PDA

Ver Versão Completa : Ar condicionado do GV



Curumim
08/01/2010, 17:42
Olá, pessoall!


Bem, há algum tempo tenho tido um probleminha desconfortável com o ar condicionado do Tracajá (GV 98/99 1.6 16V auto): mesmo com o compressor ligado, ele não está gelando... :-(:-(:pensativo::pensativo:

Mandei para uma revisão básica (gás, limpeza, elétrica) e os mecas não identificaram nada.

Com o carro parado (e, novamente, mesmo com o compressor funcionando), ele não gela. E não adianta acelerar. Andando, ora gela, ora não.

O AC do Grand Vitara tem algum problema crônico? Alguém com experiência semelhante? Não estou querendo abrir o compressor só para dar uma olhada...

Agradeço a quem puder me iluminar. :-D


[]´s calorosos

Daniel Leão.

MRaizer
08/01/2010, 18:04
GV eu não sei. Mas tive uma experiência interessnte com um Vitara... Verifica se os contatos dos fusíveis não estão oxidados. Se ele não arma a ventoinha tem um sistema de proteção que não deixa o ar funcionar.

mauricioalan32
08/01/2010, 20:17
Deve estar faltando gás, tem um sensor de pressao localizado em cima do reservatorio (uma lata d aluminio) qndo esse sensor detecta falta de pressao o sistema nao aciona. Vai em uma casa especializada e pede para medirem a pressao com um manometro. Ja vi alguns casos assim e era esse o problema. Abrass

Ricardo Passoni
09/01/2010, 19:43
Vamos lá no topo daquele cilindro que vai a carga de gas, deve ter um visor transparente, se fizer bolhas qdo ligado o ar e que esta faltando gas, so carregar, normalmente os carros aumentam a refrigeração qto maior a rotação do motor, mas tem que esfriar em ponto morto sim( ai caimos no mesmo problema citado acima), em uma recarga de gas, tem que tirar todo o gas "antigo" , injetar oleo no sistema e depois sim fazer nova carga, se for o compressor pode estar acontecendo de ele estar "flutuando" alguns consertam , mas o mais prudente é colocar um novo
Abraços

Giovanni Morano
10/01/2010, 23:06
Olá, pessoall!


Bem, há algum tempo tenho tido um probleminha desconfortável com o ar condicionado do Tracajá (GV 98/99 1.6 16V auto): mesmo com o compressor ligado, ele não está gelando... :-(:-(:pensativo::pensativo:

Mandei para uma revisão básica (gás, limpeza, elétrica) e os mecas não identificaram nada.

Com o carro parado (e, novamente, mesmo com o compressor funcionando), ele não gela. E não adianta acelerar. Andando, ora gela, ora não.

O AC do Grand Vitara tem algum problema crônico? Alguém com experiência semelhante? Não estou querendo abrir o compressor só para dar uma olhada...

Agradeço a quem puder me iluminar. :-D


[]´s calorosos

Daniel Leão.

Quando comprei o meu GV tive o mesmo problema...troquei todos os fusiveis, e ficou zerado...

Marco-Maga
11/01/2010, 21:39
Curumim,

E ai ja sabe o que aconteceu?

Quando resolver o problema coloque aqui e se puder fotografe o conserto

Estamos esperando novidades....:concordo:


Abs.

Curumim
12/01/2010, 13:27
Curumim,

E ai ja sabe o que aconteceu?

Quando resolver o problema coloque aqui e se puder fotografe o conserto

Estamos esperando novidades....:concordo:


Abs.


Opa!

Estou acompanhando as dicas, mas ainda não poderei parar a viatura nesta semana. Na próxima, quando tiver as soluções (ou não...), voltarei a postar.

Enquanto isso, se alguém tiver mais alguma sugestão... :)

Curumim
25/01/2010, 11:46
Pessoall,


Finalmente, tive um tempinho para parar a viatura e verificar o ar condicionado.

Em duas oficinas, o diagnóstico foi problema no compressor, devido à variação na pressão. Segundo um dos mecânicos, um dos pistões do compressor deve estar danificado, já que o ar está gelando 50% do que deveria.

Descobri também que um dos proprietários anteriores trocou o original por um do Gol... :parede::parede::parede::evil:

Com isso, foi feita uma ligação direta no compressor: sempre que o botão do ar está apertado, ele liga automaticamente, ou seja, por mais que o motor necessite de potência, o compressor não é desligado.

Confesso que não tenho muita confiança em oficinas de ar condicionado: os caras testam de tudo e no final sempre condenam o compressor. Parece óbvio que, se o ar não gela, é porque o compressor tem problema, mas acho que não é bem assim.

De qualquer forma, estou me decidindo entre comprar um compressor novo do Gol (R$ 800,00 :putz:) ou um original (o que deve ser mais difícil; não tenho a mínima noção do preço :???:).

Sugestões? Algum help?

[]´s calorosos


Daniel Leão.

binhomoto
08/02/2010, 22:42
Tive um problema com as paletas internas do compressor e troquei por um de Gol g3 ou g4 não me lembro agora, so tive que ir numa pessoa pra fazer os suportes p/ adaptação e ficou 100% isso ja tem mais de um ano e gela horrores ate hj e detalhe pg na epoca somente R$ 400,00 nele ZERO ok.

Marco-Maga
08/02/2010, 22:47
Pessoall,


Finalmente, tive um tempinho para parar a viatura e verificar o ar condicionado.

Em duas oficinas, o diagnóstico foi problema no compressor, devido à variação na pressão. Segundo um dos mecânicos, um dos pistões do compressor deve estar danificado, já que o ar está gelando 50% do que deveria.

Descobri também que um dos proprietários anteriores trocou o original por um do Gol... :parede::parede::parede::evil:

Com isso, foi feita uma ligação direta no compressor: sempre que o botão do ar está apertado, ele liga automaticamente, ou seja, por mais que o motor necessite de potência, o compressor não é desligado.

Confesso que não tenho muita confiança em oficinas de ar condicionado: os caras testam de tudo e no final sempre condenam o compressor. Parece óbvio que, se o ar não gela, é porque o compressor tem problema, mas acho que não é bem assim.

De qualquer forma, estou me decidindo entre comprar um compressor novo do Gol (R$ 800,00 :putz:) ou um original (o que deve ser mais difícil; não tenho a mínima noção do preço :???:).

Sugestões? Algum help?

[]´s calorosos


Daniel Leão.

Curumim,

Liga pro Edvaldo ou Jonhy la na Suzucar, eles devem ter o original.

A Suzucar compra muitos carros de seguradora com PT.

www.suzucar.com.br (http://www.suzucar.com.br)

Boa sorte.

Abs.

rafafpg
05/05/2010, 21:04
Pessoal, aproveitando o tópico, estou com o seguinte problema no Ar condicionado do meu GV.

Ele gela 100%, é uma beleza... porém hoje ao trocar a correia principal do meu GV, com o capô aberto e o ar ligado para testar a mesma percebemos que por diversas vezes, constantemente o compressor arma e desarma, qdo arma a ventoinha entra no estágio + rápido, assim fica por menos de 1 minuto e desarma novamente, em 10 minutos +/- que testamos, ocorreram diversas vezes esse processo. O que não é normal.
O mexânico me mostrou também que aqueles dutos por onde passam o ar, que deveriam estar no mínimo "frios" estavam quentes, o que achei bem estranho. Se o ar passa por ali, dentro do carro o ar estava gelando normalmente, como os dutos de ar estavam quentes?
Eu irei sim passar em alguma oficina especializada e medir a pressão e tal.

Mas se possível gostaria de já ir com alguns indícios para não ser enrolado.

Alguém tem uma luz do que pode estar acontecendo ??? O Mexânico comentou que poderia ser pressão baixa.

Obrigado desde já.

Abraços !!!

Ricardo Passoni
05/05/2010, 21:23
Pessoal, aproveitando o tópico, estou com o seguinte problema no Ar condicionado do meu GV.

Ele gela 100%, é uma beleza... porém hoje ao trocar a correia principal do meu GV, com o capô aberto e o ar ligado para testar a mesma percebemos que por diversas vezes, constantemente o compressor arma e desarma(O compressor arma e desarma pq o termostato que esta internoconfere a temperatura , e aciona ou desliga o compressor pois não tem a necessidade de continuar comprimindo o gas), qdo arma a ventoinha entra no estágio + rápido,( essa ventoinha que entra no estagio rapido deve ser a ventoinha do condensador na frente do motor, cuja finalidade é efetuar a troca de calor, haja vista que a pressão aumenta) assim fica por menos de 1 minuto e desarma novamente( perfeito!), em 10 minutos +/- que testamos, ocorreram diversas vezes esse processo.( lembre-se da geladeira domestica, qdo abre a porta por um tempo maior do que o normal o compressor liga para recuperar a temperatura interna, portanto normal) O que não é normal.
O mexânico me mostrou também que aqueles dutos por onde passam o ar, que deveriam estar no mínimo "frios"( qual duto , da frente de tras , dentro do carro??) estavam quentes, o que achei bem estranho. Se o ar passa por ali, dentro do carro o ar estava gelando normalmente, como os dutos de ar estavam quentes? ( o retorno tem uma temperatura de 2ºC a 3ºC maior que a do habitáculo)
Eu irei sim passar em alguma oficina especializada e medir a pressão( Ok) e tal.

Mas se possível gostaria de já ir com alguns indícios para não ser enrolado.
Em time que esta vencendo não se mexe.A correia so serve como meio de transferencia de força do girabrequim, para a polia magnetica que aciona o compressor ligando ou desligando tbem em função de temperatura e/ou rotação, a luz esta no fim do tunel rs:mrgreen:
Alguém tem uma luz do que pode estar acontecendo ??? O Mexânico comentou que poderia ser pressão baixa. ( pessoal dele???)

Obrigado desde já.

Abraços !!!

Rafa escrevi nas entrelinhas / parenteses as respostas meu pai que é eng de refrigeração e A/C deu a dica
Abraços

Ricardo Passoni
05/05/2010, 22:20
Rafa da uma lida neste blog !
Abraços


http://autoservico.blogspot.com/search/label/Ar%20Condicionado

trilha doida
06/05/2010, 03:53
pelo q sei é normal os tubos esquentarem...

o gelar mesmo, só acontece dentro do evaporador que esta cituado dentro do painel...e todo resto do sistema esquenta mesmo...+ a um limite...

enfim se ta gelando...ok!
=======================
TRILHADOIDA
side5p,2+2=31+AP1.8,enconstrução

Curumim
06/05/2010, 09:14
Se os tubos estão dentro do cofre do motor, não devem esquentar mesmo? :pensativo:

Ricardo Passoni
06/05/2010, 15:43
Vamos lá , trata-se de um fenomeno fisico quimico denominado descontrole de entropia hiperbarica , o que de fato acontece , o calor do sol gerado pelas explosões cria um campo eletorstatico que influencia diretamente na camada de ozonio, ora vejam , como a superficie da terra tem 2/3 de agua , o calor refletido nas calotas polares , faz com que ondas eletroforeticas caminhem pelo centro da terra , emanando em determinadas situações nos pontos situados a oeste de Greenwich fontes de calor que são irradiadas pelos poros (buracos ) existentes na camada da Terra fazendo com que o habitaculo do motor dos veiculos movidos a combustivel fossil se aqueçam ocorrendo por transferencia de isotopos , o que faz aumentar a temperatura dos tubos do fluido ( gas refrigerante ) .
Obrigado

nanito
06/05/2010, 16:04
Pessoal, aproveitando o tópico, estou com o seguinte problema no Ar condicionado do meu GV.

Ele gela 100%, é uma beleza... porém hoje ao trocar a correia principal do meu GV, com o capô aberto e o ar ligado para testar a mesma percebemos que por diversas vezes, constantemente o compressor arma e desarma, qdo arma a ventoinha entra no estágio + rápido, assim fica por menos de 1 minuto e desarma novamente, em 10 minutos +/- que testamos, ocorreram diversas vezes esse processo. O que não é normal.
O mexânico me mostrou também que aqueles dutos por onde passam o ar, que deveriam estar no mínimo "frios" estavam quentes, o que achei bem estranho. Se o ar passa por ali, dentro do carro o ar estava gelando normalmente, como os dutos de ar estavam quentes?
Eu irei sim passar em alguma oficina especializada e medir a pressão e tal.

Mas se possível gostaria de já ir com alguns indícios para não ser enrolado.

Alguém tem uma luz do que pode estar acontecendo ??? O Mexânico comentou que poderia ser pressão baixa.

Obrigado desde já.

Abraços !!!
Mas que barbaridade, quanta asneira num tópico.

Bem amigo, vou tentar te ajudar, pois comigo já aconteceu esse problema de armar e desarmar a polia. O que eu fiz foi renovar o gás e dar uma geral na fiação do compressor, e só. Nunca mais deu problema de armar e desarmar a polia.

Abraço!

Ricardo Passoni
06/05/2010, 16:07
Rafa como tinha te dito passa hj la no Paca que verremos o que esta acontecendo e esqueça do topico aqui!
Abraços

rafafpg
07/05/2010, 19:47
Rafa como tinha te dito passa hj la no Paca que verremos o que esta acontecendo e esqueça do topico aqui!
Abraços
Fala Ricardo,

Cara, trabalhei até 21:30hs ontem, sai de lá quebrado, semana de implantação é sempre correria... acabou nem dando pra passar no Paca.

Mas vou dar um jeito semana que vem de dar uma chegada lá.

Abraços e valeu !!!