Conectar

Ver Versão Completa : Cilindro mestre duplo ( No local Original - Chassis do Jeep)

Alex63
16/12/2009, 10:36
Bom dia Foristas,

Algum de vcs ja viu alguma adaptaçao de cilindro de freio duplo no local original no chassis dos nossos Cj´s ? Pergunto isto pois o cilindro original é simples e em caso de falha de um flexivel ou ate mesmo a ruptura de um tubo, o jipe fica sem freio nenhum e com o duplo este problema seria minimizado.

Ou seja procuro por algo que se possa adaptar sem gambiarra no local original e manter os pedais no assoalho.

Vejam o que achei nos US nas fotos abaixo, alguem ja viu isto por aqui ???

Abcs

junior braga
16/12/2009, 10:49
Alex,

Eu nunca vi não, mas a formula vc mesmo já achou...isso é bem simples, desde que vc defina qual o cilindro atende, ai é só fazer um suporte para fixação. Claro que o suporte tem que ser bem feito, afinal se trata de uma adaptação, e do sistema muito importante, não é mesmo?

sds,

Alex63
16/12/2009, 10:55
Junior,

Verdade ja achei a fórmula. porem pode ser que algum forista ja tenha feito isto e possa me guiar em qual cilindro mestre usar, ou ate mesmo indicar alguma empresa que ja tenha feito isto, pois preciso de algo " Plug & play".....

Obrigado pela resposta e vamos ver o que mais aparece por aqui

abcs

rafaelcardoso
16/12/2009, 11:06
Junior,

Verdade ja achei a fórmula. porem pode ser que algum forista ja tenha feito isto e possa me guiar em qual cilindro mestre usar, ou ate mesmo indicar alguma empresa que ja tenha feito isto, pois preciso de algo " Plug & play".....

Obrigado pela resposta e vamos ver o que mais aparece por aqui

abcs

Eu já ouvir falar de gente que monta hidrovácuo com o pedal original, monta ele aí embaixo mesmo, sem colocar pedaleira suspensa, vendo estas fotos da pra ver que é possível mesmo... Vou ver se consigo fotos desta adaptação... Porque eu particularmente, prefiro os pedais originais... Eu mesmo com a pedaleira suspensa e hidrovácuo no meu Jeep, o pedal da embreagem ainda é o pedal original, uso pedaleira só para o freio.

Alex63
16/12/2009, 11:22
Pois é, no meu caso queria deixar tudo por baixo mesmo, não quero nem hidrovácuo não, so o cilindro mestre duplo mesmo e mantendo tudo embaixo....

abcs

Jacimar
16/12/2009, 13:10
Eu já ouvir falar de gente que monta hidrovácuo com o pedal original, monta ele aí embaixo mesmo, sem colocar pedaleira suspensa, vendo estas fotos da pra ver que é possível mesmo... Vou ver se consigo fotos desta adaptação... Porque eu particularmente, prefiro os pedais originais... Eu mesmo com a pedaleira suspensa e hidrovácuo no meu Jeep, o pedal da embreagem ainda é o pedal original, uso pedaleira só para o freio.

Boa tarde ! já vi aqui no fórum umas fotos de um hidrovácuo de Kombi montado embaixo do Jeep, como é a idéia original do amigo, só não consegui localizar . . . :oops:

matrakaum
16/12/2009, 14:11
Não é perigoso o hidrovácuo embaixo?? E se algo bater nele e furar?

Jacimar
16/12/2009, 14:32

Pelo que lembro das fotos, o hidrovácuo fica razoavelmente protegido e a carcaça dele é bem dura, se furar, o freio fica duro mas continua funcionando:concordo: perigoso mesmo é ficar sentado em cima do tanque :lol:

rafaelcardoso
16/12/2009, 14:43

Isto deve ser observado, eu não sei cara, só ouvi relatos de um mecânico que me disse que adapta assim, sem pedaleira suspensa... Mas quanto a furar, existem maneiras de proteger... Não sei qual seria o ganho, eu particularmente gosto da disposição dos pedais originais do Jeep.

matrakaum
16/12/2009, 15:09
A do tanque vc. tem razão...talvez, no projeto original, levava-se em conta que no caso de incêndio alguma parte do seu corpo deveria ser queimada primeiro...AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH...
C tah loko....literalmente sentado em cima de uma bomba...

Dic3
16/12/2009, 15:29
O Jeep do meu primo usa sistema semelhante, ele usou o hidrovacuo da kombi e em relacao ao sistema original a melhora foi muito significativa

edgar
16/12/2009, 17:39
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34675

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31115

Inspirado nas fotos do primeiro post, fiz um suporte para fixar o cilindro mestre do veraneio moderna. Circuito duplo, mas sem servo-freio

é questão de procurar, pois num destes tiopicos acima, acho que postei fotos dos suporte

Jacimar
17/12/2009, 07:04
O Jeep do meu primo usa sistema semelhante, ele usou o hidrovacuo da kombi e em relacao ao sistema original a melhora foi muito significativa

O meu está original ainda, quando for para mexer acho melhor já fazer tudo de uma vez : circuito duplo + hidrovácuo :dance: , como é a adaptação ? é muito difícil ? por favor, pergunte ao seu primo :concordo:

Dic3
17/12/2009, 09:13
Entao Jacimar, a adaptacao nao é muito diferente das fots acima, com o diferencial que foi colocado o hidrovacuo, mas assim que possivel tiro umas fotos e posto aqui, ok?

Alex63
18/12/2009, 08:15
Edgar,

Vc teria as fotos ja dele instalado no local ? Vi seus posts anteriores e ja havia dado pitaco la, vc modificou algo ? como ficou o reservatório ? Qual o código do cilindro de freio ?

O colega que falou do sistema com servo-freio de Kombi, vc teria fotos ?

Abcs

Cedric
27/12/2009, 19:05
Alex63,
Sem intenção de fazer o papel do 'estraga prazer'..... mas se v. estiver a procura de um 'plug-and-play', aí está:

http://www.kaiserwillys.com/product/2298/willys_mastercylinders

Tem inclusive uma foto do suporte parecido com aquele desenvolvido pelo Edgar.

Marcos ET
28/12/2009, 10:54
Muito bom Cedric! o kit parece ser excelente...

Porém, já falei isso daqui a alguns anos atrás e volto a insistir...

Na minha insistente cabeça, quem usa o kit da Super Break Disk, com pinças da Kombi e traseira com "lonas", o viável seria usar o cilindro mestre da Kombi, devidamente dimensionado para aquelas pinças... Quem usa pinças do Gol, poderia tentar usar cilindro do Gol... e por aih vai...

Outra coisa interessante é que o esforço de frenagem (tbem já falei isso daqui) depende diretamente da relação entre o diametro do cilindro nas pinças de freio e o diametro do cilindro mestre... ou seja, quanto menor o cilindro mestre em relação ao cilindro da roda, menor o esforço da frenagem, SÓ QUE, nao podemos diminuir muito, pois o cilindro mestre tem que deslocar fluido o suficiente para "encher" totalmente os cilindros de roda... Se você coloca freio a disco nas quatro rodas, com um deslocamento relativamente pequeno (em comparação com cilindros de roda originais - freio a tambor), você pode usar um cilindro mestre com pouco deslocamento e de diametro pequeno... tudo isso é comprovado pela utilização da seguinte fórmula:

P = F/A onde:

P = Pressão do sistema na hora da frenagem
F = Força (no cilindro mestre é a força aplicada no êmbolo, já no cilindro de roda e a força que ele aplica nas pastilhas de freio)
A = área do cilindro.

Assim, uma vez que a pressão do circuito é a mesma, então temos:

f/a = F/A, onde as letras em maiúsculo sao a força e a área do cilindro de roda, e as minusculas são as correspondentes no cilindro mestre...

Por conta disso, se eu diminuo "a" (área do cilindro mestre), a mantenho a mesma "f" (força aplicada no pedal do freio) eu acabo aumentando a "F" (força que "prensa" as pastilhas contra o disco) mantendo a mesma "A" (área do cilindro de roda), frenando mais "forte" com a mesma força aplicada sobre o pedal...

O mesmo resultado se eu mantivesse o cilindro mestre e trocasse as pinças de freio por outras com cilindro (êmbolo) maior, lembrando sempre que o limite é o "tanto" de fluido necessário para encher totalmente o sistema de freios das quatro rodas...

Marcos ET
28/12/2009, 10:57
... uma outra coisa interessante sobre a instalação deste "kit" é que eu passo a ver a possibilidade de instalação de um cilindro para acionamento hidráulico da embreagem mantendo o sistema de pedaleiras originais, ou seja, no assoalho.... muito bom!

Gde abraço a todos!

Alex63
28/12/2009, 13:06
Marcos,

Concordo com vc, pois desta forma ficaria tudo ok e dimensionado de acordo. Ou sjea quem usa disco com pinças de Kombi, poderia usar o cilindro mestre de kombi so tem de ver o espaço tipo de conexão, pois a na ford e diferente da VW ... no mais não vejo nenhum problema não...

Abcs

Muito bom Cedric! o kit parece ser excelente...

Porém, já falei isso daqui a alguns anos atrás e volto a insistir...

Na minha insistente cabeça, quem usa o kit da Super Break Disk, com pinças da Kombi e traseira com "lonas", o viável seria usar o cilindro mestre da Kombi, devidamente dimensionado para aquelas pinças... Quem usa pinças do Gol, poderia tentar usar cilindro do Gol... e por aih vai...

Outra coisa interessante é que o esforço de frenagem (tbem já falei isso daqui) depende diretamente da relação entre o diametro do cilindro nas pinças de freio e o diametro do cilindro mestre... ou seja, quanto menor o cilindro mestre em relação ao cilindro da roda, menor o esforço da frenagem, SÓ QUE, nao podemos diminuir muito, pois o cilindro mestre tem que deslocar fluido o suficiente para "encher" totalmente os cilindros de roda... Se você coloca freio a disco nas quatro rodas, com um deslocamento relativamente pequeno (em comparação com cilindros de roda originais - freio a tambor), você pode usar um cilindro mestre com pouco deslocamento e de diametro pequeno... tudo isso é comprovado pela utilização da seguinte fórmula:

P = F/A onde:

P = Pressão do sistema na hora da frenagem
F = Força (no cilindro mestre é a força aplicada no êmbolo, já no cilindro de roda e a força que ele aplica nas pastilhas de freio)
A = área do cilindro.

Assim, uma vez que a pressão do circuito é a mesma, então temos:

f/a = F/A, onde as letras em maiúsculo sao a força e a área do cilindro de roda, e as minusculas são as correspondentes no cilindro mestre...

Por conta disso, se eu diminuo "a" (área do cilindro mestre), a mantenho a mesma "f" (força aplicada no pedal do freio) eu acabo aumentando a "F" (força que "prensa" as pastilhas contra o disco) mantendo a mesma "A" (área do cilindro de roda), frenando mais "forte" com a mesma força aplicada sobre o pedal...

O mesmo resultado se eu mantivesse o cilindro mestre e trocasse as pinças de freio por outras com cilindro (êmbolo) maior, lembrando sempre que o limite é o "tanto" de fluido necessário para encher totalmente o sistema de freios das quatro rodas...

Alex63
28/12/2009, 13:07
Cedric,

valeu foi deste site que eu havia visto isto antes...

Abcs

coloma
29/12/2009, 20:40
Se alguem tiver o esquema eu tambem quero pois o meu é todo original tambem

Cedric
30/12/2009, 18:53
De fato, Marcos, sua apreciação da matéria faz sentido.

Contudo, é bom lembrar que para se deslocar com segurança de local A até o local B, o bom navegador não utiliza apenas a bússola, mas as cartas náuticas também !

Tem matérias extensas sobre o assunto de freios comentados por pesos pesados desse forum (como, por exemplo, mestre Leopoldo etc.) e que v. deveria dar uma boa estudada antes de embarcar nessa !

Inclusive, me convenci que ao (simplesmente) 'reforçar' o sistema de frenagem para emular o da F-75 ou da Landau - freios à tambor, em duplo circuito - que teria um baita freio no meu CJ-6 com o mínimo de acrescímo de custo !

Não ponha um servo-freio - e muito menos freio à disco - no meu CJ, muito obrigado !

coloma
31/12/2009, 00:35
de fato, marcos, sua apreciação da matéria faz sentido.

Contudo, é bom lembrar que para se deslocar com segurança de local a até o local b, o bom navegador não utiliza apenas a bússola, mas as cartas náuticas também !

Tem matérias extensas sobre o assunto de freios comentados por pesos pesados desse forum (como, por exemplo, mestre leopoldo etc.) e que v. Deveria dar uma boa estudada antes de embarcar nessa !

Inclusive, me convenci que ao (simplesmente) 'reforçar' o sistema de frenagem para emular o da f-75 ou da landau - freios à tambor, em duplo circuito - que teria um baita freio no meu cj-6 com o mínimo de acrescímo de custo !

Não ponha um servo-freio - e muito menos freio à disco - no meu cj, muito obrigado !
poderia botar um esquema ou foto desse duplo freio assim mostro para meu pai .
Andrea coloma

Marcos ET
01/01/2010, 22:01
Tem matérias extensas sobre o assunto de freios comentados por pesos pesados desse forum (como, por exemplo, mestre Leopoldo etc.) e que v. deveria dar uma boa estudada antes de embarcar nessa !

Sim! quando eu iniciei o texto falando "já falei isso daqui a alguns anos", era justamente porque neste tópico que você citou, eu tbem já estava lá... rsrsrsrs a diferença é que eu não concordei 100% com as observações do Leopoldo (nem ele concordou totalmente com as minhas)... mas, afinal de contas, como eu já tinha dito naquele outro tópico que você deve ter pesquisado, os tambores de freio sem dúvida funcionam melhor que os discos para frenar um jeep... o problema é que se molhar e/ou encher de barro... daih ferrou tudo, pois o pó de freio mais lama vira um "sabão" e daih nao segura mais, e temos que usar aquela "velha manha" do freio original, que consiste em andar alguns loooooongos metros com o pé no freio, para que o sistema aqueça e a água evapore... é por conta disso que troquei os dianteiros pelo sistema a disco, que embora necessitem maior esforço para freiar (área de atrito menor, etc...), acabam tendo um funcionamento mais constante e, por consequencia, sem "sustos".... rs

Cartas náuticas na mão, bússola à postos... estou cá com freios a disco na dianteira, freios a tambor (da F.75) na traseira (com cilindros de roda dianteiros, de 1 1/4'' atrás) e cilindro mestre do jeep (por enquanto), que tem trabalhado MUUUUITO BEM para segurar os pneus 265/75R16 com todo o CJ3A, eixos de F.75, motor GM151 e tudo mais de peso agregado.....

Gde abraço! FELIZ 2010 A TODOS!!!!

Cedric
03/01/2010, 14:54
Sim! quando eu iniciei o texto falando "já falei isso daqui a alguns anos", era justamente porque neste tópico que você citou, eu tbem já estava lá... rsrsrsrs a diferença é que eu não concordei 100% com as observações do Leopoldo (nem ele concordou totalmente com as minhas)...

Por mais puros que nossos objetivos possam ser, não é raro o nosso subconsciente ficar envolvido no processo ......tanto que...... so ouvimos o que interessa !!!

Cartas náuticas na mão, bússola à postos... estou cá com freios a disco na dianteira, freios a tambor (da F.75) na traseira (com cilindros de roda dianteiros, de 1 1/4'' atrás) e cilindro mestre do jeep (por enquanto), que tem trabalhado MUUUUITO BEM para segurar os pneus 265/75R16 com todo o CJ3A, eixos de F.75, motor GM151 e tudo mais de peso agregado.....

Gde abraço! FELIZ 2010 A TODOS!!!!

Vi que a sua rota de navegação passa por cima de pedras e lamaçais, enquanto a minha é de asfalto.....e ocasionalmente, um trecho urbano super-ingreme !

(Há um aclive desses, forrado de paralelepípidos, no final da Rua Toneleros em Copacabana numa das saídas à direita, no qual já passei muitos sustos ao tentar manobrar para descer.........rs....rs.... exige de tudo, entre freios, motor, sabedoria....rs...rs )

Forte abraço !

Marcos ET
04/01/2010, 10:36
Por mais puros que nossos objetivos possam ser, não é raro o nosso subconsciente ficar envolvido no processo ......tanto que...... so ouvimos o que interessa !!!

kkkkkkkkkk deve ser o barulho do motor! Raramente ouvimos tudo que queremos qdo estamos a bordo das viaturas... kkkkkkkkkkk

Vi que a sua rota de navegação passa por cima de pedras e lamaçais, enquanto a minha é de asfalto.....e ocasionalmente, um trecho urbano super-ingreme !

Sim! isso é verdade, mas já passei por longos trechos de asfalto, inclusive Copacabana (Av. Barata Ribeiro... será que aquele Jeep 6x6 vermelho ainda está lá? "apodrecendo sob as árvores"?) E hoje ainda pego 50% de asfalto e 50% de "pisos diversos", pois ambiciono usar o jeep como "carro do dia dia" (mais ainda do q já uso atualmente)

(Há um aclive desses, forrado de paralelepípidos, no final da Rua Toneleros em Copacabana numa das saídas à direita, no qual já passei muitos sustos ao tentar manobrar para descer.........rs....rs.... exige de tudo, entre freios, motor, sabedoria....rs...rs ) Forte abraço !

Sim sim! Conheço bem! Mas se você é morador antigo de Copacabana, deve lembrar que naquela estação do metrô (puutz! esqueci o nome, mas o pessoal chama de "caverna do Batman), antes de ser construída, havia uma praça com uma árvore logo no final da rua... com um TAXI lá no alto da copa, que não conseguiu freiar e acabou (LITERALMENTE) subindo até o topo da árvore.... coisa de maluco....

Gde abraço!!