Conectar

Ver Versão Completa : Inovação - Pneu sem ar - Michelin



jeferson
31/01/2005, 11:22
Michelin apresentou no Detroit Auto Show um potencial futuro para a
mobilidade, uma combinação integrada de pneu e roda sem um ingrediente vital
para a performance de um pneu tradicional - ar. A companhia revelou as
primeiras aplicações para este revolucionário sistema chamado "Tweel" - que
opera inteiramente sem ar.
Esta nova combinação de roda e pneu já está sendo produzida e está
disponível como um novo ítem para os sistemas de mobilidade iBOTT. "As
maiores revoluções na mobilidade pode vir a longo de centenas de anos" diz
Terry Gettys, presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Michelin
da América. "Mas um novo século chegou e o Tweel mostrou seu potencial para
transformar a mobilidade. O Tweel nos permite alcançar níveis de performance
que simplesmente não eram possíveis com os pneus convencionais de tecnologia
pneumática de hoje."

Atrás das aplicações reais, a Michelin tem projetos adicionais do Tweel em
máquinas como empilhadeiras e máquinas de construção e veículos militares. A
aplicação mais intrigante pode ser o utilizado no protótipo utilizado para
veículos de passeio. A companhia lançou um vídeo deste sistema sendo
utilizado com uma performance promissora em um Audi A4.

"A Aplicação automotiva do Tweel, como demonstrada no Audi, é
defenitivamente um conceito, uma aplicação com forte futuro potencial", diz
Gettys. "Nossa concentração é entrar no mercado de veículos de baixa
velocidade e mais baixo peso. O que aprendermos de nossos sucessos adiante
será aplicado ao Tweel para carros de passeio e adiante."


Benefícios

O coração da inovação do Tweel é sua simplicidade dos raios de borracha do
pneu, que substitui a necessidade de ar pressurizado enquanto oferece
performance só anteriormente oferecida pelos pneus pneumáticos. Os rais
flexíveis são como parte da roda flexível que deforma para absorver impactos
e retornar com enorme facilidade. Sem o ar necessário pelos pneus
convencionais, o Tweel ainda entrega performance como os pneus
convencionais, tanto em capacidade de carga, como também em conforto e
agilidade em curvas.

Futuro da tecnologia Tweel

Para a Michelin, o Tweel é uma visão a longo praso que representa a próximo
passo em um longo caminho das mudanças inovativas das indústrias. A quinze
anos atrás, a Michelin inventou o pneu radial e não ná dúvidas que a
tecnologia do pneu radial vá continuar como a principal por um bom tempo
afrente ainda. A Michelin continua avançando a performance do pneu radial em
resistência, durabilidade e agarre. No curto prazo, as lições aprendidas da
pesquisa do Tweel começarão a ser aplicadas para melhorar a performance dos
pneus convencionais. No futuro, Tweel pode reinventar o modo como os
veículos se movem. Conferir calibragem dos pneus, usar steps, estouros de
pneus em estradas e balanceamento entre conforto e tração irão todos cair na
memória.



http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_1270_25.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_1270_26.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_1270_28.jpg

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_1270_27.jpg


Abraços

Oni
31/01/2005, 11:38
show de bola =D

mais pelo jeito demora ainda pra sai... ainda mais aqui no Brasil

e preco nenhuma espectativa?

tonturinha
02/02/2005, 21:55
legal!! :D
bem diferente.. e parece "confortavel"
bom pras pedra ali neh..

quando vier pro brasil, vai ser beeeemm baratoo..

Samurai_MOA
02/02/2005, 23:31
Muito legal, mas lah nao fala nada qto a durabilidade...

tem q ver o custo/beneficio dessa belezinha!

DougBRSP
03/02/2005, 09:50
Mas por ser ar não existirá mais a opção de se utilizar pressões diferentes no pneu, tipo para o asfalto (com mais pressão) e terrenos irregulares (menos pressão) o que obrigaria vc a ter dois jogos desses pneus um digamos com raios mais "duros" e outro com raios "moles" IMHO

[]s palpiteiros

Samurai_MOA
03/02/2005, 19:55
Mas provavelmente eles tem sensores que reconhecem o terreno e ajustam o pneu para tal!!! :D :D :D