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Ver Versão Completa : 2 perguntas sobre a suspensão traseira do vitara



RicardoM
03/01/2010, 23:09
Galera,

Eu queria perguntar para os entendidos sobre as questões abaixos referentes a suspensão traseira do vitara. Não sei se estou falando besteira.

1a pergunta

Com o lift de 2", se usa o calço da mola, o alongador do amortecedor e o calço da bandeija para manter o ângulo certo e não estragar o pivo.
Agora se estamos usando amortecedor da suprema, quando a suspensão abre seu curso, o calço da bandeja não é suficiente, fica estrangulado e acaba estragando o pivo, o meu caso.
Então eu pergunto, o que fazer? Não seria interessante retirar a bandeija e colocar uma panhard?

2a pergunta

Já ví várias formas para arquear a suspensão, mas com esta alteração a geometria da suspensão fica alterada, os dois links traseiros levam o eixo um pouco para frente.
Porque já não veem com os kits, os links já reposicionados? ou realmente não é necessário essa alteração?


Ricardo

Ricardo Luis
04/01/2010, 09:24
Cadê vc xara ? Feliz 2010 com saúde e paz ! Botou a maquina na trilha ? Respondendo sua pergunta, também fiquei preocupado com isso, mas até hoje o pivô está intacto, não tive oportunidade de fazer umas trilhas iradas mas acho que não vai precisar não, da uma olhada no link que tu vai gostar ( http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/Desgaste%20UW.htm (http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/Desgaste%20UW.htm) )


No meu carro o problema foi outro e não sei se tem à ver com o lift, mas apareceu uma folga enorme no cardan, toda vez que se usa a embreagem da um tranco danado no cardan !!! será que colocando o espaçador de cardan resolve ?? ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31685 ) alguem pode dar um pitaco ae ????

Fabil
04/01/2010, 09:37
qual a altura do seu calço do pivô? tem foto dele montado?

Ricardo Luis
04/01/2010, 09:48
Não uso o calço não, peguei as informações no cite do vitara cabrito, segue o link ae !! ( http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/Upper%20wishbone.htm ) Já aproveitando a deixa, Fabill como um dos mentores desse fórum pode me dizer se a folga no cardan de meu vitara se deu por causa do lift de 2 ?? o espaçador de cardan que tu vende resolve o problema ???

Fabil
04/01/2010, 09:56
aahhh vc NAO usa o calço?.. tem que usar...

o espacador de cardã é exatemente p/ resolver o problema das estrias/luva que após o lif passam a trabalhar com uma area menor de contato

PS: Mentor é aquele amigo do He-Man..heheheh eu sou apenas um forista aqui..heheh

T+

RicardoM
04/01/2010, 11:21
Cadê vc xara ? Feliz 2010 com saúde e paz ! Botou a maquina na trilha ? Respondendo sua pergunta, também fiquei preocupado com isso, mas até hoje o pivô está intacto, não tive oportunidade de fazer umas trilhas iradas mas acho que não vai precisar não, da uma olhada no link que tu vai gostar ( http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/Desgaste%20UW.htm (http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/Desgaste%20UW.htm) )


No meu carro o problema foi outro e não sei se tem à ver com o lift, mas apareceu uma folga enorme no cardan, toda vez que se usa a embreagem da um tranco danado no cardan !!! será que colocando o espaçador de cardan resolve ?? ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31685 ) alguem pode dar um pitaco ae ????


Fala ae xará, blz? Feliz 2010 cara. O carro já tá pronto mas ainda não coloquei ele na trilha, estou fazendo uns ajustes finos nele.

Pois é, o meu pivo tá todo detonado por conta do curso dos meus amortecedores, isso pq uso calço da bandeija viu. Ah, eu já tinha visto o site do cabrito, por isso resolvi comprar o calço.

Cara, em relação a folga do cardan, com certeza é por conta das molas do opala que vc colocou, acho que dão 2" ou mais um pouco. Se vc quiser eu tenho um espaçador sobrando e posso te passar, é só me ligar pra gente combinar, é bom que vc ve como ficou a viatura.


Abraços,

Vitarinha Bruttus
04/01/2010, 13:03
Olá amigo!
Respondendo a 1ª pergunta
Tambem uso amortecedores/molas de suprema, só que com o calço na bandeja e o espaçador na cruzeta.
O espaçador na cruzeta é como disse o fabil (abraços), serve para manter o campo de contato das estrias e evitar assim o desgaste das mesmas.
Agora o calço da bandeja, à partir do momento em que se elevou a suspenção seja 1, 1,5 ou 2" o pivôt estará trabalhando de forma errada o tempo todo, seja na trilha, seja no asfalto ou até mesmo parado na garagem. Por isso à necessidade do calço.

2ª pergunta
Para o vitara que normalmente erguemos em 2" não vejo a necessidade de rearranjos no linck traseiro.
Dê uma olhadinha nesse vitara pra vc ver. E acho que nem calço na carroceria ele tem viu!
Abraços
Sidmar
http://wbrossel.googlepages.com/aviatura




Galera,

Eu queria perguntar para os entendidos sobre as questões abaixos referentes a suspensão traseira do vitara. Não sei se estou falando besteira.

1a pergunta

Com o lift de 2", se usa o calço da mola, o alongador do amortecedor e o calço da bandeija para manter o ângulo certo e não estragar o pivo.
Agora se estamos usando amortecedor da suprema, quando a suspensão abre seu curso, o calço da bandeja não é suficiente, fica estrangulado e acaba estragando o pivo, o meu caso.
Então eu pergunto, o que fazer? Não seria interessante retirar a bandeija e colocar uma panhard?

2a pergunta

Já ví várias formas para arquear a suspensão, mas com esta alteração a geometria da suspensão fica alterada, os dois links traseiros levam o eixo um pouco para frente.
Porque já não veem com os kits, os links já reposicionados? ou realmente não é necessário essa alteração?


Ricardo

RicardoM
04/01/2010, 13:26
Fala Bruttus,

Nas fotos dá pra ver pelo curso da suspensão que o vitarinha usa amortecedores originais.
Na minha foto anexa, repara que a suspensão abre bem mais. Esse é o motivo de estragar o pivo da bandeija. Sem contar que o carro tá no elevador, e quando uma das rodas está apoiada, a suspensao ainda abre mais.



Olá amigo!
Respondendo a 1ª pergunta
Tambem uso amortecedores/molas de suprema, só que com o calço na bandeja e o espaçador na cruzeta.
O espaçador na cruzeta é como disse o fabil (abraços), serve para manter o campo de contato das estrias e evitar assim o desgaste das mesmas.
Agora o calço da bandeja, à partir do momento em que se elevou a suspenção seja 1, 1,5 ou 2" o pivôt estará trabalhando de forma errada o tempo todo, seja na trilha, seja no asfalto ou até mesmo parado na garagem. Por isso à necessidade do calço.

2ª pergunta
Para o vitara que normalmente erguemos em 2" não vejo a necessidade de rearranjos no linck traseiro.
Dê uma olhadinha nesse vitara pra vc ver. E acho que nem calço na carroceria ele tem viu!
Abraços
Sidmar
http://wbrossel.googlepages.com/aviatura

Vitarinha Bruttus
04/01/2010, 15:14
fiz um desenho as pressas aqui só vc entender melhor



Fala Bruttus,

Nas fotos dá pra ver pelo curso da suspensão que o vitarinha usa amortecedores originais.
Na minha foto anexa, repara que a suspensão abre bem mais. Esse é o motivo de estragar o pivo da bandeija. Sem contar que o carro tá no elevador, e quando uma das rodas está apoiada, a suspensao ainda abre mais.

RicardoM
04/01/2010, 16:43
fiz um desenho as pressas aqui só vc entender melhor

Cade o desenho?

Vitarinha Bruttus
04/01/2010, 17:27
tentei mandar aqui pelo site mais não aceitou

Ricardo Luis
05/01/2010, 13:18
Blz Xara, já colocou um sonzão no Fubika ? Se precisar de algo essa também é minha area :concordo:

RicardoM
05/01/2010, 14:08
Blz Xara, já colocou um sonzão no Fubika ? Se precisar de algo essa também é minha area :concordo:

Bom, sonzão eu não estou precisando, só preciso de uns auto falantes originais, depois vejo com vc.

Até sexta passo lá na loja e deixo o espaçador do cardan com vc blz. Ah, comprei as molas do opala também viu.

Um grande abraço.

Suzukiko
09/10/2011, 20:37
aahhh vc NAO usa o calço?.. tem que usar...

o espacador de cardã é exatemente p/ resolver o problema das estrias/luva que após o lif passam a trabalhar com uma area menor de contato

PS: Mentor é aquele amigo do He-Man..heheheh eu sou apenas um forista aqui..heheh

T+

Fabil, me ajuda aê!
No meu carro tb começou um tum tum tum quando solto a embreagem, logo apos a colocação do lift... n sei se é o cardan ou o pivo da bandeja que ja foi pas pikas... Uso o calço wish bone no pivo só que o meu calço traseiro é 2cm mais alto que o da RC4x4. A folga nas estrias do cardan fazem esse barulho? Resolve com o espaçador ou o tum tum é do pivo mesmo como diz no site do cabrito?
Qual o preço do espaçador do vitara com frete p o interior do rio?
Abraço.

aryrj
09/12/2011, 12:43
Fala ae, Suzukiko... Vc já deve ter resolvido o "tumtum" da viatura. E aí, o q era afinal? Eu t^com o mesmo problema...:(