Conectar

Ver Versão Completa : Roda livre - Barulho

f0rR0zE1r0
04/01/2010, 13:58
Saudações a todos os amigos trolleiros :-D. Meu Troller é 2002. Não faço muita trilha com ele, so quando viajo para o interior do Maranhão (Barreirinhas). De uns tempos para cá, ao acionar o 4x4, em velocidade (geralmente acima de

40km da terceira marcha em diante), do lado esquerda da ponteira da frente, faz um barulho parecido um ronco. Não acontece toda hora, e isso, pelo menos ate agora, não atrapalhou no desempenho do carro na trilha.

Levei no mecanico, e ele disse que precisava de lubrificação. Mas durante o final do ano na trilha, continua ainda fazendo esse barulho. Vocês tem alguma ideia ou sugestão do que possa ser esse possivel ronco?

Elmer_Jeep
04/01/2010, 16:20
Pode não ser a roda livre em si mas a bucha na parte interna da manga de eixo, isso ja aconteceu com outro forista, veja o relato aqui: Vibração quando aciono eixo/cardan Dianteiro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34460)

E também é provavel que seja o cardan dianteiro, acompanhe também neste tópico: Cardan - Acoplamento com 2 cruzetas??? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43894)

[]'s

f0rR0zE1r0
04/01/2010, 22:46
Muito obrigado pelos links com as dicas...

williamnun
05/01/2010, 16:27
Olá amigos,
quando vi esse tópico pensei que alguém estivesse com o mesmo problema que eu, mas já vi que não é, então vou aproveitar esse tópico já aberto para expor o problema que meu Troller está tendo.
Quando eu ando numa estrada de calçamento, aquelas de paralelepípedos, o Troller faz um barulho bem alto e chato nas rodas dianteiras, parece aquele barulho de plástico que fazem aquelas calotinhas do meio da roda quando estão soltas sabem, mas não é. Já tirei as rodas pra olhar, ja mexi nas calotinhas, em tudo, mas nada do problema aparecer.
Então esses dias resolvi fazer um teste, passei por uma rua com a roda livre na posição 4x2, e o barulho continuava, parei e coloquei na posiçao 4x4 e passei pela mesma rua e parou tudo! Nada de barulhos! Alguém sabe me dizer o que que está estragado? Se é uma mola dentro da roda livre ou alguma coisa parecida?
Desde já obrigado!

JapaTroller
05/01/2010, 16:35
Olá amigos,
quando vi esse tópico pensei que alguém estivesse com o mesmo problema que eu, mas já vi que não é, então vou aproveitar esse tópico já aberto para expor o problema que meu Troller está tendo.
Quando eu ando numa estrada de calçamento, aquelas de paralelepípedos, o Troller faz um barulho bem alto e chato nas rodas dianteiras, parece aquele barulho de plástico que fazem aquelas calotinhas do meio da roda quando estão soltas sabem, mas não é. Já tirei as rodas pra olhar, ja mexi nas calotinhas, em tudo, mas nada do problema aparecer.
Então esses dias resolvi fazer um teste, passei por uma rua com a roda livre na posição 4x2, e o barulho continuava, parei e coloquei na posiçao 4x4 e passei pela mesma rua e parou tudo! Nada de barulhos! Alguém sabe me dizer o que que está estragado? Se é uma mola dentro da roda livre ou alguma coisa parecida?
Desde já obrigado!

O meu estava com o mesmo problema, mas naum preocupa naum daki a pouco a roda livre termina de acabar, ai vc tem que trocar ela!! hehehehe Brincadeiras a parte, mas é isso mesmo, tenta desmontar ela e lubrificar e tal, a minha nao deu tempo de fazer isso, quando desmontei, ja naum tinha mais nada, chegou ao ponto de no meio de uma trilha ela simplesmente parar de funcionar, é pq as estrias ja haviam sido gastas!!! Ai tive que trocar mesmo, se tiver que trocar mais pra frente, coloca da ENFER, eu coloquei e to muito satisfeito, num tem akele monte de mola e parte plastica que tem a AVM!!! Espero ter ajudado!!!

PAULO CARECA
05/01/2010, 17:01
Olá amigos,
Desde já obrigado!

Este chocalhar, é normal nas RL AVM, (sem entrar em muitos detalhes tecnicos), desmonte as RL, limpe todas as peças, e coloque uma camada fina de graxa ou oleo grosso, vai amenizar bastante o chocalhar.

williamnun
05/01/2010, 17:07
O meu estava com o mesmo problema, mas naum preocupa naum daki a pouco a roda livre termina de acabar, ai vc tem que trocar ela!! hehehehe Brincadeiras a parte, mas é isso mesmo, tenta desmontar ela e lubrificar e tal, a minha nao deu tempo de fazer isso, quando desmontei, ja naum tinha mais nada, chegou ao ponto de no meio de uma trilha ela simplesmente parar de funcionar, é pq as estrias ja haviam sido gastas!!! Ai tive que trocar mesmo, se tiver que trocar mais pra frente, coloca da ENFER, eu coloquei e to muito satisfeito, num tem akele monte de mola e parte plastica que tem a AVM!!! Espero ter ajudado!!!
:parede::parede:
Cara pensei que o problema fosse bem menos grave!!! hahahaha
Vou levar amanha mesmo no meu mecânico para ele abrir e ver qual é o problema!
E Deus ajude que seja só lubrificação mesmo!!! :-P
Valeeu!!

williamnun
05/01/2010, 17:10
Este chocalhar, é normal nas RL AVM, (sem entrar em muitos detalhes tecnicos), desmonte as RL, limpe todas as peças, e coloque uma camada fina de graxa ou oleo grosso, vai amenizar bastante o chocalhar.
Paulo, tomara que seja só isso mesmo, já gastei de mais até no Troller!!:-P
amanha eu já levo pra ver qual é o problema, to aqui torcendo pra que vc tenha razão!! hahaha
Abraço!!

f0rR0zE1r0
06/01/2010, 22:24
Olha ja tive um problema um pouco parecido. Quando passava em buracos, ou quando o asfalto era meio que desnivelado fazia um barulho como se tivesse algo solto, e de fato incomodava bastante. Levei no mecânico, e ele

detectou que as cruzetas estavam quebradas... Comprei as cruzetas e acabou os barulhos. Não sei se é o seu caso, mas vale a pena dar uma olhada nelas também.

williamnun
18/02/2010, 15:50
Olha ja tive um problema um pouco parecido. Quando passava em buracos, ou quando o asfalto era meio que desnivelado fazia um barulho como se tivesse algo solto, e de fato incomodava bastante. Levei no mecânico, e ele

detectou que as cruzetas estavam quebradas... Comprei as cruzetas e acabou os barulhos. Não sei se é o seu caso, mas vale a pena dar uma olhada nelas também.
Cara eu até tinha esquecido desse tópico, mas agora já estou aqui para contar como foi
Levei o troller no mecanico, ele lubrificou as rodas livres, trocou as cruzetas que estavam quebradas e...
o barulho continua!! :parede:
fazem umas duas semanas já, agora até não quebrar tudo, não mando mais pra oficina =]
provavelmente a roda livre tá indo pro fim da sua vida =]
hahahah agora é só esperar pra ver :p

rub
22/11/2010, 07:18
Amigos,

Ontem descendo uma trilha em 4x4 com a reduzida acionada, escutei um barulho como fosse algum ferro raspando na trilha.
Parei o Troller olhei por debaixo dele e não havia nada solto.

Para minha surpresa ao voltar a Roda Livre para 4x2 o barulho some e é só girar a RL para 4x4 que o barulho acontece.
Parece que o barulho vem da RL do lado do motorista.

Alguém já passou por problema semelhante e sabe quais são as possíveis soluções para deste problema.

Abs,

Rubens

(Abri um tópico com este relato porém eu encontrei este tópico com assunto smelhante. Desculpa pela falha!)

Vermeio
22/11/2010, 13:38
seja pratico: tire a roda livre e verifique, é barbada
boa probabilidade da roda livre estar com problema.
boa sorte, [ ]

rub
22/11/2010, 13:55
seja pratico: tire a roda livre e verifique, é barbada
boa probabilidade da roda livre estar com problema.
boa sorte, [ ]

Amigo, você sabe se existe algum manual de montagem e desmontagem com os torques específicos para esta RL do Troller?

Vermeio
22/11/2010, 18:21
bah rub, nao sei nao.
ja desmontei as minhas algumas vezes (afinal ja quebrei varias) e nunca usei torquimetro, apertei na chave mesmo.
as porcas do cubo pode apertar bem, só muito cuidado com esses allens infernais daquela tampa de aluminio (a sua é AVM original certo?), se nao tiver cuidado eles comem muito facil. eu utilizo chave estrela (nao lembro o tamanho) e do uma batida para ela encaixar bem no parafuso antes de fazer força.
depois de comer é uma MERD*.
se for a primeira vez q vai mexer nisso, faça junto com seu mecanico ai ja aprende quando se apertar na trilha ;)
boa sorte
abraços

jrrj
23/11/2010, 16:14
Amigos,

Ontem descendo uma trilha em 4x4 com a reduzida acionada, escutei um barulho como fosse algum ferro raspando na trilha.
Parei o Troller olhei por debaixo dele e não havia nada solto.

Para minha surpresa ao voltar a Roda Livre para 4x2 o barulho some e é só girar a RL para 4x4 que o barulho acontece.
Parece que o barulho vem da RL do lado do motorista.

Alguém já passou por problema semelhante e sabe quais são as possíveis soluções para deste problema.

Abs,

Rubens

(Abri um tópico com este relato porém eu encontrei este tópico com assunto smelhante. Desculpa pela falha!)

No meu (troller 2006 tbem),havia uma barulho igual a este que vç descreveu,e acontecia inclusive na 4x2.Levei na concessionaria aqui do Rio,desmontaram a roda livre,deram uma mega lubrificada nela e o barulho nunca mais voltou.
Espero ter ajudado. Boa sorte ai

rub
23/11/2010, 19:42
No meu (troller 2006 tbem),havia uma barulho igual a este que vç descreveu,e acontecia inclusive na 4x2.Levei na concessionaria aqui do Rio,desmontaram a roda livre,deram uma mega lubrificada nela e o barulho nunca mais voltou.
Espero ter ajudado. Boa sorte ai

jrrj,

Muito obrigado pela resposta. Com toda certeza ajudou.
Eu mesmo vou desmontar neste final de semana e dar uma mega lubrificada para ver se o barulho some.

Abs e mais uma vez obrigado,

Rubens

jrrj
23/11/2010, 19:50
jrrj,

Muito obrigado pela resposta. Com toda certeza ajudou.
Eu mesmo vou desmontar neste final de semana e dar uma mega lubrificada para ver se o barulho some.

Abs e mais uma vez obrigado,

Rubens

Como dito no outro topico,lubtificaram com graxa.Boa sorte ai cara,Abço

Gleysson Vilela
09/04/2011, 20:16
Ola..
O meu tinha um barulho parecido tb
desmontei tudo
e o mecanica achou um defeito nas buchas das pinças
que estavam gastas
refis com um material mais resistente
e zerou os barulhos
e olha que faço trilas toda semana
abç

rub
10/04/2011, 17:10
Gleysson,

O barulho que o meu estava fazendo era o seguinte:
Quando era acionado o 4x4 na reduzida, em uma descida a 5 km/h, (carro quase parado), a cada volta que a roda dava, ouvia-se um barulho como se fosse ferro com ferro raspando.
Por duas vezes, desci do carro para ver se o escapamento ou o eixo cardan estavam raspando no chão...

Como o problema foi sanado:
Desmontei a roda livre (serviço muito fácil de fazer), troquei o reparo (juntas e parafusos), lubrifiquei conforme manda o fabricante, engraxei o mecanismo interno, e o barulho desapareceu.

Você poderia descrever como o barulho estava no seu Trollher antes da troca das buchas das pinças?
Em que momento o barulho aparecia?

Isto poderá ajudar muitas pessoas daqui do forum.
Por acaso você tirou foto das buchas que você pediu para fazer? Quem fez tem o dimensionais e o tipo de material utilizado.

Abraços,

Rubens

Juliano Alves_SSA
18/10/2011, 23:25
Ola pessoal,

Bom já andei analisando os posts anteriores relatando o problema parecido com o meu Troller 2008! Mas mesmo assim vou relatar o meu para que alguém possa me ajudar também.

Pois bem,

1º - A um tempo percebi que meu troller estava com algo estranho ao ligar a 4x4. Assim que a roda livre é acionada e a 4x4 ligada o mesmo apresenta um ruido (barulho) na parte de baixo do troller algo que voce consegue observar melhor na terceira marcha, isso so acontece com a roda livre ligada e o Troller traçado e em movimento! Com tudo desligado não apresenta nada fora do normal! Pode ser o mesmo problema de muitos aqui? No cardam ?

2º Ao levar o Troller para revisão de KM 60.000 foi trocado os rolamentos das rodas dianteiras (interno+externo) junto com os retentores + o pivô da suspensão esquerda! So que hoje quando saio lentamente noto que a um ruido bem fino vindo da parte dianteiro do Troller, so acontece com o Troller em movimento seja para frente ou para trás, algo que antes não acontecia!

OBS: Troller 2008, KM 60.000

Obrigado,