Conectar

Ver Versão Completa : zj MORRE DO NADA E OFICINA NÃO DESCOBRE PROBLEMA

sergio costa
24/12/2009, 17:04
Prezados, tenho uma ZJ 96/97 e acompanho o fórum há algum tempo, mas nunca me pronunciei. Primeiro, porque não havia motivo e segundo por não ter competência técnica para dar opinião. Estou aqui para aprender e é nesse sentido que peço ajuda para entender o que está acontecendo com a “bichinha” e com a oficina em que ela está parada há quase duas semanas.
Dia 13/12, um domingo, estava eu dirigindo normalmente quando ela, de repente, do nada, morreu no meio da rua. E a partir daí, não pegou mais, mesmo quase descarregando toda a bateria. O motor de arranque girava mas ela não pegava. Solução? Tive que chamar um reboque (para piorar chovia pra caramba) e a coloquei na porta da oficina para eles olharem.
No dia seguinte fui lá explicar o problema. Liguei, o motor de arranque girou e ela não pegou. Tentei de novo e dessa vez o motor de arranque não girou, ficou só no clic-clic. A bateria acabou, disse o mecânico. Ele colocou outra, mas o carro continuou só no clic-clic. “É motor de arranque”, disse o mecânico. “Temos que ver isso primeiro”.
Fui embora e no fim do dia ele telefonou e disse que tinha que trocar o automático e o porta-escova do motor de arranque. Autorizei, mas não adiantou nada, ela girava, mas não pegava. “Deve ser o sensor de rotação”, disse o mecânico dessa vez. Quanto é, perguntei. “Isso, só na autorizada e custa R$ 1250,00”. O QUÊ?!!!! Deixa eu ver se consigo mais barato.
Consegui por R$ 350,00 (com o frete) no Mercado Livre. Eles trocaram, mas não adiantou nada. A ZJ continua não pegando. Em resumo, eles estão há mais de três dias fazendo (dizem) teste para ver o que está acontecendo. Estão vindo com um papo de “deve ser o módulo” (e já imagino a facada). Em suma, minhas dúvidas são:
1) O que pode estar acontecendo?
2) Será que era preciso ter trocado aquelas peças? Parte elétrica é mesmo complicado e isso pode acontecer? A oficina é incompetente? Ou está me enrolando e dando despesa a toa (ou de má fé)?
Agradeço a opinião dos entendidos (no sentido mecânico da coisa, claro).

Ronaldo B.
24/12/2009, 17:34
Sergio,

Esse problema pode ter várias causas, entre elas sensor de rotação queimado ou módulo, porém é quase impossível dizer sem saber o que já foi feito e como foi feito. Eu acho que o problema no motor de arranque nada tem a ver com o problema inicial porque ele não causaria o motor morrer no meio da rua, então já temos alguma coisa errada aí. Infelizmente tem muita oficina que não tem a aparelhagem adequada para fazer os dignosticos necessários e aí vão na tentativa e erro o que mutias vezes acaba acarretando outros danos qua não existiam inicialmente. O proprio sensor de rotação novo pode ter vindo com defeito ou errado, o que não é raro de acontecer no Mercado Livre.

Eu não sei quais recursos que a oficina onde está o seu carro tem, mas se não tiver como passar o scanner e testar os principais sensores e componentes, eu recomendo que leve o carro para uma oficina mais equipada e com pessoal capacitado, antes que o prejuízo seja maior.

[]´s

ubirajara lopes
26/12/2009, 09:19
Sergio, como voce é do RJ ligue para o Gustavo em São Cristovão é especializado neste tipo de carro 21 2585-2754, depois comente o que houve e a correção. BOA SORTE.

Jeanilson
26/12/2009, 09:46
Sérgio,

O meu conselho seria para primeiramente trocar de oficina, pois esse "método da prateleira", de ir trocando peças até achar o defeito, é coisa de quem não tem a menor idéia da causa do defeito :mad:.

Quando você liga na chave acende a luz do "check engine"? Se sim tem grande chance do scanner indicar qual é o problema se for algo relacionado à injeção eletrônica.

Outras possiveis causas fora da injeção: Bobina e bomba de combustível. Eu também verificaria a fiação do módulo, pois isso pode ser simplesmente um fio solto.

No mais, boa sorte e não deixe de postar aqui quando solucionar o problema.

[]'s

sergio costa
30/12/2009, 08:10
Hoje, dia 30/12, fazem 16 dias que ela está na oficina. Agora estão falando que é o módulo e que estão tentando achar um. Vamos ver a "facada".

Guilherme A. Araújo
31/12/2009, 02:43
Hoje, dia 30/12, fazem 16 dias que ela está na oficina. Agora estão falando que é o módulo e que estão tentando achar um. Vamos ver a "facada".
Antes, troca de oficina, verifica se a luz check engine acende ao ligar a chave como foi dito, se ela acende, nao troque o modulo sem antes passar um scaner, nele com certeza indicará aonde esta a falha! Já fez isso??

Peças para seu carro e muitos outros vc encontra em www.rockauto.com , já comprei lá e chega no maximo em 10 dias se tiver em estoque. Tem opçao de colocar o site em espanhol tbm.

Abraço

sergio costa
04/01/2010, 11:03
O meca disse que nem a luz do check engine nem as informações de óleo, bateria, temperatura etc do painel estão funcionando. Ele disse que é o módulo 417 AB, mas que não está conseguindo encontrá-lo. Descobri no Mercado Livre um cara aqui do Rio que vende e conserta módulos e fiz uma pergunta para ele. Estou esperando a resposta.

georgesdodge@ig.com.br
04/01/2010, 12:02
Tem uma oficina especializada em grand cherokee e seus parentes,é a AGIII e fica na Av Casa Verde 3064 em SP fone 11.3951.1585,os caras são muito bons,realmente especializados na marca,todos formados e ex funcionarios da Jeep Dodge e Chrysler e por incrivel que pareça,não são careiros,cobram preço justo,sem exploração,logico que é um serviço especializado,não é a mesma coisa que mecher em fusca que é super simples,não é uma mão de obra tão barata,mas tbm não é FACADA,tem até um tropico aqui no forum que eles esclarecem duvidas,BOA SORTE!!!

Rones Jr
04/01/2010, 12:58
Uma vez isso começou a acontecer na XJ q tinha...sabes oque era? O chicote da bobina enconstando no bloco..queimou o isolamento dos fios e começou a entrar em curto....Claro só achei isso depois de muito futucar e meio sem querer...ao desmontar o distribuidor pra ver se era algo ali....

Boa sorte na busca...

sergio costa
13/01/2010, 12:27
Hoje faz exatamente um mês que a cherokee está na oficina e ainda não conseguiram resolver o problema. Consegui comprar o tal módulo pelo Mercado Livre com um cara do Rio. Paguei R$ 1400,00 num módulo novo (o recondicionada era R$ 1200,00). Diz o mecânico que os ponteiros do painel começaram a funcionar, mas ela ainda não pega.
Agora, dizem vão testar um tal de sensor hall.
Depois dou o nome dos bois, para quem é do Rio ficar ciente (da roubada).

karrenato
14/01/2010, 20:40
a minhba tiha algo parecido ... mais so que erao check gages , Po sabe o q era ? Oinfeliz do ex dono levou ela nesses fuxiqueiros e ele descascou varios fios do chicote do modulo . Dai eles com atrpidaçao encostava na lataria ..´Por SORTE , nao me ferrou o modulo

thiago-nit
15/01/2010, 00:02
Camarada,
leve para o Gustavo de São Cristóvão.
Elevai te falar o problema na certa e não no método das tentativas como fazem os que não entendem.

Você não vai se arrepender. Não leve Cherokee para curiosos!!!

Abçs

karrenato
15/01/2010, 20:48
Realmente Thiago .. O gUSTAVO É FERA ... Leve la sim q ele vai dar o parecer correto ... Ainda bem q a minha nao precisou ir para la ... Economisei . rsss

Abraços

sergio costa
21/01/2010, 15:53
Agora (ou pelo menos nesse momento) é tarde para eu mudar de oficina. Ela já está há 39 dias parada lá. Já gastei quase R$ 2000,00 em peças. O problema é que o cara que entendia de cherokee na oficina não é mais sócio e eu não sabia. O dono atual diz que está tentando contratar um freelancer que entenda de eletrônica, mas não está conseguindo. Diz que o cara está sempre deixando ele na mão.
A ZJ está com o motor aberto e todo desmontado. Fico com receio de tirar ela de lá nesse estado e as coisas piorarem (eles ainda podem fazer alguma sacanagem).
Realmente, estou numa situação delicada. Ele está me pedindo mais tempo para resolver. Só não sei se ele realmente está correndo atrás ou é azar mesmo.
Aceito sugestões.

Jeanilson
21/01/2010, 17:08
Agora (ou pelo menos nesse momento) é tarde para eu mudar de oficina. Ela já está há 39 dias parada lá. Já gastei quase R$ 2000,00 em peças. O problema é que o cara que entendia de cherokee na oficina não é mais sócio e eu não sabia. O dono atual diz que está tentando contratar um freelancer que entenda de eletrônica, mas não está conseguindo. Diz que o cara está sempre deixando ele na mão.
A ZJ está com o motor aberto e todo desmontado. Fico com receio de tirar ela de lá nesse estado e as coisas piorarem (eles ainda podem fazer alguma sacanagem).
Realmente, estou numa situação delicada. Ele está me pedindo mais tempo para resolver. Só não sei se ele realmente está correndo atrás ou é azar mesmo.
Aceito sugestões.
Sérgio,

Agora que o "estrago" já foi feito, converse na boa com o pessoal da oficina para não piorar mais a situação.

Explique que você não pode esperar mais por um motivo qualquer (invente que você tem que fazer uma viagem com a viatura, por exemplo) e proponha pagar pelo que já foi feito. E leve a ZJ de guincho mesmo para uma outra oficina indicada pelo pessoal daqui.

Se o pessoal de lá for gente boa com certeza não irão "aprontar" contigo.

No mais, só posso te desejar boa sorte! :concordo:

[]'s

Glaicon
21/01/2010, 17:57
Sérgio,

Agora que o "estrago" já foi feito, converse na boa com o pessoal da oficina para não piorar mais a situação.

Explique que você não pode esperar mais por um motivo qualquer (invente que você tem que fazer uma viagem com a viatura, por exemplo) e proponha pagar pelo que já foi feito. E leve a ZJ de guincho mesmo para uma outra oficina indicada pelo pessoal daqui.

Se o pessoal de lá for gente boa com certeza não irão "aprontar" contigo.

No mais, só posso te desejar boa sorte! :concordo:

[]'s
Sérgio, guarde as peças substituídas e as caixas das novas (por causa dos códigos).
Caso o problema seja outro, poderás tentar devolvê-las ou, pelo menos, vender aqui mesmo no fórum, diminuindo teu prejuízo.
E boa sorte.:concordo:

ubirajara lopes
22/01/2010, 17:29
Sergio,
a sugestao do Jeanilson e´a mesma que a minha, fale com o Gustavo e explique a situação do carro e se ele aceitar (o que é certo, ele é gente boa) eai voce vai ate a oficina atual converse com o dono (numa boa) chame um reboque e leve o carro para o Gustavo, se as peças compradas não te servirem sempre havera alguem interessado neste forum.
Cara boa sorte, tambem sou do RJ e sei que por melhor das intenções de alguns mecanicos, este carro não pode ser colocado para experiencias.

Meu antigo mecanico da minha F1000 nem toca na minha ZJ por mais amigo que seja e ele sabe disso, pois sei que não é a praia dele.

Heitor Dias Ribeiro
30/05/2010, 16:01
Prezados, tenho uma ZJ 96/97 e acompanho o fórum há algum tempo, mas nunca me pronunciei. Primeiro, porque não havia motivo e segundo por não ter competência técnica para dar opinião. Estou aqui para aprender e é nesse sentido que peço ajuda para entender o que está acontecendo com a “bichinha” e com a oficina em que ela está parada há quase duas semanas.
Dia 13/12, um domingo, estava eu dirigindo normalmente quando ela, de repente, do nada, morreu no meio da rua. E a partir daí, não pegou mais, mesmo quase descarregando toda a bateria. O motor de arranque girava mas ela não pegava. Solução? Tive que chamar um reboque (para piorar chovia pra caramba) e a coloquei na porta da oficina para eles olharem.
No dia seguinte fui lá explicar o problema. Liguei, o motor de arranque girou e ela não pegou. Tentei de novo e dessa vez o motor de arranque não girou, ficou só no clic-clic. A bateria acabou, disse o mecânico. Ele colocou outra, mas o carro continuou só no clic-clic. “É motor de arranque”, disse o mecânico. “Temos que ver isso primeiro”.
Fui embora e no fim do dia ele telefonou e disse que tinha que trocar o automático e o porta-escova do motor de arranque. Autorizei, mas não adiantou nada, ela girava, mas não pegava. “Deve ser o sensor de rotação”, disse o mecânico dessa vez. Quanto é, perguntei. “Isso, só na autorizada e custa R$ 1250,00”. O QUÊ?!!!! Deixa eu ver se consigo mais barato.
Consegui por R$ 350,00 (com o frete) no Mercado Livre. Eles trocaram, mas não adiantou nada. A ZJ continua não pegando. Em resumo, eles estão há mais de três dias fazendo (dizem) teste para ver o que está acontecendo. Estão vindo com um papo de “deve ser o módulo” (e já imagino a facada). Em suma, minhas dúvidas são:
1) O que pode estar acontecendo?
2) Será que era preciso ter trocado aquelas peças? Parte elétrica é mesmo complicado e isso pode acontecer? A oficina é incompetente? Ou está me enrolando e dando despesa a toa (ou de má fé)?
Agradeço a opinião dos entendidos (no sentido mecânico da coisa, claro).

Amigo, experimenta trocar a bateria do controle remoto, ele tem um sistema imobilizador que segundo o manual, com a bateria fraca pode fazer com o carro desligue do nada. É mais simples e mais barato começar por ai. Se tiver o manual de uma olhada no tópico que fala sobre o controle remoto.
Abraços
Heitor

Abraços.

LUIS ANDRÉ
01/06/2010, 22:13
ASSIM TIVE UM PROBLEMA IDÊNTICO CERTA VEZ COM UM CARRO, DEPOIS DE MUITA INSISTÊNCIA DESCOBRI, QUE FECHAVA CURTO NO CABO DA BOBINA COM A POLARIDADE NEGATIVA DA BOBINA, ISOLEI COM FITA ISOLANTE, E PRONTO ,,,, NUNCA MAIS CRIOU PROBLEMA... mas concordo que deve . tirar sua caminhonete desta oficina urgente...

Carloshts
10/06/2010, 07:44
E ai Sergio? Como ficou a novela?

lrovella
23/06/2010, 16:38
eu tive o mesmo problema seu ligava e quando desligava nao ligava mais tinha que esperar um tempo e depois ela ligava
a minha sorte e que tinha uma outra cherokee que minha esposa capotou em casa e fui ver o que poderia ser pois a que esta em casa esta funcionando tudo so esta copotada rs , quando troquei o distribuidor dela , nunca maus deu problema , e o que tirei mandei arromar e realmente era ele o problema ainda bem que meu mecanuco e amigo porque se ele nao me desse essa dica acho que nao acharia o problema porque no computador acusava sensores ou bomba mas era o distribuidor

Guilherme A. Araújo
29/06/2010, 00:45
eae, nao resolveu ainda??
Tem uma cheroka aki q sou apaixonado por ela e louco pra ocmprar, ela tem este mesmo sintoma e o problema dela é o modulo, já foi arrumado uma vez, mas voltou o problema...