PDA

Ver Versão Completa : Contagiros para Engesa Diesel



V8
29/01/2005, 17:33
Estou reformando o meu Engesa e estou pensando em adaptar alguns instrumentos no painel...

Alguem tem alguma sugestão para instalar um contagiros e um amperimetro? Me falaram que tem um de VW que e o mesmo tamanho para ser adaptado naquelas previsoes do painel....

Eu acho que um manometro para o turbo e pressão do oleo nao tem espaço mas ai vou ter que adaptar em baixo do painel mesmo.

Se alguem tiver uma soluçao para os instrumentos posta por aqui pra gente discutir...

Um abraço,
Flavio

Eduardo Velo
29/01/2005, 18:04
No pn do meu tem manômetro , voltímetro , marcador comb. , termômetro e o rpm fica em bx pq o diametro é maior .

[]s...

V8
29/01/2005, 19:10
Fala Eduvelo,

Manda uma foto pra eu ver como ficou com o RPM...

Um abraço,
Flavio

Eduardo Velo
29/01/2005, 20:50
Estou finalizando a reforma e ainda não cheguei nessa parte , mas não vai ficar muito diferente do que estava
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2498&start=0
Uma chapa dobrada presa em bx do pn e uma braçadeira prendendo o RPM .
Ainda não pensei em nada melhor , tem muita coisa pra resolver ainda .

[]s...

guilhermeabreu
29/01/2005, 23:41
AMIGO V8

Sou eu de novo.

Amanhã domingo , estarei pintando a capota do meu CORAÇÃO VALENTE , e 2º feira , estarei montando , na 2º mesmo levarei para o eletricista instalar os reloginhos que comprei na GAMA 4X4. São para colococar naqueles buracos fechados , um é CONTAGIROS , pena que é pequeno , mas foi barato ; outro é termometro elétrico , outro é termometro de mercúrio , mais real , e mais garantido ter 2 termometros ,pois nossos motores diesel são caríssimos para fazer caso leve algum esquente brabo ; e o outro é marcador de combustível , mudei todos para fundo branco. Só falta o velocímetro com odômetro parcial de fundo branco que encomendei ao JOÃO da ROTA 4X4.

Estes reloginhos são da marca WILTEC , não sei se são bons mas já comprei. Inclusive o marcador de combustível é compatível com a bóia do tanque que comprei de inox lá na GAMA 4X4 mesmo.

V8
30/01/2005, 02:45
Amigo Guilherme,

O marcador de combustivel derepente eu vou ter que trocar junto com a boia pois a marcaçao ta meio louca... O tanque e de inox, a boia deve ser original, por isso que nao ta dando certo mas conforme for, eu vejo tudo com o cesinha...

O marcador de temperatura original e o eletrico ne?!
Onde e colocado o sensor do marcador de mercurio? direto no radiador?

Um abraço,
Flavio

Eduardo Velo
30/01/2005, 11:07
O marcador deTemp. é ligado ao lado da valv. termostática .

Eduardo Chaves
30/01/2005, 16:40
Flávio,

Acho que o Xará quis dizer que o sensor do marcador de temperatura de mercúrio é instalado ao lado da válvula termostática, tem um bujãozinho na lateral esquerda superior do motor, pelo menos é onde fica no Perkins...

Sim... o marcador de temperatura original é o elétrico... :?

Hje tenho instalado o marcador de combustível, o marcador de temperatura mecânico (mercúrio), pressão do óleo e pressão da turbina, vou trocar o da turbina pelo de pressão da água (monitorar o funcinamento da válvula termostática) e instalar o contagiros tb. Pelo fato de o meu ser o F1, há mais espaço no painel, onde ficam os botôes do F2 e F3, que é onde vou instalar o contagiros, provavelmente... :wink:

[]'s sem contagiros ainda...

guilhermeabreu
30/01/2005, 17:34
V8

EDU VELO E EDU CHAVES ,responderam sua dúvida, obrigado aos dois EDUs ,acho que EDU VELO equivocou-se , acho que ele quis dizer maracador de temp. , como EDU CHAVES relatou.

Me falaram que pode colocar o marcador de temp. mecânico ( mercúrio) colocando um T na saída do original elétrico , e numa perna menor do T colocaria o original elétrico e na outra perna menor do T colocaria o de mercúrio. CONCORDAM? galera.

UM ABRAÇO A TODOS

Eduardo Chaves
30/01/2005, 17:45
Guilherme,

Acho... acho que pode ser instalado desta forma sim, utilizei um T mas na instalação do marcador de pressão de óleo que foi feita junto com a cebolinha da luz do óleo...

[]'s...

Eduardo Velo
30/01/2005, 17:45
Era marcador de temp. mesmo . já corrigi , grato por entenderem , blz ...
É que o marcador de comb. é muito difícil realmente fazer funcionar corretamente , ia falar sobre isso tbm ... . O que fiz no meu foi encher o tanque rodar 400 km e ajustar , entortando a vareta da bóia , para marcar 1/2 , mas qdo está na reserva ainda tem pelo menos 30 lts no tanque . De cheio a meio blz , passou pra bx de meio não se sabe mais qto tem no tanque , vai pelo KM .

[]s...

guilhermeabreu
30/01/2005, 17:48
EDU CHAVES

Um engenheiro mecânico de manutenção de usina de açúcar,me recomendou para ficarmos mais tranquilos a respeito de temperatura , em colocarmos duas cebolinhas , uma na parte de cima do motor outra na parte baixa do motor, no circuito de ÁGUA. Qdo o motor superaquecesse esta cebolinha acionaria uma luz vermelha no painel ou mais garantido segundo ele um sonorizador (buzina , corneta para os mais surdos, esta é minha , brincadeira),poderia ser em conjunto com a luz vermelha.

Eu achei ÓTIMA a idéia , devo colocar este sistema no meu.

Ele referiu duas cebolinhas pq a válvula termostática pode dar defeito ea água circular por uma parte do motor e a outra ferver e a cebolinha original demorar a avisar , AÍ , JÁ ERA , motor fundido e nós fud23@#$%¨&(os. Concordam com esta tb galera.

Eduardo Chaves
30/01/2005, 17:55
Guilherme,

Concordo totalmente com vc, tb pensei nisso e ainda vou instalar, aki chamam de cigarra, em loja de peças de caminhões vai encontrar se naum me engano para o Mercedes e VW...

E além dessa solução, a que vou adotar e me referi no outro post, é a instalação de um marcador de pressão da água, qq problema com a válvula a pressão se altera, a solução imediata será a retirada provisória da válvula ateh sua substituição... :wink:

V8
30/01/2005, 18:06
É tem muita coisa pra melhorar ainda no meu Engesa...

Essa ideia da cebolinha dupla e excelente mesmo... alem do marcador duplo, desse jeito fica bem mais seguro evitar o superaquecimento - Mais uma pra milnha lista de coisas a fazer!

Eu acabei de consertar o meu velocimetro e trocar o cabo... mas ta dando uma defasagem de uns 25-30% :shock: ate eu levar no cara pra regular tenho que tomar cuidado com as lombadas eletronicas :x .

Um abraço,
Flavio

Eduardo Chaves
30/01/2005, 18:09
Flávio,

Essa diferença é "normal" pela alteração do diâmetro original dos pneus...

Basta uma aferição numa loja especializada, novamente aconselho procurar lojas que prestam serviços a caminhoneiros, fica mais em conta... :wink:

[]'s...

Eduardo Velo
30/01/2005, 18:27
Pessoal , não vejo necessidade de cebolinha extra , basta acompanhar ctte o marcador de temp.
Tive problemas de aquecimento e percebi na subida da Fernão Dias antes do Tunel , rodando na ciadade tava tudo certo , era sujeira no radiador , bati água saiu barro pra KCT e voltou ao normal , motor diesel não é AP que qqer aquecimento empena cabeçote , se perceber que a temp. está acima do normal pára e analisa .
Xara qdo vc fez a Xiboca chegou a pegar barro no radiador ?? o problema do meu foi depois da trilha , mandei levar , mas os nó cegos não lavaram bem o radiador ...

[]s...

Eduardo Velo
30/01/2005, 18:29
Flávio, Essa diferença é "normal" pela alteração do diâmetro original dos pneus...
Basta uma aferição numa loja especializada, novamente aconselho procurar lojas que prestam serviços a caminhoneiros, fica mais em conta... :wink: []'s...

Comprei um Totem pra resolver esse problema ...

[]s...

Eduardo Chaves
30/01/2005, 19:27
Xara qdo vc fez a Xiboca chegou a pegar barro no radiador ?? o problema do meu foi depois da trilha , mandei levar , mas os nó cegos não lavaram bem o radiador ...

Hehehe...

Eu naum... num fiquei empurrando tora e onda de lama pra frente e pra trás...

Entrei no tolêro e saí do outro lado uma vez soh... :twisted:

[]'s...

V8
30/01/2005, 21:10
Outra ideia interessante com relaçao ao Aquecimento, nao sei se o de vcs e assim, o meu Engesa tem uma ventuinha eletrica extra, na frente do radiador que aciona por um botao no painel... acho apenas que qdo eu for instalar AC vou ter que mandar tirar pois deve ficar na frente do Condensador.

Um abraço,
Flavio

Eduardo Chaves
30/01/2005, 21:35
Flávio,

O meu tb tem uma ventoinha elétrica, mas é justamente a do A/C... hehehe...

Ela só é acionada ao ligar o ar, e fica na frente do condensador, ela é pequena e cabe naquele espaço atrás da grade...

[]'s...

Eduardo Velo
30/01/2005, 21:35
O Perkinho do meu Engesa leva um bom tempo pra aquecer , mesmo com a termostática nova , e não passa do 2º risco no marcador nem a pau , ptto não carece de uma ventilador extra .
Qual vai ser o AC que vc instalar , de D20 ?? qto está e onde encontra esse AC ??

[]s...

Wallace
30/01/2005, 23:03
Alguem tem alguma sugestão para instalar um contagiros e um amperimetro?Minha sugestão é não instalar amperimetro, só o voltimetro.
Iria medir o que e como com o Amperimetro?
De quanto seria este amperimetro?
Toda essa amperagem passaria pelo instrumento e pelo painel?

Um Voltimetro é mais útil, sabendo usar vai informar bem mais que um amperimetro e sem perigo nenhum.

Luca
31/01/2005, 00:59
Iria medir o que e como com o Amperimetro?
Se a carga eh maior do que a geracao. Se o AMP aponta para positivo tah tudo certo. Se negativo, ou o alternador tah com problema, ou tem que desligar algum equipamento momentaneamente.

V8
31/01/2005, 01:45
Flávio,

O meu tb tem uma ventoinha elétrica, mas é justamente a do A/C... hehehe...

Ela só é acionada ao ligar o ar, e fica na frente do condensador, ela é pequena e cabe naquele espaço atrás da grade...

[]'s...

Pois e Educhaves, a minha ventoinha e grande... eu sei qual e a que vc ta falando... e a que fica "colada" no condensador e que normalmente tem uma moldura de plastico ne!?

Mas essa deve refrigerar muito pouco...

Um abraço,
Flavio

V8
31/01/2005, 01:50
Qual vai ser o AC que vc instalar , de D20 ?? qto está e onde encontra esse AC ??

[]s...

Caro Eduvelo,

Devo instalar o AC de D20, qto ao preço eu nao sei te falar mas eu sei que o Guilherme Junior sabe onde instalar e parece que o cara e muito bom...

Eu vou falar com ele pra te passar alguns detalhes...

Um abraço,
Flavio

V8
31/01/2005, 01:52
[Minha sugestão é não instalar amperimetro, só o voltimetro.
Iria medir o que e como com o Amperimetro?
De quanto seria este amperimetro?
Toda essa amperagem passaria pelo instrumento e pelo painel?

Um Voltimetro é mais útil, sabendo usar vai informar bem mais que um amperimetro e sem perigo nenhum.

Falha minha.... seria o Voltimetro mesmo!!! :lol:

Obrigado.

Um abraço,
Flavio

Wallace
31/01/2005, 09:34
Se a carga eh maior do que a geracao. Se o AMP aponta para positivo tah tudo certo. Se negativo, ou o alternador tah com problema, ou tem que desligar algum equipamento momentaneamente.Com um voltimetro também se sabe se o alternador esta com problema.
Vai ligar o amperimetro aonde para medir oque?
E não esqueças das minhas outras perguntas.
Elas mostram os motivos de não instalar um amperimetro.
Tem até fabricante de instrumento (incluindo amperimtro) que não recomenda a instalação do amperimetro. Somente de um voltimetro.

Eduardo Velo
01/02/2005, 19:02
Montei assim meu PN .
O Voltímetro é de 24V original Engesa , acompanho a marcação dos 24V como se fosse 12V , já veio com ele no PN , mas agora uso o volt. do Toten qdo estou em dúvida , principalmente no uso do guincho .

[]s...

V8
02/02/2005, 07:38
Eduvelo,

Este velocimetro com odometro parcial ja vinha nos F3... sera que e dificil arrumar um desse?

Ficou bem coerente a montagem dos instrumentos do painel.

As luzes de advertencia desse painel sao bem mais definidas com esse contorno branco... Outra coisa pra procurar...

Um abraço,
Flavio
Flavio

haundrich
20/02/2005, 16:09
Se a carga eh maior do que a geracao. Se o AMP aponta para positivo tah tudo certo. Se negativo, ou o alternador tah com problema, ou tem que desligar algum equipamento momentaneamente.Com um voltimetro também se sabe se o alternador esta com problema.
Vai ligar o amperimetro aonde para medir oque?
E não esqueças das minhas outras perguntas.
Elas mostram os motivos de não instalar um amperimetro.
Tem até fabricante de instrumento (incluindo amperimtro) que não recomenda a instalação do amperimetro. Somente de um voltimetro.

Concordo com o Wallace

Ligar amperímetro, apesar de útil, complica principalmente no ponto de interseção, ali nos contatos. É motivo de problema, aquecimento, mal contatos (culpa do osmar - os mar contartos)
A não ser que se utilize de sensor de efeito hall. Até agora não vi ainda esse instrumento para uso automotivo. Mas deverá ser questão de tempo...

haundrich
20/02/2005, 16:11
Flávio,

O meu tb tem uma ventoinha elétrica, mas é justamente a do A/C... hehehe...

Ela só é acionada ao ligar o ar, e fica na frente do condensador, ela é pequena e cabe naquele espaço atrás da grade...

[]'s...
E aeh Edu Chaves

Essa que vc está usando é a mesma do Vectra? Tá eficiente?

FlávioS

w.chaves
27/02/2005, 14:36
O Perkinho do meu Engesa leva um bom tempo pra aquecer , mesmo com a termostática nova , e não passa do 2º risco no marcador nem a pau , ptto não carece de uma ventilador extra .
Qual vai ser o AC que vc instalar , de D20 ?? qto está e onde encontra esse AC ??

[]s...

Oi amigo,
Tambem tenho um perkinho no meu engesa F1. Gostaria de botar um contagiros mecanico, uma cx. de transferencia menos barulhenta (Band. JPX ou Engesa F2.
Me ajudem por favor.

Eduardo Velo
27/02/2005, 14:47
No Perkins o CG mecanico é ligado na frente do motor , olhando ele de frente no lado esq. tem uma chapinha presa por 2 parafusos é ali que liga ...

A Cx da band seria ideal por causa da reduzida .

[]s...

w.chaves
28/02/2005, 23:58
No Perkins o CG mecanico é ligado na frente do motor , olhando ele de frente no lado esq. tem uma chapinha presa por 2 parafusos é ali que liga ...

A Cx da band seria ideal por causa da reduzida .

[]s...

Certo amigo. Tudo isso eu sei, mas não estou é encontrando p/comprar.

Eduardo Velo
02/03/2005, 09:12
Velocímetro mecânico pra Q20B 4 cil - $ 150,00 - fone 0 11 3224 0571 .
VeloBakar http://www.velobakar.com.br/

[]s...