Ver Versão Completa : Quanto custa retificar motor BF/Ford?
SAPO-BOMBA
16/12/2009, 00:10
Caríssimos, surgiu uma oportunidade de "catar" um Jeep a um preço bem convidativo ( um amigo de meu pai tem um encostado há uns 3 anos ).
Afora a parte da lataria que pra mim é o de menos, me preocupei em levantar de imediato alguns custos relativos à retífica do motor, do qual eu ainda não pude confirmar se é BF Willys ou se já é Ford OHC. :pensativo:
Mas de antemão gostaria de frisar: Pretendo executar retífica completa, incluindo aí troca de rolamentos, bomba d'água e o que mais for preciso pra garantir um motor realmente novo novamente. :palmas:
Alguém que já tenha "trilhado" esses caminhos citados, poderia me dar uma idéia de uma média dos valores? Se possível, gostaria de saber os valores de ambos os motores, disponibilidade de peças, possíveis peças equivalentes de outros veículos, etc etc etc.
Grande abraço! :concordo:
benderrr
16/12/2009, 00:17
eai amigo!
o meu tive q trocar o bloco do bf , dai resolvi q vou retificar completamente o motor!(em janeriro ele ta pronto) a bucha fica em torno de 3000 a 3500!!! acredite é caro pra ...
boa sorte
. . .do qual eu ainda não pude confirmar se é BF Willys ou se já é Ford OHC. :pensativo:
Mas de antemão gostaria de frisar: Pretendo executar retífica completa, incluindo aí troca de rolamentos, bomba d'água e o que mais for preciso pra garantir um motor realmente novo novamente. :palmas: . . .
Bom dia prezado ! você tem certeza que o motor está ruim ? :pensativo: se não, você poderia usufruir do motor até ele deixar este mundo :parede: e partir para a colocação de outro mais moderno, a não ser que queira manter original . . .
paesem520
16/12/2009, 09:22
Olá amigo.
Estou acabando de reformar meu BF161, retífica completa, inclusive com a troca dos pistões e bielas. Somente em retífica e peças como válvulas, bronzinas,,, exceto os pistões e bielas, gastei R$ 1.700 retificar bloco + R$ 250,00 cabeçote, JÁ INCLUSO AS PEÇAS QUE FALEI. Os pistões consegui um jogo quase zerado de um amigo, por 180,00. Fora a bomba dágua nova, que não me lembro o valor agora, e outras coisitas más. Resumo: é caro, fora a mão-de-obra, mas como essa quem vai fazer sou eu e meu irmão que é mecânico, vai sair bem mais em conta. Se não fosse assim , minha reforma completa certamente custaria mais de 3.000 reais. Meu motor era "standard", nunca tinha sido retificado. Meu jeep é militar, ex Exército, resolvi manter este motor pois o Jeep é quase placa preta.
. . . Fora a bomba dágua nova, que não me lembro o valor agora . . .
Troquei a bomba de água do BF recentemente, aqui custou R$ 160,00 . . .
santistadoente
16/12/2009, 11:17
Caríssimos, surgiu uma oportunidade de "catar" um Jeep a um preço bem convidativo ( um amigo de meu pai tem um encostado há uns 3 anos ).
Afora a parte da lataria que pra mim é o de menos, me preocupei em levantar de imediato alguns custos relativos à retífica do motor, do qual eu ainda não pude confirmar se é BF Willys ou se já é Ford OHC. :pensativo:
Mas de antemão gostaria de frisar: Pretendo executar retífica completa, incluindo aí troca de rolamentos, bomba d'água e o que mais for preciso pra garantir um motor realmente novo novamente. :palmas:
Alguém que já tenha "trilhado" esses caminhos citados, poderia me dar uma idéia de uma média dos valores? Se possível, gostaria de saber os valores de ambos os motores, disponibilidade de peças, possíveis peças equivalentes de outros veículos, etc etc etc.
Grande abraço! :concordo:
Quem tem esse motor use até arrebentar, retifica só louco, eu fui um deles, gastei uns 4 paus e não fiquei satisfeito, não com a retifica, com o motor é muito atrasado, foi feita pra decada de 50 passou, não da , não faça essa besteira.....:parede:
Tem varias opções pra ele, do opala, diesel, injetado
Retifica esquece.
Minha opinião, de quem ja sofreu na pele.........:roll:
Grande abraço!
. . .Tem varias opções pra ele, do opala, diesel, injetado
Retifica esquece.
Grande abraço!
Se for um Geórgia,Talvez valha a pena gastar um pouco :pensativo: afinal é um motor razoavelmente moderno e que ( modificado ) roda na Ranger até hoje . . . :shock:
santistadoente
16/12/2009, 11:54
Se for um Geórgia,Talvez valha a pena gastar um pouco :pensativo: afinal é um motor razoavelmente moderno e que ( modificado ) roda na Ranger até hoje . . . :shock:
Se ele puser o ano do jeep, facilitaria!
Marcio Rossetto
16/12/2009, 19:15
Pois é Camarada ,acabei de retificar o meu e vou pegar nesta sexta, esta em R$ 3000,00 . Entendo o seu lado, mas não creio em soluções baratas.
Motor de opala 4 bom é retificado e custa R$ 2500,00 . Vc gasta mais uma grana em adaptação e acho que é trocar seis por meia duzia . O falcom achei por 2500,00, mas usado, ai é sorte . O opala 6 cilindros , tem que trocar o cambio e outras coisas ...
Sinceramente pesei prós e contras e acho que de repente não é tão ruim retificar o BF . Agora eu te digo, vi um BF bom de um jipe do Camarada Robledo de Betim, quando ele esta bom é um motor Espetacular, foi isso que me fez entrar na tentiva. Avalia uma possibilidade de regular o seu motor ou talvez ajustar , pó gastou 4.000 , era para vc estar contente, alguma coisa esta errada.
Quem tem esse motor use até arrebentar, retifica só louco, eu fui um deles, gastei uns 4 paus e não fiquei satisfeito, não com a retifica, com o motor é muito atrasado, foi feita pra decada de 50 passou, não da , não faça essa besteira.....:parede:
Retifica esquece.
Grande abraço!
santistadoente
16/12/2009, 19:58
Pois é Camarada ,acabei de retificar o meu e vou pegar nesta sexta, esta em R$ 3000,00 . Entendo o seu lado, mas não creio em soluções baratas.
Motor de opala 4 bom é retificado e custa R$ 2500,00 . Vc gasta mais uma grana em adaptação e acho que é trocar seis por meia duzia . O falcom achei por 2500,00, mas usado, ai é sorte . O opala 6 cilindros , tem que trocar o cambio e outras coisas ...
Sinceramente pesei prós e contras e acho que de repente não é tão ruim retificar o BF . Agora eu te digo, vi um BF bom de um jipe do Camarada Robledo de Betim, quando ele esta bom é um motor Espetacular, foi isso que me fez entrar na tentiva. Avalia uma possibilidade de regular o seu motor ou talvez ajustar , pó gastou 4.000 , era para vc estar contente, alguma coisa esta errada.
Como não ia adiantar vendi esse motor pra um amigo aqui do Forum, por 1800, é mole?:putz:
Foi o que consegui pegar,o motor estava otimo, ficou boa a retifica, só que esse motor não é mais pra os dias de hoje, isso que eu escrevi:pensativo:, coloquei um motor GM 4.1 mpfi, estou muito contente com ele, gastei muito mais valeu a pena o desempenho, se quise dar uma olhada,vou te passar o link,o que ele vai gastar para arrumar devidamente esse motor, é melhor investir num novo, isso não tenha duvida!:concordo:
http://www.youtube.com/watch?v=-kcsrSkOLx4
SAPO-BOMBA
16/12/2009, 20:21
Amigos, ainda vou me informar a respeito do estado geral do carro, inclusive o ano e a motorização ainda estou a confirmar. De antemão agradeço pelas respostas, pelo menos já estão "iluminando" um pouco o caminho.
O problema é que esse motor ficou 3 anos ou mais sem funcionar uma única vez. Deve estar uma meleca só por dentro, todo colado, etc etc etc...
Por isso botar pra funcionar seria o mesmo que dar o tiro de misericórdia e acabar moendo tudo. Prefiro desmontar, ver o que dá pra aproveitar ou não e meter tudo novo. Pode ser que seja até razoavelmente caro, mas pelo menos dará uma tranquilidade maior em saber que o principal foi feito com vontade e esmero.
Abraços, e aguardo por mais dicas!
Marcio Rossetto
16/12/2009, 20:27
:palmas:Parabens realmente é outro papo !!! Eu também ja tive uma experiência semelhante quando uma época coloquei um motor ap 2.0 no meu Niva, não usava mais a terceira, realmente vc gasta,mas o resultado é fantastico.
No meu caso, trata-se de um Willis 1960, que vou fazer SPOA , preparar para trilha pesada. Camarada , ja vi que eu vou ter um longo desafio para conseguir 80 km/h . A idéia e propósito é outro . Meus diferenciais são muito reduzidos .
No caso opitei pelo BF por 2 motivos : torque em baixa, porque aqui em Minas é só subida e Erosão e a outra a confiabilidade, partindo do pressuposto que a embreagem é original Sachs, não há solda no eixo piloto, papapi - papapa, vc sabe , detalhes que enchem o saco. No futuro talvez também queira algo menos básico.
Como não ia adiantar vendi esse motor pra um amigo aqui do Forum, por 1800, é mole?:putz:
Foi o que consegui pegar,o motor estava otimo, ficou boa a retifica, só que esse motor não é mais pra os dias de hoje, isso que eu escrevi:pensativo:, coloquei um motor GM 4.1 mpfi, estou muito contente com ele, gastei muito mais valeu a pena o desempenho, se quise dar uma olhada,vou te passar o link,o que ele vai gastar para arrumar devidamente esse motor, é melhor investir num novo, isso não tenha duvida!:concordo:
http://www.youtube.com/watch?v=-kcsrSkOLx4
santistadoente
16/12/2009, 21:24
:palmas:Parabens realmente é outro papo !!! Eu também ja tive uma experiência semelhante quando uma época coloquei um motor ap 2.0 no meu Niva, não usava mais a terceira, realmente vc gasta,mas o resultado é fantastico.
No meu caso, trata-se de um Willis 1960, que vou fazer SPOA , preparar para trilha pesada. Camarada , ja vi que eu vou ter um longo desafio para conseguir 80 km/h . A idéia e propósito é outro . Meus diferenciais são muito reduzidos .
No caso opitei pelo BF por 2 motivos : torque em baixa, porque aqui em Minas é só subida e Erosão e a outra a confiabilidade, partindo do pressuposto que a embreagem é original Sachs, não há solda no eixo piloto, papapi - papapa, vc sabe , detalhes que enchem o saco. No futuro talvez também queira algo menos básico.
Pra voce foi um bom negócio, dentro de suas necessidades, não sei qual vai ser o uso do amigo, mais como temos que modernizar, pelo problema de peças, facilidade de compra, mais economia e desempenho, no meu caso e de alguns, compença trocar esse motor, nos caso dele, pelo que ele me disse do motor dele, estar parado, vai ter que ser uma retifica completa, ai vai mais de 4 paus, e o resultado é insatisfatório, mais cada um com sua opção, espero que ele faça o melhor!
Um grande abraço!:concordo:
. . .
O problema é que esse motor ficou 3 anos ou mais sem funcionar uma única vez. Deve estar uma meleca só por dentro, todo colado, etc etc etc...
Por isso botar pra funcionar seria o mesmo que dar o tiro de misericórdia e acabar moendo tudo . . .
Abraços, e aguardo por mais dicas!
Bom dia prezado, colocar um motor com 3 anos de 'spa' não é tão difícil quanto pode parecer : :idea:
1 - Troque o óleo e o filtro, retire o fitro de ar.
2 - Faça uma mamadeira de gasolina com um pet de 2 litros direto no carburador, provavelmente o tanque e a bomba já estão ruins.
3 - Dê uma limpeza geral no platinado/distribuidor, ajuste ou se puder troque o platinado se não for ignição eletrônica.
4 - Retire as velas, com ela foras do motor, gire manualmente o motor pela polia para sentir como ele está.
5 - Jogue Wite lub ou qualquer outro lubrificante spray em cada cilindro, não muito, gire o motor mais um pouco.
6 - com uma bateria nova, dê partida no motor, sem as velas ainda, até apagar a luz de óleo, deixe o óleo circular pelo motor fazendo isso algumas vezes.
7 - Instale velas novas.
8 - Dê partida, se seu motor estiver ok, vai pegar fácil sem risco de quebrar alguma.
Já vi camarada colocar motor em funcinamento até mesmo sem fazer isso, é um risco, comprei um 64 recentemente que estava parado a 2 anos, só fiz do 4 em diante, pegou na 5ª partida, e olhe que a junta do cabecote estava queimada entre o 2º e 3º , e 4º e 5º cilindros, que é onde normalmente queima - a junta é muito fina nesses locais - boa sorte . . . :concordo:
paesem520
17/12/2009, 11:46
Pois é Jacimar. O meu ficou parado nada menos do que 07 anos, tomados alguns cuidados, como vc falou e o bichinho pegou depois de 2 tentativas. Rodou 530 km com uma troca de óleo, aí encostei e resolvi retificar. Naquele estado, com bronzinas quase a zero, e folgas, ainda mostrava força até os 300/400 km, aí foi diminuindo, aí dava raiva de andar. Imagino quando ficar pronto, a usina de força.
Retifica esquece.
Grande abraço!
Eu já estou na outra ponta, adorei minha retifica do BF, ficou super forte, muito ajustado, um som lindo....:-D, na retifica que eu fiz ele me pediram peças de ponta, tipo pistão, falaram que se eu comprasse sukoy ela não davam garantia, comprei tudo metal leve, ando direto com ele, na estrada anda na medioa de 100/110km/h sem esgoelar( 3.000rpm) subo uma rampa aqui em SJC em 4ª facil coisa que com o FIT tenho que passar para 3ª pisando forte.
Ah!!! outra coisa, o meu Bf foi pro brejo pq viajei uns 140km com a bomba de oleo quebrada, sem mandar oleo.... acho que motor moderno tinha ficado na estrada...
Pra voce foi um bom negócio, dentro de suas necessidades, não sei qual vai ser o uso do amigo, mais como temos que modernizar, pelo problema de peças, facilidade de compra, mais economia e desempenho, no meu caso e de alguns, compença trocar esse motor, nos caso dele, pelo que ele me disse do motor dele, estar parado, vai ter que ser uma retifica completa, ai vai mais de 4 paus, e o resultado é insatisfatório, mais cada um com sua opção, espero que ele faça o melhor!
Um grande abraço!:concordo:
Sai uns 4 paus mesmo, quanto da consumo do motor, acho que depende do cuidado com ele e do conjunto...
O meu vai para São Paulo e volta com menos de 1/2 tanque e ainda roda mais uns 3 dias, com o FIT Flex, rodo no alcool um tanque fazendo as mesmas coisas na cidade, sem ir para São Paulo
Meu Jeep é longo, BF 161, cambio 4m da F-75, pneus 235/85/16 e diferencial 9:44
diego4x4
18/12/2009, 01:29
:pensativo:Olha cara eu digo o seguinte como o amigo RBM disse q ficou muito forte, isso vai depender muito dos pneus q vc vai pretender usar, o meu tava com o motor bf e pneu 33 relação 8:44 olha era primeira reduzida esguelada nas trilhas e se pegasse uma subida com a terra seca tinha que pisa na embreagem levanta o giro pra ele ir. Mais ainda usando pneus pequenos acho q vale mais apenas colocar um ap ou um 4cc opala vc pega e adapta na caixa original do willys. sem falar que é muito caro a retifica e aqui na minha cidade tu compra motor 4cc opala por 1000 reais em bom estado:concordo:
RBM, interessante a tua experiência com o BF-161. deve ter sido uma retífica muito bem feita, mesmo. Vou guardar a tua referência, porque quem sabe um dia não faço o meu também. O meu anda com uma barulho estranho em baixa, mas acelerando um pouco e desaparece. O mecânico disse já duas vezes que notou elementos metálicos no óleo quando da troca, mas o velho BF não reclama de nada. Como é um 59, creio que o desgaste seja considerável, e que se retificado se transformaria muito para melhor. Vou conttinuar rodando com ele até abrir o bico... mas talvez dure masi do que eu mesmo. eheheh.
parabéns.
Eu já estou na outra ponta, adorei minha retifica do BF, ficou super forte, muito ajustado, um som lindo....:-D, na retifica que eu fiz ele me pediram peças de ponta, tipo pistão, falaram que se eu comprasse sukoy ela não davam garantia, comprei tudo metal leve, ando direto com ele, na estrada anda na medioa de 100/110km/h sem esgoelar( 3.000rpm) subo uma rampa aqui em SJC em 4ª facil coisa que com o FIT tenho que passar para 3ª pisando forte.
Ah!!! outra coisa, o meu Bf foi pro brejo pq viajei uns 140km com a bomba de oleo quebrada, sem mandar oleo.... acho que motor moderno tinha ficado na estrada...
blz pessoal,
Então o meu BF morreu esses tempos, usava o jipe no dia dia, resolvi trocar por um AP 2.0
Motivos da troca:
1) mecânica moderna
2) percorrer consideraveis distâncias
3) preço da retífica
4) o bixo bebe como ninguém....
Se precisar de peças para o motor BF,
tenho cabos 10.0 mm novos
carburador retificado a pouco tempo
kit ignição eletrônica (distribuidor e modulo)
abraços
quem tem esse motor use até arrebentar, retifica só louco, eu fui um deles, gastei uns 4 paus e não fiquei satisfeito, não com a retifica, com o motor é muito atrasado, foi feita pra decada de 50 passou, não da , não faça essa besteira.....:parede:
retifica esquece.
Grande abraço!
olha o meu ja tem tudo novo de bomba de agua a oleo a velas e por ai vai mas, na verdade quero trocar umas coisinhas nele chamadas brozinas aneis e moveis para deixar mais novo .ontem fui a rua e comprei a unica coisa que podia sem abrir o motor que é a cremaleira e as juntas do motor .depois das festas meu pai vai abrir o bichinho depois de 43 anos de idade.
RBM, poderia me dar a indicação da retífica...estou com o motor do meu CJ3B quase indo para o saco e ainda não decidi o que fazer. Obrigado e [s].
RBM, poderia me dar a indicação da retífica...estou com o motor do meu CJ3B quase indo para o saco e ainda não decidi o que fazer. Obrigado e [s].
Fiz o meu na Retifica Tamoios aqui em São José dos Campos, gostei muito Pistão, aneis, bronzinas, buchas, Valvulas, comprei na Mirpo ai em São Paulo
www.mirpo.com.br (http://www.mirpo.com.br)
Uma coisa que levei em conta foi o que a retifica me passou, já que iria gastar, tinha que ser com peças de 1ª, se não eles nem davam garantia....rs, Comprei tudo Metal Leve e as valvulas o socio da Mirpo tem uma fabrica em caçapava, produto de qualidade.
SAPO-BOMBA
03/01/2010, 03:07
Prezados, afim de poupar os dedos de alguns bons ajudantes que deixaram aqui seus pitacos ( fico agradecido! ), gostaria de ser mais objetivo:
1 - Quem de vcs fez retífica completa de um dos motores citados?
2 - Ficou bom? Quanto foi o gasto médio?
3 - Em caso negativo, qual foi a opção de motor pra substituir o BF/OHC? E o custo?
Acho que assim vai facilitar muito mais a gente chegar num denominador comum, e serve até como "arquivo vivo" pra quem quiser retificar ou trocar o motor de seus Jeep.
Grande abraço!
LOCATELLI BSB
03/01/2010, 10:38
Pessoal, não sei vai ajudar, mas, depois de 1 ano e meio parado, cj5 1963 mecanica original, retirei as velas, coloquei WD 40 nos cilindros e movimentei-o devagar tipo vai e vem com a segunda marcha engatada ( cambio de 3 marchas) depois de algumas voltas no eixo recoloquei as velas devidamente limpas e depois de algumas tentativas com WD no carburador ele pegou, meio fora de "forma", mas, funcionou. Depois parti para as devidas regulagens. abçs
Marcio Rossetto
05/01/2010, 19:36
Camarada , eu acabei de fazer no meu BF , digamos que eu fiz completa , mas economizei no que eu pude .
O resultado foi bom, o motor ficou bastante forte.
A unica coisa que eu não fiz foi retificar as guias de valvulas, não estavam com folga , mas não totalmente justas . O comandode Valvulas estava 100%.
O motor bate um pouquinho de valvula, mas acelera bem e tem muita força. Não engasga , só não ficou muito silencioso ( marca registrada desse motor) No meu foi a ultima retífica, + 1,5 mm do pistão .
Usei os pistões Suloy e ficou 100% .
Acho que que compensa o motor original , porque adaptação tem que ser bem feita e original é original .
Hoje o meu jipe , tem um motor bom , uma embreagem original Sachs e esta bem justo. Acho que esta bem confiável para a trilha . Estou andando pra cima e pra baixo e até agora nada a reclamar .
Gastei na Retífica R$ 2700,00.
Se fizer 100% Guias de vávulas, trocar tuchos , etc .... vai chegar nos
R$ 4500, mas pode confiar o motor fica show !
Agora é importante o bloco estar bom, antes de sair gastanto tem que analisar bem o assento das válvulas de escape , pois é muito comum ter trincas. Para ficar boa a retifica , é necessário um bloco bom.
Prezados, afim de poupar os dedos de alguns bons ajudantes que deixaram aqui seus pitacos ( fico agradecido! ), gostaria de ser mais objetivo:
1 - Quem de vcs fez retífica completa de um dos motores citados?
2 - Ficou bom? Quanto foi o gasto médio?
3 - Em caso negativo, qual foi a opção de motor pra substituir o BF/OHC? E o custo?
Acho que assim vai facilitar muito mais a gente chegar num denominador comum, e serve até como "arquivo vivo" pra quem quiser retificar ou trocar o motor de seus Jeep.
Grande abraço!
Parabéns pela boa retífica, e pelos resultados...
Mas como ficou o consumo do bichão ?!
Abraços...
Camarada , eu acabei de fazer no meu BF , digamos que eu fiz completa , mas economizei no que eu pude .
O resultado foi bom, o motor ficou bastante forte.
A unica coisa que eu não fiz foi retificar as guias de valvulas, não estavam com folga , mas não totalmente justas . O comandode Valvulas estava 100%.
O motor bate um pouquinho de valvula, mas acelera bem e tem muita força. Não engasga , só não ficou muito silencioso ( marca registrada desse motor) No meu foi a ultima retífica, + 1,5 mm do pistão .
Usei os pistões Suloy e ficou 100% .
Acho que que compensa o motor original , porque adaptação tem que ser bem feita e original é original .
Hoje o meu jipe , tem um motor bom , uma embreagem original Sachs e esta bem justo. Acho que esta bem confiável para a trilha . Estou andando pra cima e pra baixo e até agora nada a reclamar .
Gastei na Retífica R$ 2700,00.
Se fizer 100% Guias de vávulas, trocar tuchos , etc .... vai chegar nos
R$ 4500, mas pode confiar o motor fica show !
Agora é importante o bloco estar bom, antes de sair gastanto tem que analisar bem o assento das válvulas de escape , pois é muito comum ter trincas. Para ficar boa a retifica , é necessário um bloco bom.
Marcio Rossetto
07/01/2010, 12:11
Tudo bem !
Ainda não tenho dados precisos do consumo, até porque não esta funcionando o velocimetro e também esta sem a boia do tanque :parede:mas não esta gastão :discordo: .
Outra coisa que eu fiz e melhorou muito o motor foi retificar o carburador na Empresa Carburama . Embuchamento completo da haste injetora , descarbonização , etc .
Encostou o pé ele responde . paguei R$ 110,00 na reforma .
Parabéns pela boa retífica, e pelos resultados...
Mas como ficou o consumo do bichão ?!
Abraços...
Esse dado sobre o consumo é importante... antes e depois.
Como você obteve esse sentimento de que "não está gastão" ?
Não consegue, ainda que no sentimento, calcular um número ?
Parabéns, mais uma vez...
Abraços.
Eu falando comigo mesmo... ressucitando um tópico - e um assunto que muitos (a maioria) vai achar totalmente fora de propósito: RETIFICAÇÃO DE BF-161 !!! Desiludi-me um pouco do Jeep depois de submetê-lo a um MECHÂNICO enroladaço. Não tenho entrado muito neste fórum... escolhi um assunto polêmico para voltar. Na verdade... retificar meu BF... muito difícil. Eheh.
Tô precisando é dar uma geral no bicho, que nesse sábado não pegou nem por decreto... acho que afoguei de tanto tentar. Foi preciso mandar uma carga 24 horas na bateria ou não teria resistido. A adaptação de direção hidráulica que o sujeito fez aproveitou um dos parafusos - o primeiro - do cabeçote para fixar a bomba hidráulica. Resultado... sinto que preciso limpar ou trocar a primeira vela, mas não tem jeito de meter qualquer tipo de chave ali para removê-la. A primeira providência deve ser trocar a posiçlão da caixa hidráulica, que a meu pedido não foi colocada onde todo mundo coloca, entre a grade e o parachoque. Ficou uma m... o cara aproveitou parte das articulações da direção horiginal e o resultado é que a direção é levíssima, pero cheio de folgas que não tem como tirar. Colocada no lugar certo, arranjada outra solução para a fixação da bomba... aí é dar a geral no BF... tirar as velas, limpar, ajustar válvulas, ponto, e o que mais for necessário. Esse BF tem que rodar muito ainda.
Mas o que eu queria saber é se mais algum herói partiu para retífica do BF, e qual foi o resultado.
Abraços.
Esse dado sobre o consumo é importante... antes e depois.
Como você obteve esse sentimento de que "não está gastão" ?
Não consegue, ainda que no sentimento, calcular um número ?
Parabéns, mais uma vez...
Abraços.
matrakaum
22/11/2012, 10:49
Eu falando comigo mesmo... ressucitando um tópico - e um assunto que muitos (a maioria) vai achar totalmente fora de propósito: RETIFICAÇÃO DE BF-161 !!! Desiludi-me um pouco do Jeep depois de submetê-lo a um MECHÂNICO enroladaço. Não tenho entrado muito neste fórum... escolhi um assunto polêmico para voltar. Na verdade... retificar meu BF... muito difícil. Eheh.
Tô precisando é dar uma geral no bicho, que nesse sábado não pegou nem por decreto... acho que afoguei de tanto tentar. Foi preciso mandar uma carga 24 horas na bateria ou não teria resistido. A adaptação de direção hidráulica que o sujeito fez aproveitou um dos parafusos - o primeiro - do cabeçote para fixar a bomba hidráulica. Resultado... sinto que preciso limpar ou trocar a primeira vela, mas não tem jeito de meter qualquer tipo de chave ali para removê-la. A primeira providência deve ser trocar a posiçlão da caixa hidráulica, que a meu pedido não foi colocada onde todo mundo coloca, entre a grade e o parachoque. Ficou uma m... o cara aproveitou parte das articulações da direção horiginal e o resultado é que a direção é levíssima, pero cheio de folgas que não tem como tirar. Colocada no lugar certo, arranjada outra solução para a fixação da bomba... aí é dar a geral no BF... tirar as velas, limpar, ajustar válvulas, ponto, e o que mais for necessário. Esse BF tem que rodar muito ainda.
Mas o que eu queria saber é se mais algum herói partiu para retífica do BF, e qual foi o resultado.
Abraços.
Kra tb. pensei mto em retificar o meu BFão. Sinceramente, gostaria muito de manter o motor original...sei lá...Charme talvez...
Mas o fato é que não compensa. Vc. faz um motor zero gasta uns 4k, nas minhas contas ficou quase isto, terá um baita motor que vai durar mais um montão de anos mas, mesmo assim, será um motor antigo que vc. não pode tirar mais "água" dele.
Optei pelo do Opala que apesar de ser tão antigo quanto é um motor que dá para fazer um monte de coisas e a retífica é mais em conta.
Por exemplo, tó c/ um a Alcool c/ ignição aqui. Tem um carburador com uma bocana enorem, eu tenho um H-34 que ganhei novo. Mas já me falaram que é moleza de injetar. Vou precisar de uma TBI monoponto (eu já tenho a do monza) - Vou precisar de uma Polia Fônica (eu já tenho) - vai faltar módulo de injeção, chicote e bico.....
Então, optei por pôr este do Opala mesmo. E não vou mudar o câmbio. Vai ficar o 3m original c/ capa seca do Opala.
abço,
Pois é... MATRAKAUM.... retificar vai ser difícil.
Será que eu encontro um OPALA-4 em condições.... com nota, e por quanto ?
A caixa... concordo contigo... pode ser mesmo a de três 1a seca atual - que não desgosto.
Estou com pneus quase 33 - Genius 31, mas ainda bem novos -, de modo que a relação final não está curta, não - apesar dos diferenciais 43/8. No momento estou querendo é botar o motor pra funcionar reguladinho, e tirar a prova se esse BF já deu o que deu. Se me colocassem ele confiável de novo... nem precisaria trocar.
Abraços.
matrakaum
23/11/2012, 22:13
O preço dele em desmanches parte de 1.400,00 - Isto em locais honestos c/ NF e garantia. Seria o preço que venderia o meu, por exemplo.
Eu já vi um por 2.000 mas era zerado de um amigo daqui....aquele eu babei mas não tinha grana pra comprar.
Mas, uma coisa q me ocorreu agora, talvez, vale mais a pena pegar um já meia sola, por uns 800 pra baixo, e mandar fazer a retífica. As peças do Opala são muiiiiiiiiito mais baratas que as do Bfão. Aí vc. fica c/ um do jeito que vc. quer e 100% confiável.
antonio umino
24/11/2012, 08:08
Matrakaum... De tudo que li por aqui. acho que o motor original BF. Se não fosse a picaretagem (exploradores) o motor Bf. teria o mesmo gasto que se gasta em um motor opala. A diferença é que por enquanto o motor opala apesar de que as peças são mais em conta, mas com o tempo acabarão tal qual o Bf pois, não existe mais em linha de produção nos autos novos.... Agora, se vc quer manter a viatura original, acho que uma boa retifica que faça o serviço com perfeição não tem muita diferença de se fazer o serviço tanto no motor opala como no Bf, pois os serviços de usinagem em ambos são iguais. o que encarece é o valor das peças, por ser de jeep..... Acho o funcionamento e manuntenção muito mais fácil o Bf....
Bom. tem várias opiniões à respeito..........
até mais.
matrakaum
24/11/2012, 10:42
Antônio realmente vc. tem rezão na questão do serviço de retífica. Aliás, eu não achei tão caro. Ficava em torno de 500 na pior das hipóteses. O rapaz me passou os valores. Ele falou que em média 350,00 mas se tivesse que fazer não sei lá o que ficava em 500.
O problema são as peças. Não tem condiça...
As do Opala fabricam ainda. Tem muito Opala rodando... Tem um kra que reforma aqui em Osasco, Allen, deve ter uns 30 na oficina. Eu acho q tão cedo as peças de Opala não vão sumir. Agora do Jeep já sumiu faz tempo.
Como disse pessoalmente gostaria de manter o Bfão mas não dá. Não vale a pena. Vou gastar uma grana preta e não terei como fazer Ups nele depois. Por isso optei por este do Opala.
Na verdade queria um Diesel da Ranger - mas aí eu ia ser posto para fora de casa.
fagsilva
04/12/2012, 13:01
RBM boa tarde,
Tbm sou de SJC e pretendo realizar uma revisão no meu BF, porém não conheço ninguem na região que faça isso, vc poderia indicar? Abraços
Sai uns 4 paus mesmo, quanto da consumo do motor, acho que depende do cuidado com ele e do conjunto...
O meu vai para São Paulo e volta com menos de 1/2 tanque e ainda roda mais uns 3 dias, com o FIT Flex, rodo no alcool um tanque fazendo as mesmas coisas na cidade, sem ir para São Paulo
Meu Jeep é longo, BF 161, cambio 4m da F-75, pneus 235/85/16 e diferencial 9:44
Alemao4x4
05/12/2012, 12:51
Julinot, o cambio de 3 marchas só vai bem se vc usar o jeep exclusivamente na trilha, onde voce vai usar mesmo é 1ª reduzida, porque no asfalto e na cidade a distancia entre as marchas deixa o jeep muito ruim, voce poe 1ª ele urra poe 2ª ele não aguenta, se fosse voce eu colocaria o motor opala 151 e a caixa 5 marchas do chevete com adaptador depptec, gastar pouco e fazer algo ruim desanima, gaste o que precisa, sem exagero mas faz uma vez so e sinta-se bem, quanto a direção vou postar na semana que vem como ficou as barras do meu, pra voce ver que maravilha de serviço.
abraços
gabrielrg
21/07/2015, 22:58
Pessoal, voltando sobre preços de retífica. Estou fazendo parte do meu motor (já que algumas partes estavam boas) e foi esse o custo:
Mão de obra do mecânico: R$800 (demonstagem, análise, limpeza e montagem deixando funcionando no Jeep)
Retífica: R$850,00 (retifica e desempeno do vira, desempeno de bielas e cabeçote, troca de retentores, brunimento dos 6 cilindros, reparos nas válvulas)
Peças: R$780,00 (bronzinas de biela e mancal, anéis de segmento, jogo de juntas)
Total: R$2.430,00
Tá um preço barato, justo ou caro?
Obrigado!
santistadoente
21/07/2015, 23:29
Amigo já fiz essa retifica, e te digo nunca vai ficar bom, parte para, adaptacao, opala, silverado, diesel , mas esse motor não aconselho, boa sorte!
gabrielrg
22/07/2015, 00:01
Opa =]
Essa questão do BF parece bem variada entre jeepeiros e mecânicos. Por enquanto vou tentar o original mesmo. Vlw!
matrakaum
22/07/2015, 09:36
Kra o BFão é um ótimo motor... se não fosse bom não rodaria 30 anos.
Agora é o seguinte para fazer uma retífica meia-sola é melhor não fazer. Não estou criticando mas vou dizer o que vejo no meu dia-a-dia. Bom eu trabalho com desmontagem de veículos portanto tb. vendo motores (o meu é legalizado pelo Detran/SP).
Ao menos uma vez por semana escuto lamentações de alguém que fez uma pseudo retífica. A história varia muito pouco nos detalhes:
1) fez retífica apenas no cabeçote aí a parte de baixo não aguentou e foi embora.
2) fez retífica na parte de baixo o cabeçote estava bom - o cabeçote não aguentou e foi embora
3) trocou só algumas coisas pq. o mecânico disse (para não assustar o cliente e não perder a mão-de-obra) que o motor estava bom.
Mas o final é sempre o mesmo... Vai ter de fazer retífica completa e o valor é absurdo. Aí correm aqui para comprar um motor e vem com a conversa de que eu tenho que ajudar pq. o mecânico ferrou eles.
Que culpa eu tenho!?
Não estou gorando o que vc. fez gabrielrg, muito pelo contrário, torço para que dê certo mesmo pq. eu tb. fui vítima de mexânicos no meu BF e gastei mais de 1.000 e o motor não prestou. Tenho cabeçote retíficado e kit de ignição nunca usada que não viram nem uma fagulha de fogo.
Talvez, o BF por ser um motor rústico e duro na queda aguente o tranco mas se fosse um AP, OHC e outros eu já decretava que ia dar pau.
santistadoente
22/07/2015, 09:59
Eu fiz a retifica completa numa empresa de marca, gaste 4 mil reais em 2010, esse motor não suporta andar acima de 90 que esquenta, no sexto cilindro tem um defeito crônico de perca de compressão , vazamento de óleo é normal nesse carro, com o tempo vaza, esse motor e da década de 50, se tiver q funcionar se tem que entrar na maquina do tempo,Pra que gastar dinheiro com defunto, a opção melhor, seria um motor pelo menos dos anos 80/90 que teria pecas de reposição , com mais facilidade, e não teria esses problemas por mim descritos e outros que já vi Aqui no forum, um motor de 6cc opala seria uma opção bem melhor, e gastaria menos grana e fica ótimo conforme vários tópicos aqui existentes, nosso colega me desculpe mais com r$ 2.400,00 reais esse motor vai quebrar, impossível fazer uma retifica 100%, coloquei na minha o motor de Silverado e ficou sensacional , boa dica, desculpe a franqueza ! Forte abraço!
gabrielrg
22/07/2015, 22:06
Quase largo tudo e compro um wrangler agora rsrsrs
Eu entendo a preocupação e sei que corro um risco da retífica não arrumar meu problema.
Depois que desmontou-se o motor, dois mecânicos já bem acostumados com Willys analisaram e perceberam que:
1) Pistões, anéis de segmento e cilindros todos em bom estado.
2) Bronzinas de bielas todas em bom estado também.
3) Virabrequim batendo nas bronzinas do mancal.
O que houve foi: Esse motor foi retificado não a muito tempo, a parte do cabeçote foi bem feita mas o vira e bloco pelo jeito não... Sei que as coisas estão bem interligadas e uma parte ruim afeta o restante do motor (não necessariamente de forma proporcional).
O dono anterior não forçava o carro, andava em fins de semana e só na cidade e isso por 8 anos.
Segunda-feira esse motor deve estar pronto e vou testá-lo. Espero que o mecânico responsável faça valer o título de "o que mais conhece motor bf-161" em Manaus. Depois atualizo aqui no fórum e mostro fotos. Abraços!
Quase largo tudo e compro um wrangler agora rsrsrs
Eu entendo a preocupação e sei que corro um risco da retífica não arrumar meu problema.
Depois que desmontou-se o motor, dois mecânicos já bem acostumados com Willys analisaram e perceberam que:
1) Pistões, anéis de segmento e cilindros todos em bom estado.
2) Bronzinas de bielas todas em bom estado também.
3) Virabrequim batendo nas bronzinas do mancal.
O que houve foi: Esse motor foi retificado não a muito tempo, a parte do cabeçote foi bem feita mas o vira e bloco pelo jeito não... Sei que as coisas estão bem interligadas e uma parte ruim afeta o restante do motor (não necessariamente de forma proporcional).
O dono anterior não forçava o carro, andava em fins de semana e só na cidade e isso por 8 anos.
Segunda-feira esse motor deve estar pronto e vou testá-lo. Espero que o mecânico responsável faça valer o título de "o que mais conhece motor bf-161" em Manaus. Depois atualizo aqui no fórum e mostro fotos. Abraços!
Bf161 é um motor dos anos 50 para um caro dos anos 50, se quiser e conseguir andar com o jeep no ritmo dele, um bf mesmo ruim dura a vida inteira e mais 6 meses..
pra socar a bota é melhor algo mais moderno mesmo...eu já preferiria um jku mas isso é conversa pra outro tópico
quanto ao preço tá me parecendo bem bão,tem garantia?
eu metia ficha
[]'s
ZEQUINHA8100
27/07/2015, 00:01
Amigo faça a retifica do BF e seja feliz, vai ter motor pro resto da vida é so saber usar,se fosse ruim não estavam funcionando ate hoje, e sinceramente, duvido que outro motor aguente tanto quanto ele, pq tudo no jeep foi feito pra durar, agora querer que um carro com mais de 50 anos com tração e reduzida ande a 90 km por hora, pode ter certeza o menor de seus problemas vai ser um motor estourado, jeep não é carro corrida.
santistadoente
27/07/2015, 04:48
Para que retificar um motor que não te oferece mais nada de prático na década de de 2010? Resposta ... Jogar dinheiro fora....por que não colocar um motor mais moderno, se o dinheiro será gasto da mesma forma? A tecnologia existe para podermos evoluir , e não pararmos no tempo, senão houvesse outra opção .... Mas existem varia melhores e mais baratas , então .....Pense.....
Na minha humilde opinião, não funciona porque vc espera que sua f75 ande a 150 km/h, eu também modifiquei meu cj-5, aí não vai funcionar mesmo, mas tem muita gente que anda dentro das especificações do projeto do motor e do veículo, aí funciona sim! e funciona bem pra cacete, pode até ser que mesmo tendo gastado bastante, sua retifica não tenha ficado boa, o bf tem um limite de giro, é motor pra 4.000 giros, não mais que isso, mas tem força e durabilidade de sobra, se usado com critério dura muito e é confiável...
[]'s
ZEQUINHA8100
27/07/2015, 11:07
[QUOTE=tuna;2299992]Na minha humilde opinião, não funciona porque vc espera que sua f75 ande a 150 km/h, eu também modifiquei meu cj-5, aí não vai funcionar mesmo, mas tem muita gente que anda dentro das especificações do projeto do motor e do veículo, aí funciona sim! e funciona bem pra cacete, pode até ser que mesmo tendo gastado bastante, sua retifica não tenha ficado boa, o bf tem um limite de giro, é motor pra 4.000 giros, não mais que isso, mas tem força e durabilidade de sobra, se usado com critério dura muito e é confiável...
É por ai mesmo Tuna, se for com o projeto original dura e dura muito,duvido um motor durar tanto quanto ele,agora se for mudar toda a configuração ai o BF fica obsoleto mesmo, pq é um motor pra baixas rotações
[QUOTE=tuna;2299992]Na minha humilde opinião, não funciona porque vc espera que sua f75 ande a 150 km/h, eu também modifiquei meu cj-5, aí não vai funcionar mesmo, mas tem muita gente que anda dentro das especificações do projeto do motor e do veículo, aí funciona sim! e funciona bem pra cacete, pode até ser que mesmo tendo gastado bastante, sua retifica não tenha ficado boa, o bf tem um limite de giro, é motor pra 4.000 giros, não mais que isso, mas tem força e durabilidade de sobra, se usado com critério dura muito e é confiável...
É por ai mesmo Tuna, se for com o projeto original dura e dura muito,duvido um motor durar tanto quanto ele,agora se for mudar toda a configuração ai o BF fica obsoleto mesmo, pq é um motor pra baixas rotações
E mais, num fica só no motor, colocou motorzão, vai ter que dimensionar o câmbio, os freios, reforçar os eixos...
Eu tenho motor grande e moderno e estou contente com ele, mas a proposta já é outra, ando junto com troller em deslocamento e trilhas (fazemos trilhas pesadas a mais de 100km de casa, vou e volto rodando sempre) acho que pra o meu uso a viatura tá legal, mas não dá pra usar no dia a dia...
Não tem almoço grátis.
[]'s
santistadoente
27/07/2015, 11:48
Opa....
rsrsrsrrs
Ai concordo com o amigo, no cacete vai....:esgrima:
santistadoente
27/07/2015, 11:50
O cara tem 2 opções, ter uma amante de 50 anos e outra de 30 anos, ja que não posso ficar sem ela, prefiro a de 30....:mrgreen:
antonio umino
27/07/2015, 12:40
Amigo. Santista....
Vc tem razão.... mas muitas vezes é preferível, fazer como você fez,.... por cima uma F 75..... e por baixo. uma viatura moderna, e porque não dizer. confiável. mas para fazer isto tem um custo que talvez hoje não compense tudo isto, o transtorno para fazer o documento (mudança de um chassis para o outro)... e com toda esta dificuldade. é melhor usar uma viatura moderna para fazer trilhas e outras maluquices.....
Então em viatura velha obsoleta.... o ideal é fazer uma meia boca.... adaptações simples. como a troca de motor e cambio por uma de uma viatura que hoje está em desmanches.... Antigamente usava-se muito motor de opala tanto o de 6 ou 4 cilindros.
No fórum estão fazendo a adaptação de motores modernos. tal qual os do Monza ,.... Astra enfim motor Gm de 2.0 2.2. e 2.4 com grande facilidade na adaptação....... e estão andando bem...
Pensar que hoje as s 10 com 206 cv..... com um pequeno motor de 2.4 cabina dupla e com todo aquele tamanho anda e até bem.....
Se não fosse as peças de hoje para os antigos uma grande falta de qualidade e precisão, bastava comprar as peças e montar tanto o motor como a caixa de cambio.........
bom palpitando.
abraços.
santistadoente
27/07/2015, 13:23
Amigo. Santista....
Vc tem razão.... mas muitas vezes é preferível, fazer como você fez,.... por cima uma F 75..... e por baixo. uma viatura moderna, e porque não dizer. confiável. mas para fazer isto tem um custo que talvez hoje não compense tudo isto, o transtorno para fazer o documento (mudança de um chassis para o outro)... e com toda esta dificuldade. é melhor usar uma viatura moderna para fazer trilhas e outras maluquices.....
Então em viatura velha obsoleta.... o ideal é fazer uma meia boca.... adaptações simples. como a troca de motor e cambio por uma de uma viatura que hoje está em desmanches.... Antigamente usava-se muito motor de opala tanto o de 6 ou 4 cilindros.
No fórum estão fazendo a adaptação de motores modernos. tal qual os do Monza ,.... Astra enfim motor Gm de 2.0 2.2. e 2.4 com grande facilidade na adaptação....... e estão andando bem...
Pensar que hoje as s 10 com 206 cv..... com um pequeno motor de 2.4 cabina dupla e com todo aquele tamanho anda e até bem.....
Se não fosse as peças de hoje para os antigos uma grande falta de qualidade e precisão, bastava comprar as peças e montar tanto o motor como a caixa de cambio.........
bom palpitando.
abraços.
Sempre um prazer em te ver por aqui amigo, o topico diz o seguinte, vou retificar um motor BF por 2.400 mangos, não vai , eu sei que não vai,:esgrima:ou faz tudo ou não mexe, ate fundir mesmo, ai vc vai arrumar direito vai gasta 5 mangos, com a metade disso, se compra um motor opala 4 cc, que tambem é velho, mais pelo menos ja vem mais aperfeiçoado, eu não gastaria com um motor que não passa de 90 km/k,:parede:para se chegar na trilha, tem, que andar no asfalto, a não ser que se faça trilha no quintal de casa,:confused: mas sempre vai ter que andar uns kmts, ai complica esse motor, ja fiz essa retifica, E NÃO FICA NUNCA DO JEITO QUE QUEREMOS,:screwy:JA QUE E PRA COLOCAR GRANA, COLOCA EM CIMA DE COISA MAIS MODERNA, COM MAIS FACILIDADE DE TROCA DE PEÇAS, vejo assim, agora os caras falar, que essa tartaruga, é o melhor que existe e roda a 30 anos, coisa e tal, é comico, na minha opinião:mrgreen:
Grande abraço!
gabrielrg
31/07/2015, 15:10
Fala pessoal, blz? :-P
Bem, tô vendo que a previsão é que dê muito errado na minha retífica ainda mais por R$2.400,00 (por toda a experiência que o pessoal aqui já teve em retíficas de BF). Eu vou esperar, não vou defender nem desacreditar no serviço, pois assim, como vocês, desejo que esse meu motor fique redondinho.
Enfim, quarta-feira meu motor deve tá pronto no carro (minhas peças demoraram pra chegar) e vou postar um vídeo aqui pra mostrar como ficou. Depois de andar por alguns dias (aos fins de semana) eu volto e digo minhas impressões.
O propósito desse jeep é passeio em alguns ramais e sítios, nada de trilha mais pesada. Dentro da cidade não preciso chegar a 100 km/h (o limite é 60 km/h). Quando eu pegar estrada eu vejo como vai ser, confesso que chegando no máximo a 80 km/h vai ser meio entediante rsrsrs.
Abraços e até daqui a alguns dias!
deividmonnerat
01/08/2015, 08:04
Assunto bem polêmico aqui no forum..
Eu retifiquei 2 BF nesse ultimo ano, um 161 e outro 184. Em relação a valores, gastei 1900 em peças, todas as peças metal leve e trocando tudo (todas as guias, todas válvulas, pistões, anéis, bronzinas fixas, moveis e do comando) + 1100 de retifica e toda a mão de obra foi minha, desmontagem, assentamento de válvulas e montagem. Ou seja, 3000 de material e se fosse pagar a MO, deveria ser mais de 1000. Mas depois que você escuta o velho BF funcionando você diz que valeu a pena. Fica super silencioso, afinado e forte.
Se alguém quiser um orçamento de peças pro motor BF entra em contato comigo que eu consigo um preço legal numa distribuidora de SP e tem praticamente todas as peças possiveis.
Abs
santistadoente
01/08/2015, 19:35
Fala pessoal, blz? :-P
Bem, tô vendo que a previsão é que dê muito errado na minha retífica ainda mais por R$2.400,00 (por toda a experiência que o pessoal aqui já teve em retíficas de BF). Eu vou esperar, não vou defender nem desacreditar no serviço, pois assim, como vocês, desejo que esse meu motor fique redondinho.
Enfim, quarta-feira meu motor deve tá pronto no carro (minhas peças demoraram pra chegar) e vou postar um vídeo aqui pra mostrar como ficou. Depois de andar por alguns dias (aos fins de semana) eu volto e digo minhas impressões.
O propósito desse jeep é passeio em alguns ramais e sítios, nada de trilha mais pesada. Dentro da cidade não preciso chegar a 100 km/h (o limite é 60 km/h). Quando eu pegar estrada eu vejo como vai ser, confesso que chegando no máximo a 80 km/h vai ser meio entediante rsrsrs.
Abraços e até daqui a alguns dias!
É isso ai veio, embalos de sabado a noite, depois vc se arrepende , ja que vai fazer faça completa, voce vai rodar por 10 anos sem problemas, ja que não precisa passar de 60 km, dessa forma, sem problemas, economizar nesse item é burrice, gaste, mas de uma vez apena...
Grande abraço!
Fiz a retifica do meu a 3 anos atras e foi exatos 3500 mas valeu apena o resultado .
AnBeLuZuK
03/08/2015, 13:30
É isso ai veio, embalos de sabado a noite, depois vc se arrepende , ja que vai fazer faça completa, voce vai rodar por 10 anos sem problemas, ja que não precisa passar de 60 km, dessa forma, sem problemas, economizar nesse item é burrice, gaste, mas de uma vez apena...
Grande abraço!
Burrice acho que não é. Ele está ciente que terá que conviver com os inconvenientes desse motor e para ele tá bom.O diagnosticado pela retifica ele vai fazer, não eh pelo valor que se avalia, mas pelos serviços necessários avaliados pela retifica para o motor. Caso a retifica indicasse um serviço que ele não fosse fazer ai sim seria burrice.
santistadoente
03/08/2015, 13:52
Burrice acho que não é. Ele está ciente que terá que conviver com os inconvenientes desse motor e para ele tá bom.O diagnosticado pela retifica ele vai fazer, não eh pelo valor que se avalia, mas pelos serviços necessários avaliados pela retifica para o motor. Caso a retifica indicasse um serviço que ele não fosse fazer ai sim seria burrice.
Como eu acho que é burrice, continuo reafirmando isso....
Pense.....
gabrielrg
04/08/2015, 01:08
Vlw aê AnBeLuZuK pela compreensão. É como você disse, o mecânico avaliou junto com o cara da retífica e pediram apenas o que precisava ser feito. Os cilindros estavam sem folga e pistões em ótimo estado. Como paguei a vista consegui ainda um bom desconto e as peças estavam a um bom preço.
Santistadoente, entendi que economizar depois que resolve abrir o motor é imprudente mesmo, mas não foi o meu caso. Quem indicou o que precisava ser feito foram os profissionais da área. Chamar alguém de burro aqui no Amazonas é ofensivo, por isso que seu comentário não ficou muito gentil. Dá pra discordar de idéias sem precisar ofender a pessoa, entende? Até pq você não me conhece nem sabe do dia-a-dia do conserto do meu Jeep. Só tenho 31 anos e nem pretendo ensinar nada pra alguém de 58, tenho mesmo é que ter o respeito que meus pais sempre me ensinaram a ter pelos mais velhos.
Continuo no aguardo na finalização do motor. Assim que puder posto o vídeo. Abraços!
santistadoente
04/08/2015, 06:51
Se vc sabe o que fazer, não entendi por que abriu esse tópico ! Boa sorte Gabriel!
Santista, com todo respeito, vc também não está respondendo ao contexto do tópico, fosse pelas suas considerações, podia-se excluir o subfórum de jeep willys, e passaríamos a ter somente tópicos sobre franksteins...
[]'s
santistadoente
04/08/2015, 11:33
Santista, com todo respeito, vc também não está respondendo ao contexto do tópico, fosse pelas suas considerações, podia-se excluir o subfórum de jeep willys, e passaríamos a ter somente tópicos sobre franksteins...
[]'s
Caro Tuna, Motor "BF 161 é motor BF 161", não tem nada a ver com o Jeep, ou qualquer outro modelo, a ideia do amazonense, foi discutir o que fazer, ele achou mais facil, e mais barato fazer uma retifica por R$ 2.400,00, quando se abre um tópico, com duvida, a ideia e ouvir opiniões dos foristas, derrepente, ele disse que não ia mais fazer a retifica, depois com outra opinião, resolver fazer, por que o mecanico dele foi honesto, e disse que era só isso:screwy:
Ai ele se queimou comigo, que estou falando a verdade e passei pelo problema:?, só perdi meu tempo aqui,e não vou mais ajudar em porra nenhuma,:karate: nesse tópico foi mal feito, e mal respondido:odedo:
Querem gostem ou não, fiquem ai com sua trocação de gentilezas... que vou passar longe daqui...:cavalo:
Quem quer mexer com jeep, tem que saber onde esta se metendo, parece que aqui tem um monte de sonhador, o motor BF é uma maravilha então, coloquem em seus jipes, e não abram tópicos sem noção...:chorandoderir:Grande abraço aos entendidos....
Pense.....:semideia
Viniciusaol
04/08/2015, 11:57
num entendi a parte do BF161 nao ter nada a ver com jeep, se saiu em jeep há mais de 5 décadas e tá rodando em jeeps até hj...
Gabriel, o jeep é seu, o motor é seu, o $$ é seu... pense no propósito que quer para seu jeep, e se o motor lhe atender bem faze o q tu queres. BF161 é um baita motor desde que respeitado os limites como todo componente de um jeep. Opiniões e experiencias divergentes são válidas sim, e não precisam concordar com sua decisão, mas têm que respeitá-la sim.
Boa sorte aí com o jeepão...
Vixe,
o "certo","inteligente" prático e sem "mimimimi" é enfiar uma triton ( que na minha opinião é uma das piores caminhonetes que existe) embaixo de um moderníssima f-75 :concordo:
IMHO Gabriel, retifique seu bf por 2.400,00 e seja feliz
[]'s
santistadoente
04/08/2015, 12:09
num entendi a parte do BF161 nao ter nada a ver com jeep, se saiu em jeep há mais de 5 décadas e tá rodando em jeeps até hj...
Gabriel, o jeep é seu, o motor é seu, o $$ é seu... pense no propósito que quer para seu jeep, e se o motor lhe atender bem faze o q tu queres. BF161 é um baita motor desde que respeitado os limites como todo componente de um jeep. Opiniões e experiencias divergentes são válidas sim, e não precisam concordar com sua decisão, mas têm que respeitá-la sim.
Boa sorte aí com o jeepão...
Esta bem claro amigo, estamos falando do espetacular motor BF 161 dos anos 50, tanto faz se esta num jeep, ou em outro automovel...
Abraço!
santistadoente
04/08/2015, 12:19
Vixe,
o "certo","inteligente" prático e sem "mimimimi" é enfiar uma triton ( que na minha opinião é uma das piores caminhonetes que existe) embaixo de um moderníssima f-75 :concordo:
[]'s
Ainda bem que a Mitsibishi, não precisa de sua opinião...:odedo:
A minha F75 esta bem , mais vai melhorar, eu agradeço...:chorandoderir:
De moderna eu tenho uma Hilux, que é outra história, o gostoso é quando pego em um no farol, alguns otarios, do meu lado, ai eu arranco, e deixo ele olhando e tentando entender o que aconteceu...:mrgreen:
santistadoente
04/08/2015, 12:20
Vixe,
[]'s
Sei que esta dificil proce.....
mais.....
Pense......
santistadoente
04/08/2015, 12:37
Vixe,
[]'s
Aqui não picapau, aqui é Aroeira...:angel:
Esse mundo é uma piada né Tuna:pensativo:
Voce ja entrou no meu tópico, elogiando os trabalhos da F 75, agora por que te interessou, voce veio desfazer?:chorandoderir:
Pra quem quiser ver o quanto a falsidade em todos os lugares predomina ta ai para verem desse senhor invejoso:odedo:
ai vai a resposta dele da minha Bacatritona, que hoje ele falou mal:screwy:
tuna (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/271-tuna/)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/statusicon/user-online.png
Usuáriohttp://www.4x4brasil.com.br/forum/image.php?u=271&dateline=1435674624 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/271-tuna/)Entrada29/04/2003LocalCampinas/SPIdade43Posts2,686
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por santistadoente http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/91614-ford-f-75-mitsubishi-triton-automatica-mecanica-completa-caminho-post1776612.html#post1776612)
Essa semana foi feito muito pouco,as mangueiras de ar condicionado e do Intercooler foram fixadas, falta mais um pouco para montar a frente, ta osso!
Santista, parabéns, tá ficando show de bola!!!
p.s. mas tem fio!!! visse?:mrgreen:
Quando olho chicote com meia dúzia de fios do jeep já fico meio perdido...isso aí é caso de manicômio:pipoca:...
[]´s
Tuna
Cj-5 1966 - "Tsunami" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/41257-cj-5-1966-tsunami.html)
Pense sr. Tuna ....
Pense.....
Caro Tuna, Motor "BF 161 é motor BF 161", não tem nada a ver com o Jeep, ou qualquer outro modelo, a ideia do amazonense, foi discutir o que fazer, ele achou mais facil, e mais barato fazer uma retifica por R$ 2.400,00, quando se abre um tópico, com duvida, a ideia e ouvir opiniões dos foristas, derrepente, ele disse que não ia mais fazer a retifica, depois com outra opinião, resolver fazer, por que o mecanico dele foi honesto, e disse que era só isso:screwy:
Ai ele se queimou comigo, que estou falando a verdade e passei pelo problema:?, só perdi meu tempo aqui,e não vou mais ajudar em porra nenhuma,:karate: nesse tópico foi mal feito, e mal respondido:odedo:
Querem gostem ou não, fiquem ai com sua trocação de gentilezas... que vou passar longe daqui...:cavalo:
Quem quer mexer com jeep, tem que saber onde esta se metendo, parece que aqui tem um monte de sonhador, o motor BF é uma maravilha então, coloquem em seus jipes, e não abram tópicos sem noção...:chorandoderir:Grande abraço aos entendidos....
Pense.....:semideia
Cumpra suas promessas :concordo:
[]'s
Elogiei o serviço do mecanico, mas vc não sabe o que isso nunca deve ter apertado um parafuso né ?
[]'s
Ok, vc venceu! :concordo:
vc é o cara!
[]'s
Gabriel, IMHO retifique se motor e seja feliz!
[]'s
Viniciusaol
04/08/2015, 13:12
Esta bem claro amigo, estamos falando do espetacular motor BF 161 dos anos 50, tanto faz se esta num jeep, ou em outro automovel...
Abraço!
HILÁRIO... só entrei pra dar um palpite mas vou dar outro: Temos mais um caso de professor de Deus, procurando pêlo em ovo, chifre em cabeça de cavalo, dentre outras arengas...
santistadoente
04/08/2015, 13:20
HILÁRIO... só entrei pra dar um palpite mas vou dar outro: Temos mais um caso de professor de Deus, procurando pêlo em ovo, chifre em cabeça de cavalo, dentre outras arengas...
Quer que eu desenhe?
vamos la....
O que disse, é que não estamos no tópico, discutindo sobre Jeep, F 75 Rural etc, e sim sobre o motor BF 161....
Se precisar continuo explicando...
Grande abraço.....
Minhas habilidades???? cara, vc não me conhece...
De resto tá tudo aí no fórum, quem quiser ver que veja, seu tópico é público, assim como o meu e tudo que já escrevi aqui.
Não devo nada pra vc e nem pra ninguém aqui, não preciso de sua aprovação!
Ter elogiado a sua caminhote não significa que eu ache a melhor idéia do mundo, ou que eu faria igual...
No mais, já disse que vc venceu e é o cara! :concordo:
já dei minha opinião a respeito do TÓPICO em questão. nào tenho mais nada pra acrescentar aqui.
[]'s
santistadoente
04/08/2015, 13:23
Ok, vc venceu! :concordo:
vc é o cara!
[]'s
Depois de Hoje , não acredito em mais nenhuma palavra sua:discordo:
Mas quando quiser levar umas esporadas, ve se aparece, depois....
Pense.......
santistadoente
04/08/2015, 13:34
Vlw aê AnBeLuZuK pela compreensão. É como você disse, o mecânico avaliou junto com o cara da retífica e pediram apenas o que precisava ser feito. Os cilindros estavam sem folga e pistões em ótimo estado. Como paguei a vista consegui ainda um bom desconto e as peças estavam a um bom preço.
Santistadoente, entendi que economizar depois que resolve abrir o motor é imprudente mesmo, mas não foi o meu caso. Quem indicou o que precisava ser feito foram os profissionais da área. Chamar alguém de burro aqui no Amazonas é ofensivo, por isso que seu comentário não ficou muito gentil. Dá pra discordar de idéias sem precisar ofender a pessoa, entende? Até pq você não me conhece nem sabe do dia-a-dia do conserto do meu Jeep. Só tenho 31 anos e nem pretendo ensinar nada pra alguém de 58, tenho mesmo é que ter o respeito que meus pais sempre me ensinaram a ter pelos mais velhos.
Continuo no aguardo na finalização do motor. Assim que puder posto o vídeo. Abraços!
Caro Gabriel, vou por uma vez por todas te dar minha opinião convicto...
Não retifique apenas o que esta ruim, retifique totalmente o motor se o bloco estiver bom, mesmo que as outras peças estiverem boas, quando voce colocar as novas, vai dar diferença e voce, vai ter que abrir de novo...
OLHE ESSE TÓPICO
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/88498-e-possivel-saber-se-vai-dar-retifica-do-motor-apenas-abrindo-o-cabecote.html
BOA SORTE....
Viniciusaol
04/08/2015, 13:37
Quer que eu desenhe?
vamos la....
O que disse, é que não estamos no tópico, discutindo sobre Jeep, F 75 Rural etc, e sim sobre o motor BF 161....
Se precisar continuo explicando...
Grande abraço.....
Abraço, professor...
santistadoente
04/08/2015, 13:40
Caro GABRIEL, OLHE BEM ESSE DEPOIMENTO DAQUI MESMO NO fORUM...
Robertux (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/25706-robertux/)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/statusicon/user-offline.png
Usuáriohttp://www.4x4brasil.com.br/forum/image.php?u=25706&dateline=1255210470 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/25706-robertux/)Entrada16/12/2008LocalPiracicaba/SPIdade57Posts1,213
Minha experiência com meia sola.
Eu tive uma pick-up Chevrolet modelo C14, ano 1967 motor GM 161, também conhecido como Chevrolet Brasil, que rodou apxoximadamente 350.000 Km sem abrir o motor. Começou a queimar óleo e bater quando dava partida de manhã. Tiramos o carter e o cabeçote e demos uma olhada, aparentemente estava tudo em boas condições, trocamos as bronzinas (mancal e biela) e os aneis. O motor ficou ótimo, rodou mais 150.000 Km, com 500.000 Km a bomba de óleo pifou e o motor fundiu. Se tivesse trocado a bomba de óleo quando abri acho que tinha ido bem mais
Meu Jeep estava sem pressão de óleo, quando dava a partida de manhã a pressão do óleo chegava a 4 Kg, quando chegava à temperatura normal de funcionamento caia a zero e na marcha lenta acendia a luz do óleo. Tentei fazer a mesma coisa, tirei o carter e troquei as bronzinas (já havia instalado uma bomba de óleo nova), continuou a mesma coisa, depois de uns 500 Km a luz do óleo acendia direto quando a temperatura chegava ao normal. Resolvi retificar o virabrequim, dar uma lixada nas camisas, trocar os aneis e dar um tapa no cabeçote. Desmontei o motor e levei na retífica, o vira tava 0.020 e ia para 0.030, beleza, mandei dar uma mandrilhadinha de leve nos cilindros só para tirar a leve marquinha que tinha e ia ajustar os aneis na mão mas depois de dois dias que o motor tava lá o pessoal da retífica me ligou passando o diagnóstico: Os cilindros estão muito ovalizados, tava .75 e ia para 1.25, nem dava pra ir pra 1.00, ele indicava encamisar e trocar os pistões voltando para standard. O comando de válvulas estava gasto e precisava ser trocado, uma sede de valvula de escape estava trincada e o bloco também, resultado, as únicas coisas que ainda podiam ser aproveitadas do meu motor eram o virabrequim e o cabeçote. Desisti do motor, comprei um OHC e estou retificando todo. Liguei na retífica de cabeçote para ele não fazer a retífica que o restante do motor estava condenado, mas o cabeçote já estava pronto, zeradinho.
Recomendação: Se for fazer faça completo, mas não compre nada antes da retífica dar o OK no bloco.
4X4 Brasil
santistadoente
04/08/2015, 13:41
Abraço, professor...
Ok belo, quando precisar estou "porraqui":bye:
abraço...
santistadoente
04/08/2015, 13:42
Outro.....
GBarros (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/10156-gbarros/)
Usuáriohttp://www.4x4brasil.com.br/forum/image.php?u=10156&dateline=1210626118 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/10156-gbarros/)Entrada10/11/2006LocalBrasilia/DFPosts604
É a chamada "meia sola". Vc anda depois, mas logo logo a "sola" do sapato acaba, na metade do tempo previsto. Motor sem garantia, e ainda ter que fazer todo o serviço novamente depois.
santistadoente
04/08/2015, 13:43
Excelente esse
rubensx (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/3373-rubensx/)
UsuárioEntrada28/02/2005LocalSão Paulo/SPPosts3,897
bom, meus 2 cents
se o motor tá ruim, vai abrir, abre e faz inteiro, esse papo de "só anel" "só isso" ou "só aquilo" é o seguinte...
diagmos que seu motor rodou 300 mil e começou a queimar oleo quando liga o motor ou está fraco e te falam pra "fazer a parte de cima"... se vc fizer a tal parte de cima, vc tem uma parte de cima nova e a parte debaixo com 300 mil e terá logo mais de parar para fazer e asism sucessivamente com tudo o que fizer, o motor funciona como um conjunto, dificilmente algo está estragado por desgaste que quase todo o resto não esteja tb...
Logo, se a idéia é abrir por queima de oleo, potencia, falta de compressão, velas cheias de oleo, abre e faz o motor porque pelo menos dai vc sabe o que tá feito e te dão garantia nesse motor...
Senão nem abre e vai até aele rebentar tudo de vez e troca no final...
"Meca" que diz pra fazer pela metade é um "ótimo" mexânico, quem dirá fazer só bronzina e anel...
ótimo jeito de ficar na mão cedo :wink:
santistadoente
04/08/2015, 13:52
Continuo afirmando fazer meia sola é burrice...
Grande abraço a quase todos....
Pense....
santistadoente
04/08/2015, 13:55
Olha ai uma retifica decente, quanto fica, fiz a minha gastei mais de 4 paus em 2010....
Por isso disse que era burrice...
Robertux (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/25706-robertux/)
Usuáriohttp://www.4x4brasil.com.br/forum/image.php?u=25706&dateline=1255210470 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/25706-robertux/)Entrada16/12/2008LocalPiracicaba/SPIdade57Posts1,213
Existe motor retificado e MOTOR RETIFICADO, qual será a retífica que esse cara fez?
Um passe no vira, bronzinas novas, uma troca de anéis e uma assentada nas válvulas e o motor está retificado, funciona bem, não bate, não fuma, mas dura quanto tempo?
Eu compraria um meia boca por R$ 500,00 (tem aos montes por aí) e faria uma retífica de acordo, mas vai gastar por volta de R$ 6 a 7 K. Se o motor estivesse completo, com carburador, alternador, etc, funcionando redondinho eu pagaria até uns 2 a 2.5 K, afinal economiza muito na mão de obra, é só tirar um e por outro, mas cuidado com a documentação porque tem que ter nota fiscal e identificar o veículo de origem, senão a puliça enche o saco na hora de acertar o documento e vc corre o risco de ter o Jeep apreendido como se você fosse bandido, ladrão, receptador etc.
4X4 Brasil
santistadoente
04/08/2015, 13:58
Usuáriohttp://www.4x4brasil.com.br/forum/image.php?u=51621&dateline=1358120457 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/51621-gilvan-ba/)Entrada27/03/2011LocalFeira de Santana/BAIdade48Posts76
O meu motor BF 161 eu fiz todo gastei quase R$ 4.000,00 mas tbm ficou novo e originalhttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/393831d1369628204t-preco-de-motor-bf-161-a-002.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/393831d1360154684-preco-de-motor-bf-161-a-002.jpg)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/393832d1369628204t-preco-de-motor-bf-161-a-003.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/393832d1360154729-preco-de-motor-bf-161-a-003.jpg)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/393833d1369628204t-preco-de-motor-bf-161-a-004.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/393833d1360154751-preco-de-motor-bf-161-a-004.jpg)
Pessoal, já vi situações em que foi feito exatamente o mesmo serviço que o Gabriel fez ou está fazendo, mas depois dessa bagunça toda nem sei se ele chegou a mexer no motor. Comigo já rolou com um BF184 que tinha e o bicho está lá firme e forte até hoje, a mesma coisa com um amigo meu e já vi ser feito o mesmo em vários BF161, assim como já vi camarada gastar 4 conto na retifica de BF lá para o ano de 2006, 2007.
Como foi expresso aqui, tudo depende de como camarada vai utilizar o veículo para saber a respeito da viabilidade no uso desse ou daquele motor, o que é bom para um, talvez não seja para o que o outro pretende, ou simplesmente um precise de menos pra ficar contente com o que o veículo pode oferecer, que o outro.
Mas, independente da posição de cada um expressa aqui, o minimo que deve existir ainda entre os usuários da ferramenta, é respeito.
Humildade e respeito acima de tudo galera!
Abs.
convidado
04/08/2015, 22:17
Atualmente meu jeep faz burnout, tem motor potente e apesar da aparencia de jeep tem um monte de adaptacao: freio, caixa marcha, caixa direcao, etc. É a maior complicacao mas a brincadeira é divertida e tem q ter paciencia pro frankstein.
Antes de existir placa preta eu tive um cj5 original. QUE MARAVILHA. Era tudo plug and play, era só chegar na loja e pedir a peça tal que dava certo e acompanhava TUDO pelo manual do proprietário. O Jeep nao quebrava nunca pois andava no limite de suas peças, bf161, banco inteiro para 5 pessoas. Era feliz igual tanto neste quanto hoje a 150 km/h na br. Vai do que voce quer e espera que dê. Naquela época eu nao teocava um bf161 por nenhum fransktein de Astra e hoje só troco a Weber por injeção. Se aparecer um original placa preta pra vender hoje e me interessar, se precisar eu retifico por completo independente do valor compensar ou nao um bf161.
abraço a todos
Denis Takashi
05/08/2015, 13:15
Não querendo atiçar o fogo, mas....
Acho que o que serve ou deixa de servir é bem relativo... o mais importante é ouvir a opinião dos outros e se discordar, argumentar de forma consistente e não ficar de provocação como alguns usuários ficaram. Mas eu sou o mais novo aqui e nem deveria ter de dar " lição de moral" em nego com idade pra ser meu pai.
A meia sola é errada ?? Em partes sim, pois a mão de obra do mecânico é basicamente a mesma de fazer um motor no jeito, já que vai ter que abrir e fechar o motor.
Porém, se o cara roda coisa de 1000~2000 km por ano, um folego a mais que aguentaria uns 10000 km já renderia uns 5 anos de curtição. e pela metade do preço do motor feito inteiro.
Em motores como o BF, uma troca de anéis já melhora bem a compressão... o motor trabalha a baixas rotações, tem um bielão que reduz bem as forças na lateral da camisa, um bloco de ferro fundido bruto... Em compensação, a circulação de água é precária no fim do bloco, se tiver valvula de escape com sede trincada eh condenar o bloco, tem apenas 5 mancais centrais... Ou seja : é um motor de baixo giro, se descer a lenha na estrada, ele ferve, trinca sede.. agora, já vi um 3000 que ferveu de derreter cabo de vela e nem junta queimou.... Quem é das antigas de SP vai lembrar do Dinho ortega e o que o 3000 dele aguentou de desaforo...
Apenas como exemplo : no inicio dos anos 90, meu pai comprou um mercedes com motor 352 que era das casas Bahia, só andou leve a vida toda, mas sempre no arrebento... Aí ele baixava um pouco de óleo, pra sanar, foi feita a troca de aneis e bronzinas de biela... rodamos uns 4 anos com ele, vendemos para um senhor da cidade, que roda no basculante, bem de leve... mas mesmo depois de 20 anos que vendemos, o caminhão continua lá e sem abrir o motor.... Por isso que eu digo : Se vc tá sem verba e quer dar um jeito, ainda rola de dar uma meia sola... obviamente que aqui não estou avaliando o lance de originalidade e gosto nem nada, só dizendo que cada um sabe onde o calo aperta.
()´s
ZEQUINHA8100
05/08/2015, 14:25
O topico deu pano pra manga em,legal isso, so nao e legal chamar os outros de Burro, ate aonde me lembro das regras do forum, nao era permitido ofensas pessoais, agora so nao sei, pq nossos amigos e imparciais MODERADORES nao tomaram providencias ou se tomaram se puniram a pessoa certa, e no mais tenho muita saudade daquele forum de outrora, e por essas e outras mais muita gente boa e entendido em mecanica abandonou o forum, abracos
antonio umino
05/08/2015, 14:44
O topico deu pano pra manga em,legal isso, so nao e legal chamar os outros de Burro, ate aonde me lembro das regras do forum, nao era permitido ofensas pessoais, agora so nao sei, pq nossos amigos e imparciais MODERADORES nao tomaram providencias ou se tomaram se puniram a pessoa certa, e no mais tenho muita saudade daquele forum de outrora, e por essas e outras mais muita gente boa e entendido em mecanica abandonou o forum, abracos
concordo contigo.....
grande abraço.
anderson_wzorek
05/08/2015, 15:31
Quem assim como eu frequenta o fórum a algum tempo deve concordar que a qualidade caiu, os topicos não se renovam e quando alguém cria um tópico novo como foi o caso do colega aqui, sempre aparece um que sabe mais e esquece que o intuito do tópico era dar opinião e não menosprezar só pq o cara curte o BF, pneu argentino, caixa original ou sei lá oque e ainda simplesmente diz "esse assunto ja foi discutido no fórum".
Na minha opinião se não for para contribuir de forma construtiva se limite a olhar e não escreva besteiras só para mostrar que é o cara.
Realmente sinto falta da época em que tinha gente que queria discutir 4x4, onde o cara não media esforços para postar fotos e escrever verdadeiras redações para ajudar a galera ou até mesmo saber se oque tava fazendo no jeep era legal, com a certeza de receber críticas ou elogios construtivos e não ser taxado de burro.
matrakaum
05/08/2015, 20:45
Concordo q a qualidade caiu. Antes postava uma dúvida e não demorava muito já tinha gente auxiliando. Hj coloca a dúvida, o tópico desaparece de velho e não teve resposta.
Mas, não entendi q o rapaz estava chamando ninguém de burro. Concordo q o termo e a maneira colocada foi um tanto grosseira mas não q ele tenha tido a intenção de agredir o amigo.
Enfim, se quiser o meu Bf tah aqui. Tenho tdo dele.
vavarusso
06/08/2015, 12:01
Opa! Que briga é essa SantistaDoente! Aqui é lugar de trocar ideias e fazer amizades e nao de brigar. Jeepeiro nao anda brigando, quem anda brigando sao aqueles torcedores fanàticos.
Valeu!
william_1966
06/08/2015, 21:49
Voltando ao assunto, meu bf era original de 1966, lacradinho, nunca fez retifica etc... aguentou fumando uns 5-6 anos, depois faleceu quando foi exigido na Br a 120-130 por hora... colouo 6 cilindro... Foi feita retifica toda, primeira medida e etc, 4 contos, já rodei 6 mil km sem problema nenhum, valeu cada centavo, não sinto falta de potencia pra usar na cidade de jeito nenhum, e olha que tenho diferencial longo e 31'. PRA MIM SÓ COMPENSA tirar o bf se for pra colocar v8, que é o que farei (318 v8 da g.cherokee)
Abraços
clay2015
28/09/2015, 12:47
Esse motor vou rodar ate fundir, depois nunca mais:mrgreen:
andre_agostinho
02/10/2015, 01:28
Eu tenho meu jeep faz 20 anos...sou adepto das mecânicas originais...sem adaptação...bruto mesmo...de doer o rim..kkk
a única coisa que acho do BF depois de conviver diariamente com ele nesses anos todos...é que é muito robusto...o motor..em si..não quebra nunca se a manutenção for feita em dia ( como sempre foi o meu)
o problema do BF...não é dele...é da idade do que vem em volta dele...tudo vai quebrando..e a paciência vai esgotando..kkkk
o meu Boris, por exemplo, faz uns 6 anos que só troco óleo...pois o resto já troquei tudo..kkk mas sempre original...
puma retifica boa de um motor desse...fica em torno de uns 4-6 mil...
mas só retificar ele não resolve o problema das velharias em volta...
vavtrocando..mangueira..etc etc que não dá problema...
abs
matrakaum
02/10/2015, 08:53
O meu só troquei pq. ele partiu para uma melhor... Como eu não estava com o jeep há mto tempo não posso dizer da manutenção do ex-ex-ex-dono....
Mas se tivesse funcionando eu não teria mexido não...