Ver Versão Completa : Socorro...explosão !!!
Arrivabene
21/12/2009, 22:01
Caros amigos,
ao efetuar a troca da bomba de óleo (na garagem de casa é lógico), acabei girando ela mais do que deveria....conclusao, ao dar partida o motor nao pegou por 2 vezes...na terceira deu uma explosao......:shock:
Segundo um amigo jeepeiro eu acabei tirando o motor do ponto.....como consertar isso ?:idea:
Arrivabene
CJ-5 Gemada 62
CJ-5 Flecha de Prata 79
Defender 110 2002 Caveirao
Defender 90 2002 Branca de Neve
Estouro pelo escape é ponto adiantrado, estouro no carburador pode ser ponto atrasado.
Larga centelha com valvula de escape aberta, tendo gasolina no sistema dá estouro pelo escape.
[QUOTE=Arrivabene;1057465]Caros amigos,
ao efetuar a troca da bomba de óleo (na garagem de casa é lógico), acabei girando ela mais do que deveria....conclusao, ao dar partida o motor nao pegou por 2 vezes...na terceira deu uma explosao......:shock:
Segundo um amigo jeepeiro eu acabei tirando o motor do ponto.....como consertar isso ?:idea:
. . .
Bom dia amigo ! qual é o seu motor ?
leopoldo
22/12/2009, 13:06
Provavelmente é um BF, mas não importa.
Ao trocar a bomba, se não prestou atenção que havia uma posição certa para a bomba entrar, ao reinstalar, virou o eixo do distribuidor.
Com isso, o motor está completamente fora de ponto.
Agora, há 2 opções:
1- remover a bomba e reinstalar, colocando o distribuidor em fase, ou
2- trocar a posição dos cabos e ver se o distribuidor cai em uma posição que dá regulagem.
Arrivabene
22/12/2009, 16:52
Provavelmente é um BF, mas não importa.
Ao trocar a bomba, se não prestou atenção que havia uma posição certa para a bomba entrar, ao reinstalar, virou o eixo do distribuidor.
Com isso, o motor está completamente fora de ponto.
Agora, há 2 opções:
1- remover a bomba e reinstalar, colocando o distribuidor em fase, ou
2- trocar a posição dos cabos e ver se o distribuidor cai em uma posição que dá regulagem.
Sim, é um BF !!!
Vou ficar com a alternativa 1 !!!
Agora a questao é, como acertar o distribuidor, ha alguma marcacao ?
Obrigado !!!
Robertux
22/12/2009, 16:56
Também, foi mexer com bomba só podia dar em explosão. rs! rs!
Sim, é um BF !!!
Vou ficar com a alternativa 1 !!!
Agora a questao é, como acertar o distribuidor, ha alguma marcacao ?
Obrigado !!!
Eu faço da seguinte forma :
Retire todas as velas para o motor ficar 'leve'
Faça uma 'bucha' com uma sacola plástica de supermercado e introduza na rosca da vela do primeiro cilindro, vedando bem, o 1º cilindro é aquele mais próximo ao radiador
Gire manualmente e devagar o motor pela correia, até ele cuspir a bucha para fora da rosca
Quando isso acontecer, o primeiro cilindro está no tempo de explosão e o rotor do distribuidor está apontando para o 1º cilindro, agora é só fazer a distribuição 1, 5, 3, 6, 2, 4, lembrando que o rotor gira no sentido anti horário
Existe também a forma científica que é através das marcas de polia etc, alguém do fórum poderia explicar como, seria bom aprender a fazer pelo manual . . .
hurry-gurits
22/12/2009, 18:48
Eu faço da seguinte forma :
Retire todas as velas para o motor ficar 'leve'
Faça uma 'bucha' com uma sacola plástica de supermercado e introduza na rosca da vela do primeiro cilindro, vedando bem, o 1º cilindro é aquele mais próximo ao radiador
Gire manualmente e devagar o motor pela correia, até ele cuspir a bucha para fora da rosca
Quando isso acontecer, o primeiro cilindro está no tempo de explosão e o rotor do distribuidor está apontando para o 1º cilindro, agora é só fazer a distribuição 1, 5, 3, 6, 2, 4, lembrando que o rotor gira no sentido anti horário
Existe também a forma científica que é através das marcas de polia etc, alguém do fórum poderia explicar como, seria bom aprender a fazer pelo manual . . .
Cara apanhei pacas com isso, mas achei bastante material no forum, foi certinho, como dica, para girar mais facil a polia e colocar em pms, põe no macaco e levanta uma das rodas trazeiras e gira até o pto do motor.
(Como não conseguia fazer a polia da arvore girar coloquei ele engrenado em 3º e fui empurrando no plano até conseguir o pms...., depois usei a massa cinzenta e aprendi a levantar ele é muito, mas muito mais inteligente, mas as 3 da matina foi a solução)
Desligue o tubo do avanço a vácuo.
- Instale a lampada de ponto sincronoscópica (estroboscópica), seguindo as instruções do fabricante.
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/pontoignicao.gif - Ponha o motor a trabalhar em marcha lenta (600rpm). - Aponte a lampada de ponto na polia do virabrequim e verifique se a seta esta marcando 5o antes do ponto morto alto na escala gravada na polia.
- Se as marcas não coincidirem, mova o distribuidor, girando a base para a direita ou para a esquerda, até obter a coincidência.
- Aperte o parafuso de fixação do distribuidor. Verifique novamente o ponto.
- Ligue o tubo do avanço a vácuo
Com o motor parado, a polia na marca 5, o rotor do distribuidor tem que estar apontando para o primeiro cilindro.
Arrivabene
22/12/2009, 23:08
Amigos Jeepeiros...
após apanhar um pouco...resolvi colocar o que aprendi na teoria em pratica !!!
Levando em consIderacao que a polia nao apresenta marcas e nem tem o triangulo com a marcacao....
Retirei a vela do primeiro cilindro...achei o ponto da compressao (utilizei uma estopa) e coloquei o contato do cabo de vela do primeiro cilindro com o rotor do distribuidor....ate ele travar.....como estava quase querendo pegar, atrasei um cabo de vela de cada cilindro....ai pegou !!!
Agora resta ajustar o ponto pois esta fumaceando .... agora é mais facil !!!
Ah, terei q trocar a correia do alternador....acabei afrouxando ela....fica berrando rsrs
OBRIGADO A TODOS PELAS DICAS !!!
Desligue o tubo do avanço a vácuo.
- Instale a lampada de ponto sincronoscópica (estroboscópica), seguindo as instruções do fabricante.
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/pontoignicao.gif - Ponha o motor a trabalhar em marcha lenta (600rpm). - Aponte a lampada de ponto na polia do virabrequim e verifique se a seta esta marcando 5o antes do ponto morto alto na escala gravada na polia.
- Se as marcas não coincidirem, mova o distribuidor, girando a base para a direita ou para a esquerda, até obter a coincidência.
- Aperte o parafuso de fixação do distribuidor. Verifique novamente o ponto.
- Ligue o tubo do avanço a vácuo
Prezado RBM, existe uma maneira mais 'elegante' ( que o método da bucha ) de colocar o motor para funcionar ? levando em conta que o motor esteja completamente fora do ponto, sem o distribuidor por exemplo ? a marca da polia ajuda, mas ela passa 2 vezes pelo PMS e dificulta a sincronização, se fosse um motor com correia dentada seria fácil . . . :pipoca:
Jacimar, não sei, quando regulei no meu, estava junto com um mecanico e ele ajustou o ponto com a estrobo adiantando ou atrazando o distribuidor.
Mas "acho" que se vc está sem o distribuidor, deve estar usando esses sistemas que de iginição tipo DIS, acho que é essa, vc deve acertar o ponto por computador, acertando as tais curvas que eu vejo o pessoal aqui falando.... "acho", não sei....
Prezado RBM, existe uma maneira mais 'elegante' ( que o método da bucha ) de colocar o motor para funcionar ? levando em conta que o motor esteja completamente fora do ponto, sem o distribuidor por exemplo ? a marca da polia ajuda, mas ela passa 2 vezes pelo PMS e dificulta a sincronização, se fosse um motor com correia dentada seria fácil . . . :pipoca:
Prezado RBM boa tarde, desculpe mas eu não me expliquei direito :parede: a situação aconteceu comigo recentemente, eu estava instalando a ignição eletrônica no CJ58 da minha 'exposa', e com o distribuidor antigo já fora do motor eu dei partida, ou seja, perdi completamente o ponto, utilizei então o método da bucha para achar o ponto correto entre o pistão e o distibuidor, instalei o novo e está funcionando há quase 2 meses sem problema nenhum, a minha dúvida é se existe uma maneira menos grosseira e mais elegante de fazer isso, se fosse um motor com correia dentada era só alinhar a polia do virabrequim e a polia do comando de válvulas com as respectivas marcas, no BF tem algo parecido ? obrigado e um abraço . . .