Ver Versão Completa : Medidas do motor e caixa do cj3a original
JMorgado
24/12/2009, 01:21
Viva a todos.
Sou um novo entusiasta desse jipe, sou dos Açores, um grupo de ilhas no meio do atlantico norte e Autonomas de portugal.
Venho aqui pedir ajuda a ver se consigo saber o comprimento total do motor e caixa ( cambio ) original do CJ3A, pois vou ter que fazer varias alterações.
Tambem o motor que la tem ja não é o original por isso ainda dificulta mais.
Se poderem dizer essa medida, comprimento total do motor com o cambio ou então, o comprimento do veio de transmissão traseiro que tambem é uma grande ajuda.
Obrigado a todos
Rodrigo Baratti
24/12/2009, 10:05
Morgado,
Bem vindo ao Fórum Açourense (é isso mesmo?)
Vou tentar tirar essa medida.
Enquanto isso consulte o site: The CJ3A Page (http://www.cj-3a.com/)
Temos um tópico especifico sobre CJ3A: Felizes proprietários do jeep CJ3A, apresentem-se!!! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=50795)
[]
JMorgado
24/12/2009, 15:14
Rodrigo
Obrigado ja pela resposta.
Diz-se é Açoreano :concordo:, mas não importa.
Já dei uma pequena vista de olhos nesse link, e tem muita coisa.
O CJ que vou adquirir está em muito mau estado, precisa de uma grande reforma, desde a pele até ao osso....
Por cá na minha terra, são muito raros, o meu é de 1949
Mais tarde apresento-me no topico dos felizes proprietarios, uma vez que o cj ainda não está no meu nome.
Obrigado pela ajuda e boas festas
Marcos ET
28/12/2009, 11:01
Morgado! Bem vindo ao Fórum!!
Você é (ou será em breve) mais um "feliz proprietário" de um excelente CJ3A !! parabéns !!!
Tenho uma dúvida, por qual motivo você quer estas medidas? está tentando colocar de volta todo o sistema original? (motor Continental 442 GoDevil, Cambio T-90A e T-Case Willys?), Ou pretende algum outro tipo de configuração mecânica próxima da original??
Grande abraço! e boa sorte com seu novo (ou futuro) jeep!!
JMorgado
28/12/2009, 11:24
Obrigado Marcos
Pois, a ideia é colocar um motor, caixa de cambio e de transferencias ( t-case ) mais proximas das originais, em medidas.
É impossivel encontrar pela minha terra esse material de origem, :confused:
e a ideia é colocar o mais parecido em medidas, mas tudo da mesma marca.
Tipo tudo toyota ou nissan, que são as mais abundandes por cá...
Vai ser uma tarefa muito complicada.
Pelo que me parece, o diferencial da frente ainda é de origem, o dana41, o traseiro é que não parece ser, pelo aspecto,
mas tenho duvidas a respeito de qual o diferencial que vinha nesse truck :?
Neste momento tem montado um motor de uma Morris Marina, 1488 Diesel,
o cambio não sei se pertence a esse motor, não tem t-case... e só esse conjunto fica enorme :|
Obrigado pela ajuda
Marcos ET
28/12/2009, 17:40
Morgado, acho que você teria dois parâmetros para seguir, infelizmente, os dois são caminhos distintos... veja:
1. Montar um conjunto com as medidas originais, sem se importar muito com o comportamento da viatura, exemplo: Um motor com mais de 90CV (o original tinha apenas 60HP) e um cambio de 05 (cinco) marchas ou mesmo uma caixa automática (o original deste modelo tinha somente 03 - três marchas com a 1ª sem sincronizadores) acoplado à uma caixa de transferência mais moderna (Toyota, por exemplo)
2. Montar algo com medidas diferentes, porém, com comportamento mais próximo do original (motor muito menor, com cerca de 70CV, muito mais leve e econômico) e câmbio de três ou quatro marchas de acionamento mecânico e t-case Original.
Aqui no Brasil, os veículos Chevrolet são os principais doadores de peças (motores e cambio, principalmente), mas eu creio que em PT as coisas sejam ainda mais fáceis... pois a oferta de carros com tração traseira ou 4x4 deva ser bem maior!
Sabe, lendo seu primeiro post, percebi que você falou que "vai ter que fazer várias alterações"... bom, desculpe se sou insistente, mas por que motivo você vai "ter que" mudar tantas coisas? será que nao conseguimos salvar algumas coisas que já estão instaladas no CJ3A? você poderia falar mais sobre o "porque" tem que mudar e "o que" tem que mudar? Outra coisa boa seria você postar algumas fotos de como o jeep está hoje (fotos do motor, do cambio, etc... fotos da parte de baixo do jeep - para que possamos ver como estão motor e cambio, e da parte de cima, com o motor exposto)
JMorgado
30/12/2009, 15:40
Bem, antes de mais, parte do processo de compra ja está feito.
Marcos, obrigado pelas sugestões.
A ideia passa por colocar um motor diesel com mais ou menos 100hp, cambio de 5 e t-case correspondente,
e então queria saber qual o tamanho completo de origem para ver se arranjo um conjunto desses mais ou menos do mesmo tamanho,
para ver se não mexia muito na distancia dos eixos.
Falo que tenho que alterar muita coisa, porque tem muita que já não tem nada a ver com as originais,
assim como o suporte e dobradiça do vidro, que ja foi muito aldrabado, praticamente uma dobradiça de janela de casa...
E outros pormenores assim...
Mas o que esta mesmo pior é o estado da carroçaria, está mesmo muito em baixo. Tambem preciso de reforçar todo o chasse.
Tenho que refazer todo o sistema de freios, trocar por algo mais moderno, para ver se fica com o mínimo de condições.
Mas na minha terra diz-se:
Quem corre por gosto, não cansa... :razz:
Antes desse cj tinha um Samurai, muito simples, mas dava muito gozo trabalhar nele, para não falar dos passeios que dei nele.
Ainda tenho tambem uma Nissan Pathfinder de 1994, 2700td, que neste momento está parada, a cabeça do motor foi à vida,
estou à espera que chegue uma nova para poder começar a montar
Quanto ao cj, tenho mais algumas fotos, mas não ficaram nada boas. Quando tiver melhores, posto aqui no forum.
Abraço cá dos Açores
. . .assim como o suporte e dobradiça do vidro, que ja foi muito aldrabado, praticamente uma dobradiça de janela de casa...
Aldrabado : Sinônimo aldravado
Feito ou dito apressadamente, confusamente.
Olá prezado ! vamos agora melhorar o nosso Português ! um abraço e feliz ano novo . . .
JMorgado
30/12/2009, 16:43
Viva Jacimar
Quero dizer com aldrabar, feito de maneira errada, ou só feito para despachar ...
Qualquer coisa assim parecida :grin:
Desculpem os costumes do meu português...
Abraço e bom ano novo ai para todos
Olá prezado ! perdão :oops: eu disse que nós Brasileiros é que vamos melhorar o nosso Português com a sua presença aqui no fórum ! :concordo: mais uma vez, um abraço !
Marcos ET
30/12/2009, 17:33
Bem, antes de mais, parte do processo de compra ja está feito.
Ótimo! certamente que será uma bela aquisição!!
Marcos, obrigado pelas sugestões.
A ideia passa por colocar um motor diesel com mais ou menos 100hp, cambio de 5 e t-case correspondente, e então queria saber qual o tamanho completo de origem para ver se arranjo um conjunto desses mais ou menos do mesmo tamanho, para ver se não mexia muito na distancia dos eixos.
Morgado, por aqui costuma-se fazer de forma diferente... pode-se colocar motor, cambio e t-case de tamanhos quase iguais e ainda assim algo sair errado (como, por exemplo, o motor ficar batendo na parede-corta-fogo). Então, o que fazemos é verificar se o novo conjunto se "encaixa" no espaço que o Jeep tem...
No meu caso, que instalei um motor Chevrolet GM151 (praticamente da mesma medida que o Continental 442), usando o cambio e t-case originais, me surpreendi com alguns problemas, como o motor batendo na lataria (como eu disse antes, da parede que separa o motor do habitáculo) com o cardan dianteiro batendo no motor de arranque, etc... resultado? tive que mover cambio e t-case mais para frente e furar novos locais para fixar a travessa central (mais para adiante), aumentar o cardan traseiro e diminuir o dianteiro, além de modificar os furos do assoalho para que as alavancas pudessem trabalhar livremente... e isso tudo só por conta do motor!
Como você vai usar motor, cambio e t-case diferentes, creio que os parametros originais nao ajudem você em muita coisa... acho mesmo que para facilitar, você deveria procurar uma t-case Toyota ou outra parecida, que tenham saída dos eixos cardans (dianteiro e traseiro) deslocadas para o lado do passageiro do jeep. Depois, verificar como adaptar a t-case no cambio (se você encontrar um cambio com t-case já acoplados, seria ótimo!) Quem sabe usar a t-case de um Samurai ou Vitara? já que estes carros "existem" onde você está...
Os modelos anteriores ao CJ4 sao muito "curtinhos", e isso complica um pouco as adaptações, entao, a regra seria trabalhar com os menores cambios, motores e t-case...
Já que temos o mesmo modelo de viatura, vou tirar as medidas do meu cambio, da minha t-case e do meu motor chevrolet e passar pra você ter uma idéia ok? Eu tenho um amigo que possui um Ford GPW 1942 original... só que ele está viajando, entao teremos que esperar ele voltar para que eu possa me encontrar com ele e tirar fotos com medidas para voce....
Mas o que esta mesmo pior é o estado da carroçaria, está mesmo muito em baixo. Tambem preciso de reforçar todo o chasse. Tenho que refazer todo o sistema de freios, trocar por algo mais moderno, para ver se fica com o mínimo de condições.
Reforço de chassis você encontra instrução completa aqui neste fórum... lembro-me que o Leopoldo postou, inclusive, um manual de como reforçar corretamente chassis.... acho que está na área de downloads...
Abraço cá dos Açores
Gde abraço cá do Brasil !!!
JMorgado
30/12/2009, 17:45
Muito boas respostas..
Estou a gostar muito desse forum.
Ainda bem que me decidi em ficar com o cj, mesmo com o leque grande de problemas que tem...
Não tenho pressa nenhuma, afinal é uma recuperação que tem que ficar para o resto da vida. Quanto mais devagar, acho que melhor fica.
Tenho é que acertar de uma só vez em todo o material mecânico que vou montar, para ver se depois não em surpreende mais
Mais uma vez obrigado:concordo:
Rodrigo Baratti
31/12/2009, 11:01
Ola Morgado,
Pelo que vc está falando não deve sobrar muita coisa do conjunto original.
Vc terá que trocar, motor, cambio, T-case e eixos, já que os eixos que vc tem não parecem ter condições de continuar.
Um conjunto muito similar em tamanho ao do CJ3 é o do Samurai, o entre-eixos deles é praticamente o mesmo e o motor é pequeno.
Mas sem duvidas se ouver poucas opções de peças por aí opte por um conjunto completo já montado, inclusive com os eixos.
Outra coisa será o chassi que será reformado de acordo com o conjunto que vc optar em colocar.
A lataria, já que está muito ruim vc corta e monta também de acordo com o conjunto.
Assim que voltar de viagem tiro as medidas que vc pediu.
[] e feliz 2010 de CJ "novo"
JMorgado
02/01/2010, 19:45
Ora... e estamos a falar só do motor e caixas, para não falar do resto do truck!!
Fora isso, espero que esteja tudo bem com o pessoal por ai pois ouvi nas noticias que andava por ai algum mau tempo a fazer estragos.
Vou dando noticias
Abraço