PDA

Ver Versão Completa : Falha na aceleração do Vitara

ANDRÉHUFF
29/12/2009, 20:21
Pessoal preciso de uma ajudinha, recentemente meu Vitara (8 V automatico 3P) começou do nada a falhar no começo da aceleração,por ex, tiro o pé e piso de novo forma-se um buraco na aceleração, tipo falta de alimentação,só ocorre se acelerar firme, se for casquinha quase não se nota a falha, pra ligar ele ta um pouco instavel, e alguns dias antes ele morreu ao parar num semaforo, quando ainda não apresentava a falha. Quando o carro esquenta a falha fica mais evidente.
Ja tomei algumas providencias, trocando filtro e bomba de gasolina que estava meio cansada, o meu mecanico aqui fez um procedimento de check enginie e a luz piscou 12 vezes, então limpamos o bico e demos uma geral nos conectores dos sensores mas a falha permanece, então estava precisando dos parametros do motor pra dar uma checada melhor,alguem ai tem um manual com esses parametros pra teste da injeção, ou então uma opinião sobre o caso.

Só lembrando que mesmo com a falha a luz de advertencia da injeção não ascendeu.

mauricio_silva
29/12/2009, 21:59
Pessoal preciso de uma ajudinha, recentemente meu Vitara (8 V automatico 3P) começou do nada a falhar no começo da aceleração,por ex, tiro o pé e piso de novo forma-se um buraco na aceleração, tipo falta de alimentação,só ocorre se acelerar firme, se for casquinha quase não se nota a falha, pra ligar ele ta um pouco instavel, e alguns dias antes ele morreu ao parar num semaforo, quando ainda não apresentava a falha. Quando o carro esquenta a falha fica mais evidente.
Ja tomei algumas providencias, trocando filtro e bomba de gasolina que estava meio cansada, o meu mecanico aqui fez um procedimento de check enginie e a luz piscou 12 vezes, então limpamos o bico e demos uma geral nos conectores dos sensores mas a falha permanece, então estava precisando dos parametros do motor pra dar uma checada melhor,alguem ai tem um manual com esses parametros pra teste da injeção, ou então uma opinião sobre o caso.

Só lembrando que mesmo com a falha a luz de advertencia da injeção não ascendeu.

André, a gasolina está fluído normalmente? Você trocou o filtro de combustível e a bomba de gasolina. Se eu não estiver enganado, o Vitara tem um filtro/válvula que controla o fluxo de gasolina e que fica embaixo do carro, próximo a roda traseira direita. Você verificou se o componente está ok?
[]s.

Maurício (Tche).

ANDRÉHUFF
29/12/2009, 22:22
André, a gasolina está fluído normalmente? Você trocou o filtro de combustível e a bomba de gasolina. Se eu não estiver enganado, o Vitara tem um filtro/válvula que controla o fluxo de gasolina e que fica embaixo do carro, próximo a roda traseira direita. Você verificou se o componente está ok?
[]s.

Maurício (Tche).

Mauricio,como eu não conseguiria dormir sem tirar essa dúvida, acabei de ir la na garagem e entrei debaixo do carro e constatei que o filtro que foi trocado foi esse mesmo que vc mencionou, alias só existe esse filtro na linha de combustivel embaixo do Vitara, adaptei o filtro e a bomba do Corsa EFI como indicado aqui no forum, fitro Fram e bomba VDO tudo R$ 245,00 :grin::concordo:

mauricio_silva
29/12/2009, 22:44
Mauricio,como eu não conseguiria dormir sem tirar essa dúvida, acabei de ir la na garagem e entrei debaixo do carro e constatei que o filtro que foi trocado foi esse mesmo que vc mencionou, alias só existe esse filtro na linha de combustivel embaixo do Vitara, adaptei o filtro e a bomba do Corsa EFI como indicado aqui no forum, fitro Fram e bomba VDO tudo R$ 245,00 :grin::concordo:

Legal!!!:concordo:

Deixa ver se eu entendi direito: o carro estava com problemas e você trocou bomba de combustível e filtro, certo?
O carro continuou apresentando os problemas DEPOIS de você ter trocado os componentes, correto?
Antes de trocar os componentes, o mecânico verificou se o fluxo de combustível estava fraco? O fluxo de combustível aumentou depois da troca?
O problema que você descreve parece muito com falha no fluxo de combustível. É bom, então, descartar completamente esta hipótese antes de mexer no motor ou na injeção. Ou confirmá-la e assim identificar o defeito.
[]s.
Maurício (Tche).

mauricio_silva
29/12/2009, 22:46
Uma coisa que me ocorreu agora: pode ser que uma das mangueiras de combustível esteja torcida ou dobrada. Os problemas começaram a aparecer depois de você fazer uma trilha ou de alguma manutenção feita no carro?
[]s.
Maurício (Tche).

Arthur Makoto
30/12/2009, 05:24

Dá uma olhada nos cabos de velas, pede pro seu mecânico testar com um multímetro a continuidade deles, provavelmente um está rompido, o do chevette serve, só o da bobina que não, mas se o seu for 97 não tem cabo de bobina mesmo.

ANDRÉHUFF
30/12/2009, 14:01
Uma coisa que me ocorreu agora: pode ser que uma das mangueiras de combustível esteja torcida ou dobrada. Os problemas começaram a aparecer depois de você fazer uma trilha ou de alguma manutenção feita no carro?
[]s.
Maurício (Tche).

Mauricio após a troca dos componentes citados o fluxo e a pressão estão normais, troquei a bomba pois no teste de pressão o fluxo estava baixo, detalhe que a bomba que estava la era remanufaturada, o filtro foi por "ja que ta", o defeito apareceu de uma hora para outra num deslocamento em asfalto sem chuva e com dia ensolarado, ou seja, puro "vudu".:shock:

ANDRÉHUFF
30/12/2009, 14:01
Dá uma olhada nos cabos de velas, pede pro seu mecânico testar com um multímetro a continuidade deles, provavelmente um está rompido, o do chevette serve, só o da bobina que não, mas se o seu for 97 não tem cabo de bobina mesmo.

è uma opção que ainda não tinha aventado Arthur, mas vou verificar.:concordo:

ANDRÉHUFF
30/12/2009, 14:03
O que eu precisava mesmo é dos parametros pra poder fazer algumas verificações eletronicas do bichinho, to meio cismado com o sensor de Borboleta.:pensativo:

mauricio_silva
30/12/2009, 14:45
Mauricio após a troca dos componentes citados o fluxo e a pressão estão normais, troquei a bomba pois no teste de pressão o fluxo estava baixo, detalhe que a bomba que estava la era remanufaturada, o filtro foi por "ja que ta", o defeito apareceu de uma hora para outra num deslocamento em asfalto sem chuva e com dia ensolarado, ou seja, puro "vudu".:shock:

Legal (mais ou menos, né?:confused:). Vamos lá. Acho que deve ser um destes.
Hipóteses:
-Bobina em curto parcial; veja se a bobina está esquentando mais que o normal ou numa região específica (a bobina pode esquentar um pouco, mas deve permitir o toque com a mão; o aquecimento é uniforme, sem pontos mais aquecidos que outros).
-Combustível de má qualidade.
-Injetores parcialmente entupidos.
-Sonda Lambda com problema (é difícil mas acontece; se for assim, o Vitara deve ter aumentado o consumo).
Infelizmente não tenho os parâmetros para teste eletrônico.
Tomara que você consiga identificar logo o problema.
[]s e um bom ano para você!
Maurício (Tche).

Arthur Makoto
31/12/2009, 00:35
O que eu precisava mesmo é dos parametros pra poder fazer algumas verificações eletronicas do bichinho, to meio cismado com o sensor de Borboleta.:pensativo:

Passa o multímetro primeiro no mais fácil :concordo:, tenta os cabos de vela primeiro o defeito que vc relata é sintoma de cabo rompido.

Lima5.3
31/12/2009, 09:14
[]s.

Maurício (Tche).
André bom dia!
Da uma verificada na pressão do conbustível pois vc diz que trocou a bomba, mas se tiver alguma tubulação obstruida vc pode perder a bomba.
Tambem troca as velas, elas tambem causa este tipo de problema quando estão queimadas.
Abs. Lima

ANDRÉHUFF
31/12/2009, 12:01
Pessoal a coisa ta se evidenciando da seguinte forma, frio não falha nada, esquentou o problema vai se ascentuando gradualmente, como hoje ta tudo fechado por aqui vou desencanar e volto a mecher só dia 4/01/2010 até la vai ficar falhando, vou testar primeiro os cabos de vela depois corro pro resto, abraços e bom ano a todos, logo posto o prsseguimento do reparo aqui.
:concordo:

Turkkko
03/03/2010, 21:09
Caro Andre, Conseguiu solucionar a falha de seu Vitara??? tenho um 97 1.6 8v com o mesmo problema, ja troquei bomba, bico, e nada o bicho continua falhando, vc pisa e da um vazio, não morre mas fica fraco e não anda, derrepente fica zerado.

MATOSWR
04/03/2010, 23:30
Já verificou a bobina? veja se ela esta esquentando!

boa sorte

Marcelo Reis
14/03/2010, 20:05
Pessoal,

Estou com um vitara 8v 3p 97 automático que comprei ano passado pouco rodado.

Fiz uma revisão geral na época e por conta do consumo alto instalei gnv.

Recentemente percebi que andando na gasolina em baixa rotação ele falhava um pouco, não levei muito a sério e na vistoria anual do detran desse ano, no exame de gazes não consegui colocar os 2500 rpm pedido pelo vistoriador.

Começava acelerando normal e quando chegava em 2000 rpm, o carro engasgava e pulava para 3000. Não conseguia manter os 2500 rpm nem por um decreto.

Fui reprovado nesse exame mas retirei o dut 2010.

Felizmente a reprovação pelo exame de gazes só no ano que vem.

Testei depois com gnv e não apresenta essa falha.

O mecânico comentou que poderia ser motor de passo, tinha que levar o carro para passar o scanner.

Vou fazer na primeira oportunidade.

Será que é isso mesmo?

abraços

Maurício Fernandes
14/03/2010, 20:27
Gente, minhas sugestões é verificar os cabos de vela, as velas e a(s) bobina(s), bem como o sensor de rotação.
Abraço.

Ismar Leal Machado
15/03/2010, 11:25
Amigos o meu começou a falhar e eu liguei para o Eduardo da Minas motor em BH e ele recomendou trocar a bomba de combustível, foi batata.
naquela oportunidade eu cheguei a comentar com ele se não poderia ser bico entupidos e ele afirmou que o meu vitara tinha apenas um bico e sendo assim não se limpa eu verifiquei e vi que no meu vitara com 12 anos de uso nunca havia sido aberto.
então esqueça este negócio de limpar bico.
liga para o Eduardo e pedi uma sugestão tenho certeza que ele ajuda vc.
31 3411-6996

BTMEC
21/07/2012, 18:51
Olá pessoal,

estou com um problema de falha na aceleração e resolvi abrir o distribuidor e olhem o que achei...

360056 360057 360058 360059 360060

será que precisa trocar a tampa do distribuidor diate da oxidação apresentada? e o rotor é original pela foto?

no aguardo dos pitacos...hehehe.

mairo
21/07/2012, 20:41
era uma boa trocar o rotor, mas esta oxidação é normal, tudo que é carro apresenta! eu tenho o hábito de tempos em tempos dar uma lixada nstas conexões assim como nos terminais dos cabos de vela!

Rainer 89
22/07/2012, 12:27
Limpa isso ai com lixa depois alcool e algodão e vê se resolve... na pior fazendo isso dá para rodar até conseguir as peças novas.
Boa sorte!

BTMEC
22/07/2012, 14:07
Valeu pessoal,

eu já lixei os contatos da tampa do distribuidor, mas gostaria de saber se o rotor é original pois o que vi no site da SUZUCAR é um pouco diferente, além de estar danificado, acho que pode tá raspando em algum lugar.

Valeu.

mauricio_silva
22/07/2012, 15:25
Olá.

Examinando as fotos, parece mesmo que o rotor está raspando na tampa da distribuidor. Está com cara de adaptação mesmo...:putz:
Você tem o carro há bastante tempo? Já fez alguma outra manutenção no sistema de distribuição? O preço do rotor na Suzucar está alto?
Se a peça não custar caro, vale compar uma nova. Se não, você pode danificar também a tampa do distribuidor. E o peço do conserto vai aumentando...:parede:
[]s.

Valeu pessoal,

eu já lixei os contatos da tampa do distribuidor, mas gostaria de saber se o rotor é original pois o que vi no site da SUZUCAR é um pouco diferente, além de estar danificado, acho que pode tá raspando em algum lugar.

Valeu.

BTMEC
22/07/2012, 17:07
Oi mauricio

eu tenho o carro desde Abril de 2009 e nunca tinha aberto o distribuidor, o rotor tá R$90,00 na SUZUCAR, acho que vou comprar um novo e ver no que dá...Talvez compre também a tampa por que depois que lixei os contatos houve perda de material nos pinos.

LFC
23/07/2012, 13:11
Oi mauricio

eu tenho o carro desde Abril de 2009 e nunca tinha aberto o distribuidor, o rotor tá R$90,00 na SUZUCAR, acho que vou comprar um novo e ver no que dá...Talvez compre também a tampa por que depois que lixei os contatos houve perda de material nos pinos.
Eu bem que achei que o seu problema era mesmo ali quando vc relatou lá na Suzukinet; acho que as peças aparentam muito desgaste e não entendi pq o rotor está tão lixado. Acho que seria melhor substituir tudo, não deve ser caro e vc vai ficar tranquilo.
Abs,
LFC

BTMEC
24/07/2012, 21:17
LFC,

onde você viu que esta lixado? Na verdade a parte plástica está danificada, deve estar raspando em algum lugar. Mas acho que vou comprar as duas peças novas mesmo, rotor e tampa, aproveitar e comprar o oring também que parece que não tem.

Valeu

rogeriomasih
25/07/2012, 00:52
parece ser bem diferente o rotor original...

LFC
25/07/2012, 11:13
LFC,

onde você viu que esta lixado? Na verdade a parte plástica está danificada, deve estar raspando em algum lugar. Mas acho que vou comprar as duas peças novas mesmo, rotor e tampa, aproveitar e comprar o oring também que parece que não tem.

Valeu
Nesse lugar que ao qual vc refere estar raspando. Até parece, pelas fotos, com o do Vitara. Compre as peças novas e esquece.
Boa sorte.
Abs,
LFC

BTMEC
26/07/2012, 17:41
Valeu pessoal,

comprei as peças na SUZUCAR, chega amanhã, depois aviso se melhorou ou não os falhamentos.

mauricio_silva
28/07/2012, 21:32
E ai BTMEC, tudo bem?
Conseguiu instalar as peças novas? O problema foi resolvido?
[]s.

Valeu pessoal,

comprei as peças na SUZUCAR, chega amanhã, depois aviso se melhorou ou não os falhamentos.

BTMEC
01/08/2012, 22:11
E ai BTMEC, tudo bem?
Conseguiu instalar as peças novas? O problema foi resolvido?
[]s.

Olá Mauricio e galera...

as peças chegaram e já instalei...

362196 362197

mas o falhamento não acabou, é intermitente, vou continuar estudando as possibilidades...

valeu pelas dicas, quando conseguir resolver posto o resultado.

Até mais.

mairo
02/08/2012, 07:53
faz o teste do map que tem no site do vitara cabrito!

Rainer 89
02/08/2012, 10:17
BTEMEC,

A falha é só na aceleração ou na marcha lenta também??? Falha em marcha lenta costuma estar relacionada a MAP... mas em aceleração... Já que esta trocando peças da ignição já viu as velas e os cabos condutivos (cabo de vela). O meu Sidekick andou um tempo ruim e no final eram só os cabos de vela.

Boa Sorte!

BTMEC
02/08/2012, 12:03
Oi pessoal,

eu já tô ficando maluco mas tentando manter a calma,

ele falha entre 2000 e 3000RPM, dá pra perceber a falha quando passo a marcha antes dos 3000RPM ou quando eu tiro o pé do acelerador antes dos 3000RPM e retomo novamente suavemente, quando retomo bruscamente no acelerador ele não falha.

No inicio desconfiei da sonda lambda, cheguei a testar e não tava 100% (ainda era original) e acabei trocando, dessa vez olhei abri o distribuidor e resolvi trocar tudo, e vou continuar testando.

Rainer, os cabos são de silicone 8.8mm da finaparts, comprei em 2009 e as velas têm pouco mais de 10000km.

A MAF comprei Zero em 2009 e não acende a luz do CheckEngine.

LFC
02/08/2012, 12:42
Oi pessoal,

ele falha entre 2000 e 3000RPM, dá pra perceber a falha quando passo a marcha antes dos 3000RPM ou quando eu tiro o pé do acelerador antes dos 3000RPM e retomo novamente suavemente, quando retomo bruscamente no acelerador ele não falha.

No inicio desconfiei da sonda lambda, cheguei a testar e não tava 100% (ainda era original) e acabei trocando, dessa vez olhei abri o distribuidor e resolvi trocar tudo, e vou continuar testando.

Rainer, os cabos são de silicone 8.8mm da finaparts, comprei em 2009 e as velas têm pouco mais de 10000km.

Pena não ter resolvido, mas ao menos vc não gastou muito e ficou com um problema a menos para o futuro. Eu andei lendo alguma coisa sobre Vitara falhando e vi um tópico que indica um defeito parecido. Poderia ser regulagem do TPS, eventualmente depois de feita uma limpeza da TBI.
Uma sugestão para vc, se estiver em Itaguaí, é dar um pulo no Zé Zuki, fica logo ali em Campo Grande. Ele é mecânico especializado e conceituado, tem ferramentas para testar e procurar o defeito. Ele tb tem site.
Abs,
LFC

AlemãoRS
02/08/2012, 13:16
Mas você fez o teste do check engine, curto circuitando os terminais no cofre do motor?

Rainer 89
02/08/2012, 18:48
Oi pessoal,

O motor do seu suzuki é 1.6 16v???
meu carro tem um problema quando a rotação chega aos 2000 RPM ele cai para pouco mais de 1500 RPM. É isso q acontece com o seu ou só fica falhando direto isso??? Meu carro esta com o sensor MAF ruim sempre achei q era por conta disso meu problema.
Já li alguma coisa relacionando perdas de rotação com perda de pressão no TBI (admissão de ar). Mas acho estranho só acontecer nessa rotação especifica. Isso parece problema eletrônico. Fiz o check engine a pouco tempo e só acusou a MAF e o sensor de temperatura da água.

Vou estudar mais um pouco uns manuais gringos q tenho para ver se descubro mais alguma possível causa do problema.

BTMEC, posta mais umas características desse problema do seu carro... fiquei bem intrigado.

Espero poder ajudar!

BTMEC
04/08/2012, 15:56
meu carro tem um problema quando a rotação chega aos 2000 RPM ele cai para pouco mais de 1500 RPM. É isso q acontece com o seu ou só fica falhando direto isso??? Meu carro esta com o sensor MAF ruim sempre achei q era por conta disso meu problema.
Já li alguma coisa relacionando perdas de rotação com perda de pressão no TBI (admissão de ar). Mas acho estranho só acontecer nessa rotação especifica. Isso parece problema eletrônico. Fiz o check engine a pouco tempo e só acusou a MAF e o sensor de temperatura da água.

Vou estudar mais um pouco uns manuais gringos q tenho para ver se descubro mais alguma possível causa do problema.

BTMEC, posta mais umas características desse problema do seu carro... fiquei bem intrigado.

Espero poder ajudar!

Reiner,

o motor do meu Vitara é 1.6 16v (cambio manual), quando acelero suavemente e deixo a rotação subir gradativamente, quando chega entre 2000 e 3000RPM acontece os falhamentos, mas quando saio arrancando não falha, percebo também que na hora que eu tiro o pé do acelerador e vou retomar suavemente ele falha mas se de imediato pisar mais fundo ele arranca de vez, as vezes acho que tem alguma coisa a ver com a posição do TPS.

Rainer 89
04/08/2012, 16:51
BTMEC,

Dei uma lida numa tabela de falhas, que tem num manual gringo, e o diagnostico mais mais próximo dessa descrição é o seguinte.

"Engine surges while holding accelerator steady"

A tradução é algo como... Motor tendo "surtos" a aceleração constante.

O diagnostico acusa apenas duas falhas prováveis. A primeira algum problema com a bomba de combustível. e a outra é o que o manual chama de "vacuum leak". Seria um vazamento de vácuo, está relacionado a perda de pressão no TBI e todo sistema de admissão de ar. Talvez a troca das juntas do corpo TBI resolva o problema.
A alternativa 4x4 vende esse jogo de juntas. E nem é caro...
Alternativa 4x4 (http://www.alternativa4x4.com.br/index.php?pag=4#)

P.S.
Segue o que esta escrito sobre perdas de vácuo no manual.

vacuum leaks. Check mounting at the intake manifold for tight ness. Make sure that all vacuum hoses are connected and in good condition. Use a stethoscope or a length of fuel house held against your ear to listen for vacuum leaks while the engine is running. A soapy solution will also detect leaks. Check the intake manifold gasket surfaces.

Vazamentos de vácuo. Verifique a montagem no coletor de admissão para ness apertado (??? Acredito que seja a necessidade de aperto no coletor de admissão.). Certifique-se que todas as mangueiras de vácuo estão conectados e em bom estado. Use um estetoscópio ou um comprimento de casa combustível armazenado contra o seu ouvido para escutar vazamentos de vácuo(???), enquanto o motor estiver funcionando. Uma solução de sabão também irá detectar vazamentos. Verifique as superfícies das juntas de vedação da admissão.

BTMEC
05/08/2012, 15:19
BTMEC,

Dei uma lida numa tabela de falhas, que tem num manual gringo, e o diagnostico mais mais próximo dessa descrição é o seguinte.

"Engine surges while holding accelerator steady"

A tradução é algo como... Motor tendo "surtos" a aceleração constante.

O diagnostico acusa apenas duas falhas prováveis. A primeira algum problema com a bomba de combustível. e a outra é o que o manual chama de "vacuum leak". Seria um vazamento de vácuo, está relacionado a perda de pressão no TBI e todo sistema de admissão de ar. Talvez a troca das juntas do corpo TBI resolva o problema.
A alternativa 4x4 vende esse jogo de juntas. E nem é caro...
Alternativa 4x4 (http://www.alternativa4x4.com.br/index.php?pag=4#)

P.S.
Segue o que esta escrito sobre perdas de vácuo no manual.

vacuum leaks. Check mounting at the intake manifold for tight ness. Make sure that all vacuum hoses are connected and in good condition. Use a stethoscope or a length of fuel house held against your ear to listen for vacuum leaks while the engine is running. A soapy solution will also detect leaks. Check the intake manifold gasket surfaces.

Vazamentos de vácuo. Verifique a montagem no coletor de admissão para ness apertado (??? Acredito que seja a necessidade de aperto no coletor de admissão.). Certifique-se que todas as mangueiras de vácuo estão conectados e em bom estado. Use um estetoscópio ou um comprimento de casa combustível armazenado contra o seu ouvido para escutar vazamentos de vácuo(???), enquanto o motor estiver funcionando. Uma solução de sabão também irá detectar vazamentos. Verifique as superfícies das juntas de vedação da admissão.

Caramba Rainer,

esses manuais parecem serem bons mesmo,

já tinha passado pela minha cabeça também de ser a bomba de combustível, já tive um uno EP que tinha quase o mesmo problema, a diferença é que falhava quando apertava muito o acelerador e só foi detectado com o carro funcionando pois quando desligado dava pressão normal.

Quanto a possível fuga de vácuo que pode estar relacionada ao TBI, também já havia lido alguma coisa, já tenho o kit de juntas e orings dos bicos, faltava coragem pra desmontar o TBI, mas agora com essa possibilidade mais concreta vou fazer a limpeza do TBI.

Depois posto o resultado e fotos do serviço.

Valeu.

mairo
06/08/2012, 08:38
meu vitara estava com uma falha e era uma manga (caninho) desses da injeção furado.

Rainer 89
06/08/2012, 10:13
Caramba Rainer,

esses manuais parecem serem bons mesmo,

já tinha passado pela minha cabeça também de ser a bomba de combustível, já tive um uno EP que tinha quase o mesmo problema, a diferença é que falhava quando apertava muito o acelerador e só foi detectado com o carro funcionando pois quando desligado dava pressão normal.

Quanto a possível fuga de vácuo que pode estar relacionada ao TBI, também já havia lido alguma coisa, já tenho o kit de juntas e orings dos bicos, faltava coragem pra desmontar o TBI, mas agora com essa possibilidade mais concreta vou fazer a limpeza do TBI.

Depois posto o resultado e fotos do serviço.

Valeu.

Esse manual que eu consegui é bem interessante, ele serve para Samurai, Vitara, e Sidekick... A parte mais especifica de desmontagem dos componentes, etc, não é das melhores mas essa tabela de falhas é exlente.

Espero q a dica do manual funcione... Estou bem curioso pra saber o resultado!

Valeu!

BTMEC
08/09/2012, 11:51
Olá pessoal,

voltei pra descrever o que fiz, desmontei o TBI e a parte inferior onde passa água, vejam as fotos...

Parte inferior...

369281 369282
ANTES DEPOIS

Parte Superior...

369283 369284
ANTES DEPOIS

pois é pessoal a parte onde passa a água estava horrível (na verdade não sei se passa, pois a sujeira aparentemente é de água estacionada), a água que entra nessa parte vem da válvula termostática (antes de passar por ela e voltar para o radiador) e a outra mangueira vai para a IAC (parece um circuito fechado), minha preocupação é como está a IAC.

Limpei também a válvula EGR, não estava tão suja, mas estava sem a junta e comprei um papel pra junta e fiz o recorte.

Tudo limpo e montado sai para o teste...

Resultado: mesmo falhamento, quando chega a pouco mais de 2000RPM o carro falha e retoma de repente, daí parei o carro no meio da rua e retirei a mangueira que sai do solenóide da EGR e vai para o TBI, desta forma não acionando o solenóide e para minha surpresa não falhou, por isso acho que tem alguma coisa com o sistema da EGR.

OBS: quando estava limpando a EGR notei que estava passando produto pra dentro do diafragma e acho que não é pra acontecer isso, além de haver uma certa folga entre o pistão e o corpo da EGR.

No mais é isso, espero algum pitaco...Pelo menos agora sei que ficou tudo limpo...

Chris BA
10/09/2012, 18:50

Espero poder ajudar!

Olá Amigos.

Meu Vitara é 1.6 8v e tem exatamente o mesmo problema desde quando comprei a uns 2 anos... Sempre q ele ta quente e acelero ele devagar qnd chega em 2000 RPM ele cai pra 1500 e volta a acelerar sozinho. Procurei desesperadamente nos tópicos procurando uma resposta e encontrei um debate justamente sobre esse problema e para minha surpresa era o antigo dono do meu carro que tinha aberto o tópico em 2004...
Resumindo este fim de semana constatei o possível problema, fiz um teste com o multímetro no sensor de abertura da borboleta da TBI (acho que o nome é TPS), e vi que ele tinha uma falha na pista. O teste é simples, deste sensor saem quatro fios... um deles não sei o que faz, o preto é neutro, o rosa e preto (se não me engano) é a alimentação (tem que dar 5 volts), e o amarelo e preto é o retorno, ele da aproximadamente 0,4 – 0,45 volts com a borboleta fechada, quando você vai abrindo vai aumentando até quase 5 volts e esse aumento tem que ser constante, no meu caso ele falha com 2 volts... é bem sensível mais se vou bem devagar ao chegar em 2v ele perde o sinal e retoma logo em seguida... (esse teste tem que ser feito com o carro desligado mas em contato)
O pior disso tudo é que esse sensor é muito caro... até no E-bay ta caro e difícil de encontrar, vou ver se no próximo fim de semana tento desmontar e arrumar
ele.
Espero ter ajudado...

LFC
10/09/2012, 19:06
Olá Amigos.

Meu Vitara é 1.6 8v e tem exatamente o mesmo problema desde quando comprei a uns 2 anos... Sempre q ele ta quente e acelero ele devagar qnd chega em 2000 RPM ele cai pra 1500 e volta a acelerar sozinho. Procurei desesperadamente nos tópicos procurando uma resposta e encontrei um debate justamente sobre esse problema e para minha surpresa era o antigo dono do meu carro que tinha aberto o tópico em 2004...
Resumindo este fim de semana constatei o possível problema, fiz um teste com o multímetro no sensor de abertura da borboleta da TBI (acho que o nome é TPS), e vi que ele tinha uma falha na pista. O teste é simples, deste sensor saem quatro fios... um deles não sei o que faz, o preto é neutro, o rosa e preto (se não me engano) é a alimentação (tem que dar 5 volts), e o amarelo e preto é o retorno, ele da aproximadamente 0,4 – 0,45 volts com a borboleta fechada, quando você vai abrindo vai aumentando até quase 5 volts e esse aumento tem que ser constante, no meu caso ele falha com 2 volts... é bem sensível mais se vou bem devagar ao chegar em 2v ele perde o sinal e retoma logo em seguida... (esse teste tem que ser feito com o carro desligado mas em contato)
O pior disso tudo é que esse sensor é muito caro... até no E-bay ta caro e difícil de encontrar, vou ver se no próximo fim de semana tento desmontar e arrumar
ele.
Espero ter ajudado...

Se é o TPS procura aqui no Forum uma adaptação usando o do Fiat (acho que é o Uno) para vc estudar as possibilidades.
Abs,
LFC

BTMEC
10/09/2012, 20:10
Olá Amigos.

ele.
Espero ter ajudado...

Olá Christian,

as vezes também desconfio do TPS mas nunca achei como fazer os testes, o que eu consigo são os valores da resistência em cada posição do TPS, mas valores em Volts eu nunca achei, o meu Vitara é 16V e os valores devem ser diferentes, onde você achou esses valores?

A diferença do seu problema para o meu é que comigo a rotação não cai, chega a falhar mas não cai.

...

Chris BA
14/09/2012, 18:02
Se é o TPS procura aqui no Forum uma adaptação usando o do Fiat (acho que é o Uno) para vc estudar as possibilidades.
Abs,
LFC

Olá LFC, obrigado pela dica mais não to achando essa adaptação aqui no fórum... De qualquer forma o sensor novo original da Vitara ta por 1158 reais na loja... então acho que vou arriscar mesmo e comprar o do Uno ou o do Corsa que tem até por 25 reais no Mercado Livre e inventar uma moda pra adaptar... vi a relação deles e ambos são da mesma faixa de +-0.45v a 4.6v. Se der certo algum deles passo as dicas aqui no fórum.

Abs
Chris

Chris BA
14/09/2012, 18:13
Olá Christian,

as vezes também desconfio do TPS mas nunca achei como fazer os testes, o que eu consigo são os valores da resistência em cada posição do TPS, mas valores em Volts eu nunca achei, o meu Vitara é 16V e os valores devem ser diferentes, onde você achou esses valores?

A diferença do seu problema para o meu é que comigo a rotação não cai, chega a falhar mas não cai.

...

Olá BTMEC, esses dados um amigo meu que é mecânico me passou, ele me explicou que a TPS na verdade é uma espécie de potenciômetro e o mais importante desse teste não é necessariamente a voltagem em si e sim se a variação dessa voltagem é constante e ininterrupta durante a aceleração o que poderia indicar uma falha na pista... bom pelo menos foi isso que eu intendi, mexo bastante com mecânica mais só de carros antigos sou um desastre no assunto de injeção eletrônica. De qualquer forma espero ter ajudado
Abraço
Chris

szangelosz
19/09/2012, 17:44
O meu recentemente apareceu este problema, tirei a EGR para limpeza e para minha surpreza o canal de passagem do ar estava entupido, fiz o desentupimento e continuou com a falha, acho que a EGR não serve mais. Fiz uma pesquisa na net e a mais em conta que encontrei foi na www.rockauto.com (http://www.rockauto.com), cerca de U$ 100,00 + U$ 40,00 de frete. Acho que vou desmontar o sistema e fazer uma limpeza mais criteriosa só para não ter que comprar a peça sem necessidade.

BTMEC
20/09/2012, 22:36
Resultado: mesmo falhamento, quando chega a pouco mais de 2000RPM o carro falha e retoma de repente, daí parei o carro no meio da rua e retirei a mangueira que sai do solenóide da EGR e vai para o TBI, desta forma não acionando o solenóide e para minha surpresa não falhou...

Olá pessoal, o carro continua falhando mas diminuiu bastante a mangueirinha citada acima...

Quando tiver mais um tempo vou isolar a EGR pra ver no que dá...

szangelosz
21/09/2012, 08:26
Pode resolver o problema isolando a EGR, mas não acho uma boa idéia, pelo que vi nas pesquisas sobre ela, com a sua função de recirculação além de resfriar o sistema diminui a poluição ao meio ambiente.

szangelosz
21/09/2012, 08:30
O meu uma época estava com este sintoma de queda de aceleração quando chegava em 2000rpm, foi feito uma calibragem no TPS e resolveu, mas essa queda era ligada apenas com a rotação do motor, ou seja, acontecia com o carro parado, agora ele fica falhando quando um pouco acima dos 2000rpm, mas em movimento, por isso desconfio da EGR.

Andrei Hasse
21/09/2012, 19:05
Fala Pessoall,

De outro vitara que eu tinha, a EGR estava com prolema, bem suja e travando, Falei com meu mecanico ele falou que para um carro dessa idade, que ja não tem mais o catalizador, éla ja não fazia a diferença, e que não resfria e nem diminiu a poluição tanto assim. Pois então tirei ela fora, fechei o cano do vacuo, e fiz dois selinhos de aluminio para tapar os furos, nessa mesma fiz toda limpeza do TBI, eeeeeeee O carro ficou redondinho, Economico e andando bem.

Acho a EGR mais firula que funcionamento, não ajuda nem atrapalha. Se for isolar a bendita, é bom eliminar totalmente e selar os furos, pois ela poderá ter parado aberta por exesso de sugeira, é super simples de fazer, qualquer torneiro faz dois selinhos para os furos.

Abrsss

BTMEC
23/09/2012, 18:22
Pode resolver o problema isolando a EGR, mas não acho uma boa idéia, pelo que vi nas pesquisas sobre ela, com a sua função de recirculação além de resfriar o sistema diminui a poluição ao meio ambiente.

Cara, eu nunca entendi essa parte de "resfriar o motor" pois o que passa pela EGR é resultado da combustão (já admitiu, misturou, e explodiu) e o que não sai pela EGR sai pelo coletor de escape. Mas com relação ao reaproveitamento de gases eu até concordo por que o que sai do 4 cilindro retorna para o coletor de admissão, e o que alguns podem pensar esse reaproveitamento não é pelo TBI e sim diretamente no coletor de admissão, o sistema de vácuo do TBI serve somente para abrir e fechar a passagem dentro a EGR por meio de um pistão que tem dentro da EGR e os gases pssam do 4 cilindro para o coletor de admissão.

Quando eu tiver um pouco de tempo irei isolar a EGR com um papel de junta pra fazer o teste...

szangelosz
24/09/2012, 11:59
Esse final de semana tirei as solenoides azul (vem da egr) e preta (vem do canister) fiz uma limpeza completa, para ver se elas estavam travando, até que não estavam tão sujas, remontei e o problema continua. Vou tentar isolar a EGR, para ver se resolve por que também desconfio da MAF.

Suzukiko
05/10/2012, 21:03
Só de olho... Meu carro está com o mesmo problema!

szangelosz
08/10/2012, 08:53
Esse final de semana isolei a EGR, fiz uma junta de latinha de refrigerante, cortei do mesmo tamanho, e deixei fechado apenas o furo que vem os gases dos cilindros, assim os gases de recirculação não escaparão para a TBI, resultado: o carro parou de falhar na lenta, e de quebra ganhou alguma potência, gostei do resultado. Isolando a EGR resolve.

BTMEC
08/10/2012, 11:09
Então você não fechou tudo? fechou só a parte que sai do quarto cilindro e deixou a parte que vai para o coletor de admissão aberta?

szangelosz
08/10/2012, 11:18
Isso mesmo, pq o objetivo é eliminar a realimentação do sistema, sem retirar nenhuma peça e assim deixar o motor redondo.

Agora estou em busca de solução para outro problema que é umas enguiadas estranhas quando estou numa reta, acredito ser a MAF, mas antes vou verificar o distribuidor procurando alguma indicação.

BTMEC
12/10/2012, 20:23
Olá amigo,

acabei de fazer a mesma coisa que vc mas não resolveu, vou isolar tudo e ver o que dá.

szangelosz
15/10/2012, 07:51
Tu ja fez a limpeza da TBI? Regulagem do TPS? pq só parti para o isolamento depois que tentei de tudo.

BTMEC
15/10/2012, 10:34
olá amigo,

na página 4 tem um post meu mostrando a limpeza do TBI, o TPS tá regulado.

Ontem isolei totalmente a EGR e nada, ficou com o mesmo falhamento, e como eu já li a alguns posts atrás o falhamento só acontece com o carro com carga, ou seja, o carro parado ele não falha.

A única coisa que ainda etenua o falhamento é desconectar a mangueira da solenóide, a que vai para o TBI, mas não cessa totalmente, ainda fica com o falhamento bem sutil.

Voltei tudo para o original e vou tentar pensar em outra coisa ou apelar para os especialistas...

BTMEC
27/11/2012, 07:29
Olá pessoal,

problema resolvido...

como falei no meu último post, apelei para os especialistas, levei o carro lá no ZEZUKI aqui no Rio de Janeiro.

Chegando lá fomos logo dar uma volta, já que o carro não apresentava falhamento parado, e logo o defeito apareceu, trocamos velas (tinha acabado de trocar por velas de Iridium), trocamos cabo, trocamos bobina, trocamos solenóide da EGR, e nada fez o defeito sumir, daí o Zé foi dar uma volta comigo pra verificar o defeito, foi então que ele percebeu um buraco na aceleração daí partimos para o TPS e MAF, com o TECH2 ele verificou todos os sensores e nada, o TPS funcionava redondo daí o Zé pediu pra trocar a MAF (a luz do CheckEngine não acedia), na hora que o mecânico chegou com a outra MAF logo percebi uma diferença e chamei o Zé, quando ele olhou a MAF do meu carro descobriu o defeito, a MAF que eu estava usando era do Grand Vitara.

Para um leigo não faz diferença como não fez pra mim quando comprei a 3 anos atrás, mas o Zé me mostrou a diferença do TECH2, a leitura de quantidade de ar que passa pelo sensor é diferente algo entorno de 1g.

Resultado: carro redondo e consumindo menos, passou de 8,5 para 10Km/l fácil.

szangelosz
27/11/2012, 09:02
troquei a minha MAF a uns 3 anos atrás, pode ser o mesmo problema que o seu, visualmente vc notou alguma diferença entre as MAFs?

BTMEC
27/11/2012, 11:49
Olhando rapidamente não tem diferença, mas a parte quadrada que tem em cima, no Vitara é um pouco mais alta mas a maior diferença é dentro perto da palheta, o sensor do Vitara possui um resistor dentro e o sensor do Grand Vitara não tem, outra coisa é a tela, no Vitara é de metal e os furinhos são menores e no Grand Vitara a tela é de plático e os furos são mais espaçados.

mairo
27/11/2012, 12:25
eu tive problema com MAP do vitara e adaptei do uno, quando tirei média 11 era com ele!

BTMEC
27/11/2012, 12:31
Pessoal,

só pra complementar a diferença da MAF

Referência

Vitara: 58B00
Grand Vitara: 65D0

mas.marco
28/11/2012, 19:10
Tá... BTMEC.... e ele te cobrou as velas (que você já tinha colocado...novas....)?

Tenho um PÉSSIMO histórico com essa oficina.
Que bom que resolveu com você.

Claro... espero que você não tenha pago novamente pelas velas....

BTMEC
29/11/2012, 08:08
Não,

não cobrou as velas, nem cabos, nem bobina que foram trocadas para teste, pelo contrário, foram bem atenciosos.

Paguei R$ 200,00 de mão de obra.

Christian Rudnick
17/03/2013, 18:48
Pessoal onde que localizo esse sensor MAF meu vitara é um 93!!
abs

szangelosz
18/03/2013, 09:15
Pessoal onde que localizo esse sensor MAF meu vitara é um 93!!
abs

Acho quevitara 93 é MAP e não MAF.

szangelosz
18/03/2013, 09:16
Troque a MAF, botei zero, o carro tá redondo!!

BTMEC
18/03/2013, 09:26
Se o Vitara for 16V possui MAF e fica na saída do filtro de ar para o motor. MAP só no 8V.

Christian Rudnick
18/03/2013, 09:54
Correto então o 8v nao tem MAF!!
Falta resolver essa maldita falha na aceleração, ja mexeram em tudo e nada e engasga qd acelra de forma rapida depois vai embora!!

obrigado

rodrigo.hoffman
18/03/2013, 10:23
E meu tb de vez em quando apresentava uma falha na aceleração.. Parecia um corte em algum lugar (alimentação ou faísca).. Esses dias fiz a troca do liquido de arrefecimento e percebi que a falha era qd chegava por volta dos 2000rpm.. Do nada ele caia a rotação e depois voltava pros 2000 novamente.. Fiz uma limpeza na EGR que tava lacrada (tive que tirar com uma chave de fenda a carbonização dela) e depois um CAR 80 na tubulação.. Ainda nao andei com o carro mas ja notei que a lenta parece ter ficado mais estavel e um pouco mais alta ..

Talvez uma limpeza resolva seu problemas

[ ]´s

mairo
18/03/2013, 10:56
vitara 8v tem map, o qual o resultado é praticamente o mesmo do maf!

Christian Rudnick
18/03/2013, 13:45
pois é Rodrigo, ja foi feito limpeza da TBI e da EGR e nada
foi trocado o sensor de Borboleta tb TPS e nada
O que o mecanicos falaram é que falta um cano da bomba dágua que leva agua pra TBI, mas nao sei se colocando isso resolvera o problema!!!

Chris BA
19/03/2013, 07:51
Ola amigos.
Relatei a alguns meses neste mesmo tópico meu problema de falha na aceleração do meu Vitara 8v 93/94, e descobri q o problema era na TPS, tentei adaptar mas não deu certo. Tive q comprar uma nos EUA, e para minha surpresa continuou com o mesmo problema, quando chegava em 2000 RPM caia para 1500 e voltava a subir... Depois de gastar uma fortuna com a TPS nova e sem esperanças levei a Vitarinha na Alternativa 4x4 aqui em SP e tive a feliz noticia que era mesmo a TPS so que eu não soube regular ela na hora de instalar a nova. Em 5 min minha Vitara ficou como nova e foi resolvido um problemas de mais de 2 anos...

carlos muller
19/03/2013, 08:55
Ola amigos.
Relatei a alguns meses neste mesmo tópico meu problema de falha na aceleração do meu Vitara 8v 93/94, e descobri q o problema era na TPS, tentei adaptar mas não deu certo. Tive q comprar uma nos EUA, e para minha surpresa continuou com o mesmo problema, quando chegava em 2000 RPM caia para 1500 e voltava a subir... Depois de gastar uma fortuna com a TPS nova e sem esperanças levei a Vitarinha na Alternativa 4x4 aqui em SP e tive a feliz noticia que era mesmo a TPS so que eu não soube regular ela na hora de instalar a nova. Em 5 min minha Vitara ficou como nova e foi resolvido um problemas de mais de 2 anos...

alguem aki do forum sabe como se pode regular a TPS..favor passar essas informações para nos vitareiros...estou muito longe de sao paulo. E gosto muito de fazer eu mesmo as coisas....hehehe

miguel_156
25/04/2013, 08:42
alguem aki do forum sabe como se pode regular a TPS..favor passar essas informações para nos vitareiros...estou muito longe de sao paulo. E gosto muito de fazer eu mesmo as coisas....hehehe

Boas pessoal também espero por essa dica para resolver problema no meu viTTara, por vezes o meu ate "rateres" dá (pequenas explosões na TBI por má gestão de combustível)

szangelosz
25/04/2013, 09:28
Segue a dica para regulagem da TPS, precisarão de um multimetro e um regulador de folga de velas (por que as medidas serão menores que 1mm) para calibragem.
Desconecte o multiplug de alimentação da TPS De baixo para cima (A,B,C,D), e localize o parafuso regulador da abertura da borboleta.

Vitara/Sidekick 16V(MPI)
Entre Terminals "A" & "B"
Com .020" (.50 mm) Folga no parafuso ........... 0-500 (Leitura no Multimetro)
Com .031" (.80 mm) Folga no parafuso ........ Infinity (Leitura no Multimetro)
Entre os Terminals "A" & "D" ............................................. 3500-6500
Entre os Terminals "A" & "C" Em marcha lenta.................... 300-2000
Com o acelerador totalmente aberto................................ (3) 2000-6500

Sidekick (TBI) Vitara 8v
Entre os terminais "C" & "D"
Com .012" (.3 mm) Folga no parafuso ......... 0-500 (leitura no multimetro)
Com .020" (.5 mm) Folga no parafuso ......... Infinity (leitura no multimetro)
Entre os terminais "A" & "D" ........................ 3500-6500 (leitura no multimetro)
Dica.: Um papel A4 branco tem folhas com 0,10mm. Dobrando o papel 0,20

407686

miguel_156
26/04/2013, 11:56
mas o multiplug do meu viTTara é de 6 fios!
2 desses fios são do injetor, são os 2 fios que entram tubinho preto.

Da para você identificar as cores dos fios á letra?

http://img703.imageshack.us/img703/408/img155d.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/703/img155d.jpg/)

szangelosz
26/04/2013, 12:06
Esse multiplug de 6 fios a leitura é como mostra a imagem que anexei no post anterior, a figura da esquerda, para vitara 8v.

miguel_156
26/04/2013, 12:55
Olhando a tua imagem...
http://img89.imageshack.us/img89/9499/tpsi.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/89/tpsi.jpg/)

Então que assim, esta correto?
http://img824.imageshack.us/img824/8018/img155r.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/824/img155r.jpg/)

szangelosz
26/04/2013, 13:50
O lado A e C é o mesmo do clipe do multplug. Na foto não dá para ver direito.

miguel_156
26/04/2013, 15:09
Nada disso!
A - Marron (é assim que voces ai no Brasil disem não é? aqui em Portugal é castanho)
B - cor de rosa (Acho que no Brasil se diz igual a Portugal)
C - Preto
D - Verde

Fica aqui uma imagem que encontrei na net onde estão cortados os fios que ligam ao injector.
http://irensautoparts.com/NEWAUTO/TPS/GEO_CHEVROLET_SUZUKI/TPSsidekickF.jpg

szangelosz
26/04/2013, 15:33
Isso mesmo, eu me enganei ao olhar a foto, nesse caso vc usa o multimetro nos fios preto e verde.

miguel_156
26/04/2013, 16:03
E deois se os valores estiverem errado como acerto eles? rodando o TPS?

szangelosz
26/04/2013, 16:14
Afrouxa os parafusos, bota a lamina no batente do parafuso regulador da abertura da borboleta e vai girando a TPS até obter as leituras indicadas. Quando finalizado aperta o parafuso, confere a leitura novamente e pronto, tudo certo.
Com .012" (.3 mm) Folga no parafuso ......... 0-500 (leitura no multimetro)
Com .020" (.5 mm) Folga no parafuso ......... Infinity (leitura no multimetro)

miguel_156
26/04/2013, 18:32
Entendi:euforico:
Se depois tiver duvida volto a "chatear"
Aqui em Portugal também estava a tirar a duvida de como se fazia o serviço mas vc aqui explicou mais simples e directo.
Deixo aqui o link do forum da suzuki de portugal.
Ajustar / afinar / calibrar TPS vitara 8v (http://suzuki.zikforum.com/t7401-ajustar-afinar-calibrar-tps-vitara-8v)

miguel_156
28/04/2013, 19:24
No forum aqui em Portugal onde também participo,(Ajustar / afinar / calibrar TPS vitara 8v (http://suzuki.zikforum.com/t7401-ajustar-afinar-calibrar-tps-vitara-8v)) e onde se debate o mesmo assunto, um membro desse forum disponibilizou esta informação:

http://imageshack.us/a/img405/281/vitaraborboletainjpage1.jpg
http://imageshack.us/a/img850/5121/vitaraborboletainjpage2.jpg
http://imageshack.us/a/img254/4483/vitaraborboletainjpage3.jpg
http://imageshack.us/a/img16/9708/vitaraborboletainjpage4.jpg
http://imageshack.us/a/img89/9074/vitaraborboletainjpage5qp.jpg
http://imageshack.us/a/img705/3748/vitaraborboletainjpage6.jpg
http://imageshack.us/a/img27/7464/vitaraborboletainjpage7.jpg

Surgiu uma duvida, na 1º pagina, na "NOTA" no ponto 6 ​diz " Aplique vácuo ao dispositivo de abertura da borboleta para deslocar a válvula de borboleta para a posição de relanti" o que é que eles querem que se faça? Não se falou nada disso nas indicações acima indicadas pelo "szangelosz (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/13602-szangelosz.html)"

Encontrei tambem este video Geo Tracker/Suzuki Sidekick Tips for adjusting TPS - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=HDkUbCbkQq4) onde no minuto 1:50 o cara vai com alicate cortar algo que estava a segurar/prender alguma coisa durante as medições! tem alguma coisa a ver com a tal cena do vácuo?

Sera que se referem a prender o throttle opner na posição de fechado/encolhido com uma abraçadeira de plástico simulando o vácuo?

throttle opner é a peça indicado no imagem abaixo com a letra D
http://www.autoelectronico.com/008/suzsensor002.jpg

szangelosz
29/04/2013, 08:10
Esse que vc postou é mais difícil de regular, por que se baseia em leituras de voltagens. O que postei vc regula a distancia de abertura da TPS, com um calibrador de valvulas no parafuso do batente da borboleta.

miguel_156
29/04/2013, 21:35
Já estive a bater tudo e estava tudo mais ou menos nos conformes, no final do trabalho descobri a provável causa do problema, o cabo que leva corrente á tampa de distribuidor estava carbonizado dentro do buraco da tampa do destribuidor. (cabo no buraco do meio da tampa do distribuidor)

Nada me levava a suspeitar dos cabos porque eles foram metidos novos juntamente com a tampa do distribuidor á pouco mais de um ano e meio!!!
Os restantes cabos estão como novos, só mesmo este do meio estava queimado, sorte eu ainda ter aqui os cabos antigos, limpei passando lixa lá no buraco da tampa de distribuidor e meti o cabo antigo a substituir este queimado.

Agora umas perguntas...
O que originaria este cabo ter queimado desta maneira?
Tara alguma coisa a ver de eu não ter trocado o rotor, quando troquei a tampa do distribuidor e os cabos de velas na ultima vez á pouco mais de ano e meio?

szangelosz
07/05/2013, 11:11
Acho que não tem a ver com o rotor, o cabo não estava folgado? pode ser isolamento, água, e etc. Resumindo, dá uma verificada pelo menos de 6 em 6 meses, limpa, e vai mantendo,

Vellasco
24/06/2013, 00:30
Andre,

Já conferiu o relé de ignição? Já tive um problema parecido com esse e corri uma duzia de oficinas até um cara fazer umas soldas estranhas no meu relé de ignição que resolveram meu problema.

Kiev Sidney
05/08/2014, 21:34
Boa Noite,Pessoal!
Estou com um problema no meu Vitara 1.6 16v 93,esta falhando muito,quando acelero o mesmo fica falhando como se estivesse dando cortes de combustível ou centelha. Já substituir varias peças mesmo assim o problema acontece.
- Bomba de Combustível + filtro
- Cabos de vela + Velas
- Tampa do Distribuidor
- Rotor
- Limpeza de Bico
*Mesmo assim o problema continua,por ultimo,ele esta dando na partida normal,depois de uns 2 minutos o mesmo desligava e não ligava mas,apenas dando Sorvas.
Levei ao Eletricista ele falou que esta tudo ok.
Obs: Aqui na cidade o pessoal corre p/ não mexer em Vitara,não tem com fazer um diagnostico preciso.Já estou para :screwy:.
Me ajudem pessoal.
Obrigado!

Bruno Fiorese
06/08/2014, 13:39
Olá, Sidney!

Recentemente tive um problema parecido com este no meu Sidekick, daí troquei as velas e cabos e aparentemente tinha se resolvido o problema. Mas o carro ainda estava estranho. Então, meu mecânico identificou que a borboleta da admissão de combustível (se não me engano) estava travando por conta de sujeira e entrada de ar por conta de mangueira furada. Peça pra verificar isso também, se for possível.

Espero ajudar, valeu!

skylucas
12/08/2023, 15:59
Caro Andre, Conseguiu solucionar a falha de seu Vitara??? tenho um 97 1.6 8v com o mesmo problema, ja troquei bomba, bico, e nada o bicho continua falhando, vc pisa e da um vazio, não morre mas fica fraco e não anda, derrepente fica zerado. sei q já se passou uma década mas vc conseguiu resolver na época esse problema? Tô com uma Tracker com o mesmo sintoma