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Ver Versão Completa : LIMPEZA INTERNA DO MOTOR COM DIESEL?



Vinicius Hauagge
28/01/2005, 10:17
Esses dias estava conversando com um sr. que é mecânico há mais de 30 anos e ele comentou comigo que dá pra limpar as partes internas do motor colocando oleo diesel no carter com o motor quente (depois de ter esgotado o oleo velho) e bater na partida por cerca de 30 segundos sem deixar o motor funcionar (desligando a bobina).... E deve-se repetir tal procedimento por cerca de tres vezes...
Depois, segundo o mesmo, deve-se esgotar totalmente o diesel que ficou no carter, trocar o filtro e pronto... o motor ta limpo, livre de eventuais carbonizações e tb da borra assassina....
Será que procede tal informação? Isso nao vai danificar cilindros, pistoes, aneis e brozinhas?
Alguem já fez isso?

Wallace
28/01/2005, 10:32
Besteira.
Mesmo porque a carbonização é na camera de combustão e não no carter.
E depois como vai tirar todo o resquicio do Diesel que pode ter uma reação com o óleo.
etc...

FrontierStrike
28/01/2005, 10:51
Pelo Amor de deus!!!! :shock:

Seu ME"CHA"NICO tá maluco... nunca se deve ligar, nem mesmo "bater na chave" por 30 seg sem óleo no motor!!! Para fazer uma limpeza eficiente deve-se desmontar o motor e assim lavar com querosene e gasolina, ou diesel se preferir. Caso contrário tá errado. E mais, a carbonização acontece dentro da câmara de combustão (em maior parte) e ali não passa óleo. Coletor de entrada de ar, combustão e coletor de saida de ar. É claro que um pouco do óleo é afetado até porque oa aneis não seguram tudo. Faz uma coisa, muda o meca que é melhor :wink:
Abraço

Vinicius Hauagge
28/01/2005, 11:02
Na verdade ele nao é meu mecanico nao.... é apenas um conhecido....

Sergio Rocha
28/01/2005, 11:13
Muita gente usa um processo para lavar o carter, q é muito fácil.depois de esgotado o oleo velho, sem trocar o filtro, adicione metade da capacidade de oleo do motor (oleo novo), deixe funcionar por 3 a 5 minutos.Drene todo o oleo e troque o filtro.
Use para lavagem oleo igual ao q vc vai utilizar.

[]'

Edintruder
29/01/2005, 16:48
O uso de óleo Diesel é feito quando antra água no cárter e o boneco não quer abrir o motor para limpar, então coloca-se óleo diesel no ligar do óleo lubrificante, liga o motor sem levantar o giro e sem dar carga no motor, apenas na lenta e por no máximo 2 minutos, o motor não pode aquecer muito para não afinar muito o diesel. Daí se escorre todo o óleo diesel e se coloca óleo lubrificante normal e roda-se no máximo 500 km e troca de novo. Pode ser feito em qualquer motor, diesel ou gasolina. Agora apenas para limpeza, tira o motor fora abre o cárter e lava com QUEROSENE que é mais eficaz que o diesel para limpeza.
Falow! :D

Wallace
30/01/2005, 18:03
Que crime!

dero
30/01/2005, 21:30
Aviso aos exagerados:

O procedimento de "aditivar" o oleo do motor para limpeza (limpeza quimica diferente da limpeza mecanica/manual) é comum e nao causa danos desde q o motor funcione por poucos minutos, na marcha lenta, sem carga, nao aqueça e q a aditivaçao seja feita somente com 1litro de "aditivante" no carter e o restante sendo o oleo q esta no carro totalizando a capacidade do carter (nao pode faltar nem passar).

Os produtos mais confiaveis sao os Flush proprios para isso (feitos exclusivamente para tal com certificado ISO/SAE e tudo mais, sendo q temos as melhores marcas do MUNDO fabricando flush para limpeza quimica).

Já vi receitas caseiras e dentre as mais confiaveis sao o 1L de querosene e/ou 1L de querosene+200ml de fluido de freio (esse ultimo usado em casos "graves") e outros caseiros menos recomendados como o caso do diesel (no primeiro caso so limpa a goma/borra, no segundo limpa o metal como se tivesse sido limpo com banho quimico e o ultimo é p q menos limpa).

Todo esse procedimento é para dissolução de BORRA/GOMA do motor o q é totalmente diferente de descarbonizaçao (q é feita na camara de combustao), apos o procedimento deve-se sangrar todo oleo, encher novamente o carter com oleo puro, funcionar em marcha lenta meia hora, sangrar novamente e ai sim colocar o oleo definitivo trocando o filtro, vale lembrar q TODO o procedimento deve ser feito em marcha lenta, com observaçao permanente da temperatura do motor (para nao aquecer) e de barulhos relativos a tuchos descarregados e outros q denotam falta de lubrificaçao.

Lembro tambem q motores q ja estao com muita BORRA/GOMA ou com km alta e q nunca foram limpos, nao devem ser limpos por estes procedimento haja vista o grande risco de entupir galerias e/ou pescador da bomba de oleo, sem contar q o procedimento abre os micro-poros das partes moveis do metal do motor e portanto estando o motor com alta km isso pode representar q, apos o procedimento, ele passe a queimar oleo pelos aneis/retentores/sedes de valvulas.

Se isso ocorrer o problema podera ser remediado com o uso de aditivos micro-preenchedores (processo de adsorçao) q estao presentes nos produtos: Autoplast (teflon), militec (zinco) e outros "zincados" do mercado. Isso minimiza a queima e consequentemente aumenta a compressao das camaras.

Note-se q tambem pode ser feita a descarbonizaçao (propriamente dita) por processo quimico (ao invez do mecanico/manual) mas essa sim é menos indicada ainda pelo risco aos catalizadores (entupimento).


valeu

Edintruder
12/02/2005, 16:01
A descarbonização pode ser evitada usando combustíveis de boa procedência e não andar como o seu avô, que mal levanta a rotação no motor. Já vi acontecer em três motores diferentes é a quebra de válvulas por efeito do acúmulo de carbonização que não permite que as válvulas trabalhem na temperatura normal, mas sim que aqueçam mais que o projetado para o material que compõe as mesmas. O sobre aquecimento causa fadiga no metal que acaba por quebrar, danificando cabeçote (guia e sede de válvula), pistão e cilindro. Muitas vezes o motor daquele carro que você comprou do velhinho que mal passa de 40 km/h em última marcha pode agüentar muito menos do que parece devido o acúmulo de carbonozação. Fora o risco de detonação (quando o motor não desliga imediatamente) ou o pior, a pré ignição que pode quebrar uma biela.
Em motores diesel quando são usados por muito tempo sem forçar e semepre abaixo do giro de torque é comum causar um polimento nas camisas que causa a queima de óleo lubrificante.
Então, para manter o motor sempre em forma, nada melhor que usar óleos e combustíveis de boa procedência e de vez em quando dar uma boa "usinada" nele. ehehe.

samukanvas
12/02/2005, 22:45
Então, para manter o motor sempre em forma, nada melhor que usar óleos e combustíveis de boa procedência e de vez em quando dar uma boa "usinada" nele. ehehe.[/quote]

E uma pitada de molikote? :twisted:

cristiano
12/02/2005, 22:52
também já ouvi essa história de colocar diesel para limpar... mas eu não conheço ninguém que fez...

também ouvi falar que na troca do óleo, tira o óleo velho, deixa aberto o carter... dá na chave sem ligar, que ao girar o virabrequim desce sempre um pouco mais de óleo velho... isso eu já vi e desce mesmo...

Lucianom38a1
12/02/2005, 23:18
Eu já usei um produto da STP, no qual vc adiciona ao óleo velho antes da troca, e deixa o motor em marcha lenta durante 15 minutos antes de escorrer.

Aparentemente fez uma limpeza "de superfície".
Mas meu medo é que esse produto comece a descolar as placas de sujeira das paredes do motor, resultando no entupimento do pescador. Talvez seja melhor nem mexer...

O que vcs acham?

[]'s

cristiano
12/02/2005, 23:26
já me falaram que esse produto pode dar esse problema, mas eu já fiz uma vez no meu Vectra e não aconteceu nada... mas também nunca conheci ninguém que tenha tido problema...

O mecanico que trabalho no servico rapido da GM disse que chegou um carro com o motor fazendo muito barulho de valvula, o cara colocou o produto, botou oleo novo e um aditivo que a concessionaria coloca chamado MOTORMAX e o barulho diminiu sensivelmente...

Edintruder
13/02/2005, 10:16
também ouvi falar que na troca do óleo, tira o óleo velho, deixa aberto o carter... dá na chave sem ligar, que ao girar o virabrequim desce sempre um pouco mais de óleo velho... isso eu já vi e desce mesmo...


Não façam isso!!! Assim você puxa ar pela bomba de óleo pois o óleo que sai é o que está na bomba e na tubulação. Fazendo isso, quando colocar o óleo novo e ligar o motor novamente, ele terá um momento sem lubrificação, nada que irá aguarrar o motor, mas com certeza nesse momento alguns casquilhos, ou bronzinas como prefirir, serão arranhadas contra o virabrequim reduzindo a vida útil do motor, é como se houvesse tido um excesso de rotação no motor onde a lubrificação sempre fica comprometida com bombas de óleo originais. Na troca de óleo sempre fica um remanescente de óleo que contamina o novo, porém isso é esperado por fabricantes de motores e óleos, portanto nenhum problema grave que irá comprometer a durabilidade do motor como essa manobra descrita antes.
O melhor é sempre trocar o óleo com, o motor quente para fluir melhor o óleo "queimado".
A borra se concentra no fundo do cárter e nas paredes do bloco, portanto fazendo isso não irá alterar em nada a remoção de possíveis crostas de borra.

samukanvas
13/02/2005, 19:08
também ouvi falar que na troca do óleo, tira o óleo velho, deixa aberto o carter... dá na chave sem ligar, que ao girar o virabrequim desce sempre um pouco mais de óleo velho... isso eu já vi e desce mesmo...


Não façam isso!!! Assim você puxa ar pela bomba de óleo pois o óleo que sai é o que está na bomba e na tubulação. Fazendo isso, quando colocar o óleo novo e ligar o motor novamente, ele terá um momento sem lubrificação, nada que irá aguarrar o motor, mas com certeza nesse momento alguns casquilhos, ou bronzinas como prefirir, serão arranhadas contra o virabrequim reduzindo a vida útil do motor, é como se houvesse tido um excesso de rotação no motor onde a lubrificação sempre fica comprometida com bombas de óleo originais. Na troca de óleo sempre fica um remanescente de óleo que contamina o novo, porém isso é esperado por fabricantes de motores e óleos, portanto nenhum problema grave que irá comprometer a durabilidade do motor como essa manobra descrita antes.
O melhor é sempre trocar o óleo com, o motor quente para fluir melhor o óleo "queimado".
A borra se concentra no fundo do cárter e nas paredes do bloco, portanto fazendo isso não irá alterar em nada a remoção de possíveis crostas de borra.

IDEM :!:

iNsAnE
14/02/2005, 01:20
Bah mas tem gente fazendo burrada por ai neh? :lol: Colocar diesel no motor e faze ele funcionar por 30 segundos por 3 vezes sem combusta?!?!? :shock:
Cara fazer todo o motor funcionar literalmente em "ferro com ferro" e nao sei nao em por diesel no carter... :roll:
Bom dah pra pevinir essas coisas eh soh fika atento para a vedaçao do motor estar ok e nao deixar vazar combustivel pro carter, troca de oleo dentro dos prazos estabelecidos pelo fabricante e tal. Quanto a carbonizaçao o uso de combustivel aditivado da conta alem, claro, da boa mistura ar-combustivel e me esquecendo das velas certas.
Alem disso soh cabe recorrer as retificadoras de motores.
Bom como futuro tecnico em sistemas automotivos acredito q seja isso, foi assim q eu aprendi claro q nao tenho um profundo pois estou no começo por isso conhecimento do assunto mas no geral dah pro gasto :D
Abraços :D

Edintruder
19/02/2005, 17:36
Bom como futuro tecnico em sistemas automotivos acredito q seja isso, foi assim q eu aprendi claro q nao tenho um profundo pois estou no começo por isso conhecimento do assunto mas no geral dah pro gasto


Então aproveita e aprende bastante com os erros, dos outros, principalmente!!!ahahahah

dero
19/02/2005, 17:50
Sem querer defender, acho q ele quis dizer q é pra misturar diesel no oleo velho, o procedimento q ja vi foi tira-se 1L de oleo e coloca 1L de diesel juntamente com o restante de oleo do carter. Pq se for colocar so diesel, sem oleo, entao realmente fai tudo pro brejo como ja foi dito antes, mas nao deve ser isso nao, tá off demais pra ser isso :oops:

valeu

Alessandro Henrique
19/02/2005, 17:59
Quer limpar o cárter?
Então retire-o e raspe a sujeita, aproveitando para remover a crosta de borra das paredes do bloco.
Quer evitar sujeira?
Utilize um bom óleo e filtro, obedecendo os intervalos de troca.
Não cometa o crime de colocar óleo diesel no motor! Embora seja designado como óleo, sua viscosidade é muito baixa. O óleo diesel pode remover a sujeira, mas também remove o filme de óleo que reveste os componentes internos. Sem falar que ficará um pouco no interior do cárter e cabeçote, ao se misturar com o óleo novo, parte do óleo degradará; Se mesmo assim quiser utilizar, não faça o motor funcionar, remova as velas e acione apenas o motor de arranque. O dano é menor.
Óleo diesel é bom para limpeza do motor quando o mesmo se encontra desmontado.
Em função dos aditivos presentes nos óleos que possuem classificação API de SF em diante, dificilmente ocorrerá formação de borra.


Sds.

iNsAnE
19/02/2005, 21:55
Citação:

Bom como futuro tecnico em sistemas automotivos acredito q seja isso, foi assim q eu aprendi claro q nao tenho um profundo pois estou no começo por isso conhecimento do assunto mas no geral dah pro gasto



Então aproveita e aprende bastante com os erros, dos outros, principalmente!!!ahahahah



Tem toda a razao Edintruder :D

Edintruder
20/02/2005, 10:58
Sem querer defender, acho q ele quis dizer q é pra misturar diesel no oleo velho, o procedimento q ja vi foi tira-se 1L de oleo e coloca 1L de diesel juntamente com o restante de oleo do carter. Pq se for colocar so diesel, sem oleo, entao realmente fai tudo pro brejo como ja foi dito antes, mas nao deve ser isso nao, tá off demais pra ser isso


Para limpar não se faz isso de jeito nenhum, o que é feito é quando o motor fica totalmente submerso em água. Para retirar resíduos de água do cárter sem abrir o motor é que se coloca diesel puro após remover o óleo antigo e tirar as velas para limpar os cilindros sem dar calço hidráulico e liga o motor na lenta. após um ou dois minutos se retira o diesel do cárter e coloca óleo novo. O meu sogro fez isso no Gol dele Ap 1.8 na estrada do inferno perto de Bojuru há dois anos atrás e está andando até hoje. Fazer isso só por limpeza de consciência não vale a pena o risco. Esse tipo de coisa é idêntico a pôr ovo no radiador para tapar furos, é quebra galho quando está sem recursos. O correto é abrir o cárter e lavar com querosene.

dero
20/02/2005, 16:20
Edintruder,

Nesse ponto nao existe certo ou errado, existem varias meneiras de fazer a coisa, entao dependendo de onde se esta e dos recursos disponiveis faz-se a intervençao com os meios q se tem em mao.

Um dos usos do diesel é esse q vc citou, mas dizer q "para limpar não se faz isso de jeito nenhum" é totalmente diferente, eu diria q nao é aconselhavel ou q tem produtos (fush) proprios para isso q nao seja o diesel, ou q nunca vi, ou q desconheço quem faça, mas dizer q nao se faz é negar o q nao se sabe. Leia meu coment da pagina anterior e verá as várias formas de fazer, quais aconselho e quais nao aconselho e quais podem ser feitas numa emergencia (embora nao aconselhavel qdo se dispoe de outros meios).

Dizer q nunca vi mosca branca é diferente de dizer q mosca branca nao existe... embora uns saberem mais q outros é meio arriscado dizer q o q nao conheço nao existe.

Conheço um mecânico num setor de oficinas perto da minha casa q faz coisas q numa concessionária seria considerado "heresia". O cara é boliviano (o bolivinha), e é conhecido como o cara q "resolve tudo q as oficinas nao conseguem resolver", já vi o cara "fazendo milagres" confesso q os métodos são estranhos, mas totalmente eficazes.

Viajei pela Bolívia é um país q no interior tem poucos recursos em termos de mecânica e q pra um cara ser considerado mecânico bom tem q ter muita criatividade, não havia muitos macacos jacaré e uma coisa q vi muito eram carros escorados com toras/caibros para serem feitos reparos em baixo deles, juntavam 4 homens, levantavam a lateral e escoravam, pra nós pode ser tosco, mas pra um lugar se rescurso é a diferença entre fazer o serviço ou ficar com o carro quebrado.


Meu post aki ta meio limitado de dados tecnicos, mas o da pagina anterior explica melhor meu ponto de vista sobre limpeza quimica e limpeza mecânica/manual.

valeu

marcelo nunes
29/03/2005, 00:46
Sabe como se produz ácido sulfúrico em pólo petroquímico?
Retira-se enxofre do petróleo, mistura-se com água e se aquece a mistura... na verdade o ácido sulfúrico é um subproduto às vezes meio indesejável na cadeia de refino. Aparece onde não é desejado.

Lavando o motor internamente com Diesel ocorre o que segue:

1-O Diesel é muito rico em enxofre.

2- Vão ficar resíduos consideráveis de Diesel nas galerias e na bomba de óleo depois dessa lavagem tabajara.

3- Combinados ao óleo novo, à umidade do ar e ao calor do motor teremos:

1+2+3= ácido sulfúrico dentro do cárter...

Realmente muito inteligente essa solução...

marcelo nunes
29/03/2005, 01:02
Edintruder,


Viajei pela Bolívia é um país q no interior tem poucos recursos em termos de mecânica e q pra um cara ser considerado mecânico bom tem q ter muita criatividade, não havia muitos macacos jacaré e uma coisa q vi muito eram carros escorados com toras/caibros para serem feitos reparos em baixo deles, juntavam 4 homens, levantavam a lateral e escoravam, pra nós pode ser tosco, mas pra um lugar se rescurso é a diferença entre fazer o serviço ou ficar com o carro quebrado.

O parâmetro do interior da bolívia é meio perigoso...

Quando trabalhei na engenharia da VW Caminhões, viajei diversas vezes à Bolívia pois tínhamos problemas dos mais absurdos devido à esta improvisação e aos conhecimentos técnicos de nossos hermanos.

Pra começo de conversa, diversos frotistas escoavam o óleo dos motores novos, retiravam o cárter dos caminhões zero km, enchiam com vários quilos de uma pasta de banana com casca e folhas de bananeira amassada e colocavam de volta.

Por incrível que pareça, rodava um tanto antes de fundir...você abria um motor de caminhão e tecnicamente ele estava fundido, com as bronzinas derretidas saindo pelos lados das bielas. Virabrequim nem azulado mais, ficava roxo mesmo e com aquela crosta de banana torrada grudada.

Só que ainda dava partida, girava e saía andando, como acontece mesmo com motor de grande porte.
Motores novos batendo incrivelmente, fumando azul pra todo lado e pra eles tudo normal. Quando travava eles abriam, davam um trato, enchiam de banana de novo e punham pra rodar.

O problema é que os motores Cummins eram mais modernos, com tolerâncias bem mais apertadas, travavam imediatamente quando fundidos e eles começaram a reclamar...

O duro era ensinar pra eles que óleo pra motor turbo de última geração era melhor que casca de banana.

dero
29/03/2005, 18:20
Edintruder,


Viajei pela Bolívia é um país q no interior tem poucos recursos em termos de mecânica e q pra um cara ser considerado mecânico bom tem q ter muita criatividade, não havia muitos macacos jacaré e uma coisa q vi muito eram carros escorados com toras/caibros para serem feitos reparos em baixo deles, juntavam 4 homens, levantavam a lateral e escoravam, pra nós pode ser tosco, mas pra um lugar se rescurso é a diferença entre fazer o serviço ou ficar com o carro quebrado.

O parâmetro do interior da bolívia é meio perigoso...
(...)
O duro era ensinar pra eles que óleo pra motor turbo de última geração era melhor que casca de banana.


Hehehe. boa Marcelo.

enquanto uns bolivianos usam a inteligência outros preferem usar a falta da inteligência. hehehe


valeu

dero
29/03/2005, 18:27
marcelo nunes,

Mudando de assunto, vc conhece algum motor ciclo diesel q tenham start com dispositivos pneumáticos/pirotécnicos (start cartdrige)? to levantando infos sobre o tal dispositivo mas achei quase nada sobre os ciclo diesel.


valeu

marcelo nunes
29/03/2005, 18:56
marcelo nunes,

Mudando de assunto, vc conhece algum motor ciclo diesel q tenham start com dispositivos pneumáticos/pirotécnicos (start cartdrige)? to levantando infos sobre o tal dispositivo mas achei quase nada sobre os ciclo diesel.


valeu

Partida pneumática ou "à explosão" é típica de motores marítimos de grande porte.

Sei que foi comentado a respeito destes motores em um tópico, faz mais de um ano. Tente fazer uma busca de tópicos a respeito. Lembro que alguém até postou umas fotos de motores transatlânticos.

dero
29/03/2005, 19:05
Valeu :mrgreen:

BrunoBB
30/03/2005, 10:46
A partida com cartuchos (explosão) também foi utilizada (há um bom tempo diga-se de passagem) em motores de aviões.

Alessandro Henrique
30/03/2005, 11:39
Partida com cartucho tambem foi utilizada em alguns blindados do exercito.

Sds.

dero
30/03/2005, 15:31
Obrigado pela colaboraçao de todos sobre o off topic.

Para o tópico nao virar o off do off, abri novo tópico sorbre o assundo no forum geral 4x4, com o título Partida Pneumática (ou à explosão):

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=108546#108546

valeu

Edintruder
02/04/2005, 16:04
O duro era ensinar pra eles que óleo pra motor turbo de última geração era melhor que casca de banana.


O meu sogro no aperto colocou casca de banana no diferencial do lada que ele tinha e um resto de óleo, (a maioria vazou pelo retentor) e rodou mais de 500 Km até chegar em casa. O interessante é que a casca some toda no óleo, parecia óleo puro e cinza.

dero
02/04/2005, 16:31
Edintruder,

Tem aquela tb de colocar clara de ovo no radiador furado pra tampar o furo em uma situação de emergência, salvo engano foi no Dakar de 2000 q o Alberto Fadigatti (navegador equipe Troller) fez isso e rodou mais de 1000km, claro q é em caso de EMERGÊNCIA (antes q alguns críticos digam q isso é serviço porco hehehe).

:D

valeu

dero
02/04/2005, 16:33
Falando em reparo de emergência, morri de rir com esse texto:

http://www.enduro.hpg.ig.com.br/mecanica/trilha/trilha.html

valeu

caique1177
10/06/2007, 23:32
reformei um carro e enquanto o motor estava fora, coloquei uns 15 litros de querozene no carter (ate cobrir o comando que é no cabeçote) deixei por uns dias e tirei tampa do comando e carter. Com um pincel limpei toda a borra que estava visivel e joguei mais uns litros pra tirar a sujeira solta. coloquei oleo e virei o motor sem velas por algum tempo. Drenei este oleo e adicionei outro tanto. Com este procedimento garanto que o motor esta 100%, porem outra forma de fazer a limpeza é duvidosa. Tive um Accord 92 que comprei com 40mKm, na epoca existia a borra devido a mistura de oleo sintetico com mineral, como nao tinha certeza do que o dono anterior fez, troquei o oleo sempre com intervalo de 3mil em 3mKm, qdo tirei a tampa de valvula com 80mKm o motor tava limpo como se tivesse algo como 10mKm. Hoje troco oleo dos meus carros a cada 3.300km e o filtro a cada 10mil, é receita infalivel para se ter motor limpo e duravel; a natureza nao agradece!!!

folgado
10/06/2007, 23:38
Fala sério!
essa estória de casca de banana, clara de ovo, é pura lenda. Ceis tão querendo tirar um barato!!!

valdir rainer
11/06/2007, 00:16
Edintruder,

Tem aquela tb de colocar clara de ovo no radiador furado pra tampar o furo em uma situação de emergência, salvo engano foi no Dakar de 2000 q o Alberto Fadigatti (navegador equipe Troller) fez isso e rodou mais de 1000km, claro q é em caso de EMERGÊNCIA (antes q alguns críticos digam q isso é serviço porco hehehe).

:D

valeu

Pessoal isso eu usei no meu jeep numa emergencia e deu certo,ainda consegui faser a trilha todinha sem problema.
Numa emergencia podem usar que da certo.:concordo:

joão k. chikui
11/06/2007, 08:17
Fala sério!
essa estória de casca de banana, clara de ovo, é pura lenda. Ceis tão querendo tirar um barato!!!

Antônio

Pior é que funciona mesmo. Um grupo lá do sul (vira latas off road) quando veio tentar fazer o telégrafo(Ariri) deu vazamento numa bomba d'agua e num radiador , consertaram com clara de ovos caipira , comprados do Sr. Porfírio , morador mais antigo da vila de santa maria.

folgado
11/06/2007, 08:31
Sempre ouvi falar, mas sempre duvidei.
Então além da patesca, das cintas, etc, temos que levar uns bons ovos de galinha pra trilha :-D

Cursino
11/06/2007, 10:01
Troco o óleo do meu carro a cada 4.000km (rodo 90% na cidade) junto com o filtro e meu motor está muito limpo, sem crosta alguma aos 220.000 km.
Quando comprei esse carro do meu pai, aos 140.000km, troquei a junta da tampa de valvulas e o motor era só borra. daí passei a trocar óleo como descrito e ficou bala.

franzlana
13/06/2007, 19:31
O interessante é o porquê tanta preocupação com limpeza interna de motor? Rodou o óleo preteia e ta sujo de novo. Somente os motores de 16 válvulas e outros mais modernos de alto giro, baixa cilindrada e alta potência tem problemas com borra (goma). No mais os motores BF dos CJ, Perquins, Maxion, MB, e MWM, 4.1 e 2,5 da GM, e outros de construção antiga (digo normal) sentem até falta de uma borrazinha(rrrhhhsss). Afinal de contas tem alguém aí usando 1.0 16 válvulas em Jeeps?
Outra coisa é o intervalo de troca. Se você troca o óleo na metade do prazo normal recomendado (10.000 KM), significa que você jogou fora aproximadamente 60% do valor em R$ da retífica. A VW recomenda 5000KM no motor AP e a Ford 10.000Km no mesmo motor AP. Acontece que os 5000 KM são intervalos de revisões que geram R$$$$$ para a concessionária. Por que um motor de caminhão que tem uso severo deve trocar com 10000 KM e um motor de carro leve com 5000KM? Só para encher o bolso das concessionárias. Um motor tem KM média de vida útil em função de sua construção (Engenharia e materiais) e trocar o óleo antes da hora não vai prolongar a vida do motor, mas vai prolongar seus custos com manutenção. Alias se você enviar óleo de veículo que roda em asfalto ou mesmo terra com filtro de ar adequadamente preservado, para análise química e física em empresa especializada em análise de óleo verá que em muitos casos mesmo tendo expirado a vida prevista em manual o óleo poderá estar em perfeitas condições de uso. Motor não é fogão e Jepeiro não é dona de casa. Ta duvidando? Leia o manual de qualquer fabricante de motor (não vale as porcarias 1.0, 16 válvulas e motores afrescalhados (digo importados milindrosos) e ache uma orientação para lavar o motor. Não tem. Se precisou descarbonizar cabeça de cilindro ou limpar borra no carter é porque não trocou óleo por longo período, (tipo 20000 a 30000 km) trabalhou super aquecido, com vela ou bico ruim, ou seja, faltou manutenção preventiva. Nos meus motores só troco óleo com 10000 km e nunca deu km útil abaixo da média. Outra coisa, pior do que óleo velho é filtro de óleo velho, filtro de ar furado, mangueira de ar com entrada de poeira, tampa de bocal de óleo e combustível que não veda e enche tudo de pó, tanque de combustível sujo e com água. Todos trazem partículas para dentro do motor e fazem um arraso. Abraço.

Bianor
13/06/2007, 20:04
Meu caro, o vovo vi a uva quando tinha gasolina nos postos.
Hoje caso voçe não saiba, isso é ficção científica ou sacanagem explicita.
Porque será que quando tinha gasolina e diesel baratos não tinha borra ?
Hoje o que tem por aí é uma mistura de agua, alcool, solventes etc.
Como o lubrificante não foi feito para ter contato com estes bichos, não há óleo que resista, por isso trocar antecipadamente é uma medida preventiva que visa a evitar um custo maior.
Sds

Cursino
14/06/2007, 09:13
...
Hoje o que tem por aí é uma mistura de agua, alcool, solventes etc.
Como o lubrificante não foi feito para ter contato com estes bichos, não há óleo que resista, por isso trocar antecipadamente é uma medida preventiva que visa a evitar um custo maior.
Sds

Isso aliado ao uso severo (cidade, trajeto travado, com transito e motor bem, quente) é a razão para troca de óleo e filtro com 4.000 km, como citado no meu posta anterior.
Esqueci de citar q o meu motor trabalha com uma taxa de compressão bem mais alta q o original, tirei uma fatia do cabeçote hehe. isso o faz trabalhar em torno de 10°c mais quente ( temp. da água no painel, no motor em si a coisa deve ser mais feia)

Bianor
14/06/2007, 19:00
O uso severo está associado com partida a frio + percurso curto + parada, isto repetidamente é enquadrado como uso severo.
Para esta utilização um óleo sintético 5W40 seria uma boa opção.
Eu uso o Top Turbo 15W40 mineral, na proxima troca usarei o Tec Turbo 10W40 semi-sintético.
Quanto mais baixo o primeiro número melhor para partida a frio.
Sds

leopoldo
14/06/2007, 22:44
Sempre ouvi falar, mas sempre duvidei.
Então além da patesca, das cintas, etc, temos que levar uns bons ovos de galinha pra trilha :-D

Semana passada no mythbusters do discovery channel - eles mostraram que funciona num motor em uma bancada de testes.

até eles duvidavam até que o furo no radiador fechou.....

o duro é esquecer e ter que procurar uma galinha no meio do mato.

Engels Kbça
15/06/2007, 20:33
O interessante é o porquê tanta preocupação com limpeza interna de motor? Rodou o óleo preteia e ta sujo de novo. Somente os motores de 16 válvulas e outros mais modernos de alto giro, baixa cilindrada e alta potência tem problemas com borra (goma). No mais os motores BF dos CJ, Perquins, Maxion, MB, e MWM, 4.1 e 2,5 da GM, e outros de construção antiga (digo normal) sentem até falta de uma borrazinha(rrrhhhsss). Afinal de contas tem alguém aí usando 1.0 16 válvulas em Jeeps?
Outra coisa é o intervalo de troca. Se você troca o óleo na metade do prazo normal recomendado (10.000 KM), significa que você jogou fora aproximadamente 60% do valor em R$ da retífica. A VW recomenda 5000KM no motor AP e a Ford 10.000Km no mesmo motor AP. Acontece que os 5000 KM são intervalos de revisões que geram R$$$$$ para a concessionária. Por que um motor de caminhão que tem uso severo deve trocar com 10000 KM e um motor de carro leve com 5000KM? Só para encher o bolso das concessionárias. Um motor tem KM média de vida útil em função de sua construção (Engenharia e materiais) e trocar o óleo antes da hora não vai prolongar a vida do motor, mas vai prolongar seus custos com manutenção. Alias se você enviar óleo de veículo que roda em asfalto ou mesmo terra com filtro de ar adequadamente preservado, para análise química e física em empresa especializada em análise de óleo verá que em muitos casos mesmo tendo expirado a vida prevista em manual o óleo poderá estar em perfeitas condições de uso. Motor não é fogão e Jepeiro não é dona de casa. Ta duvidando? Leia o manual de qualquer fabricante de motor (não vale as porcarias 1.0, 16 válvulas e motores afrescalhados (digo importados milindrosos) e ache uma orientação para lavar o motor. Não tem. Se precisou descarbonizar cabeça de cilindro ou limpar borra no carter é porque não trocou óleo por longo período, (tipo 20000 a 30000 km) trabalhou super aquecido, com vela ou bico ruim, ou seja, faltou manutenção preventiva. Nos meus motores só troco óleo com 10000 km e nunca deu km útil abaixo da média. Outra coisa, pior do que óleo velho é filtro de óleo velho, filtro de ar furado, mangueira de ar com entrada de poeira, tampa de bocal de óleo e combustível que não veda e enche tudo de pó, tanque de combustível sujo e com água. Todos trazem partículas para dentro do motor e fazem um arraso. Abraço.

Grande Franz

:palmas: Suas explicação é perfeita. Além disso tudo tem aquela "briga" entre fabricantes de motores e fabricantes de lubrificantes. Quem não lembra dos comerciais da Shell, onde uma pequena frota rodava milhares de kilometros sem troca ?:?:? Os fabricantes dos motores recomendam troca de óleo com x kilometros e os fabricantes do lubrificante garantem que a troca pode ser feita com 2x de kilometros. Ambos podem estar certos. Isso porque quem vai arcar com os custos de um eventual dano, ao motor, é o fabricante do motor e como não sabem que tipo dono o carro vai ter, colocam uma margem de segurança para a troca do óleo. Já os fabricantes de lubrificantes recomendam a troca baseado em analises feitas no óleo.
Agora depois de ler todas opiniões postadas aqui, fiquei espantado com as :idea:"soluções miraculosas" :idea:para uma desnecessária limpeza de motor. Isso aqui tá parecendo "terreiro de candomblé":mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Abração :concordo:

Murillus
18/09/2007, 13:45
... uma desnecessária limpeza de motor ...

Tb Concordo :concordo:

adilsonnadador@hotmail.co
01/01/2008, 11:31
ola galera sou sou novo no forum,e estou precisando de uma ajuda,comprei um delrey 89,peguei ela batende a parte de baixo,mandei fazer troquei o virabrequim e etc. andei com ele uns 4 meses e na medida que baixou o oleo um pouco fui completando com outra marca de oleo de 25 60 resumindo criou uma pasta(borra) e agora o carro esta esquentando muito acima do normal,oque devo fazer,ja pensei em fazer umas dessas limpesa sem abrir o motor,oque me diriam. abraço adilson

leopoldo
01/01/2008, 14:26
O unico motor que baixa temperatura depois de lavagem com água é o motor a jato.

Temperatura de motor altenativo tem mais a ver com a fração combusível-ar, temperatura externa, tipo de combustível, ponto do motor.

crmorato
01/09/2008, 10:14
Muito boa sua resposta, bastante completa e tecnica, coisa de que é expert mesmo, preciso fazer isso na minha zx 2000 , mas onde posso encontrar um local que faça isso, parece que aquelas antigas lojas de troca de ole especializada desapareceram, sabe de alguma em são paulo ? abraços.


Aviso aos exagerados:

O procedimento de "aditivar" o oleo do motor para limpeza (limpeza quimica diferente da limpeza mecanica/manual) é comum e nao causa danos desde q o motor funcione por poucos minutos, na marcha lenta, sem carga, nao aqueça e q a aditivaçao seja feita somente com 1litro de "aditivante" no carter e o restante sendo o oleo q esta no carro totalizando a capacidade do carter (nao pode faltar nem passar).

Os produtos mais confiaveis sao os Flush proprios para isso (feitos exclusivamente para tal com certificado ISO/SAE e tudo mais, sendo q temos as melhores marcas do MUNDO fabricando flush para limpeza quimica).

Já vi receitas caseiras e dentre as mais confiaveis sao o 1L de querosene e/ou 1L de querosene+200ml de fluido de freio (esse ultimo usado em casos "graves") e outros caseiros menos recomendados como o caso do diesel (no primeiro caso so limpa a goma/borra, no segundo limpa o metal como se tivesse sido limpo com banho quimico e o ultimo é p q menos limpa).

Todo esse procedimento é para dissolução de BORRA/GOMA do motor o q é totalmente diferente de descarbonizaçao (q é feita na camara de combustao), apos o procedimento deve-se sangrar todo oleo, encher novamente o carter com oleo puro, funcionar em marcha lenta meia hora, sangrar novamente e ai sim colocar o oleo definitivo trocando o filtro, vale lembrar q TODO o procedimento deve ser feito em marcha lenta, com observaçao permanente da temperatura do motor (para nao aquecer) e de barulhos relativos a tuchos descarregados e outros q denotam falta de lubrificaçao.

Lembro tambem q motores q ja estao com muita BORRA/GOMA ou com km alta e q nunca foram limpos, nao devem ser limpos por estes procedimento haja vista o grande risco de entupir galerias e/ou pescador da bomba de oleo, sem contar q o procedimento abre os micro-poros das partes moveis do metal do motor e portanto estando o motor com alta km isso pode representar q, apos o procedimento, ele passe a queimar oleo pelos aneis/retentores/sedes de valvulas.

Se isso ocorrer o problema podera ser remediado com o uso de aditivos micro-preenchedores (processo de adsorçao) q estao presentes nos produtos: Autoplast (teflon), militec (zinco) e outros "zincados" do mercado. Isso minimiza a queima e consequentemente aumenta a compressao das camaras.

Note-se q tambem pode ser feita a descarbonizaçao (propriamente dita) por processo quimico (ao invez do mecanico/manual) mas essa sim é menos indicada ainda pelo risco aos catalizadores (entupimento).


valeu

Luiz Antonio C. Bodon
01/09/2008, 16:15
O produto "Prolonga" da Bardhall (utilizado junto c/ óleo lubrificante) é bom para motores com alta quilometragem ??? :pensativo: