PDA

Ver Versão Completa : Que óleo usar na Hilux



Leonardo Dic
30/01/2005, 01:10
Qual óleo devo usar no motor da Hilux? Especificação e viscosidade?
E o aditivo no Radiador qual é recomendado? Pode-se usar esses da Bardhal, Radiex?

Leonardo

Hilux CD 95 - "Hyako"

_portela
30/01/2005, 10:33
Leonardo,

Olho é uma coisa que muda muito. Procure sempre usar a última especificação API e quanto a viscosidade, isto depende da temperatura e do uso. Se roda muito em estrada procure um com maior viscosidade a quente, se roda trechos curtos procure um com menor viscosidade a frio, se mora em lugar frio idem, mais ou menos por aí...Aqui no brasil não vai varia muito de CF ou CH (lembro, prefira a última especificação) e 15W40 ou 20W50...
O aditivo para o radiador é a base de etilenoglicol. Compre de uma marca conhecida que seja de sua preferência. A proporção é 50%. Nunca ande sem ele, com a pena de arrebentar todo o sistema (principalmente ferrugem no radiador e parada da bomba d´água), o que custaria muitas $$$$

P.S.: Procure saber que especificação API é o óleo que está no motor, pois um óleo com especificação mais recente que a atual pode desprender algumas encrustrações devido a maior ação detergente. Aí, antes de trocar a especificação API e sair rodadndo pelo tempo normal, convém trocá-la, rodar um pouco, uns 500 a 1000 km, trocar tudo de novo (óleo e filtro) e aí sim, voltar a normalidade, ou seja, entre 2500 e 5000km com a especificação mais recente.


[]s

Luca
31/01/2005, 00:35
Leonardo,
A Toyota recomendava o Castrol GTX II. Ja nao existe mais. Adotei o Castrol TurboMax. Sem erro. Acho que se enquadra perfeitamente no que o amigo Portela disse.

_portela
02/02/2005, 09:49
Só para acrescentar...

Em 2004 foi introduzida a especificação CI, sendo esta a mais moderna atualmente.

[]s

Fernando Figueiredo
02/02/2005, 11:01
Leonardo
Estou usando o Top Turbo da Petrobrás CI 15W40. Comprei um balde de 20 litros por R$ 105,00 e troco a cada 5.000 km. Não baixou nada de óleo.
Nos diferenciais e câmbio foi o Multi Gear 75W90. Essas especificações estão no manual do carro.
Até mais
Fernando Figueiredo

Leonardo Dic
02/02/2005, 22:13
A Castrol lançou o Tection 15w40 CI, ele esta na promoção aqui na minha cidade. Balde 20l R$115,00, será que dá para usar esse?

_portela
02/02/2005, 22:47
Acredito que sem problemas...


[]s

Nakagawa
04/02/2005, 13:12
Oi Leonardo,
estou usando o Rimula X da Shell (15W40) e parece bom: não baixa uma gota!
Abraços,
Nakagawa

Flávio Lopes
17/02/2005, 20:59
Falando de Castrol, pode usar o Magnatec também.

É recomendado pelo manual e não gera nenhum problemas.

Usei este na última troca( a uns 4000 km atrás) e não baixou nada.

[]´s lubrificados

marlondias
17/02/2005, 22:37
Pessoal,
Em todas as discussoes sobre oleo, fala-se somente de trocas a cada 5000 km, o que suponho que todos usam somente óleos minerais.
Como nunca li nenhum comentário sobre óleos semi-sintéticos, levanto essa bola:
Qual seria a desvantagem do uso de semi-sintéticos em motores Diesel?
Teoricamente com a troca a cada 15000 km ficaria mais em conta...

[]s do Marlon
SW4-98

_portela
18/02/2005, 10:26
Marlon,

O óleo semi-sintético não muda em nada o período de troca especificado pelo fabricante. Apenas é um óleo mais estável e com maior poder detergente.

Alguém, aí falou em Castrol Magnatec...É um óleo para motores a gasolina...Acho que não serve para Diesel...

A troca de óleos em carros a Diesel realmente é muito amiúde. A Toyota recomenda, sendo mineral ou não, a troca a cada 5mil km para condições de uso normal e a cada 2500km para uso severo.
Estas trocas, desta forma, se devem ao tipo de regime de trabalho de um motor a Diesel e ao enxofre presente no combustível.
Sendo assim, dificilmente, ao menos hoje, vejo uma troca de óleo em um motor Diesel a cada 15mil km...

Os óleos para motores Diesel já são muuuito mais em conta do que para motores à gasolina.Para em um posto e pede 20l de Manatec para ver quanto sai :wink: Não vai ser menos que o triplo gasto com um óleo Diesel CI...

[]s

Luca
18/02/2005, 14:32
Recomendação de concessionária Toyota: Não usar óleo Magnatec. Ao menos nos motores diesel.
[]´s

BrunoBB
19/02/2005, 17:23
All:

Tenho utilizado o Castrol Turbomax Guardian 3, 15W40 e tem me atendido, o motor está com quase 300.000km então a cada 5.000km faço a troca, incluindo um novo filtro de óleo lubrificante.

Encontrei um link interessante com as informações expostas de forma bem simples;

http://www.revistacaminhoneiro.com.br/revista208_lubrif.htm

guilhermekrug
23/02/2005, 14:36
Desculpem confundir pois tenho um Troller, mas como falaram de motor diesel fiquei curioso.

Troco o oleo a cada 10.000 KM, estando atualmente com mais de 50.000 rodados. A fábrica manda assim.

A cada 10.000 KM baixa quase meio litro dos 8 que tem lá dentro e ai troco tudo até o filtro.

Não existe recomendação de prazo menor para uso severo.

Lembrando que o motor é MWM 2.8 turbo diesel você acham que estou fazendo besteira?

_portela
23/02/2005, 19:13
você acham que estou fazendo besteira?



Guilherme,

Acho que se você está seguindo a recomendação do fabricante, não está fazendo besteira. Fique tranquilo 8)
O prazo de troca varia mesmo, de montadora para montadora.Totalmente normal e esperado. Das que tenho ciência, a Toyota é quem recomenda trocar com o menos prazo, o resto, Land Rover por exemplo, manda trocar a cada 10mil.
O filtro deve SEMPRE ser trocado junto com o óleo. Aos que acreditam na "fórmula" de troca de filtro a cada 2 trocas de óleo, imaginem tomar café, não lavar o copo, colocar água mineral e beber...É mais ou menos isto :wink:

Quanto ao uso severo, a regra é simples e igual para qualquer tipo de viatura, ou seja, faça a sua manutenção periódica (incluindo aí peças de desgaste natural, como óleos, filtros, fluidos, correias, etc.) com a metade do tempo do uso "normal".

O único cuidado é que muita gente acha que usando pouco o carro, em trechos curtos, somente em cidades, fora da temperatura ideal de trabalho do motor, está rodando em regime normal. Este é o maior erro. Uso severo não é só jogar o carro na trilha, encher de carga ou puxar reboque, OK? :wink:

Quanto ao consumo de óleo, eu acho que até 1l a cada 1000km ainda está dentro da normalidade. 1/2l a cada 10mil nem se fala...

[]s

jose henrique pioli
09/07/2005, 21:32
ola , sou novo no forum e esse é o meu primeiro palpite nele.Tenho uma SW4 ano 1993, e uso oleo CATERPILLAR .Considero um oleo de excelente procedencia,com um controle de qualidade confiavel.Dizem os revendedores que ele possui mais poder de detergencia maior que os outros

Leonardo Dic
10/07/2005, 19:59
Voce sabe qual a especificação dele ? Isso é importante saber.
Eu estou usando um API CI-4 Castrol Tection, SAE 15w-40.

jose henrique pioli
11/07/2005, 00:16
Caro leornardo

O oleo lubrificante Caterpillar tem a Classificação de serviço API CG-4 Grau de viscosidade 15W-40.

Também uso o liquido de arrefecimento Caterpillar.A recomendação para troca è com 1.000.000 (um milhaõ de Km.). E o custo se assemelha aos oferecidos no mercado.

E a bateria tembém é Caterpillar.

Leonardo Dic
11/07/2005, 20:19
Henrique, tem bastante óleo com especificação API melhor (CH-4; CI-4), pelo que sei tem pacote de aditivos mais modernos.
Quanto ao óleo Caterpillar eu nunca usei, não posso falor nada.
Mas nós já abrimos alguns motores dos tratores aqui na fazenda que usava o Turbomax Castrol, e hoje usam o Tection, e as condições internas estavam muito boas.

Abraço

_portela
12/07/2005, 11:04
1.000.000 (um milhaõ de Km.).



Cacilda :!:

Onde vende este troço, na própria Cat???

Abraço

jose henrique pioli
14/07/2005, 00:24
Oh leonardo

Me perdoe ,mas eu fui ver a especificação do oleo Caterpillar no galão de 20 litros que tinha aqui em casa e já faziam alguns meses que eu havia comprado.
A especificação correta do novo oleo que estão vendendo agora é CI-4 -ECF-1.
Já comprei um outro galão e ,também já troquei hoje o oleo.

Um abraço
Henrique

jose henrique pioli
14/07/2005, 00:33
Oh portela

Esses produtos são vendidos nos revendedores Caterpillar.Não sei ai no Rio quem é ,veja site abaixo.

http://brasil.cat.com/cda/layout

Neste site voce encontra todos os revendedores, assim como descrição de todos os produtos, inclusive o oleo para motores.

_portela
14/07/2005, 08:36
Henrique,

Aqui no Rio tem uma P. loja da Sotreq (que vende Caterpillar). Darei uma fuçada por lá.
Andei olhando o site e fiquei muito impressionado com os filtros. Você já usou filtros Cat????

Abraço

jose henrique pioli
14/07/2005, 10:20
Oh Portela

Quanto aos filtros , não tive essa preocupação porque uso os filtros Toyota que por enquanto tem um preço acessivel.Ontem troquei um e paguei $R 32,00.Mas os Cat com certeza devem ser de excelente qualidade .O que me preocupa è que não são fabricados para as especificações de motores pequenos.(vazão , pressão,etc) .

Um abraço

Henrique

_portela
14/07/2005, 11:24
O que me preocupa è que não são fabricados para as especificações de motores pequenos.(vazão , pressão,etc) .


É, fiquei pensando nisto também... :pensativo:
Mas que são loucos são :mrgreen:
E os indicadores de vida útil de filtro...Demais :palmas:

Abraço e obrigado pelas informações

André-4WD
29/04/2011, 22:28
Pessoal:
Desde setembro, já troquei 2x os óleos e filtros da Hilux (95, japa, motor 3L).
Sempre levo no mesmo posto desde os tempos de Bandeirante, mas devo confessar que fiquei em dúvida com a Hilux pois nessas 2 vezes da troca, o funcionário não foi o mesmo, e o filtro do diesel também foi de marca diferente:
- Na primeira vez, logo que comprei, troquei o filtro do óleo que já havia (FRAM ref. PH8A) por um igual, e agora repetiu a dose. Ou seja, estou usando FRAM PH8A. No site da FRAM diz que a HILUX >92 usa filtro referencia PH5123 (???????)

- O filtro do Diesel, trocou, antes era VOX, FBD999 (em uso qdo da compra) e agora o cara do posto colocou um filtro da BESTA, marca TECFIL, ref. PSC998. O site da TECFIL fala que o filtro correto seria PSC999. Mas olhei tb as medidas e não coincide.. só a rosca é igual (M20). de novo ??????????..


- Filtro de Ar, havia um FRAM ref. CA4255 e permaneceu. Mas no site da FRAM fala no filtro CA10703...:shock:
Alias, nos sites fazem uma confusão entre Hilux SW e Cd, as vezes põe junto, separam.. nem dá para saber direito de qual picape estão se referindo..

Então, me surgiu a idéia de perguntar aqui no Fórum para sabe que filtros estão usando nas Hiluxs japas!!!


ah, Outra coisa que mudou foi a viscosidade do óleo (isso me deixou muito apreensivo). esse último frentista me disse que o óleo adequado seria um monoviscoso, por ser motor aspirado e meteu Lubra Turbo CF 40W. Sempre usei desde a bandeirante o TEXACO TDX premium..e depois o LUBRAX TOP (15-40W). Olhei no manual da Hilux e fala o seguinte:
- Consulte o seu concessionário Toyota para ober informações mais detalhadas a respeito do óleo mais adequado para o seu veículo.:freaking:
- Classificação API, motor Diesel: CC, CD ou melhor.. Só que hoje temos novas categorias de óleos (CF, CG, CI, CH). Então penso que todos óleos comercializados hoje atendem a norma API para esse motor.. certo?


abraços,
André

Leonardo Dic
29/04/2011, 23:04
Sempre usei Fram, Mahle ou JapanParts.
De cabeça lembro o da Fram
oleo-PH8A
diesel-P4922
ar-CA4255
Com esses codigos vc faz conversao para qualquer marca nos catalogos.

O oleo volte a usar os de nivel melhor como o TDX q vc usava. API CI-4 e ACEA E7 sempre multiviscoso 15w40

Feld
18/08/2011, 12:59
Boa Tarde Toyoteiros de plantão.

Estou para fazer minha primeira troca de óleo/filtro na recém adquirida (já agora com 4000km na mina mão) SW4 KTZ.

Gostaria de saber quais são as indicações, óleo, filtro, onde trocar, onde comprar... original/paralelo? todas essas coisas. Eu conheço o manual, e as curvas de viscosidade, mas nada melhor do que perguntar para os experts daqui, pois sei que há varios usuarios com MUITA kilometragem de experiência.


Obrigado.

Feld
18/08/2011, 14:40
Encontrei essa referencia na net.. mas anida preciso saber se está correto, se é o melhor...

Filtro de Oleo - FRAM PH5123 (R$66.70)
Filtro de óleo - Fram - Hilux 3.0 1997 até 2004 - diesel - cada (unidade) - PH5123 - Filtro de óleo - Filtros - No motor - Dentro do veículo - SW4 4X4 3.0 Turbo diesel - 2001 - Hilux - Toyota - Jocar (http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CL=1&CPO=15&CM=37&CV=314&ANO=2001&CMD=1642&CG=6&CSG=20&CP=711192)

marcelo de lima oliveira
18/08/2011, 21:57
Eu troquei o oleo no Rei do Oleo. La tem filtro de ar e filtro de oleo tbem. So tome cuidado na troca para ele conferir se tem filtro por la, as vezes esta em falta. Filtros de oleo, ar, 6l de oleo saem por 190,00 reais.

Feld
19/08/2011, 18:48
Achei um Rei do Oleo na Av. Jaguaré.. passei na frente, parece lugar de caminhão.. é esse mesmo?

Aliás, você pos os filtros originais ou paralelos (ex: FRAM)? Qual marca/viscosidade de óleo você colocou?

feitosac
21/08/2011, 18:05
Marcelo e Feld,
Cuidado, a quantidade correta é de 7 litros no óleo do motor, eu uso o BR Top Turbo da Petrobrás ele é 15w40 troco a cada 5000 óleo e filtro, da ultima vez comprei filtro original a 58,00 mais barato que o paralelo.
Abraços.

Feld
29/08/2011, 12:09
Eu andei pequisando e ouvi falar muito bem do Castrol Tection 15w40 (ou até o Castrol CRB Turbo 15w40 tb). Fui verificar o óleo, e ele nem escuro está.... fiquei pensando se está na hora de trocar mesmo.. é assim?? Pois sempre usei carro gasolina, com 5mil km, já está PRETO..... Na SW4 ele ainda está meio 'esverdeado'.

Feitosa, você compra original na concessionaria mesmo?
abs

feitosac
29/08/2011, 23:49
Feld,
Geralmente o óleo com 5000km no motor a diesel ta preto, o que compro original na autorizada é o filtro de óleo, o óleo compro em tambor de 20lt, paguei semana passada 180,00 no BR Top Turbo, esses da Castrol nao conheço.
Abs.

J.Carlos
30/08/2011, 08:11
Eu andei pequisando e ouvi falar muito bem do Castrol Tection 15w40 (ou até o Castrol CRB Turbo 15w40 tb). Fui verificar o óleo, e ele nem escuro está.... fiquei pensando se está na hora de trocar mesmo.. é assim?? Pois sempre usei carro gasolina, com 5mil km, já está PRETO..... Na SW4 ele ainda está meio 'esverdeado'.

Feitosa, você compra original na concessionaria mesmo?
abs

Óleo do motor de cor esverdeada só se for o CASTROL RX VISCUS 25W60, indicado para motores com mais de 100.000 Km ou com mais de 05 anos de uso. O tópico que fala desse produto foi recém inserido e tem o título "troca de fluídos para SW4"

Inner
11/12/2011, 11:21
Reativando o Tópico e aí Portela quanto aos produtos Caterpillar aprovaram chegou a usar qual a sua opinião

Um abraço Inner




Henrique,

Aqui no Rio tem uma P. loja da Sotreq (que vende Caterpillar). Darei uma fuçada por lá.
Andei olhando o site e fiquei muito impressionado com os filtros. Você já usou filtros Cat????

Abraço

Feld
23/01/2012, 22:16
Vcs acham confiavel comprar nessa loja? Esta muito barato:
Filtro FRAM PH5123 p/ leo motor Toyota Hilux 94/... - Brasil4rodas (http://www.brasil4rodas.com/detalhes/filtro-fram-ph5123-p-oleo-motor-toyota-hilux-94---)

Marcus Venicius
04/09/2014, 15:54
Ola,boa tarde.Acabei de comprar uma Hilux srv3.0 e estou querendo opiniões sobre o lubrificante mobil 15w40. Ví que tem vários com especificação cf-4.Qual o melhor o Delvac original ou Delvac mx?

TCHEIGOR
04/09/2014, 17:10
Os dois atendem a especificação da toyota, já usei ambos e nunca vi diferença neles, nem o rótulo especifica direito o que muda de um pro outro. Mas tbem nunca fiz uma pesquisa mais a fundo pois os dois são ótimos, o que eu tenho usado é o mobil delvac 1400. Se não me engano o mx é o melhor, só que é difícil achar por aqui. Nunca reparei tbem se eles atendem motores turbo, se a tua for turbinada confere antes.

Glaicon
05/09/2014, 07:38
Ola,boa tarde.Acabei de comprar uma Hilux srv3.0 e estou querendo opiniões sobre o lubrificante mobil 15w40. Ví que tem vários com especificação cf-4.Qual o melhor o Delvac original ou Delvac mx?
Eu utilizo o Mobil Delvac MX.
Indicado para viaturas turbinadas.
Lendo no site da própria MOBIL, ela fala maravilhas dele. E nem poderia ser diferente, né?:mrgreen:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.mobil.com%2FBrazil-Portuguese%2FLubes%2FPDS%2FGLBRP2CVLMOMobil_Delvac _MX_15W-40.aspx&ei=wZIJVM-BKuSAsQT73oHwDQ&usg=AFQjCNH49LfZDmDiN64gZ09j_WygDU4Vzg&sig2=om3Pr9QBCVFAMWT9NuXrmw
Nas boas casas de óleo eles vendem à granel.
Acho ótimo, pois na troca com o filtro cabe 6,8l. Assim, não preciso ficar guardando embalagem com resto de óleo.
Antes de trocar, compre o filtro original na concessionária.
É peça japonesa e custa R$ 75,00, enquanto os filtros chineses, de marca e qualidade duvidosas custam uns R$ 55,00.
Pouca diferença para rodar uns 5.000 Km´s.:concordo:

Marcus Venicius
05/09/2014, 12:41
Valeu pessoal pela dica.abraço

Thiago Pereira
05/09/2014, 14:04
A Toyota nas concessionárias padronizou o óleo para toda a linha, inclusive nos modelos antigo que por lá aparecerem, de acordo com o consultor técnico que me atendeu.

O óleo é esse:

476454 476455

Que fora da concessionária é esse:

476456 476457

Leonardo Dic
05/09/2014, 20:34
Esse óleo da Toyota pra diesel tem homologação muito fraca, ainda é um API CF, Hoje uso CI e CJ, que são 4 degraus acima, E ainda tem homologação européia ACEA E7 que esse toyota nem tem.
Ele pode ser bom pra gasolina/etanol, pra diesel é fraco.

Já houve vários casos em que eu troquei esse Toyota por um bom 15w40 CJ ou CI e o proprietario elogiou dizendo q o motor ficou mais silencioso e diminuiu aquele castanhado principalmente quando frio.

AroldoMoreira
06/09/2014, 07:23
Eu usava o óleo Toyota vendido na concessionária. Atualmente uso o Lubrax AVANTE 10W40, acho compatível . Além disso o preço é bem melhor, em torno de R$23,00 o litro. Filtros somente originais.

Leonardo Dic
06/09/2014, 13:41
Aí sim o Avante apesar de ser tb um 10w40 não tem nada a ver com o Toyota, pois é um óleo desenvolvido especificamente para motores turbodiesel em regime severo. As homologações são boas ACEA E7/E4-08, API CI-4.

Vc fala q ele é compatível, e na verdade é mt melhor

feitosac
07/09/2014, 01:00
Leonardo,
Eu uso o Top Turbo troco a cada 5000km, e qual seria o período de troca (km) para o Avante ????
Abs.

Leonardo Dic
07/09/2014, 10:04
Como ele tem componente sintetico pode trocar a cada 10.000 desde que não ultrapasse 6 meses.
Mas como ele tem maior poder detergente, de limpeza, eu faria primeiro umas 2 trocas de 5000 mesmo pra depois passar pra 10000.

EDERVANDO
07/09/2014, 19:03
Caros colegas,
O que acham deste: Shell Rotella T6 5W40 CJ-4 ( 100% Sintético )

EDERVANDO
07/09/2014, 19:22
Mobil 1 Turbo Diesel Truck 5W40 CJ-4 ( 100% Sintético ) , em comparação com este Shell acima, qual será o melhor? Sei que são óleos caros, quem tem intenção de vender não compensa de investir em um óleo destes. E também em motores muito rodados acho que não vale a pena.

EDERVANDO
07/09/2014, 19:34
O que me intriga é porque a Toyota não disponibiliza um 10W40 mais atual para Diesel ?? No caso a sua fornecedora ( Mobil ) ?
Quando fui fazer a primeira troca de oleo da minha Hilux Diesel, não quis colocar o oleo da Ccs justamente por ser "fraco" para Diesel.

Thiago Pereira
07/09/2014, 20:09
Quando fui fazer a primeira troca de oleo da minha Hilux Diesel, não quis colocar o oleo da Ccs justamente por ser "fraco" para Diesel.

E permitiram que fizesse a troca com outro óleo?

EDERVANDO
19/11/2014, 18:13
E permitiram que fizesse a troca com outro óleo?

Thiago, permitiram sim. Pedir a eles fazerem um documento especificando o óleo. ( Mobil 1 / 100% Sintético / 5w40 / Classificação CJ-4 ). Difícil encontrar, entrei no site da Mobil Cosan e descobrir o distribuidor na região. Se for comprar em revendas é muito caro.

Atualmente estou usando o Shell Rotella T6 , CJ-4 , 100% Sintético. Este trouxe em uma viagem que fiz fora do país. Custou uns R$ 17 o LT , aqui no Brasil acho que a Shell não disponibiliza. Pois se tivesse só usaria ele.

Digite no Google esses óleos para vc ver.


Eder

Thiago Pereira
19/11/2014, 18:46
Thiago, permitiram sim. Pedir a eles fazerem um documento especificando o óleo. ( Mobil 1 / 100% Sintético / 5w40 / Classificação CJ-4 ). Difícil encontrar, entrei no site da Mobil Cosan e descobrir o distribuidor na região. Se for comprar em revendas é muito caro.

Atualmente estou usando o Shell Rotella T6 , CJ-4 , 100% Sintético. Este trouxe em uma viagem que fiz fora do país. Custou uns R$ 17 o LT , aqui no Brasil acho que a Shell não disponibiliza. Pois se tivesse só usaria ele.

Digite no Google esses óleos para vc ver.


Eder

Obrigado, vou pensar seriamente nisso!

Eu encontrei o Mobil 1 em uma revenda, um lote antigo, restam 15 embalagem de 946 ml, ao custo de R$45 cada, isso é suficiente para duas trocas.

Será que com esse óleo, rodando 80% do tempo em estrada e com combustível bom, posso rodar 20 mil km com segurança?

TCHEIGOR
19/11/2014, 21:14
Não é muito saudável pro motor ficar variando o óleo a cada troca, por isso o bom é se manter o mais fiel possível ao mesmo óleo. Eu não compraria um óleo que só pudesse fazer duas trocas e depois teria que partir pra outro...

guilhermeabreu
19/11/2014, 21:16
Atualmente a TOYOTA trocou de fornecedor de óleo acho que agora é a CASTROL vcs sabem dizer alguma coisa ????

EDERVANDO
19/11/2014, 22:17
Não é muito saudável pro motor ficar variando o óleo a cada troca, por isso o bom é se manter o mais fiel possível ao mesmo óleo. Eu não compraria um óleo que só pudesse fazer duas trocas e depois teria que partir pra outro...
TCHEIGOR, esse oleo que o Thiago pretende comprar, ele sempre achará do mesmo, é só entrar em contato com a Mobil Cosan e pedir o endereço do distribuidor, ainda mais que ele mora em SP, tudo fica mais fácil.

Obrigado,

Eder

EDERVANDO
19/11/2014, 22:31
Obrigado, vou pensar seriamente nisso!

Eu encontrei o Mobil 1 em uma revenda, um lote antigo, restam 15 embalagem de 946 ml, ao custo de R$45 cada, isso é suficiente para duas trocas.

Será que com esse óleo, rodando 80% do tempo em estrada e com combustível bom, posso rodar 20 mil km com segurança?
Thiago, usando S-10 e rodando 80% em estrada acho muito seguro sim. Entra no site Mobil Cosan / caminhões / oleo de motor e verá que óleos com qualidade similar rodam 120.000 km. Lhe dou outro exemplo; o Lubrax Avante é um semi-Sínt. ( Ci-4 ) , ou seja, uma classificação abaixo do CJ-4 e é recomendado para motores Mercedes-Benz rodarem até 45 mil km.

Obrigado,

Eder

Thiago Pereira
20/11/2014, 16:32
Não é muito saudável pro motor ficar variando o óleo a cada troca, por isso o bom é se manter o mais fiel possível ao mesmo óleo. Eu não compraria um óleo que só pudesse fazer duas trocas e depois teria que partir pra outro...

Concordo com você Tcheigor, e é como o Eder disse, minha intenção é mudar em definitivo.

Sobre as duas trocas que geraram a confusão., é pelo valor, pois o normal em revendas é cerca de R$60,00 o litro.

Thiago Pereira
20/11/2014, 16:38
Thiago, usando S-10 e rodando 80% em estrada acho muito seguro sim. Entra no site Mobil Cosan / caminhões / oleo de motor e verá que óleos com qualidade similar rodam 120.000 km. Lhe dou outro exemplo; o Lubrax Avante é um semi-Sínt. ( Ci-4 ) , ou seja, uma classificação abaixo do CJ-4 e é recomendado para motores Mercedes-Benz rodarem até 45 mil km.

Obrigado,

Eder

Obrigado pelas informações.

Vou tentar localizar o distribuidor da Cosan-Mobil por aqui.

sandro_ventania
20/11/2014, 17:25
Agora que vem a pegunta mais dificil...!!!!

O manual manda trocar a cada 5.000km, oleo da época acho era o CD-4.
Hoje uso um óleo CI-4, que o fabricante diz poder rodar até 45.000km...não seria desperdicio troca-lo com apenas 5.000km?

Glaicon
21/11/2014, 07:51
Senhores, eu chego a ficar vesgo lendo essa conversa de óleo para rodar 20 a 40 mil Km´s.:confused:
Imagino que um caminhão de carga faça esse percurso entre 2 e 4 meses.
E ainda com o motor em boas condições.
Beleza.
Agora, em quanto tempo os senhores fazem 40.000 Km´s??
A maioria dos motores aqui já passou dos 150.000 Km´s, já deve ter alguma sujeira acumulada ao longo do tempo, e ninguém é o primeiro dono das viaturas, não tendo certeza plena sobre os cuidados dedicados às mesmas pelos ex-proprietários.
Sabe-se que o óleo pode sofrer agressões pela idade, ar e umidade, alterando suas características.
As concessionárias mandam trocar o óleo na Km alcançada ou em seis meses, ou seja, o que vencer primeiro.
Quanto mais vezes trocados o óleo e o filtro, mais vezes a sujeira será retirada do motor.
Por isso, entre um óleo para rodar até 40.000 Km´s e custar R$ 60,00 o litro, como dito antes, e um óleo para 5 a 10 mil Km´s, custando R$ 15,00 o litro, sem dúvida que ficarei com este.:concordo:

Thiago Pereira
21/11/2014, 10:11
Senhores, eu chego a ficar vesgo lendo essa conversa de óleo para rodar 20 a 40 mil Km´s.:confused:
Imagino que um caminhão de carga faça esse percurso entre 2 e 4 meses.
E ainda com o motor em boas condições.
Beleza.
Agora, em quanto tempo os senhores fazem 40.000 Km´s??
A maioria dos motores aqui já passou dos 150.000 Km´s, já deve ter alguma sujeira acumulada ao longo do tempo, e ninguém é o primeiro dono das viaturas, não tendo certeza plena sobre os cuidados dedicados às mesmas pelos ex-proprietários.
Sabe-se que o óleo pode sofrer agressões pela idade, ar e umidade, alterando suas características.
As concessionárias mandam trocar o óleo na Km alcançada ou em seis meses, ou seja, o que vencer primeiro.
Quanto mais vezes trocados o óleo e o filtro, mais vezes a sujeira será retirada do motor.
Por isso, entre um óleo para rodar até 40.000 Km´s e custar R$ 60,00 o litro, como dito antes, e um óleo para 5 a 10 mil Km´s, custando R$ 15,00 o litro, sem dúvida que ficarei com este.:concordo:

Não generalize.

O meu por exemplo em nada se relaciona com as características que você citou: motor beirando os 20.000 km e caminhando para a 2ª revisão na concessionária, primeiro dono, e em um ano consigo rodar 20 mil ou mais.

O óleo recomendado pela Toyota para 10.000 km custa R$34,00 o litro.

Minha ideia é melhorar a qualidade do lubrificante e assim aumentar a durabilidade do motor, pois tenho o costume de ficar no minimo cinco anos com um carro e as picapes beiram os 10 anos, chegando a rodar 200 mil km, porem quero manter o custo-beneficio.

As tecnologias evoluem e se hoje um óleo tem capacidade de rodar muito mais quilômetros, então pq não utilizar essa característica?
É claro que o bom senso deve prevalecer, e como você disse há casos e casos.

Como exemplo, a GM diz no manual da nova S10 que utilizando o óleo Dexos II que é um 5W-30 100% sintético, ACEA A3,C3,B4, API SM/CF se pode rodar 20.000 km em condições normais (lembrando que uso em cidade, sempre carregado, etc é uso severo).

sandro_ventania
21/11/2014, 20:55
Senhores, eu chego a ficar vesgo lendo essa conversa de óleo para rodar 20 a 40 mil Km´s.:confused:
Imagino que um caminhão de carga faça esse percurso entre 2 e 4 meses.
E ainda com o motor em boas condições.
Beleza.
Agora, em quanto tempo os senhores fazem 40.000 Km´s??
A maioria dos motores aqui já passou dos 150.000 Km´s, já deve ter alguma sujeira acumulada ao longo do tempo, e ninguém é o primeiro dono das viaturas, não tendo certeza plena sobre os cuidados dedicados às mesmas pelos ex-proprietários.
Sabe-se que o óleo pode sofrer agressões pela idade, ar e umidade, alterando suas características.
As concessionárias mandam trocar o óleo na Km alcançada ou em seis meses, ou seja, o que vencer primeiro.
Quanto mais vezes trocados o óleo e o filtro, mais vezes a sujeira será retirada do motor.
Por isso, entre um óleo para rodar até 40.000 Km´s e custar R$ 60,00 o litro, como dito antes, e um óleo para 5 a 10 mil Km´s, custando R$ 15,00 o litro, sem dúvida que ficarei com este.:concordo:


Glaicon, eu não discordo de voce. Mas eu realmente gostaria de separar o que é precaução e zelo, do puro disperdicio!
Uso um óleo barato, mineral...o famoso Top Turbo...mas de boa classificação, CI-04...recomendado para rodar até 45.000km pelo proprio fabricante!!
Eu tenho trocado a cada 5.000km...junto com o filtro.
Em 6 meses eu rodo uns 10.000km ou mais.
Pra mim, não é questão de economia...é questão de evitar desperdicio, afinal dinheiro não dá em arvore.

Glaicon
22/11/2014, 08:19
Não generalize.

O meu por exemplo em nada se relaciona com as características que você citou: motor beirando os 20.000 km e caminhando para a 2ª revisão na concessionária, primeiro dono, e em um ano consigo rodar 20 mil ou mais.

O óleo recomendado pela Toyota para 10.000 km custa R$34,00 o litro.

Minha ideia é melhorar a qualidade do lubrificante e assim aumentar a durabilidade do motor, pois tenho o costume de ficar no minimo cinco anos com um carro e as picapes beiram os 10 anos, chegando a rodar 200 mil km, porem quero manter o custo-beneficio.

As tecnologias evoluem e se hoje um óleo tem capacidade de rodar muito mais quilômetros, então pq não utilizar essa característica?
É claro que o bom senso deve prevalecer, e como você disse há casos e casos.

Como exemplo, a GM diz no manual da nova S10 que utilizando o óleo Dexos II que é um 5W-30 100% sintético, ACEA A3,C3,B4, API SM/CF se pode rodar 20.000 km em condições normais (lembrando que uso em cidade, sempre carregado, etc é uso severo).
Desculpe, Thiago.
Eu estava me referindo às viaturas com mais de 150.000 Km´s, cujo proprietário não é o 1º dono.:concordo:

EDERVANDO
24/11/2014, 14:13
Thiago Pereira,

Já está usando o novo oleo , Mobil 1 5w40? E aí , sentiu alguma diferença no comportamento do motor ? Qual a km da sua Hilux?

Eder

Thiago Pereira
24/11/2014, 17:23
Thiago Pereira,

Já está usando o novo oleo , Mobil 1 5w40? E aí , sentiu alguma diferença no comportamento do motor ? Qual a km da sua Hilux?

Eder

Não Eder, ainda faltam algumas centenas de quilômetros pra a revisão de 20 mil, e como entro de ferias agora, acho que só vou alcançar essa km em fevereiro.

PauloTupã
08/12/2014, 10:57
Já que o tópico é sobre óleo lubrificante do motor da hilux, um comentário interessante: recentemente comprei uma SW4 2008 4x4 AT. Como o dono anterior fazia todas as revisões nas css, resolvi continuar os carimbos do manual. Durante a revisão, questionei qual óleo lubrificante do motor seria usado e a resposta foi de que o óleo recomendado pela Toyota é o 5W30. Comentei se não seria muito "fino", até porque o manual recomenda 15W40 e, segundo informado, na época (2008) o recomendado era esse mesmo, mas que a Toyota passou a adotar recentemente um óleo de especificação superior ??? e 5W30.

Ah, e o óleo é cosan. Tirei umas fotos do tambor do óleo meio na surdina.

Marvila
08/12/2014, 15:09
Uso um óleo barato, mineral...o famoso Top Turbo...mas de boa classificação, CI-04...recomendado para rodar até 45.000km pelo proprio fabricante!!
Eu tenho trocado a cada 5.000km...junto com o filtro.
Em 6 meses eu rodo uns 10.000km ou mais.
Pra mim, não é questão de economia...é questão de evitar desperdício, afinal dinheiro não dá em arvore.
sandro_ventania, você usa o Lubrax top turbo, certo ?
Há muito tempo ?

Leonardo Dic
08/12/2014, 21:42
Puts API CF é mt ultrapassado, hj já usamos CJ-4, são 4 degraus acima.

É oleo desenvolvido pra motor flex, q tb lega uma homologação pra diesel, eu prefiro usar óleo especifica e com homologação melhor.

PauloTupã
09/12/2014, 23:49
Puts API CF é mt ultrapassado, hj já usamos CJ-4, são 4 degraus acima.

É oleo desenvolvido pra motor flex, q tb lega uma homologação pra diesel, eu prefiro usar óleo especifica e com homologação melhor.


É complicado. Minha vontade é de comprar um óleo específico melhor e levar na css quando for fazer a revisão, mas sei que vou arrumar encrenca com todo mundo lá se fizer isso. Então, me vejo obrigado a aceitar esse óleo "pau pra toda obra" que eles impõem. Sinceramente, não acredito que um lubrificante seja adequado para motores álcool/gasolina e também motores a óleo diesel, que trabalham em regime de compressão bem mais alta.

A própria especificação que eles usam é inferior, como vc mesmo falou...

Será que vale a pena compensar isso trocando o óleo a cada 5 mil km? Caso afirmativo, qual lubrificante usar, para não ficar alternando??

Abraços,

Leonardo Dic
10/12/2014, 07:04
Eu acho q não adianta fazer alternado de 5.0000.

Dá uma conversa com eles, pois no manual fala em 15w40, ou troca em outro lugar.

AroldoMoreira
10/12/2014, 08:20
Paulo tupã,
tenho uma hilux 2008, quando comprei o carro fiz as trocas iniciais na Concessionária. Hoje uso o óleo lubrax Avante 10w40, fazendo a troca em casa mesmo a cada 5 ou 6 mil quilômetros. Estou satisfeito com o uso deste óleo.
Um serviço que fiz fora da concessionária e não deu certo foi alinhamento, perdi dois pneus dianteiros com pouca quilometragem. Depois disso só faço na concessionária.
Acho que você pode fazer a revisão periódica na autorizada e a troca do óleo em outro lugar.
abraços.

PauloTupã
10/12/2014, 09:18
Caro Leonardo Dic, eu questionei o fato de estarem utilizando um 5w30 no lugar do 15w40 recomendado pelo manual. Segundo o que o consultor técnico falou é que esse novo óleo utilizado é de especificação superior.... sei lá, pode até ser superior para eles, mas ainda é inferior às melhores especificações, como vc mesmo falou. Queria descobrir um óleo equivalente no mercado (para não pagar 38 dilmas o litro na css) e trocar a cada 5 mil km.

AroldoMoreira, vou tentar fazer isso que vc falou, utilizar um óleo superior e também trocar a cada 5 ou 6 mil km, até pq meu uso é severo. Ando cerca de 5 km na cidade.... e vou ficar de olho nos pneus, pois fiz o alinhamento fora da css. Tavam querendo me cobrar 166 dilmas. Achei caro...


A propósito, assistindo ao Por Dentro da Oficina de 05/12/2014, descobri que os filtros de óleo da bosch, delphi e tecfil são todos fabricados pela mesma empresa, Tecfil. Não sei se têm especificações diferentes, mas achei que vale a dica, principalmente para os que não gostam da Tecfil.

Por volta dos 9min10sec:


https://www.youtube.com/watch?v=eHrOkaOYvYs&list=UURuBopQ2ei22ZgXlOfd5eDQ



Abraços

dorderf
10/12/2014, 09:43
Eu uso mobil delvac power e sempre verifico a qualidade com Lubrichek. Geralmente troco com menos de 5 k km, baseado na análise do equipamento.

Leonardo Dic
10/12/2014, 20:42
Paulo, filtro de óleo em 1º eu prefiro o Mann, depois o Fram.

PauloTupã
10/12/2014, 23:40
Paulo, filtro de óleo em 1º eu prefiro o Mann, depois o Fram.

Valeu pela dica!!!

Abraços

Glaicon
11/12/2014, 06:37
Paulo, filtro de óleo em 1º eu prefiro o Mann, depois o Fram.
O filtro de óleo custa R$ 76,00 na concessionária.
Peça japonesa.
Pra Km que roda, considero ser barata e recomendável.:concordo:

PauloTupã
11/12/2014, 21:38
O filtro de óleo custa R$ 76,00 na concessionária.
Peça japonesa.
Pra Km que roda, considero ser barata e recomendável.:concordo:

Concordo. Ainda que os filtros da Mann e da Fram sejam top, acredito que valha a pena optar pelo original. A diferença em reais é muito pequena em relação a um filtro paralelo, ainda que de boa marca, como os Mann e Fram. Se fosse um carro, motor mais barato, nem iria esquentar mt a cabeça. Mas no diesel....

E pensar que até pouco tempo atrás eu não substituía o filtro toda vez que trocava o óleo. Era uma sim outra não.

Leonardo Dic
12/12/2014, 01:01
No caso da Toyota concordo, pois o filtro original é top, pode serrar o velho pra ver o elemento filtrante e a valvula anti retorno, mais dependendo da montadora é preferivel um Mann, é o caso da Ford, q ta mandando motorcraft pra tecfil, os ultimos filtros de combustivel da Frontier 2.5 que comprei da Nissan achei uma qualidade diferente aí olhando na embalagem vejo um Made China. Podem até falar q são montados com a especificação do fabricante e blá blá blá, mais até o peso da peça é diferente, e o controle de qualidade china não é 100% cada hora o negócio tem uma cara diferente.

sandro_ventania
12/12/2014, 02:31
sandro_ventania, você usa o Lubrax top turbo, certo ?
Há muito tempo ?


Marvila...Uso Top Turbo a aproximadamente 3 anos. Mas tem colegas aqui que usam a mais tempo.

PauloTupã
12/12/2014, 09:21
No caso da Toyota concordo, pois o filtro original é top, pode serrar o velho pra ver o elemento filtrante e a valvula anti retorno, mais dependendo da montadora é preferivel um Mann, é o caso da Ford, q ta mandando motorcraft pra tecfil, os ultimos filtros de combustivel da Frontier 2.5 que comprei da Nissan achei uma qualidade diferente aí olhando na embalagem vejo um Made China. Podem até falar q são montados com a especificação do fabricante e blá blá blá, mais até o peso da peça é diferente, e o controle de qualidade china não é 100% cada hora o negócio tem uma cara diferente.

Não para acreditar numa coisa dessas...... montadora usando filtro made in china.... bom, como o meu é Toyota, vou usar os originais mesmo, mas se pegar um ford ou mesmo um nissan, é bom ficar esperto na pegadinha do malando.

Abraços

EDERVANDO
22/12/2014, 14:38
Após pesquisar muito encontrei também:

Shell Rimulla R5 LE , 10W40 , CJ-4 , Semi-Sintético ( Só balde de 20L )
Preço aproximado por Litro R$ 25

Dê suas opiniões,

quem conhece um melhor que este por um preço semelhante?

EDERVANDO
22/12/2014, 17:55
Oque acham deste óleo?

Mobil Delvac LE 5W30 / CJ-4/SN
100% Sintético

Dê uma olhada no site Mobil Cosan

EDERVANDO
22/12/2014, 17:58
Minha Pergunta é: Por que a Toyota não usa um lubrificante com classificação para Diesel mais atual?

sandro_ventania
22/12/2014, 20:45
Simples...lucro!!!

TCHEIGOR
22/12/2014, 23:11
Pois é, mas lucro em que sentido?
No sentido de o motor durar menos?
Eu acho que se visassem só o lucro empurrariam um óleo mais caro e diriam que é fundamental vc usar ele.
No meu ver estão sendo honestos e dando a especificação necessária. Qualquer especificação acima é óbvio que pode ser usado, daí fica por conta do proprietário.
Não vejo sentido em lucrar somente na linha de montagem usando óleo mais barato. Ainda mais se com esse lucro a vida útil da máquina ficasse reduzida, aí já é uma acusação bem mais séria.

Clandio
23/12/2014, 06:40
Pode ser uma questão de logística. Um único óleo atende todos os veículos da marca.

guilhermeabreu
23/12/2014, 18:05
Concordo com o TCHEIGOR E O CLANDIO

Pois a TOYOTA não deixaria o seu nome e fama de carros duráveis cair por causa de um simples óleo , se este óleo que ela indica reduzisse a vida útil do motor DUVIDO que eles usariam este óleo , ainda mais que existe uma concorrencia ferrenha para desbancar a TOYOTA no mundo inteiro e els não dariam este mole .

Eu qdo tive SW4 93 usei o TEXACO SUPER TDXpor 4 anos depois migrei para o BR TOP TURBO , na SW4 2002 tb usava o TOP TURBO . Mas ao trocar pela SW4 2008 de único dono e todas as revisões na CCS , resolvi manter a receita do 1º dono , ou seja ; passei a trocar o óleo na CCS qdo fazia as revisões a cada 10.000 km e nesta última SW4 2011 tb de único dono que estou com ela agora , estou mantendo as trocas de óleo na CCS qdo faço a revisão de cada 10.000km , só que a TOYOTA mudou o fabricante de óleo , que era TEXACO 10W-40 se não me engano e hoje eles estão usando o CASTROL 5W-40 . mas é a atual recomendação da TOYOTA , se eles decidiram por estre óleo ACREDITO QUE ESTE SEJA MELHOR DO QUE O OUTRO , estou confiando na marca TOYOTA .

Minha opinião .

sandro_ventania
24/12/2014, 13:17
Pois é, mas lucro em que sentido?
No sentido de o motor durar menos?
Eu acho que se visassem só o lucro empurrariam um óleo mais caro e diriam que é fundamental vc usar ele.
No meu ver estão sendo honestos e dando a especificação necessária. Qualquer especificação acima é óbvio que pode ser usado, daí fica por conta do proprietário.
Não vejo sentido em lucrar somente na linha de montagem usando óleo mais barato. Ainda mais se com esse lucro a vida útil da máquina ficasse reduzida, aí já é uma acusação bem mais séria.



Obviamente eles não estão usando um óleo que vá reduzir a vida útil do motor abaixo do esperado...a fábrica estima a vida útil de um motor de pickup em 400.000km.
Então a matemática é simples...óleo que atenda as especificações, mas que tenha o menor custo possivel!!
O valor do óleo na CCS já é abusivo, se usarem um mais caro ou teriam que reduzir a margem de lucro estratosferica deles ou dá um susto no cliente...o que não pega bem.
Então...

Dr. Guilherme...não se iluda...a Toyota só quer o seu dinheiro. Por que então eles não usam o óleo de melhor especificação, praticando o preço de mercado?

guilhermeabreu
24/12/2014, 14:19
Obviamente eles não estão usando um óleo que vá reduzir a vida útil do motor abaixo do esperado...a fábrica estima a vida útil de um motor de pickup em 400.000km.
Então a matemática é simples...óleo que atenda as especificações, mas que tenha o menor custo possivel!!
O valor do óleo na CCS já é abusivo, se usarem um mais caro ou teriam que reduzir a margem de lucro estratosferica deles ou dá um susto no cliente...o que não pega bem.
Então...

Dr. Guilherme...não se iluda...a Toyota só quer o seu dinheiro. Por que então eles não usam o óleo de melhor especificação, praticando o preço de mercado?

SANDRO

Com todo respeito a sua pessoa , a TOYOTA ñão esta nem aí para vc economizar em nada , como vc falou ELES QUEREM É O SEU DINHEIRO , então se eles querem o seu dinheiro pq eles não colocariam um ÓLEO MAIS CARO E TENDO UM LUCRO MAIOR SE O PREÇO NÃO É O QUE ELES ESTÃO PREOCUPADOS ??? Se a margem de lucro em peças dels são acima do mercado PQ ENTÃO ELES NÃO USARIAM A MESMA MARGEM DE LUCRO NU ÓLEO MELHOR ??? Respondo : É PQ ELES TEM CERTEZA QUE ESTE ÓLEO QUE ELES USAM É O SUFICIENTE PARA QUE O MOTOR DURE O TEMPO PROGRAMADO/ESTIMADO PARA DURAR , estre é o meu raciocínio , tenho certeza que a TOYOTA não esta nem aí para pagarmos mais ou menos em um óleo , tenho certeza que eles usam o óleo que é o nescessário para que os carros TOYOTA tenham a durabilidade que deu fama a marca no mundo inteiro .

Por isto estou sossegado qto as trocas de óleo que faço na CCS nas revisões que faço a cada 10.000km , o resto é discutir os sexo dos anjos , que fique bem claro que esta é a minha opinião sem embasamento técnico nenhum , SÓ EM CONFIANÇA NA MARCA TOYOTA .

Como já falei tenho um irmão que tem uma picape 2005/06 que comprou 0k com 300.000km que sempre fez revisões com trocas de óleo na CCS e NUNCA DEU NENHUM PROBLEMA ATÉ AGORA DE NADA NEM DE MOTOR NEM DE NADA , só trocas de óleo e pastilhas de freio e as correias dentor do prazo recomendado .

FELIZ NATAL pra vc e toda a sua família .

sandro_ventania
24/12/2014, 15:30
Guilherme...é por aí mesmo...usam o que dá conta do recado e mantém a fama da marca.
Porém se usar algo melhor...durará mais com certeza!!...mesmo que seja seus filhos ou netos que irão testemunhar!
Acho que se eles fossem praticar a mesma margem de lucro em um óleo de primeira, o preço iria para uns 200,00 o litro...aí, como falei, iria pegar mal também.

Mas assim como você, falo do que acho, do vejo e leio por aí...
Estamos discutindo o sexo dos anjos...mas faço isso na boa...só pra prosear com voces...sem me ofender e nem querer ofender ninguém!
E admitindo que posso estar errado!

TCHEIGOR
24/12/2014, 18:39
É isso aí, um fórum serve pra isso, ouvir opiniões diferentes e discuti-las.
Se nunca ouvirmos uma opinião diferente não iremos pensar além daquilo que imaginamos ser o certo.
Sempre na boa, aprendendo e transmitindo aquilo que testamos e podemos afirmar.
Um abraço gurizada! Vida longa ao 4x4 brasil!

Glaicon
25/12/2014, 09:42
Entre efetuar a troca do óleo mineral e filtro com 5.000 Km´s e óleo sintético e filtro com 10.000 Km´s, fico com a 1ª opção.
Também é por achismo, mas sabendo que o óleo mineral dá conta do recado, imagino que um maior número de trocas ajuda a eliminar as impurezas presentes no óleo e retidas no filtro.
Tudo por achismo, repete-se.
E que essa conversa nunca acabe.:concordo:

guilhermeabreu
25/12/2014, 11:57
Guilherme...é por aí mesmo...usam o que dá conta do recado e mantém a fama da marca.
Porém se usar algo melhor...durará mais com certeza!!...mesmo que seja seus filhos ou netos que irão testemunhar!
Acho que se eles fossem praticar a mesma margem de lucro em um óleo de primeira, o preço iria para uns 200,00 o litro...aí, como falei, iria pegar mal também.

Mas assim como você, falo do que acho, do vejo e leio por aí...
Estamos discutindo o sexo dos anjos...mas faço isso na boa...só pra prosear com voces...sem me ofender e nem querer ofender ninguém!
E admitindo que posso estar errado!

Caro amigo SANDRO_VENTANIA

Peço desculpas caso tenha te magoado amigo com meu comentário , sei que vc falou e fala não é para ofender ninguém , da mesma forma com que eu falo NUNCA É PARA OFENDER OU MAGOAR NINGUÉM , este forum é maravilhoso por isto , para trocarmos idéias e informações , mesmo como as minhas sem embasamento técnico nenhum apenas por achismo .

Do fundo do meu coração que tenhamos um final de NATAL maravilhoso com o convívio de TODOS vcs .



FORTE ABRAÇO A TODOS

EDERVANDO
25/12/2014, 20:21
Tem excelentes óleos CJ-4 com preços menores que R$ 25 L .
Só que são 15w40.
O único 10w40 acessível e próprio para Diesel é o lubrax Avante CI-4
Nas distribuidoras Petrobras custa em torno de R$ 18 L.
Outro melhor que o Avante é o Shell Rimula R5 LE 10w40 ( só balde de 20L )
A viscosidade oficial da Hilux deveria ser 15w40, pois tem muitas opções com preços baixos e classificações atuais.

EDERVANDO
25/12/2014, 20:30
Por exemplo: A Dodge Ram , usa-se um 15w40 mineral Mobil Delvac classificação CJ-4 , e custa menos de $ 20 L .

EDERVANDO
25/12/2014, 20:44
Hilux motor 171cv, no manual pede-se oleo CF-4 , nas Ccs continua com CF.

Glaicon
26/12/2014, 07:47
Por exemplo: A Dodge Ram , usa-se um 15w40 mineral Mobil Delvac classificação CJ-4 , e custa menos de $ 20 L .
É bem esse que eu uso.
R$ 13,90 o litro.:concordo:

EDERVANDO
27/12/2014, 20:51
Levei minha Hilux na Ccs para trocar o oleo de motor. Fui muito bem atendido. Pedir para ver o oleo que eles usam; trouxe um litro do 10w40 SN/CF Toyota ( Mobil ) , e disseram também ter o 5w30 no tambor ( este não vi a classificação)

Leonardo Dic
27/12/2014, 21:52
Esse Mobil é top tb. Na minha opinião óleo pra motor diesel tem que ser bom pra motor diesel, ter API de CI pra cima e ACEA E7 pra cima, nada adianta ser bom pra motor flex com API SN e especificação pra diesel reba CF

EDERVANDO
27/12/2014, 22:36
Por ser CF, sendo que o mais atual é CJ-4 , quando levo minha Hilux para troca de oleo ( na Ccs ) levo meu próprio oleo ( mobil 1 CJ-4/SM ) , é um oleo caro , mas como não pretendo vendê-la , uso este. É um oleo 100% sintético , difícil de encontrar. Compro na distribuidora que revende para as trocas de oleo. Uso na minha Hilux porque sou "fanático" em óleos top, e tbm por ser nova e não pretender vendê-la.

sandro_ventania
28/12/2014, 12:53
Edervando...na minha opinião, sua atitude está completamente CORRETA!!
A durabilidade de um motor, está completamente ligada a qualidade do óleo que se usa, pois é o óleo responsavel por diminuir o atrito entre as partes e consequentemente o desgastes das peças...então...quanto melhor o desempenho do óleo...menor o desgastes.

feitosac
29/12/2014, 19:08
Pessoal,
Uso o Top Turbo 15w40 a 5 anos desde a minha primeira SW4, ele é CI 4 e ACEA E7 , é um oleo para teóricos 45.000km , troco a cada 5000km com filtro, na minha opnião é a viscosidade recomendada que importa, estamos em um País muito quente então baixar o primeiro numero para 10 (-20°C) ou 5 (-30°c) é jogar dinheiro fora, baixar o segundo numero é temerário pois o 30 é para partida ambiente de 25°C.
Já estive na Patagônia a -5°C , e na primeira partida pela manhã a SW4 pegou no estalo com o Top Turbo.
Agora com relação ao grau de proteção, concordo que quanto maior melhor, acho que CI-4, balde a R$ 200,00 , litro a R$ 10,00 é um ótimo custo/beneficio.
Abs.

EDERVANDO
29/12/2014, 22:38
Feitosa , a Nova Ranger usa 5w30 , a Amarok 5w30 ou é 5w40. Estao descritos nos manuais dos proprietários. Eu penso que foram feitos N testes por Engenheiros...
A Honda por exemplo está usando 0w20.
Aquele oleo 0w40 da Mobil é indicado pela Mercedes, Bmw , Posche, ...
Agora na minha opinião, motores diesel mais antigos 15w40 é o mais utilizado.

Agora tive olhando no site da castrol, shell, mobil, encontrei óleos para motores diesel , 0w30, 5w30 e 5w40

Leonardo Dic
29/12/2014, 22:58
Eu não discordo com a Toyota sobre a viscosidade. Quer usar 5w30 td bem. O problema é que quando temos API CJ-4 ACEA E7 pra cima, ou ACEA C3 (pros casos de motores euro V com filtro de particulas), ela insiste em usar um óleo que foi desenvolvido para motores flex com API SN, e q por acaso recebeu uma classificacão diesel API CF q ja tem 15 anos. Quer usar 5w30 td bem, então pq não usa um ACEA C3

TCHEIGOR
30/12/2014, 02:09
Raciocinem comigo, a Toyota, que atende a um mercado mundial, não ia construir um motor de um veículo 4x4 que usasse um óleo que não é qualquer lugar que vende, a toyota é sertão, é taliban, pantanal e etc... Se tiver muita frescura pra óleo já era, perde a fama de inquebrável! Quem quiser e puder usar um óleo melhor, beleza, ACEA C3 é só benefício! Mas ela é feita pra aguentar esse 'desaforo' que está sendo considerado esse óleo. E isso é o bom da Toyota.

EDERVANDO
30/12/2014, 20:50
*Cita exemplos de óleos ACEA C3

EDERVANDO
30/12/2014, 20:59
Muitos aqui são a favor de trocar óleo de 5 em 5 mil Km.
Eu penso assim; utilizo um oleo de ponta e rodo tranqüilamente 15 mil Km.
O filtro custa ~ $ 48 ( original )

Leonardo Dic
30/12/2014, 21:00
C3 eu tenho na oficina da Total um 5w30, mas ja temos algumas marcas no mercado, motul, shell, castrol, só q sao caros ainda. Mas para veiculos anteriores a 2013 sem DPF, tb acho besteira gastar tanto $$ assim. Mas um 15w40 API CI-4 ja temos em qualquer lugar, até o CJ-4 tem, e com preços mt acessíveis.

Olha um grafico de comparação do CF com o CI-4. Ta ruim demais a camera do meu cel acabou. mais da pra ter noção da diferença de proteção.

EDERVANDO
31/12/2014, 11:40
ACEA C3 não certificação para motores gasolina/flex ?

feitosac
02/01/2015, 17:31
C3 eu tenho na oficina da Total um 5w30, mas ja temos algumas marcas no mercado, motul, shell, castrol, só q sao caros ainda. Mas para veiculos anteriores a 2013 sem DPF, tb acho besteira gastar tanto $$ assim. Mas um 15w40 API CI-4 ja temos em qualquer lugar, até o CJ-4 tem, e com preços mt acessíveis.

Olha um grafico de comparação do CF com o CI-4. Ta ruim demais a camera do meu cel acabou. mais da pra ter noção da diferença de proteção.

Quando escolhi o TOP TURBO foi porque iria rodar América do Sul e não errei, o que mais vi foi posto de gasolina da Petrobrás e onde não tinha posto BR tinha o Top Turbo em litro/e 20 litros pra vender.

NO dia que tiver um carro mais novo, provavelmente vou utilizar um óleo com mais tecnologia.

Leonardo o que seria DPF ????

Abs,

Leonardo Dic
02/01/2015, 22:10
ACEA C é para os motores diesel modernos com euro V e DPF (filtro de partículas diesel) do sistema de exaustão. Tem baixo teor de enxofre como o S10 q é exigencia desses motores. Não vejo vantagem em usar para os motores q não são euro V.

EDERVANDO
03/01/2015, 11:03
Hilux Diesel 163 cv ( 2011 ) ,
Tem algum sistema de tratamento tipo EGR , DPF ... ?
Ainda sou leigo , não sei nem formular corretamente a pergunta.

Tenho uma Hilux 2011 ( motor 163 cv ) , uso um oleo sintético CJ-4/SM ( mobil 5w40 )

Como escolher o oleo? São muitas informações novas!
Acea C3, C4 ?
Acea E5, E7, E9 ?

Será que estou usando oleo errado ?

TCHEIGOR
03/01/2015, 11:33
Hilux Diesel 163 cv ( 2011 ) ,
Tem algum sistema de tratamento tipo EGR , DPF ... ?
Ainda sou leigo , não sei nem formular corretamente a pergunta.

Tenho uma Hilux 2011 ( motor 163 cv ) , uso um oleo sintético CJ-4/SM ( mobil 5w40 )

Como escolher o oleo? São muitas informações novas!
Acea C3, C4 ?
Acea E5, E7, E9 ?

Será que estou usando oleo errado ?

Se está em dúvida use o óleo indicado pelo manual.

EDERVANDO
04/01/2015, 08:51
Na Ccs Toyota utiliza como original:

Mobil 10w40 SN/CF Semi-Sintético
cSt 40 ~ 96
cSt 100 ~ 14,4
TBN não informa
Ponto de Fluidez -33
Ponto de Fulgor 228
ACEA A3/B3
R$ 34

Shell 10w40 HX7 Semi-Sintético
SN/CF
cSt 40 ~ 96,31
cSt 100 ~ 14,37
TBN não informa
Ponto de Fluidez -45
Ponto de Fulgor 246
ACEA A3/B3 , A3/B4
R$ 25

Quem poderia interpretar estas duas fichas técnicas ?

Obs: Só o Mobil é item original.
O Shell foi só como comparativo.

sandro_ventania
04/01/2015, 21:23
Na Ccs Toyota utiliza como original:

Mobil 10w40 SN/CF Semi-Sintético
cSt 40 ~ 96
cSt 100 ~ 14,4
TBN não informa
Ponto de Fluidez -33
Ponto de Fulgor 228
ACEA A3/B3
R$ 34

Shell 10w40 HX7 Semi-Sintético
SN/CF
cSt 40 ~ 96,31
cSt 100 ~ 14,37
TBN não informa
Ponto de Fluidez -45
Ponto de Fulgor 246
ACEA A3/B3 , A3/B4
R$ 25

Quem poderia interpretar estas duas fichas técnicas ?

Obs: Só o Mobil é item original.
O Shell foi só como comparativo.


Se eu não estiver enganado...
cSt 40 = viscosidade a 40ºc (menor é melhor)
cSt 100= viscosidade a 100ºc (maior é melhor)

Ponto de fluidez = temperatura que começa a escorrer...abaixo disso vira graxa ou congela. (quanto mais negativa a temperatura melhor!)
ponto de fulgor = temperatura que começa a soltar vapores que na presença de centelha o oleo pega fogo. (quanto maior essa temperatura, melhor!)

chbeckel
05/01/2015, 14:55
Boa tarde,
Sou proprietário de uma Concessionária de Máquinas Agrícolas New Holland e nossos tratores mais sofisticados utilizam, pela recomendação do fabricante, o lubrificante abaixo.
São motores com até 380 CV e a maioria com gerenciamento eletrônico common rail, com utilização extrema. O intervalo de troca recomendado é de 300 horas.
O que os amigos acham de utilizar este lubrificante no motor da SW4 1999 ? Também possuo uma SW4 2009 mas como esta ainda estou fazendo as revisões na concessionária e as trocas são feitas pelo óleo recomendado pela Toyota. Agradeço as sugestões. Abç
488564488565

sandro_ventania
05/01/2015, 17:08
Somente olhando as especificações...eu diria que sim, pois ele é API CG-4 e o que a CCS usa é API CF-4...inferior.

Marvila
03/02/2015, 13:53
Reativando o tópico com informação...

Sei que muito se comenta sobre filtros de óleo. Em outro tópico o Leonardo Diccini postou que usava o MANN na sua Hilux CD 95 TDi.
Pois bem, a partir do catálogo da MANN a especificação para nossa SW4, 2.8, 1993, é o WP 928/80. No entanto, a rosca deste (M 24 x 1,5) não encaixa. Sendo assim, a especificação que encaixou foi W 940/81, que no catálogo aponta para Hilux 2.8, 8V (CS/CD/DLX/SR5/$x2/$x4) 01/97 -> 12/01.
Acho, no mínimo, estranho...
De toda sorte, está passada a informação...

Leonardo Dic
03/02/2015, 18:55
Marvila, nem coloquei o Mann w 940/81 aqui pq faz tempo q nao encontro por aqui, por isso coloquei o PH8A da Fram q é facil achar e vai bem.
O WP 928/80 usava na HDJ80 e em nas hilux 3.0 TD motor 1 KZT até 2004. E nao da nas 2.8 nem nas 3.0 aspiradas q a rosca é 3/4, erro no catalogo.

valeu

sandro_ventania
03/02/2015, 22:21
Eu uso filtros Tecfil...pra óleo é o PSL-714. Paguei semana passada 24 reais.

TCHEIGOR
04/02/2015, 00:11
Quando eu tinha o vitara fiquei meio com pé atrás em relação ao tecfil, pois comparando com o frahn o tecfil era menor e quase metade do peso. Claro que isso pode não significar nada, porém me passou a impressão de fragilidade e dúvida quanto ao material filtrante. Mas mesmo assim não posso dizer que ele seja ruim, pois usei numa troca só, até porque tava sempre repondo óleo, o vitara bebia um óleo legal, o óleo tava sempre novinho porque era um tanque de gasolina e um litro de óleo.
Eu tenho posto filtro toyota e troco a cada duas trocas de óleo, já perdi um motor por problema no fluxo de óleo e não arrisco mais, trato minha guerrilla com tudo de bom, afinal ela já é 'vintage'.

sandro_ventania
04/02/2015, 23:00
O tecfil é igual (pelo menos em tamanho) ao Frahn que já usei 1 vez. Já uso o tecfil a 50 mil km...e sempre troco a cada troca de oleo...não quero ter problema com fluxo de oleo...oleo novo, filtro novo.

mbsouza
10/02/2015, 19:02
Pessoal, vejam só este anúncio: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-620059961-filtro-oleo-hilux-sw4-30-td-original-_JM, filtro original da SW4 por apenas R$ 34,99.

americo_mattar
18/05/2015, 15:23
caros, o que acham do Mobil 15w40 Delvac?

Glaicon
19/05/2015, 06:48
caros, o que acham do Mobil 15w40 Delvac?
É o que eu uso na minha SW 98 desde que a comprei, há três anos.
Cumpre bem com a sua função.
Juntamente com o óleo troco o filtro, comprando o original na concessionária, a R$ 74,00.:concordo:

mbsouza
20/05/2015, 07:58
Será que dá pra usar o Mobil Delvac Euro 5 15w40, api CJ-4 em viaturas antigas?

americo_mattar
20/05/2015, 13:19
Glaicon, faço isso tambem, toda troca de oleo troco o filtro, creio que a economia nao vale o desgaste.

MB, nao vejo problemas haja vista que atende todas as especificações da fabrica, se alguem tiver uma opinião diferente, por favor enriqueça o tema.

feitosac
20/05/2015, 23:40
caros, o que acham do Mobil 15w40 Delvac?

O pessoal fala muito bem dele o Mobil foi o óleo original da Toyota por muito tempo, eu uso o Lubrax Top Turbo.
Abs.

alecanal
24/04/2016, 12:26
Bom Dia !!
Sou novo aqui e novo no mundo 4x4 Diesel. Comprei uma SW4 2011/2012 com todas as revisões realizadas na concessionária, porém agora preciso trocar o óleo e quero fazer as próximas revisões fora da concessionária em meu mecânico.
Meu mecânico quer usar o oleo 15 40, e no manual que esta o 5 30.
Acredito que a concessionária deva ter sempre usado o óleo que consta no manual. Pode prejudicar o motor se usar o 15 40 agora ?
E se colocar esse óleo posso rodar 10.000 km com ele ?
Obrigado !!

mbsouza
24/04/2016, 20:12
Na minha singela opinião, continue fazendo as revisões na concessionária e seguindo suas recomendações.

Leonardo Dic
24/04/2016, 23:17
No manual que já abri aqui tá recomendando um 15w40

SavioBatista
25/04/2016, 00:33
Melhor continuar no 5w30 que vinha sendo utilizado, e respeitar também o prazo de troca que o manual recomenda.

PauloTupã
27/04/2016, 20:44
Caro alecanal, ainda que você não continue fazendo as revisões na css (o que eu ainda tenho feito, apesar do custo estar ficando alto), utiliza o 5W30, que é o mesmo empregado pela css. Questionei acerca da utilização do 15W40, que consta do manual das mais antigas, e o chefe da oficina da css disse que a Toyota não mais o utiliza. A Honda há um tempo também alterou a especificação dos lubrificantes, passando do 10W30 (não me lembro se mineral ou semissintético) para um 0W20 sintético.
Não se esqueça dos filtros e demais fluidos, nos intervalos recomendados.

jorge.duarte
16/07/2016, 22:29
Boa noite Pessoal!
Sou proprietário de uma SW4 2011, ontem fui comprar o filtro de oleo na Concessionaria e de curiosidade perguntei quanto estava o litro de oleo, e além do preço fui informado que a Toyota está usando oleo 10W-30 semi sintetico, independente do ano e tipo de combustivel...e aí que oleo eu uso? 15W-40 ou 10W-30?

Abs

sandro_ventania
18/07/2016, 20:50
Jorge a Toyota só quer melhorar a logistica dela, padronizando o oleo.
Para o nosso clima, o final tem que ser 40...10W40, 15W40, etc.
10W30 não aguenta o calor do Hell de Janeiro.

jorge.duarte
26/07/2016, 23:10
Atualmente o manual recomenda semissintético, posso usar o 100% sintético sem problema? não considerem $$$. A duvida é se pode ser usado sem problema, no motor D-4D...irei trocar o filtro junto.

Obrigado

mbsouza
05/09/2016, 08:40
Troquei o óleo da sw4 2000 e com 30 km rodados já está preto, isso é normal? O óleo que utilizo é o Mobil Delvac CI-4.
Estou pensado em colocar sintético na próxima troca.

Clandio
05/09/2016, 18:44
Na minha acontece isso também e nunca me preocupei com isso.

Glaicon
06/09/2016, 06:24
Troquei o óleo da sw4 2000 e com 30 km rodados já está preto, isso é normal? O óleo que utilizo é o Mobil Delvac CI-4.
Estou pensado em colocar sintético na próxima troca.
Sim, colocou o óleo novo e ligou a viatura, ele já escurece.
Talvez não seja nem preto, mas cinza escuro.
Característica de motor à diesel.
Fique tranqüilo.:concordo:

mbsouza
06/09/2016, 14:36
Sim, colocou o óleo novo e ligou a viatura, ele já escurece.
Talvez não seja nem preto, mas cinza escuro.
Característica de motor à diesel.
Fique tranqüilo.:concordo:


Clandio e Glaicon, obrigado pelos esclarecimentos.

Sergio c
27/11/2017, 09:10
Dando uma reativada no tópico, estou para trocar o óleo e os filtros de minha Hilux, e agora vou trocar tb o de ar e o do combustível. Na CSS o de combustível me pediram 150k, enquanto que em uma distribuidora de óleos e filtros elem tem o de combustível da marca TECFIL por uns 45k, inclusive um dos gerentes tem uma Hilux e disse que usa dessa marca há muito tempo, dizendo que eles melhoraram 100% o processo de fabricação e fornecem para a BOSCH.
Pergunto se vale a pena por dessa marca e por menos de um terço do valor; se alguém já usou e se deu tudo certo ou ocorreram problemas, pois os bicos da Hilux tem um preço meio salgado hehehhe.

fnandosp
27/11/2017, 13:42
@Sergio c, sugiro que veja o vídeo e tire suas próprias conclusões:

Comparativo filtro de óleo FRAM e TECFIL - YouTube (https://youtu.be/GBC_Ls8YMFU)

Sergio c
27/11/2017, 16:06
Obrigado pelo retorno Fnandosp, apesar do comparativo ser sobre filtros de óleo, mas dá p perceber uma enorme diferença entre ambos, a favor do FRAM. No motor estou usando esse da FRAM. Acho que vou pagar 3 vezes mais e compra o filtro de combustível original mesmo, p não ter problemas com o sistema de injeção.

broadcast33
27/01/2018, 19:24
Comprei hoje um Petrobrás CJ-4, balde de 20L por R$235,00 no Mercadocar Caminhões. O Top Turbo CI-4 estava R$199,00 e Ypiranga Brutus CI-4 estava R$179,90, todos 20L e acima da especificação das Viaturas.

Adeilson Pacheco
13/01/2019, 14:18
Leonardo,

Olho é uma coisa que muda muito. Procure sempre usar a última especificação API e quanto a viscosidade, isto depende da temperatura e do uso. Se roda muito em estrada procure um com maior viscosidade a quente, se roda trechos curtos procure um com menor viscosidade a frio, se mora em lugar frio idem, mais ou menos por aí...Aqui no brasil não vai varia muito de CF ou CH (lembro, prefira a última especificação) e 15W40 ou 20W50...
O aditivo para o radiador é a base de etilenoglicol. Compre de uma marca conhecida que seja de sua preferência. A proporção é 50%. Nunca ande sem ele, com a pena de arrebentar todo o sistema (principalmente ferrugem no radiador e parada da bomba d´água), o que custaria muitas $$$$

P.S.: Procure saber que especificação API é o óleo que está no motor, pois um óleo com especificação mais recente que a atual pode desprender algumas encrustrações devido a maior ação detergente. Aí, antes de trocar a especificação API e sair rodadndo pelo tempo normal, convém trocá-la, rodar um pouco, uns 500 a 1000 km, trocar tudo de novo (óleo e filtro) e aí sim, voltar a normalidade, ou seja, entre 2500 e 5000km com a especificação mais recente.


[]s
Boa tarde amigo: comprei uma Hilux SW4 Dt ano 2000 e não sei qual o óleo que devo coloca, se é 15w40 mineral, sintético ou semissintético, omanual não fala se é mineral ou sintético

hugo321
20/09/2019, 16:19
pessoal,tou comprando oleo para meu etios e sw4 flex,fique em duvidas de oleo sintetica lubrax valora 5w30 ou pedronas selenia , o que vc indicaria de qualidade melhor?
grato

Sergio c
20/09/2019, 21:43
Já ouvi falar bem do Petrobras Valora sintético, mas esse Petronas tb acho que não é ruim.

hugo321
20/09/2019, 23:06
Já ouvi falar bem do Petrobras Valora sintético, mas esse Petronas tb acho que não é ruim.

obrigado de responder,ja ouvi falar ypf elaion ?sera que bom tb?

Sergio c
21/09/2019, 17:55
Esse pouco ouvi falar. Mas esse Petronas é famoso, se não me engano patrocinava a equipe do Felipe Massa na F1, então, os caras tem bala na agulha hehehe.
obrigado de responder,ja ouvi falar ypf elaion ?sera que bom tb?

hugo321
23/09/2019, 21:43
Esse pouco ouvi falar. Mas esse Petronas é famoso, se não me engano patrocinava a equipe do Felipe Massa na F1, então, os caras tem bala na agulha hehehe.

obrigado pelo sua opniao,vou pegar pedronas!

hugo321
29/09/2019, 23:06
pessoal.boa noite. Eu moro em marilia (interior de sp)local quente,mecanico indica usar oleo p motor 20w50 mineral(SM) para meu sw4 (2015) flex e etios(2014)? sera que pode?
grato

pesquisei que realmente aqui nunca chega 0 crau,maximo 10 crau,e calor chega 38,acredito temp do motor subi tb.

Renatopami
29/09/2019, 23:11
Eu tenho usado óleo 0W30 100% sintético da Shell(ect1/2)...já faz uns 30 mil km....tudo normal na minha Hilux....compro num distribuidor aqui do Rio,com cnpj,sai a 34,00 o litro...fica como curiosidade pra quem tem receio de usar óleo “fino”....

leanog
30/09/2019, 08:31
Você deve usar exatamente o que for recomendando no manual do seu veículo. O que o mecânico ACHA é diferente do que o engenheiro testou e aprovou

Renatopami
30/09/2019, 12:37
Você deve usar exatamente o que for recomendando no manual do seu veículo. O que o mecânico ACHA é diferente do que o engenheiro testou e aprovou
A princípio,pensava assim também....mas eu tinha um Civic 99,que no manual indicava o uso do óleo 20W50 mineral,com o passar dos anos,a própria Honda começou à indicar e usar o óleo 10W40,depois o 05W30 e hj em dia,já está no 0W20....rsrs
Os óleos evoluem....não acredito que um óleo 05W30 100% sintético moderno vá fazer mal ao motor....esse óleo 20W50 mineral eu usava num fusca Itamar....rs
Mas é só minha opinião

hugo321
30/09/2019, 14:46
Você deve usar exatamente o que for recomendando no manual do seu veÃ*culo. O que o mecânico ACHA é diferente do que o engenheiro testou e aprovou

obrigado pela sua resposta.
vou seguir o manual sim!

CarduzinSR
03/10/2019, 17:03
Estou usando na minha Hilux há 30.000 km o Petronas 10w40 sintético classificação acea E7, para motores diesel, excelente. Vou mudar para o Mobil Delvac 10w40 sintético, no manual da Hilux 2015 aceita essa referência de óleo.

Sergio c
04/10/2019, 10:27
Parabéns, excelentes óleos. Eu, por enquanto estou fazendo as revisões na CSS, minha Hilux está agora com 45.000km. Vou ver até quando ainda faço as revisões por lá, depois, vou garimpar um óleo bom tb hehe.
Estou usando na minha Hilux há 30.000 km o Petronas 10w40 sintético classificação acea E7, para motores diesel, excelente. Vou mudar para o Mobil Delvac 10w40 sintético, no manual da Hilux 2015 aceita essa referência de óleo.

CarduzinSR
05/10/2019, 17:47
Obrigado Sérgio. Fiz minhas revisões na css até os 40.000km, depois que saí da rede vi que o óleo mobil 5w30 sintético usado em Hilux nas css é o mesmo usado nos motores flex. Procurei informações e hoje só uso óleo sintético para motor diesel.

Renatopami
27/10/2019, 13:18
Uma pergunta de leigo:
Tenho usado há 40 mil Km,Óleo Shell Helix 0w30 ECT 2/3 na minha Hilux,sem nenhum problema....como é um óleo para carros com filtro DPF,será que com esse óleo mais a utilização o de diesel S-10,previne de alguma forma a formação o de borra na válvula EGR?
Li aqui no fórum que esses óleos específicos para filtro DPF tem menos teor de cinzas etc....
Lembrando que meu carro não tem filtro DPF....

Sergio c
28/10/2019, 09:44
Acho que não teria nada a ver, pois pela EGR só passa os gases do escapamento. Aí depende mais da qualidade do combustível do que o óleo do motor.
Uma pergunta de leigo:
Tenho usado há 40 mil Km,Óleo Shell Helix 0w30 ECT 2/3 na minha Hilux,sem nenhum problema....como é um óleo para carros com filtro DPF,será que com esse óleo mais a utilização o de diesel S-10,previne de alguma forma a formação o de borra na válvula EGR?
Li aqui no fórum que esses óleos específicos para filtro DPF tem menos teor de cinzas etc....
Lembrando que meu carro não tem filtro DPF....

Renatopami
29/10/2019, 00:42
Ok Sérgio....realmente faz todo sentido o que vc falou

J.Carlos
18/07/2020, 15:34
Também estou utilizando o semi-sintético 10w40 da ELF
Estou usando na minha Hilux há 30.000 km o Petronas 10w40 sintético classificação acea E7, para motores diesel, excelente. Vou mudar para o Mobil Delvac 10w40 sintético, no manual da Hilux 2015 aceita essa referência de óleo.

Vgcautomotive
15/10/2021, 11:23
Bom dia
vocês sabem me dizer qual o óleo de motor específico para a Hilux SW4 1997 3.0 manual?

Gutocgrms01
14/03/2023, 19:24
Boa tarde minha japa gasolina 2.4 por favor qual óleo uso ???

CYK
08/08/2023, 14:11
Pessoal boa tarde,

Gostaria se saber se posso utilizar óleo mineral SAE 15W-40 API Ch-4 em minha Toyota Hilux CD Diesel ano 2009?

Antecipadamente agradecido,
CYK