PDA

Ver Versão Completa : Cânister



cesar_am
04/01/2010, 16:55
Olá pessoal !

Creio ser interessante retomar este tema, e que por sinal é pouco discutido no forum, pois eu, e acredito que outros camaradas, tenham dúvidas sobre esta peça.

Tais como: - sua finalidade

- esquema de conexões

- como funciona

- se é possível remover, e como deve ser feito ..etc..:pensativo:

Aproveitando, tb gostaria de relatar que instalei um desborbulhador no Niva. O retorno conectei, através de um T, no retorno do carburador. Tá funcionando bem, mas será que está correto, pois apareceu um leve cheiro de gasolina no interior da viatura.

Valeu e um feliz 2010 a todos. :concordo:

cRiPpLe_rOoStEr
04/01/2010, 16:58
o cânister é um filtro de carvão ativado que capta os vapores de combustível que se formam no tanque e sairiam pelo respiro se não tivesse cânister e os faz retornar para as linhas de combustível...

remover não é uma idéia mto boa...

junior7l
04/01/2010, 17:05
Realmente, compensa discutir, se ele tem função...qdo comprei meu Niva o coitado fedia tanto gasolina do lado de dentro q era proibido fumar, depois de ler sobre o canister aqui no fórum optei por retirá-lo bem como o filtro de carvão q tem perto do motor e mangueiras q são conectadas a eles, peguei os dois suspiros laterais do tanque, coloquei mangueiras e abraçadeiras novas e conectei tudo em um suspiro q tem no cano de abastecimento conforme um esquema q tem no site da Natal 4x4 e no nivagerais, nunca senti falta do canister, melhorou em 97% o cheiro de gasolina, já que não faço questão do niva original e sim funcional foi uma boa saída mas se vc é amante da "originalidade" já vi esse canister pra ser importado da Rússia com alguém aqui do fórum,
Mas afinal qual a função dele?

cRiPpLe_rOoStEr
04/01/2010, 17:17
Mas afinal qual a função dele?

economizar aquela gasolina que seria jogada fora na forma de vapor...

Zé Renato
04/01/2010, 17:32
O cânister tem duas finalidades, uma já foi dita acima que é o aproveitamento total do combustivel que antes era liberado na atmosfera, a segunda é no combate a poluição ao meio ambiente :pipoca:.

junior7l
05/01/2010, 00:19
Agora q já sei a finalidade, vamos aos prós e aos contras,
Ele deve ter vida útil, e o meu carro tem 18anos,nunca foi trocado, o preço não é muito barato, lembrando q não deve ser trocado só o canister e sim todo o conjunto inclusive o filtro de carvão ativado,$$$$ alguém já fez este orçamento??Acredito q por mais q a gasolina seja volátil, o tanto q evapora e ele economiza seja mínimo, senão seria a invenção do século e acho q carros mais novos não usam, Qto ao fato de diminuir a poluição, ótimo responsabilidade social, ambiental está em alta, mas acredito q se pegar o valor de um canister e adjacências juntos, daria pra pagar umas centenas de regulagens no carburador!então ainda sou favorável a tirar o canister e plantar uma árvore pra compensar !hehehe!

cRiPpLe_rOoStEr
05/01/2010, 00:30
Ele deve ter vida útil, e o meu carro tem 18anos,nunca foi trocado, o preço não é muito barato, lembrando q não deve ser trocado só o canister e sim todo o conjunto inclusive o filtro de carvão ativado,$$$$ alguém já fez este orçamento??Acredito q por mais q a gasolina seja volátil, o tanto q evapora e ele economiza seja mínimo, senão seria a invenção do século e acho q carros mais novos não usam

os carros novos ainda usam cânister... até se recomenda que não se encha o tanque até a boca para não encharcar o cânister... de uns tempos para cá até algumas motos de baixa cilindrada estão usando uma espécie de cânister simplificado, sem o carvão ativado mas com a mesma funcionalidade...

junior7l
05/01/2010, 00:48
cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze
Vc realmente acha então que compensa financeiramente? Faça as contas e tente me convencer,
1- qto custa um canister + filtro de carvão
2- qto de gasolina ele economiza ( não deixa evaporar) em 1 litro?
3- qual a vida útil do sistema?
4- qdo o filtro começa a se desfazer, pedaços de carvão vão entupir o carburador trazendo transtornos, e não sei se carro com injeção utiliza o canister deste modelo do niva não?

cRiPpLe_rOoStEr
05/01/2010, 01:12
Vc realmente acha então que compensa financeiramente? Faça as contas e tente me convencer,
1- qto custa um canister + filtro de carvão
2- qto de gasolina ele economiza ( não deixa evaporar) em 1 litro?
3- qual a vida útil do sistema?
4- qdo o filtro começa a se desfazer, pedaços de carvão vão entupir o carburador trazendo transtornos, e não sei se carro com injeção utiliza o canister deste modelo do niva não?

1- não sei agora...

2- depende da temperatura ambiente e de quanto tempo o carro ficar parado...

3- não tem um prazo fixo, mas é previsto para durar mais de 10 anos facilmente...

4- para isso tem filtro de combustível, tanto na saída do cânister quanto depois do pescador, então é seguro... pode até ficar com o cânister entupido, dificultando o retorno da gasolina depois de condensar, mas é praticamente impossível um pedaço do cânister parar no carburador...





eu não tenho a pretensão de ser o dono da razão, apenas procurei expor a minha opinião sobre a remoção do cânister... remover só por remover, se o cânister estiver funcionando corretamente, é burrice... mas se realmente o cânister estava excessivamente comprometido é o jeito, e se puder e se dispor a instalar outro que funcione, perfeito... se não puder ou não se dispor, paciência.........

cesar_am
05/01/2010, 11:31
Realmente não se discute a questão ambiental, e.. quem sabe tb a econômica... :concordo:

A grande dúvida é o comprometimento do sistema , em um todo, quanto a sua funcionalidade...:pensativo:..com a retirada do Cânister...

E como ficaria as conexões...etc...
Alguém possui o esquema de funcionamento e ligações ...

Abraços.

thgteixeira
05/01/2010, 16:38
Se alguém tiver, também me interessa, pois o meu está sem e eu pretendo recolocar.

cRiPpLe_rOoStEr
05/01/2010, 18:47
Realmente não se discute a questão ambiental, e.. quem sabe tb a econômica... :concordo:

A grande dúvida é o comprometimento do sistema , em um todo, quanto a sua funcionalidade...:pensativo:..com a retirada do Cânister...

E como ficaria as conexões...etc...

ja vi alguns mexânicos de oficinas "boca de porco" fazerem umas gambiarras para os vapores do respiro do tanque, ao invés de passarem pelo cânister retirado, serem recolhidos junto dos vapores do respiro do cárter e daí se misturarem com a admissão para serem queimados... problema econômico/ecológico pode-se considerar resolvido, mas não é a melhor solução...

MRaizer
06/01/2010, 10:56
ja vi alguns mexânicos de oficinas "boca de porco" fazerem umas gambiarras para os vapores do respiro do tanque, ao invés de passarem pelo cânister retirado, serem recolhidos junto dos vapores do respiro do cárter e daí se misturarem com a admissão para serem queimados... problema econômico/ecológico pode-se considerar resolvido, mas não é a melhor solução...

Ao contrário de ti, já vi um com cânister de Gol... mó barato aquele quadradinho, rs

cRiPpLe_rOoStEr
06/01/2010, 21:30
Ao contrário de ti, já vi um com cânister de Gol... mó barato aquele quadradinho, rs

eu estava sendo generalista, não falava especificamente do niva...

thgteixeira
14/01/2010, 14:29
Em tempo: Seguindo a reforma de meu Niva (Parte 1), hoje foi religado o meu cânister, o original, que ainda está perfeito.
O Cheiro de gasolina já foi bem atenuado.

cesar_am
14/01/2010, 15:21
Em tempo: Seguindo a reforma de meu Niva (Parte 1), hoje foi religado o meu cânister, o original, que ainda está perfeito.
O Cheiro de gasolina já foi bem atenuado.


Teixeira, como fizeste as ligações com o carburador, etc.....

Abraço. :concordo:

thgteixeira
14/01/2010, 15:40
Teixeira, como fizeste as ligações com o carburador, etc.....

Abraço. :concordo:

César, levei o carro pra Bomer, e eles refizeram tudo perfeitamente.
Se quiser, posso tirar umas fotos pra você ver como ficou a instalação, mas o carro ainda está lá na Bomer. (passo por lá e tiro as fotos)

cesar_am
14/01/2010, 16:02
Mas bahh !! Teixeira, se possível, ficariamos gratos..:concordo:

A grande dúvida é aquela canaeada que sai e entra...ops..:putz:...do filtro de carvão...

Valeu. Um abraço.

thgteixeira
14/01/2010, 16:26
Beleza César, vou tentar tirar umas fotos detalhadas ali daquelas conexões.
No meu carro, o cânister estava desligado, mas a peça em si estava intacta.

thgteixeira
28/01/2010, 18:09
César, espero que as fotos ajudem!

Desculpe pela precariedade!

Girti
28/01/2010, 19:23
César, espero que as fotos ajudem!

Desculpe pela precariedade!

Estou anexando (em duas remessas) algumas fotos do carburador de meu antigo Niva 90/91, talvez possam ser úteis!

Girti
28/01/2010, 19:25
Estou anexando (em duas remessas) algumas fotos do carburador de meu antigo Niva 90/91, talvez possam ser úteis!



Segue em anexo o resto das fotos, bem como uma explosão do carburador.

cesar_am
02/02/2010, 10:51
Obrigado a vcs, Teixeira e Gil ! :concordo:

As fotos estão muito boas....

Demorei um pouco a responder...é que estou de vacaciones...:dance::pipoca:

Ahh...Gil...vc se feriu com a explosão do carburador :?:....:mrgreen:

Abraços,

BACALHAU
02/02/2010, 12:34
Gil e Thiago, juro que eu não entendi. :pensativo:
Tem "belas" fotos do carburador, tem "lindas" fotos do cânister, mas e as ligações? Quem vai aonde? :shock: :putz:
Talvez fosse interessante colocar uma marcação na posta dos tubos (nas fotos). p.ex.: cada tubo teria na extremidade que é ligada ao carburador uma letra, número ou cor e na outra extremidade a mesma marcação. Assim ficaria mais fácil de entender.
O "engraçado" é que não encontrei o esquema dessas ligações no Manual do Mecânico. :rolleyes:

Girti
02/02/2010, 13:57
Gil e Thiago, juro que eu não entendi. :pensativo:
Tem "belas" fotos do carburador, tem "lindas" fotos do cânister, mas e as ligações? Quem vai aonde? :shock: :putz:
Talvez fosse interessante colocar uma marcação na posta dos tubos (nas fotos). p.ex.: cada tubo teria na extremidade que é ligada ao carburador uma letra, número ou cor e na outra extremidade a mesma marcação. Assim ficaria mais fácil de entender.
O "engraçado" é que não encontrei o esquema dessas ligações no Manual do Mecânico. :rolleyes:

Velho é fogo, só sabe reclamar... :twisted: :twisted: :twisted:

SERGIO MOLLO
02/02/2010, 15:20
Amigo Gil;
Seria muito dificil voce fazer um esquema das ligacoes (como se referio o Bacalhau) do canister, pois o meu tem alguns pontos , onde nao tem mangueira nenhuma, e ainda por aqui nao vi nenhum niva que tenha tudo perfeito como deve ser o seu.
Abracos
Sergio

Jfranck
02/02/2010, 15:30
Buenas pessoal!

Aqui tem:
http://www.niva4x4.com/modules.php?op=modload&name=UpDownload&file=index&req=viewdownload&cid=7

Abraços,

Jfranck:concordo:

BACALHAU
02/02/2010, 16:19
Amigo Gil;
Seria muito dificil voce fazer um esquema das ligacoes (como se referio o Bacalhau) do canister, pois o meu tem alguns pontos , onde nao tem mangueira nenhuma, e ainda por aqui nao vi nenhum niva que tenha tudo perfeito como deve ser o seu.
Abracos
Sergio

Cuidado, Sergio.
Segundo dizem, quando as pessoas ficam muuuuuuito velhas, viram crianças.:pensativo:
Se for assim, o Gil está entrando na segunda adolescência. :twisted: :mrgreen:

Valeu JFrank (tá sumido hein, amigão). :palmas:
Excelente esse Manual. :concordo:
Depois ainda tem gente que fala mal dos ARGHentinos. :twisted:
Ei, Walter, onde "tatu"?

Girti
02/02/2010, 17:01
Amigo Gil;
Seria muito dificil voce fazer um esquema das ligacoes (como se referio o Bacalhau) do canister, pois o meu tem alguns pontos , onde nao tem mangueira nenhuma, e ainda por aqui nao vi nenhum niva que tenha tudo perfeito como deve ser o seu.
Abracos
Sergio

Sérgio, o meu Niva é 95, as conexões originais devem ser diferentes das do seu Niva, visto que o carburador original dos 95 é diferente dos modelos de 90 a 92. Par complicar, o carburador instalado é do modelo antigo (90 a 92), o que significa que algumas conexões foram desativadas (o carburador dos modelos de 93 em diante é complicado, e tem várias mangueiras e conexões a mais do que o carburador mais antigo). Portanto, creio que não poderei ser de grande ajuda ao lhe dar informações sobre o meu carro.
Entretanto, estou fazendo algo melhor, estou anexando uma cópia da página do manual de peças onde está representado o canister. Neste desenho, aparecem as conexões, de modo a permitir que você as faça corretamente no seu Niva. Bom divertimento! :concordo:

SERGIO MOLLO
02/02/2010, 17:17
Buenas pessoal!

Aqui tem:
http://www.niva4x4.com/modules.php?op=modload&name=UpDownload&file=index&req=viewdownload&cid=7

Abraços,

Jfranck:concordo:

Franck; Muito bom, valeu quebrou um galhao:palmas:
Abracos
Sergio

SERGIO MOLLO
02/02/2010, 17:21
Sérgio, o meu Niva é 95, as conexões originais devem ser diferentes das do seu Niva, visto que o carburador original dos 95 é diferente dos modelos de 90 a 92. Par complicar, o carburador instalado é do modelo antigo (90 a 92), o que significa que algumas conexões foram desativadas (o carburador dos modelos de 93 em diante é complicado, e tem várias mangueiras e conexões a mais do que o carburador mais antigo). Portanto, creio que não poderei ser de grande ajuda ao lhe dar informações sobre o meu carro.
Entretanto, estou fazendo algo melhor, estou anexando uma cópia da página do manual de peças onde está representado o canister. Neste desenho, aparecem as conexões, de modo a permitir que você as faça corretamente no seu Niva. Bom divertimento! :concordo:

Caro Gil;
Tambem voce foi de grande ajuda :concordo:
Obrigado
Abracos
Sergio

BACALHAU
02/02/2010, 22:12
Acho que aqui abrange todos os modelos.

cesar_am
04/02/2010, 00:16
Gil e Thiago, juro que eu não entendi. :pensativo:
Tem "belas" fotos do carburador, tem "lindas" fotos do cânister, mas e as ligações? Quem vai aonde? :shock: :putz:
Talvez fosse interessante colocar uma marcação na posta dos tubos (nas fotos). p.ex.: cada tubo teria na extremidade que é ligada ao carburador uma letra, número ou cor e na outra extremidade a mesma marcação. Assim ficaria mais fácil de entender.
O "engraçado" é que não encontrei o esquema dessas ligações no Manual do Mecânico. :rolleyes:


E ai , meu amigo Bacalhau, tudo bem :concordo:

Por estas bandas esta tudo tri legal, eu de férias e a mulher trabalhando..:parede:

O que me resta a fazer a não ser lidar nas viaturas...

Quanto as ligações do cânister, realmente este é o objetivo deste tópico...


Grande Jfranck, estamos muito bem servidos de manuais...:concordo:

Falando em argentinos, amanhã teremos uma reunião sobre aquela viagem ao país vizinho.

Abraços.

Dinola
03/07/2010, 00:01
Olá camaradas !
Estou refazendo o sistema do cânister da nave russa e me deparei com terminal de saída de gases embaixo do cânister. No cânister do catálogo de peças não existe tal saída. Se algum camarada tiver na sua viatura uma mangueira que sai debaixo desta peça, pode me dizer para onde segue ? :pensativo:
Abraço a todos !

BACALHAU
03/07/2010, 00:09
Coloca aí umas fotos para a gente poder visualizar a coisa. :shock:

Dinola
03/07/2010, 22:16
Coloca aí umas fotos para a gente poder visualizar a coisa. :shock:



Aí está, Bacalhau.
Pelo que eu entendi observando o cânister, este duto inferior aberto do jeito que está, não deixa que o vácuo se forme e aí o sistema não funciona.
Outra dúvida é com relação a uma das válvulas superiores que aparentemente está entupida ou emperrada. Se alguem tiver o esquema do fluxo dos gazes ajudaria muito.
Abs

BACALHAU
03/07/2010, 23:16
Dinola, esse terminal embaixo do Cânister nem aparece nos esquemas da Lada. Aparentemente ele não é ligado a nada. Talvez seja um tipo de válvula de dreno.
Quem sabe se o Gil sabe alguma coisa a respeito.
No "Félix" ela também está de "enfeite".
Tenho vontade de desmontar uma porcaria dessas para ver como é dentro.

Dinola
04/07/2010, 00:21
Dinola, esse terminal embaixo do Cânister nem aparece nos esquemas da Lada. Aparentemente ele não é ligado a nada. Talvez seja um tipo de válvula de dreno.
Quem sabe se o Gil sabe alguma coisa a respeito.
No "Félix" ela também está de "enfeite".
Tenho vontade de desmontar uma porcaria dessas para ver como é dentro.


Pois é Bacalhau. MInha suspeita é que os gases que não são aproveitados na admissão passam pelo carvão ativado para filtra-los e saem por este duto.
Assim explicaria a função do canister. Ele não filtra os gases para a admissão e sim para o meio ambiente.
DEscobri que uma das válvulas superiores do canister atua quando o motor é ligado devido a uma sucção vinda da admissão. Quando motor é ligado esta valvula fecha o caminho dos gases que vão para a cuba do carburador. Quanto a outra válvula ainda não descobri o que ela faz mas já notei que faz parte do comando da válvula de escape que é responsável pelo controle da emissão de hidrocarbonetos.
abs

Girti
04/07/2010, 00:40
Dinola, esse terminal embaixo do Cânister nem aparece nos esquemas da Lada. Aparentemente ele não é ligado a nada. Talvez seja um tipo de válvula de dreno.
Quem sabe se o Gil sabe alguma coisa a respeito.
No "Félix" ela também está de "enfeite".
Tenho vontade de desmontar uma porcaria dessas para ver como é dentro.


Eu nunca desmontei o canister, deixo ele quietinho lá no canto dele, porque se mexer, vai feder (no caso, literalmente! :mrgreen:), mas acho estranha esta saída embaixo dele. Será que não é uma adaptação de um canister de outro carro, talvez do Laika?

BACALHAU
04/07/2010, 00:55
Não creio, Gil. O do Félix também é igual.
Por aqui, o pessoal não adapta cânister, não. Arrancam e jogam fora.

Dinola
04/07/2010, 12:43
Gil, o cânister é uma peça lacrada mas acredito que seja bem simples. Fazendo uma pesquisa mais detalhada, reparei que o canister é muito importante para o meio ambiente e para a economia de combustível. Como ele está ligado diretamente a admissão através de várias válvulas, pode causar oscilações na marcha lenta se existir algum problema com este circuito. A solução mais fácil então é arranca-lo e tampar as entradas da admissão. Só que agora deparamos com a inspeção ambiental. Não vai ter jeito. Agora o negócio tem que funcionar direito.
Abs

Marcelo Cleto
04/07/2010, 12:54
Gil, o cânister é uma peça lacrada mas acredito que seja bem simples. Fazendo uma pesquisa mais detalhada, reparei que o canister é muito importante para o meio ambiente e para a economia de combustível. Como ele está ligado diretamente a admissão através de várias válvulas, pode causar oscilações na marcha lenta se existir algum problema com este circuito. A solução mais fácil então é arranca-lo e tampar as entradas da admissão. Só que agora deparamos com a inspeção ambiental. Não vai ter jeito. Agora o negócio tem que funcionar direito.
Abs

Ola Todos......

A Titulo de informação aos amigos niveiros....principalmente os de SP....
O canister é mencionado pela controlar sim como obrigatorio constar...rs...mas eles nem sonham onde ficam os mesmos em nossos russos e muito menos se atrevem a perguntar...
Fiz a inspeção a alguns meses ...no meu niva foi arrancado o canister ....fui aprovado sem problemas na inspeçao e o fiscal nem olhou se tinha ou nao canister.......
Em tempo impórtante para o meio ambiente são as Bikes (bicicletas) essas sim 100% ecologicas......rs

Abraços
MC.

Dinola
06/07/2010, 15:26
Ola Todos......

A Titulo de informação aos amigos niveiros....principalmente os de SP....
O canister é mencionado pela controlar sim como obrigatorio constar...rs...mas eles nem sonham onde ficam os mesmos em nossos russos e muito menos se atrevem a perguntar...
Fiz a inspeção a alguns meses ...no meu niva foi arrancado o canister ....fui aprovado sem problemas na inspeçao e o fiscal nem olhou se tinha ou nao canister.......
Em tempo impórtante para o meio ambiente são as Bikes (bicicletas) essas sim 100% ecologicas......rs

Abraços
MC.


Prefiro não arriscar, Marcelo. Além de querer saber como o sistema funciona, desejo fazer a minha parte para a melhoria da qualidade do ar. Estou perto disso e logo mais posto o esquema de ligação dos dutos. Quanto as bikes, não há o que discutir, vc tem toda razão. :concordo:
[]

Marcelo Cleto
06/07/2010, 18:16
Prefiro não arriscar, Marcelo. Além de querer saber como o sistema funciona, desejo fazer a minha parte para a melhoria da qualidade do ar. Estou perto disso e logo mais posto o esquema de ligação dos dutos. Quanto as bikes, não há o que discutir, vc tem toda razão. :concordo:
[]

Ola Todos......

É niveiro Dinola.....infelizmente a Inspeção Veicular é mais uma forma de governo e empresas particulares ganharem mais dinheiro de nós contribuintes....
Realmente falo de experiencia propria que os fiscais que fazem os teste de emissao de gazes nem sonham onde fica e nem que cara tem o Canister em um Niva......e logico jamais irão nos perguntar...mesmo pq a obrigaçao é de quem fiscaliza saber onde fica e como é essa peça....
Acho de verdade louvavel que o mesmo deseja saber como funciona e ter seu Niva funcionando como deve...e contribuindo sim pela melhoria de nosso ar....
No meu caso o louvavel mecanico.....rs....ao fazer a retifica de meu motor foi feita tb a troca de carburador por um Solex do Santana.....por isso o louvavel mecanico tirou o Canister original....
Voltando sobre a Inspeção Veicular...pq digo que nao é seria e é apenas mais um pega dinheiro do contribuinte?......pq mecanicas estao fazendo regulagem para a inspeção e alguns carros...conheço alguns...chegam se arrastando para fazer a inspeção depois retornam a mesma oficina e é refeita a regulagem para o carro andar melhor....rs....ou seja...levam o carrro apenas para passar no teste e depois voltam a poluir o ar....como a prova de que voce esta em ordem é apenas um famigerado selinho no vidro .....rs....nao seria o certo de alguma forma controlarem os gazes em blitz ou atravez de radares como funciona o bafometro?......pois é educado e empenhado niveiro ...amo meu país sim mas é uma vergonha essas imposiçoes onde a finalidade é o governo e pior uma empresa privada que é quem faz a inspeção levar uma bolada...lembrando em SP são 6 MILHOES de automoveis aproximadamente...fazendo as contas cada um a quase R$60,00......olha que maravilha indo para bolsos privados mais do que para bolsos publicos....
Desculpe o desabafo.....rs....acredite que estarei ansioso para ver os esquemas que o mesmo esta desenvolvendo para instalação do Canister original...

Abraços
MC.

Dinola
07/07/2010, 11:53
Pois é, Marcelo. as únicas certezas que temos na vida é que um dia morreremos e que sempre pagaremos impostos. Tambem não há o que discutir. Os fatos estão aí para provar o que vc disse. :concordo:
Com relação as ligações do cânister, não estou desenvolvendo-as e sim tentando refaze-las através dos esquemas de carburação disponíveis e das fotografias postadas pelo Gil que é o meu ponto de partida. Pelas fotos não dá para ver como são as ligações exatas. Ainda tenho dúvidas. Se alguem souber mais detalhes, pode ajudar.
Abs

Girti
07/07/2010, 13:13
Pois é, Marcelo. as únicas certezas que temos na vida é que um dia morreremos e que sempre pagaremos impostos. Tambem não há o que discutir. Os fatos estão aí para provar o que vc disse. :concordo:
Com relação as ligações do cânister, não estou desenvolvendo-as e sim tentando refaze-las através dos esquemas de carburação disponíveis e das fotografias postadas pelo Gil que é o meu ponto de partida. Pelas fotos não dá para ver como são as ligações exatas. Ainda tenho dúvidas. Se alguem souber mais detalhes, pode ajudar.
Abs

Dinola, enviei uma mensagem ontem, mas, não entendo porque, ela sumiu... :shock: Forças ocultas??? :shock:

Repetindo: ontem fui trocar o óleo do SUVdesenvolvido lá no Wilson, e aproveitei para perguntar a ele sobre esta saída inferior do canister. Ele me disse que esta é, como você mesmo escreveu, apenas uma saída para os gases filtrados pelo canister, portanto não precisa ser conectada em nada.

BACALHAU
07/07/2010, 17:24
...
Com relação as ligações do cânister, não estou desenvolvendo-as e sim tentando refaze-las através dos esquemas de carburação disponíveis e das fotografias postadas pelo Gil que é o meu ponto de partida. Pelas fotos não dá para ver como são as ligações exatas. Ainda tenho dúvidas. Se alguem souber mais detalhes, pode ajudar.
Abs

Dinola, veja se isto lhe ajuda.

Dinola
07/07/2010, 18:34
Obrigado por confirmar, Gil. Ainda bem que minha massa encefálica serve para alguma coisa (ainda). Agora minha dúvida é se ele ainda filtra corretamente por que depois de tantas trilhas, talves tenha entrado água por este duto.
Valeu as fotos, Bacalhau. Deu pra notar que o seu carburador é bem diferente do meu. É mais parecido com o do Gil, por isso as ligações tambem são diferentes, por exemplo, seu carburador possui uma saída a mais e não consegui ver qual duto controla a válvula de realimentação do coletor (diagragma) Só para esclarecer, segundo o que li na internet, esta válvula é responsável pela diminuição da emissão dos hidrocarbonetos após ser atingida a temperatura normal de operação do motor. Mas de qualquer forma já me ajudou a confirmar algumas suspeitas.

BACALHAU
07/07/2010, 21:25
A válvula a que você se refere é esta?

thgteixeira
07/07/2010, 21:57
Obrigado por confirmar, Gil. Ainda bem que minha massa encefálica serve para alguma coisa (ainda). Agora minha dúvida é se ele ainda filtra corretamente por que depois de tantas trilhas, talves tenha entrado água por este duto.
Valeu as fotos, Bacalhau. Deu pra notar que o seu carburador é bem diferente do meu. É mais parecido com o do Gil, por isso as ligações tambem são diferentes, por exemplo, seu carburador possui uma saída a mais e não consegui ver qual duto controla a válvula de realimentação do coletor (diagragma) Só para esclarecer, segundo o que li na internet, esta válvula é responsável pela diminuição da emissão dos hidrocarbonetos após ser atingida a temperatura normal de operação do motor. Mas de qualquer forma já me ajudou a confirmar algumas suspeitas.

Você tá falando da válvula EGR, Dinola?

BACALHAU
07/07/2010, 22:59
Você tá falando da válvula EGR, Dinola?


Thiago, a válvula EGR apesar de ter a ver com a diminuição da poluição não tem nada a ver com o sistema Cânister.
Enquanto o Cânister é responsável pela diminuição dos vapores da evaporação de combustível lançados à atmosfera, os hidrocarbonetos, a válvula EGR tem a função de controlar a temperatura da câmara de combustão visando reduzir a quantidade de óxidos de Nitrogênio (Nox) no escapamento.
São sistemas independentes.

Girti
08/07/2010, 00:51
Obrigado por confirmar, Gil. Ainda bem que minha massa encefálica serve para alguma coisa (ainda). Agora minha dúvida é se ele ainda filtra corretamente por que depois de tantas trilhas, talves tenha entrado água por este duto.
Valeu as fotos, Bacalhau. Deu pra notar que o seu carburador é bem diferente do meu. É mais parecido com o do Gil, por isso as ligações tambem são diferentes, por exemplo, seu carburador possui uma saída a mais e não consegui ver qual duto controla a válvula de realimentação do coletor (diagragma) Só para esclarecer, segundo o que li na internet, esta válvula é responsável pela diminuição da emissão dos hidrocarbonetos após ser atingida a temperatura normal de operação do motor. Mas de qualquer forma já me ajudou a confirmar algumas suspeitas.

Dinola, não sei qual é o carburador que equipa o seu Niva, mas o carburador da foto que o Bacalhau enviou é o "Solex" russo, que euqipava os Niva de 1993 em diante. O meu Niva veio com este modelo de carburador, mas eu o troquei por um carburador novo, e o que está em meu Niva agora é do modelo "Weber" russo, que equipava os Niva até 1992, e é bem diferente do modelo "Solex" da foto. Estou anexando uma foto deste modelo de carburador, é uma foto de meu Niva 90/91 (com válvula de marcha lenta magnética, conforme o desenho da primeira foto). Você poderá observar que há diferenças visíveis entre este carburador e o da foto enviada pelo Bacalhau.

cesar_am
08/07/2010, 10:39
Dinola, veja se isto lhe ajuda.

Valeu , Bacalhau, fotos bem esclarecedoras !! :palmas:

Creio que não deva existir muita diferença, nestas ligações, entre o Solex e o Weber ...:pensativo:

Ahhh, alguma novidade do Kit Berga ...

Girti
08/07/2010, 10:59
(...)Creio que não deva existir muita diferença, nestas ligações, entre o Solex e o Weber ...:pensativo: (...)


Há diferenças, e não são poucas, o "Solex" tem mais conexões e mangueiras, pois é um carburador bastante sofisticado, feito para atender às normas anti-poluição européias da época. Ao trocar o carburador original "Solex" de meu Niva 95 por um "Weber" russo, tornou-se necessário desativar algumas mangueiras e conexões.

cesar_am
08/07/2010, 11:15
Há diferenças, e não são poucas, o "Solex" tem mais conexões e mangueiras, pois é um carburador bastante sofisticado, feito para atender às normas anti-poluição européias da época. Ao trocar o carburador original "Solex" de meu Niva 95 por um "Weber" russo, tornou-se necessário desativar algumas mangueiras e conexões.



Perfeito Gil !

Mas me esclareça uma coisa ...:pensativo: ... o Cânister usado para o carburador Weber é diferente do usado para o Solex ...:pensativo:

Abraço.

Girti
08/07/2010, 11:35
Perfeito Gil !

Mas me esclareça uma coisa ...:pensativo: ... o Cânister usado para o carburador Weber é diferente do usado para o Solex ...:pensativo:

Abraço.

Não que eu saiba, pelo que sei, não houve alteração no canister.

jiper
08/07/2010, 13:52
Amigos,
Acho que posso esclarecer alguma coisa.
O Canister faz parte do sistema de recirculação de gases dos veiculos a partir de 1978. Deste sistema fazem parte tambem o a valvula EGR (Exhaust Gases Recirculation) e o sistema BLOW-BY (ventilação do carter do oleo).
O Canister consiste de um recipiente, contendo em seu interiro pequenas pedrinhas de carvão mineral ativado. Ele recebe os vapores de gasolina do tanque de combustivel (comb. puro e crú), e estes vapores em contato com o carvão ativado mais ar atmosférico, são abosrvidos pelo sistema de admissão (carburador ou corpo de borboleta), para que possam ser "queimados", passam pelo CATALISADOR e são lançados na atmosfera sem ser tão poluente como em estado crú.
Nos veiculos mais antigos (decada 70 pra tras) os vapores de gasolina eram lançados nas atmosfera sem serem tratados, pelo respiro ou suspiro como dizem alguns. Os tanques destes veiculos sempre tinha ar atmosférico dentro, acelerando o processo de evaporação da gasolina.
Nos veiculos mais modernos carburados, entrava um pouco de ar atmosferico no tanque, mas o respiro deixou de existir. Todos os vapores agora são enviandos ao canister e depois ao carburador. Ha neste meio, a valvula FORD, ou valvula de purga, que é acionada a vácuo, reponsável pela sangria do tanque. Nos veiculos com injeção eletronica esta valvula é acionada pelo modulo eletronico.
Sobre a tal saida inferior, ela nao é ligada a nada, é apenas um dreno se o canister receber gasolina em estado liquido do tanque, o que pode ocorrer se o proprietario insisitir em encher o tanque de combustivel até a boca.
Por isto que desenvolveram o sistema automatico dos postos de gasolina, sou seja, que interrompe sozinho o abastecimento qdo a pressão do tanque atinge sua maior marca.
Jamais devemos encher o tanque até o gargalo, no risco de danificar o Canister.

Dinola
08/07/2010, 15:22
Thiago, a válvula é esta mesmo (EGR) e a função dela é comentada pelo Bacalhau.
A diferença entre os dois carburadores, pelo que pude comparar nas fotos, é que no solex existe uma saída a mais que serve apenas para controlar o avanço. No weber, o avanço é por molas no distribuidor abaixo do cachimbo (por favor, me corrijam se eu escrever asneira). O corpo do carburador também é diferente mudando a posição das mangueiras que nada interfere em suas funções. O cânister também é igual.
As mangueiras mais finas são usadas para o controle das válvulas (do cânister e EGR) . Por elas não passam gasolina ou gases, só vácuo. Nas mangueiras grossas passam os gases vindos do cânister para serem reaproveitados.
A EGR é controlada pelo vácuo constante vindo do coletor de admissão. Mas este vácuo só é liberado para a EGR (segundo o catálogo de peças) depois que a termo válvula abrir (mangueira (A) da foto do Bacalhau). Nesta foto não dá para ver a ligação da termo válvula para a EGR.
Bacalhau, para onde está indo a mangueira que controla sua EGR ?
[]

BACALHAU
08/07/2010, 20:20
...

Bacalhau, para onde está indo a mangueira que controla sua EGR ?
[]

Não entendi a pergunta... :pensativo:

thgteixeira
08/07/2010, 22:21
Dinola,

Válvula EGR, é só até 93, creio eu. O Meu Niva possui a válvula, pois é 1990. Eu postei algumas fotos do carburador e do cânister dele aqui, a algumas páginas atrás, veja se te ajudam!

Se precisar, posso tirar mais algumas.

Dinola
09/07/2010, 01:33
Bacalhau, suas fotos estão bem detalhadas só que não dá para ver qual mangueira está conectada na EGR. A válvula EGR fica no coletor de escape perto da termo válvula. Por isso a minha pergunta.
Thiago, eu tambem já vi suas fotos e reparei que foram retiradas as mangueiras da sua termo válvula . Por isso descartei esta referência.
Jiper, valeu os esclarecimentos mas o que estou precisando é do esquema das ligações do cânister e EGR. Com alguma lógica, estou tentando montar o esquema através das referências disponíveis.
[]s

BACALHAU
09/07/2010, 11:23
Bacalhau, suas fotos estão bem detalhadas só que não dá para ver qual mangueira está conectada na EGR. A válvula EGR fica no coletor de escape perto da termo válvula. Por isso a minha pergunta.
...
[]s

Rapaz, essa consultoria vai lhe sair cara, hein? :twisted:
Faz o seguinte, manda as passagens que eu vou aí e refaço essas ligações sem lhe cobrar nada. :mrgreen:
OBS.: Estadia e alimentação por sua conta. :dance:

No "Félix" a ligação da EGR foi "capada" (fotos 1 e 2), tenho que ver se ela ainda funciona. Vou deixar para fazê-lo quando comprar o reparo do carburador. Por hora, estou com outros planos com um outro carburador. :roll:
Veja se a última imagem lhe ajuda. Só não conto de onde eu a tirei. :twisted:

Uma coisa muito importante: Antes de efetuar essas ligações TESTE o funcionamento da válvula EGR. Se ela estiver presa aberta, haverá contaminação excessiva da mistura ar/combustível pelos gases do escapamento em baixas e médias rotações (o motor fica engasgando). Se ela estiver presa fechada, não haverá controle das emissões de NOx e dependendo da qualidade do combustível poderá ocasionar detonação (batida de pino), que pode levar ao aumento da pressão e temperatura dentro da câmara de combustão.

Dinola
10/07/2010, 21:19
Rapaz, essa consultoria vai lhe sair cara, hein? :twisted:
Faz o seguinte, manda as passagens que eu vou aí e refaço essas ligações sem lhe cobrar nada. :mrgreen:
OBS.: Estadia e alimentação por sua conta. :dance:

No "Félix" a ligação da EGR foi "capada" (fotos 1 e 2), tenho que ver se ela ainda funciona. Vou deixar para fazê-lo quando comprar o reparo do carburador. Por hora, estou com outros planos com um outro carburador. :roll:
Veja se a última imagem lhe ajuda. Só não conto de onde eu a tirei. :twisted:

Uma coisa muito importante: Antes de efetuar essas ligações TESTE o funcionamento da válvula EGR. Se ela estiver presa aberta, haverá contaminação excessiva da mistura ar/combustível pelos gases do escapamento em baixas e médias rotações (o motor fica engasgando). Se ela estiver presa fechada, não haverá controle das emissões de NOx e dependendo da qualidade do combustível poderá ocasionar detonação (batida de pino), que pode levar ao aumento da pressão e temperatura dentro da câmara de combustão.



Valeu, Bacalhau.:concordo: Assim que eu religar todas as mangueiras (e ver se funciona, claro) posto o esquema definitivo. Hoje vi que o duto de metal que liga os coletores está entupido e a termo válvula não funciona. A egr tá beleza e as válvulas do canister tb.
Eu sei de onde vc tirou o desenho, mas tambem não conto :mrgreen:
Quanto a consultoria, eu prefiro chamar de parceria :roll:. Mas fique tranquilo porque quando eu ficar rico, eu mando as passagens. Inclusive a de volta. :mrgreen:

BACALHAU
10/07/2010, 23:48
... quando eu ficar rico, eu mando as passagens. Inclusive a de volta. :mrgreen:

Fique rico logo, mas, não se preocupe com a passagem de volta. :discordo:
No dia em que eu sair daqui, espero nunca mais voltar. :evil:

Dinola
11/07/2010, 14:41
Fique rico logo, mas, não se preocupe com a passagem de volta. :discordo:
No dia em que eu sair daqui, espero nunca mais voltar. :evil:

Nossa, Bacalhau. :shock: Que ódio no coração. Deste jeito acho melhor convocar os camaradas para uma "vaquinha" e comprar as passagens, porque se for esperar eu ficar rico... :sad:
[]

Dinola
19/07/2010, 12:56
Salve Nação Niveira !

Alguem sabe onde encontro a termo válvula do vácuo da EGR ? Ela vai no coletor, saem duas mangueiras e parece um cebolão.
Abs

Peter
15/10/2010, 08:31
Valeu, Bacalhau.:concordo: Assim que eu religar todas as mangueiras (e ver se funciona, claro) posto o esquema definitivo. :mrgreen:

Bom dia Dinola

Por um acaso vc conseguiu realizar esse trabalho?

Dinola
15/10/2010, 23:23
Bom dia Dinola

Por um acaso vc conseguiu realizar esse trabalho?

Pois é, Peter, ainda não. Estive ocupado com outras coisas mas preciso fazer logo para a inspeção. Ainda não desentupi o duto de retorno que dá o maior trabalho. Tambem não achei a válvula do vácuo nova. Todas as usadas que ví não funcionavam. Me parece ser uma peça que tem baixa durabilidade. Vou acabar ligando os dutos sem ela.
Abs

Peter
18/10/2010, 21:30
Este fds desmontei a valvula de recirculação dos gases,e qual minha supresa completamente travada,dutos fechadinhos e incrustados por carbono inclusive o inicio do tubo que vai da valvula para o carburador.
Consegui desentupir o cano,o inicio,com uma broca bem fina.

Consegui destravar a valvula e faze-la funcionar novamente.

Em compensação a EGR foi pro espaço,preciso arrumar outra,acho que so no desmanche da Sarancar.

BACALHAU
18/10/2010, 21:54
Peter, é capaz do Flugêncio ter. Vê com ele.

Peter
25/10/2010, 09:22
Peço um grande favor ao Gil para me indicar as ligações da mangueira indicada na foto a seguir.Se junta com alguma e vai pra onde?

Estou pedindo ao Gil visto que ele tem o mesmo carburador instalado como no meu(Weber russo)

Essa mangueira fica do lado direito do carburador pra quem esta do lado da bateria(local original)

Girti
25/10/2010, 13:26
Peço um grande favor ao Gil para me indicar as ligações da mangueira indicada na foto a seguir.Se junta com alguma e vai pra onde?

Estou pedindo ao Gil visto que ele tem o mesmo carburador instalado como no meu(Weber russo)

Essa mangueira fica do lado direito do carburador pra quem esta do lado da bateria(local original)

Peter, sinto muito, mas não vou poder ajudá-lo... :( Acontece que o carburador que tenho instalado em meu Niva, embora seja do tipo "Weber russo", não é exatamente o mesmo que equipava os Nivas até 92, e não tem esta peça de onde sai a mangueira indicada na foto, assim como também não tem o relé eletromagnético de regulagem. Enfim, embora também seja da Lada e seja bastante semelhante ao carburador "Weber" antigo, não é igual ao mesmo. Aliás, fui verificar se achava algo nos diversos manuais e catálogos de peças para o Niva que possuo, e não encontrei um carburador que tenha esta peça. Você tem certeza de que o carburador de seu Niva é do tipo "Weber". Não seria do tipo "Solex"? Qual é o ano do seu Niva?

Peter
25/10/2010, 13:59
Gil

O meu carro é 90/91 e o carburador é igual as fotos que vc postou na pg.3 deste post.

Ele tambem é igual aos desenhos do manual do mecanico.
Infelizmente todos os manuais de mecanico não mostram nada do lado direito do carburador.

Acho que vou ter que ir no mago Wilson,pra ver se ele sabe.

A peça que aparece do lado direito é semelhante,um pouco menor,do que o acionador pneumatico do lado esquerdo.Ele é acionado por vacuo,so não sei se é continuo ou em função da rotação do motor e é um tipo de trava do eixo da borboleta primaria.

De qualquer maneira "Obrigado:concordo:"

BACALHAU
25/10/2010, 14:42
Peter, tem como você colocar outras fotos do seu carburador, de outros ângulos e outras vistas?
Tem como você ver a numeração dele?

Girti
25/10/2010, 15:46
Gil

O meu carro é 90/91 e o carburador é igual as fotos que vc postou na pg.3 deste post.

Ele tambem é igual aos desenhos do manual do mecanico.
Infelizmente todos os manuais de mecanico não mostram nada do lado direito do carburador.

Acho que vou ter que ir no mago Wilson,pra ver se ele sabe.

A peça que aparece do lado direito é semelhante,um pouco menor,do que o acionador pneumatico do lado esquerdo.Ele é acionado por vacuo,so não sei se é continuo ou em função da rotação do motor e é um tipo de trava do eixo da borboleta primaria.

De qualquer maneira "Obrigado:concordo:"

Você deve estar se referindo às 3 fotos que coloquei nna mensagem #22 (para mim, fica na página 2, é melhor nos referirmos ao número (#) da mensagem, para facilitar nossa comunicação). Como escrevi hoje, o atual carburador é diferente do antigo em alguns detalhes, e este deve ser um deles. Estou de saída (e atrasado, para variar!), mais tarde vou ver se acho mais fotos deste antigo carburador.

Peter
25/10/2010, 16:59
Gil e Bacalhau


As fotos são as dos post #21 e 22 Gil.
Estou anexando mais algumas minhas,são semelhantes as do Gil.

O nr do carburador é 2107-1107010-78 ele é semelhante ao 2107-1107010-20 a menos de dois gicles e uma medida de ajuste(vide http://www.daaz.ru/faq26.htm)

BACALHAU
25/10/2010, 19:53
Peter, não me expressei corretamente. Refiro-me ao número do fabricante do carburador (Weber). O número que aparece nessa plaquetinha é o número do componente (carburador) da listagem de peças da Lada.
O número a que me refiro, normalmente, vem gravado no corpo do carburador.

Tente tirar uma foto de cima do carburador (vista superior) mostrando essa peça onde a mangueira esta ligada, completamente.

jeferson roveri
25/10/2010, 20:02
Ola GIL acabei de adquirir recentemente um niva e sou leigo no assunto niva4x4 , mas venho acompanhando o forum a algum tempo, gostaria de saber se possivel qual faixa de consumo de um niva na cidade e na rodovia
desde ja agradeço pela dica

Peter
25/10/2010, 20:04
Bacalhau

Quanto a foto eu tiro amanha.
Mas quanto ao nr. ou codigo do fabricante, acho que nada feito ,até hoje não vi nada,e olha que ja desmontei uns par de vezes.

Até agora não vi nenhum desenho ou foto deste maldito.

É mais uma das infinitas versões com baixa montagem,e fui premiado.:parede::parede:

Girti
25/10/2010, 22:59
Gil e Bacalhau


As fotos são as dos post #21 e 22 Gil.
Estou anexando mais algumas minhas,são semelhantes as do Gil.

O nr do carburador é 2107-1107010-78 ele é semelhante ao 2107-1107010-20 a menos de dois gicles e uma medida de ajuste(vide http://www.daaz.ru/faq26.htm)

Pois é, Peter, as fotos postadas nas mensagens # 21 e # 22 estavam atendendo ao César, que queria detalhes sobre as mangueiras do carburador. Eram fotos antigas, pois eu já não possuía mais aquele Niva, e seu foco foi o lado "de cá" do carburador, razão pela qual não há fotos do lado "de lá", que são as que lhe interessam...

Amanhã vou dar mais uma olhada no carburador do SUVdsesenvolvido, para ver se me enganei, mas creio que ele realmente é diferente do seu.

Girti
25/10/2010, 23:07
Ola GIL acabei de adquirir recentemente um niva e sou leigo no assunto niva4x4 , mas venho acompanhando o forum a algum tempo, gostaria de saber se possivel qual faixa de consumo de um niva na cidade e na rodovia
desde ja agradeço pela dica

Jeferson, o consumo varia muito em função do estado de consevação do carro, da carga transportada (carro vazio gasta menos do que lotado), de alguns componentes mecânicos tais como carburador, velas, cabos de vela, platinado (se houver), freios (podem estar prendendo), pneus (largos e grandes aumentam o consumo), pé do motorista :mrgreen:, qualidade do combustível, tipo de trânsito (pesado gasta mais, livre gasta menos), topografia (em cidades ou estradas com muitas ladeiras o consumo é maior do que em cidades ou estradas planas), e por aí vai...

Pela experiência que tenho, um Niva em bom estado rodando em São Paulo deve fazer em torno de 6,0 a 6,5 Km/l. Na estrada, vai depender muito da topografia da mesma e da velocidade média desenvolvida, algo em torno de 8,5 a 10,0 Km/l

BACALHAU
25/10/2010, 23:17
...
Na estrada, vai depender muito da topografia da mesma e da velocidade média desenvolvida, algo em torno de 8,5 a 10,0 Km/h

Está certo que o NIVA não é um carro que desenvolve grandes velocidades, mas o meu anda um pouquinho mais rápido do que isso. :twisted: :mrgreen:

Girti
25/10/2010, 23:31
Está certo que o NIVA não é um carro que desenvolve grandes velocidades, mas o meu anda um pouquinho mais rápido do que isso. :twisted: :mrgreen:


:shock: :shock: :shock: ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? :twisted: :twisted: :twisted:

Peter
26/10/2010, 08:59
Xiiiiii,Gil,so o Baca pra ver esses detalhes de consumo em km/h.


Mas ai vao as fotos que o Baca pediu do carbura visto de cima e detalhes da peça lateral.

A ligação das mangueiras ainda não estão corretas.

BACALHAU
26/10/2010, 10:49
Que carburador diferente... :pensativo:

Tire uma foto mais à esquerda de onde você tirou a última.
Quero ver onde é ligada a haste que aparece com a seta vermelha na primeira imagem abaixo.
Outra coisa que eu gostaria de ver é o final desse resssalto, assinalado em verde na segunda imagem abaixo. É só um reforço ou é uma passagem?

BACALHAU
26/10/2010, 10:51
:shock: :shock: :shock: ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? :twisted: :twisted: :twisted:

Como é útil esse botão editar. :mrgreen: :twisted:

Peter
26/10/2010, 11:26
Que carburador diferente... :pensativo:

Tire uma foto mais à esquerda de onde você tirou a última.
Quero ver onde é ligada a haste que aparece com a seta vermelha na primeira imagem abaixo.
Outra coisa que eu gostaria de ver é o final desse resssalto, assinalado em verde na segunda imagem abaixo. É só um reforço ou é uma passagem?

Cade as fotos com seta e marcado em verde????????????

O carbura é igual ao do manual do mecanico,a menos da parte direita que não aparece no manual.

BACALHAU
26/10/2010, 12:30
Vixi. :putz: As fotos...
Não posso mais falar do Gil. :twisted:
Estou ficando pior que ele. :parede:

Peter
26/10/2010, 15:06
Que carburador diferente... :pensativo:

Tire uma foto mais à esquerda de onde você tirou a última.
Quero ver onde é ligada a haste que aparece com a seta vermelha na primeira imagem abaixo.
Outra coisa que eu gostaria de ver é o final desse resssalto, assinalado em verde na segunda imagem abaixo. É só um reforço ou é uma passagem?

Ai vão as fotos solictadas.

Ressalto é so um reforço.

Se precisar de outras é so chiar.

To com problemas de mandar fotos,mais tarde mando.

Peter
26/10/2010, 16:26
Estou anexando as fotos como havia dito no post anterior:concordo::concordo:

Girti
26/10/2010, 17:09
Como é útil esse botão editar. :mrgreen: :twisted:

Só é!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Girti
26/10/2010, 17:15
Xiiiiii,Gil,so o Baca pra ver esses detalhes de consumo em km/h.


Mas ai vao as fotos que o Baca pediu do carbura visto de cima e detalhes da peça lateral.

A ligação das mangueiras ainda não estão corretas.

Peter, eu me arrisco a afirmar que jamais vi um carburador como este montado em um Niva, deve ser alguma "série especial"... :mrgreen: Não faço idéia do que seja essa válvula (ao menos parece ser uma) ... :pensativo:

Peter
26/10/2010, 17:30
Peter, eu me arrisco a afirmar que jamais vi um carburador como este montado em um Niva, deve ser alguma "série especial"... :mrgreen: Não faço idéia do que seja essa válvula (ao menos parece ser uma) ... :pensativo:
É uma valvula e é a vacuo.

Girti
26/10/2010, 17:59
É uma valvula e é a vacuo.

Você já perguntou ao Wilson?

Peter
26/10/2010, 18:27
Você já perguntou ao Wilson?

Não ainda não tive chance de ir la.

Girti
26/10/2010, 18:39
Não ainda não tive chance de ir la.

Por que você não tenta conseguir a informação por telefone (5531.7796)?

BACALHAU
26/10/2010, 20:51
Peter, essa "válvula", que aparece na imagem abaixo, me parece ser reponsável pela abertura pneumática da borboleta do segundo estágio.
Assim sendo, a mangueira dela deverá ser ligada ao difusor primário ou venturi do primeiro estágio. Neste caso, me parece que é assim que está ligada.
Esses comandos pneumáticos normalmente permitem um motor funcionar a plena potência numa ampla faixa de rotações. O que seria muito conveniente no NIVA.

Não sei se lhe ajudei, mas...

Peter
26/10/2010, 21:23
Peter, essa "válvula", que aparece na imagem abaixo, me parece ser reponsável pela abertura pneumática da borboleta do segundo estágio.
Assim sendo, a mangueira dela deverá ser ligada ao difusor primário ou venturi do primeiro estágio. Neste caso, me parece que é assim que está ligada.
Esses comandos pneumáticos normalmente permitem um motor funcionar a plena potência numa ampla faixa de rotações. O que seria muito conveniente no NIVA.

Não sei se lhe ajudei, mas...

Baca

A borboleta do segundo estagio tem uma outra valvula semelhante a esta um pouco maior e do lado esquerdo.

Não encontreinenhuma literatura ainda sobre esta valvula do lado direito.

De qualquer maneira obrigado.
Como disse o Gil fui premiado com uma grande excessão.:concordo::concordo:

BACALHAU
26/10/2010, 21:59
Aonde vai a outra ponta deste "T"? (imagem abaixo)

Peter
26/10/2010, 22:25
Aonde vai a outra ponta deste "T"? (imagem abaixo)

Essas ligações estão ai por estar,não estão corretas.

Coloquei por colocar.

Na verdade a valvula estava ligada diretamente ao canister,que acho não era o correto.

BACALHAU
26/10/2010, 22:41
Peter, os únicos carburadores que eu conheço que são equipados com DUAS válvulas pneumáticas semelhantes a essa são os que equipavam antigamente os carros dotados de ar condicionado.
Acho que não é o caso do seu. :mrgreen:
Uma funcionava como atuadora do segundo estágio e a outra compensava a queda de rotação da marcha lenta quando se ligava o AC. Esta segunda também era conhecida como "compensador de marcha lenta" ou "Kicker".
Esta válvula também funcionava por ação da depressão do coletor e tinha um parafuso de batente regulável, como o que aparece no topo da sua.
Além disso, também tinha uma mangueira ligada em três pontos através de um "T". Uma ponta ia na vávula Kicker, outra no coletor e a terceira em uma válvula eletropneumática de duas vias que era acionada eletricamente quando o AC era ligado.

Será que esse seu carburador não foi retirado de outro carro russo?

mpmassa
26/10/2010, 23:31
Peter, veja se essa foto ajuda. Peguei essa foto em algum tópico por aqui quando estava procurando sobre essas ligações do sistema de recirculação de gases.

Esse carburador (final 78 ) não é uma exceção que veio só no seu Niva. O meu tinha um desses até eu trocar por um que importei da Ladaparts, que não tem nenhuma dessas entradas para recirculação (justamente o de final 20). Mas nem me lembro se havia alguma mangueira ligada nessa válvula, pois meu Niva já não tinha o sistema completo.

Nas fotos postadas pelo Thiago na mensagem #20 dá pra ver que o dele também tem. Nas fotos do Gil na mensagem #22 dá a entender que o dele também tinha (ao fundo aparece uma haste que sobe, ao que parece para essa válvula)

Peter
27/10/2010, 09:52
Peter, veja se essa foto ajuda. Peguei essa foto em algum tópico por aqui quando estava procurando sobre essas ligações do sistema de recirculação de gases.

Esse carburador (final 78 ) não é uma exceção que veio só no seu Niva. O meu tinha um desses até eu trocar por um que importei da Ladaparts, que não tem nenhuma dessas entradas para recirculação (justamente o de final 20). Mas nem me lembro se havia alguma mangueira ligada nessa válvula, pois meu Niva já não tinha o sistema completo.

Nas fotos postadas pelo Thiago na mensagem #20 dá pra ver que o dele também tem. Nas fotos do Gil na mensagem #22 dá a entender que o dele também tinha (ao fundo aparece uma haste que sobe, ao que parece para essa válvula)

Esta corretissimo tudo que vc mencionou no teu post.
Nesta foto da pra ver que existe uma valvula magnetica(nr 4) que permite a passagem do vacuo para um "T" que interliga com a valvula termica para a EGR.
So que a valvula magnetica não tenho mais e tambem não sei como é acionada.
Vamos aguardar e ver se aparece mais alguma informação.

Por enquanto ajudou bastante e agradeço,acho que o mago Wilson vai poder ajudar mais

Girti
27/10/2010, 12:18
Peter, examinei com mais calma as suas fotos e fiquei com a forte suspeita de que o carburador de seu Niva, a despeito do ano de fabricação deste, é o "Solex" russo. Fiz uma pesquisa no Google, através do numero da peça (placa metálica que aparece em uma das fotos) e encontrei o seguinte site, que, ao que parece, confirma as minhas suspeitas:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=ru&u=http://www.daaz.ru/faq26.htm&ei=6y7ITKnqFY--sQPRlYiGDQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=2&ved=0CCIQ7gEwAQ&prev=/search%3Fq%3D2107-1107010-78%26hl%3Dpt-BR%26safe%3Doff%26sa%3DG%26biw%3D1152%26bih%3D701

Há uma forma bastante simples de confirmar qual é o carburador: desmonte a sua parte superior e veja qual é a bóia que o equipa. Se for uma bóia simples e de metal, é "Weber", se for uma bóia dupla de plástico, deve ser um "Solex".

Se o carburador for realmente o "Solex" russo, o que acontece é o seguinte: este é um carburador extremamente sofisticado, uma espécie de precursor da injeção eletrônica, e atendia, na época de seu lançamento, às cada vez mais rígidas normas antipoluição, razão pela qual tem uma série de componentes e conexões que os "Weber" russos não possuem. Conseqüentemente, o seu Niva, por ser de fabricação anterior a 93, não possui certas parte e mangueiras que deveriam ser conectadas ao carburador (com o meu Niva 95 ocorre o oposto, alguns dos componentes do sistema estão inativos, pois o carburador é "Weber").
Se esta hipótese se confirmar, você vai ter que "adaptar" o carburador ao seu Niva, eliminando certas conexões. Outra possibilidade, mais trabalhosa porém não impossível, é você adaptar o Niva ao carburador, adquirindo as peças que faltam (a Sarancar deve ter).

Por outro lado, é sabido que a regulagem e manutenção destes carburadores é mais trabalhosa do que a dos "Weber", o que faz com que talvez seja recomendável você comprar um carburador "Weber" russo novo. A bem da verdade, já que você reformou o Niva, vale a pena fazer o serviço completo, trocando o carburador, ele merece! :mrgreen: Pode acreditar, o desempenho de seu Niva vai melhorar bastante!

thgteixeira
27/10/2010, 12:27
O Carburador do Peter é exatamente igual ao meu, que é um Solex russo, original do meu Niva.

Girti
27/10/2010, 12:54
O Carburador do Peter é exatamente igual ao meu, que é um Solex russo, original do meu Niva.

Muuuuuuuuito estranho, o Solex só veio a partir de 93, imagino que, em algum momento, o carburador de seu Niva foi trocado, por algum antigo proprietário. Isto tem explicação,o desempenho do Solex é um pouco superior ao do Weber, devido ao segundo estágio mecânico, ele sobe de giro um pouco mais rapidamente. Outra possibilidade (da Lada pode se esperar tudo...) é a de que um lote de Nivas tenha chegado ao Brasil com estes carburadores, talvez um lote originalmente destinado a algum país no qual as regras antipoluição fosse mais rígidas do que as do Brasil em 1990.

thgteixeira
27/10/2010, 13:45
Muuuuuuuuito estranho, o Solex só veio a partir de 93, imagino que, em algum momento, o carburador de seu Niva foi trocado, por algum antigo proprietário. Isto tem explicação,o desempenho do Solex é um pouco superior ao do Weber, devido ao segundo estágio mecânico, ele sobe de giro um pouco mais rapidamente. Outra possibilidade (da Lada pode se esperar tudo...) é a de que um lote de Nivas tenha chegado ao Brasil com estes carburadores, talvez um lote originalmente destinado a algum país no qual as regras antipoluição fosse mais rígidas do que as do Brasil em 1990.

Pode ser sim, Gil. Mas ele tem todos os sistemas de recirculação, alguns desligados, e é igualzinho ao do Peter. Não sei se foi trocado algum dia, mas, creio que seja sim um Solex.

Peter
27/10/2010, 14:02
E continuamos a polemica.........

Gil o meu carburador tem uma boia de metal........

Consegui algumas vistas explodidas no site da Ladaparts que mostram o meu carburador,mais tarde vou colocar.

Peter
27/10/2010, 18:02
Como ja dito acima o meu carburador tem uma boia so e é de metal,portanto acredito que seja um Weber.

Quanto ao site mencionado pelo Gil ja havia comentado no post#76,por onde é falado que este de final 78 é semelhante a de final 20.

Consegui descobrir no site da Ladaparts as perspectivas abaixo que mostram o meu carburador de final 78 e onde se ve claramente a valvula.

E nos outros aparecem as diversas ligações e a valvula eletrica.

O problema é arrumar a valvula eletrica e saber aonde é ligada(eletricamente),mas vamos descobrir tambem

Flugêncio
27/10/2010, 21:29
Como ja dito acima o meu carburador tem uma boia so e é de metal,portanto acredito que seja um Weber.

Quanto ao site mencionado pelo Gil ja havia comentado no post#76,por onde é falado que este de final 78 é semelhante a de final 20.

Consegui descobrir no site da Ladaparts as perspectivas abaixo que mostram o meu carburador de final 78 e onde se ve claramente a valvula.

E nos outros aparecem as diversas ligações e a valvula eletrica.

O problema é arrumar a valvula eletrica e saber aonde é ligada(eletricamente),mas vamos descobrir tambem

Peter,

Esse carburador do seu Niva, vinham nos Laikas, desmanchei dois por aqui e não me era estranho ele.

Peter
27/10/2010, 21:41
Peter,

Esse carburador do seu Niva, vinham nos Laikas, desmanchei dois por aqui e não me era estranho ele.

Flugêncio

E tambem tinha essa valvula a vacuo eletrica?

Por acaso vc saberia dizer como era acionada?

Era por acaso aquela peça tipo caixinha com quatro terminais,que tambem ligava na valvula magnetica do carburador?

Flugêncio
27/10/2010, 21:52
Flugêncio

E tambem tinha essa valvula a vacuo eletrica?

Por acaso vc saberia dizer como era acionada?

Era por acaso aquela peça tipo caixinha com quatro terminais,que tambem ligava na valvula magnetica do carburador?

Peter,

Não me recordo das ligações, mas tinha a tal válvula.
Vendí a carcaça do Laika completa pra um vizinho, vou lá dar uma olhada e depois lhe falo.

mpmassa
27/10/2010, 23:37
Pode ser sim, Gil. Mas ele tem todos os sistemas de recirculação, alguns desligados, e é igualzinho ao do Peter. Não sei se foi trocado algum dia, mas, creio que seja sim um Solex.

Na verdade, pelo que já li até hoje, o "Solex" que veio nos Nivas a partir de 93 é o que foi postado pelo Bacalhau na mensagem #62, que possui um parafuso de ajuste de plástico e acionamento mecânico do segundo estágio, bóia dupla, alavancas de acionamento diferentes (o acionamento é do outro lado do carburador) e outras diferenças. O outro (90 a 92) seria o "Weber".

mpmassa
28/10/2010, 00:01
Flugêncio

E tambem tinha essa valvula a vacuo eletrica?

Por acaso vc saberia dizer como era acionada?

Era por acaso aquela peça tipo caixinha com quatro terminais,que tambem ligava na valvula magnetica do carburador?

Peter, os Nivas 90 a 92 tinham uma caixinha preta localizada logo acima da bateria e eu acredito, não tenho certeza, que essa caixinha é que acionava a eletroválvula (número 4 na foto).
Certa vez o João Boteon da Bomer mandou uma mensagem sobre essa caixinha no fórum dos Camaradas do Niva, reproduzida abaixo:

"A caixinha preta que voce indica , acima da bateria do Niva, nos chamamos de motorista eletronico, existente nos carros importados ate 92, e sua funcao eh aliviar as alteracoes do seu comando para o carburador.
Assim , se voce acelera demais ela evita o tranco da maior injecao de combustivel e tambem quando voce tira o pe do acelerador muito rapido ela alivia o corte de entrada.
Nos carros a partir de 93 foram substituidas junto com o carburador que tem o segundo estagio mecanico."

Meu Niva não tem essa caixinha porque é 93, só que já comprei com o carburador trocado.

Talvez o João ou o Wilson possam esclarecer isso.

Peter
28/10/2010, 15:04
Em mais uma pesquisa nas literaturas em espanhol dos nossos hermanos e indicadas por alguem(em tempo:foi o nosso amigo Jfrank) neste forum descobri mais alguma coisa.

Se chama :Sistema de redução da toxidez dos gases queimados atravez de valvula eletropneumatica
Na figura:
nr 2 valvula
nr 9 valvula eletropneumatica
nr 10 caixinha preta com as 4 saidas
Agora mãos a obra e montar.
Falta so a valvula de nr 2

Dinola
30/10/2010, 00:30
Em mais uma pesquisa nas literaturas em espanhol dos nossos hermanos e indicadas por alguem(em tempo:foi o nosso amigo Jfrank) neste forum descobri mais alguma coisa.

Se chama :Sistema de redução da toxidez dos gases queimados atravez de valvula eletropneumatica
Na figura:
nr 2 valvula
nr 9 valvula eletropneumatica
nr 10 caixinha preta com as 4 saidas
Agora mãos a obra e montar.
Falta so a valvula de nr 2

O meu carburador é identico ao seu, Peter. Possui até a caixa preta acima da bateria que nunca soube da sua utilidade. Com este esquema entendi a função da válvula 2 que possui ajuste e serve para abrir o primeiro estágio.
Pelo que entendi do esquema elétrico, é necessário uma referência elétrica do carburador vinda através do tal microcomutador para que tudo isso funcione. Não achei esta peça no meu carburador que deveria estar conectada ao segundo estágio e possuir dois fios. O seu carburador possui este microcomutador ?

Abs

Girti
30/10/2010, 00:49
Em mais uma pesquisa nas literaturas em espanhol dos nossos hermanos e indicadas por alguem(em tempo:foi o nosso amigo Jfrank) neste forum descobri mais alguma coisa.

Se chama :Sistema de redução da toxidez dos gases queimados atravez de valvula eletropneumatica
Na figura:
nr 2 valvula
nr 9 valvula eletropneumatica
nr 10 caixinha preta com as 4 saidas
Agora mãos a obra e montar.
Falta so a valvula de nr 2

O cara é um sherloque, descobre tudo!!! :concordo: :palmas: :palmas: :palmas:

Peter
02/11/2010, 08:39
O meu carburador é identico ao seu, Peter. Possui até a caixa preta acima da bateria que nunca soube da sua utilidade. Com este esquema entendi a função da válvula 2 que possui ajuste e serve para abrir o primeiro estágio.
Pelo que entendi do esquema elétrico, é necessário uma referência elétrica do carburador vinda através do tal microcomutador para que tudo isso funcione. Não achei esta peça no meu carburador que deveria estar conectada ao segundo estágio e possuir dois fios. O seu carburador possui este microcomutador ?

Abs

Dinola

O meu carburador tambem não tem esta peça,e todos os esquemas eletricos que consegui achar e consultar ,não faz referencia a este componente.
Eu vou tentar montar e ligar todo o resto e ver o que da.:concordo::concordo:

Peter
02/11/2010, 11:39
Dentre tantas alternativas de carburador para Niva achei um que tem uma tomada eletrica.

So não sei pra que Nivas era montado,pais de destino e ano de fabricaçao.

Na parte inferior da vista explodida tem uma data,não sei se sinifica a data a partir de quando foi montado,no caso parece ser 11/92.

So para informação.

BACALHAU
02/11/2010, 12:21
Peter, já experimentou pedir informações à própria Lada ou a algum dos muitos sites europeus que tratam de NIVAs?
Talvez possa surgir alguma nova informação. :pensativo:

Girti
02/11/2010, 17:29
Peter, já experimentou pedir informações à própria Lada ou a algum dos muitos sites europeus que tratam de NIVAs?
Talvez possa surgir alguma nova informação. :pensativo:

Experimente no site da Lada Interessengemeinschaft: http://www.lada-niva-ig.de/modules/news/

Flugêncio
04/11/2010, 12:19
Dentre tantas alternativas de carburador para Niva achei um que tem uma tomada eletrica.

So não sei pra que Nivas era montado,pais de destino e ano de fabricaçao.

Na parte inferior da vista explodida tem uma data,não sei se sinifica a data a partir de quando foi montado,no caso parece ser 11/92.

So para informação.

Peter,

Acho que isto pode lhe ajudar um pouco.

http://www.clubnivachile.cl/foro/showthread.php?t=460

Peter
04/11/2010, 14:08
Peter,

Acho que isto pode lhe ajudar um pouco.

http://www.clubnivachile.cl/foro/showthread.php?t=460

Flugêncio

Agradeço pela informação,mas no caso do site é um carro ano 93,e o carburador é completamente diferente do meu.:concordo::concordo:

Julliano
19/11/2010, 19:10
Aproveitando o tópico sobre Cânister, puder reparar que no meu Niva o mesmo se encontra instalado, porém notei um acúmulo de carvão nas proximidades do mesmo, conforme as fotos tiradas. O que isso quer dizer, que o Cânister já foi pro saco? :rolleyes: Solução mais apropriada?


Julliano