Sandro Tannuri
28/01/2005, 23:15
Galera,
A maioria aqui sabe o que é uma barra estabilizadora e para que serve.
Acontece que ao mesmo tempo que ela gera estabilidade ela diminui o curso da suspensão. Para tentar um equilibrio entre estabilidade e curso de suspensão a Currie (Empresa americana tradicional fabricante de eixos e suspensões para Jeep) criou ha muito tempo a Anti Rock, uma barra estabilizadora com regulagens e muito mais "mole" que a original.
A maioria das pessoas que tem barra estabilizadora em seus 4x4 usam desconectores para quando chegar nas trilhas. Isso e o que eu faço ate hoje, no asfalto uso a barra original que me da uma certa estabilidade e na trilha eu desconecto ela para ter bastante curso de suspensão.
Nos foruns gringos as opinioes se dividem, uns adoram a Anti Rock e outros preferem rodar sem barra nas trilhas.
O argumento de quem gosta e a estabilidade especialmente em inclinações laterais e o de quem não gosta e a diminuição do curso da suspensão e a tendencia a tirar uma roda do chão.
Eu não tenho uma opinião formada ainda, hoje uso desconectores porque são muito mais baratos que a Anti Rock. Acontece que depois de ver uma foto hoje no pirate4x4 fiquei pensando nas vantagens de colocar uma Anti Rock.
Observem na primeira foto abaixo que apesar da roda estar no ar a carroceria esta reta e estavel, o meu Jeep numa situação dessas tentaria manter as 4 rodas no chão mas se não conseguisse levantaria perigosamente uma das rodas traseiras e talvez chegasse ate a tombar.
Resumindo: O que é melhor? Mais curso e menos estabilidade ou ao contrario?
Quem quiser saber mais sobre a Anti Rock por favor pesquise em www.currieenterprises.com/cestore/antirock.aspx ou em www.stu-offroad.com/antirock/antirock-1.htm ou basta digitar Currie Anti Rock no Google.
Abraços,
A maioria aqui sabe o que é uma barra estabilizadora e para que serve.
Acontece que ao mesmo tempo que ela gera estabilidade ela diminui o curso da suspensão. Para tentar um equilibrio entre estabilidade e curso de suspensão a Currie (Empresa americana tradicional fabricante de eixos e suspensões para Jeep) criou ha muito tempo a Anti Rock, uma barra estabilizadora com regulagens e muito mais "mole" que a original.
A maioria das pessoas que tem barra estabilizadora em seus 4x4 usam desconectores para quando chegar nas trilhas. Isso e o que eu faço ate hoje, no asfalto uso a barra original que me da uma certa estabilidade e na trilha eu desconecto ela para ter bastante curso de suspensão.
Nos foruns gringos as opinioes se dividem, uns adoram a Anti Rock e outros preferem rodar sem barra nas trilhas.
O argumento de quem gosta e a estabilidade especialmente em inclinações laterais e o de quem não gosta e a diminuição do curso da suspensão e a tendencia a tirar uma roda do chão.
Eu não tenho uma opinião formada ainda, hoje uso desconectores porque são muito mais baratos que a Anti Rock. Acontece que depois de ver uma foto hoje no pirate4x4 fiquei pensando nas vantagens de colocar uma Anti Rock.
Observem na primeira foto abaixo que apesar da roda estar no ar a carroceria esta reta e estavel, o meu Jeep numa situação dessas tentaria manter as 4 rodas no chão mas se não conseguisse levantaria perigosamente uma das rodas traseiras e talvez chegasse ate a tombar.
Resumindo: O que é melhor? Mais curso e menos estabilidade ou ao contrario?
Quem quiser saber mais sobre a Anti Rock por favor pesquise em www.currieenterprises.com/cestore/antirock.aspx ou em www.stu-offroad.com/antirock/antirock-1.htm ou basta digitar Currie Anti Rock no Google.
Abraços,