PDA

Ver Versão Completa : Alguém sabe o nome dessa peça?

SAPO-BOMBA
03/01/2010, 03:26
Colegas...

Estou precisando de uma ajudinha "básica" de vcs: Existe uma peça que fica acoplada junto à bomba injetora e que tem a função de "acelerar" um pouco o motor quando ligamos o ar-condicionado.

Essa pecinha tem uma vareta que fica encostada no acionador do acelerador, na bomba injetora. E nela é ligada uma pequena mangueira que então é conectada ao sistema de vácuo do motor, puxando-a quando ligamos o ar-condicionado.

Eu não sei o nome correto dessa peça, parece chamar-se "válvula de vácuo" ou "válvula de avanço", coisa assim. :pensativo:

Vou providenciar umas fotos assim que eu retirar ela, ontem de noite eu notei que o motor ficou com um giro mais baixo do que o normal quando estava usando o ar, e então abri o capô e fiquei observando o funcionamento dele quando ligava e desligava o ar. :pipoca:

Aí notei que a tal válvula não estava "armando" quando ligava o ar, mas o sistema de vácuo estava funcionando normalmente. Puxei a ponta da mangueira e tentei sugar com a boca pra ver se a válvula mexia, mas um conhecido meu me falou que pode ser o "diafragma" que estragou. :parede:

Tem reparo essa peça? Ou só trocando? Alguém sabe onde encontrar ou quanto custa? :?:

Obrigado! :concordo:

SAPO-BOMBA
03/01/2010, 15:05
Ninguém? :(

R1C4rdo
03/01/2010, 15:55
Olá amigo!
Acho que ajudaria mesmo se você pudesse postar uma foto da peça que você está falando.
Abraço!

Walter L. L. Casitta
03/01/2010, 18:43
O Suzuki Samurai tem um peça perecida com essas para mesma função. Esses atuadores a vácuo também são usados no sistema de ventilação e AC de um monte de veículos com Ranger F350, Fita UNO mais antigos...

Num desmanche se acha aos montes...

LUIS ANTONIO -BA
03/01/2010, 19:29
O Suzuki Samurai tem um peça perecida com essas para mesma função. Esses atuadores a vácuo também são usados no sistema de ventilação e AC de um monte de veículos com Ranger F350, Fita UNO mais antigos...

Num desmanche se acha aos montes...
O nome é atuador de marcha lenta

Walter L. L. Casitta
03/01/2010, 20:10
O nome é atuador de marcha lenta

O atuador de marcha lenta é outra peça que controla a rotação de marcha lenta usado em motores com injeção eletrônica. No Samurai por exemplo tem os dois. esse que o Sapo tá procurando e também o atuador de marcha alenta...

R1C4rdo
03/01/2010, 23:52
Vixe! Nem sei do que vcs estão falando agora. Se puder colocar algumas fotos, isso ajudaria a divulgar a informação e difundir o conhecimento.
Abraços!

SAPO-BOMBA
04/01/2010, 01:10
Eu vou desmontar a peça amanhã de tarde e tiro as fotos, era pra ter feito isso no domingo mas infelizmente passei o dia fora de casa...

DiEgOsEiChIrLz
04/01/2010, 05:45
eu ja desmontei o motor sprint na unidade senai aqui de porto velho e n lembro dessa peça(pode n fazer parte do motor tbm)

a marcha lenta da s10 aqui nos regulamos em 800rpm, no manual diz ser entre 700 e 780 si eu n estiver enganado. quando ligo o ar condicionado com o carro parado, em marcha lenta, vejo no contagiros a rotaçao do motor baixar(apesar de n ser mt mas o motor chega a vibrar +).

será q essa peça n esta funcionando/caiu ou a s10 é desprovida desse acessorio?

sergiopincelli
04/01/2010, 11:56
Sapo, esta peça é o ATUADOR A VÁCUO DA MARCHA LENTA, peça comum em muitos veículos. Na minha Hilux 2.8 tem tbem e não será difícil achar.

SAPO-BOMBA
04/01/2010, 15:11
Amigo Sergio, infelizmente não encontrei nenhuma peça equivalente aqui na minha cidade, e só encontro em alguns "ladrões" que se denominam lojas de autopeças...

A bem da verdade, eu tenho uma outra válvula que arrumei de uma Hilux 3.0, mas o problema é que a vareta de regulagem é bem mais curta. Vou ver se consigo fazer um extensor num torneiro e ver no que vai dar. A válvula parece estar boa...

Abraços!