PDA

Ver Versão Completa : cAMBIO DE AP 5 MARCHAS EM GAIOLA

GEOVANY.2002
14/12/2009, 11:39
Tem como inverter o cambio do santana ou gol ap 5 marchas para usar como o do fusca ??? Gaiola com motor traseiro igual do fusca que vem cambio depois o motor ???

fag.online
14/12/2009, 11:59
Isso já foi discutido aqui mesmo no fórum, só usando a redução de ponta de eixo das kombis antigas.

GEOVANY.2002
14/12/2009, 15:57
Isso já foi discutido aqui mesmo no fórum, só usando a redução de ponta de eixo das kombis antigas.

Me desculpe pela pergunta e que sou novo aqui no forum só me cadastrei hoje

Mas ele ficaria com as 5 marchas pra frente ???

E a posição das marchas na alavanca como, ficaria original ou invertido ???

O cambio eu já tenho é de um Gol ap 1.8 ano 2000/2000 o que tenho que consequir mais ???

Você por acaso sabe o link do topico que falou ??

fag.online
14/12/2009, 16:31
Não, ficaria invertido... mais vc pode fazer uma alavanca com aste no meio pra inverter o posicionamento, eu usei isso na minha pra colocar o cilindro de freio atras da gaiola... sendo que eu piso no freio ele pulxa um cabo de freio, chega na alavanca inverte a rotação e empurra o pino mestre do cilindro de freio.
Abracos

Matheus MG
14/12/2009, 19:32
Tem como inverter o cambio do santana ou gol ap 5 marchas para usar como o do fusca ??? Gaiola com motor traseiro igual do fusca que vem cambio depois o motor ???
tem duas opçoes ou vc usa as reduçoes de kombi e monta o motor atras da caixa ou mantem o conjunto original montado atras do banco tipo a gaiola do flavio cadore

Flávio Cadore
14/12/2009, 22:31
Opa, invocaram o meu nome, quem foi?...hehehehehe
A gaiola!

THERMAL
14/12/2009, 22:52
Olá a todos,
sou novato aqui neste forum (nunca postei), mas tenho acompanhado a muito as produções dos carangos da galera aqui!
Eu uso no dia-a-dia um 4x4 que tb brinco em trilhas aqui no Rio!
Mas sinto muitas saudades do meu bugre q usava nas trilhas de fds!
Estou juntando umas tralhas aqui, pra fazer um Fusca de trilha tb, tenho uma IRS de variant II, jogo de pinças golf + discos pra trazeira e umas outras coisinhas mais..

Vou pegar uma carona neste post, pois esse assunto de caixa 5marcha + ap me interessa muito!

Abs a todos:-D

joviari
15/12/2009, 00:02
Flavio posta umas fotos detalhadas do seu projeto, tenho interesse em usar motor e caixa AP "invertidos". Grato,

Flávio Cadore
15/12/2009, 00:10
Eu tenho algumas fotos, qual é a sua curiosidade?

joviari
15/12/2009, 00:53
Flavio, achei que você tivesse usado o cambio do AP na posição em que ele fica no fusca, deixando o motor traseiro, encontrei seu tópico de construção da gaiola e vi que na verdade você usa motor central e o câmbio traseiro. Agradeço sua disposição.

GEOVANY.2002
15/12/2009, 12:35
tem duas opçoes ou vc usa as reduçoes de kombi e monta o motor atras da caixa ou mantem o conjunto original montado atras do banco tipo a gaiola do flavio cadore.

Se for motor central como faço com a alavanca já que o eixo do trambulador vai ficar la na traseira da gaiola ???

Se tiver fotos seria bem mais facil bolar um tramabulador !!

Matheus MG
15/12/2009, 13:04
o flavio cadore vai saber explicar isso bem pra gente
tenho aqui duas fotos da gaiola dele a primeira parece q ele estava usando no inicio mas nao tava funcionando muito bem ae ele mudou pra segunda
nao sei se ele ainda ta com esse sistema....

ps : as fotos foram tiradas aqui do forum msm , aqui vcs tem toda ou quase toda informaçao necessaria para construir gaiolas, suspençoes , alinhamentos de chassis, etc ,etc.... quase tudo sobre carros off roads, mas tem q ter paciencia em procurar

Flávio Cadore
15/12/2009, 19:29
Outra foto, o princípio de funcionamento é o mesmo nas duas fotos ( primeira foto é o mais antigo, na segunda foto é o que eu uso atualmente e funciona bem).
E na frente eu estou usando a alavanca do Gol BX, a posição das marchas fica original.

genhero
17/12/2009, 21:13
ola amigo flavio, com quantos mm ficou seu entre eixos? parabens pelo projeto...

Flávio Cadore
17/12/2009, 23:58
O entre eixos do carro doador é 2500 mm e eu fiz com 2300 mm...me fez falta 100 mm para aumentar o espaço para o servo freio e não custava nada ter deixado com os 2500 mm.:mrgreen:

GEOVANY.2002
19/12/2009, 10:16
O entre eixos do carro doador é 2500 mm e eu fiz com 2300 mm...me fez falta 100 mm para aumentar o espaço para o servo freio e não custava nada ter deixado com os 2500 mm.:mrgreen:

Tem como postar fotos de como ficou o servo freio ???
Notei que seu projeto é uma gaiola de 01 lugar ?! Seria possivel construir uma com 02 ou 04 lugares na mesma configuração "Motor central" ??

leobnaval
20/12/2009, 12:00
Geovany da pra construir o que você quiser com motor central (até um ônibus) o limite vai ser a sua imaginação e grana$$$...

Diuca
31/10/2015, 06:59
Bom dia amigo Flávio Cadore, na frente você usa o trambulador de gol bx? Teve alguma adaptação nele? As marchas ficaram leves para passar? A marcha ré para engatar tem que deitar muito a alavanca para encaixar? Estou montando uma gaiola com motor central é uma das coisas que observei em outras gaiolas de amigos que já tem motor central é a questão da alavanca ficar um pouco dura nas trocas de marcha, acredito q seja devido o varao ser muito grande até chegar na traseira do câmbio.

Flávio Cadore
31/10/2015, 21:46
Diuca, na frente é o trambulador de BX sem alterações... a alavanca fica um pouco pesada mesmo...acho que a solução seria usar um trambulador a cabo.

ziboy
20/02/2016, 17:58
Ola pessoal sou novo aqui e gostaria de saber se da para colocar cambio ap numa gaiola com chassi de fusca...

Flávio Cadore
20/02/2016, 20:38
Ola pessoal sou novo aqui e gostaria de saber se da para colocar cambio ap numa gaiola com chassi de fusca...

Possível é mas tem alguns problemas....
Para usar o motor traseiro igual ao Fusca vc precisar instalar também a suspensão da Kombi com redução...não é tão simples e se vc não fizer sai caro.
Dá para usar motor central igual a minha gaiola mas vai ter que mudar muita coisa... vai mais a pena fazer outra gaiola.

Brembatti
24/05/2016, 20:55
Amigos tenho uma gaiola com AP 1.8 com câmbio de fusca não aguenta, então já comprei uma caixa de Santana vou ponhar motor central e a suspensão do Santana na traseira. Alguém já vez um tipo parecido? Eu precisava de medidas e algumas dicas. Desde já agradeço.

Flávio Cadore
25/05/2016, 00:22
Brembatti, tira as medidas no próprio Santana.

Gabriel Ferronato
13/06/2016, 10:29
Opá! Você teria fotos dessa alavanca?

Flávio Cadore
13/06/2016, 12:23
Gabriel, eu não tenho fotos da alavanca mas para vc saber, quando vc empurra a alavanca para frente puxa o varão...tendo este movimento serve para este sistema.