Ver Versão Completa : Como Melhorar o NIva Pra Trilha...
Afajoses
22/12/2009, 22:38
Bem senhores...
Tenho o Niva a pouco tempo e minha ideia é usa-lo para fazer trilhas leves e até algumas medias...e alguns passeios, peguei ele meio baleado, mas como foi em uma troca esta valendo a pena pra mim ir aos poucos ajeitando o carro, a minha pergunta é : O que fazer para ir melhorando ( reforçando se for o caso... ) ele para as trilhas, já vi algumas dicas aqui mas eu queria com esse topico centralizar as dicas aqui para ficar melhor para outros que tambem tenham essa duvida
Então é isso !o que vc's acham que pode ser feito:
Levantar o carro ? quanto dá pra levantar e quais cuidados se deve tomar ?
reforçar a suspenção ? como e o que pode fazer ?
Pneus qual largura e tipo ideal ( sei que exitem topicos sobre isso, mas...)
Cardã - homocinetica.. freios...sei lá o que mas... gastei tudo que eu sabia :parede:
Bem senhores...
Tenho o Niva a pouco tempo e minha ideia é usa-lo para fazer trilhas leves e até algumas medias...e alguns passeios, peguei ele meio baleado, mas como foi em uma troca esta valendo a pena pra mim ir aos poucos ajeitando o carro, a minha pergunta é : O que fazer para ir melhorando ( reforçando se for o caso... ) ele para as trilhas, já vi algumas dicas aqui mas eu queria com esse topico centralizar as dicas aqui para ficar melhor para outros que tambem tenham essa duvida
Então é isso !o que vc's acham que pode ser feito:
Levantar o carro ? quanto dá pra levantar e quais cuidados se deve tomar ?
reforçar a suspenção ? como e o que pode fazer ?
Pneus qual largura e tipo ideal ( sei que exitem topicos sobre isso, mas...)
Cardã - homocinetica.. freios...sei lá o que mas... gastei tudo que eu sabia :parede:
Levantar o carro - principalmente a frente...pelo metodo "hoodoo" (basta googlar) 3cm..mais que isso poderá ocorrer desgaste prematuro de alguns componentes.tens outros metodos para levantar.
Suspensão - molas originais e uns bons amortecedores
pneus - existem diferentes opiniões...eu sou apologista de no máximo usar uns 195r15 e/ou manter os 175r16..provavelmente as situações onde você precisa de um pneu mais largo não compensa o desgaste que ele lhe vai durante todo o tempo.
freios - travão de disco atrás poderia ser uma boa jogada..
transmissões - bons tratos e mudanças de fluidos na hora certa assim como lubrificações e apertos.
O melhor investimento : a peça que está entre o volante e o banco do condutor :) muitas vezes até com niva de origem esta peça faz toda a diferença,por isso invista nela!umas trilhas leves com amigos para começar..ou se houver dinheiro,cursos de pilotagem TT..
Amigo,o meu niva so tem uns pneus do tipo MT na medidade 195/80r15 e ja passou na boa onde outros jipes cheios de potencia e extras e pneus grandes e largos se viram gregos...e mais eu sou novato no TT!
De origem o niva é provavelmente o jipe mais capaz á face da terra...
junior7l
23/12/2009, 10:11
Sou um antigo praticante de off road, antes andava de moto 9 anos, e ainda piloto, recentemente adquiri um Niva, q entrou em um negócio, bem baleado, eu teimoso ia fazendo trilhas e voltando rebocado... a cada quebra, até algumas modificações recentes (o Niva ainda está na oficina) considero que pneus com no mínimo 80%off road ajude e muito, principalmente iniciantes, não sei a sua região mas aqui em MG tem lama, barranco, erosão, pedra e areia, tem um pessoal mui atencioso de um site chamado tatu pneus (não é propaganda não ganho nada com isso, só achei o melhor custo benefício e melhor atendimento pré e pós venda), Ótimo, colocado pneus decentes, avi descobrir q eles pegam na cx de roda aí vem a parte de ( se vc for do tipo conservador, amante do niva original pode parar de ler por aqui) caso contrário continue....Acho uma boa idéia cortar as parte dos paralamas do Niva, lógico com um ótimo funileiro, soldar um reforço pra compensar as dobras q vc tirou da chapa, bom acabamento e vc já tem um visual um pouco mais agressivo e funcional, próximo passo, levantar a suspensão (considero quase um erro de projeto a suspensão baixa da lada), tem uns kits nacionais mas tem o HOODOO kit lift, procure no google e se não for um expert no inglês, traduza, alguns sites tem os desenhos q são fáceis de interpretar e o pq de cada passo, agora faça amizade com um torneiro mecânico, com um ferramenteiro, com o dono da oficina mecânica e suspensão, algum jipeiro q tenha um guincho e com a galera aqui do fórum, Ah e retire o feltro q fica no assoalho q qdo atravessar água e aquilo molhar vai federn nem adianta deixar o carro aberto no sol, vai apodrecer o fundo, arrume tb os suspiros do tanque pra parar de feder gasolina e sua namorada, esposa amante etc..não reclamar, faça um curso de condução 4x4, compreum rádio px, uma cinta de reboque, um hi lift e uma cx de isopor (vai descobrir o pq sozinho). e Boa sorte, e tenha em mente q quebrar vai quebrar sim....
Afajoses
23/12/2009, 12:14
Eu sou não totalmente novato em trilhas, já passei em algumas, já li bastante a respeito,mas meu conhecimento em mecanica e apenas teorico.. domingo mesmo fiz uma trilha com trollers band samurai e cj's e não tive mas problema que ninguem, inclusive passei com facildade onde outros demorarm para passar...
Mas por exemplo :ao sair de um rio havia um barranco que tivemos que subir e um buraco que a cada carro que passava ficava maior, na minha vez ele já estava com mais de 1mt, com um outro jogo de pneus e um angulo de entrada maior provavelmente eu teria passado com mais facilidade, depois em outra travessia com a agua na metade do carro eu poderia ter isolado o distribuidor e( não ao certo) se a descarga estivesse para o alto seria melhor, são essas e outras coisas que gostaria de ver nesse topico alem de opiniões e alguns passo a passo de como fazer... eu tenho alguns aqui que vou organizar e ir colocando
Junior, vcjá fez essa alteração para os pneus ?se for fazer ou já tiver feito coloca umas fotos para agente ter uma ideia...
Afajoses
23/12/2009, 12:23
Levantar o carro - principalmente a frente...pelo metodo "hoodoo" (basta googlar) 3cm..mais que isso poderá ocorrer desgaste prematuro de alguns componentes.tens outros metodos para levantar.
Ta ai... quais componentes serão desgastados, o que posso fazer para amenizar isso..
Suspensão - molas originais e uns bons amortecedores
quais amortecedores são recomendados... e quanto as molas já vi gente colocando molas de pampa para levantar a suspensão... isso procede como pode ser feito...
pneus - existem diferentes opiniões...eu sou apologista de no máximo usar uns 195r15 e/ou manter os 175r16..provavelmente as situações onde você precisa de um pneu mais largo não compensa o desgaste que ele lhe vai durante todo o tempo.
idem ao levantamento... qual desgaste tem algo que se possa fazer para amenizar ?
freios - travão de disco atrás poderia ser uma boa jogada..
O que seria travão ?
O melhor investimento : a peça que está entre o volante e o banco do condutor :) muitas vezes até com niva de origem esta peça faz toda a diferença,por isso invista nela!umas trilhas leves com amigos para começar..ou se houver dinheiro,cursos de pilotagem TT..
Amigo,o meu niva so tem uns pneus do tipo MT na medidade 195/80r15 e ja passou na boa onde outros jipes cheios de potencia e extras e pneus grandes e largos se viram gregos...e mais eu sou novato no TT!
De origem o niva é provavelmente o jipe mais capaz á face da terra...Esse com certeza é o mais importante.... :odedo:
Flugêncio
23/12/2009, 14:04
André,
Já lhe enviei uma receita consagrada pra levantar o Niva, só acrescentaria um espaçador pras rodas traseiras de uns 8mm, pra aproveitar os parafusos originais das rodas e colocaria aros e pneus 15.
"Travão" deve ser pinças de freio.
Agora o mais importante: "Não existe almoço gratís" e "Cavalo que corre é cavalo que come"
Abraço
Vc conhece o Jaquê?
junior7l
23/12/2009, 14:32
Sr. Alfajoses, estou de plantão agora e não trouxe o pen drive com as fotos mas em um link que se entitula: como refazer o fundo do Niva, virou o tópico de reforma do jipinho, dá uma olhada q tem umas fotos lá qquer coisa te explico detalhadamente como cortar!O funileiro q cortou os para lamas já cortou muito para lamas de carro de boy, q rebaixa e fica pegando na roda, dá uma olhada nas fotos no link q te falei!
Parabéns por ter dado show com o Niva e acompanhando jipes já conceituados!coloca fotos das trilhas aí!!Qto a descarga, vou colocá-la na altura do teto, na coluna traseira esquerda, me falaram q o carro vai ficar com o motor mais preso etc..., pretendo colocar um cano com diâmetro um pouco maior pra compensar, deve ser feito semana q vem, projeto já elaborado!
Afajoses
23/12/2009, 14:39
André,
Já lhe enviei uma receita consagrada pra levantar o Niva, só acrescentaria um espaçador pras rodas traseiras de uns 8mm, pra aproveitar os parafusos originais das rodas e colocaria aros e pneus 15.
"Travão" deve ser pinças de freio.
Agora o mais importante: "Não existe almoço gratís" e "Cavalo que corre é cavalo que come"
Abraço
Vc conhece o Jaquê?
Grande Flugencio...
Estou com sua receita bem guardada, só estou vendo novas sugestões... inclusive pretendo coloca-la aqui se não tiver problema para vc....
sei que para colocar o Niva naTrilha tem seu custo o que pretendo e gastar para ele demorar mais pra quebrar e de preferencia não quebrar durante a trilha...
junior7l
23/12/2009, 14:43
vou facilitar sua vida. olha estes links!traduza o inglês pro português pelo google, considero quase uma bíblia, sobre suspensão!
http://ladaniva.co.uk/baxter/resources/BaxterLift.htm
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=65307&page=5
fotos dos para lamas mens. #44 em diante
Afajoses
23/12/2009, 14:45
Sr. Alfajoses, estou de plantão agora e não trouxe o pen drive com as fotos mas em um link que se entitula: como refazer o fundo do Niva, virou o tópico de reforma do jipinho, dá uma olhada q tem umas fotos lá qquer coisa te explico detalhadamente como cortar!O funileiro q cortou os para lamas já cortou muito para lamas de carro de boy, q rebaixa e fica pegando na roda, dá uma olhada nas fotos no link q te falei!
Parabéns por ter dado show com o Niva e acompanhando jipes já conceituados!coloca fotos das trilhas aí!!Qto a descarga, vou colocá-la na altura do teto, na coluna traseira esquerda, me falaram q o carro vai ficar com o motor mais preso etc..., pretendo colocar um cano com diâmetro um pouco maior pra compensar, deve ser feito semana q vem, projeto já elaborado!
Sr.... :discordo:?? me chamo André... asssim vão achar que eu sou velho......:rolleyes:
Na pressa para ir pra trlha esqueci a maquina em casa, mas devo pegar as fotos da trilha amanha com um amigo...
Tambem fiquei com a duvida de aumentar o cano de descarga e ficar com o motor preso... depois coloca as impressões pra gente ver... ouvifalar de um escapamento redimencionado para o NIva mas não lembro onde, acho que ficou em outro computador meu...vou dar uma olhada se acho algo. seu motor é o original ?
Afajoses
23/12/2009, 14:53
Para levantar o carro vc terá que fazer o seguinte:
Pra susp. dianteira
comprar um tarugo de alumínio 10cm de tamanho e 3 polegadas de diâmetro. Um outro com o mesmo tamanho sendo de 1 polegada.
Mandar o torneiro cortar o tarugo de 3 pol, fazendo dois calços de 28mm, com um furo central de 42mm. Utilizar um pivô velho para fazer as furações por onde irá passar os parafusos de fixação. Tb terá que fazer um flangeamento lateral de 8mm (isto vc na hora da furação dos 3 furos, vai sobrar uma parte na lateral do calço).
No tarugo de 1 polegada, o torneiro deverá cortar 2 calços de 14mm e mais 2 de 7mm, e fazer furos de 10mm nos 4.
Pra susp. traseira
Comprar duas rodas de carrinho que tenha o diâmetro externo de 12cm e que possa ser torneada ou desmanchada, deixando o diâmetro interno com 85mm. já comprei estas rodas em São Cristovão, com altura de 34mm.
Terá tb que comprar um parafuso ou uma barra roscada de 7/8 e 3 porcas deste mesmo tamanho. Este material vai ser usado na confecção da barra panhar regulável, pois quando se levanta a carroceria, tem-se a necessidade de alinhar o conjunto eixo/carroceria.
Faz-se a barra da seguinte maneira: corta-se 10cm da barra, tornea-se 2 porcas até a metade da mesma para que possa ser encaixado no cano da barra, solda-se uma em cada parte, utiliza-se a barra roscada com tamanho de 25cm para substituir os 10 cm cortados da barra, fazendo com que a mesma possa variar de tamanho. A porca que sobrou deve ser colocada no meio do pedaço da barra roscada, para fazer o travamento da barra quando essa estiver instalada e com o alinhamento perfeito.
junior7l
23/12/2009, 14:55
Desculpe pelo Sr...! hehehehe
O motor do Niva ainda é original, olhei para trocar o motor por um AP 1.8 injetado em Belo Horizonte em uma oficina especializada, e o mecânico andou no carro e contra indicou, a principio esta troca pq o motor está em uma condição muito boa, vou esperar ele começar a fumar ou a 'bater" antes de trocar, porém como coloquei pneus 100% off road (como se pode observar nas fotos do link q te mandei) com este pneu não é recomendado passar dos 70km/h, realmente a estabilidade é a mesma de uma galinha bêbada, então mantenho o motor original, que reduzido nunca deixou de subir em um barranco, já fedeu embreagem confesso mas força mesmo nunca faltou! Um salve pro sujeito que inventou a reduzida!
mauricio_silva
24/12/2009, 12:51
Melhorar o desempenho do Niva em trilhas leves e médias? Hummm:pensativo:.
Bom, a dica do Flugêncio (tudo bem contigo, meu camarada???:)) para levantar o Niva somente se justifica com a substituição dos pneus (o que efetivamente melhora o vão livre de um carro é o tamanho dos pneus) por outros maiores. Isso significa mais esforço (torque) nas homocinéticas e nos cardãs.
Com relação aos pneus, uma troca de rodas (mudar de aro 16 para 15) permite um considerável aumento nas opções. Verifique um tamanho e modelo adequado para sua necessidade (o modelo Garra da Pirelli é excelene para trilhas, mas ruim no asfalto). A mudança (aumento dos pneus) melhora os ângulos de ataque e de saída do carro. Para melhorar ainda mais, somente com a troca dos para-choques por outros que fiquem mais "colados" a lataria (nem sempre uma boa opção:?).
Em outras palavras, "jaque" vai começar a mudanças na viatura, é bom estar a tento a tudo, como eficiência dos freios, mudança no raio de esterçamento, condições do motor (se estiver bom, apenas mudança no comando de válvulas é suficiente para melhorar o desempenho), etc. E ir separando o "din-din"...:putz:.
Como foi dito "Não existe almoço de graça" (lema do Artur "Porcão") e "cavalo que corre, também come".
Boa sorte e boas festas!!!! :smile:
Maurício (Tche).
mauricio_silva
24/12/2009, 12:57
Ah, este site tem informações preciosas! Grande Bruno Mega!!!:palmas:
http://web.archive.org/web/20030215053505/http://nivasite.com.br/
Abraços.
Maurício (Tche)
Afajoses
24/12/2009, 16:33
Melhorar o desempenho do Niva em trilhas leves e médias? Hummm:pensativo:.
Bom, a dica do Flugêncio (tudo bem contigo, meu camarada???:)) para levantar o Niva somente se justifica com a substituição dos pneus (o que efetivamente melhora o vão livre de um carro é o tamanho dos pneus) por outros maiores. Isso significa mais esforço (torque) nas homocinéticas e nos cardãs.
Com relação aos pneus, uma troca de rodas (mudar de aro 16 para 15) permite um considerável aumento nas opções. Verifique um tamanho e modelo adequado para sua necessidade (o modelo Garra da Pirelli é excelene para trilhas, mas ruim no asfalto). A mudança (aumento dos pneus) melhora os ângulos de ataque e de saída do carro. Para melhorar ainda mais, somente com a troca dos para-choques por outros que fiquem mais "colados" a lataria (nem sempre uma boa opção:?).
Em outras palavras, "jaque" vai começar a mudanças na viatura, é bom estar a tento a tudo, como eficiência dos freios, mudança no raio de esterçamento, condições do motor (se estiver bom, apenas mudança no comando de válvulas é suficiente para melhorar o desempenho), etc. E ir separando o "din-din"...:putz:.
Como foi dito "Não existe almoço de graça" (lema do Artur "Porcão") e "cavalo que corre, também come".
Boa sorte e boas festas!!!! :smile:
Maurício (Tche).
Mauricio,
são justamente esses pontos que eu preciso de informações pois pretendo trocar os pneus, mas queria saber quais pontos eu deve verificar ou trocar para não acontecer de na primeira trilha acabar quebrando... vou começar e ver as opçoes de cardã e homocineticas...
Valeu !!
mauricio_silva
24/12/2009, 17:01
Mauricio,
são justamente esses pontos que eu preciso de informações pois pretendo trocar os pneus, mas queria saber quais pontos eu deve verificar ou trocar para não acontecer de na primeira trilha acabar quebrando... vou começar e ver as opçoes de cardã e homocineticas...
Valeu !!
Sinceramente, melhor não trocar nada previamente:discordo:, a não ser que você pretenda instalar pneus 33' :twisted: ou que os componentes estejam comprometidos. Lembro sempre que qualquer adaptação é isso mesmo: uma adaptação. Trocar componentes originais por outros mais robustos (mas que exigem adaptação) nem sempre é uma boa :putz:. No Niva site tem algumas opções de modificação que podem lhe ser úteis, como o próprio MegaNiva (que tinha motor VW 2.0 do santana). Mas mesmo neste caso, (um projeto que ficou funcional) foi exigido muitos ajustes e reparos imprevistos para que o carro ficasse ok :parede:.
Na minha opinião, é melhor manter os componentes originais e, com o uso, identificar pontos que possam ser melhorados. Cada mudança em um carro é única, pois é único o seu estado prévio :pensativo:.
Grande abraço e um feliz Natal.
Maurício (Tche).
Afajoses
24/12/2009, 17:26
Mauricio,
mas uma vez obrigado pela dica... quando eu falei em ver estava falando isso mesmo ! ver opções para quando e se for necessário pelo menos já ter uma ideia do que fazer...
e quanto a site ele é show d bola !!
mauricio_silva
24/12/2009, 17:47
Mauricio,
mas uma vez obrigado pela dica... quando eu falei em ver estava falando isso mesmo ! ver opções para quando e se for necessário pelo menos já ter uma ideia do que fazer...
e quanto a site ele é show d bola !!
Hehehe :D!!!!
Há uns sete anos, o Niva Site era referência em tudo o que se fazia (e sabia) sobre Nivas. O seu proprietário (Bruno Mega) fez um trabalho primoroso na época:palmas::palmas::palmas::palmas:. E mesmo hoje em dia, as dicas e as fotos ainda podem ajudar muita gente, pois o estilo de escrever do Bruno é muito didático. Pena que hoje o site tenha sido "abandonado" e esteja hospedado num arquivo de sites defuntos.
Os niveiros mais "experientes" ainda devem se lebrar da atualizações do site. E das curiosidades que elas tinham. Mas as últimas foram em 2002. Faz tempo isso...:-|
Uma pena, realmente...:-(
Abração e espero ter ajudado.
Maurício (Tche).
Afajoses
26/12/2009, 19:39
Hoje em outra trilha :twisted::twisted::twisted::twisted:
pra sair de um facão precisou me puxar, foi colocada uma cinta naquela anilha atras do carro um puxãozinho... nada, segundo puxão..... metade da trazeira do carro quase se foi...:putz:tudo bem que tava tudo meio poder... :oops: e já era algo que eu pretendia fazer só não sabia quetava tão ruim (a maquina ta no carro depois eu coloco as fotosaqui...)
Agora a pegunta como reforçaro carro para ter pontos de ancoragem que não desmanchem o niva, o vi no topico do Bacalhau um reforço na longarina alguem já fez isso ou tem outra solução ?
mauricio_silva
26/12/2009, 22:46
Hoje em outra trilha :twisted::twisted::twisted::twisted:
pra sair de um facão precisou me puxar, foi colocada uma cinta naquela anilha atras do carro um puxãozinho... nada, segundo puxão..... metade da trazeira do carro quase se foi...:putz:tudo bem que tava tudo meio poder... :oops: e já era algo que eu pretendia fazer só não sabia quetava tão ruim (a maquina ta no carro depois eu coloco as fotosaqui...)
Agora a pegunta como reforçaro carro para ter pontos de ancoragem que não desmanchem o niva, o vi no topico do Bacalhau um reforço na longarina alguem já fez isso ou tem outra solução ?
Putz!!!:putz::parede:
Um possível reforço na estrutura do Niva pode ser feito com uma barra em perfil de "U". Esta barra deve ter uns 2mm de espessura da chapa (depósitos de metais, que vendem e dobram chapas costumam ter este tipo de barra; eles também podem dobrar uma chapa nas dimensões adequadas) e ser soldada sobre a longarina deixando-a (bem) mais grossa. Mas atenção!!!:stop:
Ao fazer este tipo de reforço, a estrutura do Niva tem de estar alinhada, senão:odedo:, pois ficará praticamente impossível um alinhamento posterior (como o que é feito num Cyborg). É um serviço que exige um (excelente) funileiro (lanterneiro, chapeiro) dos mais confiáveis.
O ideal é fazer o serviço em toda a extensão do carro, dos pontos de fixação dos para-choques dianteiros aos traseiros. Este tipo de reforço permite a utilização de guinchos no Niva (coisa não muito indicada para um carro monobloco...:shock:), sem muitos problemas. Uma boa ancoragem nos pontos de fixação dos para-choques permite que o carro seja rebocado, sem muitos dramas. E com pouca chance de ficar sem uma parte...:rolleyes:.
Dependendo do "estrago", talvez seu carro esteja condenado:sad:. Um bom trabalho de funilaria pode ficar caro demais para viabilizar o conserto. Mas quem tem Niva nem sempre se orienta pela razão...:mrgreen:
Boa sorte e espero que você consiga reparar a viatura:concordo:.
Abraços.
Maurício (Tche).
Afajoses
27/12/2009, 13:34
Bem o estrago foi esse...
Conheço um cara aqui em niterói é que muito bom e deve fazer o serviço, mas como nada e perfeito preço dele e proporcional a qualidade do $$$erviço segunda vou ver quanto vai ser o prejuizo ( parece que outras coizitas que ia fazer vão ter que esperar... )
mauricio_silva
27/12/2009, 18:16
Bem o estrago foi esse...
Conheço um cara aqui em niterói é que muito bom e deve fazer o serviço, mas como nada e perfeito preço dele e proporcional a qualidade do $$$erviço segunda vou ver quanto vai ser o prejuizo ( parece que outras coizitas que ia fazer vão ter que esperar... )
Bom, está menos grave do que eu pensei, mas ainda assim...:putz:
Parece que o maior estrago foi feito na caixa traseira, sem afetar a geometria do carro. Aliás, este é um lugar muito comum para a ferrugem comer, se não for feita a limpeza dos trenos (são três e ficam na dobra da chapa traseira, abaixo do para-choques) de água. Pode ser que o fato da chapa estar enferrujada tenha "ajudado", evitando que o estrago fosse mais grave (quebrou antes de danificar mais).
É possível que você precise comprar o painel da traseira de um outro Niva. Onde estiver enferrujado, corte fora sem dó. É, não vai ficar muito barato não...:parede:
Boa sorte!
Maurício (Tche).
Qual o limite para levantar a frente do niva, posso usar arruelas de aço?
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