PDA

Ver Versão Completa : Esquentando a cabeça...Fusca+AP



spyder
30/12/2009, 09:41
Olá.
Sou um apaixonado por veiculos, e o 4x4 que brinco não é meu e sim do meu cunhado, que não saca nada de mecanica, então eu faço a parte "mexânica" hehe
Mas o que me traz aqui é o fato de eu possuir um fusca com motor AP e as informações sobre adaptação e seus problemas deste motor serem muito mal discutidas nos foruns especificos de fusca/etc.
Observei o excelente nivel tecnico e camaradagem neste forum, e como as gaiolas usam muito esta mecanica, achei que poderia tomar a liberdade de participar deste forum...

Iniciando...
O motor AP na traseira de um veiculo sofre com refrigeração. Ponto.
Estou tentando de todas as formas manter o radiador na traseira (entradas de ar sob o carro, posicionamento estratégico do radiador, etc), mas preciso de um parâmetro importante que ninguem sabe me i nformar.
Qual a temperatura de trabalho e qual a aceitável para um motor AP ( o meu um 1.8 gasolina carburado). Falo da temperatura DO MOTOR, e não a usada como referencia pelo "cebolão" do radiador, pois esta, como sabemos, é sempre inferior a do motor, monitorada pelo termometro d'água ("cebolinha" do cabeçote). Uso um termometro cronomac escala 40-80-120, e a ventoinha arma sempre lá perto dos 100. Já coloquei um interruptor manual para aciona-la antes, mas com o uso em subidas ou estrada, a coisa fica perto dos 120...aí n tenho coragem de continuar e paro para esfriar as cabeças (entenda-se a minha e a do motor hehe).
Abraços.

Elmer_Jeep
30/12/2009, 10:21
Aqui na cidade tem uma turma que roda de Fusca AP já faz um tempo, tem 1.6, 1.8, 2.0, 8 e 16v, aspirado ou turbo, uns carburados e outros injetados. Até hoje não vi ninguém reclamar de aquecimento, todos usam radiador do santana posicionado na lateral direita do carro.

A propósito, a temperatura de trabalho do motor AP é 95 graus.

[]'s

spyder
30/12/2009, 17:31
Obrigado pela resposta ELmer.
Saberia dizer se essa turma dos fuscas AP usam o radiador do santana com dupla ventoinha, e qual a posição do mesmo, isto é, a direita do motor longitudinalmente ou paralelo a traseira do carro (no lugar do "chiqueirinho" invertido) ?
Abraço.

Elmer_Jeep
30/12/2009, 18:00
Obrigado pela resposta ELmer.
Saberia dizer se essa turma dos fuscas AP usam o radiador do santana com dupla ventoinha, e qual a posição do mesmo, isto é, a direita do motor longitudinalmente ou paralelo a traseira do carro (no lugar do "chiqueirinho" invertido) ?
Abraço.


A maioria usa ventoinha comum do gol quadrado.
E a posição como falei antes fica na lateral direita do carro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=206403&stc=1&d=1262203928

Já vi um que instalaram radiador da S10-2.2 com dois ventiladores, o radiador ficava na transversal um pouco inclinado entre o banco trazeiro e o motor, achei meio exagerado... :pensativo:

Esse aqui eu que fechei o motor, é de um amigo que participa do campeonato de arrancada Estadual.
Já correu com AP 2.2 e atualmente com 2.0 ambos aspirados, roda também no dia-dia e o dono nunca reclamou de aquecimento.

[]'s

spyder
30/12/2009, 18:45
Putz, que sonho isso de não se preocupar mais com a temperatura...O meu radiador está na direita do motor tambem, mas na transversal, um pouco inclinado, ocupando a parte direita do chiqueirinho invertido. Mas não dá conta do recado. Fico pensando em como este sistema da sua foto pode ter vantagens, pois a princípio ele teria ainda menos espaço de onde extrair o ar frio.

E F Lima
30/12/2009, 22:39
Aqui na minha cidade tem um colega meu que usa o radiador do tempra completo.
intalou ele entre o banco e o motor. o dele é Ap 2.0 e tinha problema com super aquecimento, depois que trocou o radiador solucionou o problema.

As vetoinhas são indepedentes uma arma em torno dos 70°c e a outra com 90°.

marcelo cenora
04/01/2010, 10:17
o meu fica sempre com a temperatura entre 90 e 100º.. e tende a subir quando passo dos 100 km/h por conta tbm do vácuo que não deixa o ar circular direito pela colméia... já acostumei.

só não acostumei com o calor dentro do carro. meu prox. baja será conversível kkkk

cRiPpLe_rOoStEr
04/01/2010, 17:20
spyder, tem fotos do fusca?

spyder
05/01/2010, 20:58
Usa radiador de santana ? Teria alguma foto ou dica de instalação ? Seria de grande valia.

spyder
05/01/2010, 21:23
Cripple, tenho fotos sim, só não sei postar...

bajeiro do sul
11/01/2010, 10:08
Spyder

Uso no meu baja motor ap 1.8 carburado e radiador do santana com ar condicionado, e duas ventoinhas, uma ligada ao termostato do radiador e a outra com acionamento em chave no painel. Nunca tive problemas em aquecimento em trilhas, em trechos mais criticos (somente para descargo de consciencia) ligo a ventoinha manualmente somente para garantir o resfriamento. Tenho o radiador ao lado direito do motor, ele vai desde encostado no banco traseiro, ate o parachoque traseiro. fica meio para fora do capuz do motor, mas como é um baja nao tem problema.
Somente na estrada a 100K/h esquenta um pouco por razão do vacuo no radiador, ai ligo a ventoinha manual e tudo bem

um abraço



Obrigado pela resposta ELmer.
Saberia dizer se essa turma dos fuscas AP usam o radiador do santana com dupla ventoinha, e qual a posição do mesmo, isto é, a direita do motor longitudinalmente ou paralelo a traseira do carro (no lugar do "chiqueirinho" invertido) ?
Abraço.

genhero
12/01/2010, 21:09
Obrigado pela resposta ELmer.
Saberia dizer se essa turma dos fuscas AP usam o radiador do santana com dupla ventoinha, e qual a posição do mesmo, isto é, a direita do motor longitudinalmente ou paralelo a traseira do carro (no lugar do "chiqueirinho" invertido) ?
Abraço.
axo q seu relogio de temperatura esta precisando de aferição em relação ao sensor, procure uma oficina que faça o aajuste e observe-o depois. É dificil te dizer a temperatura de trabalho de uma determinada area do motor pois varia muito mas se sabe q a 100º ele fundi (com agua comum) com aditivos vc consegue um pokinho mais de tolerancia... mas como o amigo do orange disse, temos problemas de vacuo e movimentação de ar. Não andamos com os veiculos em altas velocidades para obter uma boa refrigeração por isso a ventoinha fica ligada, se observar os carros na cidade tb trabalham assim...

Remer
12/01/2010, 22:12
Spyder, Talvez realmente seja o caso de verificar o "relojinho" (medidor de temperatura) pois nao é normal o que acontece. Por acaso seu radiador foi pintado?

spyder
13/01/2010, 14:06
O relóginho é cronomac 52mm Genhero.
Quanto a temperatura da água, ela pode sim atingir temperatura de trabalho acima dos 100ºc, por esta possibilidade e até necessidade (pois moteres mais modernos trabalham com tempereturas mais elevadas - até por uma questão de melhor rendimento térmico do motor) é que desenvolveu-se desde tempos idos o sistema selado, onde temos a água sob pressão , subindo assim seu ponto de ebulição acima dos 100º à 1 atm.
Meu radiador nunca foi pintado Remer.
BAjeiro - Esse vácuo tão falado na traseira do fuca, é dentro do habitáculo do motor? Mas se fosse vácuo, não seria mais fácil para algo entrar ali (no caso o ar), pois entendo vácuo como pressão negativa...
o que vou tentar fazer agora é deixar a tampa entreaberta em cima (tenho tampa feita para ficar fechada), pois notei q qdo a ventoinha está ligada, o ar quente tem muita dificuldade de sair dali. Nas aletas que temos sobre a tampa traseira, dá pra sentir o vento quente saindo ali (ventoinha ligada), e se abro a tampa, parece que a porta do inferno foi aberta...aí resfria bem mais rápido

bajeiro do sul
14/01/2010, 15:31
Spyder

Realmente o vácuo é pressão negatina, fazendo uma entrada de ar, resolveria o meu problema, mas ainda nao deu no jeito, uma vez que na trilha não é problema,e meu deslocamento é curto no asfalto. E somente tenho problemas de aquecimento na estrada no alto do verão, ai tb não se faz trilha por aqui, somente apartir de março, portanto vou empurrando com a barriga ate um dia fazer a bendita entrada. Praticamente nao tenho mais tampa traseira, somente um pedaço em cima, o que facilita a saida do ar quente, mas tb faz criar mais vacuo na estrada. Cuidado ao levantar a tampa do seu fusca por baixo, trafegar assim, faz o motor ferver mais do que se deixar a tampa totalmente fechada

valeu

salvatti
14/01/2010, 16:16
Spyder

Realmente o vácuo é pressão negatina, fazendo uma entrada de ar, resolveria o meu problema, mas ainda nao deu no jeito, uma vez que na trilha não é problema,e meu deslocamento é curto no asfalto. E somente tenho problemas de aquecimento na estrada no alto do verão, ai tb não se faz trilha por aqui, somente apartir de março, portanto vou empurrando com a barriga ate um dia fazer a bendita entrada. Praticamente nao tenho mais tampa traseira, somente um pedaço em cima, o que facilita a saida do ar quente, mas tb faz criar mais vacuo na estrada. Cuidado ao levantar a tampa do seu fusca por baixo, trafegar assim, faz o motor ferver mais do que se deixar a tampa totalmente fechada

valeu

aproveitando o tópico do amigo e o assunto sobre vácuo e refrigeração
tenho uma dúvida...talvez bem de iniciante mesmo...hehehe
no meu fusca vou usar um 1600 a ar e pretendo deixar a tampa traseira inteira...a traseira do meu fusca eu cortei mais ou menos da direção da admissão pra tras...
tem alguma diferença entre tirar a tampa traseira e deixar ela? quanto a refrigeração do motor!! sem a tampa será que refrigera melhor?

Franco Fileppo
14/01/2010, 18:52
Pra refrigerar melhor vc deve usar uma capela deslocada de kombi moderna,uma bomba de oleo de 26mme uma boa regulagem da ventoinha(existem umas arroelinhas pra ajustar)agora se isso nao resolver modifique o desenho das cameras do cabeçote para ap (no forum fusca brasil ensina como fazer!)

boa sorte

bajeiro do sul
15/01/2010, 09:30
Salvatti

O que posso te dizer da tampa, é que quanto mais vc puder preservar dela melhor. A tampa evita a formação de vacuo na parte posterior do motor deixando este sem ar, principalmente quando se anda mais rapido. Parado ou bem devagar não é problema. Fundi o meu a ar em uma trilha rapida, quanto mais rapido eu andava, mais ele aquecia, e isto que eu tinha bomba de oleo para circulação externa do mesmo. A minha tampa mal tampa o motor, e um perigo

abraços

salvatti
15/01/2010, 09:40
Salvatti

O que posso te dizer da tampa, é que quanto mais vc puder preservar dela melhor. A tampa evita a formação de vacuo na parte posterior do motor deixando este sem ar, principalmente quando se anda mais rapido. Parado ou bem devagar não é problema. Fundi o meu a ar em uma trilha rapida, quanto mais rapido eu andava, mais ele aquecia, e isto que eu tinha bomba de oleo para circulação externa do mesmo. A minha tampa mal tampa o motor, e um perigo

abraços

Então Bajeiro...eu pretendo deixar a tampa traseira inteira...até para proteger o motor (correia) de galhos e um pouco tbem do barro...
Só esto com um um problema no escape...eu tenho um 4x1, daqueles originais do fusca mesmo, e quero fazer um cano soldado pra cima...só q ai pega na ponta da tampa...vou ter que bolar uma curva desviando...
Obrigado pela resposta...

spyder
20/01/2010, 18:04
Acho q esta questão de refrigeração no fusca muda muito se compararmos mecanica original ar ou motor ap agua adaptado. Não sei bem como funciona o a AR. Mas no ap com radiador, precisamos basicamente ter uma entrada de ar o mais frio possível para o radiador, e uma forma de saída o mais livre possível para o ar quente retirado do radiador pela ventoinha. Isso sem "curto-circuito" termico no sistema. Nesse sentido, a tampa aberta deveria auxiliar. E de fato a maioria considera q auxilia...na pratica ao menos é o que ouço e vejo.

spyder
08/02/2010, 13:58
Alguem saberia dizer se motor com elevado desgaste interno, queimando óleo, com folgas na "parte de baixo" aumenta consideravelmente a temperatura de funcionamento ? Istó é, tende a superaquecer ?

Elmer_Jeep
08/02/2010, 16:20
Motor cansado pode até aquecer quando exigido pois a pressão de óleo cai devido ao desgaste nos componentes internos.

[]'s

spyder
08/02/2010, 21:37
Digo isso pq o meu faz um barulho "feio" que parece vir da parte de baixo, quase só se ouve na lenta, parece um pino de pistão ou saia de pistão não sei ao certo (não entendo de "ausculta" de bloco de motor). Era turbo antes a criança. Baixa um óleo considerável e suja um pouco uma das velas de óleo. A pressão do óleo vinha caindo até q um dia não subiu mais. Troquei a bomba. Agora a pressão tá la nos 7 qdo frio, caindo p uns 3 (nunca menos disso) qdo bem quente (quente mesmo, 110 graus segundo meu marcador). Bom, nunca deixei subir mais a temp. p ver se ferve ou funde...Aí depois de fazer de tudo comecei a pensar nessa hipótese - motor cansado aquecer mais - não sei se procede. Como o amigo Elmer falou a pressão baixa seria uma boa hipótese, mas esse não é meu caso como expliquei. Só não vou retificar sem ter certeza.
Outra hipótese: Ele ainda está com as rodas traseiras tala 7 e pneus 275/65/15 que o proprietário anterior usava para "derreter o asfalto com o turbo. Aumentaria tanto assim o arrasto / atrito a ponto de ajudar no aquecimento ?

http://img15.imageshack.us/img15/417/foto0104y.th.jpg (http://img15.imageshack.us/i/foto0104y.jpg/)
http://img15.imageshack.us/img15/6788/foto0122ay.th.jpg (http://img15.imageshack.us/i/foto0122ay.jpg/)

Assim nem o coitado do "Bud" aguenta...hehehehe
http://img526.imageshack.us/img526/6624/foto0102.th.jpg (http://img526.imageshack.us/i/foto0102.jpg/)

cesarferreira
09/02/2010, 00:59
Amigo, participo da confraria do buggy (confrariadobuggy.com.br) há quase vinte anos e já usanos AP nos buggys faz bastante tempo, temos tido sim problemas com aquecimento sempre que a pauleira é muito forte, isso que usamos radiadores dianteiros, sempre os problemas acontecem com os que fazem pouca abertura dianteira (para não estragar a estética), porém com radiadores grandes bem expostos não costuma haver problema. eu mesmo tenho um buggy bem extremo 4x4 com tração integral no qual uso um radiador do monza com ar condicionado e não costumo ter problema de aquecimento e olha que meu motor é o do Golf GTX e Audi A3 no qual retirei a injeção e adaptei um cardurador 3E. Veja várias fotos em www.confrariadobuggy.com.br (http://www.confrariadobuggy.com.br) buggys especiais tem vários e muitas fotos do meu e outros em projetos especiais.
qualquer outra informação avisa que te mando

cesarferreira
09/02/2010, 01:10
O relóginho é cronomac 52mm Genhero.
Quanto a temperatura da água, ela pode sim atingir temperatura de trabalho acima dos 100ºc, por esta possibilidade e até necessidade (pois moteres mais modernos trabalham com tempereturas mais elevadas - até por uma questão de melhor rendimento térmico do motor) é que desenvolveu-se desde tempos idos o sistema selado, onde temos a água sob pressão , subindo assim seu ponto de ebulição acima dos 100º à 1 atm.
Meu radiador nunca foi pintado Remer.
BAjeiro - Esse vácuo tão falado na traseira do fuca, é dentro do habitáculo do motor? Mas se fosse vácuo, não seria mais fácil para algo entrar ali (no caso o ar), pois entendo vácuo como pressão negativa...
o que vou tentar fazer agora é deixar a tampa entreaberta em cima (tenho tampa feita para ficar fechada), pois notei q qdo a ventoinha está ligada, o ar quente tem muita dificuldade de sair dali. Nas aletas que temos sobre a tampa traseira, dá pra sentir o vento quente saindo ali (ventoinha ligada), e se abro a tampa, parece que a porta do inferno foi aberta...aí resfria bem mais rápido

Aí vai bela dica, instala um tanquinho dágua extra com bombinha de limpador de parabrisa e coloca um brucutu na frente do radiador, num momento extremo um ou duas borrifadas faz uma baita diferença

spyder
09/02/2010, 08:23
Obrigado Cesar. Sempre olho detalhes do buggy para me inspirar, já que vcs tem um probleea parecido com o meu. Aproveitando a experiência do amigo, estou pensando em colocar um sistema de cambão para transporte. Um amigo que usou me desaconselhou, alegando que deixava o carro "todo torto" a cada transportada mais longa (saia de geometria, etc). Procede a informação?

cesarferreira
09/02/2010, 13:34
Oi, usamos cambão sempre que saímos, sabe como é sempre volta algum quebrado, nunnca tivemos problemas com cambão, mas é bom que os pontos de fixação no chassi seja adequado e forte.

cesarferreira
09/02/2010, 13:38
Aproveitando o reboque mais longo da confraria foi a volta de um buggy de Perito Moreno, que fica no sul da Patagônia argentina, até Pelotas. Pertinho né? quem buscou foi uma besta da nosso mecânico. e não houve nenhum desallinhamento!!!

cesarferreira
09/02/2010, 13:39
Por favor clique em um dos ícones de Resposta Rápida em uma das mensagens para ativar a janela de Resposta Rápida

Ninja4x2
11/02/2010, 12:55
Pois é galera, meu motor está indo para o brejo, predendo compressão. Ou seja vou ter q retificar, não sei se compensa colocar um AP ou deixar o vw a ar mesmo. Quem tem AP? vale apena?
abs!

spyder
19/02/2010, 01:33
Será que usando uma ventoinha acessoria na parte da frente do radiador (seriam duas então, uma na frente "puxando" e outra atrás do radiador 'exaustando") ajudaria na troca de calor? Alguem já tentou isso?

cesarferreira
21/02/2010, 13:40
Pois é galera, meu motor está indo para o brejo, predendo compressão. Ou seja vou ter q retificar, não sei se compensa colocar um AP ou deixar o vw a ar mesmo. Quem tem AP? vale apena?
abs!

Ola Spyder, fusca é um motor muito mais simples e perfeitamente adaptado ao seu parceiro, adaptações do AP são sempre trabalhosas caras e nem sempre dão o resultado esperado!!! 1.8 +/- 90HP?
podes fazer um motor quente de fusca bem barato, sem mexer muito na compressão comandos e coisas que poderiam deixar teu motor frágil, veja só: o eixo virabrequim do fusca tem um diferencial de 69mm, existem eixos de até 96mm que deixariam teu fusca com até 2.2 litros e nem sei quantos HPs maqs são complicados, se usares um eixo de 80mm, comando de Kombi a alcool, pistão fiat, bielas originais, só precisarias abaixar as tampas em 4 ou 5mm e um carburador de corpo duplo. Terias os teus 90HPs com folga e o charme do motor boxer original, se te agradares posso orçar um motor desse para ti!
Abç, Cesar

spyder
24/02/2010, 09:52
Boxer potente é um sonho. Sonho pq caro. Investiguei muito antes de comprar um fusca com motor AP. Sao varias as razoes, mas resumidamente, tirar 150 cvs de um AP é facil e barato. TIrar isso de um boxer é MUITO caro, e nesse caso, alem de tudo, vai esquentar tambem. Turbo no 1.6 AR ? Beleza ! MAs e a legalizacao ? Nao se consegue mais ! Rodar com motor ilegal ?. Impossivel na minha regiao.Agora que tenho meu 62 em perfeitas condicoes, e com um AP legalizado, tenho q solucionar o meu problema, q no momento é so aquecimento. TRocar esse motor por um AR, mesmo q eu resolvesse gastar, seria impossivel legalizar a troca (ao menos pelo q eu saiba).

fag.online
24/02/2010, 10:03
Amigo, consiga o radiador do santana com ar condicionado, coloque 2 ventoinhas com acionamento em cebolinhas separadas com diferença de temperatura de 10º, ou seja, 1 com 85º e outra em 95º, ou ainda se preferir com uma diferença menor. Faça uma boa limpeza no sistema, coloque produtos que ajudam a resfriar, garanto que nunca mais terás problemas.
Abracos

spyder
24/02/2010, 10:38
Obrigado Fag.online, esta era minha idéia tb. Mas qdo fui a uma casa de radiadores aqui de porto alegre, me deram a sugestao de so trocar o radiador pelo conjunto do com ar condicionado que seria suficiente. E mais barato. Mas confesso que estou na duvida. Lugar para colocar o do santana até tenho, pois meu chiqueirinho é invertido. Sabes dizer se tem muita diferenca entre as duas opcoes ? Valeu. Tem alguem em criciuma q faca esse tipo de servico ?(tenho familiares aí perto, talvez valha a pena o deslocamento conforme o orcamento e a qualidade / pratica no servico).

fag.online
24/02/2010, 11:27
Fera, conheço alguns mecânicos bons aqui, mais que trabalhem exatamente com isso é mais dificil. Se quiseres tenta liga pro (48)3442-6073 e fala com Delcio, diz que foi o Fagner do corsa branco que indicou que ele sabe quem é.
O problema é explicar via telefone, se fosse pessoalmente ele poderia te dizer certinho.
Qualquer coisa, estamos a disposição. Abracos

bajeiro do sul
24/02/2010, 14:29
Spyder

Tenho meu baja com motor AP 1.8 e radiador de santana com ar condicionado, e com duas vertoinhas, uma liga no termostato, e a outra que quase não uso ligado a uma chave no painel, que ligo quando sinto que a temperatura esta muito alta (tenho marcador de temp). é uma adaptação simples e relativamente barata, o radiador custa em torno de R$ 100,00 mais as duas ventoinhas do AP cerca de mais R$ 100,00. A Adaptação custa em torno de R$ 150,00. Tenho um mecanico de confiança aqui em sao leopoldo que pode fazer este serviço e cobra barato, se quiser te passo o telefone
um abraço



Obrigado Fag.online, esta era minha idéia tb. Mas qdo fui a uma casa de radiadores aqui de porto alegre, me deram a sugestao de so trocar o radiador pelo conjunto do com ar condicionado que seria suficiente. E mais barato. Mas confesso que estou na duvida. Lugar para colocar o do santana até tenho, pois meu chiqueirinho é invertido. Sabes dizer se tem muita diferenca entre as duas opcoes ? Valeu. Tem alguem em criciuma q faca esse tipo de servico ?(tenho familiares aí perto, talvez valha a pena o deslocamento conforme o orcamento e a qualidade / pratica no servico).

spyder
24/02/2010, 14:35
Seria de grande valia, por favor se puder me passar o telefone e/ou endereco eu agadeceria muito.

leobnaval
25/02/2010, 00:27
Ola Spyder, fusca é um motor muito mais simples e perfeitamente adaptado ao seu parceiro, adaptações do AP são sempre trabalhosas caras e nem sempre dão o resultado esperado!!! 1.8 +/- 90HP?
podes fazer um motor quente de fusca bem barato, sem mexer muito na compressão comandos e coisas que poderiam deixar teu motor frágil, veja só: o eixo virabrequim do fusca tem um diferencial de 69mm, existem eixos de até 96mm que deixariam teu fusca com até 2.2 litros e nem sei quantos HPs maqs são complicados, se usares um eixo de 80mm, comando de Kombi a alcool, pistão fiat, bielas originais, só precisarias abaixar as tampas em 4 ou 5mm e um carburador de corpo duplo. Terias os teus 90HPs com folga e o charme do motor boxer original, se te agradares posso orçar um motor desse para ti!
Abç, Cesar

X2, tambem sou fã do boxer hehehe

Abraços, Leo

bajeiro do sul
25/02/2010, 10:12
Spyder

te mandei por MP, se não chegar me avisa

bajeiro

Thomas
28/02/2010, 18:33
O meu baja tem AP 2000, carburado, radiador de Gol com ventoinha simples e atrás.
Nunca tive problemas de aquecimento... Nem quando esqueci de completar a agua do radiador depois de uma manutenção, e peguei congestionamento... a ventoinha não desligava, mas ele não ferveu!
No meu carro, o motor não tem cobertura, é tudo aberto, o que acredito ajuda na refrigeração.
O que eu sugiro, é colocar radiador NOVO, mangueiras NOVAS, e ADIDIVO, de preferência original (pode ser Ford, GM, VW, Fiat), mas original - eles são caros, mas tem etilenoglicol de verdade, e não agua colorida...

Ninja4x2
28/02/2010, 21:16
posta foto da criança :-) abs!

Diogo_Czuika
27/01/2011, 22:57
Pra quem tem um Fusca ai com motor AP,a respeito da documentação.

Pelo que pesquisei, Inmetro é obrigatorio néh :putz::putz:

e no documento consta algo, Alteração do motor ou alguma coisa /?


To com umas ideia meio loka :lol:
:concordo:

leobnaval
27/01/2011, 23:27
Concerteza alteração de motor com o número do motor instalado tem que ter no doc...

[]s

Rafael Valim
29/01/2011, 22:27
E ai colega...
Por acaso vc ja tirou a valvula termostatica.
Se o seu sistema de resfriamento estiver funcionando ok, a tempertura deve permacer sempre a mesma, mas as vezes ate o seu radiador pode estar com as alhetas entupidas. de uma olhada.
Walewww

claudemir baja 1.8 ap
31/01/2011, 20:54
cara o mew ta com esse problema tbm de aquecer demais mais jah sei oque e e que a ventoinha inves de puxar ar frio pro radiador pro motor ela esta intalada errado e puxa ar quente do motor para o radiador nao sei mais vc poderia ver se nao e o seu caso tbm por q desse jeito q ta o mew ela liga a ventoinha adianta mais e muito pouco e jah esquenta o motor q nem vc falow no comesso do topico essa e a minha dica se eu fosse vc olhava isso pod ser isso ai msm e simples se for isso :concordo::concordo::concordo:

Thomas
06/02/2011, 12:49
posta foto da criança :-) abs!

Ninja,
olha ele aí: https://picasaweb.google.com/thomasficker/FuscaBajaAP20001983?feat=directlink

spyder
19/02/2011, 15:42
Pra quem tem um Fusca ai com motor AP,a respeito da documentação.

Pelo que pesquisei, Inmetro é obrigatorio néh :putz::putz:

e no documento consta algo, Alteração do motor ou alguma coisa /?


To com umas ideia meio loka :lol:
:concordo:

Consta sim. O meu é motor AP legalizado. COnsta o numero do motor, a nova potencia, e a seguinte frase "Motor modificado - AP".
Agora não dá mais pra adaptar...não se aceita mais segundo o novo codigo. Não sei se vale o mesmo para utilitarios, mas para veiculos "normais" só é possivel alterar potencia até 10% em relação a potencia original do motor original de fabrica daquele carro.l. E troca de motores como Boxer para AP não é mais possível.
Tenho dúvida em relação ao contrário, isto é, no caso de se trocar um AP por um wv AR boxer da mesma potencia por exemplo, se eles aceitariam...
Po seja, não sei se o crítério é a potencia somente ou o tipo de motor tambem.
Alguem sabe sobre isso?

genhero
20/02/2011, 20:20
olá amigo,
ap em baja entendo ser tranquilo em resolver mas em fuscas fica mais dificil pela estetica da coisa...mas a galera aqui da cidade ta colocando radiador de santana na dianteira, com uma ventuinha, tiram o termostato e cancelam aquela mangueira que sai do cabeçote e entra na bomba dágua (quando fechado o termostatico ela faz a circulação apenas dentro do motor) e segundo eles mata a charada... naum tenho fotos, mas ja vendi flanjes pra eles e ficou mto boa a adaptação. no lado direito do assoalho fazem um fundo falso para os tubos de transporte de água...

Tribuna
24/10/2011, 17:30
Boa tarde,
Gostaria de informar que tive um fusca 1969, original com motor ap 1.8.
O carro era muito veloz, caixa longa com relação coroa e pinhão do fusca Itamar(1996)...
O carrinho deixava muitos a ver navios... eu adaptei o radiador no lugar do estep, o radiador era do ford ká...
A tubulação de água passava por dentro da caixa de ar e saia no lugar certo para a conecxão das mangueiras de água.
O fusca só não tinha um bom freio, pq ele tinha preio a tambor nas quatro rodas....
Mas, os muitos que eu deixei comendo poeira perguntavam o que tinha embaixo do capo e eu dizia: Motor 1200, carburador simples..rs.... Vejo que muitas pessoas colocam motor ap e o carro acaba perdendo o charme, no caso do fusca 69, ele não perdeu o charme... não dava para perceber que tinha motor ap,mas o curioso era que na tampa traseira tinha algo que chamava atenção:como a tampa traseira desse modelo é "reta" diferente dos fuscas mais novos, o motor fica um pouco para fora, com isso tem que se fazer um corte sob medida e a polia do comando do motor fica para fora da tampa , assim moda-se a polia deixando uma abertura para que em movimento ou melhor dizendo com o motor funcionando vc possa ver a polia do veiculo girando, mas é claro que devemos colocar uma tela como as que se cola nos turbos para que não aja risco de algum desavisado colocar o dedo ou a mão. Hj eu sinto saudades do "heby", mas agora estou montando um gordini 1965 como motor ap 1.6 bielão, suspensão de chevete na dianteira, freio a disco nas quatro rodas, sendo que os traseiros são do linea, embreagem hidraulica e esse vai dar muito trabalho.
Olá.
Sou um apaixonado por veiculos, e o 4x4 que brinco não é meu e sim do meu cunhado, que não saca nada de mecanica, então eu faço a parte "mexânica" hehe
Mas o que me traz aqui é o fato de eu possuir um fusca com motor AP e as informações sobre adaptação e seus problemas deste motor serem muito mal discutidas nos foruns especificos de fusca/etc.
Observei o excelente nivel tecnico e camaradagem neste forum, e como as gaiolas usam muito esta mecanica, achei que poderia tomar a liberdade de participar deste forum...

Iniciando...
O motor AP na traseira de um veiculo sofre com refrigeração. Ponto.
Estou tentando de todas as formas manter o radiador na traseira (entradas de ar sob o carro, posicionamento estratégico do radiador, etc), mas preciso de um parâmetro importante que ninguem sabe me i nformar.
Qual a temperatura de trabalho e qual a aceitável para um motor AP ( o meu um 1.8 gasolina carburado). Falo da temperatura DO MOTOR, e não a usada como referencia pelo "cebolão" do radiador, pois esta, como sabemos, é sempre inferior a do motor, monitorada pelo termometro d'água ("cebolinha" do cabeçote). Uso um termometro cronomac escala 40-80-120, e a ventoinha arma sempre lá perto dos 100. Já coloquei um interruptor manual para aciona-la antes, mas com o uso em subidas ou estrada, a coisa fica perto dos 120...aí n tenho coragem de continuar e paro para esfriar as cabeças (entenda-se a minha e a do motor hehe).
Abraços.

Tribuna
24/10/2011, 17:35
Boa tarde,
como postei antes sobre o meu fusquinha 69, ele tinha radiador no lugar do estep e não esquentava.
Um outro amigo meu tinha um fusca com motor ap, radiador traseiro e ele colocou o cebolão na mangueira e não no radiador.fica uma especie de luva, o cebolão do radiador passa para a mangueira e por ela a leitura de temperatura passa a ser da água que passa pela a mangueira.
Boa tarde,
Gostaria de informar que tive um fusca 1969, original com motor ap 1.8.
O carro era muito veloz, caixa longa com relação coroa e pinhão do fusca Itamar(1996)...
O carrinho deixava muitos a ver navios... eu adaptei o radiador no lugar do estep, o radiador era do ford ká...
A tubulação de água passava por dentro da caixa de ar e saia no lugar certo para a conecxão das mangueiras de água.
O fusca só não tinha um bom freio, pq ele tinha preio a tambor nas quatro rodas....
Mas, os muitos que eu deixei comendo poeira perguntavam o que tinha embaixo do capo e eu dizia: Motor 1200, carburador simples..rs.... Vejo que muitas pessoas colocam motor ap e o carro acaba perdendo o charme, no caso do fusca 69, ele não perdeu o charme... não dava para perceber que tinha motor ap,mas o curioso era que na tampa traseira tinha algo que chamava atenção:como a tampa traseira desse modelo é "reta" diferente dos fuscas mais novos, o motor fica um pouco para fora, com isso tem que se fazer um corte sob medida e a polia do comando do motor fica para fora da tampa , assim moda-se a polia deixando uma abertura para que em movimento ou melhor dizendo com o motor funcionando vc possa ver a polia do veiculo girando, mas é claro que devemos colocar uma tela como as que se cola nos turbos para que não aja risco de algum desavisado colocar o dedo ou a mão. Hj eu sinto saudades do "heby", mas agora estou montando um gordini 1965 como motor ap 1.6 bielão, suspensão de chevete na dianteira, freio a disco nas quatro rodas, sendo que os traseiros são do linea, embreagem hidraulica e esse vai dar muito trabalho.

Tribuna
24/10/2011, 17:40
Lembrando ainda que o fusquinha que estou falando não sofreu alterações quanto ao seu espaço interno, sendo que o banco , o espaço do banco ficou original, nada de motor entrar para dentro do carro, tudo original e o engraçado foi quando eu fui ao posto de gasolina pra abastecer o carro, rs.... o cara do posto me disse que o carro tava fazendo um barulho esquisito, era a ventuinha acionando, rsrsr... ai ele assustou mais ainda quando eu pedi a ele para conferir a água do radiador...kkk.... parece mentira, mas o gostoso de tudo isso é vc ter coisas que para muitos é uma loucura epara outros muito louco.
Boa tarde,
como postei antes sobre o meu fusquinha 69, ele tinha radiador no lugar do estep e não esquentava.
Um outro amigo meu tinha um fusca com motor ap, radiador traseiro e ele colocou o cebolão na mangueira e não no radiador.fica uma especie de luva, o cebolão do radiador passa para a mangueira e por ela a leitura de temperatura passa a ser da água que passa pela a mangueira.

Tribuna
24/10/2011, 17:46
O fusquinha levou uns 8 meses para ficar bom, isso pq foi o primeiro e depois disso veio brasilia, gordini e ainda vou fazer um zé do caixão e outro fusca, só que agora quero um 1966, teto rebaixado, portas suicidas, ap, freio a disco , embreagem hidraulica e um motor 2.0. aguardem. Aproveito aqui para perguntar se alguém tem peças de um bel air biscane 1964, tenho um com motor 6cc, preciso de lanternas traseira, para brisa dianteiro, vidro traseiro. Lembrando que esse carro é igual ao impala, a diferença é que a impala possui 6 lanternas na tampa traseira e o bel air 4. Obrigado

luburts
06/11/2012, 13:29
Digo isso pq o meu faz um barulho "feio" que parece vir da parte de baixo, quase só se ouve na lenta, parece um pino de pistão ou saia de pistão não sei ao certo (não entendo de "ausculta" de bloco de motor). Era turbo antes a criança. Baixa um óleo considerável e suja um pouco uma das velas de óleo. A pressão do óleo vinha caindo até q um dia não subiu mais. Troquei a bomba. Agora a pressão tá la nos 7 qdo frio, caindo p uns 3 (nunca menos disso) qdo bem quente (quente mesmo, 110 graus segundo meu marcador). Bom, nunca deixei subir mais a temp. p ver se ferve ou funde...A




Amigo, me desculpe estar saindo do tema, mas fiquei curioso pra saber onde mandou fazer os estribos do seu carro. Estou querendo fazer igual ao seu no meu fusca 77 Branco Pérola. Gostei demais. luburts@hotmail.com

dennisbg
25/01/2016, 14:52
Olá amigo, boa tarde!

Gostaria de saber qual mangueira vcs fizeram isso? Não estou achando mangueira de alta temperatura! Estou. Montando uma gaiola com ap

Obrigado desde já!