PDA

Ver Versão Completa : Máquina simples de Solda TIG



Paulo Sebastião Ferreira
31/01/2005, 09:33
:) E aí pessoal, tudo bem?

:( Sempre quiz ter uma máquina de solda TIG, mas, como já devem ter pesquisado, como eu, o resultado foi um preço bem elevado. Algumas marcas, pela sofisticação do equipamento, mesmo que de pequeno porte, podem custar muito caro.

:arrow: A solda TIG é aquela que utiliza os eletrodos sem revestimento, em forma de varetas, são muito versáteis pois fazem soldas em várias ligas de materiais ferrosos e não-ferrosos, com espessuras razoáveis.

:arrow: Para se obter uma máquina de solda TIG, simples, com algumas limitações mas um bom desempenho, devemos seguir a seguintes etapas:

1-Faça contato com um engenheiro eletricista ou um técnico credenciado,
e solicite orientação sobre o assunto.

2-Adquira uma máquina de solda elétrica com potência de, pelo menos, 400 Amperes, que poderá ser uma usada, mas em bom estado. Esta máquina deverá possuir, preferencialmente, seus enrolamentos (bobinas) feitos com fios de alto tero de cobre.

3-Se a máquina ja possuir uma "Ponte de Retificação" melhor ainda. Caso não possua este recurso, o engenheiro ou o eletroténico saberão dimensionar a unidade elétrica de "retificação de corrente" necessária ao caso. Alguns engenheiros e técnicos preferem também adicionar um "Ajuste Fino" para um melhor desempenho da máquina.

4-Será necessário ainda, fazer uma boa rede elétrica no local escolhido para a instalação do equipamento, seguindo todas as normas técnicas necessárias para tal.
Sempre, mas sempre mesmo, faça tudo com a orientação de um profissional qualificado. De preferência aqueles que já se especializaram no assunto. Consulte o pessoal de manutenção em máquinas de Solda TIG!

5-Agora falta comprar a Tocha, o cilindro de Argônio carregado, é claro, a máscara, as luvas, as botas e as roupas adequadas a esse tipo de trabalho.

6-Façam cursos ou tomem lições com um profissional da área e boa sorte!

:?: Solicito acrescentarem aqui mais informações sobre a montagem desses equipamentos, pois são muito úteis na construção de Gaiolas ou Aranhas.

Abração grandão,

Paulo Sebastião

Paulo_Marcelo
31/01/2005, 17:31
Solicito preços...

Tou começando a soldar com TIG na facudade... por enquanto só vi o cara soldar, acho q manha ja começo.

Paulo_Marcelo
10/02/2005, 19:41
http://www.autoweld.com.br

hederi
12/02/2005, 14:00
qual a diferenca da slta tig para solda mig ?
as duas usam argonio?
porem a tig usa se uma veareta de soilda ?

obrigado.

Paulo_Marcelo
09/04/2005, 22:33
O eletroldo da solda TIG (tugstenio) tem ponto de fusao muuito alto, entao ele nao é derretido, nao é consumido. Ele fundi a peça q quer soldar e o material de consumo. (Um arame qualquer, vc vai derretendo e colocando onde quer).

Na Mig, o eletroldo é o material de "consumo".

havoc
28/04/2005, 04:13
com essa transformação de solda eletrica para solda TIG se consegue soldar aluminio?

pelo que vi só algumas maquinas TIG conseguem soldar aluminio.

com essa maquina 'feita' é possivel? ou precisaria mais modificações além das citadas?

Paulo_Marcelo
29/04/2005, 12:47
Maquina de solda eletrica q voces chamam é fonte para eletroldo revestido?

Se for, não é tao simples usar uma dessas pra soldar TIG. Apesar de precisarem de projetos semelhantes (sempre usam corrente constante, pulsada e, em alguns casos, alternada), a fonte pra eletroldo revestido nao precisa controlar o gas, e a de TIG precisa.

Num sei como q faz o controle do gas por fora da fonte.

E tb pra soldar em corrente alta, a tocha de tig precisa ser refrigerada, q tb é a fonte q controla.

Ter uma fonte de pelomenos 400A é só pra quem vai soldar chapas muito groças. E pra aluminio precisa ter opção pra corrente alternada.

Uma fonte TIG CC q forneça 150A ja quebra um galho danado.

Edintruder
30/04/2005, 21:07
A tig só não solda ferro fundido. Tem um camarada lá no serviço que vai fazer uma tig do soldador dele.
Ele já projetou o invento:
- Transformador de solda com corrente alternada com amperagem mínima de 30A;
- Tocha padrão para vareta de tungstênio;
- Garrafa e relógio de argônio.
Não vai dar para fazer o ajuste fino, porém terá que compensar na habilidade do soldador. Como o argônio manterá o arco aberto, a amperagem não precisa ser muito alta. Com o Valor de uma Tig que custa a partir de R$7000,00, uma caseira que funcione tem o seu valor. Nas oficinas de reparo de containers reefer da empresa onde trabalho, tem 2 tig de R$21000,00 cada!!! :shock: Bem que eu preciso de um aumento... :?
Para soldar alumínio precisa de uma amperagem menor para reduzir o arco, senão vira tudo buraco, aí vai ser um um corte de plasma!!!
Vale lembrar que um aparelho de solda tig solda também eletrodos de revestidos, menos eletrodos de alumínios que precisam de um retificador de solda e não transformador.

Paulo_Marcelo
01/05/2005, 08:58
Tem umas TIG novas q, com os acessorios, da pra pegar por 4 mil... cc 150a.

Mas, pra nós, uma fonte pra eletroldo revestido acertada pra soldar tig, deve sair muito $melhor$.

Edintruder
07/05/2005, 15:57
Vou ter que botar a mão na massa e tentar tranformar a minha numa Tig e postar aqui para ver como fica! Vou tentar agitar um tocha e um kit de Argônio emprestado. Eu vou procurar argônio em cilindro pequeno como tem para Oxigênio e Acetileno.

Paulo_Marcelo
07/05/2005, 16:19
O chato de usar uma fonte sem controle do gas é ter q ficar abrindo e fechando o reservatorio quando for soldar. Se houvesse alguma valvula eletrônica, dava até pra inventar um circuito com a tocha pra só sair gás quando apertar o butão da tocha.

Gilbertojipeiro38
07/05/2005, 19:07
comprei uma maquina CADDY TIG 150 A da Esab. Solda qualquer eletrodo revestido ate 3,25mm TIG aluminio aço e titanio R$ 3700 completa mais R$700,00 a garrafa de argonio pesa 8 Kg e liga em qualquer tomadinha comun 220v

Paulo_Marcelo
08/05/2005, 03:01
Esse preço foi por uma fonte nova?? Pensei q fosse mais cara.

Cara, essa fonte só solda em corrente contínua... solda alumínio, mas a qualidade não é das melhores.

Já soldou alumínio com ela?

Markito Amato
08/05/2005, 11:38
Salve, galera!

Acho que as coisas estão ficando um pouco confusas por aqui. :D

Vamos por partes:

- Não há o menor problema em soldar ferro fundido com uma TIG. O único detalhe nesse caso é que a peça a ser soldada precisa ser aquecida para que a solda seja de boa qualidade;

- Soldar alumínio com corrente contínua é o mesmo que usar chiclete para colar um pneu! :D
Se esse tipo de fonte produzisse um resultado no mínimo satisfatório, não haveria necessidade de fontes com corrente alternada com ajuste de freqüência. Afora isso, para soldar alumínio é necessário usar um eletrodo com ponta arredondada, ao invés daquele na forma de agulha utilizado em aços;

- A solda TIG é fantástica para trabalhos minuciosos em chapas finas, Porém, se a idéia é juntar longos pedaços de aço (um pára-choque, por exemplo), prefira uma MIG, cuja velocidade de deposição é beeem maior. E se a proposta é soldar algo bem de vez em quando, um bom transformador resolve o problema.

Como todo processo de solda, afora a fundamental habilidade do soldador, é necessário conhecer bem os ajustes da máquina. Problemas como corrente alta ou baixa demais, eletrodo de diâmetro inadequado, velocidade de deposição alta ou baixa demais; excesso de temperatura na peça e vazão do gás alta ou baixa demais são muito comuns. Portanto, muita leitura técnica e treino fazem parte do caminho ao Nirvana da solda. :wink:

Em tempo, para quem quiser algo técnico a respeito, vale uma visita ao site: < http://www.infosolda.com.br/ >


Abraços de soldador de TIG,

Paulo_Marcelo
08/05/2005, 14:12
A ponta do eletroldo, quando usado em corrente alternada, se funde um pouco e forma uma gota esférica q proporciona uma boa solda no aluminio... Ja observei algo legal, quando começo a soldar com a ponta deformada, o arco fica inconstante... mas longo quando acontece esse fenômeno, o arco fica direitinho.

O problema é quando a corrente positiva ta alta d+ q essa gota sai do eletroldo pra peça.


Outra curiosidade, nessa semana chegou uns eletroldos de alumínio revestidos no laboratorio pra gente testar... Só acreditei quando ví, hehehe. E a qualidade, depois q conseguimos uma corrente legal (em CC+), foi bem satisfatória.
Depois testamos em CA, mas num conseguimos parâmetros bons.

Dizem q cada eletroldo custa cerca de 4 reais.



[]'s de um aprendiz na arte da soldagem.

Markito Amato
10/05/2005, 11:17
Salve, Paulo!

A ponta arredondada do eletrodo não é uma consequência da corrente alternada. Você mesmo pode fazer isso usando DC. Porém, para tanto, é preciso deixar o pólo positivo no eletrodo. E no negativo, você coloca um bloco de cobre refrigerado com água. Rapidinho a "gota" se forma. :wink:

Quanto ao problema da "gota cair do eletroldo para a peça", isso é o que se chama de contaminação. Ou seja, é o que pode acontecer de pior durante o processo de solda, pois a junta contará com a presença de outros materias além do metal base.

É claro que isso não vai fazer muita diferença se estamos falando de um portão de ferro de casa ou de um "chão de ônibus" de alumínio para o assoalho do jipe, por exemplo. Contudo, quando a idéia é colocar a junta resultante sob um determinado esforço, é fundamental que ela tenha uma ótima qualidade.

Nesse sentido, imagina um suporte de fixação de uma caixa de direção. Se a junta foi contaminada pelo eletrodo, o surgimento de uma trinca é uma possiblidade que pode acabar com o passeio do final de semana. E isso na melhor das hipóteses. :shock:

Já no tocante às novas tecnologias "eletrodais", eu acho bacana qualquer tipo de avanço. Porém, só uso em meus trabalhos produtos que firmas como a Esab colocam à venda. Afinal, eu não posso me dar ao luxo de usar um carro como "corpo de ensaio". :wink:

De qualquer forma, conta mais sobre esse eletrodo de alumínio! :D

Abraços,

Paulo_Marcelo
10/05/2005, 17:17
Markito, nos pulsos positivos da corrente alternada há a fusão da ponta do eletroldo (essa fusão num pode ser muito grande, pois pode haver a contaminação, como vc falou) e deixa ela arredondada. Por isso ocorre o fenômeno q citei no post anterior.

Sobre o eltroldo... num acompanhei mais os testes, tou tendo q estudar prum trabalho.

O fabricante dele, se não me engano, é a Weld Inox.

Paulo_Marcelo
12/05/2005, 12:57
Ontem fui atraz de preço dos eletroldos de alumínio.......... Custa, SOMENTE, 226 reais o kilo!!!

O fabricante é a Weld Inox mesmo.

Markito Amato
14/05/2005, 12:13
Fala, rapaz!

Olha, confesso que não estava entendo o rumo da conversa. Afinal, falávamos de solda TIG quando você comentou sobre os eletrodos de alumínio. Na mesma hora achei aquilo estranhíssimo; alumínio numa tocha TIG??? :shock:

Mas agora entendi o que você queria dizer. Você se referia aos eletrodos consumíveis de alumínio com bronze (WI BZ350). Aliás, o que haviam dito sobre soldar alumínio em CC+ acabou de fazer sentido.
Do jeito que estava escrito (e eu reli várias vezes), dava a impressão que alguém queria soldar alumínio com uma TIG, deixando o eletrodo de tungstênio em CC+. Tadinha da tocha! :D

De qualquer forma, apesar de alumínio não ser um material do meu interesse, achei bem legal esse eletrodo novo. Quem sabe um dia eu não uso. Se bem que pelo preço que você falou a coisa ainda não é muito viável. :D

Em tempo, no site da Miller Welds tem bons artigos técnicos:
http://www.millerwelds.com/education/library.html

No da ESAB também:
http://www.esab.com.br/literatura_op.html

Abraços,

Paulo_Marcelo
14/05/2005, 13:05
Markito, quando falei dos eletroldos de aluminio, citei q era revestidos... :)

Confundi mesmo você.

Markito Amato
15/05/2005, 10:32
Não se liga, não. A idade é uma m... :lol: :lol: :lol:

A melhor parte nisso tudo é que quando fico em dúvida sobre algo sempre pesquiso um pouco mais. E não é que ao reler um dos livros técnicos que tenho sobre solda descobri o trecho abaixo:

"Ligas de alumínio

O GTAW é um processo perfeito para a soldagem desses materiais, podendo ser realizadas operações em todas as espessuras e soldagens autógenas ou não. Na maioria dos casos é utilizada CA, devido à limpeza catódica. Na soldagem de superfícies finas, algumas vezes é utilizado o DCEP. Para seções espessas (acima de 1/4") utiliza-se DCEN com hélio em processos automáticos sendo que, devido à ausência de limpeza catódica, as peças têm de ser limpas imediatamente antes do processo. Em CA, utiliza-se Argônio por prover melhor limpeza, melhor inicialização do arco e qualidade supeiror de solda."

Moral da história, dá para usar DCEP e DCEN com alumínio, porém, o resultado é incomparável melhor quando se usa CA. :wink:

Em tempo, segue um texto em anexo que considero bem legal. :wink:


Abraços,

Paulo_Marcelo
15/05/2005, 12:50
É aquele negocio.... o arco se abre do mesmo jeito e a solda vai acontecer...... já a qualidade....

Só esclarecendo os termos pra galera, CA é corrente altercada. DCEP é corrente continua com eletrodo no positivo, DCEN é com eletrodo no negativo. GTAW é a norma desse tipo de soldagem.

Paulo_Marcelo
10/08/2005, 19:56
Pensual, achei hj "jogada" no laboratorio da facudade uma tocha de TIG q o controle do gás é nela, uma torneirinha de abre e fecha... atém dela tem tb a partida, q foi adaptada pelo pensual, na tocha.. o mal é q não tem refrigeração da mesma.

É uma exelente pra quem num quer comprar uma fonte propria pra tig.

wilson rebello
06/04/2007, 11:44
Soldagem TIG (tungsten inert gas) é um processo de soldagem por arco elétrico que no processo TIG utiliza-se como eletrodo de soldagem o tungstênio, o processo TIG pode ser autógeno, ou seja, pode permitir a soldagem do material sem metal de adição, já que o calor gerado pelo eletrodo de tungstênio pode ser usado para fundir localizadamente o material, cujas partes que estão em contato se unem desse modo.

A máquina TIG é expetacular. Entre as melhores já fabricadas no Brasil esta a Eutectig DPT 300 de alta potência e excepcional resistência. Tenho uma à venda em estado de nova, revisada e com garantia. Valor R$ 6.500,00 à vista. Meu telefone é (041) 3364-6402 (so à noite). wilson

wilson rebello
06/04/2007, 12:03
Vendo maquina de solda TIG marca EutecTIG - umas das melhores já fabricadas no Brasil. Está em perfeito estado, revisada recentemente e com garantia de 3 meses no equipamento. Valor R$ 6.500,00. Contato rebello@potencialgt.com

lostensos
06/04/2007, 18:53
desculpe a pergunta, mas eu queria usar solda em casa como hobby, mas sempre vi os serralheiros colocarem/pendurarem os fios desencapados de alimentação antes do disjuntor, depois que a alimentação já vem do relog/rua.
Achei uma coisa perigosa mas depois vendo o consumo das maquinas na casa dos 150/250 amperes, com certeza o disjuntor desarmaria (desligaria/cairia) se ligassemos depois dele. Ae entendi o pq...

Pergunto: existe alguma maquina de solda eletrica com o uso de eletrodos que se possa conectar diretamente a uma tomada 110/220?
Precisa de fio terra?

Grato

Fabil
26/04/2007, 17:22
tem... eu tenho uma bambozzi eletronica de 150a que liga-se em qualquer tomada 120v... soda numa boa eletrodos até 2,5mm... p/ servicos leves quebra o maior galho. mas p/ soldar chassis, chapas muito grossas, etc.. sem chance...

T+

Marcelo Macedo
06/06/2007, 00:04
PESSOAL,

HÁ UNS 18 MESES MONTEI UMA FONTE:
02 TRANSFORMADORES DE SOLDA CA COMUM LIGADOS EM PARALELO BOBINAS PRIMARIO E SECUNDÁRIO DE COBRE. DESSES TRANSFORMADORES FIZ LIGAÇÃO PARA UMA PONTE REFITICADORA COM 06 DIODOS DE 240 AMPERES( É UM DIODO GRANDE DE PORCELANA). ASSIM CONSEGUI UMA FONTE RETIFICADORA. POSSUI UM TIRISTOR NA SAIDA CONTROLADO POR PULSO. FONTE FICOU BEM ROBUSTA POSSO TANTO LIGÁ-LA NO BIFASICO COMO NO TRIFASICO. FONTE CHEGA EM UNS 325 AMPERES, O ELETRODO DERRETE COMO UMA MANTEIGA.

COMPREI A TOCHA TIG COM CONTROLE DE GÁS ATRAVÉS DE UMA SELENÓIDE QUE FICA DENTRO DA MÁQUINA, DAÍ É SÓ LIGAR O ARGÔNIO E PRONTO.

UTILIZO NO ELETRODO SEMPRE NO NEGATIVO.

GASTEI UNS R$2.000,00 REAIS EM TUDO APROXIMADAMENTE.

O TIRISTOR DE 250AMPERES - É UM DIODO COM CONTROLE CHAVEADO
HORA LIBERA CORRENTE HORA NÃO CONFORME O DISPARO DE MILIAMPERES.
iSSO É BOM POIS DA UM CONTROLE DE CORRETE (AMPERES MAIS PRECISO DE FORMA ELETRONICA E NÃO MECANICA).

DEU MUITO TRABALHO, POIS OS DIODOS NECESSITAM DE DISSIPADOR DE CALOR QUE MONTEI TUDO NUMA CAIXA COM COOLER E TUDO.

FICOU MUITO BOM, SOLDAR COM CC CORRENTE CONTINUA É OUTRA COISA
NO CASO DE ELETRODO REVESTIDO.

MARCELO MACEDO

zoega
03/09/2007, 08:54
Solda MIG feita ''em casa'':

http://home8.inet.tele.dk/jan_p/welder/mig1.htm

Alguém tem as manhas???

ale1978ale
20/10/2007, 00:06
Visitem o site www.soldatig.com (http://www.soldatig.com), lá tem um equipamento muito 10... só tenho ouvido falar bem deste equipamento... o principal é que é um equipamento nacional e a sua amperagem é a maior que conheço até o momento... 750 ampéres!!!!

Carlos Alberto da Silva
28/10/2007, 13:18
Ola pessoal, uma informaçao na opiniao de vcs qual seria a melhor e de mais facil manuseio, para os serviços de montagem de gaiolas e soldas em chassis, a MIG ou a TIG

fransco
31/01/2008, 00:00
respondendo as duvida da solda tig para faser uma solda tigue em primeiro lugar tem que ter um ignitor de alta frequencia composto de uma bobina nucleo de ar com 12 espira emrrolada com fio de meia polegada um copacitor de mica prata um trasformador com primario 220 v secundario 3500 v um sentilhador um reostato 2 homes por 75 wattes mair informasão me contate pois eu fabrico maquina tig mig ponto carregador de bateria e etc meu E-MAIL contato.fransco.com.br

fransco
31/01/2008, 00:35
e muinto fasse feser uma maquina tig para faser solda especial e outras primeiro compre qualque maquina de solda comum que esteja funcionando corretamente segundo fassa um ignitor de alta frequencia pora construir este ignitor vai precisar de uma bobina de nucleo de ar com fio redondo ou quadrado enrrole 12 volta deste fio com diametro de um rededondo em media de quatro polegada no interno desta bobina fassa mais um enrrolanento com fio de quatro milimetro ai compra um traf de 220 v primario 3500 v secundario um capacitor de mica prata de 2 kpf 8 ampertes 10,000 kv isolamento um sentilhador um reostato 2 homes 75 watts um capacitor comum de 4,7 mf x 350 v duvida como montar me comtate E-MAIL contato@fransco.com.br

fransco
31/01/2008, 00:42
e muinto fasse feser uma maquina tig para faser solda especial e outras primeiro compre qualque maquina de solda comum que esteja funcionando corretamente segundo fassa um ignitor de alta frequencia pora construir este ignitor vai precisar de uma bobina de nucleo de ar com fio redondo ou quadrado enrrole 12 volta deste fio com diametro de um rededondo em media de quatro polegada no interno desta bobina fassa mais um enrrolanento com fio de quatro milimetro ai compra um traf de 220 v primario 3500 v secundario um capacitor de mica prata de 2 kpf 8 ampertes 10,000 kv isolamento um sentilhador um reostato 2 homes 75 watts um capacitor comum de 4,7 mf x 350 v duvida como montar me comtate E-MAIL contato@fransco.com.br
fransco1@hotmail.com

fransco
02/02/2008, 00:45
resposta ao
Marcelo Marchiodi
Franca-SP marcelo em breve vou colocar aqui o deseho e todo projeto de uma maquina de solda tig com o custo bem barato que vai soldar em AC e DC qualque duvida que alguem tiver me contate meu nome e francisco meu E-MAIL contato@fransco@.com.br

ale1978ale
01/10/2008, 13:35
ouvi falar muito bem de uma máquina de solda TIG da lachmann. Um conhecido meu comprou uma e solda tão bem como a eutetic e consome menos energia. O site do fabricante é www.soldatig.com (http://www.soldatig.com)

ale1978ale
01/10/2008, 13:37
Solicito preços...

Tou começando a soldar com TIG na facudade... por enquanto só vi o cara soldar, acho q manha ja começo.

ouvi falar muito bem de uma máquina de solda TIG da lachmann. Um conhecido meu comprou uma e solda tão bem como a eutetic e consome menos energia. O site do fabricante é www.soldatig.com (http://www.soldatig.com/)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif

elizete
14/06/2010, 20:15
Boa noite

Para você soldar tig em alumínio você vai precisará de um transformador
um ignitor da alta freqüência
tocha tig seca ou refrigerada
regulador de argônio
tendo tudo isto você consegue montar uma solda tig para alumínio
visite a pagina www.machadomaquinas.com.br (http://www.machadomaquinas.com.br/) lá você encontra o ignitor
para soldar inox você precisa de um retificador
um ignitor de alta freqüência
tocha tig refrigerada ou seca
regulador de argônio

elizete
14/06/2010, 20:40
Boa noite

Para você soldar tig em alumínio você vai precisará de um transformador
um ignitor da alta freqüência
tocha tig seca ou refrigerada
regulador de argônio
tendo tudo isto você consegue montar uma solda tig para alumínio
visite a pagina www.machadomaquinas.com.br (http://www.machadomaquinas.com.br/) lá você encontra o ignitor
para soldar inox você precisa de um retificador
um ignitor de alta freqüência
tocha tig refrigerada ou seca
regulador de argônio

finsel
20/01/2011, 09:50
Olá,
A um ano +- fiz uma máquina TIG. O custo total passou dos 2k.
Bom, ela é feita a partir de um alternador 120amp com diodo nao avalanche (se nao me falhe a memoria... apanhei nisso tbm) e um motor de 3 a 5 hp (uso um de 5). Ela se tornou uma solda tig de 180 amp com regulagem de amp com cerca de 80%.
Funciona perfeitamente, porém, deixo claro que nao faz alumínio, pois:
Para soldar alumínio, vc tem que ficar invertendo os polos da garra e da tocha em alta frequencia..

No meu caso tentei inverter o polo e quem recebeu 70% do calor foi a vareta que acaba derretendo... Então tenha em mente que como o alumínio absorve o calor e emite uns gases se nao me engano (microscopicamente falando), todo o processo se torna bem complicado e caro.
Nos demais materiais, nao tive problema, pelo menos no que usei (ferro e aço).
Recomendo comprar TIG que existe no mercado pois custa em torno de 1k. Tente dutramaquinas.com.br. ( mas nao irão soldar alumínio tbm... para soldar alumínio, a coisa fica muito mais cara)
Ps. Se vc não aguenta mais eletrodo, compre uma tig ou mig...
Cilindro argonio +- 700 reais
Cabo da TIG (tocha + cabo) +- 300 reais
Alternador +- 500
Motor 5hp +- 600
Componentes eletronicos +- 200
Ferro , etc +- 100
Mascara automatica +- 200

Minha maquina: http://www.youtube.com/watch?v=Z7R_dj18D-o

Plano de construção:
http://myweb.cableone.net/rschell/TIG.htm

Ps, eu não lembro mais os detalhes da contrução da parte eletrica...mas usei diodo simples para 110v:
http://www.windstuffnow.com/main/3_phase_basics.htm (veja última imagem)

mais links:
http://www.wpi.edu/Pubs/E-project/Available/E-project-042507-092653/unrestricted/MQP_D_1_2.pdf


[]'s
Frank

julianofogaca
13/08/2011, 23:22
Esto tentando montar uma tig para aluminio e nao consigo nada sobre o assunto apenas experiencias de alguns q conseguiram,mas nada com esquemas ou projetos inclusive gostei muito do projeto do marcelo mas se alguem tiver como me ajudar , ou seja com detalhes das maquinas dos senhores por exemplo como sao ligados os diodos, onde entra o cabo da solda onde sai, onde liga o negativo, se preciso de ignitor de alta frequencia estou na duvida vou ficar muito grato, e com um pouco de experiencia ajuda-los grato

jose angelo
14/08/2011, 00:52
desculpe a pergunta, mas eu queria usar solda em casa como hobby, mas sempre vi os serralheiros colocarem/pendurarem os fios desencapados de alimentação antes do disjuntor, depois que a alimentação já vem do relog/rua.
Achei uma coisa perigosa mas depois vendo o consumo das maquinas na casa dos 150/250 amperes, com certeza o disjuntor desarmaria (desligaria/cairia) se ligassemos depois dele. Ae entendi o pq...

Pergunto: existe alguma maquina de solda eletrica com o uso de eletrodos que se possa conectar diretamente a uma tomada 110/220?
Precisa de fio terra?

Gratoo amigo da uma olhada nessa maquina de solda eletronica derrete eletroldo 46 e 48 ate 4m pode ser ligada em tomada comum 110/220 custou 700 pila307275307276

Denilson Maçaneiro
15/08/2011, 12:38
Cara eu tb tenho uma máquina eletrônica, ligo ela em qualquer tomada e nunca deu problema, mas sempre uso para pequenas soldas. Mas se vc tiver uma instalação muito antiga é aconselhável vc fazer uma tomada com fios mais grossos (4mm ou maior) e com disjuntor adequado (30A p/ fio de 4mm), principalmente se vc fica muitas horas soldando direto, isso pode aquecer a fiação da tomada, derreter a capa de isolação e pegar fogo em algo.
De repente pense na possibilidade de usar a tomada do chuveiro.

BrunoHolz
15/08/2011, 12:57
solda eletronica é a mesma coisa que solda eletrica??

4X4GARAGE
15/08/2011, 13:55
solda eletronica é a mesma coisa que solda eletrica??

acho que muda só o botao da regulagem

mali9ski
15/08/2011, 14:38
acho que muda só o botao da regulagem

:discordo: ambas servem ao mesmo proposito mas são totalmente diferentes, existe retificador, transformador, gerador e inversor de solda, o comum é o tranformador de solda, e a eletronica é o inversor de solda, monofasico portatil, e não judia da rede e derrete o eletrodo muito bem :-o

Denilson Maçaneiro
15/08/2011, 16:12
As máquinas de Solda Eletrônica utilizam componentes eletrônicos para gerar a corrente de soldagem, resultando uma fonte estável, econômica e de alta qualidade no resultado final. As máquinas de solda comuns são retificadores / transformadores que apenas diminuem a tensão da linha e a transformam em corrente contínua no caso dos retificadores.

leobnaval
15/08/2011, 17:55
Eu tenho uma inversora 200A que solda tanto eletrodo, como na tig, ela é de alta frequência e a tocha tig possue solenóide (não é uma inversora adaptada, é tig mesmo).

Recomendo, além de ter baixo consumo de energia, é muito estável e por enquanto está soldando minha gaiola normalmente, mesmo depois de passar um dia inteiro soldando.

[]s

carlinhosSP
25/09/2011, 18:22
ouvi falar muito bem de uma máquina de solda TIG da lachmann. Um conhecido meu comprou uma e solda tão bem como a eutetic e consome menos energia. O site do fabricante é www.soldatig.com (http://www.soldatig.com)


É bem verdade isso! um conhecido meu da bahia, retífica GB, comprou uma lachmann satandaard 500.... ele tinha anteriormente uma esab 325AC e tava dizendo que não conseguia soldar com a esab.... depois que comprou essa lachmann tig, o cara ficou feliz pacas! disse que dá 10 a 0.... é claro q a esab é muito boa, mas com certeza essa outra marca lachmann parece ser 10 mesmo... quando tiver algum cascalho, vou atrás disso tb... estou precisando de uma tig tb!
...
..
..

Aproveitando as obsevações, gostaria de dizer sobre essas maquinas de solda chinesas: "são uma merda!!!" comprei um pequena e só me deu dor de cabeça!!!! PQP!!!!! e tem gente q acha q pagando pouco consegue soldar alumínio, infelizmente não é bem assim. Ta aí um aviso pra galera do FORUM, não comprem essas porcarias da china!!!
Abraço a todos!

carlos1978ctba
25/08/2014, 19:38
ouvi falar muito bem de uma máquina de solda TIG da lachmann. Um conhecido meu comprou uma e solda tão bem como a eutetic e consome menos energia. O site do fabricante é www.soldatig.com (http://www.soldatig.com/)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif


Verdade verdadeira.... O pessoal da Bersul Radiadores têm feito trabalhos excelentes com essas máquinas da Lachmann....

Comprei um Gerador TIG, uma máquina pequena para soldas em Alumínio, paguei 2.300,00.... simplesmente fantástica a maquininha... recomendo!