PDA

Ver Versão Completa : Esquentando a cabeça...



spyder
30/12/2009, 09:38
Olá.
Sou um apaixonado por veiculos, e o 4x4 que brinco não é meu e sim do meu cunhado, que não saca nada de mecanica, então eu faço a parte "mexânica" hehe
Mas o que me traz aqui é o fato de eu possuir um fusca com motor AP e as informações sobre adaptação e seus problemas deste motor serem muito mal discutidas nos foruns especificos de fusca/etc.
Observei o excelente nivel tecnico e camaradagem neste forum, e como as gaiolas usam muito esta mecanica, achei que poderia tomar a liberdade de participar deste forum...

Iniciando...
O motor AP na traseira de um veiculo sofre com refrigeração. Ponto.
Estou tentando de todas as formas manter o radiador na traseira (entradas de ar sob o carro, posicionamento estratégico do radiador, etc), mas preciso de um parâmetro importante que ninguem sabe me i nformar.
Qual a temperatura de trabalho e qual a aceitável para um motor AP ( o meu um 1.8 gasolina carburado). Falo da temperatura DO MOTOR, e não a usada como referencia pelo "cebolão" do radiador, pois esta, como sabemos, é sempre inferior a do motor, monitorada pelo termometro d'água ("cebolinha" do cabeçote). Uso um termometro cronomac escala 40-80-120, e a ventoinha arma sempre lá perto dos 100. Já coloquei um interruptor manual para aciona-la antes, mas com o uso em subidas ou estrada, a coisa fica perto dos 120...aí n tenho coragem de continuar e paro para esfriar as cabeças (entenda-se a minha e a do motor hehe).
Abraços.

fag.online
30/12/2009, 10:02
Amigo, eu devo entender como o seu cunhado de mecanica, hahah, mais a minha opnião é a seguinte, a temperatura do motor e da agua do radiador não deve extrapolar muito.
Acho que o que você deve fazer é o que já foi discutido aqui no fórum, coloca um radiador do santana com ar condicionado, 2 ventoinhas com acionamentos separados, tipo, uma com 90º e outra com 95º, ou seja, se a primeira não der a conta, a segunta entra em ação pra ajudar.
Capriche no sistema de resfriamento do carro, utilize sempre um sistema bem limpo e com aditivos que auxiliam no resfriamento.
Sinceramente, até hoje não vi nenhum gaioleiro que usasse motor refrigerado a agua na traseira da gaiola que não tivesse resolvido seu problema de resfriamento.
É claro, uma boa passagem de ar, seja com dutos ou a forma que encontrar, vai ajudar e muito.
Uma dica que estou pensando para minha gaiola, e talvez possa lhe servir, vou colocar uma polia a mais no motor, que vai rodar uma élice e alimentar vento para o radiador, da mesma forma que alguns motores como dos opalas por exemplo já tinham, a diferença é que vou jogar o ar...
Abracos

spyder
30/12/2009, 17:25
Obrigado pelo apoio.
Quanto a sua idéia de usar uma ventoinha acionada por polia / virabrequim (como nos opalas etc), no meu caso não serviria, pois a ventoinha do radiador "puxa" ar do mesmo, jogando para trás. Ele está com a "cara para frente do carro, no lugar do chiqueironho invertido, alinhado com a parte de trás do motor (que fica mais para frente no caso do motor AP na traseira). No seu caso (gaiola) não sei como é a posição do radiador, por isso n entendi. Mas a idéia seria sim interessante.
Outra coisa que me passou pela cabeça, foi colocar outra ventoinha na frente do radiador, isto é, uma puxando ar PARA o radiador, e outra puxando ar DO radiador. Será que isto seria eficiente?
Abraços.