PDA

Ver Versão Completa : RANGER 2,8 4x4 com vazamento na saída pro escape



emerson_dickel
31/01/2005, 13:39
Boa Tarde pessoal

Gostaria de ver caso alguém pode me dar uma luz, estou com a minha Ranger ali da assinatura com um vazamento na saida do motor que vai pro escapamento, a caminhonete tah com 150000 KM rodados mas não apresenta perda de potência nem abaixa o nivel do óleo, apesar do vazamento, o engraçado que o coletor (acho que eh assim que se chama), tem 4 saídas né ?? uma para cada pistão, e soh tah vazando num do canto, ou seja numa saida.

Caso alguem poderia me ajudar, pois pela KM um motor desses não era pra apresentar problemas, e o vazamento não dá mudança no nível do oléo que confiro toda manhã com a caminhonete fria parada na garagem.

Saudações

cristiano
31/01/2005, 13:57
entre o coletor de escapamento e o cabeçote tem uma junta, acredito que a solução seja a troca dela...

emerson_dickel
31/01/2005, 18:38
Mas será que pode ser problema no motor ???

Acontece que na minha cidade soh tem 2 mecanicos "experientes" em motores desse tipo, e ambos disseram que tem que abrir o

motor :(, mas isso eh claro que como eh a profissão deles eles vão maximizar o problema.

EX. Um amigo com uma F-250 levou nesses 2 mecanicos e ambos deles disseram que tinha que abrir o motor dele, dai ele não deu

ouvidos rodou mais 50 mil KM e dai mandou pra retifica, isso que não estourou nem nada ele achou que agora sim era hora.

Dai fico com medo de entrar numa roubada, de abrir o motor e gastar um monte pra depois poder ter rodado mais 1 ano com ele.

Pois ele apesar do vazamento ser minimo, não consome óleo, nem esquenta mais que o normal nem perdeu potencia.

O resto dos mecanicos que não são especializados em motores "pequenos" soh trabalham com a linha Mercedes, Volvo e Scania,

olharam e disseram que o motor ia longe ainda :) acontece que estou na dúvida caio na picaretagem dos caras que entendem mas

talvez soh querem me lograr ou ouço os que tambem trabalham com motor diesel, no entanto soh motores maiores ???


PS - A Agencia da Ford disse que o motor tava legal que aguentava muita KM ainda, segundo eles um motor desses aguenta 300 K

será que confere ??? Só não acredito na agencia pois a caminhonete era de um comparsa deles, dai pra eles eh como se fosse

nova, por causa da "amizade" deles.

O que vcs acham ???

Walter L. L. Casitta
31/01/2005, 19:28
Emerson,
Esse óleo que ta aparecendo por ali, não deve ta saindo do coletor do escapamento. Acho que não tem nada a ver.
Deve ta saindo em outro lugar e ta escorrendo por ali. Tem certeza que é óleo mesmo?
Manda lavar o motor e comesse a observar pra ver de onde ta saindo.
Esse motor ta novo ainda...

emerson_dickel
31/01/2005, 20:55
Ja mandei lavar o motor, e depois ja fiz uns 3000KM no entanto o oléo voltou :(, e ele tah saindo bem certinho da junção entre o cabeçote e os 4 canos que vão pro escapamento.

Só que tah vazando soh em 1 dos 4 canos, certamente eh óleo, ele eh viçoso e tem cor quase preta :) (Engraçado que vc coloca o óleo novo hoje aquele que parece com a cor de guaraná e alguns KM depois ja tah quase "preto" rsrs) Alias o oleo que esta vazando aparenta ser da mesma cor de consistencia do motor poir comparei com o óleo da vareta do nivel.

Esperamos que o motor esteja novo :) Vc sabe quanto aguenta um motor desses ??? E é perigoso de ele "trancar" ??? danificando assim Virabrequim e o resto todo ????

Um mecanico amigo meu, disse que se não faltar água nem óleo as changes de ele "trancar" eh muito pequena, quase nula, soh que ele eh mecanico de SCANIA E VOLVO :( acho que vou colocar um motor desses na ranger :) dai tenho opinião de mecanico de confiança :):):)

Só que ele não tem muita experiencia em motores "pequenos", o que vcs me dizem ??? É perigoso ele trancar ???

emerson_dickel
31/01/2005, 20:56
Detalhe que o motor tah todo limpinho soh ao redor da junção do cabeçote com o escapamento que tah borrado de óleo :(

Walter L. L. Casitta
31/01/2005, 22:00
Eu não seria tão pessimista assim. Parece-me que esse vazamento não quer dizer nada alem de um simples vazamento. No máximo você vai ter que trocar as juntas dos coletores, se é que esse óleo sai de lá mesmo e em quantidade pra se dar o trabalho. O nível no carter não vai baixar a menos que esteja formando alguma poça de óleo na garagem e só então seria um problema mais urgente.
Tem duas coisas alem das juntas que você poderia verificar num motor com essa kilometragem:
A válvula de controle de gases (número 4 no desenho) que poderia jogar óleo na turbina e esse poderia ser o óleo que vasa pela junta do coletor de admissão. (as concessionárias adoram condenar essa válvula. Quem sabe?)
A outra que á mais comum, poderia ser a própria turbina que com folga nos mancais, também pode jogar óleo pra dentro do motor. E também poderia ser dela, o óleo que sai através da junta do coletor de admissão.
Em ambos os casos apareceria óleo também na parte de baixo do “intercooler”.
Isso tudo considerando apenas o coletor de admissão. Eu não teria explicação se esse óleo estiver saindo realmente através da junta do coletor do escapamento.

emerson_dickel
31/01/2005, 23:06
Mas se for isso que vc disse

"A outra que á mais comum, poderia ser a própria turbina que com folga nos mancais, também pode jogar óleo pra dentro do motor. E também poderia ser dela, o óleo que sai através da junta do coletor de admissão."

Então tenho que fazer alguma manutenção na turbina ou tem que trocar ela ??? :shock: Lembrando que a minha eh uma TGV o que não sai a preço de banana :cry:

Walter L. L. Casitta
31/01/2005, 23:22
Trocar não, retificar... Sai bem mais barato... Ainda assim você vai ter que encontrar um bom meca por aí, pra confirmar ou não tudo isso.
Diagnostico por Internet não é lá muito confiável né? :D

emerson_dickel
01/02/2005, 02:12
Mas de alguem que entende como vc eh de se confiar mais do que os mecanicos daqui :)

Vc tem noção de quanto gasto pra retificar a turbina lembrando que eh uma TGV

Pequeno jr
01/02/2005, 09:22
Emerson,

pergunto, se vc hoje lavar o teu motor, a partir de quando começa a aparecer este vazamento ? Ele deixa alguma poça de oleo ou apenas respingos ?

Alem de tdo q disseram aqui no topico que vc abriu, eu ainda olharia + um item. Ja pensou que o cabeçote do seu carro não pode estar com folga ? Neste caso, seria so reaperta-lo.

Estamos ai para ajudar. Assim que você puder, mande + noticias e melhor, se você conseguir tirar alguma foto digital é melhor ainda. DEssa forma é so publicar aqui neste topico para que possamos dar uma olhada.


OBS: Walter nem a ford tem tanto material das ranger do jeito q vc tem !! HEHEHEHEHEH !!!!! Grande abraço companheiro.

emerson_dickel
01/02/2005, 11:20
Ele não chega fazer marca no chão, soh fica um pouco borado ao redor da junção entre cabeçote e escapamente.

Depois que eu lavei o motor ele demorou uns 2000 Km pra ficar do jeito que tá.

Soh que o vazamento não eh no cabeçote com o resto do motor e sim do cabeçote com os canos do escapamento, vou ver se consigo uma foto da ne do motor da posto mostrando bem onde eh.

Quanto a foto digital não tenho camera e a caminhonete não esta comigo, estou com o carro do meu pai essa semana ele ficou com a ranger essa semana, só vejo ela sabado :(

Quanto ao Walter ele eh uma biblioteca sobra ranger :) não leve a mal ok :wink:

emerson_dickel
01/02/2005, 11:41
Consegui fazer uma "arte" com uma foto que achei na net

o vazamento eh no local que tem o circulo em vermelho

http://img165.exs.cx/img165/8885/motorranger5ie.jpg


PS - Tem alguma coisa a ver aquele esquema de estar saindo presão de ar pela tampa do óleo ???

Pois fiz isso numa ranger zero bala com o mesmo motor e ele tambem "asopra"


:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

PS2 - Gostaria de agradecer pela hospitalidade do pessoal do forum também, ja acompanho o forum a quase 1 ano, mas somente como espectador,e agora que comprei uma pickup talvez um dia tambem posso ajudar alguem, como vcs estão fazendo comigo.

MUITO OBRIGADO

Pequeno jr
01/02/2005, 17:28
emerson,

esquece o q eu falei sobre o cabeçote, conversei no almoço com o mecanico da minha ranger.

O problema com o seu carro esta relacionado, como ja foi dito, com a sua turbina. O problema pode ser desde uma simples falta de reaperto em alguma conexão(mangueiras, tubos, flange), folga nos mancais, ou algo parecido.

Para um começo de serviço, veja vc mesmo com uma boa chave de fenda, chaves 10, 13, 17 se em todos os locais aonde há uma conexão com a turbina se não há folga. Se em nenhum destes itens tiver problema ai vai entrar a questão dos mancais ou outro + específico.

Espero ter de alguma forma ajudado.

[]'s

Pequeno Jr
Brasilia-DF

Rio de Janeiro + buzios + cabo Frio no carnaval... ai vou eu !!!

emerson_dickel
01/02/2005, 18:41
Blz garto vou dar uma geral aqui dai lavo o motor denovo

Muioto Obrigado

PS - Vcs sabem qual a kilometragem que esse motor faz ???

Walter L. L. Casitta
01/02/2005, 19:29
Emerson,
Fui dar uma alhada no meu motor (que apesar de ser um 2.5, é idêntico ao 2.8, a não ser as diferenças que a gente já sabe), pra ver que tinha lá nessa na posição que você indicou e poderia ser fonte desse vazamento. E num é que achei uma mancha preta denunciando que alguma coisa já vazou por ali, no meu motor, naquele mesmo lugar que você indicou na foto (mais acentuada em cima do cabeçote, em volta da cabeça do parafuso). :?
Apesar de estar acentuada naquele ponto, esta presente em torno da junta de todo o coletor do escapamento.
No meu caso, pelo menos tenho certeza que não é óleo, porque a mancha é solúvel com água. Foi só jogar um pequeno jato de água e ela desapareceu. E agora?
A minha humilde conclusão diz que também no meu motor (+90.000Km) tem ou teve um vazamento de alguma coisa em torno da junta do coletor do escapamento e secou deixando uma espécie de fuligem levemente úmida.
O que vazou lá com certeza não era óleo, 8) porque apesar de ter deixado o meu dedinho preto, saiu completamente com um pequeno jato de água pura. E que também óleo não sai pela junta do coletor do escapamento.
Já que acabei limpando tudo resta continuar observando pra ver o que vai sair de lá. Também, se sai alguma coisa através daquela junta, é porque os parafusos do coletor estão folgados ou a junta precisa ser substituída.
Aos outro que tem Ranger, S10 ou Land, por favor se possível, dêem uma olhada nos seus motores pra ver se acham alguma coisa suspeita (mancha sinistra :lol: ) naquele lugar também e contem pra gente.

emerson_dickel
01/02/2005, 20:01
Isso me lembra de uma frase

"Um pessoal completamente saudavel eh um paciente que não foi suficientemente examinado" (Não lembro o autor)

Pois algums com paranoia de problema, ou simples amor pelo carro fazem os outros se mobilizar tanto:) sendo que até eles que entraram no rolo pra ajudar estão achando irregularidades também :roll:

Se o problema for na junta me vem 2 coisas na cabeça

1 - (Visão Normal) - A junta esta com problema e deve ser substituida para voltar tudo ao normal.

2 - (Visão paranoica) - Alguma coisa esta com problema que forçou a junta, e não adianta trocar a junta sem saber a origem do problema, pois o mesmo voltara a acontecer :wink:

Bom sei lá se é exagero meu, mas sou muito exigente no tema automoveis, pois quase vivo dentro de um automovel, pois sou comerciante e tenho empresa em 3 cidades, portanto estou sempre me locomovendo entre elas. Fazendo as vezes 5000 KM/Mes, portanto o carro/caminhonete pra mim não pode estar 90% pois amanha posso ter que exigir 100% dela dai ja complica se não estiver tudo em ordem.

Pequeno jr
02/02/2005, 08:54
Emerson,
Fui dar uma alhada no meu motor (que apesar de ser um 2.5, é idêntico ao 2.8, a não ser as diferenças que a gente já sabe), pra ver que tinha lá nessa na posição que você indicou e poderia ser fonte desse vazamento. E num é que achei uma mancha preta denunciando que alguma coisa já vazou por ali, no meu motor, naquele mesmo lugar que você indicou na foto (mais acentuada em cima do cabeçote, em volta da cabeça do parafuso). :?
Apesar de estar acentuada naquele ponto, esta presente em torno da junta de todo o coletor do escapamento.
No meu caso, pelo menos tenho certeza que não é óleo, porque a mancha é solúvel com água. Foi só jogar um pequeno jato de água e ela desapareceu. E agora?
A minha humilde conclusão diz que também no meu motor (+90.000Km) tem ou teve um vazamento de alguma coisa em torno da junta do coletor do escapamento e secou deixando uma espécie de fuligem levemente úmida.
O que vazou lá com certeza não era óleo, 8) porque apesar de ter deixado o meu dedinho preto, saiu completamente com um pequeno jato de água pura. E que também óleo não sai pela junta do coletor do escapamento.
Já que acabei limpando tudo resta continuar observando pra ver o que vai sair de lá. Também, se sai alguma coisa através daquela junta, é porque os parafusos do coletor estão folgados ou a junta precisa ser substituída.
Aos outro que tem Ranger, S10 ou Land, por favor se possível, dêem uma olhada nos seus motores pra ver se acham alguma coisa suspeita (mancha sinistra :lol: ) naquele lugar também e contem pra gente.

Meu Deus .... Walter tu me fez sair de casa as quase 22 horas para ver a "mancha ultra super grande sinistra". ... Não é q a bendita tbm estava la no meu 2.5 !! .... exagerando um pouco, ate imprimi o seu comentario, e fiz mesmo passo-a-passo que vc fez e obtive o mesmo resultado.

Agora, falando com o mecanico da ranger ontem a tarde, se o carro do emerson estiver mesmo com "oleo" ai ja são outros 500 !!! ... deve ser a turbina mesmo.

emerson, vc sempre deixa aqueles 30 segundos o motor na lenta ao ligar e desligar ??? E na condução do seu veículo, vc é pé pesado ???

emerson_dickel
02/02/2005, 12:21
Opa

Quanto ao deixar 30 segundos eu normalmente deixo um tempo em lenta pra "esvaziar" a turbina, só náo sei se o antigo dono fazia :( pois essa caminhonete tah com 155 MIL KM soh que peguei ela com 148 MIL.
Fazem 2 meses que tenho ela, antes tinha um GOLF 1.6 2001/2001

Quanto ao eu ser pé pesado, depende o ponto de vista :D minha velocidade de cruzeiro eh entre 120/140 KM/H :wink:

PS - Tentei fazer o teste de jogar agua etc, náo se dilui em água portanto deve ser óleo mesmo :cry:

Edintruder
02/02/2005, 18:57
Mal pergunte..., mas qual motor diesel não vaza óleo??? Se não tiver um vazamento sequer não é motro diesel, ahahah, a minha eu lavo o motor, após 2000 km a tampa de válvulas está preta de areia, poeira e óleo, se pego estrada, no outro dia tem um pingo de óleo no chão da garagem que sai por trás do volante do motor, normal no motor maxion e todos os outros a diesel... É muito difícil não ter um vazamento sequer no motor, ainda mais que esse motor é exigido e atinge altas rotações e temperaturas.
Eu não me preocuparia com isso a ponto de levar para um mecânico para ele te dar uma R$ facada no momento em que o vazamento é pouco e não chega a alterar o nível do óleo.
Assim que der, eu colocarei uma foto do motor da minha Ranger para ver o estado que está (sempre) o grau de sujeira de óleo, poeira e areia.
Falow! :D

emerson_dickel
02/02/2005, 21:59
Olá meu amigo Edintruder

Vc conhece as pessoas hipocondriacas ??? Aquelas que tem mania de doeça :wink:

Acho que tenho esse defeito com relação automoveis :wink:

Pois me preocupo muito com tudo :)

Por ex.

Aguem de vcs manda revisar as maquinas dos vidros elétricos mandando lubrificar as canaletas e desmontando o foro das portas para limpar e lubrificar tudo ???? Dai não força o motorzinho e nem faz barulho e sobe e desce bem suave.

Eu faço isso a cada ano com o meu carro, soh que agora com a caminhonete acho que vou fazer a cada 6 meses pois os vidros são maiores dai força mais, inclusive ja tah agendado daqui a 4 meses, pois fiz fazem 2 meses.


Acho que devo ter algum problema mesmo :oops:

emerson_dickel
10/02/2005, 18:23
Bom ressucitando o tópico :)

Tirei uma foto do motor, ficou um pouco grande, mas tirei numa resolução boa pra conseguir dar bastante zoom pra ver certinho o vazamento (Pode demorar mais de 1 minuto pra carregar, isso com uma ADSL, a foto dá quase 1 MB)

Tirei todas as mangueiras, e conferi como estavam, tanto da turbina como intercooler como respiros do motor etc, e estavam levemente úmidecidas de óleo, pouquissima coisa mesmo, coisa que me falaram que eh normal.

Ai vai a foto

http://img219.exs.cx/img219/2102/img46582ma.jpg

Walter L. L. Casitta
10/02/2005, 18:41
Igual acontece no meu, só que a mancha é menor. Isso não é óleo não. Na tampa do comando de válvulas é óleo. É só comparar.
Acho que trocando só a junta do coletor de escapamento, resolve o problema.

Henrique Josino
10/02/2005, 19:27
Quem sabe um dia eu abro o capo da land e vejo uma visão divina dessa...... :roll:

[]'s

Henrique Josino
10/02/2005, 19:31
AH!!! não é do vazamento da junta q to falando.... :lol:

[]'s

emerson_dickel
10/02/2005, 20:46
Mas Walter, esse negocio que tah vazando ai eh viscoso !!!

Por isso acho que eh óleo.

Walter L. L. Casitta
10/02/2005, 21:59
Não sei. Mas não se comporta como óleo, parece mais uma mistura água com fuligem e talvez pouco de óleo. De um dia pro outro, seca e só fica a fuligem que vais se acumulando, por isso fica tão preto.
Se te incomoda tanto, experimenta trocar a junta.
Pra mim isso não é mais nada alem de junta vencida.

Melhor esperar mais opiniões de nossos digníssimos colegas.

emerson_dickel
11/02/2005, 09:42
Claro quanto mais opiniões melhor.

Segundo uma mecanico "bom" mas não de confiança:( me disse que 99 % de certeza que era problema de algum anel quebrado, que não estaria vedando certo o oleo ocasionando esse problema, dai teria que tirar o cabeçote e dai dava pra dar uma boa analizada, e ter certeza 100 % do problema, mas acontece que o que me mata eh a junta do cabeçote que desse motor eh de metal de densidades diferentes, e custa R$ 270,00 ou seja soh o fato de abrir pra olhar se vão no minimo uns R$ 400,00 entre mão de obra e a junta sem contar se vai aneis ou qualquer outra peça.

E diz que as juntas paralelas não aguentam o tranco, diz que ele já "fez" mais de 20 Motores desses todos em base de 300Mil Km rodados, fora um ou outro que ferveu etc, e ele colocou em 3 uma junta que custa R$ 100,00 (paralela) e os 3 começaram a vazar obrigando ele colocar a original, e nas que ele colocou original ficou 100% e não vazou.

Segundo ele, por causa do anel quebrado, ele sobre óleo pra cima dos pistões, como o Óleo do motor eh mais grosso do que o óleo diesel, e presão gerada não consegue queimar todo o óleo do motor, e acaba indo pro escape ocasionando esse vazamento.

Um grande abraço a todos

Henrique Josino
11/02/2005, 09:54
Se fosse isso o motor teria q estar "fumando", seria uma fumaçeira branca total lá atras e estaria baixando oleo...........ta acontencendo isso???

Eu acho q é a junta do coletor de escape......


[]'s

emerson_dickel
11/02/2005, 11:17
Não posso dizer que meu motor eh dos mais ecologicos :) ainda mais eu que estava acostumado com carro a Gasolina, que nem dá fumaça, mas quando eu dó uma puxada ai por 4-5 mil RPM ele solta um pouco de fumaça, mas nada de anormal acho :wink: em condições de uso normal ele não solta fumaça que de pra se perceber quando se esta dirigindo.

E de manhã ele solta um pouco de fumaça também nas primeiras aceleradas mais fortes :)

E não tah sumindo óleo, o nível tah o mesmo desque eu troquei a uns 3K atras.

Acho que isso eh normal né ???

Walter L. L. Casitta
11/02/2005, 11:25
Emerson,
Eu não sou mecânico, mas sei o suficiente pra não embarcar ou pelo menos questionar a opinião do seu mecânico.
Pra trocar os aneis, tem que soltar os pistões. Alem de ter que soltar o cabeçote, seria necessário levar o motor inteiro pro cavalete. De outra forma, como poderia ser feito um serviço decente na montagem das bielas?
Como o Josino, também acho que se fosse o caso, o sintoma seria bem diferente desse aí. Com certeza existe um vazamento na junta do coletor de escapamento (que custa R$30,00) e de um jeito ou de outro um dia terá que ser trocada. O meu mecânico cobraria R$150,00 de mão de obra. Se tivesse me incomodando eu trocaria a junta e ponto final.

Henrique Josino
11/02/2005, 12:37
Não posso dizer que meu motor eh dos mais ecologicos :) ainda mais eu que estava acostumado com carro a Gasolina, que nem dá fumaça, mas quando eu dó uma puxada ai por 4-5 mil RPM ele solta um pouco de fumaça, mas nada de anormal acho :wink: em condições de uso normal ele não solta fumaça que de pra se perceber quando se esta dirigindo.

E de manhã ele solta um pouco de fumaça também nas primeiras aceleradas mais fortes :)

E não tah sumindo óleo, o nível tah o mesmo desque eu troquei a uns 3K atras.

Acho que isso eh normal né ???

A uma difereça nas fumaças como mencionei, Branca (até se escrevi errado ali) e quando entra agua pra dentro do motor, causa aquele fumaceira Branca, quando ta queimando oleo é num tom meio azulada, ja as preta é normal nos carros diesel......se tem a bomba mais aberta então, é de "tapar a rua" :lol: :lol:

Apartir de 2006 tem q se cuidar, dizem q os "homens" vão encher o saco com fumaça.......e ta mais q certo!

[]'s fechando a bomba em 31 dezembro :roll:

emerson_dickel
11/02/2005, 13:13
Eh Walter estou mal de mecanico :( mas acontece que tenho mecanico de confiança pra carro pequeno (gasolina), esse sim mando fazer o serviço tranquilo, mas em diesel não conheço ninguem ainda, dai sabe com eh carne fresca né, eu chego nas oficinas eles acham que por que comprei faz pouco tempo não entendo nada, e dai acham um monte de defeito, soh pra comer os troco.

Quanto ao vazamento vou trocar a junta do coletor, dai vamos ver se para o problema, minha maior preocupação eh de ser um problema interno no motor, que com o tempo pode ir se agravando e ferrando tudo, pois pra se retificar/montar um motor que tah começando a dar problema eh um valor, segundo um mecanico aqui gasto R$ 2500,00 pra "fazer" esse motor hoje, trocando pistão aneis etc junta retifica de virabrequim e cabeçote, ja meu maior medo eh de ter algum problema e ele vir a "trancar" dai ter que trocar virabrequim cabeçote ou sei mais lá o que, dai complica o negocio, gasto brincando R$ 5000,00.

E esse mecanico que "faz" o motor por R$ 2500,00 trabalha muito bem, colocando tudo peça genuina, etc inclusive ele gosta que fique acompanhando o serviço, com nota fiscal e garantia de 1 ano sem limite de KM, soh que o cara acaba pecando pela questão de tudo o que ele vê diz que o motor tah ruim, pra fazer. mas o cara trabalha muito bem, inclusive ele tem uma oficina que soh faz 3 coisas (Motor, Caixa, Diferencial) Diz que eh o que mais dá grana né, valores maiores.

Soh que diz que as chances são minimas pra trancar um motor se tiver agua e óleo no nivel, por isso confiro tanto isso.

Henrique Josino
11/02/2005, 13:17
Quantos km ta sua Ranger???

Walter L. L. Casitta
11/02/2005, 13:53
Emerson,
Se o seu motor não tem nenhum ruído diferente, não baixa o óleo e não sopra, não tem no que se preocupar, é só fazer a manutenção normalmente.

emerson_dickel
11/02/2005, 14:57
Minha caminhonete tah com 155K, e não tem barulho de nada batendo, não consome óleo, soh que essse soprando ???

Como vcs vêem isso ???

Walter L. L. Casitta
11/02/2005, 17:09
Os motores mais antigos não reciclavam os gases formados dentro do motor. Eles simplesmente jogavam os gases pra fora através de um tubo de respiro que ficava na lateral do motor e virado pra baixo. Com o tempo de uso e desgaste das camisas pistões e anéis os gases do escapamento, começavam a vazar pra dentro do motor e saiam pelo respiro fazendo um sopro proporcional ao desgaste das peças. E em casos extremos saia um pouco óleo junto.
Nos carros a gasolina com circuito de reciclagem dos gases, (sem o respiro externo, acho que o sistema se chama blow by) o primeiro aviso é a marcha lenta que passa a ficar irregular por mais que se tente regular.
No caso dos nossos motores, normalmente, você pode verificar se esta soprando, tirando a tampa do óleo que fica em cima do motor e observar com o motor em marcha lenta, um leve sopro ali, devido a turbulência formada dentro do motor, mas esse sopro deve praticamente desaparecer com o motor levemente acelerado.
Esse é um dos métodos que eu uso pra avaliar um motor na hora de comprar um carro usado. Não sei se estou sendo muito exigente, mas evito motores com um comportamento diferente desse.

Henrique Josino
11/02/2005, 17:40
Pra mim é só a junta do escape.......ali não pode vazar nada, troca só ela!!! ve se não consegue um mec bom ai na sua city, mas mesmo assim se não tirar a pulga da orelha, posso ver se consigo um mec de confiança em Criciuma ajuda em alguma coisa??? não fica muito longe de vc?

[]'s

emerson_dickel
11/02/2005, 18:00
Fica 400 KM de Concórdia :( Infelizmente fica fora de mão muito obrigado pela ajuda

Edintruder
12/02/2005, 16:07
No meu album aparecem fotos do motor da minha Ranger tapado na sujeira graças ao vapor de óleo e areia, e o detalhe do mesmo vazamento que todos comentam.

emerson_dickel
14/02/2005, 15:15
Buenas moçada, mas como ja escrevi num topico anteriormente, eu ja peguei ranger com o mesmo motor 2,8, com pouca KM, na segunda semana saida da agencia como 0K, soh que tava com um certo ar saindo lá também, e todas que ja peguei sai pressão "sopro" ai.

Nesse caso a minha tah jogando um pouco de ar pra fora ai.

Klendatu
14/02/2005, 17:07
So uma coisa que falaram na primeira paguina....

TGV não tem retifica e uma nova custa de R$3700 a R$4000

emerson_dickel
14/02/2005, 17:19
Não me assuste por favor :(

Henrique Josino
14/02/2005, 17:32
So uma coisa que falaram na primeira paguina....

TGV não tem retifica e uma nova custa de R$3700 a R$4000

Nem nos mancais???

[]'s

Walter L. L. Casitta
14/02/2005, 23:20
Klendatu,
Posso estar enganado, mas o que é retificado nas turbinas são os mancais. Que diferença teria o mancal da TGV?
Acho que é só uma questão de tempo pra esse serviço se tornar disponível. Se não vamos ter que colocar uma Wastegate no lugar.

Klendatu
15/02/2005, 04:59
Bem, segundo uma retifica onde um conhecido trabalha, a Internacional não recomenda retifica nessa turbina e nem fornece peças de reposição para o "corte", mesmo assim, a pedido de um cliente eles fizeram o serviço, mas não conseguiram fazer a turbina funcionar do mesmo jeito.

Realmente acredito que com o tempo apareca alguns que façam o serviço, mas com certeza vão cobrar o preço da exclusividade.

Henrique Josino
15/02/2005, 10:14
Se é pela fabrica vc não faz retifica em nada.........

Acredito q nos mancais a uma retifica, mas nas aletas variaveis acho bem complicado...mas como mecanica nada é impossivel.... :roll:

[]'s

emerson_dickel
15/02/2005, 21:15
Verdade Abaixo a Fabricas e Agencias, Exceto em casos raros levo em agencia.

emerson_dickel
19/02/2005, 16:31
Bom pessoal, gostaria de agradecer a todos que colaboraram com o tópico, e resolvi deixar rolar pra ver no que dá :) caso o vazamento aumentar eu troco a junta do coletor e pronto.

Um grande abraço especialmente ao Walter e Klendatu, que mais colaboraram, no entanto não esquecendo de todos que simplismente colaboraram com 1 post

Meus parabens por fazerem parte desse forum que certamente eh um dos mais importantes no nosso pais.

Enfim agradecido e mais Esclarecido.