3 na entrada geral.
Andre.Conrad
10/01/2010, 08:16
Ta espera. Tem algo a ver??? coloquei dois dutos de admissão assim tipo snorkel nos carburadores muda alguma coisa?????
leobnaval
10/01/2010, 12:04
Ta espera. Tem algo a ver??? coloquei dois dutos de admissão assim tipo snorkel nos carburadores muda alguma coisa?????
Muda sim, exatamente como o Flávio citou na resposta acima da sua pergunta.
leobnaval
10/01/2010, 12:27
Flavio, já fez o teste em trilhas? porque era p prender o motor mesmo em baixa rotaçao embora que este escapamento seja bem livre!
Desde que bem dimensionado o furo e a vedação da restrição não prende o motor ou perde rendimento, apenas aumenta o torque e assim que a rotação aumenta a restrição abrindo libera o fluxo de escapamento e se tem potência máxima sem ter perdas em alta rotação.
Eu estou pensando em aumentar o peso do volante do motor para que ele perca menos rotação e mantenha o RPM também em baixa.. É o que os fabricantes da linha diesel fazia antigamente na linha diesel aumentava o peso do rotor pra ñ perder torque... ocaso que nos mais conhecemos é o MWM 229-6 Veicular o volante pesa em torno de 25Kg o istacionário usa em maquinas de esteira pesa uns 50Kg.
Hoje a lei é outra "menos peso e mais torque"
Será que funciona tambem?
Com um volante mais pesado se tem pior respostas nas acelerações, porém menos perda de inércia o que mantem o torque.
Mas como você fai fazer para aumentar o peso do volante?
Eu desaconselho fazer isso é só não aliviar o volante já esta de bom tamanho.
Abraços, Leo
leobnaval
10/01/2010, 12:31
Bom entao deixa eu ver, se ele for mais longo, e mais fechado pode aumentar o torque do mesmo???? OU nao????
Pode aumentar o torque em baixa e até em médias rotações, mas irá prender o motor em alta rotação pela restrição ao fluxo.
Abraços, Leo
leobnaval
10/01/2010, 12:42
Bom muito legal, mas aguem me explica toda este invento. Pois uso um cano para motor de fusca normal e as vezes para fazer muito barulho acoplo um cano de 450 sem miolo. Ate agora nao notei diferença em relação ao torque. Tem ou nao tem diferença a maioria anda com cano reto na minha regiao eu nao, que nao gosto disso em trilha, gosto de curti a trilha nao de ficar surdo. Isso tem ou nao tem nexo?????
Recomendo o escapamento do puma tem exelente resposta por ser 4 em 1 o que da melhor equalização dos gases e bom torque e potência, além de possuir um abafador ou silensioso o que torna o ronco agradável.
Segue material sobre coletores e escapamentos, recomendo a leitura.
Abraços, Leo
Franco Fileppo
10/01/2010, 12:55
Desde que bem dimensionado o furo e a vedação da restrição não prende o motor ou perde rendimento, apenas aumenta o torque e assim que a rotação aumenta a restrição abrindo libera o fluxo de escapamento e se tem potência máxima sem ter perdas em alta rotação.
Com um volante mais pesado se tem pior respostas nas acelerações, porém menos perda de inércia o que mantem o torque.
Mas como você fai fazer para aumentar o peso do volante?
Eu desaconselho fazer isso é só não aliviar o volante já esta de bom tamanho.
Abraços, Leo
Troca o volante da embreagem do 1600 pelo do 1500/1300 que é mais pesado!(a embreagem é menor!)
E F Lima
10/01/2010, 20:25
Franco me refiro ao motor ap...
Leo, Sei que o volante mais pesado vai piorar a arrancada, mas não quero arrandada mesmo. vai ficar igual o fusca "Faz de zero a cem em tempo suficiente" Rsrsrs:) pretendo e perder menos giros em subidas fortes..
dá uma na foto do volante, notara que atras dele tem um rebaixo +ou- 10mm de profundidade. pretendo cortar outro volante e soldar naquele lugar... de forma que por trz do volante vai ficar reto.
Não esquecendo de balancear eixo e volante creio que ñ terei problemas com vibração...
Só não sei se funcionará!!!
leobnaval
10/01/2010, 21:01
Troca o volante da embreagem do 1600 pelo do 1500/1300 que é mais pesado!(a embreagem é menor!)
Franco não achei o peso dos volantes do fusca, o único que achei diziam ter o mesmo peso.
Você teria o peso dos volantes ou a diferença de peso entre eles.
A embreagem realmente é diferente e a dos 1600 é mais robusta.
Abraços, Leo
leobnaval
10/01/2010, 21:16
Franco me refiro ao motor ap...
Leo, Sei que o volante mais pesado vai piorar a arrancada, mas não quero arrandada mesmo. vai ficar igual o fusca "Faz de zero a cem em tempo suficiente" Rsrsrs:) pretendo e perder menos giros em subidas fortes..
dá uma na foto do volante, notara que atras dele tem um rebaixo +ou- 10mm de profundidade. pretendo cortar outro volante e soldar naquele lugar... de forma que por trz do volante vai ficar reto.
Não esquecendo de balancear eixo e volante creio que ñ terei problemas com vibração...
Só não sei se funcionará!!!
Entendo o que você quer fazer, mas eu não faria.
Mais torque não precisa ser ganho com maior peso no volante, até porque volante mais pesado não :discordo: aumenta o torque (como você mesmo disse) apenas não perde a rotação tão fácil o que poderá manter o motor em uma certa rotação atingida.
Eu aprecio muito mais um volante original e um motor com uns up-grades e se for para ter melhor performance até mesmo aliviar o volante (exceto off-road).
Além do que pneus e rodas maiores já são mais pesados e proporcionam o mesmo resultado que volante mais pesado pois depois de atingido uma inércia devido ao maior peso em movimento são mais dificeisa de retornarem ao repouso.
Abraços, Leo
E F Lima
10/01/2010, 21:34
Leo sei que ñ é a melhor forma, mas é algo simple de ser feito e tudo eu mesmo faço na oficina, mas vc concorda que vou perder menos giro. a VW mesmo já fez algo semelhante só que colocou no motor Ap 1.6 o eixo do Ap 1.8 que é mais pesado mudando apenas a distancia do pino munhão em relaçao ao topo do piston para corrigir a diferença do curso de cada virabrequim...
repare que o primeiro tem menos contrapeso 1.6 eo outro com mais 1.8
Só que a VW monta o ap 1.6 com o segundo... ñ achei fotos melhores.
leobnaval
10/01/2010, 22:03
Se você mesmo que vai fazer, então vai em frente...
Estes contra-pesos tem a ver com a vibração do motor tambem.
Abraço
Flávio Cadore
10/01/2010, 22:31
Eu fiz o que fiz para melhorar o que já era bom, outra coisa que fiz foi colocar um escape dimensionado com termo tape e um filtro de ar maior do Vectra. Estimo hoje que o motor tenha algo perto dos 100 cv. Já está bom demais.
Flávio
Gostei da sua invenção.
Tá de parabens.
leobnaval
11/01/2010, 11:01
Eu fiz o que fiz para melhorar o que já era bom, outra coisa que fiz foi colocar um escape dimensionado com termo tape e um filtro de ar maior do Vectra. Estimo hoje que o motor tenha algo perto dos 100 cv. Já está bom demais.
Flávio isso que citou acima você se refere ao motor AP 1.6 carburado?
Abraços, Leo
Flávio Cadore
11/01/2010, 19:38
Flávio isso que citou acima você se refere ao motor AP 1.6 carburado?
Abraços, Leo
Não, AP1.6 MI ano 98, original 92,5 cv, +/- 8 cv do cano dimensionado, +/- 2 filtro de ar maior...iiiiiiiii passou dos 100 cv.
Flávio Cadore
11/01/2010, 19:42
Flávio
Gostei da sua invenção.
Tá de parabens.
"Quié isso", só faço o que está ao meu alcance.
leobnaval
11/01/2010, 23:56
Não, AP1.6 MI ano 98, original 92,5 cv, +/- 8 cv do cano dimensionado, +/- 2 filtro de ar maior...iiiiiiiii passou dos 100 cv.
Por aí mesmo...deve ser divertido acelerar este brinquedo.
Abraços
Flávio Cadore
12/01/2010, 00:05
Esta é a alteração que deve ser feita dentro do motor de parabrisa para ele parar em duas posições.
Muito Bacana! imagino que minha gaiola nao possa ter uma destes, pois tenho turbo e em baixa ao palhetas do turbo devem pesar, o que pensa sobre isto?
leobnaval
12/01/2010, 23:44
Em motores turbos quanto mais livre a passagem do escapamento, mais rápido enche a turbina é completamente diferente de motores aspirados.
Abraços, Leo
Flávio Cadore
13/01/2010, 00:13
O motor turbo gera uma pressão absurda no escape só pelo fato de gerar mais "gases" de escape...
Uma curiosidade que tenho é quanto ao uso de escape dimensionado junto com turbo, não ficaria ainda melhor? o pessoal geralmente não usa por falta de espaço?
Quem souber responda...
leobnaval
13/01/2010, 01:12
O dimensionamento do escapamento de carros com turbo se da normalmente, tendo em vista o fluxo de gases que irá passar pela tubulação, pois um veiculo 2.0 turbo pode gerar tanto fluxo quanto um 4.0 aspirado, o dimensionamento tem-se em vista o capacidade volumétrica do motor, rotação máx. e pressão que a turbina gera, pois mesmo em veículos turbo uma contra-pressão é desejada aumentando o torque e deixando o funcionamento do motor sem "engasgos" pelo exesso de fluidez dos gases que o escapamento pode gerar.
E carros que foram turbinados deve se redimensionar o escapamento para poder ter melhor aproveitamento dos gases e não estrangular o motor, podendo causar sérios riscos se o veiculo receber um turbo e não tiver o restante redimensionado, até a ponto de aquecer e fundir o motor se usado em situações extremas com o escapamento inadequado, claro que tudo isso depende do modo que o motor foi preparado, manutenção e uso.
Abraços, Leo
salvatti
14/01/2010, 17:21
essa questão de escape em carro turbo é bastante interessante...
esses carros de ruas turbinados...por ex. um AP 1.8 com uma turbina .50 usando somente um "toco" de escape...o carro anda muito mais...percebe-se nitidamente isso.
colocando um escape de 2,5" com um abafador na ponta...parece que segura mais o motor...não gira tão livre
não tenho o conhecimento técnico como a maioria aqui...apenas prático mesmo...
pelo menos no meu carro era assim...
Se n me angano pesa 7 kilos o volante do fusca 1600!! pessoal eu sempre andei com volante aliviado na trilha e garanto que eh muito melhor que o original. Claro que aliviado com criterio. o meu tem 800g a menos e td devidamente balanceado. Mas como eu falava o volante leve adicionado com mais taxa de compressão e dupla carburação muda muito, aceleração rapida a qualquer toque no acelerador o gira ta la encima e eu nunca senti meu motor perde força em alta, pra mim é o que precisa! motor de gaiola tem que gira pq é um tipo de veiculo que n se anda devagar como um jipe reduzido que usa toque pra pssa obstaculos, gaiola se passa de pé no bucho e muito rapido por causa da trção 4x2! é o que eu acho heheheh
leobnaval
14/01/2010, 21:50
Concordo com ambas mensagens acima...
Salvatti realmente em carros turbo menos escape = acelerações mais rápidas.
pflouis acino em baixo o que você escreveu motor de gaiola não precisa ter volante pesado e sim ser bem preparado e acertado para ter um bom desempenho.
Abraços, Leo
cRiPpLe_rOoStEr
16/01/2010, 03:58
Eu notei na minha gaiola que o cano só enchia apartir de uma certa rotação e como o motor precisa de uma contra-pressão para funcionar corretamente eu bolei este esquema. Controlado pelo contagiro com chift light que aciona um relé que vai ligar e desligar o motor que abre/fecha a válvula.
E realmente aumentou o torque do motor e não amarrou o motor em baixas rotações.
http://www.youtube.com/watch?v=VN3bFiwQMos
parece o ypvs...
Flávio Cadore
16/01/2010, 12:40
parece o ypvs...
Sim, é o mesmo princípio e que era amplamente usado nas motos 2T de cross e rua. Depois de um certo tempo alguém notou a necessidade nos 4T e agora também estão usando nas motos super esportivas ( R1 usa o EXUP) e até no novo lançamento da Ferrari, que é a 458 Itália.
cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2010, 01:12
ja pensou em fazer esse exup DENTRO do coletor para ficar menos exposto?
Flávio Cadore
17/01/2010, 10:17
ja pensou em fazer esse exup DENTRO do coletor para ficar menos exposto?
Fiz justamente o contrário, pensei em algo que não tivesse contato com a fumaça, não vou ter problema de vedação, engripamento, quebra por aquecimento...quase nem aquece do jeito que está...está do jeito que eu imaginei...
Este vídeo ainda está com a haste de acionamento rígida, a definitiva tem duas molas para absorver as vibrações para evitar a quebra do motor de acionamento.
Todo questionamento é válido, espero ter rersposta para todos...hehehehhe
ola amigos, aproveitando o assunto em discussão, eu tb to planejando melhorar o desempenho da minha gaiola (AP 1.8, 2E, 8x35) para melhorar o torque em baixa. Ja pensei em combinar modificações como estas citadas acima tipo: alivio de peso no volante, escapamento com coletor 4x1 dimensionado, e comando 49G mas, seguindo o raciocinio do exup do flavio, fiquei em duvida se mexe no escap iria melhorar ou piorar o torq em baxa.... ja q o 4x1 tem melhor desempenho em carros turbo... o q acham??
cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2010, 18:15
Fiz justamente o contrário, pensei em algo que não tivesse contato com a fumaça, não vou ter problema de vedação, engripamento, quebra por aquecimento...quase nem aquece do jeito que está...está do jeito que eu imaginei...
Este vídeo ainda está com a haste de acionamento rígida, a definitiva tem duas molas para absorver as vibrações para evitar a quebra do motor de acionamento.
eu fico meio preocupado de o exup acabar batendo/enroscando em algum canto, quebrasse e caísse... pode até ser paranóia minha mas eu prefiro algo desse tipo... a propósito: ja chegou a analisar um sistema de freio-motor como o usado em veículos pesados a diesel?
leobnaval
17/01/2010, 18:19
Releia o tópico que eu anexei uns arquivos sobre dimensionamento de escapamento, como você quer ter mais torque pode ser feito um escapamento apropriado para isso.
Não recomendo mecher no volante do motor e sim manter seu motor em boas condições uso e manutenção.
Abraços, Leo
leobnaval
17/01/2010, 18:23
eu fico meio preocupado de o exup acabar batendo/enroscando em algum canto, quebrasse e caísse... pode até ser paranóia minha mas eu prefiro algo desse tipo... a propósito: ja chegou a analisar um sistema de freio-motor como o usado em veículos pesados a diesel?
X2, quando o Flávio postou o E.X.U.P. pensei nas válvulas que tem nos veiculos pesados a diesel para atuar auxiliando o freio-motor.
Que nada mais é do que uma borboleta no escapamento, na minha concepção muito mais prático, seguro e aconselhável.
Abraços, Leo
Flávio Cadore
17/01/2010, 22:31
X2, quando o Flávio postou o E.X.U.P. pensei nas válvulas que tem nos veiculos pesados a diesel para atuar auxiliando o freio-motor.
Que nada mais é do que uma borboleta no escapamento, na minha concepção muito mais prático, seguro e aconselhável.
Abraços, Leo
Ainda bem que a minha gaiola é um veículo leve...hehehhe...eu prefiro a exclusividade.
Flávio Cadore
17/01/2010, 22:43
ola amigos, aproveitando o assunto em discussão, eu tb to planejando melhorar o desempenho da minha gaiola (AP 1.8, 2E, 8x35) para melhorar o torque em baixa. Ja pensei em combinar modificações como estas citadas acima tipo: alivio de peso no volante, escapamento com coletor 4x1 dimensionado, e comando 49G mas, seguindo o raciocinio do exup do flavio, fiquei em duvida se mexe no escap iria melhorar ou piorar o torq em baxa.... ja q o 4x1 tem melhor desempenho em carros turbo... o q acham??
O coletor 4x1 melhora o torque e ganha uns 8 cavalos em média.
O comando 49G piora o torque e aumenta a potência/giro do motor.
Aliviar o volante não é uma boa mesmo.
Cano mais curto do que o original diminui o torque por isso eu fiz o E.X.U.P..
Na minha eu coloquei o coletor 4x1 ( vai precisar também de Termo Tape) e o E.X.U.P..
OBS: Se colocar o coletor 4x1 vai precisar da fita porque o cano derrete a coifa da homocinética e o motor de arranque.
Não intendo porque ninguem apoia o alivio do volante do motor nas gaiolas!?!?!?! Melhora e muito a rapides das acelerações e deixa o motor muito mais girador, coisas que são as prioridades para uma boa gaiola superar obstaculos, claro o volante tem que ser aliviado com critério e devidamente balanceado e tal, mas n intendo o porque de n aliviar se n se perde nada só ganha ainda mais usando mais taxa, comando melhor e coletor que junto com o volante dão um baita "up" no motor da gaiola!!!
Pleo menos pra mim foi uma das melhores modificações de motor que eu fiz foi aliviar o volante.
Abraço
Flávio Cadore
18/01/2010, 18:35
Não intendo porque ninguem apoia o alivio do volante do motor nas gaiolas!?!?!?! Melhora e muito a rapides das acelerações e deixa o motor muito mais girador, coisas que são as prioridades para uma boa gaiola superar obstaculos, claro o volante tem que ser aliviado com critério e devidamente balanceado e tal, mas n intendo o porque de n aliviar se n se perde nada só ganha ainda mais usando mais taxa, comando melhor e coletor que junto com o volante dão um baita "up" no motor da gaiola!!!
Pleo menos pra mim foi uma das melhores modificações de motor que eu fiz foi aliviar o volante.
Abraço
Todas estas modificações são ótimas para fazer a gaiola andar mais, motor gira mais, sobe de giro mais rápido, o comando também faz girar mais...só que isso é bom para uma gaiola de pista...não é a melhor saída para uma gaiola de trilha onde se precisa de torque em baixas rotações.
Se fizer o motor girar não tem pneu que agüênte, aí também se vão as homocinéticas e etc e etc...
Outro dia fui testar a minha numa pista de veloterra de moto..no segundo dia já se foi uma homocinética...
Por um lado se ganha e se perde por outro...
leobnaval
18/01/2010, 23:35
O coletor 4x1 melhora o torque e ganha uns 8 cavalos em média.
O comando 49G piora o torque e aumenta a potência/giro do motor.
Aliviar o volante não é uma boa mesmo.
Cano mais curto do que o original diminui o torque por isso eu fiz o E.X.U.P..
Na minha eu coloquei o coletor 4x1 ( vai precisar também de Termo Tape) e o E.X.U.P..
OBS: Se colocar o coletor 4x1 vai precisar da fita porque o cano derrete a coifa da homocinética e o motor de arranque.
É impossível prever 8cv. de ganho com um coletor 4x1 isso vai muito além de fazer e/ou instalar um coletor com 4 entradas de ar do escape e saíndo em 1 só, depende das curvas, ângulos, diâmetros, restições, comprimento.
Como disse depende do "desenho" do coletor se você precisou usar termo-tape pode ser que com outro desenho não precise, não podemos generalizar cada caso é um caso.
Abraços, Leo
leobnaval
18/01/2010, 23:38
Abraço
Tudo depende da utilização da gaiola como disse o Flávio o que é bom pra seu uso pode não ser pro meu, por isso que a maioria não aconselha aliviar o volante pois a maioria do pessoal do fórum usa a gaiola para trilha e não para velocidade.
Se for pra competição que precise de velocidade eu recomendo aliviar o volante, para trilhas não.
Flávio Cadore
18/01/2010, 23:49
É impossível prever 8cv. de ganho com um coletor 4x1 isso vai muito além de fazer e/ou instalar um coletor com 4 entradas de ar do escape e saíndo em 1 só, depende das curvas, ângulos, diâmetros, restições, comprimento.
Como disse depende do "desenho" do coletor se você precisou usar termo-tape pode ser que com outro desenho não precise, não podemos generalizar cada caso é um caso.
Abraços, Leo
Leo, eu fui modesto em falar 8 cv porque nas revistas de preparação falam em 10 cv e quando eu falo em coletor dimensionado é um modelo comercial, testado e aprovado.
Mas também não vem ao caso, não estou procurando saber quem tem a "P..." maior e quando eu falo em "P..." é em potência. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
mas eu uso o meu baja so para trilhas, e digamos trilhas bem pesadas..... ando sempre com jipes e tal, subidas, barro, pedras, e digo o volante leve vai muito bem. Mas claro com criterio e td muito bem equilibrado. Ex meu motor novo é um a ar a alcool, com 13,5 de taxa , comando da kombi a alcool, cabeçote com valvula grande, dupla carburação solex 35 completamente trabalhas ( igual aos fusca speed de pista), 4x1 dimensionado e volante aliviado em 1,200kg, e o motor vai muito bem, pq andava em outro baja que era o diabo nas trilhas.
o Meu antigo era a gasolina com uma taxinha de leve dupla 35 tbm retrabalhada andando com gasolina podium e tinha 800g de alivio no volante. Olhem o video e vejam como funcionava:
http://www.youtube.com/watch?v=SWzrKjKAwho
Flávio Cadore
19/01/2010, 00:00
Sei, andando com critério!!!! Se o IBAMA vê este vídeo vai te proibir de fazer trilha!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2010, 00:06
Sei, andando com critério!!!! Se o IBAMA vê este vídeo vai te proibir de fazer trilha!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
será??? pelo menos ao usar álcool ele está reduzindo o footprint:palmas::mrgreen::twisted::odedo:
leobnaval
19/01/2010, 00:15
Leo, eu fui modesto em falar 8 cv porque nas revistas de preparação falam em 10 cv e quando eu falo em coletor dimensionado é um modelo comercial, testado e aprovado.
Mas também não vem ao caso, não estou procurando saber quem tem a "P..." maior e quando eu falo em "P..." é em potência. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Pois é tem lugares que prometem aumento de 20cv:parede: as vezes você colocando um escapamento ou coletor dimensionado pode até ter um aumento de potência máxima, mas tambem pode ter uma perda de potência e torque em outras faixas de giro.
Por isso do seu E.X.U.P. surtir resulatados com maior torque (força ) em baixa rotações.:concordo:
JefersonRS
19/01/2010, 00:18
Não quero me meter nesta bringa ai de cachorro grande...hehehe até porque não tenho muito conhecimento para isto, mas é ai neste caso q defendo as (malditas/maravilhosas) reduções da kombi, já subi em lugares assim ou até piores por aqui e não preciso vim de pé embaixo assim, pelo contrário venho em menos de meio acelerador e tracionando tranquilamente......
cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2010, 00:19
Olhem o video e vejam como funcionava:
http://www.youtube.com/watch?v=SWzrKjKAwho
com aquele barulho eu achei que tu ia passar uma motosserra nesse matagal:twisted::mrgreen:
leobnaval
19/01/2010, 00:30
mas eu uso o meu baja so para trilhas, e digamos trilhas bem pesadas..... ando sempre com jipes e tal, subidas, barro, pedras, e digo o volante leve vai muito bem. Mas claro com criterio e td muito bem equilibrado. Ex meu motor novo é um a ar a alcool, com 13,5 de taxa , comando da kombi a alcool, cabeçote com valvula grande, dupla carburação solex 35 completamente trabalhas ( igual aos fusca speed de pista), 4x1 dimensionado e volante aliviado em 1,200kg, e o motor vai muito bem, pq andava em outro baja que era o diabo nas trilhas.
No seu caso não é o volante aliviado que faz tanta diferença e sim a preparação toda o conjunto.
leobnaval
19/01/2010, 00:32
Não quero me meter nesta bringa ai de cachorro grande...hehehe até porque não tenho muito conhecimento para isto, mas é ai neste caso q defendo as (malditas/maravilhosas) reduções da kombi, já subi em lugares assim ou até piores por aqui e não preciso vim de pé embaixo assim, pelo contrário venho em menos de meio acelerador e tracionando tranquilamente......
Isso é fato usando as reduções você troca rotação por torque o que é muito mais interessante para trilha, porém perde velocidade final.
JefersonRS
19/01/2010, 00:44
Isto ai, simples, prático e objetivo..
Tenho um pessoal que ando por aqui com gaiolas preparadas para velocidade, ando sempre atraz, porém em trilhas meia pesadas eles nem vem com as gaiolas pois sabem que o risco de quebra é grande.......
Cada um com sua finalidade principal ou pista ou trilhas, abraço aos amigos...
Ai está o exemplo: Apenas eu de gaiola no meio destas feras......hehehe
http://www.youtube.com/watch?v=MQfuWcyY940&feature=related
Renato Fraga
19/01/2010, 03:25
Amigos, tô vendo toda essa argumentação a respeito de coletores de escaple bla bla bla bla!!!!!
Uma coisa é certa, cada motor tem sua configuração distinta de taxa de compressão, cabeçote, comando de válvulas e coletor de admissão e vai mostrar resultados dierentes com o mesmo coletor de escape.
A forma mais certa seria personalizar esse componente de acordo com a necesidade do motor monitorado por um dinamômetro.
O que usualmente se faz é pegar uma receita de sucesso e vendê-la prometendo milagres, porém na maioria das veses o escape é só um componente de todo um conjunto harmonioso.
Falando agora da "thermo tape", enganam-se aqueles que esta tem como função apenas evitar derreter coifas de homocinéticas e motores de arranque.
Com excessão dos coletores feitos e aço inox, mas que estes também apresentam ganhos se adicionados a thermo tape, entendam que a maior função dela é concentrar o calor dentro do cano de escape o que acelera o fluxo do escapamento otimizando então o funcionamento do motor. O aço inox tem a propriedade de harmonizar a ressonância gerada pelo funcionamento do motor evitando assim choques de ondas e com isso acelerando também o fluxo dentro do tubo de escape.
Lembrem-se que torque máximo vem no momento em que o ar entra no maior volume possível para dentro do cilindro e quem dita isso é o coletor de admissão em conjunto com a capacidade de aspirar o ar pelo vácuo provodado pelo movimeno do pistão dentro do cilindro em conjunto com o trabalho das válvulas de admissão. Um escape mais livre só permite que todo o fluxo de ar gerado seja eliminado com mais facilidade, e concentrando o calor dentro dele, a velocidade aumenta ajudando a limpar melhor a câmara de combustão.
POr outro lado dependendo da configuração deste coletor, tipo os chamados 4x2x1, se estes estiverem em acordo com a ordem de ignição, teremos sempre dois canos unidos sendo que destes, um sempre estará no ciclo de escape. Dessa forma, o fluxo de um cano puxa do outro que está "parado, criando então uma "depressão" entre esta comunicação e a válvula de admissão, sugando portanto o ar quando esta válula se abrir apesar de toda a pressão com que o ar sai da câmara de combustão.
Até onde sei, a história de restringir a saída do escape só resolve no caso de tentar criar uma velocidade maior do ar gerando um fluxo maior num momento em que o motor não tem tanta capacidade de limpar suas câmaras. Mas isso tem que estar muito mais em harmonia com a posição da borboleta do acelerador do que a rotação do motor.
Apesar de compreender a dificuldade técnica na confecção e um dispositivo desses, entendo que na extremidade do escapamento não é o local ideal para fazer essa restição.
Mas meus parabés pela genialidade e iniciativa.
Abraços
hehehehheheheh essa eh uma de nossas subidinhas fortes aki da serra!!! acredite que eu ja derrubei algumas arvores ali de sair fora do trajeto. esse meu motor girava mesmo, e era puro acerto nada de mais, agora o a alcool eh muito mais forte qndo ficar pronto vou postar videos.
Jeferson, cara eu to atas de voces faz um tempo ja, moro do lado de vcs aki em farroupilha e nunca marcamos uma trilha.....me manda uma e mail aii luispc88@hotmail.com com teu telefone e vamo marca umas trilha aiii.... temos uma galera que anda aki em farroupilha e sei que voce tem outra aii!! vamos marcar algo
abraço
JefersonRS
19/01/2010, 12:06
E dai meu, tudo certo cara? Este negócio de já faz um tempo q está atraz de mim fica ruim né......., pega mau este negócio ai........hahaha
Cara, eu acho que vcs fizeram a trilha de Caxias ano passado (2009) eu estava na trilha também, ou melhor, a trilha foi bem curta para mim,
desci com minha gaiola do guincho jogando olho pelo cano, subi com ela novamente, alinharam os anéis ....dai me restou carona com um amigo de jeep q quebrou também, sai do jeep e peguei carona numa gaiola de um amigo que também quebrou, resumindo o pessoal não queria me ver nem de a pé perto deles, estavam com medo de quebrar só com a minha presença, pé friu mesmo.hahahah mas nisto tudo tem algo bom, minha gaiola foi limpa e voltou limpa. O pessoal aqui dos jeeps havia me comentado na época que vinha um baja de Farroupilha que era muito bom, acho que estavam falando de vc, mas infelismente, .Cara vou adicionar vc no meu msn e conversamos para quem sabe combinarmos algo mesmo, abraço.
desenvolver-rs@hotmail.com (desenvolver-rs@hotmail.com)
huehuehuehueh eh olhando agora fico meio gay hahahahhaha.......é temos alguns bajas fortes aki em farroupilha....ja te add no msn ai combinamos!!
abraço
cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2010, 15:51
quando o Flávio postou o E.X.U.P. pensei nas válvulas que tem nos veiculos pesados a diesel para atuar auxiliando o freio-motor.
flávio, de repente tu pudesse fazer uns kits de adaptação desse sistema para vender...
Flávio Cadore
19/01/2010, 18:43
Isto ai, simples, prático e objetivo..
Tenho um pessoal que ando por aqui com gaiolas preparadas para velocidade, ando sempre atraz, porém em trilhas meia pesadas eles nem vem com as gaiolas pois sabem que o risco de quebra é grande.......
Cada um com sua finalidade principal ou pista ou trilhas, abraço aos amigos...
Ai está o exemplo: Apenas eu de gaiola no meio destas feras......hehehe
E aí amigo? Assim não vale, a tua gaiola passa por cima das valetas!!! :mrgreen:
Flávio Cadore
19/01/2010, 19:03
Amigos, tô vendo toda essa argumentação a respeito de coletores de escaple bla bla bla bla!!!!!
Uma coisa é certa, cada motor tem sua configuração distinta de taxa de compressão, cabeçote, comando de válvulas e coletor de admissão e vai mostrar resultados dierentes com o mesmo coletor de escape.
A forma mais certa seria personalizar esse componente de acordo com a necesidade do motor monitorado por um dinamômetro.
O que usualmente se faz é pegar uma receita de sucesso e vendê-la prometendo milagres, porém na maioria das veses o escape é só um componente de todo um conjunto harmonioso.
Falando agora da "thermo tape", enganam-se aqueles que esta tem como função apenas evitar derreter coifas de homocinéticas e motores de arranque.
Com excessão dos coletores feitos e aço inox, mas que estes também apresentam ganhos se adicionados a thermo tape, entendam que a maior função dela é concentrar o calor dentro do cano de escape o que acelera o fluxo do escapamento otimizando então o funcionamento do motor. O aço inox tem a propriedade de harmonizar a ressonância gerada pelo funcionamento do motor evitando assim choques de ondas e com isso acelerando também o fluxo dentro do tubo de escape.
Lembrem-se que torque máximo vem no momento em que o ar entra no maior volume possível para dentro do cilindro e quem dita isso é o coletor de admissão em conjunto com a capacidade de aspirar o ar pelo vácuo provodado pelo movimeno do pistão dentro do cilindro em conjunto com o trabalho das válvulas de admissão. Um escape mais livre só permite que todo o fluxo de ar gerado seja eliminado com mais facilidade, e concentrando o calor dentro dele, a velocidade aumenta ajudando a limpar melhor a câmara de combustão.
POr outro lado dependendo da configuração deste coletor, tipo os chamados 4x2x1, se estes estiverem em acordo com a ordem de ignição, teremos sempre dois canos unidos sendo que destes, um sempre estará no ciclo de escape. Dessa forma, o fluxo de um cano puxa do outro que está "parado, criando então uma "depressão" entre esta comunicação e a válvula de admissão, sugando portanto o ar quando esta válula se abrir apesar de toda a pressão com que o ar sai da câmara de combustão.
Até onde sei, a história de restringir a saída do escape só resolve no caso de tentar criar uma velocidade maior do ar gerando um fluxo maior num momento em que o motor não tem tanta capacidade de limpar suas câmaras. Mas isso tem que estar muito mais em harmonia com a posição da borboleta do acelerador do que a rotação do motor.
Apesar de compreender a dificuldade técnica na confecção e um dispositivo desses, entendo que na extremidade do escapamento não é o local ideal para fazer essa restição.
Abraços
Engenheiro?
Se a gente tivesse um dinamômetro disponível muita coisa não seria feita e muito menos vendida...hehehhe
Não sou engenheiro mas na prática se obtem torque restringindo a saída dos gases...nas motos 2T é assim, o objetivo não é obter a varredura da câmara de combustão. Nos motosres 2T se não tiver contra pressão( muita varredura da câmara) o motor funde.
O nome EXUP vem da Yamaha e a restrição se dá no fim do comprimento dos coletores de escape, até pela dificuldade de se fazer nas saídas de escape ( vou procurar uma foto e posto aqui).
Se obtem torque até colocando um pequeno balão no coletor de escape do tamanho de uma laranja +/- ( acredite se quizer), isso nas motos importadas 4T de cross.
Eu não conhecia este esquema do 4x2x1.
Flávio Cadore
19/01/2010, 19:14
Dois exemplos, o primeiro da Yamaha e o segundo é da Suzuki. "Não atirei tão longe".
Flávio Cadore
19/01/2010, 19:25
O cara fica quebrando a cabeça nestes troços...vou colocar um destes na minha gaiola...
http://www.youtube.com/watch?v=Paf-NmW7Foo&feature=related
Dois exemplos, o primeiro da Yamaha e o segundo é da Suzuki. "Não atirei tão longe".
ein flavio, eu tava olhando o coletor original de escap do ap e vi que ele é um 4x2x1 (original), talvez planejado para melhorar a varredura de gases. Achei muito proveitoso os assuntos discutidos por todos aqui... parabéns pelo topico e pelo exup.
E continuando, to quase fechando um 4x1 padronixado e testado, mas eu queria colocar uma ponteira que tenho meu gol, parece que ele abafa legal, seguindo o raciocinio axo que seria melhor do q dexa-lo direto, concorda?
Flávio Cadore
19/01/2010, 21:36
Concordo, sem um abafador vc não agüênta o barulho, aos 4000 rpm o motor parece que vai explodir...hehehe
Eu uso só um abafador depois do coletor, o ronco fica uma musiquinha, musiquinha não, musicão...
Flávio Cadore
19/01/2010, 21:44
Ronco, com e sem abafador, aparentemente não tem muita diferênça mas é grande a diferênça.
http://www.youtube.com/watch?v=l3VtNa023xk
http://www.youtube.com/watch?v=VN3bFiwQMos&feature=channel
leobnaval
19/01/2010, 21:50
X2
E quanto a thermo tape ela melhora o desempenho pelo fato de manter a temperatura mais alta no escapamento, evitando trocas de calor e consequentemente perdas de temperatura, fazendo com que os gases do escapamento tenha uma densidade mais baixa e com isso melhorando o fluxo dos gases, assim como você disse.:concordo:
Isso mesmo o mais recomendado é que os coletores se unam nas saídas com os cilindros gêmeos, justamente para acontecer o que você citou acima.
X2...
Abraços, Leo
leobnaval
19/01/2010, 22:10
Flávio muito boa as fotos do escapamentos das motos e da pra perceber bem a diferença com e sem o abafador sim, com abafador fica um som muito mais agrádavel (suportável hehehehe).
E repito quando disse a respeito dos veiculos pesado que tem uma borboleta para freio-motor e você até fez uma piadinha.
Se este esquema que você fez estivesse logo depois do coletor como estão nas fotos que você postou (EXUP das motos) teria uma resposta ainda melhor e mais torque pois esta restrição causaria uma velocidade maior do fluxo dos gases...
Abraços, Leo
cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2010, 22:40
Se este esquema que você fez estivesse logo depois do coletor como estão nas fotos que você postou (EXUP das motos) teria uma resposta ainda melhor e mais torque pois esta restrição causaria uma velocidade maior do fluxo dos gases...
e ainda ficaria com uma aparência menos improvisada, mais "comercializável":concordo:... eu mesmo seria um potencial comprador:dance:
Flávio Cadore
20/01/2010, 00:00
Agora imagina vc atras da gaiola numa estrada e a última coisa que vc vai ver será a válvula abrindo...captou???
Renato Fraga
20/01/2010, 00:14
Engenheiro?
Se a gente tivesse um dinamômetro disponível muita coisa não seria feita e muito menos vendida...hehehhe
Não sou engenheiro mas na prática se obtem torque restringindo a saída dos gases...nas motos 2T é assim, o objetivo não é obter a varredura da câmara de combustão. Nos motosres 2T se não tiver contra pressão( muita varredura da câmara) o motor funde.
O nome EXUP vem da Yamaha e a restrição se dá no fim do comprimento dos coletores de escape, até pela dificuldade de se fazer nas saídas de escape ( vou procurar uma foto e posto aqui).
Se obtem torque até colocando um pequeno balão no coletor de escape do tamanho de uma laranja +/- ( acredite se quizer), isso nas motos importadas 4T de cross.
Eu não conhecia este esquema do 4x2x1.
Pois é Flávio, nada como ter a ferramenta certa para a tarefa certa....... Sem um dinamômetro já se faz milagres, com um então nem se fala....
Pois bem, também não sou engenheiro, sou Cirurgião Dentista mas admito que já estudei exaustivamente a respeito de mecânica em especial motores aspirados, que é minha paixão.
Falar de motores 2 tempos é transcender um outro universo da mecânica, onde o comportamento de um motor desse em nada se compara com o de um 4 tempos, haja vista na capacidade maior de rotação sem falar no fluxo admitido por esse que é muitas veses maior comparando motores de mesma cilindrada...
Agora a consideração que fiz a respeito do seu sistema, na verdade, escreví tudo o que escreví simplesmente para justificar que a restrição no fim do cano ao meu ver não muda a velocidade do fluxo e sim apenas causa um obstáculo.
Esse sistema EXUP pelo menos pra mim não é novidade e ao menos nos motores de motos que o utilizam necessitam deste dispositivo por um motivo bem simples. São motores de alta performance, com alta eficiência volumétrica onde se busca o máximo de rendimeto e este só aparece em altíssimas rotações. POr isso que um motor 1.3 gera por volta de 200hp, mas isso a mais de 14000rpm, onde o torque máximo mesmo que pequeno não está muito distante dessa rotação. Acredito que os motores VW AP ou mesmo os VW boxer estão longe de ter essa configuração ao menos nas versões originais. E mesmo com mudanças ainda que drásticas dificilmente assumem essa virtude.
O fato dessas motos serem vendidas para o cidadão comum, que anda no transito, viaja a velocidades "civilizadas", etc etc etc, seria impossível aliar tanta performance com conforto...... Com resultado parecido mas de princípio um pouco distinto é o que o sistema VTECH dos honda faz, alterando a configuração dos comandos de válvulas afim de otimizar torque em baixa e potencia em alta.
No entanto , argumento que essa restrição variável do escape deva acontecer onde o fluxo tem mais pressão, portanto lá perto do cabeçote, próximo ou então bem no encontro dos canos vindos dos ductos de escape uma vez que o que se tenta disciplinar não é basicamente o fluxo e sim as ondas de choque criadas pelos pulsos gerados pelo ciclo de abertura e fechamento das válvulas de escape liberando o ar em alta pressão.
Veja bem, não é uma crítica ao seu dispositivo, mas uma conscideração a respeito que se você tiver oportunidade de testar, acredito que obtenha melhor resultado.
Usando o mesmo atuador que você já concebeu mas usando o esquema já citado da válvula de freio motor dos motores diesel com algumas modificações acho que realmente você terá resultado significativo e isso lá próximo da união dos canos.
E digo mais, o resultado será ainda mais perceptível se você colocar um comando de válvulas com permanencia maior e lobe center mais fechado onde ocorre um overlap das válvulas de maior tempo.
Finalmente, pra deixar bem claro, isso é um coletor 4x2x1.
http://tuningevolution.com/eshop/catalog/images/Saxo-1.6-16V-header.jpg
Abraços a todos
leobnaval
20/01/2010, 09:48
Agora imagina vc atras da gaiola numa estrada e a última coisa que vc vai ver será a válvula abrindo...captou???
Eu não captei o objetivo, seria de as pessoas verem este sistema funcionando?
Assino em baixo do que o Renato falou.
Abraços
Esse 4x2x1 é o que "a" de melhor em coletor para um aspirado e ate em um turbo funcionaria, porque ela n atrapalha os cilindros que estão começando o ciclo!! é muito afude e esse sim tem ganhos reais de potencia,torque e elasticidade de giros no motor.
abraço
Flávio Cadore
20/01/2010, 18:52
Quando eu fiz o meu sistema não tinha como objetivo aumentar a velocidade dos gases, digo ainda que mesmo se eu causasse a restrição no inicio do coletor o aumento da velocidade não se manteria até o final do escapamento sem um tudo de escapamento mais fino, ou seja, precisaria de dois tubos de escape com diâmetros diferentes. Um mais fino para torque e um mais grosso para potência. Estou certo ou estou errado???
É o que acontece com coletores de admissão variáveis, tem dois dutos, um fino e um mais grosso, um para torque e outro para potência respectivamente.
Eu já fiz testes com coletores de admissão mais curtos e mais longos, sei que demora para subir de giro com um mais longo, por ex.
Como eu disse outro dia, se eu preciso de 3 kg de torque para fazer trilha e o AP 1.6 me dá 10 kg...o negácio não é tão crítico assim.
Com o esquema o motor funciona mais redondo, melhorou o torque, o motor parou de "tropicar" em baixa...dá até um soco a uma determinada rotação que ainda não cheguei a conclusão se é da abertura da válvula, similar ao que acontece com a RD350.
O meu coletor é um 4x1 mas com os tubos bem mais compridos que vão até o final da caixa de marchas, este da foto termina no carter.
Outra questão, qual é o ganho de potência, em média, de um coletor dimensionado digamos, num motor AP? antigamente falava-se em 10 cavalos ( 20 anos atrás).
A discussão vai longe...
Um abraço a todos.
Flávio Cadore
20/01/2010, 20:11
http://www.youtube.com/watch?v=ZWU5tpeM4z4
cRiPpLe_rOoStEr
20/01/2010, 20:39
Eu não captei o objetivo, seria de as pessoas verem este sistema funcionando?
x2
continuo achando mais adequado o sistema ficar protegido para evitar acidentes (ou que algum fdp resolva danificar:evil:)
Flávio Cadore
20/01/2010, 22:05
"Tá bom, tá bom", vou anotar a reprovação de vcs...:mrgreen:
leobnaval
20/01/2010, 22:22
Quando eu fiz o meu sistema não tinha como objetivo aumentar a velocidade dos gases, digo ainda que mesmo se eu causasse a restrição no inicio do coletor o aumento da velocidade não se manteria até o final do escapamento sem um tudo de escapamento mais fino, ou seja, precisaria de dois tubos de escape com diâmetros diferentes. Um mais fino para torque e um mais grosso para potência. Estou certo ou estou errado???
Esta certo.
Como eu disse outro dia, se eu preciso de 3 kg de torque para fazer trilha e o AP 1.6 me dá 10 kg...o negácio não é tão crítico assim.
Com o esquema o motor funciona mais redondo, melhorou o torque, o motor parou de "tropicar" em baixa...dá até um soco a uma determinada rotação que ainda não cheguei a conclusão se é da abertura da válvula, similar ao que acontece com a RD350.
A respeito do funcionamento do EXUP, só para comprovar o que estamos falando:
Isto é conseguido usando uma válvula interna (similar a válvula de borboleta) dentro da exaustão no ponto onde as quatro tubulações dos cilindros se encontram com. O fechamento da válvula cría então um efeito do venturi dentro do sistema de exaustão, causando um aumento na pressão no lado do motor do sistema de exaustão. Este aumento na pressão resulta em uma velocidade mais grande da exaustão.
Fonte:http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/EXUP
A válvula de escape de energia final (Exup) é um dispositivo a motociclos selecionados Yamaha (FZR, YZF, XV1900, série R, MT-01) que constantemente ajusta a pressão de volta dentro do coletor do sistema de escape para aumentar a formação de uma onda de pressão função da velocidade do motor. Isso garante bom baixo e médio desempenho intervalo.
Em baixas rotações a onda de pressão no interior da tubulação de rede é baixa. A faixa de oscilação da ressonância Helmholtz ocorre antes que a válvula de escape é fechada, e para aumentar o torque de baixa velocidade, a grande amplitude das ondas de pressão dos gases de escape são artificialmente induzidas. Isto é conseguido por fechamento parcial de uma válvula interna do escape - a válvula Exup - no ponto em que os quatro tubos primários dos cilindros aderir. Este ponto de junção essencialmente se comporta como uma atmosfera artificial. A alteração da pressão neste momento controla o comportamento das ondas refletidas com este aumento repentino na descontinuidade área. Fechamento da válvula aumenta a pressão local, induzindo a formação de maior amplitude negativa ondas de expansão refletido. Um servo motor controlado pela ECU abre e fecha a válvula. A operação da válvula Exup deixa de ser quase totalmente fechada ao ralenti, através de ser completamente aberto em 9000-11000 RPM (2500 RPM para XV1900).
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Exhaust_ultimate_power_valve
Tradução para o português pelo tradutor do goolge :-D
A questão do aumento de potência eu não vou nem comentar só acredito em valores se obtidos através de uma medição em dinamometro.:mrgreen:
Abraços, Leo
Renato Fraga
20/01/2010, 22:28
Opa Flávio, não estou reprovando seu projeto não.....
Só fiz algumas considerações a fim de aperfeiçoar sua idéia.
Em relação ao que você falou de utilizar um cano mais fino e outro mais grosso, acho que não é bem esse o caminho. O que precisa é simplesmente ter uma restrição que você possa aumentar ou diminuir de acordo com a necessudade. O mais perfeito seria a tal válvula do freio a motor dos motores diesel que atua exatamente como uma borboleta fechando completamente a passagem pelo cano de escape. No seu caso basta achar o ajuste de restrição antes de fechar completamente.
Como tentei te explicar anteriormente, o que se tenta harmonizar são as ondas de choque geradas pelo ciclo do escape. NA admissão, acontece algo parecido,mas a intenção é justamente provocar o choque desse pulso o mais proximo possível da válvula. É esse o objetivo de um coletor variável ou a utilização de um mais longo ou mais curto dependendo da virtude do motor. Alterando portanto essa dimenção altera-se a "plena", termo técnico referido ao choque da onda à válvula de admissão.
Abraços
Flávio Cadore
20/01/2010, 23:03
Opa Flávio, não estou reprovando seu projeto não.....
Abraços
Pelo menos um!
cRiPpLe_rOoStEr
21/01/2010, 02:34
"Tá bom, tá bom", vou anotar a reprovação de vcs...:mrgreen:
no meu caso tb não foi exatamente uma reprovação :discordo: mas eventualmente se tu começasse a vender uns kits do jeito que eu havia te questionado eu eventualmente comprasse uns para a minha família inteira usar nos carros :concordo:(e motos:dance:)... de repente se tivesse um preço bom até as irmãs do meu pai que adoram me incomodar acabassem ganhando um:pensativo::odedo::odedo::odedo:
a propósito: gastou quanto para fazer esse sistema?
Flávio Cadore
21/01/2010, 18:18
a propósito: gastou quanto para fazer esse sistema?
Se vc tiver o conta giro com shift ligth, motor de limpador de para brisa...comprei um relé 5 pinos e duas pecinhas de acelerador de mercedes, gastei uns 30 reais...claro que a minha mão de obra sai caríssimo...a válvula em si eu mesmo fiz no torno, um parafuso, um retalho de tubo e uma arruela grande. É isso.
Flávio Cadore
21/01/2010, 20:14
[QUOTE=Flávio Cadore;1075866]Se vc tiver o conta giro com shift ligth, QUOTE]
shift lite é o correto
cRiPpLe_rOoStEr
21/01/2010, 22:22
Se vc tiver o conta giro com shift ligth, motor de limpador de para brisa...comprei um relé 5 pinos e duas pecinhas de acelerador de mercedes, gastei uns 30 reais...claro que a minha mão de obra sai caríssimo...a válvula em si eu mesmo fiz no torno, um parafuso, um retalho de tubo e uma arruela grande. É isso.
se tu fosse fazer para vender, contando todas as peças (até o pedaço de tubo), quanto tu acha que ficaria um preço para venda?
(fora os impostos :parede::parede::parede: - ou se tiver paciência para fazer o cálculo e incluir o preço total ja dá para ter uma noção mais exata)
Flávio Cadore
21/01/2010, 22:39
se tu fosse fazer para vender, contando todas as peças (até o pedaço de tubo), quanto tu acha que ficaria um preço para venda?
(fora os impostos :parede::parede::parede: - ou se tiver paciência para fazer o cálculo e incluir o preço total ja dá para ter uma noção mais exata)
A intenção não é a venda, foi feita para a gaiola e não ficaria legal num carro de rua...
Este esquema é para quem gosta do "faça vc mesmo".
Renato Fraga
21/01/2010, 22:46
[QUOTE=Flávio Cadore;1075866]Se vc tiver o conta giro com shift ligth, QUOTE]
shift lite é o correto
Amigão, o correto é Shift Light mesmo...
Shift = mudança
Light = luz
Abraços
cRiPpLe_rOoStEr
21/01/2010, 23:08
não ficaria legal num carro de rua
será??? eu estava até pensando em usar em carros de rua (e num futuro baja que eu pretendo montar :dance::mrgreen::twisted:)
mas ja que tu não pretende fazer para vender, se me passasse o esquema de montagem e a relação completa de peças por e-mail ja seria uma mão...
Flávio Cadore
21/01/2010, 23:13
será??? eu estava até pensando em usar em carros de rua (e num futuro baja que eu pretendo montar :dance::mrgreen::twisted:)
mas ja que tu não pretende fazer para vender, se me passasse o esquema de montagem e a relação completa de peças por e-mail ja seria uma mão...
Vou preparar algo!
leobnaval
21/01/2010, 23:38
Poxa cripple o Flávio ja falou o que usou, como fez, postou fotos, vídeos e mesmo assim você não consegue copiar um sisteminha igual hehehehehehehehe
Eu gostei e muito do EXUP num tinha visto, achei sua idéia muito boa, só achei que poderia ser feito logo após do coletor e funcionar como um corpo de borboleta com acionamento progressivo assim teria melhor resposta e rendimento do motor.
Mas antes de mais nada você esta de parabéns pela inovação...
Abraços
cRiPpLe_rOoStEr
21/01/2010, 23:53
Poxa cripple o Flávio ja falou o que usou, como fez, postou fotos, vídeos e mesmo assim você não consegue copiar um sisteminha igual hehehehehehehehe
não é bem assim, ele não especificou quais eram as "duas pecinhas de acelerador de mercedes" nem o motor de limpador de parabrisa de qual carro era :odedo::odedo::odedo: fora isso, como é um sistema elétrico eu fico cabreiro com a questão do aterramento... ja pensou como fica se depois de mto trabalho ligar um fio errado e queimar tudo? :parede::parede::parede:
Eu gostei e muito do EXUP num tinha visto, achei sua idéia muito boa, só achei que poderia ser feito logo após do coletor e funcionar como um corpo de borboleta com acionamento progressivo assim teria melhor resposta e rendimento do motor.
eu estava pensando em fazer justamente logo depois do coletor... quanto a fazer o acionamento progressivo, será que um motor de vidro elétrico facilitaria o controle da progressividade do acionamento ou não tem nada a ver???:pensativo::pensativo::pensativo::pipoca:
leobnaval
22/01/2010, 00:06
eu estava pensando em fazer justamente logo depois do coletor... quanto a fazer o acionamento progressivo, será que um motor de vidro elétrico facilitaria o controle da progressividade do acionamento ou não tem nada a ver???:pensativo::pensativo::pensativo::pipoca:
A questão não é nem o motor ou o que vai acionar e sim como vai acionar progressivamente conforme a necessidade do motor.
Flávio Cadore
22/01/2010, 18:30
Controle progressivo, aí vcs já estão querendo demais.
leobnaval
22/01/2010, 18:38
Querendo de mais não querendo que o EXUP funcione com o proposito para o qual foi criado hehehehehe
http://www.youtube.com/watch?v=ZWU5tpeM4z4
amigo flavio, vc usa essa gaiola para trilhas? quantos mm ficou o entre eixo dela? 2400mm?
Flávio Cadore
23/01/2010, 23:33
amigo flavio, vc usa essa gaiola para trilhas? quantos mm ficou o entre eixo dela? 2400mm?
Sim, eu uso ela para trilha, ela foi pensada para subir morros apesar de ter vocação para pista.
A distância entre eixos é de 2400 mm mas se eu fosse fazer outra eu usaria 2500 mm porque teria mais espaço para instalar os pedais.
TONY BALA
29/01/2010, 14:23
Flavio to precisando do seu telefone para entrar em contato com vc
Flávio Cadore
29/01/2010, 17:14
Flavio to precisando do seu telefone para entrar em contato com vc
Meu e-mail cdrsus@uol.com.br
Muito bacana sua gaiola, parabéns.
Fugindo um pouco do assunto...
Sempre tive curiosidade do desempenho de uma gaiola com motor central. Vc pode relatar qual o comportamento dela no barro e atoleiros comparado a gaiolas/bajas com motor traseiro? Qual o comportamento dela em estradão de terra?
Eu vi vc falar que já quebrou a homocinetica. Achei estranho pq o cambio de santana tem homocinetica bem forte (O pessoal usa bastante em carros preparados).
Qual o tamanho do pneu que vc está usando? Sabe em qual angulo máximo está trabalhando está homocinetica?
Vlw.
Flávio Cadore
06/08/2010, 19:08
Muito bacana sua gaiola, parabéns.
Fugindo um pouco do assunto...
Sempre tive curiosidade do desempenho de uma gaiola com motor central. Vc pode relatar qual o comportamento dela no barro e atoleiros comparado a gaiolas/bajas com motor traseiro? Qual o comportamento dela em estradão de terra?
Eu vi vc falar que já quebrou a homocinetica. Achei estranho pq o cambio de santana tem homocinetica bem forte (O pessoal usa bastante em carros preparados).
Qual o tamanho do pneu que vc está usando? Sabe em qual angulo máximo está trabalhando está homocinetica?
Vlw.
A minha gaiola ainda não foi apresentada ao barro...no estradão é show, muito estável...já botei 95 km/h com 3 pneus cross ( 68 cm de diâmetro) e um pneu comum ( 55 cm de diâmetro) de carro e andou quietinha.
Eu estou com 2 pneus 185 R14 de Kombi recapados cross ( 68 cm na traseira) e 2 pneus 205 R14 cross ( 73 cm ) na frente.
O 205 R14 ficou muito longo para a traseira.
O meu câmbio de Santana é dos mais antigos que tem a mesma homocinética do Gol, eu quebrei a homocinética numa pista de veloterra de moto e as homocinéticas eram usadas.
Eu não posso comparar a minha gaiola com um Baja porque não tenho parâmetros para isto.
O ângulo é o usual do carros, estou pensando para mais adiante aumentar o ângulo em uns 10 graus.