Ver Versão Completa : explorer diesel automatica
rodrigo292
05/01/2010, 01:00
olá sou novo no forum, mas já tenho minha explorer , faz mais de ano, ela é uma explorer 94 4x4, automatica , por necessidade , não costumo fazer trilhas mas volta e meia ando em locais que tenha que ser utilizado a tração nas 4 , falando e andando com caminhonetes de amigos percebi a economia , sem muita perda de potencia nos moteres a diesel que as ranger´s possuem .
gostaria de saber existe como colocar um motor deste na minha caminhonete mantendo a cx automatica? outra coisa no detran aqui de porto alegre não consta como possivel fazer tal alteração, mas no codigo de transito prevê . como proceder neste caso?
obrigado pela atenção .
cRiPpLe_rOoStEr
05/01/2010, 01:33
os funcionários do detran costumam não saber explicar direito a lei para os cidadãos... o jeito é levar a lei escrita para eles verem ou contratar um despachante... quanto ao câmbio, se tiver controlador eletrônico com interface para a ecm vai dar um pouco mais de trabalho mas é possível, só que invariavelmente vai requerer alterações no conversor de torque mesmo se o câmbio não tiver controle eletrônico... a propósito: ja viu o tópico sobre uma ranger com motor 2.8 power stroke e câmbio automático da blazer v6?
lcdalzoc
05/01/2010, 09:19
Como o Criple falou, tem de levar a lei escrita ao detran... juntando a desinformação dessas "gentes" com a boa vontade das mesmas...não se consegue coisa alguma...
A minha 95 tem motor 2.5 da ranger 2001, mas já comprei assim, e tem câmbio manual. Qualquer dúvida, estou à disposição...
Rones Jr
06/01/2010, 17:32
Diesel....4x4 com reduzida. ...o Marruá deu uma forçada ao dizer que a 1 dele é a reduzida....mas em regra é isso...ou capacidade de 1000 kgs ou 4x4 com reduzida.
cRiPpLe_rOoStEr
06/01/2010, 21:43
será que os funcionários do detran ganham alguma propina de donos de oficinas de conversão para gnv para dificultarem tanto a vida de quem tem intenção de converter um utilitário para diesel??? o gás pode até atender bem a alguns usuários mas em alguns lugares onde não se acha gás com tanta facilidade o jeito é recorrer ao diesel se quiser economizar...
rodrigo292
07/01/2010, 21:32
eu estou muito afim de colocar na minha mas estão me dando um monte de contra , dizendo que a relação tem que modificar, tem que mexer na centralina , mudar varios dispositivos eletrico..etc, eu não acredito nisto pois acho que basta fazer as alteraçoes de flanges para caixa seca, suportes do motor e reprogramar a injeção informando que o corte de rotação e mudar a bomba de combustivel para menor bar.
fiquei bem preocupado, alem disto fui hj ao detran e ele me falam que não consta no sistema dele a explorer a diesel e por isso é que não é permitido, ( muito obtusos):parede: , uma vez que a ranger existe com motorização a diesel ...
Rones Jr
07/01/2010, 21:33
Nos atendo à conversão de gasolina pra diesel automatic. Tenho estudado o assunto, pois to querendo uma XJ assim. O problema está no gerenciamento eletrônico. Sei que na XJ o CA AW4 tem módulo separado e precisa de alguns sinais vindo do carro: TPS. Então quem adapta um diesel nele mantém o TPS original, isso já confirmei até com uns caras do EUA.
Outra opção é usar alguma caixa analógica...as Nissans até 92 e Cherokees 91 são assim...totalmente mecânicas, assim como as do Opala.
Ai pensei, pq não uma de Opala 4 marchas - 6 canecos. Se pensar bem ...números de torque e potência são bem parecidos entre um 2.8 MWM e o 6 L GM....tb parecido com o 6L Jeep.
Mudança então, só no ponto de stoll...uma vez que o torque máximo aparece bem mais cedo nos diesel....então devemos, tvz substituir o conversor por um de carro diesel...como as WJ, MIT, Toy....etc.
Em tese....é isso.
No Icarros tem uma XJ cujo dono adaptou um motor Toy 3.0....mas do antigo, baixo giro, manteve a CA, liguei e o cara disse q funciona tudo, mas a relação ficou curta (olha o torque mais cedo ai...)...então recomendaria trocar os diferenciais...
Bem...o projeto continua....se alguém tiver mais infos...pois postei umas destas perguntas na parte de Cherokees....e até agora nem uma respostinha, nem que seja pra desejar boa sorte...
Rones Jr
07/01/2010, 21:36
Rodrigo....tb não consta A20 a diesel e os caras convertem...estória pra boi dormir essa. A legislação permite qualquer alteração, desde que chancelada pelo INMETRO e dentro da legislação: 1000 kg de carga ou 4x4 e reduzida. Dá até pra montar uma Chevy com cambio 4x4 e reduzida de Lada e motor a diesel.
cRiPpLe_rOoStEr
07/01/2010, 21:45
fui hj ao detran e ele me falam que não consta no sistema dele a explorer a diesel e por isso é que não é permitido, ( muito obtusos):parede:
pode não constar no sistema mas no caso seria um veículo MODIFICADO, e se cumpre os requisitos técnicos exigidos para poder rodar com diesel o detran não pode te impedir de pedir autorização para a alteração de características...
de repente o jeito seja contratar um despachante:pensativo:
Rones Jr
07/01/2010, 21:55
Seguinte....só por exemplo....to vendo aqui o manual do AW4 da XJ....ele precisa de sinais dos seguintes sensores: TPS, Velocidade de Transmissão, Velocidade do Veículo, Park/Neutr, freio. Moleza de ficarem no motor a diesel.
O ponto de stoll dela é 2100 - 2400 rpms...acho q nos diesel fica entre 1200 e 1500 rpms, não tenho certeza.
Olha o manual de sua CA para verificar a questão....pode ser uma luz pra ti.
Ai carai....aquele bichinho que fica piscando na mente...apareceu de novo!!!
mak (SP/ZN)
14/01/2010, 23:19
olá sou novo no forum, mas já tenho minha explorer , faz mais de ano, ela é uma explorer 94 4x4, automatica , por necessidade , não costumo fazer trilhas mas volta e meia ando em locais que tenha que ser utilizado a tração nas 4 , falando e andando com caminhonetes de amigos percebi a economia , sem muita perda de potencia nos moteres a diesel que as ranger´s possuem .
gostaria de saber existe como colocar um motor deste na minha caminhonete mantendo a cx automatica? outra coisa no detran aqui de porto alegre não consta como possivel fazer tal alteração, mas no codigo de transito prevê . como proceder neste caso?
obrigado pela atenção .
depende do motor que vc colocar vc até consegue deixar com o teu CA (que é o a4ld) mas vai ter que mexer na relação ( a tua é 3.73) pela faixa de giro e torque... o 2.8 com tgv acho que nem precisaria... um 2.5tdi com certeza... o unico problema que vejo no seu caso é o OD do CA A4LD que é acionado pela centralina e vc teria que adaptar um meio de interpretar o giro do motor, o torque e a velocidade e acionar esse sinal. outra coisa é a flange para ligar o CA e o motor diesel... vai custar caro...
Eu coloquei um 2.5TDI de ranger numa 98... mantive a relação 4.56 e Cambio MECANICO da ranger para deixar o cjto casado... ficou bom para cidade mas curto para estrada... alonguei nos pneus e estou testando... antes de alongar consegui a marca de 13km/L de consumo na estrada...
Conheço uns 3 ou 4 donos de explo modificados apra diesel e todos passaram pelo grande problema dos detrans... eles seguem uma cartilha que diz que só podem ser transformados para diesel utilitarios com mais de 1 Tonelada de peso... mas há um adendo ao artigo falando de VEICULOS COM TRAÇÃO NAS QUATRO RODAS E QUE TENHA A DENOMINAÇÃO JIPE/MISTO que eles não colocaram nessa maledeta cartilha. Então vc tem que chegar lá com a lei completa e com os dctos do seu carro e conversar com o delegado de transito da seção e "ajuda-lo" a interpretar o que esta lendo... se ele continuar a não aprovar vc pode entrar com um mandado de segurança ou documentar em alguma cidade que o delegado saiba ler e interpretar corretamente a lei.
Agora... se vc esta fazendo isso apenas pela economia de diesel tá equivocado... o valor investido não compensa... não se paga nem a medio prazo... só a longo prazo...
eu fiz porque já comprei o carro sem motor por um preço bacana... o que gastei para mudar para diesel deixou o carro no valor de um a gasolina completamente zerado de mecanica... a danada tá um doce de guiar...
mak (SP/ZN)
14/01/2010, 23:24
Rodrigo....tb não consta A20 a diesel e os caras convertem...estória pra boi dormir essa. A legislação permite qualquer alteração, desde que chancelada pelo INMETRO e dentro da legislação: 1000 kg de carga ou 4x4 e reduzida. Dá até pra montar uma Chevy com cambio 4x4 e reduzida de Lada e motor a diesel.
Chevy não rola... menos de 1T e não tem 4x4 de fabrica...
cRiPpLe_rOoStEr
16/01/2010, 01:50
Chevy não rola... menos de 1T e não tem 4x4 de fabrica...
rola sim, alguns despachantes conseguem verdadeiros milagres... mas acaba sendo caro... compensa mais adaptar um ap1.8, fazer constar no documento como movido a álcool e depois fazer o "misto quente" com o cabeçote do 1.6 a diesel...
mak (SP/ZN)
18/01/2010, 18:06
tá... vai lá e paga pro despacha que faz.. e depois tenta transferir ou passar em vistoria pra ver a naba que vai dar...
cRiPpLe_rOoStEr
18/01/2010, 18:29
tá... vai lá e paga pro despacha que faz.. e depois tenta transferir ou passar em vistoria pra ver a naba que vai dar...
realmente não é fácil mas depois que estiver com o documento na mão não tem maiores incomodações...
Rones Jr
19/01/2010, 22:47
Aqui no ES o Detran segue a Lei. Se o laudo do INMETRO faz constar que o carro é equipado com tração e redução não há que se falar. Uma vez constando do documento não há dúvidas. Aliás, como se emplacam os protótipos 4x4 e diesel? Com laudo e demais documentos. Mas sim, sei que cada Estado usa sua interpretação...
cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2010, 22:58
até onde eu me lembre nada impede de aproveitar o chassi/monobloco/carroceria de um modelo de produção regular para a montagem de um modelo artesanal/protótipo...
mak (SP/ZN)
20/01/2010, 00:11
consulte as ultimas portarias do detran que isso foi proibido há pouco tempo... tinha uma turma em MG que fazia isso "profissionalmente" e quase todos viram o sol nascer quadrado.
rodrigo292
08/02/2010, 22:18
é mas alem da economia estou com muita dificuldade( sendo quase impossivel) achar um mecanico decente e/ou alguem que tenha o programa de diagnóstico da injeção, e o devido adaptador.... pensei logo em meter um motor á diesel por ser uma mecanica menos complexa e que será de mais facil acesso de encontrar quem os regule, eu mesmo dou um jeito em casa, já com a bendita injeção dependo do computador e de ficar trocando um monte de sensores pra poder fazer um diagnóstico completo, tchê estou com ela parado na minha casa desde o inicio do tópico tentando achar aguem de copetencia que mexa na bendita, cheguei até pensar em arrancar todo sistema e fazer tudo por carburados , pelo menos consigo mexer melhor em casa e não dependo de "mechanicos" fazendo teste com meu dinheiro..hehehehe.
agradeço a ajuda dos amigos , estou seriamente inclinado em arruma-la e ir em busca de um outro veiculo 4x4, pensei em até me individar e buscar uma land 130, ou uma bandeirantes cab. dupla, mas só em pensar que tenho que transportar toda hora o mulheriu e a velharia junto pra praia , serra , oe o mais frequente hospital e fisioterapia, fico com dois corações, pelo que a explo me oferece...
mak (SP/ZN)
09/02/2010, 00:17
qual o ano de sua explo? qual o problema atual dela e que motor tem em mente?
rodrigo292
09/02/2010, 14:19
estou pensando um 2.5 ou 2.8 da ranger, mas quero ver o que terei que mexer menos na caminhonete. a minha é uma 94/94 xlt 4x4 automática importada pela Sedan, sp, ela está impecavél de manutenção faço tudo o que prescisa não deixo nada pra depois, mas ela está numa onda de " não quere se regular.... já gastei o que tinha e não tinha , e assim mesmo não deu certo... gosto muito dela , mas ultimamente penso muito em troca-la , vou em busca de uma ranger 4x4 dupla diesel ou land 130 , ou algo parecido, pra não me encomodar mais, como eu me apego muito aos carros fica ruim de ve-los ir embora.. hehehe
mak (SP/ZN)
09/02/2010, 15:03
O que vc já trocou nela? quais os sintomas dos defeitos?
rodrigo292
17/02/2010, 04:33
já fiz o teste de injeção com motor desligado ( aquele das oiscadinhas da injeção) simplesmente nada, fui então ao mais lógico e obvio, comecei trocando todos os sensores de ar ,agua, rotação marchalenta , mistura..etc
fui atras da centralina, pois poderia ser ela com algum problema, nada, sei lá agora, todos dispositivos novos modulo ok , tanque limpo, bomba de gasol ok, filtors ok, cx automática estourada em ir pra frente por conta do motor falhar....
por isso estou optando por arrancar toda a mecanica e colocar uma a diesel...
tenho oferta de uma ranger 2.5 capotada na qual toda mecanica esta intacta, só a cabine foi destruida. vi as fotos, estou vendo isso , mas por aqui tambem é fogo , ate pra legalizar tá dificil...
se tiver alguma idéia será bem vinda...
valeu pela mão...
mak (SP/ZN)
18/02/2010, 00:05
qual o ano do carro e quais são exatamente os sintomas?
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