Conectar

Ver Versão Completa : como montar a roda livre automatica de forma correta?

edwint
09/01/2010, 08:44
gostaria de saber, qual a forma correta de se montar a roda livre altomatica de forma correta? alguns disem que se deve montar sem graxa e com pouquinho de oleo, outros disem que deve encher de graxa.

alguem sabe se tem concerto quando começam a escapar? talvez um jg de roletes sob medida?:pensativo::pensativo:

edgar
09/01/2010, 10:02
Bom, eu não uso a automatica, mas tenho a velha desmontada na prateleira, olhando o seu funcionamento, vejo que ela só vai travar se a roda de uma pequena girada em falso para que os roletes fiquem em uma certa posição que trave o conjunto e permita transmitir tração naquela roda.

Assim, colocar graxa não vai dar muito certo, pois como a graxa é muito viscosa, os roletes não vão se movimentar com facilidade. Eu não usaria graxa nem oleo grosso. Talvez um oleo 20, aqueles de maquina de costura e daria especial atenção a vedação entrea a roda livre e o cubo, pois qualquer umidade pode fazer os roletes não destravarem o conjunto, bem como o uso de graxa, que impediria os roletes de voltarem a posição de repouso.

Roletes sob medida é um s@co....teriam que ser temperados e retificados para não ficarem agarrando em tudo e terem uma boa durabilidade, dai ja não deve compensar a reforma da roda livre.

Flaibam
09/01/2010, 21:56
Bom, eu não uso a automatica, mas tenho a velha desmontada na prateleira, olhando o seu funcionamento, vejo que ela só vai travar se a roda de uma pequena girada em falso para que os roletes fiquem em uma certa posição que trave o conjunto e permita transmitir tração naquela roda.

Assim, colocar graxa não vai dar muito certo, pois como a graxa é muito viscosa, os roletes não vão se movimentar com facilidade. Eu não usaria graxa nem oleo grosso. Talvez um oleo 20, aqueles de maquina de costura e daria especial atenção a vedação entrea a roda livre e o cubo, pois qualquer umidade pode fazer os roletes não destravarem o conjunto, bem como o uso de graxa, que impediria os roletes de voltarem a posição de repouso.

Roletes sob medida é um s@co....teriam que ser temperados e retificados para não ficarem agarrando em tudo e terem uma boa durabilidade, dai ja não deve compensar a reforma da roda livre.

Acho que o resumo é: se precisar, realmente, mude o sistema. Eu tive e não funcionou quando precisei. Se pegar água, patina, não dá certo. Mude o sistema e seja feliz!

Marcio Rossetto
10/01/2010, 12:39
Comprei essa semana uma roda livre manual do trator Gama 4x4 e vou substituir as automáticas .

Comprei a AVM manual e achei os modelos atuais fracas demais, não sei não se irão aguentar o tranco ....

No manual diz , não usar graxa de forma alguma na lubrificação .

A automática funciona da seguinte maneira. Quando vc engata o 4x4 , o eixo dianteiro gira . Isso faz com que o anel externo gire comprimindo as esfera por atrito. Há uma folga para isso. Se tiver graxa não há atrito entre a esfera e o anel. O problema é que esse anel gasta e asferas também.

edwint
11/01/2010, 08:45
Acho que o resumo é: se precisar, realmente, mude o sistema. Eu tive e não funcionou quando precisei. Se pegar água, patina, não dá certo. Mude o sistema e seja feliz!

ja utilizei as altomaticas, hj uso a manual. mas o conforto das manuais é o que mais me chamava a atenção...

Estou com um outro jeep em reforma, dai a intenção de ressuscitar as velhas e confortaveis rodas livre altomaticas..

Bercan
04/04/2011, 12:28
Desculpem-me por estar ressuscitando o tópico, mas preciso esclarecer uma duvida sobre a lubrificação da roda livre automática... pois bem, sei que em roda livre manual não se coloca muita graxa, e sim um pouco de óleo de motor ou pouca graxa senão ela costuma escapar.... mas e as automáticas???? aquelas originais(de roletes que saiu muito nas rurais e f75 AVM)!!! como lubrificar??? e a mesma regra das manuais... ou tem uma outra forma de se lubrificar??? no meu jeep tenho as AVM manuais... mas meu pai tem uma f75 e as roda livre não estão em perfeito funcionamento... como ele não faz trilha, quer manter as automáticas msm e me pediu pra dar uma olhada.... alguem ai sabem me informar como lubrifica-las para elas funcionarem no mínimo d vez em quando???? pq do jeito q ta não da.....

obrigado!

jairjr
04/04/2011, 14:23
o meu era roda presa... e eu não aguentava mais o barulho que a mesma fazia, parecia que tinha umas correntes soltas(rsrs). achei a oportunidade de trocar e colocar as automáticas... so que como comprei de 2º mão elas ja estavam gastas... o que fiz? levei num mecânico, amigo meu, e ele fez uma experiência que deu certo. primeiro colocou um pingo de solda onde estava gasto(a parte onde os roletes dão atrito) depois limamos ate ficar em nivel bom. e isso funciona ate hoje. a lubrificação ele colocou graxa mas não sei se é o certo. talvez um óleo de maquina seria melhor, mas enfim funciona ate hoje.
valeu

chinelao4x4
04/04/2011, 14:53
Desculpem-me por estar ressuscitando o tópico, mas preciso esclarecer uma duvida sobre a lubrificação da roda livre automática... pois bem, sei que em roda livre manual não se coloca muita graxa, e sim um pouco de óleo de motor ou pouca graxa senão ela costuma escapar.... mas e as automáticas???? aquelas originais(de roletes que saiu muito nas rurais e f75 AVM)!!! como lubrificar??? e a mesma regra das manuais... ou tem uma outra forma de se lubrificar??? no meu jeep tenho as AVM manuais... mas meu pai tem uma f75 e as roda livre não estão em perfeito funcionamento... como ele não faz trilha, quer manter as automáticas msm e me pediu pra dar uma olhada.... alguem ai sabem me informar como lubrifica-las para elas funcionarem no mínimo d vez em quando???? pq do jeito q ta não da.....

obrigado!

roda livre automática... em lama nota 2, no resto 0

caso vc realmente quer que ela funcione, fz aasim,

lave td, bem lavado e seco, verifique os aneis, uma parte é no casco, é de plastico onde se encaixa o outro, q parece papelão, com dentes que se casam no casco, vc vai ver que alguns dentes estão se desvazendo, tente arrumar com uma faca, deixa-los quadradinhu de novo, tanto o do casco como o outro , e antes de montar , vj qual a forma de eles no se casarem dará mais pega e monte assim, no maximo um po de grafite pra "lubrificar", e vede td com silicone. irá durar muito pouco tempo , por que :

aqueles dentes de "papelão" é o que faz td a força da tração dianteira, no forçar e ela escapar, " roça os dentes que vc deixou certinhu", desvazendo a pega novamente e a cada escapada fica mais fraco, o segredo é nao deixar ela rodar em falso, o que é impossivel , acho que se fosse de outro material ... ate duraria

as automaticas só servem se vc soldar td, colocar na caixa de ferramenta, um dia vc vai ter uma pra socorrer alguem na trilha:!:

Bercan
04/04/2011, 15:11
Valew galera pela dica.... desmontei as roda livre e vou dar uma geral nelas... ja falei com meu velho mas ele não quer trocar pelas manuais... fazer o q ????? vou tentar dar uma melhorada nelas... pegar tbm as q tirei do meu jeep que eram automáticas e tentar montar um par com as 4...

obrigado pelas dicas!

Christianoae
09/02/2016, 21:49
Alguém teria desenho ou foto da roda livre automática desmontada? Preciso ver se as minhas foram montadas corretamente.
Obrigado!

squinzani
10/02/2016, 09:02
Alguém teria desenho ou foto da roda livre automática desmontada? Preciso ver se as minhas foram montadas corretamente.
Obrigado!

acho que isso vai te ajudar.. :)

522163