Conectar

Ver Versão Completa : OHC ou GM 4cc ????

thiga
30/12/2009, 04:08
Amigos, boa madrugada...
Possuo jipes a mais de 20 anos, alguns foram desprazeres como o BF 161, ou a Band com motor 608, além da aventura de motar um AP 1.8 e por fim, na grande maioria das vezes o OHC.
Tenho agora a necessidade de fazer algumas mudanças no meu cj5 atual, entre elas a colocação de um câmbio 5m de chevette e a possível alteração para um GM 151. Como só encontrei comparativos deste motor com o BF161, gostaria de saber de vcs uma comparação entre o OHC e o GM 151 e as seguintes dúvidas:
Tem diferença na economia de combustível?
Se optar pelo GM é melhor a alcool??
Como parâmetro é importante citar que utilizo o meu jipe principalmente em viagens (500a 1000 km), numa proporção de 80% asfalto e 20% terra. Alguns passeios, porém nunca trilhas prá valer...

Um grande Abraço

JAIME MOREIRA
30/12/2009, 05:19
OHC é um baita motor, o único inconveniente dele é a manutenção muito cara...
o meu motor opala 4cc fazia 3 km/l no alcool

Julinot
30/12/2009, 07:38
Amigo,
vinte anos é bastante tempo... e você ainda não chegou a uma conclusão. Acho exagerado detonar configuraçaões - mesmo o BF-161 - que possuem diversos registros de sucesso neste fórum. Provavelmente o que ocorreu é que você nunca teve um equipamento em condições, ou deu muito azar. É bem provável que você também venha a se desiludir com um GM 151 com câmbio de Chevette. Acho que o caminho é o seguinte: é preciso estar ciente, antes de tudo, das reais possibilidades de um motor, e não esperar do mesmo mais do que este pode oferecer. É uma questão de ajuste de expectativas.

Boa sorte.

Amigos, boa madrugada...
Possuo jipes a mais de 20 anos, alguns foram desprazeres como o BF 161, ou a Band com motor 608, além da aventura de motar um AP 1.8 e por fim, na grande maioria das vezes o OHC.
Tenho agora a necessidade de fazer algumas mudanças no meu cj5 atual, entre elas a colocação de um câmbio 5m de chevette e a possível alteração para um GM 151. Como só encontrei comparativos deste motor com o BF161, gostaria de saber de vcs uma comparação entre o OHC e o GM 151 e as seguintes dúvidas:
Tem diferença na economia de combustível?
Se optar pelo GM é melhor a alcool??
Como parâmetro é importante citar que utilizo o meu jipe principalmente em viagens (500a 1000 km), numa proporção de 80% asfalto e 20% terra. Alguns passeios, porém nunca trilhas prá valer...

Um grande Abraço

Pablo.pinto2007
30/12/2009, 10:11
Eu já vi um capô furado perguntei ao dono, ele me disse que foi a hélice que quebrou e furou, na verdade parecia um talho de talhadeira, fiquei impressionado, fiquei imaginando se alguém tivesse no caminho daquela hélice teria matado imediatamente, dá uma gastura só de pensar...

Abraços e feliz ano novo!

thiga
30/12/2009, 11:20
Julio, bom dia.
É exatamente isso que estou fazendo, procurando pessoas que tem ou tiveram essa configuração e possam compará-la ao OHC. Quanto ao BF161, é um bom motor para as trilhas, mas fica devendo em desempenho fora dela, e lógicamente não cabe a mim "detoná-lo".
O grande barato em se ter esta "porcaria" velha, pelo qual desenvolvemos uma paixão quase inexplicável, é poder optar por questões de originalidade ou melhora de desempenho através das "fuçadas" que fazemos...
Continuo aguardando mais informações a respeito
Um abraço

thiga
30/12/2009, 11:21
Valeu Jaime, obrigado pela resposta. O consumo do seu opala me assustou, já que 3km/l é bem mais do que pretendo...

Um grande abraço

Flaibam
30/12/2009, 11:32
Meu Jeep possui o motor OHC do Maverick, que é o mesmo do Jeep Ford, só que a álcool, original. É um motor que, bem cuidado, passa dos 100 mil km de vida útil. Fora da trilha, faz 5 km/l. Tive dificuldades para acertar o carburador. Mas depois que o H40DEIS se ajustou, tá que é uma maravilha - mas com ignição eletrônica.
Também troquei a ventuinha original por uma elétrica, com chave manual para evitar quebra dentro de alagados ou lamaçais. É difícil fazer comparação com outro motor. Todos são bons. Só posso dizer que estou contente com o OHC.

rubensx
30/12/2009, 11:58
Opaaa cheguei

eu sou suspeito por gostar do OHC (afinal eu tenho um), mas curto o GM 151 tb... vamos lá aos detalhes...

1- se vc vai trocar de motor procura logo um injetado da S10 vc vai ser mais feliz te garanto (se for investir pesado)...

2- o BF-161 realmente funciona bem e tudo mas é um motor que comparado ao GM 151 dá dó, peso x potência e tudo mais perde feio, já perdia pro OHC imagina pro 151

OHC = 2.3
GM151 = 2.5

Meu conselho já que vai pra cambio de chevete e vai usar mais em afalto é partir pro GM-151 por ser menos sofrível e manter uma linha GM logo... Por questão de manutenção simples, desenvoltura e casar bem no clarkete (chevete 5 m)

o OHC é caro e peças andam meio estranhas de achar algumas difíceis, o BF-161 eu usaria se fosse manter originalidade ou trilha, porque economia e potencia nem é com ele.

Resumindo pro seu caso vai fundo no opala 4 cc e ALCOOL sim senhor!

RBM
30/12/2009, 11:59
Acho que foi azar mesmo, o BF em bom estado é muito bom e o¨608 sem comentario, tive uma Band com esse motor, era um trator de forte e nunca me deixou na mão, viajava direto com ela, a band trepida, mas quem não gosta, usa carro normal.....rs

Flaibam, liga sua ventuinha com cebolão e deixa no manual também, fica muito bom, a minha liga na cebolinha, mas tem como ligar direto também caso de pau na cebolinha, e tem como desligar também....rs, só não sei o esquema, foi o auto eletrico que fez, sei que tem um relê e uma chave no painel.

RBM
30/12/2009, 12:07
Também acho que se for para colocar um motor mais moderno iria já no da S10, o da Ranger é o OHC modernizado tbm, não é?

Acho que sou o unico que retificou o velho BF e ficou satisfeito.....rs, ele esta fazendo na media de 8km/l

Jacimar
30/12/2009, 12:39
Eu já vi um capô furado perguntei ao dono, ele me disse que foi a hélice que quebrou e furou, na verdade parecia um talho de talhadeira, fiquei impressionado, fiquei imaginando se alguém tivesse no caminho daquela hélice teria matado imediatamente, dá uma gastura só de pensar...

Abraços e feliz ano novo!

Olá prezado ! acho que o fórum deu uma entortada :parede: essa sua mensagem parece que é para o tópico : Que radiador usar ? Feliz ano novo para todos :dance:

victor massinha
30/12/2009, 12:51
retificar o bf??? sei lá cada um tem uma opinião fiz isso e me arrependo profundamente! o dinheiro poderia ter gastado em um conjunto novo que foi o que acabei fazendo no final das contas. Atualmente estou com o motor de opala 4cc ja fazem uns 6 anos e é muito bom, uso para trilhas e ja fiz algumas viagens longas com ele, não tenho o que reclamar só do consumo que fica por volta de 3 km com litro na estrada e issu na gasolina!!! Mas num GM reguladinho tals pode ir sem medo de ser feliz, manutenção baixa e barata. Agora se for para gastar dinheiro... coloca um cambio clark e um motor mais novo injetado da ranger que sem duvida é mais economico.
abraço

Dodger
30/12/2009, 13:59
Depende bastante de como tá a mecanica lá no Jeep, ou tá sem?
Pq trocar certo pelo duvidoso é fria. As vezes tu tira um BF que tá lá e num incomoda ninguém e parte pra adaptar uma mecanica que muitas vezes tu nem sabe direito como está e arruma sarna pra se coçar.

Sou muito suspeito pra falar do OHC, tive em Jeep e tenho em Maverick e gosto muito desta mecanica.
Problema dela é que quase mecanico nenhum sabe mexer nela direito e acabam matando o motor por manutenção/gambiarras/acertos mal feitos.
E a configuração que vem no Jeep pra este motor num tá com nada, coloca coletor e carburação dupla com ignição eletronica(ignição forte de preferencia) que vc vê ele mudando da água pro vinho.

Tenho um maverick com o OHC praticamente original com a ignição da motorspice que usa bobina plastica e correção no ponto e curva de avanço, só isso. Dá até pena de acelerar ele junto dum opala 4 cilindros, nada contra opala nem o GM 151 que já é consagrado pra uso em jeep, mas não acompanha.

A favor do GM é o que o povo já falou, baixo preço, facilidade e custo de manutenção, durabilidade etc, etc, etc

Quanto ao consumo estas duas mecanicas se equivalem. Jeep 51 do meu pai com mecanica OHC(configuração do maverick e a platinado) fazia media de 6km/l(não fazia trilha só uso urbano), meu maverick faz de 6 a 8 na cidade, quando eu aprender a andar com ele igual gente eu faço a média direito.

Só pra ilustrar: mês passado fizemos retifica completa dum OHC de amigo meu, tudo saiu na faixa de R$2.400,00(peças + serviços de retifica) e todas as peças compradas aqui mesmo com excessão dos pistoes+aneis que só troxe de outro lugar por questoes de preço. só a mão-de-obra que foi nossa mesmo. Pra ver que o custo de uma retifica dum motor destes tá mais ou menos dentro da faixa de quase qquer outra mecanica destas utilizadas em Jeep.

è isso aí!
Abraço a todos e bom fim de ano!

kabahall29
30/12/2009, 14:28
Também possuo o OHC no meu Jeep Ford e adoro esta mecânica (motor e câmbio originais do meu carro). O meu carro está com DIS e bobinas plásticas e realmente o desempenho muda da água pro vinho. Utilizo em viagens e trilhas e em 2 anos nunca tive problemas mecânicos, apenas manutenção de rotina (troca de correias). O meu carburador é o original de corpo simples, qual é o modelo do carburador de corpo duplo? Dá muita diferença no desempenho do Jeep? Valeu, abraços,

Julinot
30/12/2009, 14:30
massinha... 3 Km/l na estrada ???
qual é o giro/velocidade dessa média ?
se não for o máximo possível, deve haver algo muito esquisito.
Todo mundo diz que o 4 cil Opala faz pelo menos 5 ou 6 na cidade.
Não pode fazer 3 na estrada.

Abraços...

retificar o bf??? sei lá cada um tem uma opinião fiz isso e me arrependo profundamente! o dinheiro poderia ter gastado em um conjunto novo que foi o que acabei fazendo no final das contas. Atualmente estou com o motor de opala 4cc ja fazem uns 6 anos e é muito bom, uso para trilhas e ja fiz algumas viagens longas com ele, não tenho o que reclamar só do consumo que fica por volta de 3 km com litro na estrada e issu na gasolina!!! Mas num GM reguladinho tals pode ir sem medo de ser feliz, manutenção baixa e barata. Agora se for para gastar dinheiro... coloca um cambio clark e um motor mais novo injetado da ranger que sem duvida é mais economico.
abraço

Gustavo de Olliveira
30/12/2009, 14:45
tenho OHC , faz 6 na estrada no alcool.
mas pra não te dar dor de cabeça tem que colocar um "BOM OHC" pois esse motor não gosta de gambiarra. Aprendi isso na prática R$ rsrsrs
Vc comentou que usa o jeep mais pra viajens... estude a idéia de um injetado.

rubensx
30/12/2009, 15:41
Também acho que se for para colocar um motor mais moderno iria já no da S10, o da Ranger é o OHC modernizado tbm, não é?

Acho que sou o unico que retificou o velho BF e ficou satisfeito.....rs, ele esta fazendo na media de 8km/l

sim o problem ado da ranger e ser ohc é que ele tá aprtindo pro cambio de chevette dai o do opala é quase plug n play por isso acompanho uma linha só de conjunto cambio/motor

o 2.3 e o 2.5 da ranger são o OHC injetado com 2 velas por cilindro um monstro que anda muito mas quando dá defeito cobra por isso, umc abeçote dele usado com comando e tudo sai 2500 reais só o cabeçote e USADO

logo dói nas vista mesmo

mas é um excelente motor aliás pra mim o upgrade que talvez será feito é esse o cabeçote do ranger no OHC antigo ;-)

victor massinha
30/12/2009, 16:43
massinha... 3 Km/l na estrada ???
qual é o giro/velocidade dessa média ?
se não for o máximo possível, deve haver algo muito esquisito.
Todo mundo diz que o 4 cil Opala faz pelo menos 5 ou 6 na cidade.
Não pode fazer 3 na estrada.

Abraços...

então... o motor ele tem uma preparação leve e a carburação é uma webber 44. antes quando usava o solex ele fazia uma media de 6km/L falaram que trocando o carbura ele ia ficar mais forte... até ficou não posso reclamar de desempenho, mas o consumo desanima demais! Depois vieram com conversa de colocar turbo, comando de valvula, escape dimensionado...:evil: que era o jeito de aproveitar mais o carburador. Vou colocar o outro carbura de volta acaba compensando mais, alem do que a lenta da webber não é das melhores na trilha as vezes da umas falhadinha e tem que cutucar no acelerador pra render. Na trilha eu nem prefiro comentar o desempenho, se na estrada esta 3km/L imagina com 4x4 e reduzida ligada... Mas é aquela historia, cavalo corre cavalo quer comer! As vezes tem que levar na cabeça pra aprender :parede:
no mais não posso reclamar do opalinha 4 cilindros :concordo:

Julinot
30/12/2009, 21:18
você agora disse tudo... cavalo corre, cavalo quer comer.
meu BF tá até com um barulho estranho as vezes, mas rende o que pode.
e com pneus "quase" 33... nem dá pra reclamar. essas preparações são legais e abrem muitas possibilidades, mas fazem os já pouco econômicos velhos motores beberem muito mais. acho que um Jeep deve andar devagar e sempre, vencendo obstáculos, ma sem taras.

abraços...

pedro bonadio
30/12/2009, 22:30
Gm opala 4cc,o meu faz 4,5 à 5 km/l na cidade/estrada,carburador preparado,com coletor,e comando!
Ele é mais forte(entre 151s/bf-161/ohc 2.3),tem torque em baixa e me agrada!
Relação 43x8!
Opala na cabeça...
Ou um injetado 4cc,de s10,ap 2.0 16v por você usar na cidade!

Denis Takashi
30/12/2009, 23:39
Bom, sou meio suspeito para falar...:mrgreen:

NMHO :

OHC : Se é para andar na estrada, anda bem mais do que um GM151, mas ( e sempre existe um mas) , nesse fim de mundo em que estamos( Itap. Embu e região), a manutenção de um motor desses passa à ser algo complicado, pois fica-se à mercê de 1 ou 2 auto peças.... Outro fator é que o OHC tem muito da fama de ser mais frágil, como sempre ouvi isso dos outros, não posso afirmar com convicção.

GM 151 : Ok, não é porque eu uso que vou puxar a sardinha, mas estou muito feliz com o meu, média de 5 KM/L na estrada no álcool ( à 90 km/h), manutenção barata e etc... O problema dele ( em especial o alcool) é que é parece um motor de 608 quando comparado aos demais motores, em compensação o torque atenua este problema

No geral : Boa parte do desempenho de um carro é provido pelo cambio, de nada adianta ter um motor gigante e uma transmissão que não proporcione seu melhor aproveitamento. Nas adaptações de cambio de chevette que temos feito, o resultado tem sido bem satisfatório, no OHC um amigo adaptou e disse ficar muito bom também, pois além do melhor escalonamento, tem a vantagem do overdrive, segundo ele, essa configuração peca apenas por um pequeno "gap" entre a 2ª e 3ª marchas.

Se precisar de alguma ajdua por essas bandas, estou á disposição

Abraços

thiga
31/12/2009, 15:43
Obrigado pelo depoimento, Denis. Eu também sou da região, pois moro em Embu das Artes. Bem, ácabei de comprar um motor de opala a Alcool, no fim de janeiro vou revisá-lo e lá prá fevereiro fazer toda a mudança da mecânica.
Como o meu motor OHC está muito bom, vou tirá-lo mas não vou me desfazer, e caso a impressão não seja boa volto com o fordinho.
A todos que deram suas opniões, meu muito obrigado, pois foram importantes neste momento.
Um abraço aos amigos.

Dodger
31/12/2009, 20:25
Fala Thiga!!

Vc vai trocar um OHC que tá bom pra colocar o opala 4 cil praquê?
Na minha opinião vc vai trocar 6 por meia duzia e ainda vai gastar uma boa grana com revisão do motor novo, adaptação, etc.
Como eu falei no post anterior, se o motor tá bom, mesmo sendo o BF num vale muito a pena trocar, a num ser que fosse um 6 clindro injetado, V6 sei lá.

Se fosse vc e seu motor tiver realmente fino, investiria em uma carburação melhor, coloca ignição forte com remapeamento como no caso do DIS e outras do mercado, rebaixa cabeçote, um trato geral nele, etc. O OHC na configuração do Maverick(99Hp) já é muito subutilizado, imagina no Jeep com carburadorzinho simples...Qquer melhoria ele responde muito bem.

mas é só minha opinião.

Abraço

Flaibam
31/12/2009, 21:25
Fala Thiga!!

Vc vai trocar um OHC que tá bom pra colocar o opala 4 cil praquê?
Na minha opinião vc vai trocar 6 por meia duzia e ainda vai gastar uma boa grana com revisão do motor novo, adaptação, etc.
Como eu falei no post anterior, se o motor tá bom, mesmo sendo o BF num vale muito a pena trocar, a num ser que fosse um 6 clindro injetado, V6 sei lá.

Se fosse vc e seu motor tiver realmente fino, investiria em uma carburação melhor, coloca ignição forte com remapeamento como no caso do DIS e outras do mercado, rebaixa cabeçote, um trato geral nele, etc. O OHC na configuração do Maverick(99Hp) já é muito subutilizado, imagina no Jeep com carburadorzinho simples...Qquer melhoria ele responde muito bem.

mas é só minha opinião.

Abraço

Assino em baixo.Acho que falta mão de obra qualificada por aí pra ajustar o OHC. É o tipo de "mudança" que não "muda" nada.