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cleitonbasso
29/12/2009, 17:47
Olá amigos.
Estou com um problema na sportage 2001 - diesel. Frequentemente está caindo toda a carga da bateria. Depois de trocar alguns diodos queimados e também o regulador de tensão o problema continuou. Agora, na estrada, acendeu no painel o luz da bateria e do freio. Deu prá chegar em casa. Mas a bateria se foi no dia seguinte. Na auto elétrica, constatou que todos os diodos do alternador queimaram. Há a suspeita de que seja o relê das velas aquecedoras que está ficando muito tempo ligado (mesmo que a luz no painel indique 6 segundos), e quando ele fica acionado, o carregamento tem caído para -20, o que segundo o técnico é anormal e estaria sobrecarregando o alternador e por isso queimando os diodos. O próximo passo será trocar esse relê. Se alguém tiver mais alguma dica, agradeço. Até a troca do regulador de tensão, o sintoma era de que há cada 15 dias a carga da bateria zerava, mesmo sendo nova e testada. Dea bateri pois de zerar, corria para a Auto Elétrica e lá indicava tudo bem, carregamento normal. Dava uma carga ou andava até recarregar e mais alguns dias tudo ficava normal, até o problema reaparecer. A impressão é que o problema vinha aparecendo quando dava partida com mais frequência, tipo andando na cidade, para aqui para alí, e tal. Depois disso tudo então trocou-se o regulador e quase todos os diodos, sobrando uns 2 originais do alternador. Agora todos queimaram de uma só vez e vão mexer neste relê das velas aquecedoras, mas sem ainda uma certeza de solução. Fico no aguardo. Obrigado.
oi cleiton, de fato la sportage de manha cuando la ligas despoi de los 6 segundo cuado liga el motor el tenporisado se liga de novo asta que levanta 40 grao de tenperatura.acredito que lo que te estan falando del tenporisador esta ERRADO,pra mi eles nao supieron consertar ven el alternador ,ok un abraço
Humberto_lima
30/12/2009, 17:51
Olá!
Tive um problema semelhante!
Com a viatura em vazio, ou seja sem carga e todos os itens desligados, havia um fluxo de corrente da bateria para a carcaça de ~2,5 A.
Essa corrente é sufuciente para descarregar a bateria da noite para o dia.
Solução: Recondicionar o alternador
Veja o link: http://www.tomil.com.br/
Sds,
Geisler®
31/12/2009, 03:37
Olá!
Tive um problema semelhante!
Com a viatura em vazio, ou seja sem carga e todos os itens desligados, havia um fluxo de corrente da bateria para a carcaça de ~2,5 A.
Essa corrente é sufuciente para descarregar a bateria da noite para o dia.
Solução: Recondicionar o alternador
Veja o link: http://www.tomil.com.br/
Sds,
Não entendi bem o que você quis dizer:pensativo:
Esses 2,5A estão "fugindo" da bateria mesmo com o motor e tudo mais desligado?
Vou contar um fato acontecido comigo, quando eu tinha um Opala Diplomata, que vivia estourando bateria e queimando alternador, que por si só ja era uma bosta.
Em dois anos, foram 4 baterias novas e umas 5 manutenções no alternador, onde a unica coisa que não foi trocada é a carcaça.
Nenhum eletricista descobriu o meu problema, mas eu consegui descobrir facilmente com 1 multimetro.
Liguei o carro e medi a tensão na saida do altenador, deu 13,9 volts.
medi na bateria, deu 12,5 volts :pensativo:, ja estranhei...
Então com o motor ainda ligado, coloquei o multimetro na escala de Amperes(no máximo 10 nesse digitais), e fiz o seguinte:
Peguei a ponta negativa e encostei no positivo da bateria, e a ponta positiva do aparelho encostei no positivo que sai do alternador.
Acusou 0,1A ou menos, totalmente aceitável.
Ai peguei a ponta negativa e encostei no negativo da bateria, e a ponta positiva do aparelho encostei na carcaça do alternador e pra meu espanto, saiu faisca, e a escala chegou a 2,5A:shock: e se aceleresse chegava a 4,5A.
Ou seja, descobri uma fuga de corrente enorme entre o bloco do motor e a lataria do carro.
Então isto ocasionava diversos problemas, como partidas muito dificeis, bateria sempre com pouca carga, o farol ficava forte quando acelerava, queimavam lampadas de vez enquando, e tudo por causa de um fio trançado bem grosso que aterra o motor, ao chassis.
Havia oxidação nas conexões e como tava tudo muiiito enferrujado e sujo(olha a preguiça...) resolvi fazer um outro cabo e fazer esta ligação em outro ponto do chassis e motor.
Como achava que o problema era alternador, nesta época ja fazia 1 mes que eu tava andando com um alternador de vectra de 120 Amperes e ainda assim pegava pesado e bateria sempre com pouca carga, chegava a secar....
Foi só fazer este cabo e meus problemas acabaram!!
Nunca mais mexi em alternador e bateria, rodei 2,5 anos e vendi o carro assim.
Então Cleitonbasso, se tu tens instrumento pra medir, faça esse teste ai, porque se tiver fuga entre a lata e o bloco do motor, vai queimar direto alternador.:concordo:
Abraço e LAMA \o/:odedo:
Alexandre B.
28/08/2013, 23:40
Pessoal, estou com um problema parecido com o do Cleiton. Só que no meu caso uma bateria nova de 75 amperes descarregou completamente em 03 dias. Usei a viatura todos os dias em percursos de uns 5 km. Na loja de baterias foi constatada uma fuga de 1,5 amper com tudo desligado. Quando cheguei na auto elétrica foi verificada uma fuga de apenas 0,2 amper. Com o motor ligado a tensão da bateria está em torno de 13,8 volts e quando ligo farol alto, farol de neblina e ar condicionado a tensão da bateria cai para uns 12,3 volts. Decidi não abrir o alternador, pois não fiquei convencido de que é este o problema. Como não encontrei relatos sobre a causa deste tipo de problema, peço algumas dicas ou link de algum tópico que trate do assunto. Estou com a viatura a um mês e este é o meu primeiro problema com ela. A bateria foi recarregada e estou desconectando o positivo para não descarregar novamente. Detalhe: a bateria "zerou" quando fui voltar da aula as 22:30 bem no dia em que nevou aqui em Caxias do Sul. Menos mal que o pessoal do estacionamento tinha um cabo para ligar em outra bateria para dar a partida, pois a minha mal acendia as luzes do painel. Não foi fácil chegar em casa quase sem farol e o limpador do para-brisa quase parando. Abraço a todos e desde já agradeço pelas dicas que puderem me enviar. PS: sei que o tópico é muito antigo, mas não encontrei um lugar mais adequado para postar o meu problema.
cegandrade
29/08/2013, 07:44
Tive um problema a uns meses com meu alternador. Ele funcionava aparentemente normal, mais começou a marcar luz de bateria no painel. Quando isso ocorria eu media e estava perfeito. Levei num eletricista de confiança que vasculhou o carro todo e nao achou problema algum. Resolvi andar com ela um tempo assim ate que o problema ficasse maior e aparecesse o problema. Um dia andando com a patroa percebi que o farol estava ficando mais fraco, voltei rapido para casa e mal consegiu guardar o carro, e quando liguei novamente ele nao tinha nada de bateria. Depois de 2 horas virei o carro e ele pegou perfeitamente, com raiva dei uma acelerada funda e para minha surpresa a luz apagou. Depois de alguns testes na rua, notei que com a vibração a luz acendia e acelerando mais profundamente ela apagava e depois voltava a acender. Bom ja imaginando ser o alternador, voltei a eletricista e contei o ocorrido. Ele desmontou o alternador e descobriu um diodo queimado e uma solda fria quebrada. Por isso quando eu acelerava ela colava a solda e funcionava e com a vibração voltava ao local. Ele aproveitou e trocou os rolamentos, trocou o diodo queimado, e refez as soldas. Gasto de R$120,00 e o carro esta perfeito ate hoje.
DouglasMac
29/08/2013, 13:26
Prezados, o problema está no alternador. Ao trocar os diodos, os "eletrimexecistas" colocam xing-ling de péssima qualidade e abaixo das especificações necessárias. Não aceitem gambiarra, os SPT não aceitam e "cospem" tudo de volta!!
Alexandre B.
29/08/2013, 17:28
Carlos e Douglas, obrigado pelas dicas. Agora a pouco passei em uma auto elétrica bem recomendada por alguns amigos e dos vários testes que foram realizados a suspeita foi exatamente da placa de diodos. O alternador carrega pouco, em baixa rotação com faróis e ar ligado a voltagem vai baixando. Um detalhe que me chamou a atenção e não associei com a descarga da bateria foi a baixa velocidade do limpador do párabrisa. Vou deixar lá amanhã para que o alternador seja retirado e arrumado. Na semana que vem informo o que foi trocado e se funcionou. Abraço.
alexandrodorner
29/08/2013, 18:20
Pessoal, estou com um problema parecido com o do Cleiton. Só que no meu caso uma bateria nova de 75 amperes descarregou completamente em 03 dias. Usei a viatura todos os dias em percursos de uns 5 km. Na loja de baterias foi constatada uma fuga de 1,5 amper com tudo desligado. Quando cheguei na auto elétrica foi verificada uma fuga de apenas 0,2 amper. Com o motor ligado a tensão da bateria está em torno de 13,8 volts e quando ligo farol alto, farol de neblina e ar condicionado a tensão da bateria cai para uns 12,3 volts. Decidi não abrir o alternador, pois não fiquei convencido de que é este o problema. Como não encontrei relatos sobre a causa deste tipo de problema, peço algumas dicas ou link de algum tópico que trate do assunto. Estou com a viatura a um mês e este é o meu primeiro problema com ela. A bateria foi recarregada e estou desconectando o positivo para não descarregar novamente. Detalhe: a bateria "zerou" quando fui voltar da aula as 22:30 bem no dia em que nevou aqui em Caxias do Sul. Menos mal que o pessoal do estacionamento tinha um cabo para ligar em outra bateria para dar a partida, pois a minha mal acendia as luzes do painel. Não foi fácil chegar em casa quase sem farol e o limpador do para-brisa quase parando. Abraço a todos e desde já agradeço pelas dicas que puderem me enviar. PS: sei que o tópico é muito antigo, mas não encontrei um lugar mais adequado para postar o meu problema.
Ai Alexandre belesa ? como que esta a neve ?
Entao assim o Geiler tem rasao de uma atençao para o negativo da bateria em relaçao ao bloco do motor , por que aquela malha de cobre nao e´ confiavel .
Outra coisa muito inportante , saber se o sistema eletrico esta operando com defiti ou sobra , se estiver operando com defiti vai sobrecarregar o alternador consequentemente esquenta e queima a placa de diodo e modolador de tençao , veja voce a bateria em boas condiçoes tem uma tençao de 12,6v , com o motor ligado e com todos os equipamentos ligado a tençao e´ de 12,3v logo temos um defiti de -0,3v , ou seja o aternador do seu carro nao da conta de manter o sistema eletrico do seu carro por isso conçome energia da boteria .
O que fazer ? tres coisas .
1)troque a malha de cobre por um cabo de sessao 75mm com dois terminais adecuados.
2)troque a placa de diodo e modulador de tençao .
3)se nao resouver troque o bobinado ou todo o alternador .
Eu troquei por um do motor maxxion mod:127a 85a .
Valeu boa sorte ate´ .
AlexandroDorner
Alexandre B.
30/08/2013, 22:02
Alexandro, valeu pelas dicas. Foi trocado: placa dos diodos, escovas e rolamento. Alguns diodos estavam "torrados". Também foi verificado o funcionamento das velas de aquecimento e está tudo ok. Andei um pouco no final da tarde e já notei que os vidros estão se movendo mais rápido, antes estavam lentos, pareciam pesados, a baixa voltagem devia estar forçando todo o sistema elétrico. Agora é só aproveitar a viatura.Quanto a neve, vou postar um vídeo ( procurar no youtube por: Neve em Caxias do Sul (Perimetral) - 27.08.2013).
Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda. Abraço.
Henriquemix
16/10/2013, 17:15
Ai Alexandre belesa ? como que esta a neve ?
Entao assim o Geiler tem rasao de uma atençao para o negativo da bateria em relaçao ao bloco do motor , por que aquela malha de cobre nao e´ confiavel .
Outra coisa muito inportante , saber se o sistema eletrico esta operando com defiti ou sobra , se estiver operando com defiti vai sobrecarregar o alternador consequentemente esquenta e queima a placa de diodo e modolador de tençao , veja voce a bateria em boas condiçoes tem uma tençao de 12,6v , com o motor ligado e com todos os equipamentos ligado a tençao e´ de 12,3v logo temos um defiti de -0,3v , ou seja o aternador do seu carro nao da conta de manter o sistema eletrico do seu carro por isso conçome energia da boteria .
O que fazer ? tres coisas .
1)troque a malha de cobre por um cabo de sessao 75mm com dois terminais adecuados.
2)troque a placa de diodo e modulador de tençao .
3)se nao resouver troque o bobinado ou todo o alternador .
Eu troquei por um do motor maxxion mod:127a 85a .
Valeu boa sorte ate´ .
AlexandroDorner
Olá Alexandro, tudo bem ?
Então....realmente aconteceu comigo também....com o ar ligado, quando parei no pedágio, o carro morreu e não pegava mais.....por uns 30 segundos....aí...pegou de novo.
Meu eletiricista disse que o alternador da Sportage é muito fraco 55A ( diesel 2.2 ), e recomendou trocar e por o da Hylux....85A....mas vou verificar, talves eu coloque igual ao seu.....pelo menos vc já testou e viu que funciona bem.
Grande abraço
alexandrodorner
17/10/2013, 20:41
Olá Alexandro, tudo bem ?
Então....realmente aconteceu comigo também....com o ar ligado, quando parei no pedágio, o carro morreu e não pegava mais.....por uns 30 segundos....aí...pegou de novo.
Meu eletiricista disse que o alternador da Sportage é muito fraco 55A ( diesel 2.2 ), e recomendou trocar e por o da Hylux....85A....mas vou verificar, talves eu coloque igual ao seu.....pelo menos vc já testou e viu que funciona bem.
Grande abraço
Fala paulista gente boa , beleza ? quanto tempo ?
Assim Henrique valeu cada centavo esta melhoria pois todo o sistema eletrico funciona melhor , pence voce com todos os equipamentos ligados do carro a tençao e de 13,6v ja com tudo desligado vai para 14,1v , no meu entender esta otimo , faça voce o teste com este alternador que voce tem e compare .
Um outro ponto de vista e a manutençao deste alternador , por ser fabricado no brasil e por ter modulador eletronico , faciumente voce encontra peça para ele e tera uma vida utio bem maior do que o original .
Valeu ate .
AlexandroDorner
Ai Alexandre belesa ? como que esta a neve ?
Entao assim o Geiler tem rasao de uma atençao para o negativo da bateria em relaçao ao bloco do motor , por que aquela malha de cobre nao e´ confiavel .
Outra coisa muito inportante , saber se o sistema eletrico esta operando com defiti ou sobra , se estiver operando com defiti vai sobrecarregar o alternador consequentemente esquenta e queima a placa de diodo e modolador de tençao , veja voce a bateria em boas condiçoes tem uma tençao de 12,6v , com o motor ligado e com todos os equipamentos ligado a tençao e´ de 12,3v logo temos um defiti de -0,3v , ou seja o aternador do seu carro nao da conta de manter o sistema eletrico do seu carro por isso conçome energia da boteria .
O que fazer ? tres coisas .
1)troque a malha de cobre por um cabo de sessao 75mm com dois terminais adecuados.
2)troque a placa de diodo e modulador de tençao .
3)se nao resouver troque o bobinado ou todo o alternador .
Eu troquei por um do motor maxxion mod:127a 85a .
Valeu boa sorte ate´ .
AlexandroDorner
Olá Alexandro,
Gostaria de saber qual veículo (marca ano/modelo), vem com esse alternador 127a 85a que vc citou,
originalmente no veículo.
Att.
Borzaga
alexandrodorner
30/01/2014, 20:34
Olá Alexandro,
Gostaria de saber qual veículo (marca ano/modelo), vem com esse alternador 127a 85a que vc citou,
originalmente no veículo.
Att.
Borzaga
Ola Borzaga , desculpa por nao ter respondido mais rapido ando muito ocupado .
Entao sobre o alternador , o modelo e o bosch 127a de 85amperes com bomba de vacuo , esse alternador e usado no motor maxxion2.5hsd usado nas rangers ano 2000 , mb sprinter , gm s10 2.5hsd ano 1999 , 1998 , 1997 , land rover defender d90 e d110 2.5hsd de 1995 a 2000 e ford f1000 turbo 2.5hsd de 1990 a 1996 .
Borzaga se seu carro for diesel recomendo o do tracker com motor mazda , pois e ecelente alternador carregas 20amperes a mais e ja e eletronioco ( com modulador de temçao eletronico ) e e´ bem facio de estalar .
Valeu ate .
AlexandroDorner
Ola Borzaga , desculpa por nao ter respondido mais rapido ando muito ocupado .
Entao sobre o alternador , o modelo e o bosch 127a de 85amperes com bomba de vacuo , esse alternador e usado no motor maxxion2.5hsd usado nas rangers ano 2000 , mb sprinter , gm s10 2.5hsd ano 1999 , 1998 , 1997 , land rover defender d90 e d110 2.5hsd de 1995 a 2000 e ford f1000 turbo 2.5hsd de 1990 a 1996 .
Borzaga se seu carro for diesel recomendo o do tracker com motor mazda , pois e ecelente alternador carregas 20amperes a mais e ja e eletronioco ( com modulador de temçao eletronico ) e e´ bem facio de estalar .
Valeu ate .
AlexandroDorner
Senhores, estou adaptando minha Sportage TDI 2002 para sistema de resfriamento elétrico, já fiz todas as adaptações e nesta terça feira dia 03/02/2015 estarei instalando também o medidor de pressão e temperatura do óleo, porém meu problema é com o alternador agora, após colocar a ventoinha elétrica do vectra, percebi que a tensão cai muito quando liga saí dos 13,9V e vai para 12,8V como ela é completa, com ar condicionado e o caramba a 4 que vem com ela, tenho um problema e acho que vai sobrecarregar o alternador, conforme o amigo Alexandro falou em suas resposta que o modelo 127a / 85A do motor da maxxion 2.5 funcionária, porém abaixo falou que o do alternador da traker com motor mazda é melhor, qual realmente atenderia meu caso já que olhei o do motor maxxion e o da Hylux e aparentemente os encaixes são os mesmos, estou vendo o modelo da AMEC: MC0116 ou MCLD0116, que no caso parece muito similar ao original porem tenho que trocar a polia pelo da original, fico no aguardo de uma orientação????
Senhores, estou adaptando minha Sportage TDI 2002 para sistema de resfriamento elétrico, já fiz todas as adaptações e nesta terça feira dia 03/02/2015 estarei instalando também o medidor de pressão e temperatura do óleo, porém meu problema é com o alternador agora, após colocar a ventoinha elétrica do vectra, percebi que a tensão cai muito quando liga saí dos 13,9V e vai para 12,8V como ela é completa, com ar condicionado e o caramba a 4 que vem com ela, tenho um problema e acho que vai sobrecarregar o alternador, conforme o amigo Alexandro falou em suas resposta que o modelo 127a / 85A do motor da maxxion 2.5 funcionária, porém abaixo falou que o do alternador da traker com motor mazda é melhor, qual realmente atenderia meu caso já que olhei o do motor maxxion e o da Hylux e aparentemente os encaixes são os mesmos, estou vendo o modelo da AMEC: MC0116 ou MCLD0116, que no caso parece muito similar ao original porem tenho que trocar a polia pelo da original, fico no aguardo de uma orientação????
Amigo ja penssou em pegar a tensao direto da bateria poem 1 rele para ascionar a mesma e puxa um cabo direto da bateria não ira forçar tanto o alternador assim , a minha tem xenon , tem central muitimidia lampadas super amarelas nos farois de milha , 2 ventuinhas nos radiadores , troquei a do ar-con que a original queimou coloquei uma mais forte e uma de vectra para refrigerar o bixinho e nunca tive problema no alternador estou com a minha a mais de 10 anos agora que vou vender a mesma pois vou precisar investir em um negocio e todo dimdim que vier é bem vindo.
Obs na minha tambem coloquei rodas ARO 16 de liga leve marca a velocidade certinha .
Olá.
Comprei um alternador bosch 127a, mas quando fui instalar percebi que a bomba de vácuo pega na mangueira de ar que entra na turbina.
Como resolveram isso?
dfbeserra
12/02/2019, 01:19
Olá.
Comprei um alternador bosch 127a, mas quando fui instalar percebi que a bomba de vácuo pega na mangueira de ar que entra na turbina.
Como resolveram isso?
Vou trocar meu alternador também e estou pensando em comprar esse da S10 2.5 que foi indicado. Mas como resolveram o problema de topar no mangote da turbina?
mflaviorodrigues
20/02/2019, 08:35
Pessoal blz, auguem sabe o modelos das escovas do alternador da Gasolina 2001? a luzinha da bateria começou a acender em baixa rotação (menos de 900 rpm)
mfdomingues
21/02/2019, 14:44
Pessoal blz, auguem sabe o modelos das escovas do alternador da Gasolina 2001? a luzinha da bateria começou a acender em baixa rotação (menos de 900 rpm)
Rapaz, não tem modelo especifico, se for procurar os delas não vai encontrar.
Os meus alternadores sempre quando foi necessário mexer o eletricista pegar escova qualquer e cortava para adaptar no tamanho correto e sempre funcionou.
mflaviorodrigues
28/02/2019, 08:28
Rapaz, não tem modelo especifico, se for procurar os delas não vai encontrar.
Os meus alternadores sempre quando foi necessário mexer o eletricista pegar escova qualquer e cortava para adaptar no tamanho correto e sempre funcionou.
Beleza vou fazer isso
Estou com um ploblema na minha Sportage ela está descarregando a bateria com o carro ligado será que é o alternador ou alguma fuga de corrente e o alternador não consegui carregar preciso de ajuda
mfdomingues
28/07/2019, 22:21
Estou com um ploblema na minha Sportage ela está descarregando a bateria com o carro ligado será que é o alternador ou alguma fuga de corrente e o alternador não consegui carregar preciso de ajuda
Fez a medicação do alternador trabalhando para saber quanto esta enviando para a bateria? Faça isto primeiro, depois faça a medicação da própria bateria, se algo estiver fora dos parâmetros terá um norte.
Alexandre B.
26/06/2021, 23:00
Atualizando, quase oito anos depois e 80.000 km rodados e o alternador está funcionando perfeitamente.
Observação: não tenho acessórios elétricos que aumentem a demanda da bateria/alternador.
Alexandro, valeu pelas dicas. Foi trocado: placa dos diodos, escovas e rolamento. Alguns diodos estavam "torrados". Também foi verificado o funcionamento das velas de aquecimento e está tudo ok. Andei um pouco no final da tarde e já notei que os vidros estão se movendo mais rápido, antes estavam lentos, pareciam pesados, a baixa voltagem devia estar forçando todo o sistema elétrico. Agora é só aproveitar a viatura.Quanto a neve, vou postar um vídeo ( procurar no youtube por: Neve em Caxias do Sul (Perimetral) - 27.08.2013).
Mais uma vez obrigado a todos pela ajuda. Abraço.
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