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Ver Versão Completa : O que eu posso fazer por uma Hilux SW4 93?



atsf
09/01/2010, 03:57
Olá pessoal, essa é minha primeira msg e já chego perguntando..

surgiu a oportunidade de adquirir uma SW4 93 2.8D 196 mil Km, que pertence ao tio da minha esposa.
O carro tá parado na garagem desde de que ele comprou uma hilux atual...em 2008.

até onde eu sei o carro ficou parado por falta de uso mesmo. Não foi defeito.
Ele chegou até a garagem com as "próprias pernas". Aí, como ficou parado a bateria morreu. E foi ficando...

Eu não sei qual modelo/tipo/marca de bateria comprar.
a bateria original já foi há tempos e a que acabou deixou só o lugar...

E além disso, já me falaram que não basta colocar uma bateria, abastecer e sair andando. É preciso verificar o carro antes - só me resta saber o quê: óleos? filtros? lubrificação?

O radiador por exemplo, tirei a tampa e dentro tá só ferrugem.

Que problemas podem existir em função do carro ter ficado parado por tanto tempo? No manual, por exemplo, consta que a tração tem que ser usada constantemente.

Não vale um "faça-voce-mesmo"? Afinal o manual ilustra algumas manutenções que o usuário mesmo pode fazer. Queria poder fazer alguma coisa além de tirar as teias de aranha.

Ou é arriscado (para um novato)?

Esse é (potencialmente) o meu primeiro carro. A respeito das hilux dessa geração só encontro elogios. É só alegria mesmo? Ainda vale a pena em 2010?

Como não tenho mecânico de confiança fico com receio do cara chegar e começar a inventar defeito. Aliás, alguém aqui de Belém-PA tem um bom mecânico/oficina pra indicar?

Bem acho que é só isso. Que venham os sábios conselhos...

rafaelfernandez
09/01/2010, 09:30
Olá pessoal, essa é minha primeira msg e já chego perguntando..

surgiu a oportunidade de adquirir uma SW4 93 2.8D 196 mil Km, que pertence ao tio da minha esposa.
O carro tá parado na garagem desde de que ele comprou uma hilux atual...em 2008.

até onde eu sei o carro ficou parado por falta de uso mesmo. Não foi defeito.
Ele chegou até a garagem com as "próprias pernas". Aí, como ficou parado a bateria morreu. E foi ficando...

Eu não sei qual modelo/tipo/marca de bateria comprar.
a bateria original já foi há tempos e a que acabou deixou só o lugar...

E além disso, já me falaram que não basta colocar uma bateria, abastecer e sair andando. É preciso verificar o carro antes - só me resta saber o quê: óleos? filtros? lubrificação?

O radiador por exemplo, tirei a tampa e dentro tá só ferrugem.

Que problemas podem existir em função do carro ter ficado parado por tanto tempo? No manual, por exemplo, consta que a tração tem que ser usada constantemente.

Não vale um "faça-voce-mesmo"? Afinal o manual ilustra algumas manutenções que o usuário mesmo pode fazer. Queria poder fazer alguma coisa além de tirar as teias de aranha.

Ou é arriscado (para um novato)?

Esse é (potencialmente) o meu primeiro carro. A respeito das hilux dessa geração só encontro elogios. É só alegria mesmo? Ainda vale a pena em 2010?

Como não tenho mecânico de confiança fico com receio do cara chegar e começar a inventar defeito. Aliás, alguém aqui de Belém-PA tem um bom mecânico/oficina pra indicar?

Bem acho que é só isso. Que venham os sábios conselhos...

Fale amigo,

Bem vindo ao forum antes de mais nada.
Se quizer um mecanico de confiança e que entende de 4x4 pois tambem é jipeiro, me manda uma MP que te passo os contatos.
Quanto ao que tem que ser feito para religar o carro, eu nao sei. Mas esse mecanico pode te ajudar e o preço dele eu acho justo.

[]´s
Rafael

marko lata
22/11/2010, 19:39
:dance:boa noite amigo espero lhe ser util,com relação a sua duvida ,a bateria para o seu veiculo tem que ter no minimo 70 ah( amperes), com relação ao motor drene todo o combustivel velho limpe o tanque e coloque combustivel novo,troque os filtros de combustivel de oleo e de ar, (so filtros ,depois do viaduto da cidade nova)troque o oleo do motor, verifique o estado das correias se estiverem muito ressecadas e bom substituilas,drene a agua do radiador e coloque um produto para tirar a ferrugem (venda em lojas de auto peças)juntamente com agua limpa rode uma semana depois drene novamente a agua e coloque aditivo.parabens vc fez uma otima aquisição espero ter ajudado.

Dimasi
22/11/2010, 19:50
Bem vino e parabens.
Não sou especialista em Hilux, mas pelo que leio, essas ( japa) , são quase um tanque de guerra. Não quebram, é claro fazendo a manut preventiva.
Dê tb uma verificada nos pneus. Se ela não ficou sobre cavaletes, é provavel que tenham ficado "quadrados". Tb podem estar ressecados e com trincas.

Abs

atsf
22/11/2010, 20:32
Pessoal,

primeiramente obrigado a todos pelas dicas. Principalmente ao rafaelfernandez que me indicou o Ricardo que deu um grau na sw4.

Na verdade já estou rodando com o carro desde agosto :dance:. Troquei todos os fluidos, filtros e correias (essas, originais). Desde lá tive alguns problemas, as correias folgaram e novato que sou, não consegui identificar que eram a causa do ruído que ocorria quando ligava o ar ou esterçava toda a direção. Correias apertadas problema resolvido. Pelo menos em parte. A bateria é nova ( Heliar 75A, comprada em março), mas já fiquei de prego de bateria algumas vezes...Não sei se "cansou.. Suspeito do ar...enfim, to procurando um eletricista. Vou tentar um no próximo sábado.

Ah! Troquei os 4 pneus velhos (e carecas) 255 pelos de medidas originais 225. Fiquei na dúvida - $$$ - entre os BF Longtrail, mas optei pelos Michelin LTX M/S. O carro ficou MUITO melhor. As rpm passaram a subir BEM mais rápido. Aqui no forum o pessoal comenta que o carro fica menos imponente e etc..

Mas como dirijo 99% em asfalto, o que ganhei em aceleração e dirigibilidade foi como se tivesse colocado turbo (o meu carro é aspirado). :twisted:

fguerreiro
22/11/2010, 20:46
Esse carro q vc comprou é muito bom!
Poste umas fotos!
Abraço

atsf
22/11/2010, 22:05
Estava justamente preparando as fotos pra mandar. O próximo passo é fazer a pintura, que está judiada.

Luca
22/11/2010, 23:05
... O próximo passo é fazer a pintura, que está judiada.:stop::shock::putz::mad:
atsf,
Primeiramente, parabéns. Vc comprou o carro mais resistente, jamais produzido. Talvez um tanque alemão da 2a. Guerra fosse mais resistente.
1) Pare. Seu carro tá perfeiro. Ninguém vai fazer uma pintura melhor do que a que está nela. Deixe do jeito que está. Lembre-se, nada é tão bom quanto um original Toyota. Por mais velho que seja. O carro ou a peça. Isso vale também para a pintura. Ninguém vai colocar o verniz original Toyota. E pelas fotos que vc postou, tá tudo em ordem.
2) Seu carro tá acelerando muito, pois vc colocou um pneuzinho pequenino. Não se esqueça que ele ficou mais lerdo de velocidade final, quando for transitar em rodovias. Andar por longos períodos a mais de 3.500 rpm, reduz a vida útil do motor.
3) Não mexa na parte elétrica. A bateria correta de nossas possantes é de 95ah. Comprei há um mês, da mesma Heliar que vc. Volte e troque a batera. Você vai ver se o problema estará ou não resolvido.
[]´s

guilhermeabreu
23/11/2010, 00:19
:stop::shock::putz::mad:
atsf,
Primeiramente, parabéns. Vc comprou o carro mais resistente, jamais produzido. Talvez um tanque alemão da 2a. Guerra fosse mais resistente.
1) Pare. Seu carro tá perfeiro. Ninguém vai fazer uma pintura melhor do que a que está nela. Deixe do jeito que está. Lembre-se, nada é tão bom quanto um original Toyota. Por mais velho que seja. O carro ou a peça. Isso vale também para a pintura. Ninguém vai colocar o verniz original Toyota. E pelas fotos que vc postou, tá tudo em ordem.
2) Seu carro tá acelerando muito, pois vc colocou um pneuzinho pequenino. Não se esqueça que ele ficou mais lerdo de velocidade final, quando for transitar em rodovias. Andar por longos períodos a mais de 3.500 rpm, reduz a vida útil do motor.
3) Não mexa na parte elétrica. A bateria correta de nossas possantes é de 95ah. Comprei há um mês, da mesma Heliar que vc. Volte e troque a batera. Você vai ver se o problema estará ou não resolvido.
[]´s

ATSF

X2

O que o LUCA falou da pintura é a realidade , vc irá matar a sua SW4 com pintura nova , o alto valor que estes carros tem é em ter pintura ORIGINAL , NÃO FAÇA ESTE CRIME .

Seja muito bem vindo e parabens pela compra , a minha é exatamente igual a sua , inclusive na cor .

Dimasi
23/11/2010, 18:41
Mosca branca !!!! Pintar pra quê ? Como vc usa 99% no asfalto, seus pneus são mais do que adequados. Mas que com uns BF KM2 ia ficar bacana, isso ia :concordo:

Luca
23/11/2010, 22:12
... A bateria correta de nossas possantes é de 95ah. Comprei há um mês, da mesma Heliar que vc.
Corrigindo, a bateria Heliar é de 90 Ah, cujo código é HL90LE. Cabe certinho no espaço e é plug&play. Cheguei a usar as Delco Freedom de 75Ah. Passava um tempo e dava pau.
Depois que comprei as de 90Ah, nunca mais.
[]´s

luiz eduardosh
23/11/2010, 23:55
Só mais um para aumentar o coro :mrgreen:

"PelamordeDeus" não pinte nada !!!!

Mande dar uma revitalizada e pronto, isso se estiver muito fosca, o que não dá para ver nas fotos. A velha lixada com lixa 1200, massa e cera de boa qualidade fazem verdadeiros milagres na pintura cansada.

Para você ter uma idéia, a minha veio com uns riscos horríveis (motivo pelo qual o dono anterior vendeu) e eu ainda não tive coragem de mexer para não perder a originalidade, pois na loja deram uma maqueada com pincel (o que ficou feio de perto) mas eu estou deixando :mrgreen:

Agora é cuidar... boa sorte com essa relíquia...

Ezahn
24/11/2010, 10:27
Primeiramente parabéns. A minha é igualzinha tb, só que com BF 31-10.5-15 all terrian. Fica bom e eu uso no barro. A pintura da minha ta meio cansada tb mas nem pensar em pinta-la. Original é original, carro pintado é sinal de carro batido. Vou só arrumar uns riscos que estão com ferrugem. O que está mais feio na minha são as faixas mas acho que vou deixar assim mesmo, não estou achando novas para trocar e nem sei se compessa.
A bateria da minha é 95 amp e tá com 1 ano e 3 meses. Só descarregou quando deixei o carro sem ligar mais de 1 mês ou quando fiquei subindo o descendo vidros muito sem ligar o carro, estava arrumando o sistema.
Quanto à algum problema em ficar parado por 3 anos, o que penso:
- Algumas engrenagens de câmbio, diferencial e etc devem ter ficado com a parte que ficou para cima fora do óleo e isto pode ocasionar alguns pequenos pontos de ferrugem (isto é um palpite). Inclusive o fato de ter que usar o 4x4 todo mês deve ter a ver com isto, banhar as engrenagens no óleo. Se fosse eu, verificaria o nível dos óleos, rodaria uns 100km ou mais, inclusive com a tração ligada, e depois disto substituiria os óleos todos. Assim eu limparia as engrenagens e tiraria óleo sujo depois. Como já disse, tudo isto é um palpite.
Outra coisa MUITO IMPORTANTE é trocar a correia denteda e o rolamento esticador da correia. A correia vc disse que trocou, mas se não trocou o rolamento troque agora. Tem depoimento aqui no fórum de gente que só trocou a correia e o rolamento travou pouco depois fazendo perder o motor!!!
Outro item são os bicos de graxa, mas isto acredito que tenha engraxado.
Boa sorte com sua viatura.:palmas::palmas::palmas: