Ver Versão Completa : Dicas sobre Engesa trabalhando muito quente ou aquecendo!
Olá senhores, boa noite!
Comprei a pouco meu primeiro engesa, um Fase 1, 1987, 4 c original. Durante as trilhas e mesmo na estrada e temperatura do carro custuma ficar entre 95 e 110 graus! Não estou muito acostumado com esse modelo de carro, já que o possuo a apenas 2 semanas, o entanto estou achando a temperatura um pouco elevada para ser a de trabalho. O curioso é que faça frio, sol ou chuva, na trilha ou na estrada, a temperatura continua constante, como se fosse a temperatura de trabalho normal do veículo controlada por uma válvula termostática. Outro ponto interessante que que após ligado ele alcança a temperatura de 95 graus em fração de minutos, mais depois estabiliza se em movimento ou para em uns 110 ou 115 se parado.
Gostaria de saber se isso é uma característica do carro, e caso seja, se existe alguma artimanha para reduzí-la um pouco. Conheço as ventuinhas elétricas mas gostaria de utilizá-las somente com última alternativa, a fim de evitar ao máximo adaptações no veículo.
Alguém saberia me informar se existe alguma hélice de ventuinha alternativa maior, no entanto que caiba em sua proteção original (túnel)? Ou se existe algum desses aditivos de radiador que realmente funcione?
Vale apena retirar a válvula termostática? Isso se ele tiver! :pensativo:
Desde já agradeço pela ajuda e atenção e dessejo a todos um feliz natal!
PS: Eu mesmo que costumo mexer na mecânica dos meus jeeps, talvez seja esse o problema! :-D Então caso os senhores tenham alguma dica ou possam postar, caso se lembrem, algum número de referência das peças, seria MUITO bem vinda!
Novamente obrigado a todos!!!
julhos!
Partindo da premissa que seu engesa seria a álcool, realmente ele rabalha um pouco mais quente mesmo.
Na linha engesa, há a coifa da hélice, esta peça é importante para que as pás puxem somente o ar entre o radiador, evitando que o fluxo venha entre a hélice e o radiador.
Uma alternativa muito boa, é colocar a hélice do jeep, com motor BF 161, que são de 6 pás, mais procure a que tem as pás de ferro, não as de alumínio, onde essas últimas quebram com facilidade.
O centro do eixo é o mesmo, mais deverá reabrir, em torno de 1mm os buracos dos parafusos.
Fiz isso no Brancão, pois as pás de plásticos não davam conta do motor 6 cil.
Abraços.
Kim.
Julhos,
Antes de mais nada, como voce está medindo a temperatura do motor? É muito comum ocorrer a troca dos sensores de temperatura e dos indicadores, e eles nem sempre são compatíveis entre sí.
Como voce fala que a temperatura sobe muito rápido e que se mantem numa faixa superior a 110°C, acredito que o problema realmente seja a leitura no painel, ou seu motor já deveria ter apresentado um problema mais sério.
[]'s
Olá pessoal, muito obrigado pela ajuda!
Desculpe-me se esqueci de citar o combustível, mas "infelizmente" : ) meu Engesa é a gasolina.
Sobre que instrumento estou utilizando como base para verificar a temperatura. Estou utilizando somente o "relógio" do painel! Depois dessa dica irei tentar comprar um termômetro que marque até uns 150 graus e colocá-lo na água do radior, mantendo a tampa aberta, a fim de comprar os valores antes de iniciar a troca da ventuinha, conforme recomendado pelo Kim.
Desde já obrigado a todos,
Eu e meu Engesa esquentadinho agradecemos!!!
Essa aqui da foto.
Trator gama 4x4.
SAPO-BOMBA
20/12/2009, 15:43
Existe um aparelho que mede a temperatura por um sensor infravermelho. Você aponta e ele dá a temperatura na hora, instantâneo.
Muito útil pra verificar temperatura em diversos pontos do motor do carro, como mangueiras, radiador, cabeçote, etc...
Acredito porém que essa temperatura seja irreal. 110ºc já teria dado algum problema no motor, é uma temperatura muito alta pra um motor pequeno.
A própria pressão já teria arrebentado alguma mangueira, ou o carro ficaria "assoviando" vapor d'água...
Eduardo Velo
20/12/2009, 17:37
Julhos , não entendi como vc checou a temp. pelo instrumento , se o inst. for original não tem numeral é uma escala de nonios que até agora ainda não sei como marca , só sei que em operação no meu fica entre o 1o e 2o risco da escala ... alguém sabe qto vale cada nonio ? uso radiador original com uma carreira de colméia a mais ...
Deixando a tampa do rad. aberta vc não vai conseguir medir pq não vai criar pressão ...
SAPO-BOMBA
20/12/2009, 20:06
Deixando a tampa do rad. aberta vc não vai conseguir medir pq não vai criar pressão...
Exatamente, a tendência é marcar errado. E pior, pra cima!
Pode ser que de fato o marcador esteja errado ou mentindo, ou pode ser vazamento de pressão em alguma mangueira, e isso tb confunde o sensor.
No meu carro, se tiver qualquer vazamento mínimo que seja, o ponteiro começa a subir, subir...
Ola a todos,
Ja tive um problema semelhante no meu Engesa (que é 4cc a alcool). Uma medida foi fazer um furo na valvula termostatica. Não quis retira-la para não perder a referencia de temperatura no mostrador.
Outra, que atualmente utilizo, foi trocar a valvula antiga pela do Santana 70 graus. Esta ultima resolveu meu problema:dance:.
Abraço
guilhermeabreu
20/12/2009, 23:25
DOU OUTRA SUGESTÃO
Que é a colocação de mais um marcador de temperatura que é mecanico ou seja não é elétrico é com mercúrio , o MB 608 tem um original dele que tem 50mm de diametro , mesma medida dos marcadores do ENGESA , aí vc teria duas referencias de temperatura , SENDO QUE COM O MARCADOR DE MERCÚRIO , A MARCAÇÃO É MAIS CORRETA SEM ERROS .
Da para fazer uma adaptação no mesmo local onde tem o cebolão original ou fazer outra furação no castelo d'água . Aí sim se tiver marcando a temperatura alta demais , vc teria que procurar o motivo do superaquecimento , se tiver marcando normal , seria apenas vc trocar o marcador original elétrico por outro novo .
Essa aqui da foto.
Trator gama 4x4.
Valeu novamente pela dica Kim.
Eu conferi e a que esta no meu carro, embora também seja de 6 pás, é de plástico (branca).
Vou tentar localizar as especificações de dimensão dessa hélice antes de comprá-la, a fim de comparar com a que já tenho no veículo. Talvez a que eu tenha não seja mas original e tenha a mesma dimensão desta que vc esta me indicando, não surtindo assim efeito algum. Se bem que pode haver variações nos ângulos das pás, mas isso já é outra história. :D
Novamente obrigado!
Existe um aparelho que mede a temperatura por um sensor infravermelho. Você aponta e ele dá a temperatura na hora, instantâneo.
Muito útil pra verificar temperatura em diversos pontos do motor do carro, como mangueiras, radiador, cabeçote, etc...
Acredito porém que essa temperatura seja irreal. 110ºc já teria dado algum problema no motor, é uma temperatura muito alta pra um motor pequeno.
A própria pressão já teria arrebentado alguma mangueira, ou o carro ficaria "assoviando" vapor d'água...
Olá amigo, obrigado pela ajuda!
Eu conheço esse tipo aparelho, no entanto não possuo um e eles costumam ser um "pouco" caros. Sei que esse aparelho pode ser útil, no entanto estou em busca de uma solução um pouco mais barata! :D Já que provavelmente só utilizarei o equipamento uma vez. Vou ver se consigo emprestado com algum amigo, já que minha idéia de utilizar um termômetro diretamente na boca do radiador já foi por água abaixo, de acordo com alguns outros usuários do Forum devido ao não funcionamento correto do radiador pela falta da tampa. A não ser que eu amarre o termômetro e o jogue dentro do radiador! :D Vou investigar!
Julhos , não entendi como vc checou a temp. pelo instrumento , se o inst. for original não tem numeral é uma escala de nonios que até agora ainda não sei como marca , só sei que em operação no meu fica entre o 1o e 2o risco da escala ... alguém sabe qto vale cada nonio ? uso radiador original com uma carreira de colméia a mais ...
Deixando a tampa do rad. aberta vc não vai conseguir medir pq não vai criar pressão ...
Primeiramente só complementando a resposta para o Sapo! O meu motor mesmo quando marcando 120 graus de temperatura não apresenta nenhum tipo de vazamento, marca de escorrido pelas conexões das mangueiras ou assovio. Como havia comentado anteriormente, parece que esta na temperatura de trabalho. Sobre apresentar algum tipo de defeito, vim de BH até o RJ com ele quando o comprei, e posteriormente já fiz algumas trilhas bem distantes e peguei alguns engarrafamentos e nada! Ponteiro lá em cima, no entanto sem nenhum vazamento, assivio, vapor ou falha mecânica.
Já agora respondendo seu comentário. Estou começando a achar que o problema realmente esta nesse sistema de marcação de temperatura. Eu imaginava que meu marcador era original, no entanto após seu comentário, vi uma foto do marcador original na Rota4x4 e eles não tem nada de parecido um com o outro (a não ser o tamanho e a cor :-D). O meu marcador possui 5 divisões de temperatura. Sendo que somente a primeria, terceira e quinta apresentam valores (os valores são secessivamente 50, 90 e 130 graus).
Estou postanto abaixo uma foto do original de acordo com a Rota4x4.
Eduardo Velo
21/12/2009, 09:32
Talvez o termometro não seja compatível com a sensor de temp. instalado no bloco do motor ... não sei a que temp. o meu trabalha mas é nessa marca da foto ... acredito que da 3a marca do nonio até o inicio da faixa vermelha seja acima de 100 graus ...
O teste que vc pode fazr é tirar o sensor do bloco e colocar em água fervente pra ver se marca 100 graus ... se marcar é sinal que ta trabalhando aquecido e com pressão , isso é bem ruim pq cria pits por cavitação ...
dica do kim que resolveu meu problema foi 200 a 300 ml de oleo soluvel(aqueles que os torneiros mecanicos usam pra usinar) no radiador.Nunca mais a temperatura subiu alem do normal.
E aí julhos,
Conseguiu confirmar a temperatura do motor??? Esse é o primeiro ponto antes de fazer qualquer coisa, afinal se a temperatura está normal porque se preocupar?
fpc3, apesar do óleo solúvel ter solucionado o seu problema, a longo prazo ele vai acabar com as mangueiras do sistema de refrigeração. O melhor aditivo a se utilizar no radiador é o anti-corrosivo da Radiex por exemplo, mistura de apenas 5% e é barato, previne da corrosão e da cavitação (importante dependendo do motor) e mantém 95% de água, que é o melhor "refrigerante" que existe. Os aditivos anti-congelantes (normalmente a base de etilenoglicol) como o próprio nome diz, protege contra baixas temperaturas, que não são problemas na maior parte do país e elevam a temperatura de ebulição da água, mas não trocam calor tão bem quanto a água e o motor trabalha uns graus mais quente. E o que todos queremos é que o motor trabalhe na temperatura correta e não apresente corrosão nos seus componentes internos, ok?
[]'s e ótimo 2010 pra todos.
dica do kim que resolveu meu problema foi 200 a 300 ml de oleo soluvel(aqueles que os torneiros mecanicos usam pra usinar) no radiador.Nunca mais a temperatura subiu alem do normal.
Olá pessoal, beleza?
Acabei de desembarcar, pois trabalho embarcado!!!! Então amanhã cedinho colocarei a "mão na massa", a fim de colocar em prática as idéias postadas acima. Vou começar tentendo medir a temperatura do meu radiador manualmente e depois tentando identificar qual é o meu relógio de temperatura. Vou ver se posto algumas fotos dele!
Se realmente estiver aquecendo, ai irei mais a fundo! :)
Sobre essa do óleo, nunca ouvi falar! Como funciona esse esquema? Não entendi oq mudaria? Eu rodo um pouco com esse óleo e depois troco a água, como uma limpeza? Ou fico rodando para sempre com ele? Onde consigo achá-lo?
Valeu novamente pessoal!
Eduardo Velo
30/12/2009, 11:56
Fala Julhos , ja passei por isso por quase 10 anos , mas não tinha tanta sorte não , acabei passando ano novo embarcado muitas vzs ... rs ...
Não é recomendado óleo solúvel em sistema fechado , o Leoni deu explicação disso , o óleo solúvel é usado pra resfriar ferramentas de corte em usinagem , mas é sistema aberto , e tem que ser trocado por um período não muito longo pq acaba perdendo a eficiência e o cheiro vai ficando muito ruim ... o Radiex R-8704 é a melhor solução ... por enqto seria bom tirar o sensor que vai no motor e mergulhar em água fervente pra ver qto marca ...
dica do kim que resolveu meu problema foi 200 a 300 ml de oleo soluvel(aqueles que os torneiros mecanicos usam pra usinar) no radiador.Nunca mais a temperatura subiu alem do normal.
Opa fpc3!!!
Esqueci completamente do óleo solúvel!
Além de ajudar na prevenção do aquecimento, contribui para a preservação do bloco, evitando a corrosão do mesmo, bem como de muitos componentes metálicos que ficam em contato com a água.
Abraços.
Kim.
Ola pessoal,
O motor do meu Engesa é o 4cc a alcool e estou procurando a capa de proteção da hélice do radiador (de fibra-de-vidro). Alguem sabe me informar de qual viatura ela é originária???
Abraço
alan rodrigues
21/01/2010, 18:10
Olá julhos, o meu Engesa é ano 88, 4cc, álcool e trabalha com o marcador de temperatura sempre encostando no vermelho. No começo eu assustei mas depois acabei me acostumando, pois no transito, na estrada e na trilha ele sempre ta do mesmo jeito, mas sempre fico de olho p; ver se não entra no vermelho. Agora o meu não tem numeração para ver qtos graus esta marcando. Acredito que seja o marcador de temperatura original. Segue fotinho. até mais.
Olá pessoal, só para constar consegui resolver o problema de "aquecimento" do meu engesa, e como já imaginávamos, erá um erro de leitura do marcador.
Substitui tudo! Coloquei uma marcador universal com leitura de 40 a 140 graus (com valores) + cebolinha do Kadet + adaptador da cebolinha do Kadet em motores de opala. Tudo saiu por R$70,00 sendo R$35,00 a valor do marcador universal que escolhi (existiam outros mais baratos)
Desde já agradeço a ajuda de todos e mais tarde irei postar algumas fotografias para os curioso...
Só por curiosidade, o meu carro esta trabalhando atualmente com temperatura (em cruzeiro) de cerca de 60/70 graus e parado alcança cerca de 90 graus (engarrafamento). Lembrando a todos que meu motor é a gasolina e esta sem válvula termostática.
Julio Cesar...
PS: Tópico resolvido e já pode ser encerrado.
guilhermeabreu
05/05/2010, 19:08
Olá pessoal, só para constar consegui resolver o problema de "aquecimento" do meu engesa, e como já imaginávamos, erá um erro de leitura do marcador.
Substitui tudo! Coloquei uma marcador universal com leitura de 40 a 140 graus (com valores) + cebolinha do Kadet + adaptador da cebolinha do Kadet em motores de opala. Tudo saiu por R$70,00 sendo R$35,00 a valor do marcador universal que escolhi (existiam outros mais baratos)
Desde já agradeço a ajuda de todos e mais tarde irei postar algumas fotografias para os curioso...
Só por curiosidade, o meu carro esta trabalhando atualmente com temperatura (em cruzeiro) de cerca de 60/70 graus e parado alcança cerca de 90 graus (engarrafamento). Lembrando a todos que meu motor é a gasolina e esta sem válvula termostática.
Julio Cesar...
PS: Tópico resolvido e já pode ser encerrado.
INFELIZMENTE VC NÃO DEVE ENCERRAR ESTE TÓPICO
Pois vc esta fazendo uma coisa muito desaconselhada por todos daqui que é : ANDAR COM O CARRO SEM A VÁLVULA TERMOSTÁTICA , VC IRÁ ABREVIAR A VIDA DE SEU MOTOR .
Daniel Lima
05/05/2010, 19:44
Julhos,
Vc estará provocando constantes choques térmicos no seu motor e isso não é bom pra ele não!!! pesquisa e vai ver que vc deve sim operar seu motor com Valvula termostatica.
abraços
Julhos,
Vc estará provocando constantes choques térmicos no seu motor e isso não é bom pra ele não!!! pesquisa e vai ver que vc deve sim operar seu motor com Valvula termostatica.
abraços
Pessoal eu só tirei a válvula termostática pois imaginava que meu motor estava trabalhando muito quente, devido a marcação incorreta do meu mostrador.
Anteriormete ele ficava em quase 110 graus e após a retirada da vávula a temperatura caiu para 100 graus. Agora como eu sei que os 100 graus equivaliam a cerca de 70 graus e os 110 a 90 graus, vou instalá-la novamete, pois as vezes, em estradas, meu motor esta chegando até a 50 graus de temperatura... E imagino que o óleo também não seja feito para trabalhar nessas temperatura tão baixas, afetando sua viscosidade... Fora os choques térmicos já citados anteriormete...
Valeu pela lembrança de todos.....
Algumas fotos da adaptação!
A segunda foto é da cebolinha do Kadet já conectada ao adaptador para motores de opala.
Um abraço a todos,
JC...
Rodrigo Ielpo Bastos
06/05/2010, 20:37
Julhos como vc fez para conferir a equivalencia entre o relogio marcador e o sensor. eles são casados, porque no meu caso uso o MWM e o painel da camper estou preocupado se a marcação esta correta.
Rodrigo Bastos
a melhor forma de um acompanhamento preciso!
http://www.fimex.com.br/?f=catalogo_produto.asp&id_produto=2672
Eduardo Velo
06/05/2010, 22:30
Algumas fotos da adaptação!
A segunda foto é da cebolinha do Kadet já conectada ao adaptador para motores de opala.
Um abraço a todos, JC...
Julhos , vc poderia passar o codigo desse marcador de temp. ??? no site não to encontrando ...
abs ... Edu
Julhos , vc poderia passar o codigo desse marcador de temp. ??? no site não to encontrando ...
abs ... Edu
W20 048P (É universal / 52mm / preto)
Temperatura de 40-140C.
Um grande abraço e felicidades.
guilhermeabreu
07/05/2010, 19:07
A MINHA DICA É DE COLOCAR DOIS SENSORES , UM ELÉTRICO E OUTRO MECANICO .
O marcador de temperatura mecanico do MB 608 tem 52 mm , mesmo tamanho dos marcadores originais ENGESA .
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