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Ver Versão Completa : Qual guincho ter????? ou fazer



Andre.Conrad
03/01/2010, 22:28
Boa noite pessoal. Estou em projeto de um guincho com motor de partida. Porem esta indo devagar. Pelo fato de precisar de um guincho estou pensando em comprar um desses quebra galhos qual seria o mais forte?????
Vocês usam um destes tipos?????
Obrigado......

E F Lima
03/01/2010, 22:35
Estou pretendendo fazer um com motor de partida também,
mas usar um semelhante a este...
Será que funciona?

rafaelfernandez
04/01/2010, 00:33
Guincho manual é so pra passar raiva e fazer peso na viatura. Na hora do sufoco voce vai cansar de fazer força e dificilmente conseguiras te tirar to sufoco.
Melhor guardar a grana e engordar o porquinho pro guincho eletrico ou mecanico.

[]´s
Rafaek

leobnaval
04/01/2010, 01:21
André estes não são muito aconselhavéis, pois a capacidade de carga deles é pequena, mas as vezes servem para quebrar um galho.

EFLima este funciona mas tem que ter uma alavanca grande junto e ser instalado aonde de pra movimentar bem esta alavanca, o pessoal tambem costuma usar tirfor junto com este carretel de cabo de aço (foto do Lima), um modelo para 2 tonelas sai por volta de 50,00 tem tambem pra 4 ton. no mercado livre tem procura lá.

Abraços, Leo

cRiPpLe_rOoStEr
04/01/2010, 02:23
esse aqui parece meio tabajara...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=206680&d=1262564765
mas quanto será que é a diferença de preço para um guincho mecânico (ou elétrico) DE BOA QUALIDADE?

jfazioni
04/01/2010, 05:11
eu tenho um igual esse da doto do lima, e falo pra vc's... na hora que precisei dele de verdade o pino da catraca q trava o carretel pulou pro lado e a alavanca voltou e fez uma amassadinho no capo, só num amassou mais pq meu braço fico no meio! e pior q paguei 300 pila nessa merda numa loja q chama garra 4x4.
olha, por experiencia propria, espera um pouco e gurda pra por um eletrico.
qnt a fazer um com motor de partida, duvido q de certo...

leobnaval
04/01/2010, 10:09
esse aqui parece meio tabajara...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=206680&d=1262564765
mas quanto será que é a diferença de preço para um guincho mecânico (ou elétrico) DE BOA QUALIDADE?

Ele não é tabajara não ele apenas esta sendo usado para um fim ao qual não foi previsto muito menos indicado, este guincho é pra rebocar lancha, jet e colocar na carretinha ele puxa até uns 400kgs.
Não tem nada a ver por esse guincho em uma gaiola, baja...

Abraços, Leo

leobnaval
04/01/2010, 10:17
eu tenho um igual esse da doto do lima, e falo pra vc's... na hora que precisei dele de verdade o pino da catraca q trava o carretel pulou pro lado e a alavanca voltou e fez uma amassadinho no capo, só num amassou mais pq meu braço fico no meio! e pior q paguei 300 pila nessa merda numa loja q chama garra 4x4.
olha, por experiencia propria, espera um pouco e gurda pra por um eletrico.
qnt a fazer um com motor de partida, duvido q de certo...

Realmente um guincho elétrico é a melhor opção, mas o da foto do Lima funciona se utilizar junto com um tirfor porque daí na verdade ele só serve como cabo e você puxa até a distância desejada depois acopla o tirfor e faz a ancoragem num local adequado então é só movimentar a alavanca que ele vai puxando, mas só vai de 1m. por operação, o Hi-lift tambem faz isso.

O melhor é um elétrico mesmo, além de ser mais seguro.
Tentar fazer com motor de partida eu desaconselho, já tem um tópico aqui no fórum sobre guincho com motor de partida o cara conseguiu fazer mas ficou uma gambiarra só...

Segue o tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32413

Abraços, Leo

Andre.Conrad
04/01/2010, 12:03
Bom este que nosso colaga ( E F Lima (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=34355) ) falou então seria o melhorzinho mas precissaria de uma alavanca comprida. Acho que o nome e este mas junto com este guincho usaria uma "patesca" ele ganharia mais força. Ou melhor duplicaria a força do mesmo estou certo.
Bom em relaçao ao topico que esta no link vale muito a pena ler ele tem muita ideia boa lá e seria legal continuarmos este topico.



:palmas:tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=32413 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32413):palmas:

leobnaval
04/01/2010, 13:31
Sim com uma patesca você praticamente dobra a capacidade de carga do guincho, porém a distância que o cabo percorre por volta é metade do que sem a patesca.

Abraço

Andre.Conrad
04/01/2010, 14:47
Bom fiz uns contatos e to indo buscas uma destas da foto acima o valor esta em 53,00 mais um gancho pra 4 ton 20 e mais outras coisinhas vamos ver com fica em seguida posto fotos do conjunto completo....

Andre.Conrad
04/01/2010, 19:03
Bom depois de algumas horas de trabalho ai esta a foto do guincho manual. não terminei a patesca ainda mas o começo ta feito a manha testo para ver se tem força ou não, mas acho que ajuda sim.
Outra coisa achei umas peças interessantes no ferro velho aqui na região. Aquelas reduções da kombi. Duas com eixo direto e uma com homosinetica segue fotos.

leobnaval
04/01/2010, 19:18
Andre este gancho para 4 ton. não é muito grande para o seu uso?

E que cabo de aço irá utilizar?

Abraços, Leo

Andre.Conrad
04/01/2010, 19:48
Andre este gancho para 4 ton. não é muito grande para o seu uso?

E que cabo de aço irá utilizar?

Abraços, Leo

Bom o gancho ja tava na gaiola sendo usado com uma corda por isso fazer o uso do mesmo mas comprei outro de 1 T para a corda pois nao pretendo tirar a corda. O cabo de aço botei 25 metros de cabo que ja tinha ele é de 6 mm mas tava pesquisando e pretendo comprar pelo menos 8 mm acho que ele é pra 4 T. Olhei na ferragens e vi um cabo de 8mm bem flexível mas nao sei se é forte. Voce teria mais uma dica para ajudar a todos?????

leobnaval
04/01/2010, 20:33
Este material vai ajudar...

Cabos para guinchos

Apresentamos algumas dicas úteis para a melhor escolha (http://www.uor.com.br/dicas/cabos.htm#) do cabo de aço a ser utilizado em guinchos e em cabos de prolongamento.


Quanto mais grossos forem os arames utilizados na confecção do cabo, maior será a resistência (http://www.uor.com.br/dicas/cabos.htm#) ao atrito; porém, ele terá menor flexibilidade.
O miolo (alma) do cabo, tem a finalidade de permitir maior flexibilidade ao cabo, além de reter o lubrificante; ao ser tracionado, o cabo aperta esse miolo que atua como um coxim.
Quanto às medidas, um cabo que tenha a especificação de 3/8 - 6x7, por exemplo, é construído com um diâmetro de 3/8 de polegada (+/- 10mm.) e 6 cordões com 7 fios cada um. No caso de ser de 3/8 - 6x24, o diâmetro total é o mesmo, porém ele é construído com 6 cordões de 24 fios cada um. São cabos do mesmo diâmetro, mas o de 24 fios é bem mais flexível que o de 7, pois os fios são bem mais finos. A resistência é a mesma.
Os cabos de aço, podem ser encontrados com acabamento preto ou galvanizado; o processo de galvanização, é feito mediante imersão do cabo em um banho de zinco, a uma temperatura de +/- 400 graus, o que acaba alterando a têmpera dos fios de arame e reduzindo sua resistência em aproximadamente 10%, em relação ao cabo preto, na mesma medida. Como vantagem, protege o cabo contra ferrugem.
A resistência de um cabo, se mede pela "CARGA DE TRABALHO" e "CARGA DE RUPTURA". A carga de trabalho é normalmente 1/4 (25%) da carga de ruptura.
Para se ter uma idéia (http://www.uor.com.br/dicas/cabos.htm#) da diferença na Carga de Ruptura de vários cabos, vamos tomar um cabo de 3/8 (10mm). Confeccionado em Sisal, ele suportaria 630 kg. Em Polietileno, 1080 kg. Construído em Polipropileno, 1300 kg. Náilon cardado, 1650 kg. Náilon de Seda, 2.060 kg. E o cabo de aço, se rompe com 3.080 kg.
Os cabos de aço, apresentam a seguinte carga de ruptura, em função de seu diâmetro: http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul2a.gif1/4 - (6mm) - 1.400 kg http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul2a.gif5/16 - (8mm) - 2.180 kg http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul2a.gif3/8 - (10mm) - 3.080 kg http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul2a.gif1/2 - (13mm) - 5.250 kg http://www.uor.com.br/_themes/uor/topbul2a.gif5/8 - (16mm) - 8.050 kg
Outro aspecto importante para a conservação e para um bom rendimento dos cabos de aço é a correta colocação dos grampos (também chamados de clips) em suas extremidades. Observe que só há uma maneira correta de realizar esta operação, com a base do grampo colocada no trecho mais comprido do cabo (aquele que vai em direção ao outro olhal).
Para cabos de diâmetro até 5/8" (16 mm) use, no mínimo, três grampos. Este número deve ser aumentado quando se lida com cabos de diâmetros superiores.
http://www.uor.com.br/dicas/cabo1.jpg
Cuidado com nós! Nunca deixe que o cabo tome a forma de um pequeno laço (Observe a Fig.1). Ele é o começo de um nó, e por isso deve ser imediatamente desfeito. Com o nó feito (Fig.2), a resistência do cabo é reduzida ao mínimo.
http://www.uor.com.br/dicas/cabo2.jpg
Lembre-se que se deve trabalhar um cabo usando somente 1/4 de sua carga de ruptura e que pode haver uma pequena variação nessa carga, devido a qualidade do material empregado por cada fabricante.


Fonte: http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/dicas/cabos.htm inclusive na seção dicas do site: uor tem muita coisa interessante recomendo a leitura.

Segue tabela de cabos de aço:


Tabela de pesos e cargas de ruptura.

http://www.comercialrosalles.com.br/cabo_de_aco/img/tabela_.gif
Fonte: http://www.comercialrosalles.com.br/home.php?page=cabos_de_aco

Para gaiola (2 lugares com mecânica vw a ar) recomendo o cabo de aço de 5/16" (8 mm) com o uso de 2 clips por ponta com o uso de sapatilha e gancho olhal de 750 kg. ou 1 ton. de carga de trabalho pode ser com ou sem trava (eu prefiro o com trava), lembrando que o fator de segurança dos ganchos são 5:1 ou seja ele se rompe com tensão superior a 5 vezes a tensão de trabalho.

Abraços, Leo

E F Lima
04/01/2010, 20:39
Pessoal o que pretendo fazer é uma caixa de reduçao com engrenagens acoplar um motor de partida e torna-lo elétrico.:dance:

leobnaval
04/01/2010, 21:01
Lima acesse o link que postei na pag. anterior...

E F Lima
04/01/2010, 21:22
Valeu léo tinha procurado no forum mas aquele ñ tinha olhado todo ainda, pretendo fazer um pouco mais bem feito. Rsrs. vou fazer uma caixa de reduçao lacrada e trocar o "bico" do arranque por ela... isso tudo fai ficar atraz do para-choque, da caixa vou tirar um eixo tipo um mini cardã na ponta deste vou fazer uma rosca sem fim "tipo o setor de direçao do fusca" que vai rodar o guincho...

azaiats
25/04/2011, 15:58
Passei por aqui e me chamou a atenção o assunto sobre os cabos de aço, então vou deixar minha contribuição para vocês, amantes dos 4x4.

No meu ver, o melhor cabo de aço para se utilizar nestes guinchos seria o de construção 6x25 ou 6x41 com alma de aço (AACI), pois seriam os mais resistentes porém com a maior flexibilidade possível. Flexibilidade justamente pela necessidade de manuseio manual que vocês terão com ele.

Para prender o gancho com trava, pode-se usar os grampos/clips mesmo, conforme a descrição acima. Pois se o cabo arrebentar (e isso irá acontecer cedo ou tarde, pois algumas vezes o seu uso será para rebocar uma situação crítica), você acaba não perdendo todo o cabo de aço que ainda estará no guincho, podendo prender novamente o gancho nele.

Espero poder ter ajudado um pouco os companheiros.
Um abraço!