Ver Versão Completa : Polia do virabrequim S10 Maxion 2.5
chico_andrade
23/12/2009, 20:44
MInha correia poly-v cortou no sentido longitudinal e ao retirar-la do local para trocar percebi que a polia do virabrequim tem uma folga. Acredito que essa folga tenha permitido que a correia se deslocasse para frente e fosse cortada pela borda da polia. Essa polia é motada com rolamento ? Como eu tiro ela? Só da para travar a polia com a ferramenta especial ?
[]´s
chico
Walter L. L. Casitta
23/12/2009, 21:54
MInha correia poly-v cortou no sentido longitudinal e ao retirar-la do local para trocar percebi que a polia do virabrequim tem uma folga. Acredito que essa folga tenha permitido que a correia se deslocasse para frente e fosse cortada pela borda da polia. Essa polia é motada com rolamento ? Como eu tiro ela? Só da para travar a polia com a ferramenta especial ?
[]´s
chico
Essa polia é fixada com um parafuso no centro. O parafuso de estar solto. Para apertar tem que ter um chave estriada bem grande, mas é moleza pra qualquer mecânico...
chico_andrade
23/12/2009, 22:28
Walter,
A chave eu tenho, é a 27. Eu tirei o filtro de ar, radiador e protetor de carter e tenho acesso ao parafuso, mas quando tento girar ele acaba girando o virabrequim inteiro. Vc sabe se o eixo onde é ligada esta polia tem um retentor ? Tem um vazamento de óleo lubrificante, nao sei de onde é. O parafuso parece estar firme, mas a polia esta com folga e deslizando.
[]´s
chico
Walter L. L. Casitta
23/12/2009, 22:44
Walter,
A chave eu tenho, é a 27. Eu tirei o filtro de ar, radiador e protetor de carter e tenho acesso ao parafuso, mas quando tento girar ele acaba girando o virabrequim inteiro. Vc sabe se o eixo onde é ligada esta polia tem um retentor ? Tem um vazamento de óleo lubrificante, nao sei de onde é. O parafuso parece estar firme, mas a polia esta com folga e deslizando.
[]´s
chico
Tem sim, mas pode ser até óleo diesel que vem do retentor da bomba injetora. Melhor desmontar, e abrir a caixa de distribuição pra descobrir de onde vem o óleo. Se tiver óleo na correia de distribuição tem que trocar tudo.
Para que o motor não gire durante o apertar ou desapertar o parafuso , basta engatar um quinta e apertar bem o freio de estacionamento...
chico_andrade
23/12/2009, 22:54
Beleza, amanha vou tentar isso. Tb vou aproveitar que esta sem o protetor e dar uma lavada com desengraxante por baixo para facilitar a visualização do vazamento. Eu pensei em deixar em marcha, mas na hora achei que poderia ligar o motor girando o vira, mas logo lembrei que sem a chave no contato não passa combustivel pela solenoide, de modo que não tem como ligar, :), mas ja tava ficando escuro. Amanha eu vejo. Se resolver a polia já fico satisfeito. A caixa de distribuição já fica fora de minha alçada, eu sou curioso nivel 1 ainda. Mas de toda forma esta mais que em tempo de trocar a correia dentada e o tensor dela.
Muito obrigado pela ajuda.
[]´s
chico