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Ver Versão Completa : Nitrogênio em pneu



Andre Monteiro
30/01/2005, 10:53
Pessoal,

Gostaria de saber se há alguma contra-indicação para o uso de nitrogenio na calibragem de pneus 235 para cima (camionetes) :?:
As vantagens são: manter os pneus frios com menor desgaste, maior intervalo entre calibragens, custo baixo (1 real por pneu aqui perto de casa)
Há alguma desvantagem (ou risco) :?: :?: :?:

Obrigado e saudações a todos 8)

dero
30/01/2005, 12:12
Pro uso rodoviario é um bom recurso, pq realmente mantem a temperatura do pneu numa faixa mais limitada, qto ao custo acho q mais barato q ar comprimido gratis nao deve existir, qto ao risco nao ha considerando o uso em rodovias.

Qto ao uso off road nao é recomendado pq como o nitrogenio é um gas mais leve q o ar ele tb vaza com mais facilidade, isso é: se um determinado micro-furo nao vazava com ar comprimido pode vazar com nitrogenio, ja vi acontecer antes, por isso falei do uso rodoviario, onde presume-se pneus mais novos, com bandas de rodagens mais borrachudas e integras, pressoes de pneu mais elevadas; completamente o inverso do off road onde temos pneus mais judiados, mais objetos para comprometer a integridade do pneu, pressoes menores e pneus mais gastos e sujeitos a micro-furos.


valeu

Andre Monteiro
30/01/2005, 17:21
Bom saber, dero.
Como meu uso é misto rodoviario x estradas de terra, provavelmente não seja bom mexer com isso. Embora 99% das estradas de terra que eu ando não tenham a característica de trilhas off-road, vez por outra sou obrigado a entrar em macegas e outras mais cabeludas.
Valeu a dica.

dero
30/01/2005, 21:03
Andre Monteiro,

Show de bola seu fotolog :mrgreen:


valeu

Andre Monteiro
31/01/2005, 09:57
Obrigadão pela referência ao fotolog, dero.
Fotografia, memória e 4x4 são coisas que devem andar juntas, pelo menos é assim que entendo.
Quando a gente chega naquele fim de mundo, com a ajuda fundamental do 4x4, é claro, desliga o motor e fica na maior paz e solidão (mesmo que acompanhado), o registro físico de tanta beleza se torna necessidade ...
Falar nisso, ando pensando em ir aos Kalungas, no vão do Paranã, município de Cavalcante, ao norte do DF, quase fronteira com o Tocantins. É conversa de ir de carro até onde der e depois alugar mulas (cavalo não aguenta, segundo soube) e subir a serra até achar uma comunidade kalunga, bater um papo, fotografar e descer de novo. Imagino coisa de um dia montado mais dois dias na viatura. Conhece alguém com conhecimento da região e/ou que já tenha feito algo parecido ?
Um abraço,

FrontierStrike
31/01/2005, 10:14
Pessoal,

As vantagens são: manter os pneus frios com menor desgaste, maior intervalo entre calibragens, custo baixo (1 real por pneu aqui perto de casa)
Há alguma desvantagem (ou risco) :?: :?: :?:

Obrigado e saudações a todos 8)

André,

O gás nitrogênio não diminui a temperatura do pneu consideravelmente a ponto de conter seu desgaste. Se o teu pneu está a 60º na estrada, com nitrogênio ele provavelmente estará com 59,5º. Ou seja, a mesma coisa. A vantagem é que o nitrogênio não se dilata como o ar comprimido de posto de gasolina que tem como principal agravante a humidade. Água se transforma em vapor... O que te vai beneficiar é que o nitrogênio deverá manter sua calibragem mais constante o tempo todo, tanto muito frio quanto muito quente. Tipo, um pneu rodando em estrada a 60º que tinha calibragem 28lb deverá ter 30lb. Com nitrogênio umas 28,5lb. Entende? Nitrogênio só é mais usado em fórmulas 3, 3000, 1 entre outros porque 1 ou 2 lb fazem a diferença.

Abraços