PDA

Ver Versão Completa : Supercharger no motor Peugeot XUD 9A



Fabiano Oliveira
23/12/2009, 23:13
Oi, amigos!
Gostaria de saber se alguém já colocou o Supercharger (compressor) do Fiesta num motor Peugeot XUD 9A. É que adaptei este motor em meu NIVA e retirei a turbina, pois esquenta muito. Será que se eu adaptar um compressor do fiesta supercharger, vai ter melhora na potência? Outra coisa: será que ele esquenta o motor?
Grato!
Fabiano Oliveira

leogc
04/01/2010, 08:53
Oi Fabiano,

ACHO que esse supercharger é muito pequeno para o 1.9 do XUD....qual a turbina que vc estava usando?! o que estava esquentando era o motor?!

abs

Eduardo Tescarollo
04/01/2010, 16:49
Entendo que tanto faz turbo ou supercharger o ar quando comprimido ira se aquecer.
Tem o Geraldo aqui do forum e da lista do yahoo que usou se não me engano em um motor a diesel VW, não gostou.
Acho estranho estar esquentando, ainda mais em um Niva, bem mais leve que o JPX.
Mesmo nos J é dificil pegar um que esquente, porque quase todos passaram por modificações.
Que radiador voçê esta usando? Se for o original do Niva, tenho certeza que é o problema.

Abç

Chiari
05/01/2010, 12:44
Olá a todos.

O supercharger do fiesta NÃO pode ser usado em motores acima de 1.3L, como o SC tem deslocamento fixo por revolução o modelo do fiesta, o M-24 não é capaz de presurizar motores maiores, que para tanto devem utilizar modelos como o Eaton m-45 e o M-62.

Gostando disso ou não as características básicas do XUD 9 entre elas, alta taxa de compressão, injeção indireta permitem que ele seja um motor diesel de alta rotação, assim como os Kombi diesel, que tem fama mais difundida no pais que o xud por terem sido produzodas mais unidades. Essas mesmas características fazem com que o motor tenha sim problemas de aquecimento, problemas esses que alguns usuários afirmam ter consiguido resolver.

Fato é que qualquer presurizaçãlo que ocorra vai sim aumentar a temperatura pois o mesmo passa a gerar mais potencia.

Agora estranhar XUD esquentando ai já é demais!

leogc
05/01/2010, 13:09
só complementando a aula do Prof Chiari, se reduzir um pouco a taxa de compressão o motor passa a trabalhar em uma condição mais normal...aumentando a vida útil das peças.

abs

Eduardo Tescarollo
05/01/2010, 13:34
É demais para voçê que não quer entender. Não vou entrar em polemica, sei que este motor deixou muita gente na mão por causa do aquecimento, mas tomadas certas providencias, entre elas diminuir a tx de compressão, o motor não aqueçe.
No manual do proprietario diz que a temperatura pode chegar até 105º, meu carro não passa dos 90, 93º, isto porque estou andando com 1Kg de pressão e não os 0,6Kg originais.

Barão Vermelho
05/01/2010, 14:35
Rodei com o meu 890 km so entre serras Sul de Minas e Campos do Jordao, com pneu 31 que e mais pesado que o original, temperatura durante a viagem enter 80 e 75 graus.

Chiari
08/01/2010, 12:36
Sr.s, em momento algum afirmei não ser possível eliminar o problema de aquecimento, apenas não consigo estranhar um relato de XUD aquecendo, uma vez que todos sabemos o histórico de aquecimento e pouca durabilidade que acompanha esses motores.

Concordo com o Léo quanto a redução taxa, que alem de aumentar a vida útil vai significar menos potencia gerada e consequente menor aquecimento, para compressar é possível aumentar a pressão na turbina. Mas essa receita já é manjada pelo pessoal aqui do forum.

Abraço a todos.