PDA

Ver Versão Completa : BLOW-BY -Sistema Anti-Poluente



Anthoniusnikos
14/12/2009, 22:11
Olá pessoal. Estive estudando esse sistema nas Ranger, e parece que encontrei a resposta para o enegrecimento mais rápido do oléo lubrificante, nos motores diesel que nos gasolina, e ainda menos quando se faz uso do GNV.
Relembrando que Blow-by é a recirculação dos gases que vazam da câmara de explosão pela fenda dos entre-pontas dos anéis dos pistons, juntamente com os vapores de óleo lubrificante, vão para o carter, passam pela válvula PCV, e são aspirados pela entrada de ar na turbina e voltam para a câmara de explosão, para serem queimados definitivamente.

Bom, nas Ranger mais antigas, como na minha, vou fazer uma adaptação do separador tipo ciclone, como a que encontrei num Gurgel BR-800 da foto.

Os amigos que tem as Ranger mais modernas, poderiam nos informar se esse SEPARADOR TIPO CICLONE já vem instalado ? Se já virem, aí vou adaptar na minha um desses. Também, se existem dois fios que fazem contato da válvula canister(solenóide) com a ECU, informando se a mesma está abrindo corretamente.

Abs
Anthon

DI HERVAL
14/12/2009, 22:18
Anthon.

Onde fica este separador (se existir) no motor 3.0 ???? ou, pelo menos, por onde procuro ???

Abs

eduardo1968
14/12/2009, 22:20
Anthon

Mas o que realmente esse separador separa?
E pra onde vão os gases poluentes, com o separador instalado?

Abs

Eduardo

DI HERVAL
14/12/2009, 22:22
Olá pessoal. Estive estudando esse sistema nas Ranger, e parece que encontrei a resposta para o enegrecimento mais rápido do oléo lubrificante, nos motores diesel que nos gasolina, e ainda menos quando se faz uso do GNV.
Relembrando que Blow-by é a recirculação dos gases que vazam da câmara de explosão pela fenda dos entre-pontas dos anéis dos pistons, juntamente com os vapores de óleo lubrificante, vão para o carter, passam pela válvula PCV, e são aspirados pela entrada de ar na turbina e voltam para a câmara de explosão, para serem queimados definitivamente.

Bom, nas Ranger mais antigas, como na minha, vou fazer uma adaptação do separador tipo ciclone, como a que encontrei num Gurgel BR-800 da foto.

Os amigos que tem as Ranger mais modernas, poderiam nos informar se esse SEPARADOR TIPO CICLONE já vem instalado ? Se já virem, aí vou adaptar na minha um desses. Também, se existem dois fios que fazem contato da válvula canister(solenóide) com a ECU, informando se a mesma está abrindo corretamente.

Abs
Anthon


Anthon,

também da uma olhada neste site..

http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1085

Abs.

Anthoniusnikos
14/12/2009, 22:22
Anthon.

Onde fica este separador (se existir) no motor 3.0 ???? ou, pelo menos, por onde procuro ???

Abs

Di Herval, fica logo depois da válvula PCV ou anti-chama. Obrigado pela dica.

Eduardo, separa o óleo vaporizado e condensado do carter do ar (como foi colocado), e depois de encher a válvula de óleo, acaba sempre enchendo a mangueira também.

Abs
Anthon

eduardo1968
14/12/2009, 22:27
Então, com esse separador o ar q volta da turbina já vem limpo. É isso?

Anthoniusnikos
14/12/2009, 22:28
Isso mesmo, senão esse óleo condensado vai contaminar o óleo lubrificante do motor, uma vez que esse óleo está misturado com diesel queimado na câmara de explosão.

eduardo1968
14/12/2009, 22:33
Com motor novo, nem tanto, mas com um desgaste nos anéis esse separador deve fazer um bom trabalho de limpeza para o carter.

DI HERVAL
14/12/2009, 22:35
Vale a pena dar uma olhada neste site:

http://www.mahle.com.br/C12570C2003CB56C/CurrentBaseLink/W2782QBQ518MARSPT

Abs.

Anthoniusnikos
14/12/2009, 22:36
É isso mesmo eduardo. Vamos ver se alguém tem uma foto desse SEPARADOR nas Ranger novas.

Valeu Di Herval, mas me parece que esse separador da Mahle, não é tão eficiente quanto aquele do Gurgel adaptado. O que acha ?

eduardo1968
14/12/2009, 22:40
Outra vantagem deve ser a de aumentar o intervalo das trocas de óleo do carter, pois vai sofrer menos contaminação do que o normal. Ou não tem nada a ver?

Anthoniusnikos
14/12/2009, 22:45
Outra vantagem deve ser a de aumentar o intervalo das trocas de óleo do carter, pois vai sofrer menos contaminação do que o normal. Ou não tem nada a ver?

Se a gente conseguir que o óleo lubrificante tenha as suas características mantidas por um tempo maior, menos desgaste do motor com certeza.

Obs.: Estou achando que o separador do Gurgel BR-800 adaptado deve ter carvão ativado. Já ví um desses nos VW mais modernos. É bem provável que outras marcas e modelos já tenham também.

Abs
Anthon

DI HERVAL
14/12/2009, 22:47
Anthon,

Ainda não consegui obter mais informaçoes sobre este separador (Mahle).... o da gurgel me pareceu bem elaborado....


Estou procurando nos meus arquivos uma apostila da internacional que mostra toda a mantagem deste motor ( ranger 3.0), peça por peça... mas não estou encontrando.... deve aparecer este separador , se existir....

Esta apostila eu vi em um tópico aqui neste site , mas não me lembro qual.... vou procurar....



Abs

Walter L. L. Casitta
14/12/2009, 22:52
Eu acho que você tão fazendo confusão. Aquilo só serve para separar o óleo dos vapores e gases. Faz o óleo voltar pro Carter e os gases para a combustão. O objetivo é preservar o meio ambiente...

Não tem nada a ver com o preteamanto do óleo...

Ou não entendi o objetivo da tópico.

eduardo1968
14/12/2009, 22:56
Agora deu confusão, pois se o ambiente fica mais limpo sobra a sujeira para retorno na combustão. É isso Valter?

DI HERVAL
14/12/2009, 23:00
Quanto ao preteamento do óleo do motor também acho que o separador não tem relação alguma, pois sua função é separar o óleo que está no vapor que sai pelo respiro... esta divisão não evitaria de escurecer o óleo.....

Quanto a existencia deste separador na ranger é que gostaria de saber, pois a intensão destes motores é cada vez mais preservar o meio ambiente....

Abs

Anthoniusnikos
14/12/2009, 23:04
Eu acho que você tão fazendo confusão. Aquilo só serve para separar o óleo dos vapores e gases. Faz o óleo voltar pro Carter e os gases para a combustão. O objetivo é preservar o meio ambiente...

Não tem nada a ver com o preteamanto do óleo...

Ou não entendi o objetivo da tópico.

Casitta, então qual a sua opinião, ou certeza, sobre o quê produz prematuramente o enegrecimento do óleo lubrificante do motor, principalmente nos motores ciclo Diesel ?????

Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
14/12/2009, 23:06
Agora deu confusão, pois se o ambiente fica mais limpo sobra a sujeira para retorno na combustão. É isso Valter?

Isso. Os motores antigos jogavam tudo pra fora. Era só um tubo virado para baixo. Enquanto motor era novo os gases iam para atmosfera, e com tempo e desgaste do motor passava a sair óleo junto e fica tudo melecado...

Anthoniusnikos
14/12/2009, 23:08
Anthon,

Ainda não consegui obter mais informaçoes sobre este separador (Mahle).... o da gurgel me pareceu bem elaborado....


Estou procurando nos meus arquivos uma apostila da internacional que mostra toda a mantagem deste motor ( ranger 3.0), peça por peça... mas não estou encontrando.... deve aparecer este separador , se existir....

Esta apostila eu vi em um tópico aqui neste site , mas não me lembro qual.... vou procurar....



Abs

Na apostila do NGD 3.0E, está na pg. 33, e pelo desenho em corte parece bem com esse respiro(válvula PCV ou anti-chama) da MAHLE, postado aí acima.

eduardo1968
14/12/2009, 23:08
X2...

Só quero entender para onde vão os vapores contaminados. Pelo q entendi até agora eles seriam queimados no retorno da combustão (turbo) e morreriam num filtro de carvão, no separador. Se for isso até parece vantajoso para o ambiente. Agora qual o teor de Dióxido de Carbono q isso pode reduzir. É significativa essa redução?

Anthoniusnikos
14/12/2009, 23:12
O Casitta deve ter razão. Tendo ou não a válvula PCV, os gases de combustão que passam pelos anéis já vão enegrecer o óleo lubrificante.
É isso Casitta ???? Daí, talvez posso concluir que queima do óleo comb. é mais rápido do motores ciclo diesel devido as mais altas pressões de operação que nos do ciclo Otto.
Certo ?

Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
14/12/2009, 23:28
O Casitta deve ter razão. Tendo ou não a válvula PCV, os gases de combustão que passam pelos anéis já vão enegrecer o óleo lubrificante.
É isso Casitta ???? Daí, talvez posso concluir que queima do óleo comb. é mais rápido do motores ciclo diesel devido as mais altas pressões de operação que nos do ciclo Otto.
Certo ?

Abs
Anthon

O diesel é o combustível que mais contamina o óleo. Por isso ele fica preto rapidinho mesmo num motor novo. Usando o óleo correto para motores diesel e mantendo a BI regulada não tem com que se preocupar.

Quem tem bomba injetora aberta ou motor diesel eletrônico chipado tem que trocar o óleo com mais freqüência. Nesse motores o óleo pode ficar mais contaminado e isso prejudica o motor inteiro...

Anthoniusnikos
15/12/2009, 00:08
O diesel é o combustível que mais contamina o óleo. Por isso ele fica preto rapidinho mesmo num motor novo. Usando o óleo correto para motores diesel e mantendo a BI regulada não tem com que se preocupar.

Quem tem bomba injetora aberta ou motor diesel eletrônico chipado tem que trocar o óleo com mais freqüência. Nesse motores o óleo pode ficar mais contaminado e isso prejudica o motor inteiro...

Walter Casitta ! Então está correto o racioscínio de que o óleo lubrif. fica preto rapidinho devido a passagem pelas entre-pontas dos anéis, de diesel não totalmente queimado(fuligem) passar pelas frestas dos anéis dos pitões e, juntamente com a alta pressão do motor, contaminar o óleo lubrificante, deixando-o preto. :concordo:

Agora, até discordando um pouco de você, já venho a algum tempo percebendo que a válvupa PCV quando limpa com maior frequência mantém o óleo lubrificante limpo por mais tempo. Logo, ela tem também o papel de depuração, sim, e certamente melhor ainda de tiver a unidade de carvão ativado, como a gente vinha discutindo. :pipoca:
Já pensou na fuligem de diesel saindo da câmara de explosão, passando pela válvula PCV e voltando para a câmara de explosão novamente, e assim sucessivamente, em LOOP, centenas de vezes ? - O óleo lubrif. só tem que ficar cada vez mais preto mesmo.
Por isso, prezado cavalheiro, se tiver um filtro(SEPARADOR TIPO CICLONE, COM CARVÃO ATIVADO) que já retire essa fuligem na primeira passada, vai haver manutenção do óleo lubrif. limpo por mais tempo. :shock::shock::shock:

Abs
Anthon

Walter L. L. Casitta
15/12/2009, 14:00
Walter Casitta ! Então está correto o racioscínio de que o óleo lubrif. fica preto rapidinho devido a passagem pelas entre-pontas dos anéis, de diesel não totalmente queimado(fuligem) passar pelas frestas dos anéis dos pitões e, juntamente com a alta pressão do motor, contaminar o óleo lubrificante, deixando-o preto. :concordo:

Agora, até discordando um pouco de você, já venho a algum tempo percebendo que a válvupa PCV quando limpa com maior frequência mantém o óleo lubrificante limpo por mais tempo. Logo, ela tem também o papel de depuração, sim, e certamente melhor ainda de tiver a unidade de carvão ativado, como a gente vinha discutindo. :pipoca:
Já pensou na fuligem de diesel saindo da câmara de explosão, passando pela válvula PCV e voltando para a câmara de explosão novamente, e assim sucessivamente, em LOOP, centenas de vezes ? - O óleo lubrif. só tem que ficar cada vez mais preto mesmo.
Por isso, prezado cavalheiro, se tiver um filtro(SEPARADOR TIPO CICLONE, COM CARVÃO ATIVADO) que já retire essa fuligem na primeira passada, vai haver manutenção do óleo lubrif. limpo por mais tempo. :shock::shock::shock:

Abs
Anthon

Eu acho que esse loop não chaga a acontecer não. A quantidade de gases que sai de dentro do motor é nada perto do ar que é comprimido pelo compressor e muito menos até que o diesel injetado...

DI HERVAL
15/12/2009, 22:12
Na apostila do NGD 3.0E, está na pg. 33, e pelo desenho em corte parece bem com esse respiro(válvula PCV ou anti-chama) da MAHLE, postado aí acima.


Anthon,

Onde tu conseguiu a apostila da 3.0, posta ai o endereço..

Valeu.. :pipoca:

Anthoniusnikos
15/12/2009, 23:06
Anthon,

Onde tu conseguiu a apostila da 3.0, posta ai o endereço..

Valeu.. :pipoca:

Segue anexo, porém também vai encontrar no site da MWM-International.

Abs
Anthon

DI HERVAL
15/12/2009, 23:12
Valeu !!!

Abs.