PDA

Ver Versão Completa : Mud 33" x AT/ST 31" - Qual vai melkhor na areia ?

IGORFROTA
18/12/2009, 12:09
Pessoal, estou estudando a compra de uns pneus maiores para a viatura.
Hoje estou com Maxxis 31" Bravo AT.
Estou pensando em colocar os Maxxis BigHorn 33" ou 32", vai depender das mudanças necessárias para cada modelo.
Bem, minha dúvida é a seguinte.
Estou colocando os pneus muito mais por uma questão estética (vou subir a viatura também), pois o uso da viatura em lama é quase nulo.
Porém, uso bastante o carro em areia, principalmente dunas e beira de praia.
Já tenho lido em vários posts que os penus mud cavam demais e portanto não vão ão bem na areia.
Sera que o acrescimo na largura compensará essa tendência de cavar ?
Lembrando que a banda é de 10,5" nos 31", 11,5" nos 32" e 12,5" nos 33".

Guilherme A. Araújo
18/12/2009, 18:50
Estou pensando em colocar os Maxxis BigHorn 33" ou 32", vai depender das mudanças necessárias para cada modelo.
Estou colocando os pneus muito mais por uma questão estética (vou subir a viatura também), pois o uso da viatura em lama é quase nulo.
Já tenho lido em vários posts que os penus mud cavam demais e portanto não vão ão bem na areia.
Se for por estetica faz a troca sim!!!
tenho mud BF 32 na minha, nao pega em nada com susp original.
33 sem modificar vai opegar um pouco...
Quanto a cavar na areia o segredo é nao deixar o carro patinar, isso mesmo, nada de entrar rasgando com pneu mud que vai cavar e ficar atolado, agora, se vc entrar com jeito e nao deixar o pneu patinar o carro vai em frente.
Areia é o contrario do barro, se nao tiver água tem que afundar o pé pro pneu limpar, na areia se afundar o pé o carro fica.
Já fiz os testes tbm, é incrivel como é verdade, dá akele medo pq o carro vai bem devagar e medo de ficar, mas ele anda!
Isso é com pneu mud, q cavuca, com peneu AT já muda um pouco...

leobnaval
18/12/2009, 22:00
Igor você esta levando a estetica a frente de muita coisa...
Para o seu uso o melhor serão os AT pois vão bem na areia rendendo muito melhor do que os mud além de serem bem melhores no asfalto proporcionando um rodar mais, macio, silensioso e com melhor resposta de frengem, consumo e estabilidade além de durarem bem mais se comparado com os mud (de mesmo fabricante).
Essa largura a mais não compensa o desenho da banda de rodagem.

Abraços, Leo

Anthoniusnikos
18/12/2009, 22:12

Tanto na areia qto. no barro, os mais largos são melhores. Tenho um amigo, que para a areia, prefere osde bandas largas e lisas(para asfalto), porque proporcionam maior velocidades, apesar de aumentar a sensibilidade nas derrapagens. Usa também pressão de 28 libras.

Abs
Anthon

leobnaval
18/12/2009, 22:46
Tanto na areia qto. no barro, os mais largos são melhores. Tenho um amigo, que para a areia, prefere osde bandas largas e lisas(para asfalto), porque proporcionam maior velocidades, apesar de aumentar a sensibilidade nas derrapagens. Usa também pressão de 28 libras.

Abs
Anthon

Não concordo que para o barro quanto mais largo melhor :discordo:... na lama pneus mais estreitos (não precisar ser aqueles linguiçinhas também) consegue cavar mais fácil e atingir um solo com boa tração, coisa que os mais largos podem não fazer devido a grande área de contato ficam patinando invés de cavar.

E quanto a calibragem depende seu amigo usa 28 libras em camionete, jipe, que modelo, motor, em situações de carga ou não, que tipo e medida de pneu ????

Abraços

Igor Rodas
19/12/2009, 00:23
Igor você esta levando a estetica a frente de muita coisa...
Para o seu uso o melhor serão os AT pois vão bem na areia rendendo muito melhor do que os mud além de serem bem melhores no asfalto proporcionando um rodar mais, macio, silensioso e com melhor resposta de frengem, consumo e estabilidade além de durarem bem mais se comparado com os mud (de mesmo fabricante).
Essa largura a mais não compensa o desenho da banda de rodagem.

Abraços, Leo

x2,
Saludos.

Joaomsl
19/12/2009, 10:57
Seu fosse vc colocaria o BF AT...vai muito bem na areia e razoavelmente bem na lama...agora bom mesmo pra areia é o pra uso urbano....

e a calibragem vc pode baixar até 30 % do que usa normalmente...exemplo, se vc usa 30 libras...quando for pra areia coloca 21 libras...um medidor de pressão digital (pra vc saber quando parar de secar) e uma bomba de ar portatil (para encher os pneus depois) ajudam muito.

valeu

leobnaval
19/12/2009, 12:33
Só tem que tomar cuidado pra não baixar muito a calibragem e o pneu destalonar (por isso alguns usam bead-locks)...

Abraços

Igor Rodas
19/12/2009, 12:34
Seu fosse vc colocaria o BF AT...vai muito bem na areia e razoavelmente bem na lama...agora bom mesmo pra areia é o pra uso urbano....

e a calibragem vc pode baixar até 30 % do que usa normalmente...exemplo, se vc usa 30 libras...quando for pra areia coloca 21 libras...um medidor de pressão digital (pra vc saber quando parar de secar) e uma bomba de ar portatil (para encher os pneus depois) ajudam muito.

valeu

Concordo com o que dice dos pneus para areia, se o uso será asfalto e areia uma boa seria pneu HT, ... Agora, sobre baixar a presao, pode ir ate 10 libras, so tenha cuidado com as curvas fechadas para nao tirar o pneu da roda.
Saludos.

Guilherme A. Araújo
19/12/2009, 12:38
Acho que te que ver o que é mais util pra voce, que te agrade mais.
Um pneu mais bonito dá outra cara no carro, mas se for mud cava a areia, um AT também deixa o carro bonito, principalmente se for um 33, e na areia é melhor com ele pois ele nao cava, aí afundar o pé com equilibrio para que ele empurre o carro.
Veja lá, se nao usa taaanto ela na areia, e quer deixar ela mais bonita, coloca um pneu grande!
Eu tinha o AT31, depois coloquei um Mud Godyear Wrangler 31 tbm, mas queria um 32, quando surgiu a oportunidade de uma troca em 5 32 Mud BF, e agora quero colocar 35!!!

RoadRunner
20/12/2009, 12:17
Pessoal, eu acreditava não ser possível passeios 2wd em dunas (fora os buggies), mas encontrei no fórum uns filmes de uno e outros carros dando umas voltinhas e fiquei na dúvida agora.

Seria possível um passeio com picape 2wd? não para brincar na areia como vcs mas apenas acompanhar o pessoal no passeio. Não conheço a região ai de "cima", mas como ja recebi convite de amigo para uma visita e ainda estou no 2wd, acabaria como passageiro:pipoca:, coisa que ñ gosto muito :lol:

Peço desculpas se a pergunta parecer boba, mas realmente ñ conheço este tipo de terreno/passeio e como as fotos que vejo destes lugares são muito bonitas fico tentado a conhecer essas bandas um dia desses.

Viking
20/12/2009, 15:59
Pessoal, eu acreditava não ser possível passeios 2wd em dunas (fora os buggies), mas encontrei no fórum uns filmes de uno e outros carros dando umas voltinhas e fiquei na dúvida agora.

Seria possível um passeio com picape 2wd? não para brincar na areia como vcs mas apenas acompanhar o pessoal no passeio. Não conheço a região ai de "cima", mas como ja recebi convite de amigo para uma visita e ainda estou no 2wd, acabaria como passageiro:pipoca:, coisa que ñ gosto muito :lol:

Peço desculpas se a pergunta parecer boba, mas realmente ñ conheço este tipo de terreno/passeio e como as fotos que vejo destes lugares são muito bonitas fico tentado a conhecer essas bandas um dia desses.

Cara, tudo depende do lugar em si, tem lugar q só com 4x4 mesmo. Mas tem muita gente q exagera a dificuldade e fica botando medo desnecessário... é perfeitamente possível belos passeios sem grandes dificuldades com uma picape 2wd sim, é só pegar o jeito, nos lugares mais difíceis acelere apenas o suficiente para q o veiculo ande sem cavar, dependendo do torque da camionete saia em 2 marcha devagar q ela vai numa boa... e tem outros truques tbm, como por exemplo colocar algum peso na traseira, tipo uma camara de ar de caminhao cheia de areia bem em cima do eixo traseiro, andar com os pneus com calibragem mais baixa... levar pá e algumas tábuas ou pranchas pra desatolar tbm é uma boa idéia...
De qualquer forma, se vc vai junto com varios veículos, se vc ficar alguem te puxa, afinal, pra q servem os amigos? hehehehe.

leobnaval
20/12/2009, 17:56
Como ja disse o Viking, depende muito da AREIA que vai ser o passeio, a um tempo atras fomos de camionete 4x2 e andamos por toda a praia e ruas que eram areia tambem em ilha comprida não tivemos problema algum é só abaixar um pouco a calibragem do pneu, ja carros tinham vários atolados perto da praia, é incrivel como uno, celta e esses carros leves andam bem na areia, já carros mais pesados tem muito mais dificuldade, mesmo tendo mais motor.

Se o passeio envolver dunas, fica bem mais complicado para um 4x2 pois as subidas delas é preciso de técnica.

Abraços

Joaomsl
20/12/2009, 21:38
Esses carros pequenos andam bem na areia pq são bem leves...e os pneus deviam tá bem baixos...mas de pikape acho que não rola não...principalmente areia muito fofa e dunas...justamente por causa do peso...além do que quando atolam é bem complicado pra tirar...

qq coisa se vc tiver coragem pra testar coloca os vídeos depois...

valeu

IGORFROTA
21/12/2009, 09:16
Tenho costume de andar nas dunas com Pneus ST ou AT com 15 libras na frente e 12 atras.
Tenho conciencia de que como meu uso é 95% asfalto, 4% areia e 1% lama, o ideal seria ter pneus ST, no máximo AT, mas realmente o fator estética está pesando.

Sempre vejo os Troller andando com pneus Mud, e muitos com certeza mesmo esses veículos rodam no máximo 10% do seu tempo em off road.
Não vejo reclamações de desgaste, estabilidade ou dificuldade de frenagem.

É quase certo eu caminhar nessa direção.
A dúvida agora é se vou para 32 ou 33"

Ahhh, os pneus não são para a Ranger, e sim para uma Frontier que estou paquerando.

leobnaval
21/12/2009, 10:14
Igor acho que o AT seria ideal para você pois tem um visual muito bonito e não perde performance para o seu uso, aparentemente como você disse pode não parecer que tenha tanta diferença de performance, mas se puder conversar com que usa mud no asfalto só por estética você tiraria suas dúvidas...
E tem diferença sim, acontece que o pessoal fica tão contente com o visual que dispença os fatores negativos deles.

Abraços