PDA

Ver Versão Completa : Roda livre manual*mano-léo*para sportage sistema à vácuo



mbm4x4
18/12/2009, 11:34
PESSOALL
Agradeço ao TROJÃO e ao MANO LÉO que passaram os detalhes e garantiram a viabilidade do projeto.
Preste bem atenção nos avisos abaixo. Tudo corre por sua conta e risco.
ESTA ADAPTAÇÃO É IRREVERSÍVEL.
ESTA ADAPTAÇÃO ANULA O SISTEMA À VÁCUO, PASSANDO A FUNCIONAR MANUALMENTE.
FUNCIONA APENAS NAS SPORTAGE QUE ESTÃO COM O SISTEMA ORIGINAL À VÁCUO.
A adptação é bem simples de fazer, para se ter uma idéia, gastei menos de 15 reais por tudo. O torneiro me cobrou 10 para fazer o furo e a rosca. É claro que fui eu que meti a mão na graxa para desmontar e montar as RL.(custo 0).



Primeiro voce deve retirar a RL(roda livre) da roda.

Com ela na mão, tem um anel(1) que trava o mecanismo todo dentro da carcaça da RL.
Com uma chave de fenda voce calça o anel em uma das pontas que tem um pequeno vinco e empurra ele pra fora .
voce vai retirar esse anel e todo o mecanismo vai sair de dentro da RL, ficando apenas a carcaça e um diafragma preto de borracha que fica preso no fundo. Com muito cuidado, puxe esse diafragma um pouco pra trás apenas para desencostar da parede do fundo para evitar de fura-lo qdo for fazer o furo na RL. O furo é feito de fora pra dentro.

Vá no torneiro e peça para ele fazer um furo(bitola do parafuso que voce vai usar) bem no meio da RL. Depois de fazer o furo ele faz a rosca neste furo.
Esta pronto.
Monte a RL novamente e recoloque na roda da viatura.
Sempre que voce quiser travar, retire o parafuso de 1 cm que faz a função de tapar o buraco apenas para não entrar sujeira e coloque o parafuso de 2cm pra travar. depois de usar a tração, voce faz o inverso.
O parafuso de 2 cm qdo instalado ele tem a função apenas de empurrar a engrenagem dentro da RL e mante-la assim travado. Por isso que não se aplica força. ele desliza macio e empurra o trem pra dentro(essa o Trojão vai gostar:odedo:)
Sempre que for colocar os parafusos, NUNCA, aperte em demasia, apenas para dar encosto.porque se apertar muito pode expanar a rosca.
Eu coloquei uma borrachinha ,daquelas que se troca qdo a torneira de casa fica pingando, no final dos parafusos encostado na cabeça de maneira que qdo apertado ele faz uma vedação melhor.

Coloquei algumas fotos para tentar exemplificar.
Abraço
Mateus
fotos 1 e 2 : esquema da RL
foto 3: furação no centro
foto 4: tamanho dos parafusos o maior é para travar e o menor é apenas para tapar o furo.
foto 5: parafuso que tapa o furo instalado.

Lucena04
18/12/2009, 11:57
apesar de eu ainda não estar precisando fazer essa adaptação, vc acha que é possível fazer isso no sistema automático-mecânico (sportage até 97)?
:concordo:

EDuarte
18/12/2009, 13:10
Mateus,
Muito bom, parabens.
Tambem estou fazendo minhas Rls manuais só que um pouco diferente.
Se me permite uma parte, se as engrenagens estiverem encavaladas vc não conseguirá engata-la apertando o parafuso, terá que fazer um pequeno movimento na roda pra desencavalar e engatar as engrenagens, na minha estou fazendo com um sistema de molas pra eliminar esse problema, o acionamento será como nas AVM.
Neste fds termino e posto fotos.
Parabens pelo projeto
[]s
(DU)

Lauriston Azevedo
18/12/2009, 13:16
life's beach;
pessoal, é o seguinte, já realizei este artificio uma vez que minhas rodas livres estavam com problemas e tive que adaptar algo em carater emergencial. realizei algo bem proximo a isto, utilizei um parafuso allen sem cabeça aço inox e uma porca aço inox para travar o parafuso na posição necessaria, parafuso pra dentro ou para fora, respectivamente roda livre travada e destravada. o caso é que a parte externa da roda livre, não possui expessura suficiente para realizar mais de dois fios de rosca de um parafuso M6 (6mm), logo vai estragar a rosca, e o material da roda livre onde esta rosqueado o parafuso não suporta a força que o parafuso vai realizar para fora no momento que tração entrar com força na roda livre. durante as vezes que utilizei pouquissima força na tração estava bom mas quando utilizei força na tração, já era, entortou a parte externa da roda livre colocando o parafuso pra fora e por pouco que não detonou as engrenagens que realizam o acoplamento dentro da roda livre, quando fui arrancar o carro com força, escutei um estalo, parei e verifiquei o estrago. não vale a pena forçar, podera perder "moer" as engrenagens da roda livre sem que possa consertar depois. então desenvolvi um reforço que esta uma beleza, aguenta o tranco e é reforçado. . qualquer duvida entre em contato. consegue fazer tudo em casa sem auxilio externo, só depende das ferramentas certas e habilidade. agora estou desenvolvendo uma outra que não acavala as engrenagens quando for apertar o parafuso, vai ter uma mola que vai engatar após um leve movimento da roda. um abraço
lauriston.

mbm4x4
18/12/2009, 13:35
Grande Lauriston
Muito importante as suas observações, e o melhor de tudo, já apresentando a solução.
Fiz alguns testes em que a tração foi utilizada com força na areia solta. até agora tá tudo beleza.
Se colocar a receita completa, podemos verificar esta adaptação.
Obrigado pela contribuição.
[]s
mateus




life's beach;
pessoal, é o seguinte, já realizei este artificio uma vez que minhas rodas livres estavam com problemas e tive que adaptar algo em carater emergencial. realizei algo bem proximo a isto, utilizei um parafuso allen sem cabeça aço inox e uma porca aço inox para travar o parafuso na posição necessaria, parafuso pra dentro ou para fora, respectivamente roda livre travada e destravada. o caso é que a parte externa da roda livre, não possui expessura suficiente para realizar mais de dois fios de rosca de um parafuso M6 (6mm), logo vai estragar a rosca, e o material da roda livre onde esta rosqueado o parafuso não suporta a força que o parafuso vai realizar para fora no momento que tração entrar com força na roda livre. durante as vezes que utilizei pouquissima força na tração estava bom mas quando utilizei força na tração, já era, entortou a parte externa da roda livre colocando o parafuso pra fora e por pouco que não detonou as engrenagens que realizam o acoplamento dentro da roda livre, quando fui arrancar o carro com força, escutei um estalo, parei e verifiquei o estrago. não vale a pena forçar, podera perder "moer" as engrenagens da roda livre sem que possa consertar depois. então desenvolvi um reforço que esta uma beleza, aguenta o tranco e é reforçado. . qualquer duvida entre em contato. consegue fazer tudo em casa sem auxilio externo, só depende das ferramentas certas e habilidade. agora estou desenvolvendo uma outra que não acavala as engrenagens quando for apertar o parafuso, vai ter uma mola que vai engatar após um leve movimento da roda. um abraço
lauriston.

mbm4x4
18/12/2009, 13:40
Dae grande DU
Muito legal a sua idéia, desenvolva e depois coloque aqui seu projeto.
TODOS ganhamos com isso, sem dúvida alguma.:palmas:
Estou ciente deste detalhe da engrenagem nao estar alinhada, por isso que se sinto alguma resistencia no parafuso, mexo um pouco na roda e ai ele vai macio.
Adaptações são assim, sempre tem algum prof pardal pensando em alguma coisa pra melhorar e aperfeiçoar. Essa é a nossa sorte.:dance:
[]s
mateus


Mateus,
Muito bom, parabens.
Tambem estou fazendo minhas Rls manuais só que um pouco diferente.
Se me permite uma parte, se as engrenagens estiverem encavaladas vc não conseguirá engata-la apertando o parafuso, terá que fazer um pequeno movimento na roda pra desencavalar e engatar as engrenagens, na minha estou fazendo com um sistema de molas pra eliminar esse problema, o acionamento será como nas AVM.
Neste fds termino e posto fotos.
Parabens pelo projeto
[]s
(DU)

Nava
18/12/2009, 13:50
Lucena, nas auto-mecanicas, nao dá pq tem um pino que segura um rolamento do sistema bem no centro...então nao dá pra furar para por o parafuso de acionamento.

Ta mais facil vc achar um jogo de RL a vacuo que nao presta numa kia da vida e mudar estas...

A auto-mecanica é boa, mas o problema dela é o desgaste do acionamento de 3 perninhas...é uma peça de antimonio...se for fazer outra parta pra bronze.

Valeu.

Lucena04
18/12/2009, 22:33
Lucena, nas auto-mecanicas, nao dá pq tem um pino que segura um rolamento do sistema bem no centro...então nao dá pra furar para por o parafuso de acionamento.

Ta mais facil vc achar um jogo de RL a vacuo que nao presta numa kia da vida e mudar estas...

A auto-mecanica é boa, mas o problema dela é o desgaste do acionamento de 3 perninhas...é uma peça de antimonio...se for fazer outra parta pra bronze.

Valeu.
Quando dá problema na RL auto-mecânica geralmente o problema é nessa peça de 3 perninhas do acionamento?
Se for "só" isso aí eu acredito que no meu caso não vale a pena ficar fuçando. Essa peça vende em concessionária?
valeu :concordo:

Nava
21/12/2009, 12:33
pelo tempo que as minha sviveram, sim, só isso. O q detona tudo é que se elas começarem a escapar vc nao deve continuar a usar, pq senão arredonda os dentes das engrenagem e dai ela nao fica mais no lugar, só escapa...e dá lhe trancos na transmissão.
Claro que NAO vendem estas peças...mas é possivel fabricar em torneiros bons, mas tem de ser feita em bronze ou antimonio devido ao atrito.

DouglasMac
21/02/2010, 00:00
Olá aos "Pardais". Isso parou por aqui ou teve continuidade?
Parabéns a todos os GambitecosPro.
LAMA!!

EDuarte
21/02/2010, 17:39
Olá aos "Pardais". Isso parou por aqui ou teve continuidade?
Parabéns a todos os GambitecosPro.
LAMA!!
E ae Douglas, blz?
Eu fiz a minha um pouco diferente com sistema de molas pra não correr o risco de encavalar e não conseguir engatar, bem parecida com essa do life´s a beach, ja usei bastante e sempre a contento, até agora não me deixou na mão, muito segura.
Fiz a do Bizzorrão (aqui do forum tbm) e ele ficou bastante satisfeito com o resultado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35953&page=16

[]s
(DU)

André Slaski
22/02/2010, 19:35
Olá aos "Pardais". Isso parou por aqui ou teve continuidade?
Parabéns a todos os GambitecosPro.
LAMA!!
Douglas,

Na minha RL automática que tinha quebrado, mandei um torneiro fazer uma peça em bronze conforme dicas do Nava e tb do profissional que fez a peça..

Vou fazer alguns teste e volto com vcs..

Depois vou pedir para Professor "EDuarte" postar algumas fotos aqui pra vcs verem como ficou a peça..

Aproveitando agradeço ao EDuarte que me ajudou bastante nessa investida.

Valeu Professor Du. kkkkkk :palmas::palmas::palmas:

Abraço

Nava
22/02/2010, 21:02
opa, quero saber se ficou bom ae...

mbm4x4
22/02/2010, 21:38
A minha continua funcionando perfeitamente.
Por enquanto tenho usado apenas no off leve em areia.
Coloquei até os videos dela em ação.
Na verdade sempre fico na dúvida o que força mais : areia ou lama?
Na areia tem que estar 100%, porque se não funcionar atola na hora.
Ando sempre reduzido, e a viatura agradece.
[]s
mateus.
fotos por onde andei

EDuarte
23/02/2010, 08:22
Douglas,

Na minha RL automática que tinha quebrado, mandei um torneiro fazer uma peça em bronze conforme dicas do Nava e tb do profissional que fez a peça..

Vou fazer alguns teste e volto com vcs..

Depois vou pedir para Professor "EDuarte" postar algumas fotos aqui pra vcs verem como ficou a peça..

Aproveitando agradeço ao EDuarte que me ajudou bastante nessa investida.

Valeu Professor Du. kkkkkk :palmas::palmas::palmas:

Abraço

Menos André...:oops::oops::oops:...rsss
Postei as fotos da peça no topico mais apropriado...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1100359#post1100359
[]s
(DU)

André Slaski
23/02/2010, 19:27
Menos André...:oops::oops::oops:...rsss
Postei as fotos da peça no topico mais apropriado...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1100359#post1100359
[]s
(DU)

Du;

Valeu...
Ficou legal as fotos!!!:palmas::palmas:

Abraço

Pescador4x4
24/02/2010, 15:38
Senhores,
Segue uma opção para RL manual do sistema a vácuo, o interessante é a possibilidade de utilizar a calota original...autoria: "Sr. Greco". Abs!

mbm4x4
24/02/2010, 19:54
Muito boa essa sua solução.:concordo:
No dia que a minha espanar vou fazer igual a sua.
[]s
mateus


Senhores,
Segue uma opção para RL manual do sistema a vácuo, o interessante é a possibilidade de utilizar a calota original...autoria: "Sr. Greco". Abs!

Baudenbacher
30/03/2010, 14:46
Senhores,
Segue uma opção para RL manual do sistema a vácuo, o interessante é a possibilidade de utilizar a calota original...autoria: "Sr. Greco". Abs!

Pescador,

Fiz as Manoleo na minha Sportage. Já testei em duas trilhas.

O resultado não preciso nem dizer :dance::palmas::concordo:.

Gastei R$ 20,00 e uma hora de trabalho.

Este esquema me ajudou bastante.

Taí uma solução barata e eficaz para o problema das rodas livres com sistema de vácuo.

Abraço...

Pescador4x4
31/03/2010, 07:19
Pescador,

Fiz as Manoleo na minha Sportage. Já testei em duas trilhas.

O resultado não preciso nem dizer :dance::palmas::concordo:.

Gastei R$ 20,00 e uma hora de trabalho.

Este esquema me ajudou bastante.

Taí uma solução barata e eficaz para o problema das rodas livres com sistema de vácuo.

Abraço...
Rapaz,
R$ 20,00 foi muito bom, gastei uns R$ 500/550,00 (AVM + frete + instalação), fica a dica para quem quiser economizar... Abs!

claudinho10001
04/05/2011, 08:47
Pessoal, voces conhecem o bloqueio Kaiser de diferencial? Esse troço vem a calhar para nossas viaturas. www.bloqueiokaiser.com.br (http://www.bloqueiokaiser.com.br) . Pensei em instalar nos dois eixos e manter o 4x4 permanente com as rodas livres travadas. Estou verificando com a Kaiser quanto a disponibilidade para os dois eixos. Isso deixara o carro com uma estabilidade incomum. Creio que o aumento de consumo, se houver, sera irrisorio para uma turbo diesel.

EDuarte
04/05/2011, 09:09
Claudinho
Vc não pode andar com as RLs travadas e a tração engatada no asfalto , a sportage não tem diferencial central.

[]s
(DU)

claudinho10001
04/05/2011, 15:59
Caro companheiro EDuarte, os bloqueios Kaiser permitem fazer isso. Nos mesmos podemos trocar as caixas de satelites originais e acoplar o bloqueio Kaiser e ja sair pro abraço. De uma olhada no site.

...Com o bloqueio Kaiser ambas as rodas recebem força de tração por igual; caso uma delas perca a aderência ao solo, a tração (aplicada) será mantida pela roda oposta, permitindo atravessar obstáculos e fazer curvas com maior controle e dirigibilidade. Ou seja, o Bloqueio de Diferencial Kaiser não permite que nenhuma das duas rodas do eixo, gire menos que a coroa do diferencial, mas permite que qualquer uma das rodas gire mais se for necessário para fazer a compensação em curvas.
A liberação da roda na curva, é inerente ao funcionamento do bloqueio, garantindo uma maior suavidade e habilidade em curvas, além de uma grande redução nos estalos e ruídos... (texto no site da Kaiser)

No Mercado Livre esta a R$ 2.399,00 (BLOCANTE BLOQUEIO KAISER DIFERENCIAL 100% TODAS APLICAÇÕES - R$ 2399.99 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-175663317-blocante-bloqueio-kaiser-diferencial-100-todas-aplicaces-_JM)). So estou aguardando uma resposta da Kaiser pra saber se tem disponivel para os dois eixos.

Descobri ainda um modelo de rodas livres da AVM automaticas modelo 960 por R$ 780 pilas no Mercado Livre (Roda Livre automática AVM Kia Sportage - 26 estrias - R$ 780.00 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179848724-roda-livre-automatica-avm-kia-sportage-26-estrias-_JM)). Se eu nao resolver a contento o problema das minhas a vacuo, colocarei uma dessas e pelo menos um bloqueio Kaiser, na traseira. Ai ficarei muito bem servido de traçao. Acho que essa seria a soluçao definitiva do problema da traçao da Sportage. Total: 3178 latinhas, com um bloqueio so. Caso a opçao seja traçao integral em tempo integral, eh preciso mais latas: 5578 latas. Puxado, mas creio que compensa.

EDuarte
04/05/2011, 18:53
Claudinho
Veja bem, existe uma grande diferença entre diferencial de rodas (eixo) e diferencial central, os bloqueios da kaiser são para as rodas (eixo), não tem nada a ver com o central, que repito, a sportage não tem diferencial central, a t-case manda tração igualmente para os dois eixos, sendo assim em uma curva ira moer o sistema de tração.
Uma forma simples de vc testar isso é so vc engatar a tração e tentar fazer uma curva fechada no asfalto, vc notara que a viatura ficará amarrada (desde que as RLs estejam funcionando), se for fazer o teste faça bem devagar e não force senão ja era.

[]s
(DU)

diegocontab
13/02/2012, 19:28
Senhores,
Segue uma opção para RL manual do sistema a vácuo, o interessante é a possibilidade de utilizar a calota original...autoria: "Sr. Greco". Abs!

Boa noite amigo, sou um pouco leigo. Mas vi essas fotos e achei bem interessante. Tenho uma Gran Sportage TDI 2001 e o sistema a vácuo não tá legal, pois o carro não traciona mais o 4x4.
Posso aproveitar o que tem no meu carro, fazer um furo na roda livre, fazer uma peça de suporte com rosca e parafuso para esse acionamento manual? É só isso mesmo ou tem que isolar mangueiras ou fazer algo mais? Obrigado.

diegocontab
15/02/2012, 11:06
Bom dia amigo, sou um pouco leigo. Mas vi essas fotos do manoleo e achei bem interessante. Tenho uma Gran Sportage TDI 2001 e o sistema a vácuo não tá legal, pois o carro não traciona mais o 4x4.
Posso aproveitar o que tem no meu carro, fazer um furo na roda livre, fazer uma peça de suporte com rosca e parafuso para esse acionamento manual? É só isso mesmo ou tem que isolar mangueiras ou fazer algo mais? Obrigado.

rpetrucci
20/05/2012, 17:13
Amigos gastei um pouco mais e comprei as rodas livres automaticas/mecanicas da AVM no mercado livre ... não tem preço poder engatar a tração e desengatar sem precisar levantar o popo do banco do carro. O valor com frete ficou em 900,00 reais.
Recomendo é so procurar AVM no mercado livre.