PDA

Ver Versão Completa : fazer motor



gcorreia
31/01/2005, 11:24
Olá pessoal


Tenho que fazer o motor da minha rural (BF161) gostaria de saber qual a melhor marca das peças que vou utilizar como pistão, anel etc

ze do maveco
31/01/2005, 16:39
cara seria bom eu saber tambem pq eu tenho um maverick com esse motor , quanto tu souber me avisa por favor

valeu

Ricardo Francisco de Souz
02/02/2005, 16:25
Senhores,

Tenho uma triste notícia para vocês :cry: :cry: , uma retífica completa dos motores BF 161/184(MAVERICK 3000), na minha região, grande BH, está saindo em torno de R$ 2.500,00. :shock: :shock: :shock:

Não sei se vale a pena, a não ser que queram manter o veículo original.

Uma solução que acheis foi comprar outro motor, exemplo: o meu BF 161, queimou a junta e estava muito cansado (fumando e franco), comprei um BF 184 MAVERICK 3000, por R$ 800,00 em bom estado.

Outra solução seria a adoção de um motor GM, 4 ou 6 cil, o problema é o custo da adaptação e no caso do 6 cil, também a substituição do câmbio.

Sei que joguei um balde de água fria, mas pode ser que nas suas regiões o custo da retífica seja menor.

Inté,

ze do maveco
02/02/2005, 22:14
Senhores,

Tenho uma triste notícia para vocês :cry: :cry: , uma retífica completa dos motores BF 161/184(MAVERICK 3000), na minha região, grande BH, está saindo em torno de R$ 2.500,00. :shock: :shock: :shock:

Não sei se vale a pena, a não ser que queram manter o veículo original.

Uma solução que acheis foi comprar outro motor, exemplo: o meu BF 161, queimou a junta e estava muito cansado (fumando e franco), comprei um BF 184 MAVERICK 3000, por R$ 800,00 em bom estado.

Outra solução seria a adoção de um motor GM, 4 ou 6 cil, o problema é o custo da adaptação e no caso do 6 cil, também a substituição do câmbio.

Sei que joguei um balde de água fria, mas pode ser que nas suas regiões o custo da retífica seja menor.

Inté,

cara esse motor que vc comprou tava funcionando direito ?
vc sabe a quilometragem ?

valeu

Ricardo Francisco de Souz
04/02/2005, 09:30
Zé do Maveco,

A km eu não sei, mas conforme me foi informado pelo vendendor, este motor foi feito a 2 anos e ficou parado por 1 ano e meio, estava instalado em uma F100.

Creio eu que ele rodou muito pouco.

Inté,

Loras
04/02/2005, 16:55
Hummmm... há 3 anos fiz uma retífica completa num motor Ford OHC 2.3 de um CJ-5 que eu tive. Gastei uma grana... :mrgreen:


Confesso que o motor ficou um relógio, macio, muito bom. Mas no final das contas, o custo benefício não foi tão bom assim. Achar o virabrequim foi um parto... e com certeze se quebrasse algo no futuro seria também.


Então, concordo com meu xará, e recomendo seriamente pensar em trocar a mecãnica da viatura, com exceção da pretensão "colecionador". Um motor de opala 2.5 4 cilindros dá excelente conta do recado, e nem precisa mexer no cãmbio, se não quiser. Agora o 4.1 6 cilindros é outra história...anda muuuuito mais, proporcionalmente ao número de modificações que precisarão ser feitas, com a troca do câmbio inclusive!!!


Espero ter ajudado!!!


Abraço,

flaviovs
06/02/2005, 00:41
Pessoal, posso dizer com conhecimento de causa pois meu BF-161 está na retífica no momento.

Comprei minha Rural já sabendo que o motor estava ruim. Não imaginava que estivesse tão ruim, mas com motor a gente só sabe o que está acontecendo de verdade depois de abrir... É a minha primeira incursão no mundo Willys, e também comprei com a intenção de pegar outro BF-161 montado (~R$700 aqui no RJ), mas fui mudando de idéia conforme outras pessoas mais experientes foram me orientando. O principal argumento é o seguinte: você vai pagar 700 pilas em um motor de 20-30 anos de uso, sem poder olhar como ele está por dentro, e o vendedor, que pode até ser de confiança e não omitir nada, nem pode afirmar que o motor não vai para o saco 1 ou 2 meses depois. A pergunta que fica então é: e se o motor for para o saco 1 ou 2 meses depois?

Se não acredita que isso seja possível, tenho relatos que comprovam que já aconteceu.

Vou gastar no total uns R$ 1.800-R$ 2.000 pra reformar o motor completamente. Isso inclui encamisamento dos 6 cilindros e um eixo novo mais, claro, as peças usuais (bombas, juntas, casquilhos etc,). Ou seja, reforma completa mesmo. Sinceramente HOJE não sei se tomaria este caminho (não o de mandar refazer o motor, mas o de comprar a Rural com o motor sabidamente bichado :-)), mas quem está na chuva é para se molhar. No fim das contas tenho certeza que vou ter um motor que vai durar mais uns 20-30 anos, com a garantia de que se qualquer coisa der errado alguém terá que resolver o problema (seja o mecânico, a retífica ou o fabricante das peças). Se eu comprasse um motor usado que abrisse o bico em pouco tempo, pegar meu dinheiro de volta... pode esquecer.

Ricardo, das três uma: ou o vendedor do seu motor de Maverick é maluco, mentiu pra você ou então não foi ele que bancou a reforma de seu motor. Como um motor retificado há 2 anos (gastos, vá lá, R$ 2.000) e que quase não rodou pode ser vendido por R$ 800? Você abriu o motor pra ver? Ele te mostou as notas-fiscais dos serviços e peças? Torço por você e que seu motor esteja 100%, mas não é compreensível que algum vendedor possa fechar negócio assim.

gcorreia, se optar por retificar, melhor conversar com seu mecânico pra saber quais as melhores peças. Com o meu eu combinei de pedir nas lojas o orçamento das peças com a marca. Aí mostrei para ele "aprovar" antes de fechar negócio.

Sobre se vale à pena ou não retificar, vai depender muito do seu objetivo. O meu era manter minha F-75 originalzinha (6 cilindos, 3 marchas). Se você não se importa em não ter o motor original, tem muita opção... Uma busca aqui no fórum mesmo vai te dizer quais as vantagens e desvantagen de cada motor. Agora, conselho, se fosse bom, não se dava, se vendia, por isso vou apenas repetir o que ouvi muitas vezes: se quer ter segurança, mesmo se for adaptar um motor, o melhor a fazer é mandar abrir o novo motor logo após a compra e, se necessário, retífica nele. A razão é simples: como disse, motor a gente só sabe como está de verdade depois de abrir, e já que vai estar com motor fora da viatura é melhor aproveitar o momento do que ter surpresa com o motor todo montado.

ze do maveco
06/02/2005, 12:20
aeae , comprei o meu maverick com o motor com 2500 kms rodados ( todo refeito por 3000 sendo que ele passou por uma reforma de lata que nao ficou boa mas foi uma reforma

so uma pergunta , quando vai fazer a retifica eles mexem no virabrequim ?
pecas pra esse motor foi facil de encontrar ???

valeu

gcorreia
10/02/2005, 18:51
Pessoal obrigado pelas dicas, eu não me importo com este lance de originalidade me falaram que eu iria gastar uns 2000 para colocar motor e caixa do opala 6 CC, só que não souberam me explicar como vai ser feita adaptação para a caixa 4X4

Até mais

flaviovs
11/02/2005, 00:43
so uma pergunta , quando vai fazer a retifica eles mexem no virabrequim ?

Depende. Se estiver bom, de repente rola apenas uma limpeza. Se estiver limado, vai ter que fazer retífica, se der. O virabrequim também pode estar desbalanceado ou empenado, mas aí não sei qual solução se dá.

Quando abri meu motor tive que comprar um virabrequim novo pois o meu não aceitava mais retífica... :-( Achar partes deste motor em desmanches ou oficinas antigas aqui no RJ é relativamente fácil. Só na oficina que fui o cara tinha uns 4 eixos já prontos (retificados).

Note que o virabrequim pode também ser "enchido" e retificado na 1a. medida. Isto foi o que me disseram que poderia ser feito em meu eixo antigo que, por isso, não joguei fora. Não tenho, porém, condições técnicas suficientes para dizer se fica bom ou não.

Ou sejá, a resposta pra sua pergunta é: "aí varêia..." :-)



pecas pra esse motor foi facil de encontrar ???

Sim. Comprei as minhas todas em SP, pois me parece que lá estão os melhores preços. Mesmo com o frete, ficou mais barato que comprar nas lojas aqui do Rio.

Dá uma pesquisada aqui no Fórum que você acha um monte de dicas de lojas que vendem estas peças.

Ricardo Bambhoo
11/02/2005, 08:33
Com relação ao virabrequim há um serviço que também fica bom: tive um Feroza que fundiu o motor. O mecânico (fuçador profissional) fez um serviço de encher o virabraquim (acho que com solda) e depois deu um banho químico (qualquer coisa parecida com nitratear, nao lembro direito) para recuperar a dureza. Tudo isto foi feito por um cara especializado no assunto.

ze do maveco
11/02/2005, 09:25
so uma pergunta , quando vai fazer a retifica eles mexem no virabrequim ?

Depende. Se estiver bom, de repente rola apenas uma limpeza. Se estiver limado, vai ter que fazer retífica, se der. O virabrequim também pode estar desbalanceado ou empenado, mas aí não sei qual solução se dá.

Quando abri meu motor tive que comprar um virabrequim novo pois o meu não aceitava mais retífica... :-( Achar partes deste motor em desmanches ou oficinas antigas aqui no RJ é relativamente fácil. Só na oficina que fui o cara tinha uns 4 eixos já prontos (retificados).

Note que o virabrequim pode também ser "enchido" e retificado na 1a. medida. Isto foi o que me disseram que poderia ser feito em meu eixo antigo que, por isso, não joguei fora. Não tenho, porém, condições técnicas suficientes para dizer se fica bom ou não.

Ou sejá, a resposta pra sua pergunta é: "aí varêia..." :-)



pecas pra esse motor foi facil de encontrar ???

Sim. Comprei as minhas todas em SP, pois me parece que lá estão os melhores preços. Mesmo com o frete, ficou mais barato que comprar nas lojas aqui do Rio.

Dá uma pesquisada aqui no Fórum que você acha um monte de dicas de lojas que vendem estas peças.

bom isso e muito bom , valeu cara vou me lembrar das suas dicas , me seram muito uteis
valeu ae

André-4WD
17/02/2005, 15:53
salve: Deixa eu colaborar pois acho que tenho muita coisa em comum com o gcorreia ( só que to querendo comprar uma F-75 com motor e caixa bichados e ele ja comprou..).

Antes de efetivar a compra estou levantando o custo de trocar o motor por um GM 6 caneco. Só o motor custa R$ 800,00 sem o carburador.. ( + 200,00 aí)...e outras coisas ( motor arranque, filtro de ar), deixando barato R$ 1.000,00 pelo motor.

A adaptação custaria entre 2500 a 3000 reais.. pois como penso em trocar a caixa tambem ( para uma de C10 3 marchas + 300,00) precisa de flange para a reduzida ...fora cortar o cofre do motor, adaptar calços, mexer no radiador etc...


Ou seja, fiz as contas e acho melhor comprar um já pronto... pois mexer em mecanica é danado..sempre aparece mais e mais para fazer...

Loras
22/02/2005, 10:21
Hmmmm... só acrescentando um pouco de valores... 8)

Na verdade, o carburador 3E anda bem valorizado ultimamente, e dificlmente se encontra um retificado por menos de R$400,00. :( O novo, quando se acha, está na faixa de R$600,00 a R$800,00 aqui em Sampa!!! :!:

Abraços,

Rogério Barthy
23/02/2005, 16:41
Fiz o motor de minha viatura, BF-161 na seguinte maneira: Comprei o motor por $150,00; retífica de eixo $45,00; burnimento nas camisas $60,00; centrar os fixos $60,00; anéis estavam novos, retífica de bielas $90,00; cabeçote, $65,00;bronzinas $80,00; juntas ???; mão de obra $200,00 (incluindo pintura); mais bomba de gasolina e bomba d'água.
O motor está 100% e mais de 10.000 km rodados sem problemas.
Não foram computados as idas e vindas para aquisição do material e transporte das peças e motor. e o combustível queimado nas andanças.

ze do maveco
24/02/2005, 14:00
Fiz o motor de minha viatura, BF-161 na seguinte maneira: Comprei o motor por $150,00; retífica de eixo $45,00; burnimento nas camisas $60,00; centrar os fixos $60,00; anéis estavam novos, retífica de bielas $90,00; cabeçote, $65,00;bronzinas $80,00; juntas ???; mão de obra $200,00 (incluindo pintura); mais bomba de gasolina e bomba d'água.
O motor está 100% e mais de 10.000 km rodados sem problemas.
Não foram computados as idas e vindas para aquisição do material e transporte das peças e motor. e o combustível queimado nas andanças.


esses precos sao em dolar ne pq intao ta muito barato !!!!

valeu

Rogério Barthy
25/02/2005, 10:22
São em reais mesmo, e tenho todas as notas fiscais, orçamentos, notas de execução e tickets referentes a todos os serviços mencionados.
A receita da mágica é : Motopr completo adquirido em uma boutique vitoriana na Via Dutra (Viaduto da Posse), retífica de cabeçote em Nova Iguaçu (Cabuçú), peças em São Cristovão, retífica de bloco, eixo e bielas em Tribobó (começo da rodovia em direção a Inoã e Maricá), mão de obra em Pendotiba (Niterói) e mais as idas e vindas do Rio de Janeiro, durante 2 meses.
A pouco tempo, nessa mesma boutique vitoriana, foram vendidos 1 BF-3000, por R$ 600,00, funcionando bem redondinho e ainda dois BF-161 por R$ 500,00 e 400,00, alem de um OHC Geórgia 1/2 vida por R$ 350,00.
No momento, ele não tem nenhum disponível, e está aguardando a chegada de dois Aerowillys e um Jeep que chegarão do Piauí para desmanche, sendo que todos estão rodando ainda.
Em outra boutique perto, existem várias Rurais , F-75 e mavecos na porta, mas não sei o que está por baixo do caput e o estado dos mesmos.

ze do maveco
25/02/2005, 19:25
São em reais mesmo, e tenho todas as notas fiscais, orçamentos, notas de execução e tickets referentes a todos os serviços mencionados.
A receita da mágica é : Motopr completo adquirido em uma boutique vitoriana na Via Dutra (Viaduto da Posse), retífica de cabeçote em Nova Iguaçu (Cabuçú), peças em São Cristovão, retífica de bloco, eixo e bielas em Tribobó (começo da rodovia em direção a Inoã e Maricá), mão de obra em Pendotiba (Niterói) e mais as idas e vindas do Rio de Janeiro, durante 2 meses.
A pouco tempo, nessa mesma boutique vitoriana, foram vendidos 1 BF-3000, por R$ 600,00, funcionando bem redondinho e ainda dois BF-161 por R$ 500,00 e 400,00, alem de um OHC Geórgia 1/2 vida por R$ 350,00.
No momento, ele não tem nenhum disponível, e está aguardando a chegada de dois Aerowillys e um Jeep que chegarão do Piauí para desmanche, sendo que todos estão rodando ainda.
Em outra boutique perto, existem várias Rurais , F-75 e mavecos na porta, mas não sei o que está por baixo do caput e o estado dos mesmos.

po cara isso e uma mina de ouro pois ja vi nego fazer esse motor por 3000

valeu cara

flaviovs
25/02/2005, 19:51
(...)peças em São Cristovão

Quando foi isso? Em qual loja você comprou estas peças em São Cristóvão? Na JAP?

Estou reformando meu BF-161 e o preço das peças na JAP (como era de se esperar) ficava de 50% a 100% (!!!) mais caro do que nas lojas em SP (Donatti, Agromotor etc.). Mesmo incluindo o frete e os rôlos de uma compra à distância, valeu a pena comprar longe.


(...)Em outra boutique perto, existem várias Rurais , F-75 e mavecos na porta, mas não sei o que está por baixo do caput e o estado dos mesmos.

Passa ai o mapinha para se chegar neste lugar, pô! :-) Estou precisando de uma tampa traseira da caçamba da F75. Será que lá tem? :wink:

Rogério Barthy
28/02/2005, 09:18
Vou pegar o endereço em minha casa no Rio de Janeiro: Estou trabalhando em Resende e só volto para o Rio aos fds.
Vou inclusive , pegar o endereço de duas outras lojas que vendem peças para Jeep/Willys, em Nova iguaçu e Caxias, onde se encontra de quase tudo e com preços honestos. (Jap é um roubo só)
Quanto às boutiques, se localizam na Via Dutra junto ao KM 180 (junto ao viaduto da Posse) uma de cada lado da via, e outra, mais para frente 500m, no sentido de volta para o Rio de Janeiro. Passei ontem lá e ví três f-75 e duas Rurais.

flaviovs
03/03/2005, 01:00
Valeu pela dica, Rogério. Devo dar um pulo lá qualquer hora pra fazer as compras do mês... :-)

Ah, e quando lembrar, manda sim o endereço das lojas alternativas, porque na JAP não dá mesmo não...

Walther PPK
03/03/2005, 10:14
Pessoal,

Acredito que o melhor seja trocar o motor original Willys por um GM 4 cilindros (Opala), quando o dono do veículo (Jeep, Rural, Pick-Up) não liga para originalidade;

Senão vejamos:
Vantagens do GM 4 cilindros
1 - Facilidade em encontrar peças para uma eventual retífica;
2 - Motor mais leve que os 4 ou 6 cilindros originais;
3 - Potência, quase a mesma, em relação aos originais;
4 - Facilidades em adaptação com o câmbio original ou câmbio Clarck (3, 4 ou 5 marchas) - vide os kits da DeepTec;
5 - Maior economia, com motor rodando mais suavemente;
6 - Etc... , etc... , etc...

No meu caso específico, tenho uma Rural 4x2, foi tudo mais fácil;
O meu motor Wyllis 6 cilindros já tinha queimado a junta do cabeçote duas vezes, e isto me assustou. Foi necessário, inclusive, aplainar o cabeçote. Conversando com alguns amigos mecânicos fiquei sabendo da dificuldade de encontrar peças, para uma eventual retífica, e dos preços das mesmas;

Corri (este é o termo correto) atrás de um câmbio Clarck de 5 marchas, e após adquirí-lo fui atrás do motor GM 4 cilindros. Recusei vários 6 cilindros GM, por causa do seu "apetite" (beberrão).

Resultado da procura, hà dois anos atrás:
Motor de C10 - 1.978 - GM 151 4 cilindros - ignição eletrônuca - R$ 500,00
Câmbio Clarck 2215A - 5 marchas e ré sincronizada - R$ 600,00
Serviço de instalação - R$ 500,00
Total de R$ 1.600,00

O motor só não veio com o alternador, que aproveitei do meu velho Willys 6 cilindros;
Com a venda do motor e câmbio Willys (3 marchas), por R$ 600,00, naquela época, é perceptível que não gastei muito nesta troca;

Resumo:
A Rural ficou com a direção muito mais leve, facilitando as manobras;
Ganha giros mais rapidamente, com maior velocidade final sem aquela "aspereza" natural dos Willys;
Maior economia, fazendo 7 km/litro a todo vapor em estradas de terra, e aproximadamente 9,5 km/litro no asfalto a 100 km/h;
Acredito que com uma relação mais longa (a minha é 44/11), tipo a do Dodge ou Maverick o consumo e velocidade final possam melhorar;
A primeira ficou bastante reduzida, sendo possível sair de segunda. Em situações difíceis esta primeira age quase como uma reduzida, e tem me "livrado" a cara;

A minha Rural já conta com freios à disco na frente (SBD) e estou instalando discos atrás (MDS);
Pretendo colocar pedaleiras suspensas, hidrovácuo e direção mecânica do Maverick;

Se alguém tiver tipo "receita" de bolo para instalação da direção mecânica, com fotos, favor enviar.

Saudações Ruralinas

ze do maveco
03/03/2005, 14:53
cara nada contra a transformacao da rural porem nao faria o mesmo se tivesse uma ( quando puder vou comprar uma ) nao sou chegado a esse negocio e acredito numa solucao pra esse motor willys que todos falam tao mal e acredito que minha ideia pode vingar esse motor sendo um simples erro facil de ser corrigido porem sobre a economia vc tem toda a razao sobre o motor do opala ser mais economico

valeu

Rogério Barthy
03/03/2005, 17:54
Quando estava procurando um motor, foi-me oferecido um 4CC Opala Alcool, que quando abrí, estava péssimo e podre, sendo necessário a total recuperação.
Quanto ao Willys, por incrível que pareça, foi mais fácil de se conseguir, já que de qualquer forma, teria que abrir o motor que fosse para ter um mínimo de garantia, e com o custo de aquisição de R$ 150,00 pesou bastante no desempate.

tisgo
04/03/2005, 19:08
acrescentando em relação aos valores, acabo de fazer o orçamento pra retifica completa do motor BF-161, aqui em pelotas (peças compradas em poa)
R$ 1932,00 em peças R$1000,00 mão de obra.
eu desisti da idei, vou pro opala.

Rogério Barthy
12/03/2005, 23:56
Flaviovs, o endereço das lojas em que consigo peças mais em conta que a JAP, são:Wilford Auto Peças tel. 3135-2297 Lote XV - Belford- Roxo - RJ
Mapema Auto Peças Ltda. 2767-7293 / 2767-1787 / 2667-2838 Nova Iguaçu - RJ.
Desculpe a demora...

flaviovs
13/03/2005, 01:10
Salve Rogério. Nada a desculpar, só a agradecer. Obrigado por mais essa dica!

Edu
17/03/2005, 15:24
Oi turma, sou novo na área, mas tenho uma Rural 75 com motor BF161, cambio de 4m no chão e relação 9/44. Estou iniciando uma reforminha do tipo substituição total de motor(opala 250S gasopa) cambio(C10 4m) e relação(11/43). Ao final pretendo vender o meu conjunto, garanto que esta tudo funcionando pois rodo com a menina inclusive no transito parado de sampa indo e voltando para o centro via 23 de maio no horário de pico e ela nunca me deixou na mão.Assim, se quiserem ou souberem de alguem interessado no conjunto completo (tudo) agradeço a indicação.

hederi
17/03/2005, 21:18
eu tenho um motor completo para vender

motor bf161
carburador
ignicao eletronica
motor de arranque
radiador



qnto vale isso nao tenho ideia?


antes do carnaval eu troquei cabecote aneis casquilhos moveis..

Edu
18/03/2005, 10:20
Fala Hederi,
Eu não tenho a minima ideia de quanto vale o motor completo mas estou procurando a informação e assim que tiver eu informo :?

jdutra
20/03/2005, 15:19
A minha Rural é uma 63 4x4. Eu comprei ela a 1 ano e meio atrás sendo que estou rodando com ela a um ano mais ou menos. A mecânica dela é original. Motor BF 161. Já forcei bastante o motor, já puxei até árvore que estava no meio da estrada, andei em trilhas, estradas de terra e alguma coisa em asfalto. Como saber se o meu motor tá abrindo o bico ou não? A única coisa que sei é que óleo ele não tá queimando.

Milton Bley Junior
22/03/2005, 23:41
Qcorreia

Tenho um motor Bf 161 em bom estado.
Se quizere é só me ligar ou cotactar 48-8404-3180 ou mbley_74@yahoo.com

t