PDA

Ver Versão Completa : Virabrequim do samurai



rogeriomasih
17/12/2009, 14:34
O parafuso que segura a polia do virabrequim do samuria quebrou dentro do virabrequim.

Com isso, todo o peso da correia dentada sobre a polia ficou sendo sustentado somente pela chaveta, que acabou tb estragando, assim como a ponta o virabrequim (estragou o rasgo da chaveta e deu folga na polia).

Vou mandar retifica tudo, mas ficou a dúvida: o que pode causar o rompimento desse parafuso?

Gostaria muito de descobrir a causa, para evitar que o mesmo aconteca novamente no futuro e cause problemas ainda maiores.

Mais tarde posto as fotos do parafuso e chaveta - o virabrequim já foi para a retífica.

Fabil
17/12/2009, 17:16
p/ o parafuso quebrar imagino 3 motivos:

1- excesso de torque no aperto
2- falta de torque e parafuso frouxo
3- polia empenada causando vibraçao

T+

rogeriomasih
17/12/2009, 19:45
Algum dos companheiros já teve problema similar em seus suzuki?

leo cabral
17/12/2009, 22:03
p/ o parafuso quebrar imagino 3 motivos:

1- excesso de torque no aperto
2- falta de torque e parafuso frouxo
3- polia empenada causando vibraçao

T+

Fabil você foi na mosca!:palmas::palmas::palmas:

Era exatamente o que eu estava conversando com o colega Rogério.

Vi pessoalmente a polia na bancada que esta o motor desse Samurai e ela não esta empenada.

Então ficou as suas duas outra dicas:

1- excesso de torque no aperto
2- falta de torque e parafuso frouxo

Minha duvida é :

- O que ocasionaria uma quebra mais rápida? o Excesso ou a falta de torque ao colocar o parafuso?:pensativo::pensativo:

Maicon
18/12/2009, 09:37
Na minha opinião foi a falta de torque..

Pois uma vez que apertou e não quebro, não tem como acontecer vibrações ocasionando a quebra do parafuso..Agora, com ele frouxo sim..

Só se o parafuso na hora da montagem trincou com muito aperto, mas acho dificil..

leo cabral
18/12/2009, 11:28
Na minha opinião foi a falta de torque..

Pois uma vez que apertou e não quebro, não tem como acontecer vibrações ocasionando a quebra do parafuso..Agora, com ele frouxo sim..

Só se o parafuso na hora da montagem trincou com muito aperto, mas acho dificil..

Valeu Maicon ! Misterio resolvido então :concordo::concordo::concordo:

rogeriomasih
18/12/2009, 19:51
Nenhum dos companheiros teve problema similar em seus suzuki?

Rômulo Tanure Campos
20/12/2009, 20:51
Caro Rogério
Espero que consigas resolver esse problema facilmente.
Mas caso voce precise de outro vira, ou qq putra peça do motor do Samuca, ofereço o meu!
Troquei-o por um AP1.8Mi, com cerca de 112.000Km, a cerca de 4 anos.
Desde então tenho o motor completo (exceto o compressor do AC e a central de comando) entulhando a garagem.
Veja a saga do "Trem - A Estória do Samurai Mutante", na seção de artigos Tecnicos desse forum.
Agora que fui sumariamente despejado, preciso vende-lo!
Se souber de alguem intressado, por favor indique.

ABS

Trem Mineiro

rogeriomasih
20/12/2009, 22:30
Eu vi tua narrativa. Ficou show.