PDA

Ver Versão Completa : Currie Anti Rock- Sim ou não?

Sandro Tannuri
28/01/2005, 23:15
Galera,

A maioria aqui sabe o que é uma barra estabilizadora e para que serve.
Acontece que ao mesmo tempo que ela gera estabilidade ela diminui o curso da suspensão. Para tentar um equilibrio entre estabilidade e curso de suspensão a Currie (Empresa americana tradicional fabricante de eixos e suspensões para Jeep) criou ha muito tempo a Anti Rock, uma barra estabilizadora com regulagens e muito mais "mole" que a original.
A maioria das pessoas que tem barra estabilizadora em seus 4x4 usam desconectores para quando chegar nas trilhas. Isso e o que eu faço ate hoje, no asfalto uso a barra original que me da uma certa estabilidade e na trilha eu desconecto ela para ter bastante curso de suspensão.
Nos foruns gringos as opinioes se dividem, uns adoram a Anti Rock e outros preferem rodar sem barra nas trilhas.

O argumento de quem gosta e a estabilidade especialmente em inclinações laterais e o de quem não gosta e a diminuição do curso da suspensão e a tendencia a tirar uma roda do chão.

Eu não tenho uma opinião formada ainda, hoje uso desconectores porque são muito mais baratos que a Anti Rock. Acontece que depois de ver uma foto hoje no pirate4x4 fiquei pensando nas vantagens de colocar uma Anti Rock.
Observem na primeira foto abaixo que apesar da roda estar no ar a carroceria esta reta e estavel, o meu Jeep numa situação dessas tentaria manter as 4 rodas no chão mas se não conseguisse levantaria perigosamente uma das rodas traseiras e talvez chegasse ate a tombar.

Resumindo: O que é melhor? Mais curso e menos estabilidade ou ao contrario?

Quem quiser saber mais sobre a Anti Rock por favor pesquise em www.currieenterprises.com/cestore/antirock.aspx ou em www.stu-offroad.com/antirock/antirock-1.htm ou basta digitar Currie Anti Rock no Google.

Abraços,

renzo
29/01/2005, 09:32
ola ,sandro

o wrangler trabalha com 1 ou 2 barras estabilizadoras??se 1 ,ela fica na frente,tras ou centro do jeep.

a respeito da sua duvida,é uma questao de gosto!No meu gosto eu preferiria o quick disconnect igual ao seu.......afinal de contas,zequinha serve pra que???no minimo subir no estribo p/ fazer peso contrario.

agora eu tenho uma duvida que gostaria que vc me respondesse.caso vc venha a usar essa barra anti-rock e aconteça de ter uma situaçao de levantar uma roda dianteira.tendo bloqueio diant. e tras.,a traçao dessa roda vai fazer falta??

abraços

Sandro Tannuri
29/01/2005, 13:16
Renzo,

Um Wrangler original tem duas barras , uma na dianteira e outra na traseira.
Eu não tenho estribo.
Vai fazer falta ou não dependendo da tração nas outras 3 serem suficientes para mover o Jeep.

Abraços,

Dennis Figueiredo
30/01/2005, 15:15
É meu amigo, acho que isso é uma coisa que aflige todos os jipes com muito curso de suspensão.

Sandro........ não acho que seu jipe se estivesse na primeira foto correria algum risco de tombar, arrisco dizer que aquele da foto estaria mais sujeito a isso. Se a roda traseiro do outro lado ameaça a levantar fará aquela gangorra bem chata e perigosa, aquilo quando o jipe levanta as rodas e fica balançando e um lado a outro.

No meu caso eu também uso desconectores, na ultima trilha que fiz eu usei o jipe parte da trilha toda "travadão", as inclinações laterais eram muito grandes e exigiam pouco do curso, um troller passou muito mais fácil que maioria dos CJ, depois pegamos degraus de pedra, ai soltei a suspensão e passei rindo nos lugares onde o trololó ficava erguendo direto as rodas. Eu por enquanto consigo conciliar as duas coisas na trilha, mas estou pensando em mudar os suportes das molas traseiras para ter um pouco menos de body roll.

andre
30/01/2005, 16:08
Grande Sandro, também cheguei a pensar em copiar a barra da Currie para a traseira mas també, não cheguei numa conclusão final. Creio que depende mesmo é do tipo de obstáculo, numa inclinação lateral forte, quanto mais baixo o centro de gravidade, melhor; soluções como puxar os eixos como temos feito a meu ver são mais práticas e preservam um longo curso na traseira. Em algumas situações se o carro tem muito curso ele se molda bem ao terreno , eu gosto disso mas em alguns casos pode travar o carro onde um carro com pouco curso passaria com a roda no ar (deixa o bloqueio trbalhar) . Como o Bill diz, não tem almoço grátis.
Abraço, André.

Dennis Figueiredo
30/01/2005, 17:22
... soluções como puxar os eixos como temos feito a meu ver são mais práticas e preservam um longo curso na traseira...

André..... não entendi..... com assim puxar o eixo?

Eduardo Chaves
30/01/2005, 17:34
Dennis,

Eu acho que ele se referiu ao uso do guincho para esta finalidade, inclusive um guincho na traseira...

[]'s...

Sandro Tannuri
30/01/2005, 19:36
E isso ai galera, a barra ajuda e atrapalha dependendo da situação.
Se não fosse tão cara eu compraria uma só para experimentar.

Abraços,

Dennis Figueiredo
30/01/2005, 20:38
E isso ai galera, a barra ajuda e atrapalha dependendo da situação.
Se não fosse tão cara eu compraria uma só para experimentar.

Abraços,

$$$$$$$$$$$???

Sandro Tannuri
30/01/2005, 20:41
$$$$$$$$$$$???

US$ 300,00 lá nos EUA, uns US$ 540 aqui.

Abraços,

regis
31/01/2005, 13:27
Eu sou meio que contra o uso de barras estabilizadoras na trilha.

Concordo que em certas situações elas podem ajudar, mas acredito que elas mais atrapalham do que ajudam.

Se vc notar as gaiolas rockcrawlers que usam ela, acabam usando em uma regulagem extremamente mole, basicamente para aquela virgulinha que falta. Mas por outro lado tem suspensões bem calibradas, quase todo o peso direto nos eixos e pneus, etc.

Como projeto de suspensão, a barra é um paliativo, para corrigir um problema de suspensão.

Eu acredito mais em acertos de molas (dual rate, triple rate, air shox, etc) do que na utilização de barras para a trilha.

Mas como ja dito anteriormente, tudo é uma questão de "compromise", depende do quanto vc quer comprometer o seu curso, em favor de ter uma carroceria mais estabilizada.

Eu pessoalmente acredito que tentaria melhorar isso fazendo um dual ou triple rate nas molas, do que colocando uma barra.

Os Jeeps que vc mostrou nas fotos, acredito que participariam da categoria Modified da UROC, ja o seu acredito que iria competir com as gaiolas na Unlimited.

Abraços contando as moedinhas para montar o IGNO.

leovalle
31/01/2005, 13:55
O que mais estou gostando nesse fórum é o curso de inglês grátis.

[]'s poliglotas

Sandro Tannuri
31/01/2005, 20:30
Regis,

Você ja deve ter visto as discussões nos foruns gringos sobre este assunto, os dois lados tem bons argumentos.
Eu acho que o preço vai me impedir de experimentar mas talvez tenha suas vantagens. Eu imagino que eu perderia uns 15% de curso mas em compensação ganharia maior capacidade de andar em piso inclinado. Sei lá?!

Abraços,