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Ver Versão Completa : Temperatura L200 Sport HPE



JoHnLiN
17/12/2009, 13:16
Ola a todos!

Estou com uma L200 Sport HPE 06/06 a uns quatro meses e nunca tive problemas com a temperatura... ja pesquisei e vi varias informacoes sobre o assunto... mas meu problema é um poco diferente (pelo menos axo). Essa semana reparei que a temperatura, no transito normal comecou a subir, arrisquei e continuei andando, a temperatura quase chegou no vermelho e derrepente sem mais nem menos ela voltou ao normal, agora isso esta acontecendo com frequencia, sera que é apenas o sensor?? Mas estou um poco grilado pois quando o ponteiro esta la em cima, percebo que o ar condicionado esquenta, e quando ponteiro volta ao normal ele volta a gelar denovo.



Entao minhas duvidas sao:

O ar condicionado para de funcionar quando o ponteiro chega no vermelho ou é porque o motor esta quente mesmo???
Porque derrepente a temperatura cai para o normal sem fazer nada? Será que é o sensor? Ou ela tem o kit gelo? (Nao sei porque comprei ela usada)
Desde ja agradeco a ajuda de todos!

Marcelo-HPE
17/12/2009, 13:24
É a primeira opção !! quando motor esquenta o sensor corta o ar condicionado

Manda ver o acoplamento viscoso da hélice do radiador . leva na MIT e pede para passar o scanner para ver a temperatura real do motor .
abs

Marcelo-HPE
17/12/2009, 13:26
Verifique tb se a ventoinha elétrica do condensador do ar condicionado está funcionando .

djalmab
17/12/2009, 15:29
Mais uma coisa. Procure por bolhas de ar no sistema.. Mas o acoplamento viscoso e os sensores de temperatura são os primeiros pontos a serem verificados..

JoHnLiN
17/12/2009, 16:13
É a primeira opção !! quando motor esquenta o sensor corta o ar condicionado

Manda ver o acoplamento viscoso da hélice do radiador . leva na MIT e pede para passar o scanner para ver a temperatura real do motor .
abs

Deixa eu ententer melhor... vamos dizer que o sensor esteja com problema e o motor frio, se o ponteiro chegar no vermelho (mesmo com o motor na temperatura normal) ele vai cortar?

Em relacao a helice, pelo oque andei lendo aqui no forum ela esta normal, ou seja, nao esta totalmente travada nem muito solta.

JoHnLiN
17/12/2009, 16:14
Verifique tb se a ventoinha elétrica do condensador do ar condicionado está funcionando .

Verifiquei tbem, so funciona com o ar ligado.

JoHnLiN
17/12/2009, 16:20
Mais uma coisa. Procure por bolhas de ar no sistema.. Mas o acoplamento viscoso e os sensores de temperatura são os primeiros pontos a serem verificados..

Onde eu procuro essas bolhas, no reservatorio do radiador?

djalmab
17/12/2009, 19:17
Coloque o carro bem inclinado, vire o botao do ar para aquecimento, destampe o radiador e ligue o motor por 1 min... Isso deverá fazer com que as bolhas saiam do sistema.....

djalmab
17/12/2009, 19:18
Segue o procedimento da BMW.. tente ver algo parecido

Bleeding da BMW

Entry Date:
Tue 19/08/2008
Modified: 16/07/2009



Category:

BMW







If it's really hot then you probably have got all the air pockets out of the system. However the temp gauge going up and down indicates either the thermostat or air in the system.

I'd add a few minor additional steps, my additions are between the dotted lines.------------------------------------------------

- with "cold" car
- top up coolant to proper level as shown by the indicator
- leave rad cap loose.

This stage bleeds air trapped in the heater system.
- turn on ignition switch to position 2 (no start)
- set temperature selectors on the climate control to max temp.
- manually set the fan speed to low (lower end of speed range)
- start engine (check that climate settings have not changed)
- after 5-10 seconds of running rev the engine 3-4 times to about 2500 RPM - hold there for about 5 seconds each time.
- shut off engine (should not run for much longer than about 30 seconds - you just want to shut if off before it starts to generate any heat and expand the coolant).
- inspect the coolant level and top up again if necessary.
- tighten the coolant fil cap.

This stage bleeds air from the engine, rad and fill tank.
------------------------------------------
- now warm up the engine in the driveway, when warm rev the engine 3-4 times to about 3500-4000 RPM - hold there for about 5 seconds each time.
The thermostat will be starting to open and the higher revs will help force the coolant thru all the passages and heater core to push the air out.
------------------------------------------
- with engine running CAREFULLY / SLOWLY open the bleed screw. Hold a rag around the area to prevent any excess splashing. Keep the screwdriver in the slot of the bleed screw so you can close it quickly.
- you should have some air/steam escape - progressing to some bubbles of coolant.
- as soon as it progresses to the stage where you are seeing liquid coolant come out then close the bleed screw. Do not over tighten - it is all plastic threads and you can easily turn too far at which point the screw jumps back a thread and you have to re-tighten. Just make it snug with all coolant stopped.
- when the car is cold again re-check the coolant level and top up again if necessary.
--------------------------
More:
1) Make sure you check the level for the next 3-4 days, as the bleed procedure won't get all of the air out. You will need to add a few ounces, but that shouldn't have anything to do with your problem.

2) Is your Aux fan working? Did you have the A/C on when the needle was going to 2/3?

3) You said "The expansion tank would overflow with coolant at the bleeding screw"
When did this happen? During the bleeding procedure (this is OK) or when the needle was at 2/3? It wasn't clear to me in the top post.
If it's overflow with coolant at the bleeding screw when the needle is at 2/3 then the screw may be loose or cracked.
-------------------------------------------------




You really shouldn't be releasing pressure and steam from the bleed screw. The cap is designed to release too much pressure.
After you replace the t-stat, disconnect the top radiator hose and fill the engine thru the top hose, with the expansion tank cap off. This is the highest point and will allow you to get more coolant in and air out of the engine. Filling thru the expansion tank traps air in the top of the engine that gets pushed into the heater core. You will need to slowly pour coolant into the top hose and wait for it to drain into the engine. After a few fill and wait periods it won't take any more coolant, connect the top hose. The stick in the exp tank will be probably be higher than normal, don't worry about this. Put the cap on and then follow the bleed procedure. *
*

Álvaro Jr
17/12/2009, 20:53
Ola a todos!

Estou com uma L200 Sport HPE 06/06 a uns quatro meses e nunca tive problemas com a temperatura... ja pesquisei e vi varias informacoes sobre o assunto... mas meu problema é um poco diferente (pelo menos axo). Essa semana reparei que a temperatura, no transito normal comecou a subir, arrisquei e continuei andando, a temperatura quase chegou no vermelho e derrepente sem mais nem menos ela voltou ao normal, agora isso esta acontecendo com frequencia, sera que é apenas o sensor?? Mas estou um poco grilado pois quando o ponteiro esta la em cima, percebo que o ar condicionado esquenta, e quando ponteiro volta ao normal ele volta a gelar denovo.



Entao minhas duvidas sao:

O ar condicionado para de funcionar quando o ponteiro chega no vermelho ou é porque o motor esta quente mesmo???
Porque derrepente a temperatura cai para o normal sem fazer nada? Será que é o sensor? Ou ela tem o kit gelo? (Nao sei porque comprei ela usada)

Desde ja agradeco a ajuda de todos!

Espero que durante esses aquecimentos, sua junta do cabeçote continue a mesma. Esqueça o ar-condicionado. Vamos falar do aquecimento: Como vc falou que o sistema aquece e depois normaliza quando já muito quente,,, a primeira coisa que trocaria, inclusive por ser barata é a válvula termostática que em caso de defeito trava fechada e interrompe o fluxo de água de arrefecimento, depois de feito isso, verificaria como anda o acomplamento viscoso da ventuinha de seu radiado, estando ela com muita folga, troque.

O ar-condicionado tem uma peça chamada condensador... que resfria o gás quente que está sobre alta pressão, estando seu motor muito quente a troca térmica fica prejudicada e realmente não tem ar que gele... aguardo o desfeixo de sua história.

Pequeno jr
18/12/2009, 09:14
Espero que durante esses aquecimentos, sua junta do cabeçote continue a mesma. Esqueça o ar-condicionado. Vamos falar do aquecimento: Como vc falou que o sistema aquece e depois normaliza quando já muito quente,,, a primeira coisa que trocaria, inclusive por ser barata é a válvula termostática que em caso de defeito trava fechada e interrompe o fluxo de água de arrefecimento, depois de feito isso, verificaria como anda o acomplamento viscoso da ventuinha de seu radiado, estando ela com muita folga, troque.

O ar-condicionado tem uma peça chamada condensador... que resfria o gás quente que está sobre alta pressão, estando seu motor muito quente a troca térmica fica prejudicada e realmente não tem ar que gele... aguardo o desfeixo de sua história.

X2 !!

Eu começaria pela válvula termostática, pois se ela não está armando no momento certo, não adianta ver o acoplamento viscoso.

Depois da válvula acoplamento e possível problema no radiador.

Depois, estando os dois primeiros sem problema, verificaria se não está tendo um problema elétrico no painel.

Quando ela aquece você para? Deixa ficar muito tempo no vermelho? Cuidado para sua junta do cabeçote não ter ido embora