Ver Versão Completa : Ar condicionado vs. Turbo
Boa noite a todos,
Estou com uma dúvida que preciso compartilhar com todos vocês. Muitos já devem ter se visto na mesma situação.
Segui hoje com meu primeiro passo para a instalação de um ar condicionado em minha Toyota Bandeirante 89 - motor 314 (608D).
Fui até um especialista indicado: Um compressor pequeno como de um carro mil ocuparia o espaço do alternador e o alternador iria para cima... tudo simples!! Exceto pelo fato de que o turbo - já instalado na bandeirante - atrapalha o espaço para o ar condicionado. Teoricamente eu teria que alterar alguma coisa na instalação no turbo para caber o ar...
Acontece que o turbo está instalado direitinho... já conferi com mecanicos que atestaram que o turbo está instalado perfeito como manda o figurino... como estaria original para um mercedinho 608.
Devo mexer mesmo no turbo, como colocar um prolongador na flange da tubagem, ou devo pesquisar mais para instalar o ar de outra maneira??
O problema é que o ar precisa estar alinhado com as correias, né... não há muita opção de lugar...
Alguém tem alguma dica??? Obrigado...
Daniel Gomes
07/01/2010, 22:26
amigo da para instalar sim e sem mexer muito,segue em anexo a foto da minha se precisar de mais detalhes é só falar, a minha é turbo intercooler e com ar ...
amigo da para instalar sim e sem mexer muito,segue em anexo a foto da minha se precisar de mais detalhes é só falar, a minha é turbo intercooler e com ar ...
Amigo... obrigado por sua resposta e atenção.
há muitas maneiras de se instalar...
Percebo que há algumas diferenças entre a que recebi como proposta e a sua.
Em sua bandeirante o compressor ficou acima do alternador... presumo que o alternador tenha ficado em sua posição original... realmente não sei qual vantagem há nas duas maneiras. O que me sugeriram foi que o alternador viesse pra cima onde no seu caso está o compressor. O compressor ficaria no lugar do alternador. Manutenção, talvéz?? menor percurso para as mangueiras??? Não sei qual a causa.
Mas o que mais me chamou à atenção foi o fato de que seu turbo está invertido em relação ao meu. No seu caso, a descarga de gas sai pra frente, tem que fazer a volta muito perto do compressor e depois desce para voltar ao curso original ao escape... é outra maneira...
Hoje discuti com um mecânico de caminhões que diz que não é a melhor maneira...
Realmente, não sei quais vantagens há em ambos os sistemas... com certeza, o que se ganha em uma, perde-se noutra... e vice-versa.
Gostaria de saber qual o modo mais indicado para instalação do ar para motor 314 e, no caso de já haver um turbo instalado, qual deve ser a alteração no sistema...
Amanhã eu pretendo postar uma foto do sistema... quem sabe, assim possa ilustrar melhor o fato e facilitar as discussões...
De qualquer forma, agradeço-o muito por se manifestar... inclusive mostrando que não existe apenas a instalação do ar no lado do passageiro, ao lado da bomba diesel como alguns pregam.
Grande abraço...
Aguardo por mais sugestões...
Guiga Tostes
08/01/2010, 11:41
Ola Carlos, tudo bem!?
Como existem diversas instalcoes(tubagens) de turbo diferentes, seria interessante postar fotos do seu motor para que possam surgir sugestoes mais precisas para sua necessidade.
Na minha Band OM314 turbo intercooler tenho o mesmo problema de espaco que vc e diferente da Band do Daniel a minha turbina esta posicionada com a saida do escape no sentido do painel corta fogo, acredito que na mesma posicao que a sua turbina. Porem, a minha tubulacao e curvas tomam o espaco proximo ao alternador e a unica opcao que resta seria instalar do lado oposto(esquerdo), proximo da bomba da DH...
Segue fotos:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKkZBNfRtguVn4sB4O-PYqYzh19N8g-hsn5wmSb9QQ8MH3Sk2f-mF4XO8-qY0Llroiji0BNK8PJscZmuESHKmNwAm1T1UMPQtbbxFzoTn5cd axYOk6khtDZG.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAMhowX-d9XtwfmlDslHS5GnMfSr__wORjwO4cEEbmYCLw6ObzK2krBI7a R17FLzJqgW33j9BReMNjty0IUrEW5MAm1T1UEqr-SHksYEd1lThR_TJWTNW7UDs.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPltLFEnR5W8jmP2HMLR8UJHVrciJtj7NPeY2hYU_E2Hnr 5cQKKHkFg9kzau3m9YzVfhNHCD71swVq5_WnJDQ1YAm1T1UAIt Rtja5zLuOb_B6KyQ71RZKEtI.jpg
Abrs
Pessoal...
Seguindo com o assunto postado...
Seguem algumas fotos do cofre do motor da minha band pra entender melhor qual a configuração e os espaços... Agradeço muito a todos que colaboraram até aqui e peço que os demais que teem experiencias parecidas me contem o que fizeram... se alguém de Campinas e região tem alguém para indicar, seja para mexer com o Turbo, seja para instalar o Ar condicionado...
Para o caso do motor 314... ainda imagino que o melhor lado para instalar o compressor deva ser o lado do alternador mesmo... tenho muitos amigos que instalaram em suas bands e ficaram satisfeitos.. mas eles não tinham o turbo para atrapalhar o espaço... então... a duvida continua... enfatizando que a saída dos gazes de escape do turbo na minha band fica voltado para a parede corta fogo, então o caracol da turbina fica voltado para o lado do alternador. Isso realmente diminui o espaço... mas parece que é o jeito correto de instalar um turbo (conversei com alguns mecanicos de caminhões).
Se alguém tiver mais opiniões...
Abraços
Olá guiga...
Não aparecem os links para as suas fotos na mensagem... será alguma diferença de configuração??
Não veio nada...
Ola Carlos, tudo bem!?
Como existem diversas instalcoes(tubagens) de turbo diferentes, seria interessante postar fotos do seu motor para que possam surgir sugestoes mais precisas para sua necessidade.
Na minha Band OM314 turbo intercooler tenho o mesmo problema de espaco que vc e diferente da Band do Daniel a minha turbina esta posicionada com a saida do escape no sentido do painel corta fogo, acredito que na mesma posicao que a sua turbina. Porem, a minha tubulacao e curvas tomam o espaco proximo ao alternador e a unica opcao que resta seria instalar do lado oposto(esquerdo), proximo da bomba da DH...
Segue fotos:
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKkZBNfRtguVn4sB4O-PYqYzh19N8g-hsn5wmSb9QQ8MH3Sk2f-mF4XO8-qY0Llroiji0BNK8PJscZmuESHKmNwAm1T1UMPQtbbxFzoTn5cd axYOk6khtDZG.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAMhowX-d9XtwfmlDslHS5GnMfSr__wORjwO4cEEbmYCLw6ObzK2krBI7a R17FLzJqgW33j9BReMNjty0IUrEW5MAm1T1UEqr-SHksYEd1lThR_TJWTNW7UDs.jpg
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAPltLFEnR5W8jmP2HMLR8UJHVrciJtj7NPeY2hYU_E2Hnr 5cQKKHkFg9kzau3m9YzVfhNHCD71swVq5_WnJDQ1YAm1T1UAIt Rtja5zLuOb_B6KyQ71RZKEtI.jpg
Abrs
Guiga Tostes
09/01/2010, 00:37
Olá Carlos,
acho que em alguns navegadores ou versões as fotos não estão abrindo...segue novamente, agora anexado.
Aproveita para dar uma olhada neste tópico tb que tem muita coisa boa e várias fotos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=64701&page=8
Abrs
Bom dia Guiga...
Você deve ter problemas para trocar o filtro de ar, não?
A tampa ficou para trás... tem que desmontar a caixa toda pra trocar ou há um truque???
Eu vi as fotos do Cristiano no link que vc enviou... tem tanta coisa lá que ficou difícil identificar onde está o compressor... mas me pareceu que está junto do alternador...
Abraços
Guiga Tostes
09/01/2010, 12:04
Bom dia Guiga...
Você deve ter problemas para trocar o filtro de ar, não?
A tampa ficou para trás... tem que desmontar a caixa toda pra trocar ou há um truque???
Eu vi as fotos do Cristiano no link que vc enviou... tem tanta coisa lá que ficou difícil identificar onde está o compressor... mas me pareceu que está junto do alternador...
Abraços
Fala Carlos,
a opção do filtro virado para trás ficou por conta das curvas, saida do snorkel e menos junções que optamos na montagem. Para trocar o elemento é preciso soltar dois parafusos na parte superior para movimentar a caixa, mas é coisa rápida.
Na montagem do Cristiano o compressor esta próxmo ao alternador.
Vou acompanhar de perto a sua pesquisa e solução, te ajudando no que puder...psra depois poder adequar na minha...mas o a/c por enquanto está lá embaixo na minha lista de prioridades...mas chego lá!
Abrs
bandoleiro
10/01/2010, 23:59
originalmente coloquei o compressor (ou melhor colocaram) do ar em cima do alternador. Ficou uma droga, não tinha espaço para nada ali. Nessa época ainda não utilizava turbina. Devido a alguns problemas com o alternador original de 35A que não dava conta de toda a parte elétrica do carro, me ví obrigado a substituir o mesmo e aí começou meus problemas. Parte do suporte do compressor era apoiado no suporte do alternador. Foi quando decidi passar o compressor para o lado direito, em um suporte fixado no bloco do motor e no coxim de fixaçao do motor. Na bomba da DH foi colocado uma polia dupla e estava resolvido o problema. Esse suporte e sua instalação foi todo feito por mim, pois cansei de ouvir que assim não dava, que não funcionaria direito etc,etc. Está desta forma há 2 anos e nunca deu nenhum problema, além é claro esticar correia de vez em quando, o que é super fácil.
Vou tirar umas fotos e posto mais adiante. Abraços.
Guiga Tostes
11/01/2010, 03:22
originalmente coloquei o compressor (ou melhor colocaram) do ar em cima do alternador. Ficou uma droga, não tinha espaço para nada ali. Nessa época ainda não utilizava turbina. Devido a alguns problemas com o alternador original de 35A que não dava conta de toda a parte elétrica do carro, me ví obrigado a substituir o mesmo e aí começou meus problemas. Parte do suporte do compressor era apoiado no suporte do alternador. Foi quando decidi passar o compressor para o lado direito, em um suporte fixado no bloco do motor e no coxim de fixaçao do motor. Na bomba da DH foi colocado uma polia dupla e estava resolvido o problema. Esse suporte e sua instalação foi todo feito por mim, pois cansei de ouvir que assim não dava, que não funcionaria direito etc,etc. Está desta forma há 2 anos e nunca deu nenhum problema, além é claro esticar correia de vez em quando, o que é super fácil.
Vou tirar umas fotos e posto mais adiante. Abraços.
Boa!!!:palmas: Era dessa experiencia que eu precisava!!!
Se puder posta a ficha técnica do seu A/C(compressor/condensador/caixa evaporadora etc...):concordo:
Abrs no aguardo das fotos!
Julio Militão
11/01/2010, 23:05
Meus Caros,
Na minha, com OM314, fiz um suporte único para a bomba hidráulica e o compressor do AC, do lado oposto à turbina e alternador.
Abraços
Guiga Tostes
12/01/2010, 21:41
Meus Caros,
Na minha, com OM314, fiz um suporte único para a bomba hidráulica e o compressor do AC, do lado oposto à turbina e alternador.
Abraços
Fala Julião! Posta umas fotos da sua solução!:concordo:
Abrs
bandoleiro
12/01/2010, 22:19
não esqueci das fotos, só estou em um período de correria. essa semana providencio.
Julio Militão
12/01/2010, 22:30
Fala Julião! Posta umas fotos da sua solução!:concordo:
Abrs
Oi Guiga,
No momento só tenho esta foto, só da pra ver a parte de cima do suporte, amanhã tiro uma do suporte inteiro, visto que minha máquina está completamente desmontada.
Abraço a todos.
não esqueci das fotos, só estou em um período de correria. essa semana providencio.
Olá Bandoleiro... A sua solução parece ser top de linha, hein...
Tem como enviar as fotos pra gente compartilhar desta informação valiosa?
Abraços
Boa!!!:palmas: Era dessa experiencia que eu precisava!!!
Se puder posta a ficha técnica do seu A/C(compressor/condensador/caixa evaporadora etc...):concordo:
Abrs no aguardo das fotos!
Também sigo no aguardo de mais informações...
Parece ser a solução...
fabiano soriano
22/01/2010, 19:11
Fala pessoal, é o seguinte, também comecei a instalação do sistema de ar condicionado na minha band curta 90 (direção original, turbo intercooler). E tenho umas fotos de outra band com o compressor do lado do alternador, só que, o compressor ficou em baixo e o alternador que mudou de posição e subiu. segue as fotos.
fabiano soriano
22/01/2010, 19:23
Bom e eu já comprei o compressor denso 6p, comprei a polia para ser montada na hélice do ventilador e vou deixar a band em um mecânico que conheço e que já fez boas adaptações em outros carros e gosta desse tipo de trabalho. A minha idéia e fazer igual a band das fotos que enviei "alternador em cima compressor em baixo". Minha dúvida é a seguinte:
Como tenho a direção hidráulica original, já existem 3 canais no eixo da hélice do radiador, eu posso colocar a 4ª polia nessa hélice? Pois comprei a polia da metalmoro. Estou anexando as fotos de como está agora, sem a 4ª polia e fotos da polia.
estyvybeykr
22/01/2010, 19:34
Fabiano se não me falha a memôria, o motor MB 366 vem com essa polia de 04 vias , exatamente para tocar o compressor de ar comprimido. Mas como vc já comprou essa da metalmoro.
fabiano soriano
22/01/2010, 20:21
Então......dessa eu não sabia.....talvez tenha ficado mais caro do que comprar essa polia de 4 canais....:parede: Bom, mais gostaria de saber se alguém já viu e ou utiliza dessa maneira, com 4 canais no eixo da hélice (2 alternador e virabrequim 1 bomba direção e 1 compressor ar cond.)
Há....também encomendei uma hélice de 10 pás de plástico dos caminhões 708 que utilizam o mesmo motor da minha band 314/s, para melhorar a troca de ar, pois agora terei mais um radiador atrapalhando a passagem de ar para o radiador do motor.
Então......dessa eu não sabia.....talvez tenha ficado mais caro do que comprar essa polia de 4 canais....:parede: Bom, mais gostaria de saber se alguém já viu e ou utiliza dessa maneira, com 4 canais no eixo da hélice (2 alternador e virabrequim 1 bomba direção e 1 compressor ar cond.)
Há....também encomendei uma hélice de 10 pás de plástico dos caminhões 708 que utilizam o mesmo motor da minha band 314/s, para melhorar a troca de ar, pois agora terei mais um radiador atrapalhando a passagem de ar para o radiador do motor.
Então, pessoal...
Essa é a forma como o mecanico quer montar na minha band o ar condicionado.
Quer trocar de posição o alternador (vir pra cima) e o compressor embaixo. acontece que ele não usa a polia da bomba d'água (a da hélice) mas sim do virabrequim... ele diz que as polias de bomba dagua ou direção hidráulica (onde ligam as pessoas que utilizam o lado do carona para o compressor) não teem força suficiente para girar o compressor que é bem pesado, fica fraco.. xoxo... e agora???
fabiano soriano
23/01/2010, 14:18
Então Carlos, com a polia pra rodar o compressor no virabrequim, eu já vi, inclusive essas fotos que postei são dessa maneira, agora com 4 canais no eixo do ventilador que é a minha dúvida......eu pelo menos......nunca vi.:-?
amigo da para instalar sim e sem mexer muito,segue em anexo a foto da minha se precisar de mais detalhes é só falar, a minha é turbo intercooler e com ar ...
Olá Daniel Gomes, como vai?
Poderia me dizer onde está ligada a correia do compressor no seu caso???
até...
Pessoal... lembrando que a dúvida com o melhor lugar para instalar o compressor de ar em bandeirante com turbo é para o caso do motor 314... ou seja motor do mercedes 608D (no meu caso)...
Claro que para o motor 364 o lugar apropriado é o lado do carona mesmo, certo? Já que não tem o filtro de ar lá para incomodar, como no meu caso que tem o ar do lado do carona restringindo também aquele lado (motor 314)
abraços
fabiano soriano
30/01/2010, 00:13
Devido a polia da Metalmoro que adquiri servir somente para montagem no eixo da hélice, tive que alterar o posicionamento que havia planejado do compressor em baixo do alternador. Agora terei que deixar compressor em cima e alternador na posição original.
Abaixo tem as fotos de como ficaria o posicionamento e a falta de espaço para esticar as correias do compressor.
fabiano soriano
30/01/2010, 00:22
Segue uma foto do conjunto de polias (4) 2 da bomba d'agua e alternador, 1 da direção hidráulica (lado passageiro) e a nova polia para o compressor (lado motorista).
Ahh,....também a hélice de 10 pás (OM-366), já montada e cortada em 1,8cm aproximadamente
O Suporte para o compressor ainda está em estudo.:pipoca:
Fabiano
Vi q vc colocou o compressor de ar condicionado no local do alternador e subiu o alternador ...
Como vc fez esse suporte do alternador e precisou fazer alguma modificação no suporte do alternador do motor ?
PS: Polia de 4 vias do ventilador é do motor OM366 , e tenho uma na minha band.
Valeu
cristiano
05/02/2010, 10:57
Pessoal,
O link que o Guiga postou mostra as fotos do meu motor.
Coube tudo certinho sem pegar em nada, inclusive meu alternador é o de 120amp do Vectra que comprei novo, porque segundo meu amperimetro, o alternador antigo de 55A não carregava completamente a bateria a cada parada com o ar condicionado ligado direto.
Eu acho que como minha Bandeirante é curta o compressor do Uno dá conta do recado direitinho. Mas confesso que antes de descobrir a hélice de 10 pás, devido ao motor trabalhar mais quente, isso influenciava na temperatura do ar condicionado, mas depois da hélice instalada ele ficou ÓTIMO!
Não posso falar que o compressor do mesmo lado da turbina não prejudica, porque não existe nenhuma Bandeirante igual. Mas a questão é que eu tive muito cuidado com a distância do compressor e a saída da turbina, mas por precaução envolvi o cano com um material isolante. Resultado da eficiência atual do ar condicionado!
O filtro de ar ficou do lado da bomba injetora, juntamente com a caixa da DH. Mas eu ainda não resolvi a instalação do snorkel, já que o marcador de poeira existente no filtro do 364 é melhor acessado quando virado para cima, o dreno para baixo, e o bocal não ficou numa posicao muito boa para o snorkel. Mas eu estou pensando em levar o filtro para o meu funileiro e mudar a posicao do bocal.
O que seria de mim sem essas adaptações!!
fabiano soriano
05/02/2010, 12:56
Fabiano
Vi q vc colocou o compressor de ar condicionado no local do alternador e subiu o alternador ...
Como vc fez esse suporte do alternador e precisou fazer alguma modificação no suporte do alternador do motor ?
PS: Polia de 4 vias do ventilador é do motor OM366 , e tenho uma na minha band.
Valeu
Então, o mecânico fez um suporte para o alternador na parte superior e utilizou o mesmo suporte do alternador original para o compressor na parte de baixo, porém não tivemos muito exito, devido a polia que vai girar o compressor ficar no eixo da hélice e não no eixo de força (virabrequim).
Posta umas fotos do seu motor com a polia de 4 canais para gente ver.:cool:
Demorou mas consegui tirar umas fotos
fabiano soriano
20/03/2010, 15:11
Galera, segue o final do "parto" que foi a instalação e fabricação do suporte do compressor....pra quem fez até aqui, o resto (condensador, evaporador, filtro e mangueiras) é uma bába.
Teve a fabricação do suporte, depois vieram as alterações de tubulação de escape e de admissão de ar do turbo, depois ajuste com a correia correta que ficasse bem esticada, fixar tudo, ligar o motor pra ver a tremedeira e como iria se portar o conjunto, tentar imaginar possíveis problemas, como fadiga de esticador (material fraco) e desgaste de correias, etc,etc. foi foca pra karaio.
Mas acho que ficou rasoável, agora é só instalar o resto:dance:
Julio Militão
20/03/2010, 18:04
Galera, segue o final do "parto" que foi a instalação e fabricação do suporte do compressor....pra quem fez até aqui, o resto (condensador, evaporador, filtro e mangueiras) é uma bába.
Teve a fabricação do suporte, depois vieram as alterações de tubulação de escape e de admissão de ar do turbo, depois ajuste com a correia correta que ficasse bem esticada, fixar tudo, ligar o motor pra ver a tremedeira e como iria se portar o conjunto, tentar imaginar possíveis problemas, como fadiga de esticador (material fraco) e desgaste de correias, etc,etc. foi foca pra karaio.
Mas acho que ficou rasoável, agora é só instalar o resto:dance:
Parabens,
Gostei, da adaptação! Só para esclarecer:
Quais os pontos de fixação? Incluem o suporte do motor?
Obrigado e, mais uma vez parabens!
fabiano soriano
20/03/2010, 19:48
Parabens,
Gostei, da adaptação! Só para esclarecer:
Quais os pontos de fixação? Incluem o suporte do motor?
Obrigado e, mais uma vez parabens!
E aí Julio, então, os pontos de fixação são todos no bloco do motor (treme tudo junto) sem nenhuma fixação no suporte do motor...são 4 pontos de fixação. próximos a bomba d'agua e lateral do bloco.
Abraço
fabiano soriano
20/03/2010, 19:55
Mais algumas fotos do compressor instalado.
Julio Militão
20/03/2010, 21:04
E aí Julio, então, os pontos de fixação são todos no bloco do motor (treme tudo junto) sem nenhuma fixação no suporte do motor...são 4 pontos de fixação. próximos a bomba d'agua e lateral do bloco.
Abraço
Obrigado pela pronta resposta, pensei, pela posição bem afastada do motor,que tinhas fixado no coxim.
Abs
fabiano soriano
31/03/2010, 23:53
Obrigado pela pronta resposta, pensei, pela posição bem afastada do motor,que tinhas fixado no coxim.
Abs
Então Julio, essa vai ser a prova de fogo, fiz o suporte muito reforçado, justamente devido a distância do motor (alavanca) e a tremedeira que o motor proporciona.
Ainda não coloquei o resto do sistema do a/c, porém está tudo rodando com as correias bem esticadas, mas estou checando todo dia pra ver se não aparecem folgas, trincas, parafusos soltos, etc.
O Kako (cara que bolou o suporte) tem uma preocupação no que pode vir a fod3r no futuro e tenta evitar isso reforçando ao máximo, gostei do trabalho que ele fez.
Abraço:concordo:
fabiano soriano
12/09/2010, 19:06
Só pra constar no tópico o histórico até o momento:
Se passaram 6 meses da instalação do suporte e do compressor girando e vibrando junto com o 314/S e está indo muito bem, mantendo a tensão da correia, não empenou e nem quebrou nada.
E a band é meu carro do dia-a-dia, rodo 30km todos os dias (quando estou no Brasil) entre estrada e cidade, nota 10 por enquanto.
Carlos, assim eu estiver por aí nos falamos pra vc dar uma olhada como ficou, blz?
Abraço
Fernando51
24/07/2020, 21:55
Não é meu, infelizmente.
Será que os suportes ficam operacionais pra adicionar um turbo sem intercooler?
Cadê o filtro de ar?
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