Conectar

Ver Versão Completa : Motor ap num Samurai 93...

carlosmessias
20/12/2009, 20:55
Gostaria de informações sobre quais alterações são necessárias para colocar um motor ap em meu samurai.. existe algum kit pronto? Li muito sobre essa adaptação mas ainda não consegui me focar em algum projeto... Para os mais experientes peço o favor de colocar soluções para essa adaptacão...

O cambio original do samuka aguenta um ap 1.8?
ou é mais aconselhavel colocar um cambio de chevette?

Grato..

Vitarinha Bruttus
20/12/2009, 21:25
olá amigo td bem?
Cara, se vc pesquisar aqui no forum irá encontras diversos tópicos à respeito.
Mas para simplificar a coisa, o que mais se tem usado por aí é, Cambio chevette + flange + motor ap.
Entre no site deptech.com.br e obtenha mais informaçoes.
abraços...

carlosmessias
20/12/2009, 22:12
Então, eu ja entrei no site da deeptec mas eles não tem a flange AP x cambio samurai, somente para o vitarinha... em relação ao cambio do chevette eu andei lendo uns topicos em que o membro Fabiano (Fabil) diz que o cambio do samurai é bem resistente também..não sei se ele ainda tem o kit para adaptar o ap no samuka, pois os tópicos que vi em que ele falava de seu kit ja eram bem antigos... continuo pedindo ajuda!

Grato...

Maicon
21/12/2009, 00:26
A caixa do samurai guenta o tranco sim.. com certeza mais que a do chevette, pois raramente se encontra uma caixa de chevette inteirinha e sem folga..

a adaptaçao do motor ap na caixa do samurai, tenho um amigo aqui que colocou sem flange, a caixa ficou apenas levemente inclinada pra esquerda, mas foi pouco mesmo..

Claro que teve que fazer mais alguns suportes para fixar a caixa, mas foi sem flange mesmo, e funcionou bem..á caixa nao teve nenhum problema de falta lubrificao ou algo assim, ficou show de bola..

faloo.. abraçaoo..feliz natal

carlosmessias
21/12/2009, 11:11
perae, então pelo o que você falou o cambio do samurai encaixa no bloco do ap sem precisar de flange? e outra coisa voce sabe se o Fabil ainda vende aquele kit (ap X cambio samuk) pro samuka?

Grato...

diogo ludovico
21/12/2009, 11:46
Carlos, o Fabil ainda vende este kit, entre em contato com ele.
A vantagem de se usar o cambio de chevette é a facilidade de manutenção, pois as peças são mais baratas que a do samurai, alem de se ganhar um pouco mais de redução em 1° e 2° marcha (chevette junior).

Maicon
21/12/2009, 11:53
Isso mesmo, não precisou de flange não.. apenas a caixa ficou levemente inclinada para a esquerda, como falei..

Foi colocada direto do bloco do ap..Mas claro que teve que fazer alguns suportes a mais para prender a caixa no motor.. mas foi sem flange..

Até onde eu sei foi isso.. mais detalhes e etc não sei..

Mas se ele fez é pq tem como fazer..

faloou.. abração

Fabil
21/12/2009, 12:19
cambio de samurai encaixar no bloco do motor AP SEM FLANGE???
tá uma coisa que eu gostaria muito de ver...:mrgreen:

Alexandre Banana
22/12/2009, 18:12
Isso mesmo, não precisou de flange não.. apenas a caixa ficou levemente inclinada para a esquerda, como falei..

Foi colocada direto do bloco do ap..Mas claro que teve que fazer alguns suportes a mais para prender a caixa no motor.. mas foi sem flange..

Até onde eu sei foi isso.. mais detalhes e etc não sei..

Mas se ele fez é pq tem como fazer..

faloou.. abração

Esses suportes que você quis dizer é a flange :D . E outra se a caixa ficar levemente para a esquerda não iria gerar um desalinhamento do conjunto e consequentemente vibração???

To com um ap 1.8 no meu. Usando caixa de chevette 4m e redução de Jeep

Maicon
22/12/2009, 23:51
Pode ser um mode de flange, mas eu digo flange aquela que se coloca 'motor ap/vitara'

Não foi usada a tal flange a qual me refiro, não vibrou e ficou boa, o cara usa até hoje..

Pra tudo tem um jeitinho..mas como eu disse, não sei mais detalhes:-) haha

abraçããoo..

dodger 4x4
03/05/2013, 11:10
Olá prezados
estou com a mesma dúvida dos amigos ai acima, usar a caixa original do samurai x caixa do chevette.

Qual solução foi adotada?
Usar a caixa original seria o ideal em função de manter uma caixa mais nova, mexer somente no cofre tentar diminuir a quantidade de adaptações X colocar a caixa de Chevette e ter baixo custo de manutenção, não precisar inventar a roda fazendo flanges etc.

Alguém tem o flange que o Fabil fabricava para negociar?
Abraços

fabiolammel
03/05/2013, 19:15
E ae Rodrigo,

A instalação do motor AP x Caixa Samurai, exige sim uma flange.
Entede-se por flange, qualquer chapa, capa-seca ou o quer for, para prender o motor na caixa. Não casa a furação direto.
Porém nesse caso, a flange é apenas uma chapa de uns espessura 6 -8mm de espessura, tipo um anel, que faz com que a caixa fique presa ao motor. Isso pode ser visto no kit americano que existe para essa adaptação, Acme Adapters...http://www.acmeadapters.com/images/img_store_engine_1.jpg
Quanto a caixa, tu já viu instalado no meu Samurai, motor AP 1.8 com caixa original, é relativamente simples e a caixa aguenta sim, bastante. É provável que um dia quebre alguma coisa, assim como qualquer caixa.
No mais, não vejo nenhum problema...
O custo vai ser menor do que achar uma caixa de Chevette 5 marchas, em bom estado, + flange da caixa x AP, + alguma adaptação de alavanca talvez....Minha opinião!

Abraço!

dodger 4x4
04/05/2013, 16:59
Olá Fabio
Valeu pela resposta, conversei com um cara de Gaspar q tem um flange para caixa de samurai e o AP. Ele sugere prolongar o piloto da caixa soldando o piloto já com a estria do disco do AP. Esta solda aguentaria? Isso é usual?
Abc

fabiolammel
04/05/2013, 18:13
Se for bem feito aguenta sim, é normal essa adaptação, principalmente em jeeps.
Sinceramente eu não lembro como foi feito no meu, aquele mecanico que te comentei faz tudo isso, pois ele tem um bom torneiro mecânico para essas modificações.

Abraço!!

Leonardo Truccolo
05/05/2013, 15:55
Olá Fabio
Valeu pela resposta, conversei com um cara de Gaspar q tem um flange para caixa de samurai e o AP. Ele sugere prolongar o piloto da caixa soldando o piloto já com a estria do disco do AP. Esta solda aguentaria? Isso é usual?
Abc

Cara pode soldar que aguenta. Meu willys ficou uns 10 anos com o eixo piloto da caixa original soldado e motor de opala e nunca quebrou, isso que eu andava com motor de opala 3000, quebrou a caixa e o eixo não. É muito comum essa solda, acho que 90% dos jipes que conheço tem o eixo piloto soldado.
Se tu fizer essa flange, me avisa que faço uma jto ctgo.

abs

Fábio, tu usa o arranque original do Samurai???

abs

fabiolammel
06/05/2013, 08:06
E ae Leonardo, o arranque é AP.

dodger 4x4
07/05/2013, 08:42
Olá Truccolo,
Vamos encarar esta empreitada então, motor já esta comprado!

E o flange que estou olhando é este, da uma olhada no link: FLANGE MOTOR AP. PARA SUZUKI SAMURAI Gaspar - Autopeças e Acessórios para Carros no Vivastreet. (http://auto-pecas-usadas.vivastreet.com.br/acessorios-servicos-carro+gaspar/flange-motor-ap--para-suzuki-samurai/38245940)
Falei com um cara aqui do RS que esta usando este flange, só teve elogios.

Da uma olhada, preço pra dois, talvez conseguimos um desconto!
Abraço
Rodrigo

Leonardo Truccolo
07/05/2013, 12:45
Olá Truccolo,
Vamos encarar esta empreitada então, motor já esta comprado!

E o flange que estou olhando é este, da uma olhada no link: FLANGE MOTOR AP. PARA SUZUKI SAMURAI Gaspar - Autopeças e Acessórios para Carros no Vivastreet. (http://auto-pecas-usadas.vivastreet.com.br/acessorios-servicos-carro+gaspar/flange-motor-ap--para-suzuki-samurai/38245940)
Falei com um cara aqui do RS que esta usando este flange, só teve elogios.

Da uma olhada, preço pra dois, talvez conseguimos um desconto!
Abraço
Rodrigo

Legal Rodrigo, comprou injetado???

Gostei da flange, mas por agora to duro, hehehhe. Comprei o rádio VHF e to comprando uns pneus 16 pra colocar no Samuca, aí quebrei o cofre esse mês. Mas eu falei com um amigo meu, ele comprou o Samuca do TORNEIRO, e o motor ta fumando um monte, ele quer colocar um AP, vou ver o que ele fala e te aviso.

Abs

dodger 4x4
07/05/2013, 22:24
Cara
comprei carburado, mais em conta, to procurando um kit de injeção para 2.0 por ex para usar, se souberem de algo...
Abraços

mairo
08/05/2013, 07:51
meu vitara coloquei AP carburado, comprei um 2E recondicionado no ML, coloquei o acionamento do segundo estágio mecanico, instalando uma mola de acelerador de fusca, ficou um rojão! até hj parece um reloginho, e no caso de uma falha na trilha, qualquer um pode dar uma ajuda e voltar a funcionar! no caso da injeção só passando no Scanner!

fabrostim
09/05/2013, 00:46
Olá Pessoal, vou aproveitar que o assunto esquentou de novo para tirar minhas dúvidas também, e peço a gentileza e a ajuda dos mais experientes (afinal acho que um fórum tem essa razão de existir).

O motorzinho do meu Samuca tá dando seus ultimos suspiros...

Tenho ouvido dizer, do meu mecânico, que o motor AP NÃO seria o ideal, pois ele trabalha em alta temperatura e por isso seria muito tenso quando passasse por alagados, pois trincaria sempre o cabeçote.
Ele acredita que o motor GM OHC ( ou da S10 2.2) seria uma melhor opção, mas teria que vir com o Cambio junto.
Eu não sei, acho que o AP seria uma adaptação mais testada (consagrada), além de ser mais barata, pois quero manter o câmbio original e a TransferCase também (está com X-crawler).

O que acham?

Agradeço desde já a colaboração.

Leonardo Truccolo
09/05/2013, 08:31
Olá Pessoal, vou aproveitar que o assunto esquentou de novo para tirar minhas dúvidas também, e peço a gentileza e a ajuda dos mais experientes (afinal acho que um fórum tem essa razão de existir).

O motorzinho do meu Samuca tá dando seus ultimos suspiros...

Tenho ouvido dizer, do meu mecânico, que o motor AP NÃO seria o ideal, pois ele trabalha em alta temperatura e por isso seria muito tenso quando passasse por alagados, pois trincaria sempre o cabeçote.
Ele acredita que o motor GM OHC ( ou da S10 2.2) seria uma melhor opção, mas teria que vir com o Cambio junto.
Eu não sei, acho que o AP seria uma adaptação mais testada (consagrada), além de ser mais barata, pois quero manter o câmbio original e a TransferCase também (está com X-crawler).

O que acham?

Agradeço desde já a colaboração.

Cara,

Esse motor da S10 me agrada muito tb, acho que ficaria bem bom, só teria que ver o tamanho do conjunto motor + caixa, pois a caixa é bem comprida.

Qual alta temperatura??? Ele trabalha numa temperatura normal que deve ser uns 85º que nem todos motores. E tem muito jipe com motor AP, nunca ouvi ninguém reclamar que trinca o cabeçote, até Troller tinha motor AP.

Abs

fabrostim
09/05/2013, 12:15
Cara,

Esse motor da S10 me agrada muito tb, acho que ficaria bem bom, só teria que ver o tamanho do conjunto motor + caixa, pois a caixa é bem comprida.

Qual alta temperatura??? Ele trabalha numa temperatura normal que deve ser uns 85º que nem todos motores. E tem muito jipe com motor AP, nunca ouvi ninguém reclamar que trinca o cabeçote, até Troller tinha motor AP.

Abs

Pois é, também penso isso sobre o AP, além disso, como já falei, é uma adaptação BEM conhecida não é mesmo?

Quanto ao motor da S10, tenho uma revista aqui (4x4 e Cia nº 126) que traz um Samuca com Motor 2.2 EFI + cambio, porém usando a reduzida do Willys. Na reportagem, disseram que optaram por esta reduzida porque a Tcase do Samurai "não aguentaria" a potencia deste motor :/

Só que de Samurai, só tem a carroça, pois quase tudo foi modificado: Eixos de Rural, Suspensão de JPX, Trocou a relação C&P, etc... etc..

Não quero uma mudança deste tamanho, pois adaptação é adaptação, atrapalha na venda depois e outra, pra gastar tudo isso, melhor comprar outro jipe, sem adaptação nenhuma...

O negócio é o AP mesmo.... sei lá...

Valeu.

dpoiapoc
18/12/2013, 18:21
Amigo poderia me dar informações sobre onde comprou o flange americano, site, ou endereço nos ou que venda aqui no Brasil ?

dodger 4x4
19/12/2013, 09:15
Olá dpoiac,
estou finalizando a instalação do motor ap no samurai com o flange americano.
A empresa é a Acme - ACME ADAPTERS Suzuki Samurai Turbo Diesel (http://www.acmeadapters.com/) , não tem revenda no BR.

Veja as fotos do flange no motor / caixa, legal que com ele quase tudo original do carro funciona, arranque usa-se o do samurai, (fiação permanece a mesma), embreagem usa-se a do samurai, o kit vem com volante do motor pronto para esta finalidade...
Abraço
Rodrigo
443972443973

LeoPOA
19/12/2013, 09:27
Mazaaa Marreca hein.... Kit da ACME Looney Tunes !!!

Diz que foi produzido pelo Patolino, Frajola, Pernalonga, Demônio da Tazmania, toda aquela turma hahahahahaha

Tá ficando Show!!!!

Parabéns!

Abração

Julianogx
19/12/2013, 11:08
motor ap + cambio de chevete e a t-case usa-se a original no samurai ou troca-se?

dpoiapoc
19/12/2013, 17:39
Rodrigo, vc importou o kit via algum site de importação ? quanto foi o valor total no brasil ?Os kits são para motor diesel 1.6 e 1.9, no site da Acme tem 6 tipos, qual que vc esta adaptando. Aqual o motor que esta adptando é diesel ? esta caixa da foto é do teu samurai ? Pode me mandar detalhes sobre o kit, e sobre o a adaptação ? Estou querendo adaptar um AP 1.6 mpfi no meu samurai ele é ano 94 model 95.

EdioSC
19/12/2013, 21:21
Gostaria de informações sobre quais alterações são necessárias para colocar um motor ap em meu samurai.. existe algum kit pronto? Li muito sobre essa adaptação mas ainda não consegui me focar em algum projeto... Para os mais experientes peço o favor de colocar soluções para essa adaptacão...

O cambio original do samuka aguenta um ap 1.8?
ou é mais aconselhavel colocar um cambio de chevette?

Grato..

cuidado com a legislação, faça isso tudo com autorização do detran, pois se não vc vai ter problemas no futuro. vc não pode colocar um motor q tenha 10% a mais ou a menos de cv do que o original, e tens que dar baixa no motor velho e legalizar todo o motor AP. Digo isso pq comprei um vitara com motor AP cheio de rolo, no qual não fizeram nada certo, e por isso não consegui transferir pro meu nome, tendo que devolver a viatura pra o dono legalizar tudo, e agora ele vai gastar o dobro, se conseguir arrumar a M.....

Abraços

dodger 4x4
23/12/2013, 15:35
Olá dpoiac, estou usando caixa e sobre caixa de samurai, motor 2.0 gasolina. Eles falam que é para Diesel ou gasolina o kit.
Importando da uns 1500 reais aqui eu comprei de um cara que desistiu de montar o ap no samurai, ai acabou me saindo mais barato.

A adaptação é relativamente simples, pois mantem a fiação toda do carro, alternador original, unica coisa que foi necessária é a bomba elétrica para fazer funcionar quando se liga a chave e recolher a fiação da injeção.

o kit vem com calços de motor, chapa adaptadora, volante novo com rolamento, chapinha meia lua da caixa etc, é bem completo. Tem que alterar dois furos na caixa somente para encaixar as partes.
Foi o kit mais próximo da solução de fabrica que encontrei. Embreagem pra trás Suzuki e para frente VW, bem distinto. Não se mexe em cabo de embreagem, etc
Tenho amigos que usam AP e caixa de chevette, seria o mais fácil, mas o arranque fica raspando, aquilo fica de lado, embreagem tem que ser adaptada, tenho receio dos flanges que temos aqui.

Este final de semana o Samurai saiu da oficina, já to dando as primeiras voltinhas, acredito ter ficado bem legal!
Abraços
Rodrigo

dodger 4x4
24/12/2013, 09:24
Daee marreca,

como dizia o pernalonga, o que que há velinho!?! hahahha

Vamos marcar a estreia do macho!

Ai pessoal segue o videozinho da primeira voltinha do samurai:
http://www.youtube.com/attribution_link?a=4ux79m1hVTTjrZoHFk4-Ug&u=%2Fwatch%3Fv%3DzmIWl-T2wYM%26feature%3Dshare

Abraços
Rodrigo

Mazaaa Marreca hein.... Kit da ACME Looney Tunes !!!

Diz que foi produzido pelo Patolino, Frajola, Pernalonga, Demônio da Tazmania, toda aquela turma hahahahahaha

Tá ficando Show!!!!

Parabéns!

Abração

Leo Branco
26/03/2017, 11:36
Bom dia turma,

pegando um ganho aqui no tópico. Tenho um samurai 1994 100% original com 130 mil km rodados. Surgiu uma oportunidade de colocar um motor 2.0 turbo de 200 cv(motor do audi a3 2010) nele. Poderiam me relacionar quais as outras adaptações teria que fazer para que o carro ficasse 100% seguro e confiável(caixa de marcha, redução, eixos com diferenciais, suspensão, freio e qual seria a medida exata dos pneus). Penso em deixar do samurai mesmo, somente o chassi e a carroceria.

Grato.