PDA

Ver Versão Completa : Instalando Vapor

MARCELOLUCHESI
05/01/2010, 23:07
Edu e Zaz estao por ai?? Estou instalando o vapor e preciso de ajuda onde esta instalados os fios do tacometro e speed nos quadris de vcs tem varias opçoes de instalaçao mas nao entendi muito. Ja configurei o vapor mas preciso de ajuda ou fotos de como foi instalado os fios do tacometro e speed sensor de velocidade?

MARCELOLUCHESI
05/01/2010, 23:12
me esqueci de dizer que mergulhei o bulbo da temperatura em uma caneca de agua fervendo para testar e a temperatura a principio nao mudou! Tem algum misterio nisso?

MARCELOLUCHESI
06/01/2010, 09:43
Pessoal essa pergunta estende a todos sem discriminação, eu estou tentando contato com os dois participantes acima pois sei que eles tem o mesmo acessorio que o meu instalado no mesmo quadri. Mas quem souber, favor opinar.

Ele vem com 2 fios do Rpm um(red) é para ser enrolado no cabo de vela (precisa desencapar esse fio??????) e outro acho que prende no chassi do quadri como terra (black). Mas não tenho certeza Essa aulas de ingles eu faltei bastante......
Tem uma outra opção de plugar junto com o conector do coil( o que seria isto)?
e principalmente o velocimetro, onde colocar no honda, eu não entendi direito.

Eu vou tentar instalar quinta pois estou na minha cidade, e o quadri esta na praia.
Agradeço ajuda de todos
abs
Marcelo

zaz45
06/01/2010, 11:32
Ola Marcelo
Bom 2010!
O meu quadriciclo esta no sitio e nao tenho como tirar foto agora. Depois eu providencio.
Mas, vamos la.......o fio vermelho (rpm) eu enrolei (aprox. 5voltas) no cabo que sai da bobina e vai para a vela........o fio preto é terra e fixei na carcaça do quadri.
O sensor de temperatura que veio no meu era para ser instalado na vela (retira-se a vela e instala-se o sensor na rosca da vela e aperta novamente no cabeçote)....nao fiz desta maneira. Preferi soltar um dos parafusos do cabeçote e fixei o sensor neste parafuso........achei melhor pois, a vela tem uma borracha que veda a entrada de agua e com o fio do sensor ficando entre a borracha de vedaçao e a carcaça do cabeçote, achei que a vedaçao nao ia ficar legal. No parafuso do cabeçote ficou legal. A leitura da temperatura é legal ja a leitura da rpm nao é muito precisa......oscila muito em alta (a marcha lenta funciona bem).
Existe outro tipo de sensor de temperatura que vem com um "Te" e tem que cortar a mangueira de agua do radiador para instalar.........nao sei se é o caso do seu equipamento..
A instalaçao do sensor de velocidade eu instalei no eixo de transmissao da roda dianteiro.........tive que fazer um suporte, tanto para o sensor como para o receptor (esse nao da pra explicar........tiro foto depois e posto aqui). Tenho um amigo que colou o sensor (imã) no disco de freio e prendeu o sensor na suspensao........(nao achei legal e preferi fazer um suporte
Espero que voce consiga instalar o Vapor.....qq pergunta adicional é so falar.

O seu equipamento veio com manual de instalaçao?? Se precisar eu tiro uma copia e mando pra vc

abç

MARCELOLUCHESI
06/01/2010, 11:52
Opa Zaz obrigado, sim o meu veio com o manual de instalação, mas o meu ingles é de colegio, não entendo muito, vou mais pelas figuras.....
O sensor da temperatura tem que cortar a mangueira e colocar um "te" mas acho que não vou fazer isso agora, o meu veio com o sensor de agua (um bulbo) Não veio com o sensor "air cooler".

O problema que vejo mais é a questão do sensor de velocidade, mas acho que só retirando o pneu fora para ver como colocar. ( o meu veio com um imã e mais um parafuso imantado) Acho que dá para escolher qual usar certo??

E quanto ao pós chave é facil de fazer? lembras qual fio que tem que ligar?
abs

MARCELOLUCHESI
06/01/2010, 11:55
só retificando o meu sensor de temperatura só veio o cabo com o bulbo(mercurio) o "te" Não veio junto.

zaz45
06/01/2010, 18:14
O sensor de velocidade vc tem q tirar a roda e colar o imã no disco de freio (tem q achar uma posicao fora da pastilha de freio.....tenho um amigo que colou com superbond e ta funcionando ate hoje). Realmente, esta é a parte mais chata.......vc tem que achar uma posiçao tanto para o imã como para o sensor........faz o seguinte, tira a roda e verifica a melhor posicao. O meu nao veio com parafuso imantado, veio somente o imã e o sensor q faz a le leitura quando a roda gira.
Se nao me engano, meu amigo fixou o imã no disco de freio e o sensor de leitura ele fixou no plastico que proteje a homocinetica.
Agora, se nao veio o "te" como voce vai fixar o bulbo (mercurio) ??

zaz45
06/01/2010, 18:27
Ah....a pos chave eu tirei do chicote onde tem a partida/farol/botão de emergencia.....ali nao teve jeito....usei um meter pra medir a tensao/corrente.........usei uma agulha e fui espetando todos os fios para ver qual tinha 12V.....nao me lembro mais da cor......quando achei o fio correto, descasquei um pedaço e soldei o fio do vapor com estanho....depois isolei com fita isolante. Quando eu ligo a chave do contato o vapor da sinal de vida e quando eu desligo a chave ele apaga depois de um tempo.

MARCELOLUCHESI
07/01/2010, 16:47
Ola Zaz obrigado pelas dicas, quanto ao "Te" vou ter que comprar em uma loja de autopeças esse é facil de achar, ou furar o radiador e fazer uma rosca gas....mas isso não tenho pressa de instalaar pois estou com o quadri na praia e aqui não tem muito recurso.
Hoje instalei o rpm e o power direto na bateria, sabado o meu mecanico vem me ajudar fazer um pos chave na igniçao. E vamos ter que retirar o cubo fora para prender o sensor de velocidade e o imã.

O meu rpm funciona PERFEITO, instalei nos propios fios que entra na bobina, abaixo do assendo do quadri, muito facil, conectei o fio vermelho no verde(verde e branco da bobina) e o preto no preto da bobina) desencopei um pouco e amarrei neles e usei a propica capa dos conectores da bobina para proteger/segurar.

Na programação do vapor, coloquei ppr 0,5 e pulse 00000, programei o shift 1 para 6000rpm que é o que a fabrica diz que da a potencia maxima: 3,03kgf a 6.000rpm 26,6 CV, e o shift 2 programei para acender em 7.000. Ele corta o giro em 7.800. Ta funcionando perfeito não ocila nada!.

Tentei fazer o pos chave como você falou, mas devo ter ligado algo errado acho que liguei no fio da luz do neutro de partida pois só acendia na troca de marcha ou em "N" e o rpm ficava LOUCO, agora liguei provisório direto na bateria e ta funcionando perfeito.

Vou estar fora até segunda feira sem internet qualquer coisa respondo na segunda. Estou em uma lanhouse na minha praia. e aqui as vezes não funciona a internet.
Abs
obrigado pela ajuda

zaz45
07/01/2010, 21:24
Marcelo
Falou............vou rever a minha ligacao da bobina pra ver se melhora a oscilaçao da rpm.
Boas ferias..

pietropolizzo
09/01/2010, 21:19
Olá, tenho instalado esse painel vapor em meu honda fourtrax 420, achei muito complicado instalar o sensor de velocidade no disco de freio então instalei ele no braço da homocinética no centro, ou seja, no braço que sai para a roda dianteira, (só nos quadriciclos 4x4) fixei o imã nele, pois é uma superficie metálica e o sensor parafusei em um protetor de plástico, ficou muito bom e marca certinho e melhor pq não precisa passar o fio no braço da supensão até o disco de freio, se quizer fazer assim..

zaz45
10/01/2010, 17:23
pietropolizzo
eu tb instalei o imã neste lugar so que fiz um suporte bipartido e fixei na saida do diferencial dianteiro, proximo da coifa. O sensor eu fiz um suporte e fixei na carcaça do quadri (aproveitando um furo existente). Tb achei a instalaçao no disco de freio muito complicada.

pietropolizzo
10/01/2010, 23:05
Isso, mas no meu não fiz suporte nem nada, tem uma peça de plastico no proprio quadri na saída do diferencial junto do metal onde o imã segura, então só fiz os 2 furos e parafusei, ficou muito bom, quero fazer esse negocio da rpm, mudar e colocar os fio como vc postou e ver se melhora a precisão do rpm, muito obrigado, abraços

MARCELOLUCHESI
12/01/2010, 11:01
Pessoal instalei o meu velocimetro vapor a ai vai um relato de como foi realizada a instalação em um quadriciclo honda fortrax 420 4x4.

O Power eu instalei direto da ignição (muito simples) tem 4 fios que sai do miolo da chave, 2 vermelhos 1 rosa e 1 preto. O PRETO é o pos chave!! Liguei o fio vermelho do power do vapor no PRETO da ignição do quadri,e o fio preto do power do vapor no parafuso que segura aquele acabamento plastico do painel original do quadri (TERRA).

O Conta giros (TACH) Liguei direto na BOBINA do QUADRi, esta, está localizada logo abaixo do acento do quadriciclo. O fio vermelho do (tachometro) do vapor conectei no terminal verde da bobina ( ali entra um fio verde e branco) e o fio preto, ou no chassi do quadri, ou no outro terminal da bobina(no caso, no outro terminal da bobina, a cor do fio é preta e vermelho).

Quanto ao velocimetro, tem que remover a pinça e o cubo de roda do quadri (pois o disco de freio não sai, ele é parafusado no cubo). Atraz do cubo de roda tem 4 parafusos que seguram o disco, troquei 1 deles por um parafuso imantado que veio junto com o (Vapor) "nota: Ao inves de eu colar o imã na parte de dentro disco de freio, eu substitui um dos parafusos originais que prende o disco no cubo por um parafuso imantado que veio junto com o velocimetro vapor, causamente é a mesma rosca um M6 se não me engano".) E o sensor (CABO do velocimetro), O suporte dele, eu fixei em um dos parafusos que segura aquela capa plastica preta que protege o disco para prender esse suporte suporte do cabo( esse suporte tambem veio junto com o VAPOR ele tem forma de um "C" mais aberto. Em uma "ponta" do "C" fixei no quadri, usando um dos parafusos que segura a essa proteção plastica que citei acima, e o a outra "ponta" fixei o sensor/cabo. Tudo isso atraz dessa proteção plastica. Como esse suporte ficou atraz do plastico, tive que abrir uma "janelinha" para que a parte do sensor pudesse ficar aparente para funcionar ou seja contar as voltas de Roda.

O Sensor da temperatura, para mim veio em forma de bulbo, Mercurio, para ser usado na agua, mas o cabo é muito curto não alcança na mangueira do radiador para mim poder instalar ( ou vou aumentar o cabo ou vou trocar por um sensor de ar e instalar em uma dos parafusoso do cabeçote como o ZAZ aqui do forum fez. Por enquanto está desligado.

Abs
Obrigado pela ajuda de todos
Marcelo

Ivan Natal
14/01/2010, 18:03
depois de todas estas explicações onde compro um vapor

zaz45
14/01/2010, 18:51
depois de todas estas explicações onde compro um vapor

Ivan
da uma pesquisada no mercado livre
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-124743891-painel-trail-tech-vapor-para-motos-e-quads-offroad--_JM
esse eu to achando caro..........ja vi por 380

gs 2009
16/01/2010, 12:11
galera do forum.

zaz 45 e ai blz.E o vapor do dimas deu certo?ja instalou?

Pessoal que tiver interesse, devo estar recebendo vapor p/ o honda

garanto o melhor valor do mercado..

qq coisa me mande MP ou no meu email:gscomputer@uol.com.br :dance:

zaz45
16/01/2010, 12:41
galera do forum.

zaz 45 e ai blz.E o vapor do dimas deu certo?ja instalou?

Pessoal que tiver interesse, devo estar recebendo vapor p/ o honda

garanto o melhor valor do mercado..

qq coisa me mande MP ou no meu email:gscomputer@uol.com.br :dance:

Fala GS
Vamos preparar o suporte para instalar...........isso leva tempo pq é feito de inox e da um trabalhao danado.......da uma olhada na foto.

gs 2009
16/01/2010, 14:23
Fala GS
Vamos preparar o suporte para instalar...........isso leva tempo pq é feito de inox e da um trabalhao danado.......da uma olhada na foto.

roberto,

caso precise do suporte do meu emprestado p/ tirar de modelo , fica a

vontade em pegar ele. sabe qual e? so nao sei se serve no fourtrax 420.

Pedi p/amigo ver lá dentro da honda o $ do trx 420 4x4 , me passou a R$

19500,00 to achando que vale a pena comprar aqui fora msm.

Victor420
17/01/2010, 23:54
gs 2009
Quanto voce vai querer no vapor?

gs 2009
18/01/2010, 20:38
gs 2009
Quanto voce vai querer no vapor?

victor, acredito que na faixa de 369,00.

ps: nao sei se posso fazer isso , caso nao favor apagar essa mensagem.

MARCELOLUCHESI
19/01/2010, 16:49
Oi ZAZ e ai como ficou seu RPM???, eu tive um problema com o meu depois que fiz o pos chave, quando eu ligava a luz do quadri. O Rpm ficava louco perdia a sensibilidade para marcar rpms.

Eu acho que é muito sensivel, fios finos, e qualquer queda de corrente começava a ocilar o rpm, farois, até mesmo quando ligava a ventuinha. Ai eu resolvi voltar atraz e liguei o power direto na bateria. E ficou muito bom.
Agora está assim: com os farois do quadri apagados marca perfeito, pode se acelerar rapido que a barra de rpms acompanha corretamente o comando da aceleração, não importa se ligar a ventuinha, o rpm continua marcando correto. E a noite quando ligo os farois, se você acelerar devagarinho(ir acelerando progressivamente ele marca perfeito, ate cortar o giro nos 7800. Agora só se você acelerar rapido, de soco com os farois ligados ele dá uma ocilada.
EU liguei o positivo do tach no positivo da bobina e o preto no terra do quadri

Ta Direto na bateria do quadri ele leva uns 15minutos para apagar(ficar em stand by) depois que você desliga o quadri.
Fica igual como se tivesse pos chave. e No momento em que você bate o arranque que ele começa a contar os rpms ele se liga automatico. Eu achava que mesmo com o quadri desligado, como o vapor estava ligado direto da bateria ficasse ligado, mas não!! Depois de uns 15 min ele se apaga.

zaz45
22/01/2010, 20:34
Ola Marcelo
Ainda nao mexi no meu. Alias, meu quadri ta com problema eletrico.........a bomba de combustivel ta apagando do nada. Parece-me problema de mau contato nos terminais eletricos da bomba. Ja comprei um chicote eletrico novo pra trocar e ver se resolve de vez o problema que surgiu do nada faz uns 2 meses.
A ligaçao do meu acontece quando eu ligo a chave e ele acende. quando desligo a chave, ele continua aceso e desliga depois de um tempo (nao sei exatamente quanto).
Vou levar meu quadri na 2a feira para a concessionaria para ver o problema na bomba e vou pedir pra deixar original..........vou desligar tudo que nao é original.........guincho, vapor e buzina (é...o meu tem buzina...rs) pra ver se o defeito vai embora.
Depois eu conto como ficou! Voce faz muita trilha ai no rgs??

MARCELOLUCHESI
25/01/2010, 16:05
Vou levar meu quadri na 2a feira para a concessionaria para ver o problema na bomba e vou pedir pra deixar original..........vou desligar tudo que nao é original.........guincho, vapor e buzina (é...o meu tem buzina...rs) pra ver se o defeito vai embora.
Depois eu conto como ficou! Voce faz muita trilha ai no rgs??[/QUOTE]

Opa zaz desculpe, só vi agora sua mensagem, faço trilha sempre que dá, tanto de jeep como de quadri, agora to preferindo mais o quadri em função de custo/beneficio. Mas continuo com o minha turma do jeep e apaixonado pelos 4x4, já fazem mais de 15 anos.

Agora sim que eu to usando o quadri bastante, praticamente de sexta a segunda, pois até março passo todos os fins de semana na praia, é 200km da minha cidade. Durante o inverno uso o quadri para levantamento de trilha de jeep, algumas trilhas de jeep acabo indo de quadri, estou fazendo uma turma muito boa com o pessoal de Estrela RS aqui perto da minha cidade. Eles participam do forum tambem e são os pioneiros a fazer eventos só para quadriciclo aqui no RS.
Durante o ano (março a novembro) ando no minimo 1 vez por mes com o quadri.

abs
Marcelo

vaqueiro44
24/01/2013, 03:14
Pessoal instalei um vapor ontem em meu Fourtrax, está tudo funcionando perfeitamente, qualquer dúvida poderei ajudar, forte abraço a todos.

Gazola
24/01/2013, 09:02
Como fixou ele no quadri????? Se pudermandar umas fotos, agradeço.
comrprou onde????

Rezende90
24/01/2013, 09:28
Encontrei este no mercado livre sai por R$:480 frete gratis.
Fds to pensando em i no Paraguai que é aqui do lado vê se encontro mais barato por la.Painel Trail Tech Vapor P/ Crf230, Tornardo. Frete Gratis!!! - R$ 480,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-461199832-painel-trail-tech-vapor-p-crf230-tornardo-frete-gratis-_JM)