Conectar

Ver Versão Completa : Desborbulhador - como instalar.

luc2001
29/01/2005, 12:49
Instalei um desborbulhador no meu Jeep (6cc - BF-161) mas lendo o artigo na internet (http://www.trilha4x4.com.br/dica13.htm) vi que o meu desborbulhador não está instalado acima do carburador como é mencionado. O que isto pode acarretar? Devo mudar a instalação?

Green-go
29/01/2005, 13:44
Muta a instalação antes das pedradas...

CJ 60
29/01/2005, 15:02
Instalei um desborbulhador no meu Jeep (6cc - BF-161) mas lendo o artigo na internet (http://www.trilha4x4.com.br/dica13.htm) vi que o meu desborbulhador não está instalado acima do carburador como é mencionado. O que isto pode acarretar? Devo mudar a instalação?

Ele so naum vai cumprir sua função de manter uma reserva de combustivel.. ele funciona pela inércia (acho q é esse o termo) intaum tem q obrigatoriamente estar acima um poko do carburador..

cristiano
29/01/2005, 23:30
dá uma olhada aqui, instalei o meu por aqui...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1292&highlight=

Ahh, tem que acima ou no nivel do carburador...

Marcelo
02/02/2005, 18:53
ele funciona pela inércia (acho q é esse o termo)
O certo é pela gravidade. :wink: :wink:

[s]

CJ 60
02/02/2005, 18:56
ele funciona pela inércia (acho q é esse o termo)
O certo é pela gravidade. :wink: :wink:

[s]

como diria o chaves !! issu issu issu !!! hehehe :lol:

cristiano
03/02/2005, 08:43
meu sogro tá com um problema na tobata dele (diesel) que vira e mexe ele tem que tirar o ar do sistema, porque o tanque não está muito cheio... será que dá para instalar um desborbulhador num veículo à diesel ?? claro que não seria esse, teria que ser um maior...

CJ 60
03/02/2005, 09:55
meu sogro tá com um problema na tobata dele (diesel) que vira e mexe ele tem que tirar o ar do sistema, porque o tanque não está muito cheio... será que dá para instalar um desborbulhador num veículo à diesel ?? claro que não seria esse, teria que ser um maior...

Eu acho q não pq a linha de combustivel trabalha sobre pressão. acredito q naum dê naum... fiquei na dúvida agora tbm..

cristiano
03/02/2005, 13:41
você lembrou bem, a linha de combustível do diesel trabalha sob pressão... A Nissan Frontier nova tem um sistema que a camionete fica igual a gasolina... acabou o diesel é só colocar e andar...

flaviovs
11/02/2005, 01:20
O desborbulhador é instalado entre a bomba de gasolina e o carburador para permitir aquela reserva de combustível, aliviar a pressão da bomba etc. Nos veículos a diesel, não há carburador e a bomba injetora injeta (ops!) o combustível direto nos cilindros, por isso não dá pra pra colocar desborbulhador (na verdade não faz sentido).

CJ, o tanque não estar muito cheio não deve ser o único problema do carro de seu tio. Ele deve dar uma vistoriada nas manqueiras, sede dos filtros etc., porque certamente existe outra coisa aí. Não é necessário andar com o tanque cheio todo tempo em carros a diesel!

p.s.: A não ser que por "o tanque não está muito cheio" você queira dizer que o tanque está "vazio demais" -- ai não tem jeito mesmo porque o carro num anda mesmo. :-)

fugger
11/02/2005, 08:32

Nesse caso específico não é possivel pois a alimentação do tobatta se dá pela gravidade não tendo bomba para o diesel salvo a injetora.

Para que o desborbulhador funcione é necessária uma bomba de baixa pressão.

Manda andar com o tanque mais cheio que resolve o problema. :D

[]´s

valmor
31/07/2005, 17:49
Desculpem a falta de experiencia e curiosidade mas ...

O que é e qual a função do desborbulhador num CJ5 , motor opala ????

Marcelo
31/07/2005, 20:51
Valmor,

Lá em cima, no primeiro post desse tópico, tem um link que explica tudo, ok? :concordo:

[s]

Viniciusaol
21/07/2014, 20:01
Pessoal, uma dúvida, talvez bem besta mas... lá vai... O retorno do desborbulhador não poderia ser na própria linha de combustível, só que entre o tanque e a bomba? por um "T" por exemplo?

Willian Del Piero Rocha
21/07/2014, 23:17
Acho que não ,já que a bomba trabalha puxando ,e pode puxar o combustível que está no desborbulhador ,ocasionando falta no carburador ,ficaria como um circuito fechado ,a bomba empurra para o desborbulhador e puxa dele também ,acho que vai dar merda.

juleymar
22/07/2014, 00:22
Estou instalando um tanque cash no meu jeep e a mangueira de retorno vai nele , manda o fabricante , no caso da tobata que o combustivel (diesel ) desce por gravidade e bom lembrar de olhar o suspiro do tanque ,pois em motos ja vi muinto acontecer a descompressão do tanque e o combustivel nao descer ,
abraço.

vavarusso
22/07/2014, 08:04
Para complementar: O carbura do trupy todo revisado com peças "boas" e derramava combustível, nao tinha agulha estilete que vedasse, e eu nao conseguia resolver até que por "telepatia" o 4x4GARAGE disse que era a pressao da bomba e que teria que alterar a alavanca da mesma. Como isso era dificil pra mim, coloquei o desborbulhador e pronto...

Pablo.pinto2007
22/07/2014, 09:50
Estou instalando um tanque cash no meu jeep e a mangueira de retorno vai nele , manda o fabricante , no caso da tobata que o combustivel (diesel ) desce por gravidade e bom lembrar de olhar o suspiro do tanque ,pois em motos ja vi muinto acontecer a descompressão do tanque e o combustivel nao descer ,
abraço.

Se eu fosse vc não colocaria o retorno no cash tank não... colocaria no próprio tanque!!! o meu não tem essas coisas... desborbulhador não deu certo, era inútil... então no meu caso tenho um suspiro no tanque, para não criar vácuo e dar falta na bomba!!!

Abraços!

Pablo

Willian Del Piero Rocha
22/07/2014, 11:08
Meu tanque é da CLA de plástico e 60 litros ,fica embaixo dos bancos do motorista e carona ,como o piso tem aquela elevação entre os bancos ,o tanque acompanha ,devido a isso ele tem duas saídas ,uma de cada lado ,e uso um cash tank embaixo do jeep unindo as duas saídas ,e uso o desborbulhador com o retorno ligado no tanque que já vem com local próprio,e tem o respiro no bocal de abastecimento ,liguei uma mangueira e coloquei ela lá na traseira do jeep ,um provisório/permanente .Isso já tem uns 3 anos e nunca tive problemas na linha de alimentação ,nem vazamentos.

Viniciusaol
22/07/2014, 12:03
Acho que não ,já que a bomba trabalha puxando ,e pode puxar o combustível que está no desborbulhador ,ocasionando falta no carburador ,ficaria como um circuito fechado ,a bomba empurra para o desborbulhador e puxa dele também ,acho que vai dar merda.

Talvez eu esteja errado, mas pensei em colocar o retorno antes da bomba pensando que o retorno do desborbulha é de diametro bem reduzido, a bomba continuará puxando do tanque...
Devo tá querendo inventar moda, como diz meu avô, mas é pq tá bem mais fácil e seguro pra mim fazer assim do q ligar o retorno no tanque original, debaixo do banco...
so pra constar, tbm to trocando o filtro de ar por um seco da pampa e depois posto fotos no topico certo

reslima
22/07/2014, 14:31
Assistam esse vídeo sobre desborbulhador do Tonella.

https://www.youtube.com/watch?v=k-7VdUWdaj4

Pablo.pinto2007
22/07/2014, 21:25
Meu tanque é da CLA de plástico e 60 litros ,fica embaixo dos bancos do motorista e carona ,como o piso tem aquela elevação entre os bancos ,o tanque acompanha ,devido a isso ele tem duas saídas ,uma de cada lado ,e uso um cash tank embaixo do jeep unindo as duas saídas ,e uso o desborbulhador com o retorno ligado no tanque que já vem com local próprio,e tem o respiro no bocal de abastecimento ,liguei uma mangueira e coloquei ela lá na traseira do jeep ,um provisório/permanente .Isso já tem uns 3 anos e nunca tive problemas na linha de alimentação ,nem vazamentos.

É bem assim mesmo!!! O meu também é assim, mas na época que comprei a CLA ainda não tinha a demanda que surgiu de ar na linha quando o jeep ficava inclinado... então o meu não tem o cash tank, já pensei várias vezes em comprar, mas sinceramente, ainda não vi essa necessidade... aqui na nossa região, para as trilhas que faço, ainda não tive esse tipo de aperreio!!!

O que fiz recentemente na reforma foi um mini cash tank caseiro, bem simples e funcional, serve, mas não é um cash tank com capacidade de 2L... refiz a tubulação, onde no tanque original CLA é duas saídas se juntando no meio com um T, fiz as duas saídas se juntando num T, só que mais próximo da saída do lado do motorista e imediatamente abaixo do T coloquei um filtro de combustível de papel (daqueles antigos) dos grandes, deve dar ali uns 200 mL no máximo, mais o comprimento da linha, então não vou dizer que posso andar quilômetros com o jeep inclinado, mas me dá alguma autonomia caso precise... e na verdade esse problema de pescar ar acontece mesmo quando o nível do tanque está realmente bem baixo... o que normalmente não era pra acontecer, já que por medida de segurança só devemos ir pra trilha com o tanque cheio.

Abraços!

Pablo

juleymar
23/07/2014, 00:40
Se eu fosse vc não colocaria o retorno no cash tank não... colocaria no próprio tanque!!! o meu não tem essas coisas... desborbulhador não deu certo, era inútil... então no meu caso tenho um suspiro no tanque, para não criar vácuo e dar falta na bomba!!!

Abraços!

Pablo
Pablo , no meu ver se eu por o retorno no tanque a bomba vai esvaziar o cash rapido ,e o mesmo seria unutil ,pense o jeep enclina a saida de combustivel fica seca por um periodo ai enquanto isso o unico combustivel que alimenta o motor e o do cash , pois bem , nesse momento a bomba suga o combustivel do cash pro carbutador e a sobra vouta pro cash , pois se voutar pro tanque em segundos o cash estara vazio pois a saida do tanque pro cash ta sem vazão , correto !!
abraço.

Pablo.pinto2007
23/07/2014, 08:20
Pablo , no meu ver se eu por o retorno no tanque a bomba vai esvaziar o cash rapido ,e o mesmo seria unutil ,pense o jeep enclina a saida de combustivel fica seca por um periodo ai enquanto isso o unico combustivel que alimenta o motor e o do cash , pois bem , nesse momento a bomba suga o combustivel do cash pro carbutador e a sobra vouta pro cash , pois se voutar pro tanque em segundos o cash estara vazio pois a saida do tanque pro cash ta sem vazão , correto !!
abraço.

Mas gente até onde sei o desborbulhador como o próprio nome sugere é para tirar bolhas que surgam no decorrer do sistema de alimentação, tanto que é colocado quase que imediatamente antes do carburador, e sim seu retorno era pra ser para o tanque sem problemas de perdas nem nada!!!

Por isso muitos casos não precisam, pois muitas vezes o problema surge devido pressão alta na linha pós bomba de combustível, ou aquecimento da linha de combustível, gerando bolhas...
Então alguns estão colocando com a finalidade de regular a pressão do sistema ao invés de para eliminar as bolhas do sistema... é como se ele atuasse como regulador de pressão... ele deve ser instalado imediatamente acima da cuba do carburador que é para no mínimo o combustível descer por gravidade para a cuba (e ainda tem que vencer a pressão da bóia-agulha)... o excesso tem que voltar para o tanque... agora imagine a seguinte situação... sua linha de combustível pós bomba está com bolhas, aí vc instala um desborbulhador e coloca seu retorno para montante da bomba, ou seja, se sua linha tinha alguma bolha a mesma (bolha) entrou na sucção da bomba que vai passar pela bomba e passar pelo circuito pós bomba (que é quem gera bolhas devido suas características físcias e localização)... aí ao invés de diminuir seu problema de bolhas vc estará colocando mais bolhas no sistema... Concorda comigo?

Pablo

Bercan
23/07/2014, 08:42
Mas gente até onde sei o desborbulhador como o próprio nome sugere é para tirar bolhas que surgam no decorrer do sistema de alimentação, tanto que é colocado quase que imediatamente antes do carburador, e sim seu retorno era pra ser para o tanque sem problemas de perdas nem nada!!!

Por isso muitos casos não precisam, pois muitas vezes o problema surge devido pressão alta na linha pós bomba de combustível, ou aquecimento da linha de combustível, gerando bolhas...
Então alguns estão colocando com a finalidade de regular a pressão do sistema ao invés de para eliminar as bolhas do sistema... é como se ele atuasse como regulador de pressão... ele deve ser instalado imediatamente acima da cuba do carburador que é para no mínimo o combustível descer por gravidade para a cuba (e ainda tem que vencer a pressão da bóia-agulha)... o excesso tem que voltar para o tanque... agora imagine a seguinte situação... sua linha de combustível pós bomba está com bolhas, aí vc instala um desborbulhador e coloca seu retorno para montante da bomba, ou seja, se sua linha tinha alguma bolha a mesma (bolha) entrou na sucção da bomba que vai passar pela bomba e passar pelo circuito pós bomba (que é quem gera bolhas devido suas características físcias e localização)... aí ao invés de diminuir seu problema de bolhas vc estará colocando mais bolhas no sistema... Concorda comigo?

Pablo

Concordo plenamente amigo.

no meu caso, quando troquei a bomba original de reparos por uma nova blindada tive muitos problemas com a pressão na linha de combustível. O mecanismo agulha/boia não dava conta de vedar.
Como possuo manômetro de pressão do combustível percebi que estava muito além do recomendado para o bf161. Algo entre 1,0 kgf/cm².

Solução foi instalar o desborbulhador (fusca). Mas ai a pressão caiu muito. Ficando menor que 0,24 kgf/cm².

Ai novamente veio uma solução que ao meu modo foi bem pratica: Fui colocando giclês na saída do desborbulhador (retorno tanque) até que a pressão ficasse no recomendado (0,246 a 0,386 kgf/cm²). Assim consegui acabar com o problema de ar na linha e com a sobrecarga na pressão na agulha do bura.

Willian Del Piero Rocha
23/07/2014, 11:11
abraço.
Juleymar ,concordo com vc ,no meu caso as saídas do tanque são bem para trás ,em uma descida longa ou se ficar parado em descida ,esperando alguém superar um obstáculo ,pode dar falta de combustível ,como o cash tank tem uma outra entrada para retorno ,vou modificar.

juleymar
23/07/2014, 21:44
Juleymar ,concordo com vc ,no meu caso as saídas do tanque são bem para trás ,em uma descida longa ou se ficar parado em descida ,esperando alguém superar um obstáculo ,pode dar falta de combustível ,como o cash tank tem uma outra entrada para retorno ,vou modificar.
Então Willian , se por a mangeira direto pro tanque pode crer que seu cash não servira de nada entende.
abraço

webersmh
23/07/2014, 21:59
Pessoal, uma dúvida, talvez bem besta mas... lá vai... O retorno do desborbulhador não poderia ser na própria linha de combustível, só que entre o tanque e a bomba? por um "T" por exemplo?
A função do desborbulhador é:
* aliviar a pressão do combustivel na linha entre a bomba e o carburador, evitando que fique entrando combustivel no carburador logo depois que vc desliga o jeep.
** eliminar bolhas de ar na linha de combustivel, mas isso não é problema nos carburadores pois a maioria tem um suspiro na tampa que elimina estas bolhas.
Pode colocar um T na linha sem problema. Fiz isso pra aliviar a pressão e ando assim já faz meio ano e tudo certo. Coloquei o T atras do filtro e antes da bomba.:cool:

douglasfrener
09/11/2014, 17:02
Desculpe estar desenterrando este post, mas estou com problemas de bolhas de ar no sistema de alimentação do meu jeep.
Semana passada troquei toda linha de alimentação antiga por novas de alta pressão de carros com injeção e também instalei um desborbulhador entre a bomba e o carburador porém ainda tem bolhas dentro da mangueira.
Na instalação do desborbulhador tem uma saída do suspiro que irei levar até o suspido do cash tank mas como ainda nao chegou eu dobrei a mangueira para não jogar combustivel fora, será que seja esse o problema?
Outra coisa que também tenho dúvida é que meu meca fez um caracol com a mangueira de combustivel ao redor da mangueira da aguá para que chegue o álcool quente no carburador, pode ser que seja um problema mas não sei.
Se puderem me ajudar fico grato.
Irei comprar um tanque novo de plástico que ver com o cash tank e os dois tem a saída de suspiro, estou pensando em levar o suspiro do cash tank e do desborbulhador com um T até o tanque, isso é o correto?

marciorank@gmail.com
09/11/2014, 21:24
Desculpe estar desenterrando este post, mas estou com problemas de bolhas de ar no sistema de alimentação do meu jeep.
Semana passada troquei toda linha de alimentação antiga por novas de alta pressão de carros com injeção e também instalei um desborbulhador entre a bomba e o carburador porém ainda tem bolhas dentro da mangueira.
Na instalação do desborbulhador tem uma saída do suspiro que irei levar até o suspido do cash tank mas como ainda nao chegou eu dobrei a mangueira para não jogar combustivel fora, será que seja esse o problema?
Outra coisa que também tenho dúvida é que meu meca fez um caracol com a mangueira de combustivel ao redor da mangueira da aguá para que chegue o álcool quente no carburador, pode ser que seja um problema mas não sei.
Se puderem me ajudar fico grato.
Irei comprar um tanque novo de plástico que ver com o cash tank e os dois tem a saída de suspiro, estou pensando em levar o suspiro do cash tank e do desborbulhador com um T até o tanque, isso é o correto?

pelo que voce contou ai voce trancou o retorno do desborbulhador, no meu entender voce não mudou seu sistema em nada,esta tudo como tava uma vez que o retorno do desborbulhador estiver trancado.

Willian Del Piero Rocha
10/11/2014, 09:18
Vedando a saída (retorno) do desborbulhador ,ele perde a função ,é como se ele não existisse .Eu colocaria ,e é assim em meu jeep ,o retorno do desborbulhador no suspiro do cash tank ,nada de T para complicar .

douglasfrener
10/11/2014, 18:56
Eu colocaria ,e é assim em meu jeep ,o retorno do desborbulhador no suspiro do cash tank ,nada de T para complicar .[/QUOTE]

É essa minha intenção,só não sabia que poderia colocar numa boa no cash tank e em que lugar do jeep vc colocou o cash tank?

Willian Del Piero Rocha
10/11/2014, 22:37
Douglas ,como utilizo tanque de 60 litros de plástico CLA ,que fica em baixo dos bancos do motorista e carona,coloquei o cash tank em baixo do Jeep .483391

Guize
10/05/2018, 16:38
Pessoal, os dois links de como instalar o borbulhador no willys estão "quebrados". Alguém tem o esquema aí? Aproveitando, alguma dica de que tipo de pino colocar no gargalo do tanque para ligar a mangueira de retorno? Pode ser no gargalo abaixo do respeiro né?

Marcos
10/05/2018, 20:57
Tem este aqui:

http://www.trilha4x4.com.br/index.php?view=article&catid=36%3Amecanica&id=51%3Adesborbulhador&format=pdf&option=com_content&Itemid=54

no google tem muito mais, dê uma olhada.

Marcos

Aristides Jr
14/05/2018, 16:12
Eu instalei no meu! Minhas dicas são:-
1-) Melhor instalar no nível dos carburadores! Eu instalei mais alto só que mesmo a agulha funcionando bem ela deixa o combustível inundar o carburador (algo comum em motos);
2-) retornei o combustível no tanque, utilizei a rosca do bujão de limpeza e fiz um plug com uma tubo que devolve o combustível na parte alta do tanque.
3-) Na saída do desborbulhador limitei com a ponta de caneta BIC que foi o tamanho exato para a pressão do sistema trabalhar na faixa ótima.
Comentários:-
- Na instalação é extremamente importante ter acesso a um manometro preciso e confiável
- Minha bomba é daquelas que se desmonta e dá para trocar o reparo, conforme o estado das válvulas a pressão pode se alterar, daí que com o desborbulhador consegui regular a pressão, (antes eu utilizava um tê com retorno limitado com giclê)
- O sistema circula o combustível, o que ajuda a refrigerar e forçar menos a bomba.
- Atenção para os vazamentos! No meu caso a peça tinha defeito e ficava vazando! Deu trabalho e levou tempo para diagnosticar.