Ver Versão Completa : Como fazer High steer?
GuTo_Cerulli
30/01/2005, 16:12
Povo,
Como faço o high steer no eixo de Rural? :roll: Tem alguma coisa pronta? Só uma coisa: os terminais que vou usar são todos do tipo rotulares...
Sandro Tannuri
30/01/2005, 19:28
Isso e muito serio, eu ja vi cada gambiarra de dar medo.
Procure fazer algo muito seguro, não prenda os bracinhos somente nos 4 parafusos que prendem o rolamento do munhão.
Os braços que vi bem feitos usam tambem o bracinho original como apoio.
Abraços,
GuTo_Cerulli
31/01/2005, 11:01
Fala Sandro,
Esse sistema que você falou, é o utilizado nos Samurais da JF?
Sandro Tannuri
31/01/2005, 11:30
Sim , e mesmo esses não são o ideal.
Abraços,
Marcos Ojeda
31/01/2005, 12:15
este nhigh steer o que é?
é as rodas traseiras que esterçam?
Não... é você fazer braços novos nos munhões (mais pra cima) pra conectar as barras de direção na viatura com SPOA, fazendo com que elas passem entre os feixes de mola e o chassi. É o melhor jeito de evitar bumpsteer, shimmy, e todos os problemas de geometria de quando você faz SPOA, além de deixar as barras num lugar mais protegido do que se deixasse simplesmente na frente do eixo.
Z-bar é gambiarra feia. Dropped pitman é melhorzinho, mas ainda não é ideal. Esse é.
Normalmente, o que a galera faz é usinar uma barra de aço (sarada) e parafusar ali na tampa do pino-mestre, que tem aqueles 4 parafusos. Pra reforçar, é legal fazer um rebaixo na tampa, deixando um pino no centro (entre os 4 parafusos), e fazer um furo de diâmetro igual ao do tal furo na barra que você usinou. Aí coloca-se a barra no pino e solda. É bom porque dá um reforço adicional além dos 4 parafusos.
É interessante usar o terminal anterior, mais baixo, também, pra não forçar muito a tampa do kingpin.
[],
Walter L. L. Casitta
31/01/2005, 19:35
Também conhecido com "Over The Top Steering system"
http://www.rocky-road.com/media/ottsteer1.jpg
Alexandre X
31/01/2005, 21:46
Povo,
Como faço o high steer no eixo de Rural? :roll: Tem alguma coisa pronta? Só uma coisa: os terminais que vou usar são todos do tipo rotulares...
Na época, cheguei a conclusão que para fazer algo decente por aqui gastaria o mesmo que importando, então trouxe de fora.
Algumas opções:
http://www.spidertrax.com/steering_dmc001.htm
http://www.roadlessgear.com/page/RGL/PROD/ST/SMDana44-HSA-001
http://www.off-road.com/jeepster/foothill/
http://www.samsoffroad.com/samsoffroadsto/HighSteer.htm
[]s
Sandro Tannuri
31/01/2005, 22:22
X,
E qual desses que você mostrou cabe num D44 de Rural?
Esse é o problema, se o D44 nacional tivesse munhão com "flat top" qualquer um aqui faria seus braços mas com o munhão do jeito que é fica dificil.
Abraços,
Alexandre X
31/01/2005, 23:18
X,
E qual desses que você mostrou cabe num D44 de Rural?
Esse é o problema, se o D44 nacional tivesse munhão com "flat top" qualquer um aqui faria seus braços mas com o munhão do jeito que é fica dificil.
Abraços,
Nenhum, o meu foi sú sú, afinal Yota é Yota :lol:
Mas isso exige um trabalho de pesquisa ou trocar uma ideia com o pessoal de lá (será que o munhão do Jeepster não é igual da Rural?)
Beto Lacerda
01/02/2005, 18:14
tem uma barra que o pessoal da garra vende que substitui a tampa do rolamento do munhão e tem tambem essa solução aki http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=899
[]'s
Sandro Tannuri
02/02/2005, 10:56
X,
Talvez algum Jeep americano muito antigo use esse sistema da Rural mas dai sera que o mercado americano vai fazer peças para isso?
Beto,
Eu não confio em prender o braço de direção somente naqueles 4 parafusos. mesmo que com um braço reforçado.
Abraços,
leovalle
02/02/2005, 12:00
Eu não confio em prender o braço de direção somente naqueles 4 parafusos. mesmo que com um braço reforçado.
:roll: o meu é assim. Não confio também, mas por enquanto vai ficar. Não tem nem bambeado e já aconteceu da peça artesanal empenar de encostar no pneu. Com um pouco de calor e alguns cordões de solda tá aguentando.
[]'s
Sergio Rocha
02/02/2005, 12:32
:roll: o meu é assim. Não confio também, mas por enquanto vai ficar. Não tem nem bambeado e já aconteceu da peça artesanal empenar de encostar no pneu. Com um pouco de calor e alguns cordões de solda tá aguentando.
[]'s
Então vamos todos ....
Ave Maria cheia de graça senh......................
pra continuar sem quebrar. :wink:
[]'
Beto Lacerda
02/02/2005, 16:16
Beto,
Abraços,
Sandro + uma vez me esqueço do quão detalhista pilotos podem ser :lol:
mas brincadeiras a parte , o que o pessoal da garra vende não é preso somente naqueles 4 parafusos , ele substitui a tampa , com o pino central e tudo mais , depois vc prende no bracinho original , não é o ideal mas é o melhor que se encontra aqui para os d44 daqui
[]'s
equipeminas4x4
02/02/2005, 18:26
Esse da Garra eu nunca vi. Aquele braço que substitui o mancal do rolamento superior, tipo SOS Munhão só serve pra quem usa pneus menores. De 35 pra cima, como a gente usa, se não fixar no braço original como reforço, eles não duram um Trial. Experiêcia própria.
[]´s
Sandro Tannuri
02/02/2005, 20:36
Beto,
Neste caso não é exagero de automobilista não, é caso de segurança.
Eu ja vi quebrar um troço desses e não saiu acidente por pouco.
Se esse da Garra prende no braço original tambem ja é um bom começo.
Abraços,
leovalle
03/02/2005, 08:17
SErgio,
Continua na resa. hahahaa
Outra coisa pra manter a peça artesanal no local, foi a troca por parafusos alem mais compridos.
[]'s
Marcos Ojeda
03/02/2005, 08:58
Esse da Garra eu nunca vi. Aquele braço que substitui o mancal do rolamento superior, tipo SOS Munhão só serve pra quem usa pneus menores. De 35 pra cima, como a gente usa, se não fixar no braço original como reforço, eles não duram um Trial. Experiêcia própria.
[]´s
São o mesmo, a Garra vende o SOS munhão, é o que eu estou usando.
Beto Lacerda
09/02/2005, 21:46
[]´s
São o mesmo, a Garra vende o SOS munhão, é o que eu estou usando.
sim os da garra são o sos munhão , mas se vc não liga-lo ao furo original do munhão (como nos samucas JFR) entorta mesmo , mas ligando ao munhão aguenta sim , continuo dizendo que pros d44 nacionais essa é a melhor solução para fazer highsteer
[]'s
Elmer_Jeep
10/02/2005, 11:36
Povo,
aproveitando o tópico, onde se encontra no Brasil terminais rotulares com medidas compatíveis às necessidades jipeiras ?
leopoldo
10/02/2005, 20:08
www.termicom.com.br
Elmer_Jeep
11/02/2005, 11:51
www.termicom.com.br
Brigado Leopoldo.
Olhei um pouco o site, gostei dos produtos.
Alguém sabe me informar qual o modelo de terminal rotular mais indicado pro CJ5. :?:
Abraços,
Sandro
esse eh um assunto polemico, assim como vc tbem nao confio muito.
o que fiz foi fazer com que o braço alem de ser preso sobre os parafusos do king pudesse ser aparafusado, tambem, na lateral do munhao.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/f7e8c78a9ae37ba3c9d1abc80a50c833.jpg
nao tenho uma foto melhor mas essa ja da pra ter uma ideia do que to falando.
infelizmente o munhao nao permite muitas adaptaçoes decentes.
[]´s
Sandro Tannuri
11/02/2005, 22:36
Elcio,
Gostei dessa ideia, de todas as gambis que ja vi esta foi uma das melhores.
Para pneus pequenos ate que uma boa gambi aguenta, o problema e quando colocamos pneus grandes com calibragens baixas. Ai a coisa pega.
Abraços,
Pois eh Sandro,
enquanto nao encontro uma soluçao definitiva, vou ficar com essa mesmo.
ja rodo desse jeito ha varios anos e ate agora nao tive problemas, mas devo lembrar que os pneus nunca foram coisa gigantesca ate entao.
infelizmente se vc quer um serviço bem feito ou dentro de um padrao aceitavel tem que recorrer aos gringos.haja $$$$$$$!!!
vamos ver o que o pessoal sugere, senao vou ter que economizar para poder comprar algo mais confiavel.
[]'s
Afonso Carlos
13/02/2005, 18:00
Ok. Pessoal nós aqui na TT4 também sempre usamos o Braço fixado nos quatro parafusos do munhão + dois parafusos na lateral do mesmo e + um na pinça, nunca tivemos problema algum, até quando instalamos pneus 37/14,5X15, e adivinhem, foi tudo para o espaço na primeira trilha.
Para Pneus de até 35´´ nunca tive problemas.
Um abraço a todos Afonso Carlos
Acidentado, mas ainda vivo !
Sandro Tannuri
13/02/2005, 20:19
Ok. Pessoal nós aqui na TT4 também sempre usamos o Braço fixado nos quatro parafusos do munhão + dois parafusos na lateral do mesmo e + um na pinça, nunca tivemos problema algum, até quando instalamos pneus 37/14,5X15, e adivinhem, foi tudo para o espaço na primeira trilha.
O que quebrou Afonso?
Abraços,
Afonso Carlos
14/02/2005, 14:58
O que quebrou Afonso?
Abraços,
OK, Sandro os parafusos espanaram primeiro, depois as soldas que unem o braço a lateral do munhão e da pinça tambem foram embora.
Estamos deselvolvendo outro suporte.
Um abraço Afonso Carlos.
leovalle
14/02/2005, 15:56
Estamos deselvolvendo outro suporte.
Um abraço Afonso Carlos.
Afonso, coloco o Velociraptor a disposição para cobaia.
[]'s
Afonso Carlos
14/02/2005, 16:54
OK, Leo. se eu precisar conto com vc.
Abraço Afonso Carlos.
Marcos Ojeda
14/02/2005, 17:24
tenho a tal SOS munhão e até hoje (são uns 4 meses de uso) só tive um problema os 4 parafusos se soltaram e criou uma folga na direção percebi antes de maiores problemas e apertei novamente mas agora com travarosca, já faz uns meses e não mecheu mais detalhe a minha DH está ruim por isso não consigo forçar.
Sandro Tannuri
14/02/2005, 23:53
No caso da direção o que força mais e a largura e não o diametro do pneu, se usar 5 psi ou menos ai é que a coisa pega.
No caso do Coyote alem do pneu não ser muito largo tambem é pouco flexivel então a resistencia ao esterçamento não é tão grande quanto o 37x14,5 do Afonso. Se colocar os meus pneus, essas gambi quebram no primeiro obstaculo da trilha. :lol:
Abraços,
Afonso Carlos
15/02/2005, 14:28
No caso da direção o que força mais e a largura e não o diametro do pneu, se usar 5 psi ou menos ai é que a coisa pega.
No caso do Coyote alem do pneu não ser muito largo tambem é pouco flexivel então a resistencia ao esterçamento não é tão grande quanto o 37x14,5 do Afonso. Se colocar os meus pneus, essas gambi quebram no primeiro obstaculo da trilha. :lol:
Abraços,
Concordo Totalmente, e foi justamente o que aconteceu, lembrando que o conjunto está montado em rodas com Bead Lock.
Um abraço Afonso Carlos.
Marcos Ojeda
17/02/2005, 15:17
Mordi a lingua, ontem percebi que estava com folga, fui ver os 4 parafusos estavam frouxos, agora FDU, não vejo a hora de instalar full hidro e tchau este proplema.
FernandoRisso
17/02/2005, 20:52
PessoAll,
Desculpem se estou entendendo totalmente errado, mas se prender uma peça muito bem feita e resistente nos 4 parafusos encima do munhão é uma gambi total, com um rebaixo que prende o rolamento do shimmy, então tem muito gringo fazendo isso, e pelo jeito nada está acontencendo, afinal a foto abaixo é da Blue Torch Fab.
Tb sei o detalhe de que aquilo é um Dana 60 e td é mais resistente, mas se funciona pra um eixo, deveria funcionar para o outro, não é ???
A outra foto é o high steer vendido pela BTF para os D44 gringos, vejam que ela só é presa com apenas 3 parafusos e nada mais. Isso me deixa com mais dúvidas ainda, a BTF vendendo lixo, será ??? :shock:
Retomar o assunto é só pra esclarecer as coisas e acredito seja necessário apenas parafusos mais resistentes como allen e rebaixos na peça para que os parafusos "entrem" e travem no corpo da peça :? ???
[]'s esperando as pedradas !!! 8)
Sandro Tannuri
17/02/2005, 21:36
Fernando,
O da primeira foto é parecido com o que eu uso mas só serve para munhões com a parte superior reta (pesquise por flat top knuckle), são só 3 parafusos mas são dois com corpo de 17 mm e um com corpo de 19 mm. Só para voce ter uma ideia tive que pegar um torquimetro emprestado numa retifica de caminhões para apertar com 31 e 41 Kgfm respectivamente os parafusos de 17 e 19 mm de corpo conforme especificação do fabricante.
Os da segunda foto são para D60 com munhão tipo "king pin", mais uma vez nem se comparam com os parafusos que prendem os munhões do D44 nacional.
Existem munhões com "flat top" para D44 mas no Brasil só com muita sorte de encontrar nos desmanches um D44 HD que tenha vindo em algum veiculo 4x4 importado dos anos 70. Um amigo aqui do forum deu essa sorte.
Abraços,
FernandoRisso
18/02/2005, 08:03
Sandro,
Muito obrigado, agora sim faz sentido o pq temos que penar tanto para fazer algo que resista aqui !!!
[]'s
Pessoal:
tenho percebido que, para se fazer um serviço dentro de alguma "norma" aceitavel, ou vc acha eixo de carro tal, semi-eixo de carro tal, munhao daquele carro, etc.
isso observado nesse e em outros topicos , como o homocineticas de toyota no semi-eixo, entre outros.
muito bem, depender desse tipo de loteria acho meio complicado, pois vc depende mais da sorte do que qquer outra coisa, e ca pra nos, pra quem nao esta em algum grande centro ta ralado...
ou entao, pra quem tem menos sorte e mais $$$, compra la de fora; e ainda assim pode recair em certas limitaçoes.
por isso que o povo opta pela gambi, as vezes por total falta embasamento tecnico, outras por relaxo e minoritariamente por falta de material/recursos para tal.
entao, voltando ao topico, ja que o braço sobre o munhao eh gambi e esses high steer arms sao caros pra kct (mas tbem teem que ser colocados sobre o munhao)
que soluçao alternativa poderia ser usada?
ja vi sistemas em que o "braço" conectado na caixa de direçao, ao inves de ser conectado ao high steer, eh conectado na barra que liga uma roda a outra.
mas isso tbem eh gambi.
[]´s
Sandro Tannuri
18/02/2005, 19:56
Pessoal:
tenho percebido que, para se fazer um serviço dentro de alguma "norma" aceitavel, ou vc acha eixo de carro tal, semi-eixo de carro tal, munhao daquele carro, etc.
isso observado nesse e em outros topicos , como o homocineticas de toyota no semi-eixo, entre outros.
muito bem, depender desse tipo de loteria acho meio complicado, pois vc depende mais da sorte do que qquer outra coisa, e ca pra nos, pra quem nao esta em algum grande centro ta ralado...
ou entao, pra quem tem menos sorte e mais $$$, compra la de fora; e ainda assim pode recair em certas limitaçoes.
por isso que o povo opta pela gambi, as vezes por total falta embasamento tecnico, outras por relaxo e minoritariamente por falta de material/recursos para tal.
entao, voltando ao topico, ja que o braço sobre o munhao eh gambi e esses high steer arms sao caros pra kct (mas tbem teem que ser colocados sobre o munhao)
que soluçao alternativa poderia ser usada?
ja vi sistemas em que o "braço" conectado na caixa de direçao, ao inves de ser conectado ao high steer, eh conectado na barra que liga uma roda a outra.
mas isso tbem eh gambi.
[]´s
Elcio,
Eu acho que para pneus até 35" pode-se fazer uma boa gambi e tudo bem. O problema é para a galera do trial que esta usando pneus maiores.
Esse esquema da barra ligar na outra barra é original nos Jeeps modernos, todo Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee é assim.
Abraços,
Elmer_Jeep
19/02/2005, 14:23
falando em gambi encontrei essa foto aqui pelo fórum :lol:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/502/medium/d1fd778d4316f762295c90b073c7878f.jpg
essa daí tá feia pra powrr@ :lol:
Bruno Viana
27/03/2017, 18:29
Boa Noite afonso estou tentando entrar em contato com você para conversarmos sobre uma f1000 4x4. segue meu email bruno@casaemardesaquarema.com.br