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Ver Versão Completa : Outdoor Bateu motor com 80.000Km



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dsamaz
23/10/2011, 04:14
Edintruder, tudo bem?

Interessante este tópico fënix...
Além deste, tem alguns outros que tratam da durabilidade dos motores.
Lógico, com todo tipo de teoria, sobre o que estraga mais rápido os motores e o que faz durar mais...

A principal culpada neste aqui é a alta rotaćão + cämbio curto...
Qual a relaćão entre durabilidade / rpm?? quem disse que os virabrequim, casquilhos, anéis, bielas e pistões sofrem com a alta rotaćão?? Por que então os motores de motos não quebram com baixa quilometragem, já que trabalham a cerca de 3x a rotaćão dos motores diesel??

Vamos pensar um pouco nas bielas / pistões / casquilhos / virabrequim... quanto maior a rotaćão, mais preserva-se estes componentes, pois diminui a carga a cada rotaćão. Por exemplo, é mais LEVE carregar 50kg em 5 viagens que do em uma, não é??

Como desvantagem, os anéis poderiam sofrer com alta rotaćão, pois o desgaste destas pećas são relacionadas invariavelmente ao número de ciclos.
Como desvantagem parcial, teriamos os rolamentos do eixo e da bombas hidraulicas (água / óleo / turbina), que poderiam sofrer desgaste mais acentuados, caso não sejam lubrificados a contento. Ocorreria este problema apenas se o lubrificante for ruim ou estiver muito contaminado.


Por que será que este assunto instiga tanto?? Na verdade gostaríamos que nossos motores durassem muito, não é? Afinal, além de desagradável, é caro trocar pećas dos motores (retificar). Não seria legal se estes motores diesel HS durassem 600, 800 mil km?? E que tal 1.000.000 sem retífica??

Na verdade, o problema de verdade não está na durabilidade dos motores, nos custos de retífica, no tempo que se indispõe do carro. Vou tentar explicar... Aqui tem forista que gasta 4, 6 mil reais para colocar pneus grandões e ainda diz que é legal, que o carro ficou lindo! (ainda q o mesmo tenha ficado esbarrando no chassis / terminais de direćão). Ninguém reclama dos pneus pois isto é algo previsível, sob controle, algo que se está vendo acabar e que necessita troca. E ele compra os pneus mais ou menos quando ele quer, e não de forma compulsória, a exemplo dos motores.
O tempo que se indispõe, geralmente entre 15 a 60 dias também não é o principal motivo desta situaćão ser tão ruim. Por exemplo, ninguém reclama do TEMPO quando o carro fica 30 dias na pintura...


Talvez a bronca mesmo com os motores esteja na situaćão ruim e fora de controle relacionada. Ninguém está "vendo" ele se estragando lá dentro.

Uma reclamaćão refere-se às pećas do mercado paralelo serem ruins... Estas reclamaćões baseiam-se justamente na falta de conhecimento dos proprietários. Por exemplo, na maioria das vezes não há como existir diferenća significativa entre uma junta original e uma do paralelo. Na verdade, as juntas nem existiam em algumas situaćões nos motores antigos, e hoje passaram a existir. Em outras situaćões, como as bombas de água, por exemplo, antigamente era de papelão, e hoje, é liga especial de carbono, kevlar, ... Elas lá estão apenas para melhorar a vedaćão e não para "resolver" o problema para o resto da eternidade.


Outra reclamaćão recorrente, refere-se aos mecänicos....
A falta de mão de obra especializada e maquinário adequado poderia ser sim um dos grandes culpados. Imagina chegar na retífica com os anéis, camisas folgados, em questão de poucas horas tirariam logo o motor do lugar. Numa bancada desmontariam logo o cabećote, instalariam nova camisa, trocaria os aneis, e... em pouco tempo o motor já estaria no lugar de novo sem estress. E o cliente pagando barato pelas pećas trocadas. Não seria legal isto? Se fosse fácil e legal assim, eu trocaria preventivamente os anéis, selos e camisas dos meus motores a cada 2 ou 3 anos, no máximo... Então, o problema pode estar justamente na mão-de-obra e ausëncia de maquinário. Simplesmente não existem no mercado pessoas que saibam fazer isto de forma descomplicada...

Quando existem as pessoas com conhecimento, estas não estáo dotadas de equipamentos e maquinários, pois na Brazundanga paga-se 3x a 4x nos equipamentos essenciais de trabalho. Seria interessante para este governo retirar a carga tributária sobre maquinários e equipamentos...


Isto são apenas ideias sobre onde realmente está a "bronca"... Alguém mais tem sugestões?

Daniel


Tópico Fênix...
Tunico, com certeza o uso responsável poupa motor e aumenta a durabilidade, mas o segredo ainda é a manutenção preventiva de forma correta. O Pequeno Jr aqui do fórum rodou quase 400.000 com a Ranger HSD antes da primeira retífica, e ele aperta a Ranger dele sem medo, porém dá conta da manutenção. Então não é só rpm que faz milagre não. O problema é que cupim de ferro além de sentar a bota não cuida nem mesmo da troca de óleo e filtros, e dessa forma não tem motor que dure mesmo.

Imperador!
23/10/2011, 09:46
Falou, falou, mas não disse nada?

Se a culpa fosse de câmbio curto mesmo, o NGD duraria 800.000km. A questão, como falada n+1 vezes aqui no fórum, é a durabilidade dos componentes. Nenhum HSD sai de fábrica com previsão de vida útil superior a 300.000 km.

Walter L. L. Casitta
23/10/2011, 10:32
O motor da outdoor não tem torque em baixas rotações. Se o câmbio fosse mais logo, ninguém iria querer ter. Esse motor só funciona bem com giro. Por isso o cambio tem que ser reduzido. O problema é que ele não foi projetado pra ter mais de 100CV.

A mesma coisa é o motor da Triton, mas esse pelo menso tem força de sobra mesmo original e ainda a Mit brasileira não pôs a mão.

tunicoprezzi
23/10/2011, 22:13
Edintruder, tudo bem?

Interessante este tópico fënix...
Além deste, tem alguns outros que tratam da durabilidade dos motores.
Lógico, com todo tipo de teoria, sobre o que estraga mais rápido os motores e o que faz durar mais...

A principal culpada neste aqui é a alta rotaćão + cämbio curto...
Qual a relaćão entre durabilidade / rpm?? quem disse que os virabrequim, casquilhos, anéis, bielas e pistões sofrem com a alta rotaćão?? Por que então os motores de motos não quebram com baixa quilometragem, já que trabalham a cerca de 3x a rotaćão dos motores diesel??

Vamos pensar um pouco nas bielas / pistões / casquilhos / virabrequim... quanto maior a rotaćão, mais preserva-se estes componentes, pois diminui a carga a cada rotaćão. Por exemplo, é mais LEVE carregar 50kg em 5 viagens que do em uma, não é??

Como desvantagem, os anéis poderiam sofrer com alta rotaćão, pois o desgaste destas pećas são relacionadas invariavelmente ao número de ciclos.
Como desvantagem parcial, teriamos os rolamentos do eixo e da bombas hidraulicas (água / óleo / turbina), que poderiam sofrer desgaste mais acentuados, caso não sejam lubrificados a contento. Ocorreria este problema apenas se o lubrificante for ruim ou estiver muito contaminado.


Por que será que este assunto instiga tanto?? Na verdade gostaríamos que nossos motores durassem muito, não é? Afinal, além de desagradável, é caro trocar pećas dos motores (retificar). Não seria legal se estes motores diesel HS durassem 600, 800 mil km?? E que tal 1.000.000 sem retífica??

Na verdade, o problema de verdade não está na durabilidade dos motores, nos custos de retífica, no tempo que se indispõe do carro. Vou tentar explicar... Aqui tem forista que gasta 4, 6 mil reais para colocar pneus grandões e ainda diz que é legal, que o carro ficou lindo! (ainda q o mesmo tenha ficado esbarrando no chassis / terminais de direćão). Ninguém reclama dos pneus pois isto é algo previsível, sob controle, algo que se está vendo acabar e que necessita troca. E ele compra os pneus mais ou menos quando ele quer, e não de forma compulsória, a exemplo dos motores.
O tempo que se indispõe, geralmente entre 15 a 60 dias também não é o principal motivo desta situaćão ser tão ruim. Por exemplo, ninguém reclama do TEMPO quando o carro fica 30 dias na pintura...


Talvez a bronca mesmo com os motores esteja na situaćão ruim e fora de controle relacionada. Ninguém está "vendo" ele se estragando lá dentro.

Uma reclamaćão refere-se às pećas do mercado paralelo serem ruins... Estas reclamaćões baseiam-se justamente na falta de conhecimento dos proprietários. Por exemplo, na maioria das vezes não há como existir diferenća significativa entre uma junta original e uma do paralelo. Na verdade, as juntas nem existiam em algumas situaćões nos motores antigos, e hoje passaram a existir. Em outras situaćões, como as bombas de água, por exemplo, antigamente era de papelão, e hoje, é liga especial de carbono, kevlar, ... Elas lá estão apenas para melhorar a vedaćão e não para "resolver" o problema para o resto da eternidade.


Outra reclamaćão recorrente, refere-se aos mecänicos....
A falta de mão de obra especializada e maquinário adequado poderia ser sim um dos grandes culpados. Imagina chegar na retífica com os anéis, camisas folgados, em questão de poucas horas tirariam logo o motor do lugar. Numa bancada desmontariam logo o cabećote, instalariam nova camisa, trocaria os aneis, e... em pouco tempo o motor já estaria no lugar de novo sem estress. E o cliente pagando barato pelas pećas trocadas. Não seria legal isto? Se fosse fácil e legal assim, eu trocaria preventivamente os anéis, selos e camisas dos meus motores a cada 2 ou 3 anos, no máximo... Então, o problema pode estar justamente na mão-de-obra e ausëncia de maquinário. Simplesmente não existem no mercado pessoas que saibam fazer isto de forma descomplicada...

Quando existem as pessoas com conhecimento, estas não estáo dotadas de equipamentos e maquinários, pois na Brazundanga paga-se 3x a 4x nos equipamentos essenciais de trabalho. Seria interessante para este governo retirar a carga tributária sobre maquinários e equipamentos...


Isto são apenas ideias sobre onde realmente está a "bronca"... Alguém mais tem sugestões?

Daniel

Dsamaz
Claro que em muitos casos sua teoria esta certo,porem não podemos equiparar durabilidade de motor diesel de SUVs ou Pickups com motores de motocilcletas como sugeriu!!são concepções de motores diferentes....ex..Taxa de compressão,combustivel etc...
Porém uma coisa é certa existe uma composição de fatores que unidos levam naturalmente ao desgaste de um componente ou peça de liga metalica,ex.pistões,aneis,virabrequim,casquilhos e etc...
è claro que tudo dentro de sua composição de materiais e durezas.
Mais a logica é certa na++ mecanica++ quanto mais usa ,,,mais gasta,,,mais desgasta,,,mais fadiga e etc..E uma das poucas maneiras de amenizar este desgaste é diminuindo a fricção que existe entre os materiais internos do motor.E isto somente se dá com o uso de oleo recomendado e de boa qualidade e trocas determinadas pelo seu fabricnte que tem informações tbm da propria descomposição e perda de qualidade de seu produto , sendo assim diminuindo sua função principal que é de evitar o desgaste de fricção entre componentes!!
Agora se der pau em qualquer motor que existe,vai pro pau mais rapido tbm..simples heheh

A unica maneira de minimizar o desgaste PREMATURO de um motor é respeitar sua faixa de rotação adequada ao seu uso normal e manutenção periodica de sistemas que exijam esta periodicidade(Oleo,Liq.arrfecimento,etc..))

um abraço

Obs Se quiser andar mais rapido compre um automovel então,que é mais apropriado para pista de asfalto.E boa sorte!!

tunicoprezzi
23/10/2011, 22:19
Vejam alguns exemplos como este no Youtube!!!
DEMONSTRAÇÃO DA BARDAHL COM A MAQUINA TIMKEN - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=DO84_QxJlAc)
Serve para imaginar o que acontece dentro de um motor sem um oleo ,ou oleo de qualidade!!
Ou alguns aditivos como militec,molykote,bardahl etc...

SAPO-BOMBA
23/10/2011, 22:40
Câmbio curto não é o responsável direto pela durabilidade, o maior responsável sempre vai ser o pé do dono e a manutenção que ele dá ao carro.

E o Imperador sintetizou bem a coisa, que vale tb pra todas as outras...

Caracará
03/04/2012, 12:38
Diesel não foi feito para giro alto. Se o motor, por motivos de transmissão não entregar alta velocidade num giro normal, já era. Meu pai tem uma s10 da antiga 2.5TD pro batido do sítio, está com 298 mil km e o motor inteirão. Um cliente meu esses dias vendeu um hilux com 430 mi km, nunca abriu motor. Já vi D20, com mais de 600mil km sem abrir motor. E aí serve de alerta também, porque eu fico puto quando passo por uns caras assim na estrada, principalmente na terra: tem gente que acha que porque está dentro de uma pickup, pneuzao, motorzao tem o direito de andar a 170, 180 até 200. Pickup também capota e perde controle e ainda põe a vida dos outros em risco. Esses dias estava atrás de um mané, indo pra fazenda, quando passamos um mataburro o cara saiu com tudo, já vazou. 2km a frente, perdeu o controle numa curva e foi colher milho antes da hora.

Ventus
04/04/2012, 13:56
Carcará, o problema aí foi que o mata-burro não funcionou... :D
[]´s

Armindo Neto
04/04/2012, 18:30
entao motores a Diesel hoje nao valem mais apena??? se nao dura 1milhao de km's nao vale apena pagar talvez 20 mil reais a mais (caso da pajero full v6 173.000 ,diesel 193.000) ou vale????

Imperador!
04/04/2012, 18:47
Desde sempre os motores diesel HSD não rodam 1 milhão de km...
Os LSD podem até chegar, mas um HSD nunca chegará.

O seu motor está incluído nessa conta...

Armindo Neto
04/04/2012, 18:56
meu motor num e diesel nao o da minha antiga L200 93 era , e posso garantir o motor durou muito nao sei como ta o motor hoje pois o carro agora e de um fazendeiro que ta usando no barro mesmo ai nao sei como ta

Abraço

so pra esclarecer uma duvida motores LSD se usa em 4x4 (picapes jipes e etc.)????

Imperador!
04/04/2012, 20:34
F250 moderna usa Cummins LSD;
F1000 e D20 usam LSD;

Mas em geral, todos usam HSD (Ranger, Hilux, Troller, RAM, L200, Frontier...)

Neto1
04/04/2012, 21:13
Não é possivel comparar-se os esforços internos impostos às partes em movimento alternativo de um motor diesel com as mesmas partes de um motor de motocicleta.


Todas as partes em movimento alternativo (pistão e biela) de um motor de combustão interna tem que acelerar e desascelerar duas vezes em cada curso. Para faze-lo, de acordo com a segunda lei de Newton, forças precisam ser exercidas sobres estas partes. Como Força=massa x aceleração, quanto maior a massa maior a força para uma mesma aceleração.


As partes em movimento alternativo de um motor diesel tem massa muito maior que as partes de um motor de motocicleta. Motores de motocicleta são propositalmente construidos com peças leves, exatamente para suportar maiores rpms.


Usualmente o curso dos motores de motocicleta tem o curso menor que o diametro, para que se possa usar uma biela mais curta e portanto mais leve. Isto permite atingir-se maiores giros e maior potencia, em detrimento do torque.


Motores diesel normalmente tem curso maior que o diametro, o que permite obter-se maiores torques em relação ao descolamento cúbico do motor.


Um outro problema, diz respeito aos motores diesel de 4 cilindros normalmente utilizados nos veiculos 4x4. Todo motor de 4 cilindros em linha tem um desequilibrio de segunda ordem (frequencia de 2x a rotação) causado por forças de inercia. Matematicamente a soma destas forças é dada por:


F=4 x r/l x m x v^2 x r x cos(2a) onde:


F é a força de inercia;
r/l é a relação entre o raio do vibraquem (metade do curso) e o comprimento da biela;
m é a massa;
v^2 é o quadrado da velocidade angular
a é o angulo do primeiro munhão em relação a vertical


Observem que para um mesmo motor, a força cresce com o quadrado da velocidade angular. Quando se aumenta a rotação de 2000 rpm para 4000 rpm, a força quadruplica.


Resumindo: para acabar rapidinho com um motor diesel é só enfiar a bota.


Espero ter ajudado.
Abraços
Neto

Armindo Neto
04/04/2012, 21:19
e verdade que f250 parou a produçao? dei uma olhada no site da ford nao ta mais la

Armindo Neto
04/04/2012, 21:21
e vale apena pagar cerca de 20.000 a mais pra durar quase a mesma coisa da gasolina(posso estar enganado) ???
abraço

Imperador!
04/04/2012, 22:52
e vale apena pagar cerca de 20.000 a mais pra durar quase a mesma coisa da gasolina(posso estar enganado) ???
abraço

O diesel só compensa pra quem roda mais de 20.000km por ano. Nesse caso, dá pra tirar a diferença de preço em no máximo 5 anos com o carro. Gente que anda 50.000km por ano tira a diferença em 2 anos...
Na maioria dos casos, a gasolina é a compra mais racional. Mas o barulho do motor diesel é outra história.

eder simoes
05/04/2012, 09:30
ja tive 2 l200 0 km.....todas andei mais de 130.000 km e nunca tive nenhum problema.....a falta de manutenção é um problema que muita gente nao assume que faz de forma errada...

Imperador!
05/04/2012, 10:32
ja tive 2 l200 0 km.....todas andei mais de 130.000 km e nunca tive nenhum problema.....a falta de manutenção é um problema que muita gente nao assume que faz de forma errada...

É verdade. "Meu carro é o melhor do mundo até dar problema, depois que dá não presta mais". Só omitem a parte da manutenção meia-boca ou inexistente.

POPEYE MIT
05/04/2012, 12:48
O diesel só compensa pra quem roda mais de 20.000km por ano. Nesse caso, dá pra tirar a diferença de preço em no máximo 5 anos com o carro. Gente que anda 50.000km por ano tira a diferença em 2 anos...
Na maioria dos casos, a gasolina é a compra mais racional. Mas o barulho do motor diesel é outra história.

MAS NAO DEVEMOS NOS ESQUECER QUE A "ECONOMIA" É SÓ NO DIESEL .
SE FIZERMOS UM CALCULO BEM GROSSEIRO:DIESEL 20.000KM/ANO, EM 5 ANOS= 100.000 KM, MEDIA 10KM/L, EM 5 ANOS CONSUMIRÁ +/-10.000LITROS DE DIESEL X 1,9 (MEDIA HOJE VALOR LITRO)= GASTO 19.000,00 EM DIESEL. SE GASOLINA: MEDIA CONSUMO 8KM/L: EM 5 ANOS , OS MESMOS 100.000KM RODADOS, GASTARIAM 12.500 LITROS X 3,00 (MEDIA LITRO GASOLINA)= GASTARIAM 37.500,00. DIFERENÇA DE 18.500 A MAIS DE GASTO NA GASOLINA. DA PRA PAGAR O SEGURO E REVISOES DO DIESEL.
A MEDIA DE DESVALORIZAÇAO DIESEL NA PICAPES É DE 15,5% E NA GASOLINA PODE CHEGAR A 30%
SEM FALAR NA RESISTENCIA DOS MOTORES DIESEL SE COMPARADOS AO DA GASOLINA.NÃO É A TOA QUE UMA "VELHA TOYOTA BANDEIRANTES ANO MIL NOVECENTOS E NOVENTA E POUCOS" POSSA PASSAR DOS 35.000,00 E UMA D20 DA MESMA ÉPOCA TAMBEM BEIRA 0S 30.000,00. NÃO PQ SAO BONS CARROS SOMENTE , MAS A DESVALORIZAÇÃO É MUITO MAIS LENTA. E COM A TECNOLOGIA ATUAL O "BARULHO" MELHOROU MUITO.
MAS COMO TUDO NAO É MARAVILHOSO, SEGURO DIESEL É MAIS CARO E SAO MAIS VISADOS PELOS VAGABUNDOS.
RESUMINDO:NO MEU PONTO DE VISTA NAO DÁ PRA DIZER QUE "O diesel só compensa pra quem roda mais de 20.000km por ano"
TEM MUITA CONTA PRA FAZER E AVALIARMOS DESDE ONDE VOCE ESTA RESIDINDO E O TIPO DE USO QUE O SEU VEICULO.

Imperador!
05/04/2012, 12:57
MAS NAO DEVEMOS NOS ESQUECER QUE A "ECONOMIA" É SÓ NO DIESEL . HÁ TAMBEM A VANTAGEM DE UM SOBRE A DESVANTAGEM DO OUTRO COM RELAÇÃO A DESVALORIZAÇÃO DO VEICULO ONDE NOS MOVIDOS A GASOLINA SÃO SEMPRE MAIS ACENTUADOS. SEM FALAR NA RESISTENCIA DOS MOTORES DIESEL SE COMPARADOS AO DA GASOLINA.NÃO É A TOA QUE UMA "VELHA TOYOTA BANDEIRANTES ANO MIL NOVECENTOS E NOVENTA E POUCOS" POSSA PASSAR DOS 35.000,00 E UMA D20 DA MESMA ÉPOCA TAMBEM BEIRA 0S 30.000,00. NÃO PQ SAO BONS CARROS SOMENTE , MAS A DESVALORIZAÇÃO É MUITO MAIS LENTA. E COM A TECNOLOGIA ATUAL O "BARULHO" MELHOROU MUITO.
MAS COMO TUDO NAO É MARAVILHOSO, SEGURO DIESEL É MAIS CARO E SAO MAIS VISADOS PELOS VAGABUNDOS.
RESUMINDO:NO MEU PONTO DE VISTA NAO DÁ PRA DIZER QUE "O diesel só compensa pra quem roda mais de 20.000km por ano"
TEM MUITA CONTA PRA FAZER E AVALIARMOS DESDE ONDE VOCE ESTA RESIDINDO E O TIPO DE USO QUE O SEU VEICULO.
Em primeiro lugar, não se pode comparar a durabilidade dos motores diesel LSD com os HSD. Os primeiros são muito mais valorizados exatamente porque são muito mais resistentes e duráveis.
Em segundo lugar, todo carro possui uma faixa de estabilização de preço. Por exemplo, você compra uma Outdoor hoje e paga 80.000 reais. Se for comprar uma Sport 2005, você paga entre 45.000 e 50.000; ou seja a diferença de preço é pequena em relação à diferença de ano.

POPEYE MIT
05/04/2012, 14:03
em primeiro lugar, não se pode comparar a durabilidade dos motores diesel lsd com os hsd. Os primeiros são muito mais valorizados exatamente porque são muito mais resistentes e duráveis.
Em segundo lugar, todo carro possui uma faixa de estabilização de preço. Por exemplo, você compra uma outdoor hoje e paga 80.000 reais. Se for comprar uma sport 2005, você paga entre 45.000 e 50.000; ou seja a diferença de preço é pequena em relação à diferença de ano.

justamente, estamos COM O MESMO PONTO DE VISTA, durabilidade dos motores a diesel e pouca desvalorização. Nao se deve ter em mente só consumo de "xis" anos rodados com determinado combustivel

Pequeno jr
05/04/2012, 20:35
ja tive 2 l200 0 km.....todas andei mais de 130.000 km e nunca tive nenhum problema.....a falta de manutenção é um problema que muita gente nao assume que faz de forma errada...

A maioria das pessoas que falaram aqui no tópico mantinham suas L-200 na concessionárias, sem brigar nem com preço de revisão.

Mesmo assim, abriram o bico.