PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas sobre Hilux SW4 Diesel



glauco_paivah
30/01/2005, 21:39
Prezados,

Faz um pouco mais de 1 mês que estou com a minha Toyota Hilux SW4 Diesel 95 e estou muito satisfeito.

Estou com algumas dúvidas que acho que muitos tem a resposta na ponta da língua (ou do dedo) :D , é o seguinte:

1-) É normal o sistema de roda livre fazer ruído quando passa por um piso irregular (por. ex. piso de pedra) ? Quando coloco a tração desaparece quase 100%.

2-) O manual que acompanhou o carro tem alguns livretos e o livro maior com todos os detalhes, no meu caso é uma cópia, trata apenas dos modelos a gasolina 4 e 6 cilindros. Existe um manual da SW4 específico do modelo a diesel (motor 2.8 d) ? Este manual seria o mesmo da Hilux CD/CS Diesel 2.8 ?

3-) Fiz alguns serviços de manutenção (suspensão, filtros, óleos, freio, alinhamento, balanceamento), mas ainda pretendo trocar a correia e tensor (o km atual é 92.600). Além disso, tenho notado a presença de pingos de óleo debaixo do motor. Desta forma quero aproveitar para encostar o carro e ver estes itens do motor. Alguém tem indicações onde posso fazer estes serviços em São Paulo, na zona oeste (lapa, pinheiros..) ? Este local também faria o serviço de lubrificação indicado no parasol do motorista ?

4-) Existe uma chave específica para o porta luvas ? Eu tenho apenas 2 chaves, sendo a principal e a reserva, mas nenhuma serviu no porta luvas.

É isso ai, desde já forte abraço a todos.

Glauco

Hilux SW4 2.8D
SP/SP

_portela
30/01/2005, 22:33
1-) É normal o sistema de roda livre fazer ruído quando passa por um piso irregular (por. ex. piso de pedra) ? Quando coloco a tração desaparece quase 100%.


Glauco,

Carro não foi feito para fazer barulho...Não é normal fazer barulho...
Você pode tentar especificar que tipo de barulho você escuta???



2-) O manual que acompanhou o carro tem alguns livretos e o livro maior com todos os detalhes, no meu caso é uma cópia, trata apenas dos modelos a gasolina 4 e 6 cilindros. Existe um manual da SW4 específico do modelo a diesel (motor 2.8 d) ? Este manual seria o mesmo da Hilux CD/CS Diesel 2.8 ?


Não conheço manual específicao da Diesel nem da gasolina, pois como os carros são estruturalmente idênticos, mudando apenas o motor, pelo que sei, fizeram um único manual para ambos os combustíveis, mas não como você cita, só para gasolina...
Você pode baixá-lo no www.toyoteiros.com.br
E o manual do motor em em http://perso.wanadoo.fr/adherence.4x4/liens_techniques.htm#Manuel%20moteur%202L-2LT-3L-5L%20%201997%20HILUX



? Este local também faria o serviço de lubrificação indicado no parasol do motorista ?



O serviço de lubrificação indicado no pára-sol refere-se a lubrificação da árvore de transmissão e é o mais fácil de ser realizado...
Teoricamente qualquer posto de beira de estrada faz isto de graça, o problema é que a maioria deles usa graxa à base de sabão de cálcio, que não suporta temperaturas elevadas, quando a especificação da Toyota é graxa à base de sabão de lítio...Quer uma dica????Compra uma bomba de graxa, coloca a graxa certa e faça você mesmo...


Além disso, tenho notado a presença de pingos de óleo debaixo do motor. Desta forma quero aproveitar para encostar o carro e ver estes itens do motor

Deve ser alguma junta do motor (geralmente da tampa das válvulas) ou do cárter ou ainda um simples parafuso (bujão) do cáter que está fruxo ou gasto e não está vedando bem. OU troqueas juntas,ou o parafuso ou simplesmente passe um veda-rosca da Loctite no bujão...

[]s

Luiz Claudio
31/01/2005, 00:23
Alguém tem indicações onde posso fazer estes serviços em São Paulo, na zona oeste (lapa, pinheiros..) ?

Glauco,

O Reinaldo da Motor Lodge cuida de vários 4x4's do pessoal aqui do Fórum, acho que vale a pena você trocar uma idéia com ele...

www.motorlodge.com.br
R. Ferreira de Araújo, 706
Pinheiros
Fone: 3819-4175

[]'s...

Luca
31/01/2005, 00:45
Glauco,
Pegando carona no que o Portela e o Luiz Claudio sugeriram, o vazamento de oleo, pode ser no retentor do virabrequim. Verifique se nao eh na parte traseira do motor. Mas soh vale a pena trocar quando for substituir o conjunto da embreagem.

glauco_paivah
31/01/2005, 21:16
Grande Portela, Luis Claudio e Luca !

Muito obrigado pelas dicas, hoje fui a Motor Lodge e deixei o bruto para fazer o serviço de correia/tensor, o vazamento é na rosca do filtro do óleo (bobagem), o barulho na suspensão é por causa das bieletas e ainda resta investigar se existem ruidos provenientes do escapamento... de qualquer forma, agora eu acho que vou eliminar as últimas pendências e o carro vai ficar 100% em ordem.

Mais uma vez obrigado e podem contar comigo quando precisar.

Abraços

Glauco
SP/SP
Hilux SW4 2.8D - Jalapão ainda chego lá !

Luiz Claudio
01/02/2005, 01:24
...hoje fui a Motor Lodge e deixei o bruto...

Glauco,

Fico contente que a dica da Motor Lodge tenha sido útil...

Quando voltar lá não deixe de pedir pro Reinaldo te servir o café que o pai dele faz... Eu ainda não experimentei, mas falam que é muito bom!!!

[]'s...

_portela
01/02/2005, 09:35
É isso aí Glauco...Carro usado, por melhor e mais bem tratado que seja, sempre vai ter algo para fazer, nem que seja para deixá-lo do nosso jeito.

Boa sorte com a viatura!!!

[]s

Aurélio
01/02/2005, 09:59
O serviço de lubrificação indicado no pára-sol refere-se a lubrificação da árvore de transmissão e é o mais fácil de ser realizado...
Teoricamente qualquer posto de beira de estrada faz isto de graça, o problema é que a maioria deles usa graxa à base de sabão de cálcio, que não suporta temperaturas elevadas, quando a especificação da Toyota é graxa à base de sabão de lítio...Quer uma dica????Compra uma bomba de graxa, coloca a graxa certa e faça você mesmo...


Glauco,

Complementando, use graxa a base de sabão de lítio aditivadas com bissulfeto de molebidênio. Tais graxas são fabricadas pela Molikote e pela Moligrafit. Eu usei esta última, especificação GL2/M4, por ter uma concentração maior de bissulfeto e por ser mais resistente a ambientes agrassivos e úmidos além de suportar temperaturas mais elevadas.

[]'s

glauco_paivah
01/02/2005, 21:04
Pessoal,

Novamente agradeço pelas dicas e pela prontidão.

Hoje peguei o carro hoje e fiquei bastante satisfeito com o serviço do Motor Lodge. Luis Claudio, pena que fui depois que o Reinaldo já tinha saido e ai perdi o café :lol:.

Abraços,

Nakagawa
04/02/2005, 13:30
Pessoal, aproveitando as dúvidas do Glauco, além da dica do Luiz Cláudio sobre a Motorlodge, alguém trabalha com outras oficinas na região?
Poderíamos montar um banco de dados sobre oficinas, peças de reposição constante - como óleo, filtro etc... O que acham?

Glauco, parabéns pelo "trator"! :D

[]s Nakagawa

Aurélio
04/02/2005, 15:09
Nakagawa,

Excelente idéia.
Aliás no site TOYOTEIROS ( www.toyoteiros.com.br ), tem uma seção de peças e oficinas cujos dados são fornecidos por nós. Vale a pena conferir.

[]'s sempre TOYOTEIROS,

Nakagawa
04/02/2005, 19:56
Aurélio, então vamos começar :wink:
Segue uma contribuição...
[]s
Nakagawa

Bem, acabo de saber que:
Você não está permitido a postar Arquivos com a extensão doc dentro deste Fórum :(
Que tipo de arquivos podem ser postados? Ou, quantas estrelas é preciso ter para postar? :?:

Aurélio
08/02/2005, 21:28
Nakagawa,

Eu tb não consigo postar aquivos com extensão .doc
Talvez devessemos abrir um tópico sobre dicas de oficinas e postar as informações diretamente.

[]'s

Nakagawa
09/02/2005, 22:56
Aurélio,
estou chegando agora de viagem e entrei só prá checar o e-mail. Amanhã vou tentar postar como tabela do excel :wink: , se não der mais uma vez :x , vamos abrir um novo tópico, que acha?
[]s
Naka

Aurélio
10/02/2005, 08:26
Naka,

Sugiro que tentemos o tópico direto, facilitando a atualização por parte dos demais participantes.

[]'s

Nakagawa
10/02/2005, 12:46
Beleza! Acho melhor mesmo!
[]s

cristiano
10/02/2005, 13:12
glauco, você poderia me dizer quanto pagou na sua hilux diesel 95 ? aqui em Brasília essas camionetes não saem por menos de L$ 30.000 ...

glauco_paivah
15/02/2005, 00:09
Cristiano este carro saiu por 01 Peugeot 206 1.6 5 portas 2003 completo + R$ 12.000,00....E se você achar algo bom, por menos pode comprar pois é coisa rara.

Abraços,

_portela
15/02/2005, 17:06
glauco, você poderia me dizer quanto pagou na sua hilux diesel 95 ? aqui em Brasília essas camionetes não saem por menos de L$ 30.000 ...



Acho R$30.000,00 "barato". Quero dizer, se você achou uma de R$30.000,00 e se tiver histórico de manutenção e se é este mesmo o carro que você quer, compre de olhos fechados...

[]s

cristiano
16/02/2005, 12:56
só faltou o histórico de manutenção... Na 4rodas desse mês tem um matéria interessante, eles pegaram um Kia Sportage e colocaram os problemas que mais acontecem com ele... por exemplo, maçaneta, ventoinha e uma mangueira da tração... existe algum check-list para esse carro ?

Martin ávila Witt
26/10/2014, 15:16
Senhores,
Se me puderam ajudar...
Acabei de comprar uma destas, SRV, com intercooler e tudo mais, está com ~100 mil km. Aparentemente muito bem conservada, mas, quero ter certeza... e estou sem o manual do proprietário.

Duvidas:
- Ela é 4x4/4x2 ou integral (com três diferenciais, bloqueável)? Devo rodar com a alavanca de tração em H4 ou H2 (no asfalto)? :?
- o que devo fazer de imediato como manutenção? Eu tive uma antiga (cabine dupla, SRV 2.8 aspirada de 2000/01) e com 100 mil tive que trocar as correias. Isto vale para ela também?
- troca dos óleos? Diferenciais, transferência, cambio automático, motor? Quais são os melhores para estes? Posso usar Molycote ou vai danificar alguma coisa, nos diferenciais? E no motor?
- troca do fluido de freio, alguém sabe como fazer com veículos com ABS? Mesmo jeito do freio convencional?
- troca do fluido de arrefecimento? Qual recomendado? Proporção?
- O que mais devo estar atento?
- usar concessionária, mecânicos indicados ou fazer em casa?

Qualquer dica me ajuda... ainda estou apanhando do site, provavelmente todas as respostas já existam, mas, nas "procuras" não tive muito sucesso...

Aproveitando, quem curte motocicleta, estou reformando uma XT600 (outro trator) e dá para ver o blog, com passo a passo das atividades. " Reformando uma Yamaha XT 600 E 3TB de 1995 (http://xt6003tbemreforma.blogspot.com/) "

Muito obrigado! O que eu puder ajudar é só falar!

Martin

Borjaoo
26/10/2014, 16:27
Amigo, ela é 4x2, se você por a alavanca no H4 ela vira 4x4 ou seja tração integral, no asfalto usa no H2 mesmo, a não ser que tenha muita chuva por exemplo...

guilhermeabreu
26/10/2014, 16:49
MARTIN e BORJAOO

Borjaoo , me desculpe mas vc se enganou , como ela é 4x4 direto , ela não tem 4x2 só as picapes que tem 4x2 .

Martin a SW4 2008 é 4x4 direto , ou seja tração integrau nas 4 rodas e aquela alavanquinha pequena que tem alí vc tem que usar sempre toda voltada para tras na posição H que significa 4x4 com o diferencial DESBLOQUEADO e qdo vc for andar em asfalto com muita chuva vc muda a alavanquinha para a posição HL que significa que o DIFERENCIAL CENTRAL esta BLOQUEADO mas a relação esta NORMAL , e qdo vc for para uma trilha com muita lama ou for puxar um caminhão , ou lama com muita erosão muda a alavanquinha para a posição LL que significa que o DIFERENCIAL CENTRAL esta BLOQUEADO e a relação esta REDUZIDA que é para fazer muita força .

Qto ao restante , como o carro é muito novo sugiro a vc levar numa CCS para fazer as revisões de praxe , se vc comprou o carro sem manual , mas se o carro for de sua cidade e na sua cidade tem CCS TOYOTA é provável que o dono anterior tenha feito as revisões pelo menos qdo estava na garantia e na CCS tem o histórico do seu carro , inclusive vc verá se o velocímetro foi adulterado ou não .

Qdo comprei minhas SW4 mais velhas troquei tudo que vc falou acima , mas a 2008 que tive , não fiz nada disto pq ela tinha manula e todas as revisões forma feitas na CCS comisto apenas continuei fazer as revisões de praxe , e na minha atual SW4 2011 tb comprei de 1º dono e estou continuando a fazer as revisões de praxe , MAS SE A SUA NÃO TIVER HISTÓRICO DE REVISÕES NA CCS , SUGIRO A VC FAZER A TROCA DE TODAS AS PEÇAS ACIMA ENUMERADAS , pq a parti daí vc saberá como esta a manuteção do seu carro .

Martin ávila Witt
27/10/2014, 19:17
Borjaoo e guilhermeabreu,

Obrigado pelas respostas. Vou dar uma olhada nas revisões, acharam o manual dela. E não custa dar uma checada, na ccs, pelo menos a primeira vez.

RicardoSW
27/10/2014, 20:33
Martin,bacana o blog da XT!! Faria a mesma coisa se n morasse em apto…rs…

Abs

Ricardo

Martin ávila Witt
28/10/2014, 21:02
Martin,bacana o blog da XT!! Faria a mesma coisa se n morasse em apto…rs…

Abs

Ricardo

Quem sabe eu faço um da Hilux um dia destes....:shock:

A esposa me mata!

Martin ávila Witt
02/01/2015, 18:45
Novas duvidas e constatações:
- Fiz a revisão. Discos e tambores gastos, pastilhas e lonas gastas, correia lisa, bieletas e amortecedores trocados. Filtros do motor e cabine trocados. óleo do motor, e fluido de freio (este porque pedi para trocar...).
Está rodando bem, faz de 10 a 12 km/lt de Diesel na estrada, "cheia". Mas puxa como uma locomotiva...

Quero agora dar uma trocada de óleo dos diferenciais e caixa de transferência. Aí surge a duvida:
- Posso usar Molycote? ou na SW4 tem algum tipo de mecanismo "autoblocante" a freio? Isto vale também para a caixa central (diferencial central)? Sei que as pick ups tem tração 4x2 ou 4x4 conforme a escolha do condutor e a SW4 é 4x4 integral e bloqueia o diferencial central conforme a escolha do condutor. Normalmente, nestes casos, este bloqueio permite o uso de Molycote, já os autoblocantes, nem sempre....
- No caso do óleo do motor, vou usar um sintético. Mobil Delvac LE 5W30, ou, BR Avante ou TopTurbo ou algo assim. Vocês usam Molycote junto? Militec?
- Direção hidráulica: Algum óleo especial?
- E por ultimo, a transmissão automática. Na CCS completaram o nível, mais, não trocaram. Óleo entre vermelho escuro e marrom claro, límpido. Melhor rodar mais um pouco? ou trocar?

kenjimkm
03/01/2015, 09:53
Bom dia.
Com relaçao a oleo do motor pode usa qualquer oleo que exceda as especificacoes da fabrica nesse oleos citados todos atendem. Eu nao uso militec mas usava no corolla sinceramente nao senti diferenca.
direçao hidraulica eu fiz a troca do fluido com fuido original custa cerca de R$30,00 na concessionaria. Esse eu ja troco em casa mesmo usando uma seringa e retirando o oleo do reservartorio e completando e ligo o carro para circular e desligo e retiro oleo velho e coloco o novo assim sucessivamente fiz isso com cerca de 1,5l. Eu particularmente fiz isso pois ja tive problemas com o corolla e o pessoal da conc deixou a mangueira de retorno com vazamento e so se resolve trocando ela mas a peca era carissima. por isso nao tiro nenhuma mangueira da dh.
Oleo da transmissao e bom trocar afinal de contas nao se sabe como o carro foi usado eu troquei o oleo mais o filtro, mas o filtro acho que uma limpada nele ja resolve pois e um filtro com tela de metal e ele e bem grande. Quanto ao oleo use original toyota para evitar aborrecimentos pois um cambio desses nao e barato.O litro custa cerca de R$50,00 na concessionaria e na troca vao cerca de 6 litros. (eu acho que o cambio da sw4 e igual da prado).
esqueci dos diferencias e caixa. o diferencial traseiro possui lsd, portanto nada de aditivo somente oleo original recomendado para lsd.

Martin ávila Witt
05/01/2015, 09:14
Bom dia.
Com relaçao a oleo do motor pode usa qualquer oleo que exceda as especificacoes da fabrica nesse oleos citados todos atendem. Eu nao uso militec mas usava no corolla sinceramente nao senti diferenca.
direçao hidraulica eu fiz a troca do fluido com fuido original custa cerca de R$30,00 na concessionaria. Esse eu ja troco em casa mesmo usando uma seringa e retirando o oleo do reservartorio e completando e ligo o carro para circular e desligo e retiro oleo velho e coloco o novo assim sucessivamente fiz isso com cerca de 1,5l. Eu particularmente fiz isso pois ja tive problemas com o corolla e o pessoal da conc deixou a mangueira de retorno com vazamento e so se resolve trocando ela mas a peca era carissima. por isso nao tiro nenhuma mangueira da dh.
Oleo da transmissao e bom trocar afinal de contas nao se sabe como o carro foi usado eu troquei o oleo mais o filtro, mas o filtro acho que uma limpada nele ja resolve pois e um filtro com tela de metal e ele e bem grande. Quanto ao oleo use original toyota para evitar aborrecimentos pois um cambio desses nao e barato.O litro custa cerca de R$50,00 na concessionaria e na troca vao cerca de 6 litros. (eu acho que o cambio da sw4 e igual da prado).
esqueci dos diferencias e caixa. o diferencial traseiro possui lsd, portanto nada de aditivo somente oleo original recomendado para lsd.
kenjimkm,
Obrigado pelas respostas.
Sobre a caixa de transferência e reduzida, não sei se a Prado é igual a Hilux, ou seja, e tração integral com diferencial central "bloqueável" e redução por satélites ou se é igual as pick ups que tem tração 4x2 ou 4x4 e reduzida, conforme selecionado. Sabe como funciona este sistema da Hilux? É por "embreagem" ou por "engate"? A pergunta é para saber se pode ser colocado Molycote nesta caixa ou não (com embreagem nem pensar...).
Alias, sabe aonde consigo um manual técnico desta mecânica? Com uma boa "vista explodida" dos componentes, terei jeito de ver o como funciona...

PauloTupã
05/01/2015, 10:44
Novas duvidas e constatações:
- Fiz a revisão...... bieletas e amortecedores trocados...

Martin

Tenho uma 2008 automática também, adquirida recentemente. Tá com 130 mil km, tdas as revisões feitas na css. Fiz recentemente a revisão dos 130k e não falaram nada sobre os amortecedores. Como chegaram à conclusão da necessidade de troca dos amortecedores (e bieleta) da sua?? Tava vazando ou algo do gênero?

Grato

Martin ávila Witt
05/01/2015, 12:14
Martin

Tenho uma 2008 automática também, adquirida recentemente. Tá com 130 mil km, tdas as revisões feitas na css. Fiz recentemente a revisão dos 130k e não falaram nada sobre os amortecedores. Como chegaram à conclusão da necessidade de troca dos amortecedores (e bieleta) da sua?? Tava vazando ou algo do gênero?



Grato

Paulo,
As bieletas e amortecedores dianteiros estavam fazendo barulho. muito transito em ruas de paralelepípedo. Mas só os dianteiros. eu reclamei do barulhos e checaram toda a dianteira e traseira (suspensão).

kenjimkm
05/01/2015, 22:10
kenjimkm,
Obrigado pelas respostas.
Sobre a caixa de transferência e reduzida, não sei se a Prado é igual a Hilux, ou seja, e tração integral com diferencial central "bloqueável" e redução por satélites ou se é igual as pick ups que tem tração 4x2 ou 4x4 e reduzida, conforme selecionado. Sabe como funciona este sistema da Hilux? É por "embreagem" ou por "engate"? A pergunta é para saber se pode ser colocado Molycote nesta caixa ou não (com embreagem nem pensar...).
Alias, sabe aonde consigo um manual técnico desta mecânica? Com uma boa "vista explodida" dos componentes, terei jeito de ver o como funciona...

Boa noite.
A prado e tambem 4x4 integral com bloqueio central e reduzida.
Com relaçao ao sistema nao sei se e por embreagem ou engate. Mas acredito que seja por engate.

chmak
06/01/2015, 08:47
Novas duvidas e constatações:
- Fiz a revisão. Discos e tambores gastos, pastilhas e lonas gastas, correia lisa, bieletas e amortecedores trocados. Filtros do motor e cabine trocados. óleo do motor, e fluido de freio (este porque pedi para trocar...).

Bom dia Martin!

Estou em uma situação 'parecida'.. Compramos recentemente uma SW4 2006 com 200mil KM, porém muito bem conservada.. E um dos defeitos do carro é a suspensão - o carro está 'mole' demais e chega a trepidar em ondulações em estrada, por exemplo..
Gostaria de saber quanto gastou para consertar a sua suspensão - amortecedores, bieletas e qualquer outra coisa que foi trocada.

Muito obrigado!

Martin ávila Witt
06/01/2015, 09:27
Boa noite.
A prado e tambem 4x4 integral com bloqueio central e reduzida.
Com relaçao ao sistema nao sei se e por embreagem ou engate. Mas acredito que seja por engate.

Obrigado pela resposta.
Como é difícil conseguir informações técnicas deste veículo. O Manual de oficina é raro (tão raro que ainda não achei especifico dela) e incompleto. Dos veículos GM se consegue no próprio site, VW com jeitinho, da Yamaha na NET. e são bem completos, com torque de aperto, sequencia de montagem, e tudo mais.
Como sempre trabalhei em autopeças e montadora, pela experiência, prefiro eu mesmo fazer certas manutenções, principalmente as preventivas. E, em alguns casos (como o uso de lubrificantes "especiais"), muitas vezes a montadora não aconselha o uso de algum tipo de aditivo por motivos políticos e só dá para saber se o motivo é político ou técnico entendendo e vendo o funcionamento do conjunto...
Mas é questão de tempo, logo vou saber como funciona toda a mecânica deste veículo. Meu ultimo conhecido que trabalhava na Toyota "pediu as contas", mas, descubro outro...

kenjimkm
06/01/2015, 21:50
Obrigado pela resposta.
Como é difícil conseguir informações técnicas deste veículo. O Manual de oficina é raro (tão raro que ainda não achei especifico dela) e incompleto. Dos veículos GM se consegue no próprio site, VW com jeitinho, da Yamaha na NET. e são bem completos, com torque de aperto, sequencia de montagem, e tudo mais.
Como sempre trabalhei em autopeças e montadora, pela experiência, prefiro eu mesmo fazer certas manutenções, principalmente as preventivas. E, em alguns casos (como o uso de lubrificantes "especiais"), muitas vezes a montadora não aconselha o uso de algum tipo de aditivo por motivos políticos e só dá para saber se o motivo é político ou técnico entendendo e vendo o funcionamento do conjunto...
Mas é questão de tempo, logo vou saber como funciona toda a mecânica deste veículo. Meu ultimo conhecido que trabalhava na Toyota "pediu as contas", mas, descubro outro...

Boa noite.
Realmente esses manuais sao raros mas eu sempre procuro manuais de servico no ebay procurando por haynes. Infelizmente so achei sobre hilux e nada sobre sw4 da atual geracao.
E com relacao a todos os fluidos do carro eu so uso original pois sei que nao vou ter problemas. O unico fluido que vou trocar por um nao original e o oleo do motor esse vou trocar pelo top turbo ou pelo mobil.

Martin ávila Witt
03/06/2015, 21:39
Bom dia Martin!

Estou em uma situação 'parecida'.. Compramos recentemente uma SW4 2006 com 200mil KM, porém muito bem conservada.. E um dos defeitos do carro é a suspensão - o carro está 'mole' demais e chega a trepidar em ondulações em estrada, por exemplo..
Gostaria de saber quanto gastou para consertar a sua suspensão - amortecedores, bieletas e qualquer outra coisa que foi trocada.

Muito obrigado!
Me desculpe, só vi hoje. Tanto amortecedores dianteiros originais e bieletas são relativamente baratos, deu algo em torno de 1200 contos.

Martin ávila Witt
03/06/2015, 21:44
Uma duvida nova: quando acelero ligeiramente, leve subida e parada, ela dá uns soquinhos, como se fosse embreagem mecânica com plato empenado. Normal?

jorge.duarte
05/06/2015, 18:56
Obrigado pela resposta.
Como é difícil conseguir informações técnicas deste veículo. O Manual de oficina é raro (tão raro que ainda não achei especifico dela) e incompleto. Dos veículos GM se consegue no próprio site, VW com jeitinho, da Yamaha na NET. e são bem completos, com torque de aperto, sequencia de montagem, e tudo mais.
Como sempre trabalhei em autopeças e montadora, pela experiência, prefiro eu mesmo fazer certas manutenções, principalmente as preventivas. E, em alguns casos (como o uso de lubrificantes "especiais"), muitas vezes a montadora não aconselha o uso de algum tipo de aditivo por motivos políticos e só dá para saber se o motivo é político ou técnico entendendo e vendo o funcionamento do conjunto...
Mas é questão de tempo, logo vou saber como funciona toda a mecânica deste veículo. Meu ultimo conhecido que trabalhava na Toyota "pediu as contas", mas, descubro outro...

Nesse link vc acha as peças

http://www.japan-parts.eu/toyota/gr/2010/fortuner/kun51l-nkpsyg/3_671380_095_408W/body

coloca o chassis da tua e pronto

O manual de serviço eu tenho, mas como o amigo falou é para Pickup. Como a mecânica é "igual" com algumas diferenças...rsrsrsr... dá pra usar bem!

Abs

Martin ávila Witt
07/03/2016, 14:24
Acabei de ter uma nova alegria.... Pifou o regulador de tensão / voltagem do alternador. Desmontei o alternador a viatura neste sábado e fui procurar peças, só achei alternador completo reformado. Tinha o original dela (Denso) e tinha o Bosch, ambos para 80 A. Troquei por um Bosch (pelo menos tem peças)...
O problema é que fechei curto no cabo do alternador na desmontagem e queimei um fusível que, se entendi bem, é de 100 A. É aquela barra de cobre toda recortada que fica na caixa de fusíveis no lado da bateria.
Apanhei muito para descobrir que era isto e estava neste local... Fiz uma ponte com fio e tudo funcionou bem. Feliz com o novo (reformado) alternador mas, infeliz com a ponte.
Resolvi melhorar e soldei um fio no local. Logicamente a capacidade não é de 100 A, o que me deixa preocupado. Estou procurando aquela chapa recortada que chamam de fusível e não acho.
Duas perguntas:
- alguém sabe aonde a encontro para substituir?
- alguém já substituiu isto? Como se desmonta aquela caixa de fusíveis?

Como dica, este pseudo fusível, quando queima, corta a alimentação do alternador, de boa parte do painel (ABS, vela de aquecimento, multimídia, ar-condicionado, luzes traseiras, etc...). É a tal posição 13 da caixa de fusíveis.

Mais uma pergunta:
- No manual está indicado ter três caixas de fusíveis. Encontrei duas, uma a tal do lado da bateria e outra numa tampa, ao lado da coluna de direção, no painel do veículo. aonde fica a terceira (que no manual é a segunda, a terceira é a do painel lado coluna de direção...)?

Aldir Firmino
25/10/2016, 23:29
Adquiri recentemente uma Hilux SW4 3.0 turbo diesel ano 97 e fiquei sabendo que querosene ajuda a limpar os bicos injetores dela, isso procede?
E atrás dela tem um sistema de segurança de freio e o meu parece estar desativado, tem como eu ativar esse sistema?

Desde já obg a todos!!!

Caso tenha algum grupo no whatsapp a respeito da SW4 antiga me add (11)97622-6088.

alphazzz
31/10/2016, 11:25
Eu não sei te dizer se ajuda, mas não seria melhor mandar fazer a limpeza dos bicos e verificar a vazão? Nem é tão caro assim.

Sergio c
31/10/2016, 17:03
O seria uma revisão na bomba injetora e verificação dos bicos e se tiver de trocá-los, sai um pouco mais caro mas por muitos e muitos anos não se incomoda mais, além de garantir uma economia de combustível.

ROHDE
20/02/2018, 15:14
Quero dica de onde localizo uma oficina em Poa para dar uma olhada geral numa Hilux SW4 antes da compra e para depois fazer alguns reparos necessários? Alguém tem ideia de quanto sai a substância do tensor e correia, troca de todos óleos e filtros da SW4 2000/2002?

happye
29/09/2021, 12:59
Fala pessoal, tudo certo?

Alguns meses atrás o meu sogro infelizmente veio a falecer e minha esposa ficou com a SW4 SRV 4X4 2007 dele que tinha adquirido recentemente e nós estávamos pensando em ficar com ela, pois sempre gostamos da SW4, mas ficamos com receio da manutenção da mesma, pois já tem 14 anos e 260 mil km rodados. Sei que a idade e KM para a SW4 não diz muita coisa, mas o que conta é a manutenção que foi dada anteriormente e o problema é que não sei do histórico de manutenção dela.

Semanas atrás percebi que o marcador de temperatura tinha subido um pouco a mais do que o comum, que geralmente não sobe tanto e fui ver e estava zerado a água e quando coloquei vi que estava vazando bem no meio do radiador e essa semana troquei o radiador da mesma, então está com o radiador novo. Outro ponto que vi é que o ar quente não está funcionando, talvez o antigo proprietário teve algum problema e retirou... Fora isso a única coisa que percebi foi que comparando com o meu carro, quando troco o câmbio para o D e/ou R dá um tranquinho, nada tão absurdo, mas em relação aos carros de passeio é maior, mas como se trata de uma camionete e algo bem maior, talvez pode ser normal.

Em relação a isso, o que recomendariam que olhasse de forma geral para ver como está a camionete para decidir se vale a pena ficar ou não com ela?

Desde já agradeço pela atenção de todos! Abraços.

Gil-RJ
30/09/2021, 08:15
Bom dia !

Estou na segunda hilux e já sofri bastante com temperatura a primeira, então, minha
sugestão é :

Troque todo o liquido do radiador, usando apenas o original, comprado na autorizada toyota.
Esse líquido deve ser trocado aos 160 mil kms e não se sabe se o mesmo foi trocado.

Aconselho verificar também o estado da válvula termostática e da tampa do radiador e, caso seja preciso trocar, compre original também. Não são baratos, mas, trocando isso você vai rodar mais uns 150 mil kms sem nenhuma preocupação com temperatura.

Com relação ao tranco, se for leve é normal (caso vc esteja acostumado com carros menores automáticos, talvez seja questão de parâmetro de comparação), mas, como você não conhece o carro e o que foi feito nele, eu trocaria o óleo do câmbio automático também. A minha é 2011, está com 157 mil kms e já troquei.

Abs !