Ver Versão Completa : Dúvida respiro óleo OM 364
Fe_jipeiro
04/01/2010, 11:28
Olá Pessoal,
Estou incomodado com o q passou a acontecer com meu motor, deixa eu explicar para ver se conseguem me dar uma luz ...
Há 3 dias, começou a vazar óleo e soprar vapor pelo respiro do motor na tampa de válvulas, chega a pingar óleo ... já fiz o teste da vareta, e não há sinal de sopro e nem fumaça saindo ...
Fiz uma viagem de 2000km e não apresentou esse problema, o desempenho está normal, não fuma e muito menos baixa óleo. Rodei esses 2000km sem completar o nível do óleo, com uma velocidade cruzeiro de 120-130 km/h com cerca de +- 2100 rpm.
Eu desconfio, q a pressão da turbina esteja fazendo com que jogue óleo para fora... agora o motivo exato, estou verificando ... Regulei a waste gate da minha turbina para abrir com 1kg, porem qdo preciso de mais potencia, ativo o booster e ela chega a 2kg de pressao muito facil ... mas eh muitoooo raro eu andar nessa pressao... somente em ultrapassagens e subidas bem incrimes, qdo necessita de força para levar minha relação 12x35 com os Bf 35" ...
Alguém já passou por essa situação ... Será que pode ser regulagem de válvulas? ou algo entupido? não sei ... alguém tem uma possível luz??
Obrigado ...
Tenho uma band 91/92, 364 turbo, com BF 35, ano passado passou por reforma na lata e aproveitei para tirar o motor, trocar todas as juntas(jorrava oleo), e passar o sistema de lubrificacao da turbina para o original e fiz somente a retifica de cabecote, bomba e turbo.
Essas modificacoes significaram aumento de pressao na parte "antiga" do motor, que quando exigido em velocidade e forca passou a colocar oleo pelo respiro. Pela minha experiencia com motores diesel(10 anos de carreta), e conversando com amigos mecanicos isto acontece por desgaste nos aneis(mas nao ha necessidade imediata de troca), que deixam passar pressao para o carter, fazendo o oleo sair. Para veiculos, no caso aband, que tem motor de caminhao num carro de passeio, significa que vai durar muiiiiito tempo...
O unico problema esta sendo limpar o chao e repor +- 1 litro a cada 3000 km.
Daniel Gomes
18/01/2010, 00:31
Fala Felippe
a minha desde quando eu comprei pinga um pouco de oleo, principalmente quando eu chego de viagem ou rodo em dias bem, mais bem quentes em SP, também achava estranho mas para todos os mecânicos que eu perguntei me falaram que é totalmente normal...
inclusive tem pessoas que ligam a saida do respiro na entrada de ar após o filtro, já vi várias assim também..
abraço e relaxa pode botar apra andar com 2kg...hahahahah
abraço
mecamaniaco
18/01/2010, 00:58
Isso é bastante normal, principalmente em carros turbo usando ALCOOL, neste caso muitas vezes o carro afoga com tanto combustível e parte dele acaba misturando no óleo lubrificante.
Sair um pouco de vapor é perfeitamente normal, casos onde o respiro é ligado diretamente após o filtro de ar são encontrados em qualquer veículo atual seja ele alcool, gasolina ou diesel.
Perguntas q não querem calar.... -> WastGate na própria turbina ou separada? 2Kg de pressão máxima, isso sim! Que turbina é essa?
Fe_jipeiro
18/01/2010, 10:14
Opa Lies !!
Muito obrigado pela informação ... Realmente me preocupei pelo fato de nunca ter acontecido ... Mas agora estou mais tranquilo ... Muit obrigado !!!
Falae Dani,
ehehe Valeu cara !! Pesquisei de ligar a saida ao filtro... Mas tenho medo da minha turbina puxar oleo ... Ela sopra muitoooo rapido e forte cara ...
Opa Mecamaniaco ,
Blza?? Seguinte a turbina é uma BorgWarner k-16 do Ford cargo 815 ... Essa turbina é cavala ... Sopra muitoooooo ... A pressão original dela é 1,5kg de fabrica... Sendo ate 2 kg sem estragá-la ... Mas geralmente fico na casa do 1kg, soh passo disso em necessidade de subida, ou pra dar uma brincada com os turbos de rua q andam por ai.. ahuahuahaua
Abs...
Fe_jipeiro
18/01/2010, 13:56
Mecamaniaco,
Esqueci de anexar o vídeo que havia feito dela ... Segue o modelo dela ...
http://www.youtube.com/watch?v=toMs54kMT8w
Abs,
Felipe Françoso
21/01/2010, 00:45
Fe Jiepeiro, boa noite!
Fiquei impressionado com o som da máquina, poderia dizer onde adquiriu e por quanto sai uma desssas, preciso por uma na minha band.
Teria mais videos ai
Fe_jipeiro
21/01/2010, 09:54
Fala ae Chará !!
Entao comprei em uma revendedora da Borg Warner q fica em campinas, acessa esse site q eh o dá loja, junto com o modelo da turbina : http://www.controlparts.com.br/ecommerce/produto.asp?tipo=prod&busca=53169887147&imageField.x=0&imageField.y=0#
Paguei 1.490,00 a vista, mas lembro q dividiam em 3x no cheque ... mas o valor era 1590,00. Como moro aqui em sp, perguntei se eles tinham algum deposito para cá, e eles me indicaram uma loja parceira deles, na Ponte do Piqueri ao lado da Marginal Tiete, onde eles levariam a turbina e eu pegaria... E foi assim q aconteceu, o rapaz da control parts me esperou, paguei a ele e peguei a turbina ... A instalação dela, foi eu mesmo que fiz e o escape mandei fazer no Neto escapes...
Realmente nao tem nem comparação com a outra APL preparada que eu tinha ... Essa turbina é f.o.d....
Espero ter ajudado ... e não tenho mais vídeos... vou fazer alguns dela enchendo para postar aki no forum ... Para vcs terem noção, qdo engato a ré e acelero com ela andando , ela bate 0,8 kg na marcha ré !!! Eu fiquei impressionado quando fui dar a primeira volta nela... e depois um dia q estava em uma avenida e voltei dando ré acelerando e vi isso !!!
Abs,
Opa, voltando ao assunto do respiro.
A minha, depois de turbinada teve o coletor de admissão substituido. Agora a mangueira do respiro não joga mais pra dentro da admissão, o respiro está aberto para o ambiente.
Queria saber se preciso colocar algum filtro de ar ali no respiro ou apenas uma mangueira direcionada para o chão??? Lembrando que uso bastante no fora de estrada e pego muita poeira. Já me disseram que o respiro normalmente apenas sopra... mas as vezes ele puxa ar pra dentro também, isso é verdade???
327378
Fe_jipeiro
07/01/2012, 18:09
Falae Rafael.. blza???
Pode deixar uma mangueira para baixo msm... nao tem problema nenhum.... pode ser q as vezes vai vazar oleo... mas eh bem pouco... esse respiro no 364LA de fabrica, eh ligado no cano q vai do filtro de ar para a turbina..... mas assim, ele deixa melecado de oleo esse trecho, indo ate um pouco de oleo para a admissao.... na maioria das preparacoes mais pesadas eles tiram do original e colocam para o ar livre... no nosso caso, 364 aspirado e agora turbinado... podemos escolher ...
Me diz uma coisa... e a viatura como ficou???? gostou ? qual pressao maxima q ta usando? e qtos rpm ela comeca a encher???
consumo da band como está ???
Ahhh.. uma dica... coloca thermotape na saida do escape... fez em 2,5" msm ?
Abs....
hercilio.neto
07/01/2012, 18:38
Ahhh.. uma dica... coloca thermotape na saida do escape...
Felippe,
Conta mais sobre o thermotape. Onde deve ser colocado? no que ajuda?
Bata,
No meu jipe também fica livre o respiro. O meca recomendou colocar uma mangueira saindo para baixo, mas ainda não providenciei.
Valeu pessoal! Vou colocar uma mangueira lá então.... e eu devo rotacionar aquele pote do respiro??? Ou ele deve ficar nessa posição mesmo e apenas fazer a rota com a mangueira pro chão???
Putz essa do thermotape eu vacilei.... devia ter pedido pro Joãozinho.... só depois que fui me lembrar, acabou ficando sem isolamento. Além disso, ainda parece que está vazando um pouco pela conexão entre a turbina e o escape... o compartimento do motor deve estar ficando bem mais quente que o normal, pelo menos passa essa impressão.... tá passando um calor maior pela parede corta fogo... na estrada fica um bafo quente nas pernas.
Felippe, por coincidência acabei escrevendo num outro post sobre as minhas impressões... foi transmissão de pensamento.... veja o link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/78681-turbina-pra-band-om314-42-48-ou-42-63-a-10.html
Fe_jipeiro
07/01/2012, 19:48
ehehehehe... respondido lá no tópico....
Absssss
Surgiu novamente uma dúvida sobre esse assunto.
Um mecânico disse que esse respiro no alto do motor exala uma névoa/vapor de óleo que ajuda na lubrificação do motor quando entra pela admissão.
Será que isso procede??? Alguém que já trabalhou ou conhece alguém que trabalhe com os motores mercedes poderia esclarecer?
Num motor aspirado a admissão faz vácuo e realmente puxa ar ou que quer que saia ali desse respiro.
Já no motor sobre-alimentado como a pressão na admissão é positiva, o respiro iria ser comprimido, invertendo o fluxo de volta para o cabeçote.
Nos motores sobrealimentados o respiro entra no tubo entre o filtro e a turbina, senão acontece isso que vc falou. Tem gente que quando turbina deixa para a atmosfera mesmo, mas deve fazer uma cagada danada. Nunca tinha ouvido falar sobre essa função de lubrificar. Nos motores muito antigos esse respiro era para atmosfera mesmo e esse arranjo foi feito com preocupação ambiental.
Abs
Fabiano
Nos motores sobrealimentados o respiro entra no tubo entre o filtro e a turbina, senão acontece isso que vc falou. Tem gente que quando turbina deixa para a atmosfera mesmo, mas deve fazer uma cagada danada. Nunca tinha ouvido falar sobre essa função de lubrificar. Nos motores muito antigos esse respiro era para atmosfera mesmo e esse arranjo foi feito com preocupação ambiental.
Abs
Fabiano
Valeu pelo retorno Dimasi! Pesquisando em diversos locais falam exatamente oq vc disse.... que parte do que sai ali no respiro são gases que escaparam da câmara de combustão e não tiveram sua queima completa. Se ficassem presos na região que contém óleo lubrificante acabariam contaminando o mesmo rapidamente. Para isso foi criada essa aspiração no cabeçote, através do vácuo gerado pela admissão. E esses gases quando retornam a admissão acabam sendo queimados por completo contribuindo para uma emissão de poluentes menor.
Talvez essa teoria da lubrificação seja furada mesmo.
hercilio.neto
27/09/2013, 10:09
Ressuscitando o tópico.
A saída do suspiro é virada para o lado interno do cofre. Por causa da colocação da turbina foi retirada a mangueira de ligação.
Eu gostaria de virar o suspiro para o lado do paralama de forma que possa colocar a mangueira direto para o chão.
Como não consegui virar o suspiro (teria que usar uma chave enorme, é isso?) acabei colocando um monte de curva "L" pra poder mandar a mangueira em direção ao chão. Fiz isso porque se não fica melecando a tampa.
Alguém sabe um jeito de virar aquela peça, sem ter que usar essa chave que ninguém tem?
Sergioporto
27/09/2013, 16:35
Talhadeira e martelo !!!
hercilio.neto
28/09/2013, 17:06
O meu medo é danificar a peça, ouvi falar que é cara.
Sergioporto
29/09/2013, 09:46
O meu medo é danificar a peça, ouvi falar que é cara.
Hercilio ,no suspiro tem uma porca grande que mantem o mesmo apertadado,nao tem muito aperto.Já tentou com aquela ferrementa de corrente que é usada para substituir filtros de oleo ??Amanha vou verificar isso pois tenho uma na firma.Outra coisa,nao é dificil fazer uma ferramenta para isso .No suspiro da minha coloquei uma especie de coletor de óleo que o Fejipeiro indicou ,nao pinga uma gota no chao!Vou achar o site onde comprei e coloco aqui.Meu suspiro está ligado na tubulaçao de admissao após o filtro.
Abs
hercilio.neto
29/09/2013, 11:06
Hercilio ,no suspiro tem uma porca grande que mantem o mesmo apertadado,nao tem muito aperto.Já tentou com aquela ferrementa de corrente que é usada para substituir filtros de oleo ??Amanha vou verificar isso pois tenho uma na firma.Outra coisa,nao é dificil fazer uma ferramenta para isso .No suspiro da minha coloquei uma especie de coletor de óleo que o Fejipeiro indicou ,nao pinga uma gota no chao!Vou achar o site onde comprei e coloco aqui.Meu suspiro está ligado na tubulaçao de admissao após o filtro.
Abs
Obrigado Sergio,
Mas voce chegou a virar o suspiro?
Se puder, poste uma foto de como ficou.
Sergioporto
15/10/2021, 10:48
Srs ,uma pergunta que eu estou me fazendo à dias e é possível que alguém do grupo possa ajudar.
Tenho freio à ar na minha Band 92 e ultimamente tem saido muito óleo junto com ar e respiro do motor com muito vapor.Motor com aproximadamente 380.000 kms ,baixa óleo que considero normal,1 lt à cada mil kms ,tem força,é turbinada e intercoolada.
A pergunta : É possível compressor estar dando passagem do ar sobre pressão para o cárter? É provável que anéis ecamisa do mesmo estejam desgastadas devido à presença de óleo no ar o que é um veneno para válvulas e cuicas.
Motor frio pressão de óleo chega á 6 kgs ,à medida que esquenta ,em 1500 rpm fica na volta de 4 kgs e na lenta fica em 2 kgs.
Alguma sugestão ? Agradeço qualquer opinião que possa me ajudar.
Sérgio
Diogo_Vargas
15/10/2021, 12:09
Bom dia Sérgio.
A pressão de óleo da minha Band OM364 funciona igual a sua tanto no quente como frio. Meu motor já passou dos 500 mil Km aproximadamente... não baixa oléo.
Como a sua é turbinada, pode passar um pouco de pressão para o carter pelos anéis e sair no suspiro do motor....
mas sobre ir óleo para o sistema de ar do freio, eu faria a troca dos anéis do pistão auxiliar para evitar surpresas nas cuicas.
Daqui a pouco aparece mais alguém para dar uma ajuda.
Abraço.
Sergioporto
18/10/2021, 21:19
Bom dia Sérgio.
A pressão de óleo da minha Band OM364 funciona igual a sua tanto no quente como frio. Meu motor já passou dos 500 mil Km aproximadamente... não baixa oléo.
Como a sua é turbinada, pode passar um pouco de pressão para o carter pelos anéis e sair no suspiro do motor....
mas sobre ir óleo para o sistema de ar do freio, eu faria a troca dos anéis do pistão auxiliar para evitar surpresas nas cuicas.
Daqui a pouco aparece mais alguém para dar uma ajuda.
Abraço.
Boa noite Diogo ,meu conterranio
Não resta dúvida que o turbo empurra uma bela pressão ,apesar de estar com sómente 0,5 kg.1º anel é de compressão ,automáticamente a pressão do turbo não deixa subir óleo lubrificante para queima.
Este motor já tem uns 22 anos que foi turbinado por cima como se diz.Négocio vai ser abrir e rezar que não tenha desgaste em camisas e no bronzinamento.Tem muito tempo que troquei gaxeta do virabrequim e não vaza nela nem no retentor dianteiro sendo um bom sinal pois provávelmente não tem desgaste no bronzinamento.
Aproveitar e revisar bomba e bicos pois só foi mexido quando turbinou.
Rezar para a paulada não ser muito grande
Abs
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